SKY Castle [K-Drama]


Dentre os dramas mais comentados deste início de 2019, um em específico me chamou a atenção. SKY Castle foi um grande sucesso não apenas na Coreia do Sul, mas também entre a nação dorameira que ama um título crítico que expõe o país com olhos honestos e reais. Por tantos comentários e pela temática abordada, o sistema educacional coreano, decidi colocá-lo na minha lista e aproveitei as recentes férias para maratonar os episódios. Vocês conferirão no post tudo que achei sobre este dorama e o motivo dele ter entrado na minha lista de favoritos.


Sinopse: A trama segue a vida de 5 mulheres que vivem no luxuoso prédio de apartamentos "SKY Castle". Elas tentam tornar seus maridos mais bem sucedidos e criar seus filhos como príncipes e princesas.
Gênero: Drama, Escolar, Família
Nº de Episódios: 20
Ano: 2018 - 2019
Emissora: jTBC
Onde Encontrar: Viki (online); Subarashiis Fansub (download/online), Unnie Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma crítica ao sistema educacional coreano.

O enredo conta a história de várias famílias que vivem em um luxuoso condomínio residencial chamado SKY Castle. Cada família é parte da high society e para manter-se dentro dos padrões é necessário que seus filhos, os sucessores, sejam criados com a melhor educação possível, portanto cada família residente investe pesadamente nos estudos dos jovens. As principais famílias da trama possuem "chefes de família" que trabalham em um conceituado hospital da região, posição esta que lhes permite morar no condomínio e lhes faz almejar obter uma terceira geração de médicos. A vida comum e luxuosa de todos no SKY Castle muda drasticamente quando um evento trágico ocorre e resulta na chegada de uma nova família. Ao contrário de todos os moradores, o médico Hwang Chi Yeong, sua esposa Lee Soo Im e seu filho Woo Joo não preocupam-se com posição social, estudos avançados ou terceira geração de médicos, eles apenas tentam viver a vida felizes como uma família. Entretanto, ao descobrir o trágico acidente no SKY Castle, Soo Im decide investigar e isto lhe causa inspiração para escrever um livro novo após anos de hiatus, o objetivo dela é buscar e contar a verdade sobre o que aconteceu. A partir de um evento trágico e as motivações deste, SKY Castle firma sua trama mostrando variados contextos familiares e a busca de famílias coreanas pela melhor e mais privilegiada educação de seus filhos a fim de lhes garantir um lugar em universidades renomadas, mesmo que para isso precisem exigir mais do que deveriam deles e pagar milhões de dólares. De forma inteligente, original e até mesmo sarcástica, SKY Castle traz um enredo com uma crítica social sucinta e mais do que isso, ainda dá espaço para discutir outros temas presentes na sociedade mostrando o ser humano e seu comportamento na forma mais verdadeira e realista possível. Continuem lendo porque ainda há muito o que comentar deste dorama.

- Por que SKY Castle é tão original e memorável?

O foco da trama é a crítica sobre o sistema educacional coreano. A partir das famílias ricas e poderosas pode-se conferir uma verdadeira batalha destas para conseguir colocar seus filhos nas melhores universidades do país sendo o objetivo principal um lugar nas três mais privilegiadas, a universidade nacional de Seoul, a da Coreia (Korea) e de Yonsei, universidades que são sinônimos de status social. Para garantir um lugar para seus filhos, as famílias usam seus próprios métodos recorrendo até mesmo à aulas particulares em cursinhos preparatórios, professores adicionais e treinadores específicos com currículo atrativo que garante um número máximo de aceitação de seus estudantes, e detalhe, não importa o quanto eles precisem gastar para isso. Isso mostra como o cenário educacional coreano é bruto e desigual, afinal quem pode pagar por tais recursos está consideravelmente à frente de quem precisa se contentar apenas com as aulas comuns.
Além disso, a trama apresenta também cenários familiares e as influências destes nos alunos, mostrando todo o estresse dos estudantes de ensino médio para conseguir uma colocação nas renomadas universidades a fim de agradarem seus pais e continuarem a linhagem social da família. É impossível assistir ao dorama e não se sentir impactado, afinal há pressão de todos os lados, por parte dos pais, professores e até de si mesmo pois um estudante de tal família sente-se na obrigação de fazer jus ao investimento e manter o status.
Diante do contexto, a partir de uma genial cartada do enredo somos apresentados à treinadora Kim Joo Young, uma treinadora profissional de estudantes que é contratada pela mãe da Ye Seo, a Han Seo Jin. Comentarei detalhadamente destas personagens no próximo tópico, por agora vou me ater apenas ao brilhante significado que esta treinadora traz à trama. Treinadora Kim é a representação do desespero dos pais para proporcionar o melhor estudo para seus filhos, e da ambição deles para continuar se vangloriando das conquistas familiares, as quais dependem da nova geração. É por meio dela e através dela que as situações da trama mostram a complexidade dos comportamentos humanos, afinal não apenas as escolhas desta mulher como também das pessoas que entram em contato com ela são a prova viva da ganância do ser humano em ser melhor do que seu semelhante.
Mais do que um enredo que critica o sistema educacional, SKY Castle traz um realismo chocante e doloroso sobre nós seres humanos, sobre como somos gananciosos e nos deixamos cegar pela ambição, e a dura verdade de que em muitas ocasiões nos falta humanidade. A partir de certo momento, há inúmeros desdobramentos que fazem os personagens tomarem decisões drásticas de acordo com o que acham melhor para si e para quem realmente amam, algumas ações nos causam até desconforto, raiva e perplexidade. Pela primeira vez, chorei de RAIVA em um dorama, além de claro, derramar lágrimas de tristeza. Foi impossível não sentir dor, tristeza e pena pelo que aconteceu com determinado personagem. Pior foi perceber que muitos esconderam a verdade preferindo continuar mantendo segredos, outros estavam cegos demais pela ambição e não enxergaram o que estava acontecendo e alguns estavam tão envolvidos em seus próprios mundos que lhes faltava a capacidade de se pôr no lugar do outro, lhes faltava empatia. Posso afirmar que esse dorama é um prato cheio de realismo mesmo fazendo uso de uma suave sátira sobre quão longe o ser humano pode chegar para colocar-se à frente do outro e quão gananciosos podem ser os pais que desejam conseguir para seus filhos a tão preciosa vaga em universidades renomadas do país.
SKY Castle é de diversas formas, memorável. É um enredo inteligente, brilhante e único que critica impecavelmente o sistema educacional de seu país dando lugar a personagens realistas e humanos que nos fazem sentir na pele seus conflitos internos e dores, parte disto devido às excelentes atuações de todos os atores. Além disso, ainda há discussões sobre os mais diversos tipos de cenários familiares, pais que negligenciam o lado psicológico de seus filhos por estarem mais preocupados em satisfazer suas próprias projeções pessoais que colocaram em cima destes, o amor de uma mãe e quão longe este pode ir e como os jovens sentem-se diante da pressão para se destacarem em um mercado tão feroz e competitivo quanto o sistema educacional coreano. Esta foi uma trama que me marcou por toda a sua complexidade psicológica e tantos desdobramentos emocionantes repletos de revelações. Mesmo o ritmo inicial sendo suave, gradativamente o mesmo cresce e se torna impossível largar o título até conferir de vez seu desfecho. E sabe a maior conclusão que se tem após assistir esse dorama, além do fato de saber com plena certeza que ele é um HINO? Pois bem, a conclusão é: We all lie ~ Nós todos mentimos.

- Personagens

Para explorar e apresentar melhor todos os personagens que fazem parte desta trama tão elaborada decidi separar por famílias. Apresentarei cada família residente do condomínio SKY Castle e os personagens que as constituem descrevendo também o contexto familiar abordado e as críticas que cada uma traz.

Família Park

Pode-se dizer que esta família é a cartada inicial da trama pois são os constituintes dela que trazem os desdobramentos iniciais que se tornariam futuras motivações de determinados personagens. Park Young Jae (Song Geon Hee) é filho do casal Lee Myung Joo (Kim Jung Nan) e Park Soo Chang (Yoo Sung Joo), um jovem que tem uma vida aparentemente perfeita. Ele vive em um residencial luxuoso, estuda em um excelente escola e possui uma tutora educacional que o auxilia na preparação para entrada em uma das universidades mais renomadas do país. Quando ele consegue sua sonhada aprovação, seus pais ficam extremamente orgulhosos e assim como de costume no SKY Castle, anunciam e comemoram esta admirável conquista junto com os outros habitantes. O que ninguém imagina é que essa família possui segredos guardados a sete chaves e apenas quando o primeiro desdobramento chocante da trama acontece surgem os questionamentos sobre a mesma. É impossível não se emocionar com as revelações que envolvem esta família, além de que, as discussões advindas deste contexto familiar nos fazem pensar sobre como os filhos sentem-se sobrecarregados devido às altas expectativas de seus pais. Não posso comentar detalhadamente porque preciso evitar spoilers, mas tenho certeza que, assim como eu, vocês irão se comover com tudo que acontece com esta família.

Família Kang

Kang Joon Sang (Jung Joon Ho) é um médico excelente que conquistou uma alta posição no hospital em que trabalha sendo muito respeitado por seus subordinados. Ele é casado com Han Seo Jin (Yum Jung Ah), uma mulher audaciosa que empenha-se completamente no papel de mãe quando se trata de conseguir fazer de sua filha Kang Ye Seo (Kim Hye Yoon) a próxima médica da família, pois ela precisa continuar a geração de médicos. Além dela, Seo Jin também é mãe da jovem Kang Ye Bin (Lee Ji Won), a qual supostamente não tem tanto talento para estudar. Esta família me proporcionou uma avalanche de emoções! Aliás, todos os cenários familiares da trama são de alguma forma, marcantes.
Devido à cobrança por parte da mãe do Joon Sang, Seo Jin criou sua filha mais velha com total diligência nos estudos, fazendo o possível e impossível para garantir um bom currículo escolar para sua filha. Na Coreia do Sul, além dos exames de admissão, as universidades consideram todo o seu histórico escolar na hora da avaliação, e a busca por uma admissão especial como esta é retratada duramente na trama. Seo Jin dedicou-se unicamente a isso, consequentemente sua filha cresceu ouvindo sobre tal propósito direcionando sua vida aos estudos e atividades extracurriculares que pudessem ajudá-la a melhorar e aperfeiçoar seu histórico escolar.
É impossível assistir o dorama e não se irritar com a Kang Ye Seo por ser tão alheia ao mundo, extremamente mimada e achar que está acima de qualquer um por causa de suas excelentes notas. Admito que detestei a personagem por um bom tempo, até que gradativamente comecei a compreender a pessoa em que Ye Seo se tornou e o motivo disto. Acho que esta personagem representa exatamente a educação moldada de uma criança, afinal Ye Seo cresceu ouvindo quem ela deveria ser, uma estudante modelo que precisava entrar em uma universidade renomada de medicina, então ela se tornou e viveu apenas para isso.
Por estar tão preocupada em proporcionar uma educação de qualidade para sua filha, Seo Jin entra em contato com uma Treinadora famosa chamada Kim Joo Young e este envolvimento com ela mudaria sua vida drasticamente. Seo Jin foi uma personagem que me fez literalmente puxar os cabelos de raiva, pois ela constantemente agia de acordo com o que julgava melhor para a educação de sua filha esquecendo até mesmo de considerar o que estava acontecendo com outras pessoas. Ela assumia sua posição como mãe defendendo e protegendo sua filha, mas no processo esquecia de considerar os filhos de outros que também eram preciosos. Essa personagem mostrou como os humanos podem perder a noção por causa de uma forte ambição ao ponto de desconsiderar o sofrimento alheio. Por toda a complexidade da personagem, das emoções conflitantes tão bem exploradas, ela realmente impressiona e se torna memorável na mente do telespectador.
Um dos pontos desta família que também me chamaram atenção foi a forma como os pais Seo Jin e Joon Sang negligenciaram mesmo que sem querer à outra filha, a Ye Bin. Joon Sang estava mais preocupado com sua vida profissional e em casa a responsabilidade de educação das meninas era tarefa única e exclusiva da Seo Jin, devido a isto ele nem sequer percebia que Ye Bin era deixada de lado em muitos momentos. Em contrapartida, Seo Jin empenhava-se completamente na Ye Seo, nos estudos da filha mais velha, deixando a Ye Bin de lado ao ponto dela sentir-se sem importância. Mesmo Seo Jin provando posteriormente que também amava a Ye Bin, ainda assim, ela passou um bom tempo sendo mãe em tempo integral para uma única filha e isso foi realmente triste. Foram muitas questões abordadas nesse contexto familiar, mas não poderei discutir algumas porque seria considerado spoiler, então vocês precisam conferir a trama ok?

Família Hwang

Hwang Chi Yeong (Choi Won Young) recebe uma proposta para trabalhar em um setor de um grande hospital, consequentemente ganha também a oportunidade de viver no luxuoso residencial SKY Castle. Logo, Chi Yeong se muda para o local junto com sua esposa Lee Soo Im (Lee Tae Ran) e seu filho Woo Joo (Cha Ni - SF9). E temos aqui a única família totalmente humana da trama! Cada membro da família Hwang é um exemplo de ser humano admirável e se fosse para escolher a minha família preferida da trama, a escolhida seria esta. Foram esses três que protagonizaram desdobramentos desesperadores e comoventes, se torna impossível não derramar lágrimas com eles e a torcida para que consigam um final feliz é inevitável. Chi Yeong era um verdadeiro pai, sempre disposto a ouvir e compreender o lado de seu filho, além de ser um médico admirável que preocupava-se verdadeiramente com seus pacientes independente da classe social deles. Soo Im também foi uma mãe incrível e quando eu soube a verdadeira relação dela com o Woo Joo, admirei ainda mais suas ações por ele. Além disso, admirei a coragem desta mulher para contar ao mundo através de seu livro o segredo do residencial SKY Castle, e mais ainda, tive orgulho de cada ação dela em prol da verdade, justiça e do bem estar de seu filho Woo Joo. Que mulher!
Por fim, comento sobre Woo Joo. Tão jovem, mas tão sábio! Woo Joo é o jovem mais maduro da turminha do SKY Castle e creio que isto é devido às suas experiências familiares anteriores. Sinceramente, não esperava que acompanharia Woo Joo enfrentar tanto sofrimento e a partir de certo desdobramento, fiquei apavorada com o que poderia acontecer com ele, mas sabe o que mais me surpreendeu? O garoto chorou, sofreu, enfrentou as adversidades com o apoio da família e amigos para no fim, aprender e ensinar uma lição dura, mas completamente única. Ele nos ensina que precisamos ter coragem para embarcar em nossas jornadas pessoais para podermos descobrir como realmente viver a vida e ser feliz. Sem palavras para descrever este menino. E palmas para o ChaNi que foi perfeito no papel me fazendo sorrir que nem boba quando o Woo Joo agia como adolescente apaixonado e me levando às lágrimas quando foi injustiçado. Esse idol tem futuro como ator!

Família Cha

Cha Min Hyuk (Kim Byung Chul) é um professor de universidade de direito que trabalhou anos atrás como promotor. Por ter crescido em uma família humilde, mas conquistado sua profissão e posição social com tanto esforço e diligência, ele exige que seus filhos tornem-se melhores do que ele e consigam posições mais elevadas. Ele é casado com Noh Seung Hye (Yoon Se Ah)  e pai de três filhos, sendo os meninos gêmeos chamados Cha Seo Jun (Kim Dong Hee) e Cha Ki Jun (Jo Byung Kyoo) e a filha mais velha, a espontânea Cha Se Ri (Park Yoo Na), a qual estuda no exterior na conceituada Harvard. Por ser tão obcecado com a educação de seus filhos é ele mesmo quem dá aulas adicionais para os meninos e na maioria das vezes tipo sempre, passa dos limites quando o assunto é cobrar-lhes as tarefas.
Seung Hye não concorda com os métodos educacionais de seu marido e faz de tudo para convencê-lo a mudar, mesmo que para isso precise apelar para ações drásticas. Eu AMEI essa mulher! Que diva! Rainha! Logo no início, pensei que Seung Hye seria o tipo de mulher submissa ao marido, afinal em muitas cenas ela ficava apenas observando, entretanto, a partir de um certo momento, ela percebe que nada mudará caso ela não busque a mudança e a partir de então, não teve quem segurasse essa mulher. Em partes, a mudança na Seung Hye surgiu por um estímulo externo, uma conversa com a Soo Im, mas precisamos admitir que se ela não tivesse a coragem dentro de si, nenhum estímulo a faria enfrentar o marido. Cada palavra, ação e reação da Seung Hye mostraram como uma mãe pode virar literalmente uma fera em prol do bem estar físico e emocional de seus filhos. Uma mulher tão cheia de garra não passa despercebida, palmas para ela!
Quanto aos gêmeos, só tenho elogios. Impossível não amar o bromance leve e doce deles. Seo Jun e Ki Jun são extremamente unidos, compartilham do mesmo sofrimento educacional com a pressão do pai e mesmo com o próprio lhes incitando a se enxergarem como concorrentes, eles jamais deixaram a irmandade de lado, pelo contrário, estiveram ao lado do outro do começo ao fim como verdadeiros irmãos.
A Se Ri aparece a partir de um certo momento da trama, creio que lá para a metade da mesma, entretanto sua chegada e segredo que esconde abala a família Cha. Me emocionei com as questões abordadas a partir desta personagem, principalmente com a discussão sobre como alguns pais enxergam seu próprios filhos como troféus para manter e enaltecer seu próprio status familiar. Fiquem de olho nessa mocinha porque ela traz desdobramentos muito significativos.

Família Woo

Woo Yang Woo (Jo Jae Yun) é casado com a divertida e elegante Jin Jin Hee (Oh Na Ra). Eles são os pais do Woo Soo Han (Lee Yoo Jin), e de todos os pais da trama, são os que mais oscilam quando o assunto é educação. Gostei bastante de como desenvolveram esta família na trama, a qual inicialmente aparentava ser mais uma das obcecadas em fazer do filho um futuro médico, mas que posteriormente se mostrou ciente de que o mais importante antes de qualquer coisa era a felicidade do Soo Han. Jin Jin é uma fiel amiga da Seo Jin e a admira por ser uma mãe tão empenhada na educação particular da Ye Seo, por causa disso, deseja tornar-se uma mãe deste tipo para seu filho. Mesmo cometendo alguns deslizes em algumas situações, Jin Jin é na verdade muito honesta e empática com a dor do próximo, ela realmente não é maldosa e às vezes apresentava uma ingenuidade ligeiramente cômica. Gostei muito do lado mais cômico da família, a qual aliviava o coração do telespectador nos momentos mais tensos. Além disso, esse trio era realmente uma família de verdade, Jin Jin e Yang Woo erraram um pouco como pais ao exigir mais do que o necessário do Soo Han, mas souberam reconhecer e corrigir seus comportamentos mostrando que o amavam independente de qualquer coisa.

Kim Hye Na (Kim Bo Ra)

Uma personagem que também tornou-se memorável na mente de quem conferiu o título foi a Kim Hye Na. Hye Na é uma aluna bolsista na mesma escola que a Ye Seo, Woo Joo e demais residentes do SKY Castle. Mesmo sendo uma garota humilde, ela não se sente inferior e dedica-se ao máximo à sua vida como estudante, isto quando não está cuidando de sua mãe que infelizmente está internada num hospital devido a uma grave doença. Por precisar assumir as despesas hospitalares e cuidar de sua mãe, Hye Na encontra formas de conseguir uma grana extra, o que inclui trabalhos de meio período e outras coisas. Hye Na é responsável por trazer revelações e desdobramentos muito importantes para a trama, os quais surpreendem, emocionam e até mesmo, chocam os telespectadores. Eu, sinceramente, fui totalmente surpreendida. Não vou detalhar pra não soltar spoilers, só saibam que precisam ficar de olho na mocinha.
Destaco também a audácia e força da garota. Mesmo sendo tão jovem, Hye Na consegue se reerguer nas mais duras adversidades da vida e ainda consegue surpreendentemente agir em prol de si mesma com coragem e audácia. Entretanto, mesmo a Hye Na sempre demonstrando ser madura e capaz de cuidar de si mesma, o fato é que ela era muito jovem e a única pessoa que poderia lhe estender a mão sequer a notou. Fiquei devastada na cena em que Hye Na implorou por socorro com seu olhar, mas foi ignorada. Nossa, aquilo doeu demais. E mais uma vez, a trama mostrou como nós seres humanos podemos ser cruéis. E por mais que tentem justificar este momento com o fato da outra pessoa não saber a verdade, para mim, não há justificativa plausível, pois independente de saber ou não, a pessoa poderia optar por agir em prol de um ser humano que conhecia, mas não o fez. Enfim, esta personagem me marcou muito e elogio também a atuação da Kim Bo Ra, palmas para a moça!

Kim Joo Young (Kim Seo Hyung)

Logo no início da trama não há qualquer explicação ou aprofundamento no passado da Kim Joo Young. A única coisa que se sabe é que a Treinadora Kim é uma mulher com um currículo notável quando o assunto é fazer de seus alunos futuros universitários de renomadas universidades coreanas. À medida que a trama avança, as mentiras e segredos da Treinadora Kim surgem e eu senti uma mistura de sentimentos em relação à ela. Detestei a personagem logo no começo,  mas inesperadamente, no fim ela se tornou a pessoa de quem mais senti pena.
Senti pena porque graças ao seu complexo de inferioridade, ela tomou uma decisão que lhe custou o seu próprio mundo ocasionando em uma perda e culpa irreparável, uma culpa que a destruiu como ser humano nos anos seguintes e a transformou em um verdadeiro monstro. Essa personagem é tão complexa e real que se torna difícil não desenvolver uma certa empatia pelo sofrimento dela, ela teve o que mereceu sim, mas não se pode negar que pagou um preço muito maior por isso. Palmas para atuação da Seo Hyung que me fez odiá-la pela terceira vez nesta vida doramática, confiram a atriz em The Great Seducer e Come and Hug Me que me entenderão. Há também o motorista e fiel secretário da Treinadora Kim, o Jo Jae Joon (Lee Hyun Jin), o qual tem uma relação muito próxima com ela e descobre-se posteriormente que essa união é devido a motivos específicos.

- E tem romance?

Para quem está perguntando se tem romance, aviso que o tipo de dorama escolar amorzinho que está procurando não terá aqui, afinal o enredo foca em assuntos mais maduros e críticos. Há sim leves doses de romance devido ao conjunto jovem da trama, mas este tópico é um complemento sem grande espaço para desenvolvimento. O próprio núcleo escolar é pouco abordado porque a trama gira em torno do cenário adicional à escola e aos contextos familiares, então tenha em mente que SKY Castle não é um drama escolar comum, ele segue outro caminho e apresenta sua trama sem se fixar a uma definição específica.

- Final ~ Inesperadamente, satisfatório.

Confesso que fiquei receosa com o final deste dorama, tive medo de que fosse trágico ou doloroso demais porque os desdobramentos até então foram difíceis de digerir. Os dois últimos episódios proporcionaram uma última exploração do psicológico dos personagens mostrando que alguns ainda possuíam um pingo de humanidade e empatia pelo próximo mesmo que assumir isto resultasse na desistência de possíveis conquistas que tanto almejavam. Fui surpreendida por quem menos esperava, por quem jurei que não tinha mais qualquer senso comum e noção do certo e errado, além de também ter a oportunidade de descobrir outros lados de alguns personagens que jurava conhecer completamente. Amei cada desfecho familiar, cada conflito foi encerrado devidamente e satisfatoriamente proporcionando um fim redondinho e reflexivo. Acho que após tantas emoções vividas ao acompanhar a história destes personagens é impossível não refletir sobre nós mesmos, nossas verdades, mentiras, ganâncias, culpas, sonhos e objetivos de vida. Espero que possamos ser como o Hwang Woo Joo e o Kang Joon Sang, independente de idade, desejo que possamos ter a coragem de buscar conhecer a nós mesmos e ir atrás de nossa própria felicidade. No fim somos apenas pessoas, por mais que achemos que o status nos define, a verdade é que ele é mera ilusão pois o que temos de mais precioso e significativo é a nossa própria vida.

- OST: Hinos.

Não deixem de comentar o que acharam deste título tão aclamado pela nação dorameira e por mim, pois lhes digo com toda a certeza que já temos um dos HINOS doramáticos deste início de 2019. Abaixo deixo as duas canções da OST que mais marcaram e estão vivíssimas na minha playlist, confiram. Agradeço especialmente às minhas amigas Julyana (@infinitekimchi) e Ana (@adorameira) que insistiram e panfletaram esse dorama até me convencerem a dar uma chance para ele. Ah! Se querem conferir outro dorama desta roteirista recomendo o excelente sageuk Bridal Mask. Até a próxima resenha! E obrigada por lerem tudinho!

We all lie - Ha Jin
(O vídeo pode conter spoilers)



It Has to Be You - ABOUT
(O vídeo pode conter spoilers)



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo