Violet Evergarden [Anime]


Saindo um pouco do mundo dos doramas, hoje decidi comentar sobre um anime que me conquistou, mais precisamente o famoso "Full Metal Saber". Haha' Brincadeiras à parte, temos aqui a jornada de Violet para entender seus próprios sentimentos e o modo como ela os descobre é através de inúmeras experiências que compartilha com outras pessoas, as quais a fazem se deparar com dor, tristeza, empatia e principalmente, amor. Conheçam mais sobre este excelente anime agora.


Sinopse: A história acompanha uma garota conhecida com "a arma", que perdeu seus braços na guerra, e agora está passando por uma android autônoma, fazendo serviços a pessoas diferentes, nas situações mais adversas, enquanto vai se tornando gradualmente mais humana. 
Gênero: Drama, Fantasia
Nº de Episódios: 13
Ano: 2018
Onde Encontrar: Netflix (online), Animes Telecine (download/online)

- Enredo: Uma autômata de automemórias.

Violet Evergarden é baseada em uma light novel de mesmo nome escrita por Kana Akatsuki e ilustrada por Akiko Takase, a qual eu ainda não li, mas quem leu pode ficar à vontade para comentar o que achou. Quando pesquisava para o post, encontrei comentários que mencionam as diferenças entre a light novel e o anime, mas como não li a outra versão irei apenas escrever sobre a versão animada e não fazer comparações, okay?! Então, na trama Violet cresceu servindo como uma arma, uma verdadeira assassina a sangue frio, treinada e usada apenas com a finalidade de matar os inimigos durante a guerra de seu país. Após uma missão de sua equipe militar na etapa final da Guerra, ela sofre um grave acidente e perde seus dois braços, além de perder contato com seu respeitado superior e a quem seguia fielmente sem questionar ordens, Major Gilbert. Durante sua fase de recuperação, Violet decide implantar automails no lugar dos braços que perdera e segue o caminho de um conhecido de seu Major, partindo com ele para uma cidade na qual o mesmo possui um estabelecimento de serviços de postagens um tanto quanto diferente. Os clientes entram em contato com este serviço postal com o objetivo de escrever cartas para parentes distantes ou até mesmo amantes com quem perderam contato durante a Guerra, em alguns casos, as cartas são destinadas para os que ainda estão afastados presos nas zonas de conflitos em países que continuam em guerra. Violet não consegue esquecer as últimas palavras que o Major lhe disse antes de separar-se dele, e como ele ainda não entrou em contato com ela e apenas, supostamente, enviou um conhecido para cuidar dela por um tempo, ela decide juntar-se ao serviço postal. O que Violet não esperava era a dificuldade para tornar-se uma autômata de automemórias, profissionais que, na trama, precisam ouvir seus clientes e transcrever os sentimentos destes em palavras, transformando-os assim em cartas. Como Violet crescera apenas seguindo ordens, sendo usada como uma arma e jamais sendo tratada com um ser humano, ela não possui qualquer entendimento do que sentimentos significam, muito menos compreende o que o Major lhe dissera na última vez que se viram. É com base nisso que o enredo se firma, mostrando a jornada da Violet para descobrir o significado das palavras do Major e todo o sentimento por trás delas.

- Violet: Uma humana que não compreende o que sente.

Com certeza, a protagonista é o ponto mais marcante de todo o anime, afinal a inicial "arma" humana sem qualquer tipo de emoção, começa a mudar gradativamente devido às suas experiências como autômata e através do contato com outras pessoas da mesma profissão, de seus companheiros do Serviço Postal e de seus clientes com as mais variadas histórias. Somos apresentados no início à uma Violet que desconhece qualquer tipo de sentimento, a única coisa que ela sabe fazer é seguir ordens militares e liquidar todos os seus inimigos. Quando a moça entra em contato com o Major Gilbert não percebe mas já começa a sentir emoções que jamais sentira. Ela decide tornar-se uma autômata e realmente se empenha em transcrever os sentimentos das pessoas no papel, entretanto, no começo é notória a sua dificuldade devido à sua falta de sensibilidade e até mesmo empatia. Tudo que Violet consegue pensar é nas palavras que o Major a deixara, e sem saber o que significam, ela acredita que apenas fazendo o seu melhor como autômata conseguirá compreender o que de fato ele queria dizer. Eu me senti tocada pela história e personalidade da Violet, ela cresceu sendo vista apenas como arma, começou a ser tratada como ser humano por seu Major, mas após a missão só há a incerteza se poderá encontrá-lo novamente e as palavras que ele deixou...
O mais triste é que Violet cresceu sem compreender seus próprios sentimentos, sem saber sequer expressá-los, consequentemente não entende o que ela significou para ele. E é através de seu trabalho que ela descobre os mais variados sentimentos, é uma verdadeira jornada de autodescoberta. E gente, é impossível não se identificar com a personagem em algum momento, afinal, nós humanos somos seres complexos e mesmo compreendendo sentimentos, emoções, sabendo seus significados, há ainda momentos em que não conseguimos defini-los exatamente, aposto que você já perguntou a si mesmo o que estava sentindo em certa ocasião e era uma mistura de sentimentos tão grande que nem sequer conseguia pensar direito. É justamente por toda esta complexidade que Violet se torna tão marcante, é impossível ver o anime e não sentir vontade de ajudá-la, desejar e torcer fortemente para que a protagonista consiga compreender o que sentimentos são e principalmente, a importância das palavras do Major. Manteigas derretidas preparem-se para chorar horrores com esta personagem e seu desenvolvimento pessoal, viu?!

- Personagens que contribuem significativamente para a trama

Há inúmeros personagens no anime, além daqueles que formam um verdadeiro time de secundários no Serviço Postal, temos outros que surgem ao decorrer dos episódios, por exemplo, os clientes da Violet. Os clientes entram em contato para poder solicitar uma autômata e escrever cartas para alguém amado, e cada um tem o seu motivo e história, cada um tem uma razão para escrever a carta e o mais emocionante é a forma como todos vão contribuindo para o desenvolvimento emocional da protagonista, cada um com sua própria história e os mais variados sentimentos, mágoa, tristeza, dor, alegria, empatia, amor, tocam o coração da Violet e a fazem gradativamente perceber o que é sentir, se emocionar.

São várias histórias, mas todas são contadas com simplicidade e sutileza, nada que apele ao dramalhão e talvez por isso, o anime tenha se tornado tão emocionante. Eu, particularmente, sou comovida com a simplicidade, e se você também é assim e chora facilmente, é bem capaz de chorar em todos os episódios. Haha' Eu fiquei com lágrimas nos olhos em uns dois episódios, não lembro exatamente qual foi o primeiro que me fez quase ir às lágrimas, porém recordo que foi devido à algo que a Violet descobre e nossa, vê-la liberando a dor me doeu muito. Além deste, o episódio 10 foi outro que acabou com meu psicológico, para mim, a história da Ann Magnolia foi a mais comovente e no final do mesmo, eu estava com a visão embaçada por causa das lágrimas. Gente, foi uma mistura de tristeza, alegria e dor. Quando forem ver este episódio, peguem a caixinha de lenços.

Não irei comentar detalhadamente os personagens que constituem o serviço de entrega postal, apenas cito que todos estes também contribuem para o amadurecimento da Violet, principalmente devido à amizade que firmam com a moça. Dentre eles, cito Cattelya, Hodgins, Luculia e Blue, os quais verão muitas vezes em cena.

E claro, há ainda o Major Gilbert que é de extrema importância na história da personagem, porém se eu falar qualquer coisa será um spoiler e, ao menos para mim, uma das coisas mais interessantes no anime é justamente entender quem é este personagem e o que ele significa, então apenas digo-lhes para prestarem atenção nele e no que ele representa para o enredo como um todo. Há também o irmão do major, o qual em certo momento me causou raivinha básica e no final conseguiu me cativar minimamente, mas este é outro que irão conferir apenas assistindo ao anime.

- Último episódio: Ah, sacanagem!

O último episódio não é Aquele episódio, ao contrário de alguns comentários que li, acho que mesmo ele sendo um tanto mais fraco que outros apresentados e tentando trazer um clímax com ação que não funcionou magnificamente, ainda assim consegue encerrar a história da Violet de maneira satisfatória. É claro que algumas sequências de ações foram meio forçadas, como exemplo, certo personagem agindo como um "super homem" e algumas leis da física não sendo obedecidas, MAS nada disso, para mim, afetou significativamente o desfecho do anime, então o considero bom. Minha única reclamação é a última cena porque ficou óbvio que a Violet reconheceu quem abriu a porta, porém eles simplesmente acabaram o anime ali. Ah, sacanagem! O jeito é esperar o OVA sair e segundo boatos, um possível filme... Será? Espero que sim porque eu PRECISO saber se minha teoria principal está certa. Quem viu o anime, comenta aí o que achou da cena e se o "X" da questão é verdadeiro ou não. É tanta gente comentando sobre a teoria ser verdadeira que estou começando a acreditar e talvez haja esperança mesmo, se considerarmos a light novel, então com certeza há... 

- Produção Visual: Uau!


Outro ponto que merece ser elogiado quando se trata desta produção é a arte visual, afinal o anime é extremamente atrativo quando se trata deste quesito, os traços da animação, as cores e todo o aspecto animado é incrivelmente bem trabalhado e lindo de se ver, o que torna Violet Evergarden um anime daqueles que poderíamos recomendar apenas pela beleza visual, sem nem sequer analisar o próprio enredo. Há o uso de cores e seus mais variados contrastes em todas as cenas, justamente para através delas representar a carga emocional da trama, atribuindo uma beleza muito maior, sério, é um anime literalmente lindo de se ver.

- Opening: Que canção MAIS LINDA!

Eu sou suspeita pra falar de opening de anime porque eu realmente amo muitas das músicas que escolhem para embalar as emoções das animações e com Violet não foi diferente, então estou praticamente obrigando-os a clicar no play e ouvir esta faixa maravilhosa True -Sincerely. E como eu amei demais a canção e o mv principal dela porque é muito amorzinho, deixarei o mv original da banda no final do post, confiram, por favorzinho! *-*

- Conclusão: Recomendo muito!

Violet Evergarden é um anime encantador, com sua simplicidade e sutileza nos faz embarcar com a protagonista por uma viagem pelo significado dos sentimentos que ela desconhece. Ao decorrer de sua jornada, Violet conhece várias pessoas e é através da dor, tristeza e felicidade destas que ela percebe seus próprios sentimentos e começa a compreender o significado de empatia e principalmente, amor. Além de uma opening maravilhosa na qual eu viciei, ainda temos uma produção visualmente atrativa. Recomendo fortemente este anime! Quem aqui já conferiu? Comentem comigo o que acharam. Esta foi a resenha de hoje e espero que tenham curtido, em breve voltarei com as resenhas de doramas! :*



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo