The Ghost Detective [K-Drama]


Esse ano tivemos muitos doramas que não poderiam ser encaixados na zona de clichê romântico e um deles foi este aqui. Quem curte enredos com mistério, suspense e doses sobrenaturais, com certeza irá querer adicionar este aqui na lista.


Sinopse: Lee Da Il é um investigador particular. Jung Yeo Wool se torna sua assistente para resolver um mistério relacionado a morte de sua irmã mais nova. Eles também trabalham juntos para resolver outros crimes misteriosos.
Gênero: Thriller, Mistério, Sobrenatural, Detetive, Investigação
Nº de Episódios: 32 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online); DramasKFan (download/online), Viki (online), 

- Enredo: Uma Mulher misteriosa e uma agência de detetives.

O enredo de The Ghost Detective apresenta seus mistérios de maneira gradativa, inicialmente só sabemos que há uma série de eventos estranhos acontecendo na cidade onde os protagonistas moram, e isso sempre envolve o suicídio de alguém. Lee Da Il é um ex- soldado que devido a um caso específico foi afastado de sua posição e decidiu então fundar uma empresa de detetive particulares a fim de resolver casos que a própria polícia não consegue resolver. Ao lado de um amigo chamado Han Sang Sub, ele cria sua própria agência e eles são contratados para resolver um caso de desaparecimento, precisando encontrar uma garotinha que sumiu e que a polícia até agora não encontrou. Por seus próprios motivos, o pai desta garotinha desaparecida precisa entrar em contato com uma agência específica de detetives e não diretamente denunciar o suposto sequestro à polícia. À medida que investiga, Da Il descobre que este caso é mais sinistro do que o imaginado e aos poucos, ele começa a perceber que o mistério por trás deste acontecimento é muito maior do que imaginou. Em contrapartida, a jovem Yeo Wool interessa-se pelo caso e pede que Da Il e Sang Sub a aceitem na equipe como um membro temporário, uma espécie de estagiária, o que Da Il não concorda a princípio. Porém, após Yeo Wool contar o verdadeiro motivo para querer fazer parte da investigação, Da Il permite que ela se junte ao time e mal sabia ele que ela seria quem mais o ajudaria no futuro. Esse caso inicial traria um desdobramento inesperado e estaria ligado à outros casos que seriam posteriormente investigados pela equipe, sendo que em todos existe a presença de uma mulher misteriosa, e isso prova que o enredo estava montado como um quebra-cabeça do início ao fim. O próprio plot twist inicial dos primeiros episódios é totalmente inesperado e nos faz perceber que na verdade, ele sempre esteve ali só não estávamos atentos o suficiente para percebê-lo, ao menos eu, não estava. Não posso adentrar em detalhes porque aí soltaria spoilers desnecessários, só posso afirmar que um dos pontos que mais me agradaram neste dorama foi justamente a maneira como ele conduziu seu mistério e se manteve em bom ritmo, sempre trazendo desdobramentos que me mantinham ligada à ele. Claro que em alguns momentos, alguns pontos pareciam confusos, mas as soluções chegaram nos momentos oportunos e me situaram na história. De modo geral, tenho apenas uma única breve reclamação em relação ao título, a qual se refere ao final e comentarei mais detalhadamente em um outro tópico. No mais, The Ghost Detective é um excelente dorama e eu recomendaria muito para fãs de mistério e suspense com vibe sobrenatural, aquele tipo de enredo que consegue sair da mesmice e surpreender.

- Personagens

Lee Da Il (Choi Daniel): Eita homão!

Lee Da Il é um ex-soldado que devido a um acontecimento específico em seu batalhão foi dispensado, perdendo inclusive sua credibilidade e honra como homem do exército. Anos depois, ele junta-se a um amigo chamado Han Sang Sub e cria uma agência de investigação particular, exercendo a função de detetives e solucionando casos sob contrato, aqueles em que as próprias pessoas que precisam dos serviços não confiam ou não podem pedir ajuda a polícia e preferem então contratar terceiros para resolver seus assuntos. Acompanhar a trajetória do Da Il foi maravilhoso porque o personagem é aquele tipo de protagonista inteligente, sensato e que sabe como ninguém juntar as peças do quebra-cabeça, nos fazendo admira-lo inúmeras vezes com sua capacidade de pensar rápido e usar as informações que possui em mãos.
É com esta percepção ao lidar com as pessoas envolvidas nos casos misteriosos e a habilidade de conseguir unir as pistas para encontrar detalhes esclarecedores que ele consegue destacar-se ao ponto de estar à frente nas investigações em relação à polícia. Além de todas essas características, a criatura ainda consegue ser o tipo de homem capaz de fazer nosso coração palpitar não apenas pela beleza exterior quanto a interior também, sempre disposto a ajudar outra pessoa mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida em troca. Olha, impossível não se apaixonar pelo Da Il porque além de ser um baita homão fisicamente, ainda possuía uma personalidade admirável. E mesmo quando surgiram momentos em que sua boa índole foi testada, momentos que o fizeram relembrar a dor que sentiu ao perder alguém que tanto amou, ele ainda conseguiu superar a crise e manter-se na linha, freando sua própria amargura e raiva. Ou seja, esse homem é incrível, apenas amem todos os aspectos físicos e interiores desse ser! E gente, preciso urgentemente ver outros doramas com esse deuso Daniel Choi porque né, eita homão!

Jung Yeo Wool (Park Eun Bin): "Quero ser detetive estagiária!"

Yeo Wool desde o início mostrou que estava disposta a tudo e qualquer coisa para descobrir o que realmente aconteceu com a irmã que tanto amava, e para isso, ela decide juntar-se à equipe de detetives que estão investigando um caso misterioso de desaparecimento de crianças. Ao pedir para ser parte da equipe, Yeo Wool não convence imediatamente o Da Il, apenas quando ela conta-lhe o verdadeiro motivo para querer se juntar às investigações é que ele permite que ela se torne uma espécie de estagiária, uma empregada de meio período. Entretanto, a mocinha demonstra estar apta a agir como detetive em qualquer tipo de situação e à medida que as situações exigem mais dela e um certo desdobramento faz com que ela seja a única capaz de ajudar diretamente o Da Il, Yeo Wool se torna mais do que necessária no time. O que eu mais gostei na Yeo Wool era sua coragem e determinação para buscar a verdade por trás da morte de sua irmã, mesmo arriscando-se e até se machucando em muitos momentos, ela jamais desistiu e persistiu até finalmente encontrar a pessoa responsável pela morte de sua amada e única família.
Em certo ponto da trama, Yeo Wool me surpreendeu por ser inconsequente ao ponto de cogitar desistir de si mesma caso isso fosse o necessário para acabar resolver de uma vez por todas a situação em que se encontrava, mais do que isso, ela era determinada o suficiente para arriscar-se a fim de proteger alguém que amava. Alguém capaz de desistir de si mesma para salvar quem ama é uma pessoa admirável pois nem todos tem essa coragem, e nossa mocinha era esse tipo de pessoa. Confesso que em certo desdobramento final desejei que usassem de outra forma a prota, não fazendo-a ser salva mas sim unindo ela aos demais personagens para que por fim, todos pudessem derrotar o mal. Porém, o enredo segue outro rumo e tive que me contentar com Yeo Wool não agindo da forma como eu queria, fazer o que né. Excluindo este detalhe, eu gostei bastante da prota e principalmente de sua presença marcante e corajosa, além de que, Park Eun Bin é uma das minhas atrizes favoritas desde Age of Youth e Age of Youth 2 então poder conferir a moça em um dorama com vibe tão diferente e sendo uma mocinha tão marcante me fez admirar ainda mais a atuação dela. Eun Bin diva!

Seon Woo Hye (Lee Ji Ah): "Eu sou a mulher de vermelho!"

Seon Woo Hye é inicialmente a personagem misteriosa da trama, não se sabe muito sobre ela, nem se é um fantasma ou uma entidade mais poderosa e superior, a única certeza é que ela possui habilidades não humanas que podem fazer com que as pessoas se machuquem ou até mesmo, morram. A moça de vermelho, forma como começou a ser chamada logo no início da trama, sempre está infernizando quem quer que ouse aparecer em seu caminho, demonstrando uma raiva incontrolável para com outros seres humanos. Eu criei diversas teorias sobre quem ela era e o porquê de estar sendo tão malvada, mas acabei sendo surpreendida com a história por trás da personagem e seus verdadeiros motivos.
Vale considerar que os desdobramentos apresentam a história completa da Woo Hye de maneira convincente e sólida, o que aumenta a curiosidade e surpresa de quem está acompanhando a trama permitindo que o telespectador desvende o mistério em torno dela junto com os protagonistas. Apesar de todas as ações da moça não serem justificáveis, não deixei de sentir pena da Woo Hye por ter sofrido tanto em certa época da vida e tão nova, acho que uma intenção da roteirista era justamente esta, mostrar como pessoas podem acabar escolhendo um caminho ruim após conviverem de perto com tanta falta de amor. A moça consegue nos fazer odiá-la em muitos momentos, até mesmo ter um pouco de medo justamente por não sabermos quem ela realmente é, o que a torna uma vilã memorável. Woo Hye é o tipo de antagonista bem definida que detestamos desde o início, mas que em certo momento nos aciona uma certa empatia, sentindo pela de quem ela se tornou sendo que de um modo ou de outro, ela tinha escolha. 

Além do trio principal, ainda temos personagens secundários que em certo momento da trama se tornam essenciais quando se trata em apoiar e ajudar a Yeo Wool e o Da Il, sendo eles os responsáveis pelo suporte nas investigações e até mesmo situações de perigo. Primeiro, preciso mencionar o ahjussi que todas as dorameiras da face da Terra conhecem, afinal a cada dez doramas que você assiste, ele está no elenco de onze deles. Estou me referindo ao nosso amado Senhor Kim Won Hae, o qual interpreta o detetive Han Sang Sub, um grande amigo e parceiro do Lee Da Il. Won Hae esteve em trocentos doramas, dentre os quais posso citar While You were Sleeping, Criminal Minds, Strong Woman Do Bong Soon, The Player - em breve resenha - Are You Human Too e por aí vai...

Outros personagens como a legista xamã Gil Chae Won (Lee Joo  Young mais conhecida como moça que interpretou a amiga da Bok Joo em Weightlifting Fairy Kim Bok Joo), o detetive Park Jung Dae (Lee Jae Kyoon), a advogada Baek Da Hye (Park Joo Hee) e o repórter Kang Eun Chong (Yoo Su Bin) também possuem suas relevâncias e ajudam muito os protagonistas em diversos momentos, sendo um verdadeiro elenco de apoio. Além deles, menciono brevemente o Kim Gyeol (Shin Jae Ha) por ter me enganado e surpreendido em certo desdobramento, e admito que fiquei triste por ele em um determinado momento.

- Romance implícito? Quero meu ship!

Inicialmente, não estava muito claro se teríamos um romance explícito, entretanto desde a primeira cena ficou impossível não cogitar um possível ship dos protagonistas porque a química estava estampada em cada cena para quem quisesse ver. Os primeiros mistérios sobre os casos investigados levam a Yeo Wool a aproximar-se do Da Il de maneira gradativa e por um acontecimento específico que não posso detalhar a fim de evitar spoilers, ela se torna a única pessoa que pode ajudá-lo diretamente. O que posso adiantar é que certo plot twist inicial faz com que a mocinha seja a única e exclusiva pessoa capaz de permitir que o Da Il continue sua vida como detetive do jeito "normal", ficará confuso para quem não viu o drama, mas se eu contar não tem graça, gente.

Pois bem, eis que essa aproximação entre a Yeo Wool e Da Il é gradativa e no começo é apenas profissional, eles estão decididos a descobrir quem é a mulher de vermelho e o porquê dela ter levado as pessoas que eles amavam e além disso, desejam encontrar uma forma de impedir que ela faça outras vítimas. Em meio a investigações envoltas em mistérios e momentos tensos e perigosos, os dois começam a apoiar-se um no outro, a dividir as tristezas pois já que conheciam a dor de perder alguém amado sabiam como compreender as dores um do outro, e demonstram também uma preocupação com o bem estar do outro já que estão sob constantes ameaças.

E inesperadamente, a situação começou a tender implicitamente para um relacionamento amoroso e eu AMEI isso porque meu lado dorameira shipper estava desesperadamente berrando para que saísse um ship oficial desse dorama a fim de aproveitar o maravilhoso entrosamento do Daniel e da Eun Bin nas cenas. Até os olhares demonstravam a química desses dois, e que olhares, nossa!

Como a atmosfera do enredo passa longe de ter foco em romance, não temos nada concreto real oficial nem no início muito menos no fim e não vou iludir vocês, porém, entretanto, todavia, há sim a confirmação dos sentimentos deles, e a inicial amizade findou-se sim em amor. Por mais que eu desejasse uma abordagem mais aberta e direta do romance entre os dois, ao menos no último episódio acabei me contentando com a sugestiva finalização do casal e engolindo o desfecho da trama (ponto que comentarei mais detalhadamente no próximo tópico), de modo geral, o fato é que criei meu próprio final para o ship e na minha cabeça tudo foi lindo e nada mais importa. Só sei que alguém precisa unir Daniel Choi e Park Eun Bin em um dorama de romance porque garanto que esses dois seriam surtantemente shippáveis no quesito casal oficial, sério.

- Um final que dividiu opiniões...

Então, pelo que li de comentários na internet o final do dorama dividiu opiniões, muitos não gostaram do desfecho e outros até aceitaram sim aquele fim, mas no geral acho que todos os telespectadores do título concordam em um ponto, poderia ter sido melhor. Sim, poderia. Confesso que eu criei altas expectativas em relação ao desfecho, não em relação a Woo Hye, mas sim ao ship e a situação do Da Il, a qual não irei comentar em detalhes porque seria um baita spoiler. O fato é que o encerramento da trama cumpriu com o objetivo de resolver os mistérios que se perduraram por um tempinho, conseguiu ser satisfatório no que diz respeito ao destino da vilã e de personagens secundários, porém, entretanto, todavia, sinceramente, não queria que o meu ship se resolvesse daquela forma... Não conseguirei explicar devidamente minha opinião sem um parágrafo tendencioso com spoilers diretos e nas entrelinhas, então se querem fugir disso pulem para o tópico OST.

COMENTÁRIO COM SPOILER: 
Eu compreendi que tinha até certa lógica a situação se resolver daquela forma, afinal Da Il passara por muita coisa e seu corpo estava em condições complicadas, então ele sair vivíssimo sem sequelas seria praticamente um milagre, MAS meu lado dorameira iludida e sonhadora queria muito que ele aparecesse todo pleno e recuperado no último episódio, e ainda disposto a casar com a Yeo Wool e ter filhinhos. Entendi que o corpo dele estava muito danificado e que para a roteirista o desfecho mais viável e inteligente seria aquele mesmo, só que eu simplesmente engoli. Aceitei? Sim. Gostei completamente? Não. Achei que a Yeo Wool perdeu espaço como mocinha ousada e determinada, sendo salva no fim como jamais quisera e acabou ficando sozinha... Tá certo que ela cumpriu a promessa à irmã e percorreu sua jornada pelo mundo, retornando à Coreia e reencontrando quem sempre amou, mas poxa, há um enorme obstáculo num amor entre fantasma e humana né? Porém, se consideramos que esse ano tivemos até o ship robô+humana, não vou reclamar desse aqui. No fim, a proposta da equipe formada se cumpriu, todos se uniram para enxergar além da razão, sabendo da existência de forças sobrenaturais e buscando impedi-las de machucar as pessoas, e com direito a desfile de carros chique à modo Transformers. De modo geral,  fiquei um pouco decepcionada com esse fim, posso dizer que eu apenas o engoli, o que não mudou o fato de que esperava muito mais e criei meu fim alternativo todo feliz com direito a ship e casamento porque considerando que Daniel Choi e Park Eun Bin esbanjaram química na telinha só com meros olhares preciso frisar que foi um baita desperdício não ter rolado um maior skinship e muitos beijos. É isso, me julguem. E comentem o que acharam desse último episódio!
FIM DE SPOILER.

- OST: Tem a moça do Peek-a-Boo e o menino do Open Your Eyes

Apesar de um único detalhe não ter me agradado por completo vulgo o final, isto não diminuiu o quanto curti The Ghost Detective, este foi um dos que mais amei acompanhar na temporada passada, então o recomendo sim. Deixem suas impressões sobre o título abaixo e ouçam a trilha sonora, principalmente a maravilhosa faixa interpretada pela Joy (Red Velvet) e Mark (todos os NCT que existem), sério, ouçam porque a música é muito boa! Até mais! :*

Dream Me - Joy feat Mark (O vídeo pode conter spoilers!)



My Love My Love My Love - Yoon Mirae (O vídeo pode conter spoilers!)



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Resenha perfeita e concordo plenamente. Séries como essa que tem uma boa história tendem a deixar a desejar no final. A trilha sonora é de matar qualquer coração e o entrosamento da equipe, a química, fez toda a diferença. O final clichê, na minha opinião era hiper necessário, já que foi uma angústia sem fim até conseguir vencer a dama do mal de vermelho. No mais, foi muito bom, e o bom e velho romance não pode ficar de fora, mesmo sendo em nuances como vimos valeu a pena e eu também escrevi meu próprio final para esses personagens tão maravilhosos. Daniel Choi me surpreendeu, desejo vê lo logo numa mesma vibe em.outra série com o final "tudo azul" como manda o figurino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, obrigada! <3 Uma pena que fizeram isso, deixaram esse final assim, poxa :/ Concordo! Até hoje ouço a OST e amei cada personagem, e esse elenco maravilhoso. Esse casal esbanjou tanta química que se tornou impossível não torcer por eles. Também estou esperando Daniel Choi novamente nas telinhas. hehe Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Amei de paixão este dorama, gostei bastante do final, me lembrou o romance A mediadora de Meg Cabot. Mas queria continuação, pq o final deu esta ideia. Adoraria uma 2 temporada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, nunca li A Mediadora, mas fiquei interessada. Eu AMEI esse dorama! Também adoraria uma segunda temporada haha
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo