Thirty but Seventeen [K-Drama]


É com aquele gostinho de quero mais que venho hoje comentar sobre um dos meus doramas queridinhos do ano. Sabe aquele enredo que consegue cativar e transmitir mensagens sobre a vida com uma simplicidade incomum? Pois bem, indico aqui um que se encaixa perfeitamente nesta descrição, confiram!


Sinopse: A violinista Woo Seo Ri, de 17 anos, em seu caminho para um conservatório sofre um acidente e entra em coma por 13 longos anos, e acorda subitamente como uma mulher de 30 anos.
Gênero: Romance, Comédia, Drama, Música
Nº de Episódios: 32 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018
Onde Encontrar: Drama Fever (online); Fighting Fansub (download/online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: De repente 30...

O enredo de Thirty but Seventeen conta a história de Woo Seo Ri, uma garota de 17 anos que após o falecimento dos pais é acolhida pelos tios e encontra no amor pela música clássica, uma forma de manter o sorriso. Certo dia, Seo Ri sofre um grave acidente e isso a impede de continuar seus sonhos, permanecendo desde então em coma. 13 anos depois, Seo Wi acorda do coma e percebe que esteve dormindo todo este tempo, e além do fato de ter que se readaptar a si mesma, ainda precisa descobrir o que aconteceu com seus tios já que perdera contato com eles desde que estivera internada. Em busca de sua família, ela decide retornar à casa onde vivia quando tinha dezessete anos encontrando no caminho um homem aparentemente estranho que mede objetos com sua fita métrica. Em contrapartida, na antiga casa de Seo Ri, agora vive Gong Woo Jin, um homem retraído que não gosta de relacionar-se com as pessoas e que ao voltar a Coreia do Sul decide ficar morando na casa que era de seu pai com seu sobrinho Yoo Chan e uma governanta contratada pela irmã dele chamada Jennifer. Um pequeno mal-entendido faz com que a governanta pense que Seo Ri é a sobrinha do Senhor Gong, e a moça sem perceber o engano acaba aceitando a situação e permanecendo na casa. Quando Woo Jin e Seo Ri se encontram uma confusão ocorre e a moça acaba contando que não tem para onde ir imediatamente despertando o lado gentil de Chan que insiste para que eles a ajudem, mas Woo Jin tem aversão a qualquer tipo de relação com as pessoas e nega a proposta do sobrinho. Entre um desdobramento e outro, Seo Ri acaba ganhando a permissão do Woo Jin para continuar vivendo na casa por um mês até encontrar seus tios, e isto mudaria a vida de todos estes personagens, não apenas da Seo Ri e Woo Jin como também do Yoo Chan e a governanta Jennifer. Esta é a premissa da trama, uma mocinha que acorda de um coma após treze anos e descobre que agora tem 30... mas não se enganem, o dorama é muito mais do que isso e para entender melhor precisarão ler o próximo tópico.

- Por que Thirty but Seventeen consegue ser um dorama tão encantador?

Sem dúvidas, o que eu mais gostei no enredo foi a simplicidade dele, a forma tão leve e descontraída com a qual ele aborda temas tristes e dolorosos para os personagens, conseguindo dosar de maneira perfeita drama e comédia. Seo Ri acorda treze anos após seu acidente, precisa acostumar-se com essa ideia e buscar seus familiares que simplesmente sumiram enquanto ela estava inconsciente, e além disso, ainda precisa encontrar uma nova forma de continuar vivendo. Se pararmos para pensar, o peso emocional em cima da personagem era grande, mas ela era uma garota de dezessete anos em um corpo de trinta e a falta de maturidade que existia nela acabou ajudando-a a lidar com tudo, enxergando as coisas de um modo mais brando, claro, sem deixar de sofrer por isso. Além da situação da Seo Ri temos a do Woo Jin, o rapaz  que foge de qualquer tipo de interação com outra pessoa e tem enorme dificuldade em relacionar-se deixando notório ao telespectador que isto é devido a um acontecimento do passado, o qual lhe causou um grande trauma. Porém, o foco do enredo não é mostrar como seus personagens têm vidas sofridas e o peso de suas tristezas e dores, o objetivo é mostrar o processo de autocura pessoal deles. De maneira gradativa, leve e encantadora, a trama nos mostra como o sofrimento pode ir abrandando, como as pessoas podem nos influenciar e inesperadamente nos ajudar a lidar com nossas dores e acima de tudo, o poder que temos para curar nossas próprias feridas. Sério gente, eu não tenho palavras para a lição que este dorama nos dá... As metáforas apresentadas em algumas cenas como exemplo, a plantinha da casa voltando a ganhar vida, a janela fechada no quarto do Woo Jin, o amor da Seo Ri pela música que se torna uma válvula de escape para a tristeza dela e os relacionamentos interpessoais entre os personagens são apresentados de forma descontraída mas com enorme significado. É um dorama que te preencherá o coração, transmitirá mensagens sobre como curar-se de suas dores e lhe deixará com plena certeza de que ele é um dos melhores já produzidos. Apenas amem este hino!

 - Personagens

Woo Seo Ri (Shin Hye Sun): "Acordei e agora tenho 30 anos?"

Woo Seo Ri acorda de um coma após treze anos e precisa lidar com o fato de que sua vida mudara drasticamente. Ela não tem mais qualquer contato com sua família, muito menos com seus amigos da época e como uma última esperança decide ir até a antiga casa em que morava para talvez encontrar seus tios lá. A moça acaba se metendo em confusão na casa do Woo Jin e mesmo após relutância por parte dele, ela consegue o direito de viver lá por um mês com o objetivo de usar este tempo para buscar informações sobre seus parentes.
Acompanhar a jornada da Woo Seo Ri na trama foi emocionante. Inicialmente, temos uma mocinha que não se reconhece afinal sofreu um acidente aos dezessete anos e quanto acordou tinha trinta, então seu próprio corpo e feição lhe são estranhos, além disso, há o sumiço de seus entes queridos e o fato de que ao permanecer tanto tempo em coma perdeu parte de sua vida e seus tão queridos sonhos. A mocinha sempre amou música clássica, dedicava-se veemente ao violino e sonhava em poder estudar em uma escola renomada na área, chegando até a fazer um teste seletivo, mas seus planos foram tragicamente interrompidos. Acompanhamos não só a busca da Seo Ri pelos seus tios, há também a superação dela em relação às várias perdas resultantes de seu acidente e acima de tudo, a aceitação sobre sua situação e sobre quem se tornara. De forma leve, atrapalhada e positiva como uma jovem sonhadora vemos Woo Seo Ri estabelecer-se em sua nova vida, curando as suas feridas e permitindo que outros sintam-se convidados a fazer o mesmo. Uma personagem inspiradora, Seo Ri enfrentou suas tristezas e dores corajosamente permitindo-se chorar e fraquejar porém sempre reerguendo-se e florescendo novamente. Olha, impossível não ser inspirada por ela! E ela ainda conseguia ser extremamente engraçada pois mesmo possuindo trinta anos fisicamente, sua mente tinha na verdade apenas dezessete e isso proporcionou momentos cômicos. Aplaudo de pé a Hye Sun porque arrasou no papel e soube encenar uma "adulta adolescente" de forma totalmente convincente sem qualquer exagero.

Gong Woo Jin (Yang Se Jong): "Olha um banco ali, vou medir!"

Woo Jin é um cenógrafo que vive medindo objetos para projetá-los em miniatura e que devido a um trauma do passado prefere não envolver-se com as pessoas, mantendo uma distância segura e usando fones de ouvido quando anda nas ruas a fim de impedir qualquer interação desnecessária. Isto até provoca mal-entendidos porque o moço simplesmente começa a medir objetos na rua como bancos sem nem explicar a situação e algumas pessoas podem chegar a pensar que ele é um pervertido. Inicialmente, Woo Jin declara abertamente que não quer saber da história da Seo Ri tampouco deseja envolver-se com ela, entretanto lá no fundo, ele é tão gentil que não consegue ignorar a situação da moça e acaba decidindo ajudá-la. Woo Jin retrata como o sentimento de culpa pode afetar um ser humano, devido a uma acontecimento do passado ele passou a evitar as pessoas com medo do que poderia acontecer caso se permitisse envolver-se e isso o fez se tornar retraído, seco e até rude em muitos momentos. 
O garoto que era tão alegre e caloroso se tornou um homem fechado e triste, e mesmo fazendo terapia por tantos anos, Woo Jin não conseguira lidar com suas dores e abrir-se novamente para o mundo, não até a chegada da Seo Ri. Para mim, o que ficou deste personagem é a forma como ele conseguiu ir superando suas tristezas e sua culpa, ele teve ajuda de outra pessoa para isso, mas o mais importante é que ele se permitiu receber essa ajuda. Woo Jin percebeu que se fechar para o mundo, para as pessoas, só continuaria machucando-o e quando alguém lhe estendeu a mão para sair da masmorra que ele criou em torno de si mesmo, ele teve a coragem e vontade para permitir-se receber apoio.
Gong Woo Jin é um personagem que inicialmente mascarou a si mesmo e eu torci loucamente para que ele começasse a ser afetado positivamente pela Seo Ri e pela convivência com todos os outros porque eu sempre soube que ele era um homem gentil, bondoso e amável. Vocês irão se apaixonar por este personagem e torcer por ele também, torcer para que ele se cure de suas feridas. Ah! E claro, irão se apaixonar, cair de amores pelo Se Jong porque ele é um ator maravilhoso, aproveito e recomendo também os outros trabalhos do rapaz Temperature of Love (um dia, eu posto esta resenha!) e Duel.

Yoo Chan (Ahn Hyo Sub): "Não pense, sinta!"

Yoo Chan é o sobrinho do Woo Jin e enquanto sua mãe está viajando a trabalho, ele decide ficar na casa com o tio afinal os dois sempre se deram muito bem possuindo uma relação muito próxima. Yoo Chan faz parte da equipe de remo da escola e aos seus dezessete anos não tem qualquer preocupação, levando a vida como qualquer garoto com uma vida normal. A chegada da ahjumma (forma carinhosa como ela chama a Seo Ri) o faz mostrar seu lado tão gentil, aquele tipo de garoto que estende a mão para quem está com dificuldades sem nem sequer pensar duas vezes. Gente, ele adota um pintinho abandonado na rua, então já podem perceber como o menino é fofo né?! *-* O fato da Seo Ri ser mentalmente da mesma idade que ele os faz desenvolverem uma amizade e de certo modo, o rapaz acaba despertando sentimentos que até então jamais sentira. Não comentarei muito porque vocês precisam perceber e ver como ele lidará com esses sentimentos por si mesmos, só posso adiantar que este rapaz aqui amadureceu significativamente ao decorrer da trama e me surpreendeu em vários momentos com suas várias ações gentis. Preciso mencionar também a capacidade do Chan de nos animar com sua espontaneidade e positividade em vários momentos, característica que nos faz amar ainda mais este rapaz tão genuíno. E a mensagem que ficou deste personagem é o lema dele durante toda a sua jornada de amadurecimento: "Não pense, sinta!".

Jennifer (Ye Ji Won): "By Jennifer..."

Jennifer é contratada pela irmã do Woo Jin para ser a governanta da casa. À medida que exerce seu papel como cozinheira, faxineira e administradora da casa, aos poucos, aproxima-se dos demais moradores, inicialmente da Seo Ri e Yoo Chan que são completamente amigáveis. Gradativamente, ela começa a envolver-se nos problemas dos moradores e devido ao seu elevado conhecimento em diversas áreas sempre sabe a "frase de efeito" perfeita para o momento, conseguindo dar dicas nutricionais excelentes ou até mesmo conselhos valiosos para todos da casa. A personagem é envolta em mistério, afinal é impossível não querer saber sua história, da onde ela veio e como se tornou essa pessoa tão sábia intelectualmente e por qual motivo sempre mantém a expressão tão séria e contida. Como a trama não decepciona, a história de vida da Jennifer vem no momento oportuno e se tornou um desdobramento tão bem elaborado quanto o resto do enredo, não direi algo mais a fim de evitar spoilers só posso adiantar uma coisa, preparem-se para as surpresas!

Preciso mencionar também os melhores amigos do Yoo Chan, o Duk Soo (Jo Hyun Shik) e Hae Bum (Lee Do Hyun). Eles também fazem parte da equipe de remo da escola e contribuem para a atmosfera cômica da trama. Estes dois são parceiros fiéis do Chan e de quebra, ainda se tornam parte da família, tratam o Woo Jin como se ele fosse tio deles também, admiram o empenho da Jennifer e desenvolvem uma amizade com a Seo Ri. Há também a Lee Ri Ah (Jo Yoo Jung), também aluna da mesma escola e tem uma quedinha pelo Chan, uma pena que a personagem foi esquecida no churrasco aos 45 minutos do segundo tempo.

Eu poderia ficar aqui falando dos demais personagens que tem suas devidas importâncias para o desenrolar da trama, mas vou me conter porque do contrário esta resenha ficará maior do que já está, então confiram os outros no drama. Destaco apenas a Kang Hee Soo (Jung Yoo Jin), CEO da empresa onde Woo Jin trabalha e que se tornou uma amiga fiel dele. Gostei muito de como esta personagem foi usada para demonstrar que pode haver sim amizade entre homem e mulher sem segundas intenções. O Hyun (Ahn Seung Kyoon) do escritório também me cativou e conseguia divertir com sua personalidade tão carismática e até um pouco imatura, além de que, o achava um fofinho. *-*

E por último, mas não menos importante, a Fang. A cachorrinha do Woo Jin que roubou a cena várias vezes. Sério gente, tem serzinho mais fofo que ela?! *-* Tem não! Essa cadelinha atua melhor que muitos outros atores/atrizes por aí, eu fiquei até emocionada em certa cena por causa dela...

- Bromance: A relação mais admirável de um tio e sobrinho! ♥

E um dos pontos que mais me encantaram neste drama foi a relação tão próxima entre o Woo Jin e seu sobrinho Chan. Devido à personalidade tão alegre e divertida do Woo Jin quando jovem, Chan enxergava o tio como um amigo e os dois compartilharam muitos momentos divertidos. Anos depois, Woo Jin se fecha em seu próprio mundo, mas Chan se mantém ao lado do tio na esperança de que ele volte a ser a pessoa que era. É esse respeito, preocupação e cuidado de um com o outro que faz este bromance ser tão fraternal e encantador. Impossível não amar esta relação, eles estão sempre presentes nos momentos bons e ruins do outro e isso é família, é estar simplesmente ali em prol de quem você ama.

- Romance: O amor cura todas as feridas.

E se tudo foi tão bem trabalhado na trama com o romance não seria diferente, Woo Seo Ri e Gong Woo Jin nos proporcionaram um dos casais mais amorzinho e shippáveis deste 2018. Ao permitir que Seo Ri permaneça na casa, Woo Jin arrepende-se quase que imediatamente pois seu medo de envolver-se com outra pessoa mantém-se presente, entretanto por causa da situação  dela, ele não volta atrás em sua decisão. À medida que a convivência se torna tão comum, ele começa, sem nem perceber, a permitir que Seo Ri relacione-se com ele e isto até o faz reviver o seu trauma em alguns momentos... Porém, esse contato entre os dois e demais habitantes da casa, aos poucos, se torna tão natural que eles vão se tornando gradativamente uma verdadeira família.

Devido ao sentimento que esta nova situação provoca no Woo Jin, ele percebe que Seo Ri mudou sua vida, o moço enfim se dá conta do quanto esteve fechado em seu próprio mundo e que permitir-se sair dele não seria uma tarefa impossível. Não apenas a Seo Ri começa a contaminar o sério ahjussi Gong com sua energia positiva, ele também começa a contagiá-la com sua atenção e gentileza dando-lhe forças para enfrentar suas dores fazendo com que a moça perceba que por trás deste homem tão retraído há uma pessoa de coração incrivelmente bondoso.

A aproximação, desenvolvimento da relação e surgimento dos sentimentos entre eles é tão gradativa e natural que é impossível não torcer pelo casal, acompanhar esse romance é leve, divertido e encantador, o tipo de romance que deixa nosso coração preenchido de amor.
Seo Ri e Woo Jin começam a curar suas feridas através do apoio e amor que recebem um do outro, percebem que mesmo em meio ao sofrimento ainda há a oportunidade de que algo bom aconteça, eles deram um ao outro esperança e cura. Eu realmente amei acompanhar este casal e a sintonia, entrosamento dos atores era tão maravilhosa de se ver que ao término do drama não desconsiderei a possibilidade deles se tornarem um ship real. Apenas se apaixonem gradativamente por Seo Ri e Woo Jin! <3

- Final: Perfeitinhoo

Eu não queria me despedir deste drama que me agradou tanto ao decorrer das semanas, mas nem me peguei pensando nisso por muito tempo e apenas me "joguei" nos episódios permitindo-me dizer aquele adeus satisfatório. Além de tudo que este dorama apresentou em todo o seu conteúdo inicial, ainda conseguiu trazer surpresas inesperadas na reta final e deixou a impressão de que tudo estava planejadinho desde o início quer a gente tivesse percebido ou não. Eu gargalhei mais uma vez graças a energia da adolescente de 30 anos Seo Ri, me emocionei ao perceber que Jennifer era uma humana como eu e você, admirei a coragem do Yoo Chan para enfrentar seus sentimentos e amei a capacidade do Woo Jin de respeitar quem amava demonstrando mais uma vez o homem incrível que era. Ao término dos episódios, eu me despedi com um sorriso no rosto, lágrimas nos olhos e o coração quentinho completamente satisfeita e honrada por ter conferido este dorama tão maravilhoso. Com certeza, um dos melhores finais do ano!

- OST: Amorzinho *-*

Por fim, deixo aqui as faixas musicais que mais gostei do drama e olha, a trilha sonora é ótima. Concluo que Thirty but Seventeen é um dorama que merece ser assistido, aposto que você irá amá-lo e mais, aprenderá com ele sobre como deixar para trás o sofrimento e permitir-se olhar as novas oportunidades que surgem, espero que este dorama te inspire a curar-se e a "abrir a janela" assim como fez comigo, finalizo com as palavras preciosas do próprio Gong Woo Jin:

"Dizem que quando uma porta para a felicidade se fecha, outra porta se abre para você. Mas muitos de nós só prestam atenção na porta que se fechou, e nem percebem que uma outra porta abriu. Talvez, a outra porta para a felicidade não seja algo tão grande ou especial. Talvez, as coisas pequenas e simples que parecem tão insignificantes sejam as outras portas para a felicidade. A pequena janela no meu quarto sempre esteve fechada já que eu não sabia que ela podia ser aberta. Ela me ensinou a abri-la e isso se tornou outra porta para a felicidade. Se você não parar de sofrer em frente a uma porta fechada antes que seja tarde, e se você olhar para a outra porta da felicidade, se você juntar coragem e atravessá-la, então talvez, você consiga achar a felicidade que nem sabia que existia."

Seventeen - Every Single Day



Just Stay - Hyolin



This Perfect Moment -  Migyo



3 comentários:

  1. Ai que resenha maraivlhoda, meu Deus <3 Já me deu muita saudadinha! Entrou no meu TOP 3 de doramas da vida... Não faltou naaada (tirando a namoradinha do Chan, que sumiu), foi perfeito.

    Você sabe, Lu, Eu amo suas resenhas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA Virginia! ♥ Eu também sinto falta desse dorama sabe? Era muito gostoso acompanhá-lo semanalmente, pena que acabou... Sim, a namoradinha do Chan evaporou, coitada kkk
      Obrigada por sempre me dar apoio e por amar minhas resenhas, continuarei me esforçando para resenhar cada vez mais e da melhor maneira possível <3

      Excluir
  2. Acho que vou vê-lo novamente! ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo