Trap [K-Drama]


Para todos que curtem tramas fora dos clichês doramáticos e que mostram um lado cruel e violento da sociedade saibam que este dorama é para vocês. Trap é mais um título da emissora OCN que apresentou o pior e mais obscuro das pessoas, mostrando o que humanos monstros podem fazer.


Sinopse: Kang Woo Hyun é um âncora respeitável em uma estação de radiofusão. Ele tem uma família amável e pediu para entrar no campo político. Sua vida parece perfeita. Um dia, ele vai em uma viagem com sua família e uma trágica situação ocorre. Enquanto isso, Go Dong Kook é um detetive veterano. Ele pega o caso de Kang Woo Hyun  e investiga. 
Gênero: Ação, Thriller, Mistério, Crime, Investigação, Detetive
Nº de Episódios: 7
Emissora: OCN
Ano: 2019
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma tragédia familiar que mobiliza a polícia em uma investigação minuciosa.

Trap é um daqueles doramas que permitem ao telespectador sair da zona de conforto, fazendo-o sentir na pele um misto de sentimentos como medo, tristeza e até choque com a grande revelação da trama. A premissa do título já começa deixando várias interrogações na cabeça de quem está assistindo pois o protagonista Kang Woo Hyun é encontrado gravemente ferido com uma série de machucados aleatórios tais como queimadura, picada de cobra e outros, e a partir daí ele é levado às pressas ao hospital e a polícia começa a investigar o caso. Como Kang Woo Hyun inicialmente não lembra o que aconteceu devido ao trauma, só resta à polícia investigar e ir juntando os fatos a partir da investigação e dos fragmentos de memória que vão aparecendo na mente dele, sendo o testemunho do Sr. Kang a peça fundamental para descobrirem o que realmente aconteceu. Os eventos são retratados desta forma, uma mescla de passado e presente que atiça a curiosidade do telespectador para saber o que realmente aconteceu com o Kang e sua família que até então encontra-se desaparecida. O ritmo do dorama é ótimo e só contribui ainda mais para deixar quem está assistindo com um sentimento de preocupação e até mesmo nervosismo, a busca pela verdade aumenta cada vez mais a ansiedade do telespectador. Entre desdobramentos que apresentam personagens completamente loucos, monstros em forma de pessoas, e cenas completamente dramáticas capazes de fazer o coração doer (tal como aquela do final do episódio dois, a qual não consegui superar ainda), Trap se firma como um dorama totalmente fora de clichê que mostra os piores lados que os seres humanos podem ter. É um dorama violento, cruel e real se pensarmos como o mundo está cheio de pessoas monstruosas tais como as representadas na trama. Só recomendo mesmo para quem curte tais gêneros como os mencionados aqui. Se você ainda não assistiu esse título mas está pensando em ver após ler esta resenha saiba que ainda há muito mais em Trap inclusive um plot twist surreal, continuem lendo o post que falarei sobre mais adiante e não se preocupem porque não darei qualquer spoiler, afinal isto faria o dorama perder seu valor e as surpresas que ele proporciona, então podem continuar lendo tranquilamente. 

- Personagens

Kang Woo Hyun (Lee Seo Jin): Um profissional respeitado, excelente pai e marido nas horas vagas.

Kang Woo Hyun é um âncora famoso de televisão, um homem extremamente devotado ao seu trabalho e família, o qual está prestes a dar uma pausa na carreira para enfim poder se dedicar ao seu filho e esposa. Há boatos de que após essa aposentadoria dele como âncora, ele planeja se candidatar às eleições, entretanto, Woo Hyun deixa claro que seu principal interesse nessa pausa é dedicar-se às pessoas que ama e assim poder finalmente ter um tempo divertido e feliz com sua família. Nesta pausa profissional, Woo Hyun passa por eventos traumáticos e vai parar no hospital gravemente ferido, além de não saber o que aconteceu com sua família. Kang Woo Hyun foi um personagem complexo que inesperadamente, me causou um misto de sentimentos bons e ruins. Não posso comentar detalhadamente porque o protagonista é a chave para tudo no enredo, então permitam-se conhecê-lo vendo o dorama e surpreendam-se com ele da mesma maneira que eu me surpreendi.

Go Dong Kook (Sung Dong Il): Detetive veterano que luta contra as injustiças!

Go Dong Kook é um experiente detetive que em breve pretende se aposentar e assim dedicar mais tempo à sua filha. Atualmente, ele está separado da esposa e tenta ao máximo ser um pai presente ao mesmo tempo em que precisa lidar com a tristeza e dor que ficaram após uma tragédia familiar. Por ser tão habilidoso, a estação de polícia na qual trabalha entra em contato com ele quando recebe o caso do Kang Woo Hyun e ao aceitar fazer parte da investigação, ele enfrenta muitas adversidades. Detetive Go é um profissional admirável que busca a verdade mesmo que para isso precise arriscar sua própria vida, ele é alguém que age e não espera por ninguém. Acompanhar a jornada do detetive Go me despertou empatia pois vê-lo não saber lidar com seus sentimentos sobre sua tragédia familiar era doloroso, porém ele se mantinha seguindo em frente em busca da justiça e essa força era admirável. Este é um personagem muito real e profundo que cativa o telespectador simplesmente por ser quem é, e aposto que quem assistiu ao dorama se apegou à ele de alguma forma

Yoon Seo Yeong (Im Hwa Young): Uma profiler incrivelmente competente.

Seo Yeong é uma jovem policial que tornou-se profiler com o intuito de compreender e enxergar até mesmo os criminosos que se camuflam na sociedade fingindo serem pessoas normais. Ela é encarregada de investigar o caso do Kang Woo Hyun e tem papel fundamental na investigação, sendo ela a primeira a desvendar todo o mistério que envolve o caso. Esta foi uma personagem que mesclou bem o retrato de uma mulher profissional e sensível durante os acontecimentos mais cruéis. Admirei sua perspicácia, determinação e força de vontade. A atriz soube ser carismática e sem nem perceber fiquei encantada por ela, consequentemente sofri junto com a moça quando uma certa tragédia ocorreu em sua vida. Podem ter certeza que essa protagonista feminina irá lhes marcar profundamente!

Ah! Preciso mencionar brevemente que gostei muito da relação amistosa que nasceu entre o Detetive Go e a profiler Yoon. Inicialmente, ele aparenta ser machista e não reconhece o valor dela como profissional, mas a jovem prova seu potencial e o cativa com sua personalidade tão centrada e leve. Uma amizade improvável de respeito profissional mútuo que é apresentada de forma bem encaixável na atmosfera do dorama.

Há muitos outros personagens que fazem parte da trama e cada um traz sua contribuição para os desdobramentos e revelações da mesma, entretanto optei por não comentar detalhadamente sobre eles a fim de não conduzi-los a formarem uma opinião antecipada. Cada personagem é usado como uma peça do quebra-cabeça do enredo e a graça disto é fazer o telespectador ser sucessivamente surpreendido por cada um, digamos que se torna tipo um jogo de erro e acerto sobre quem é do bem ou do mal. Só menciono brevemente que tem uns certos personagens que me causaram muita raiva e tá pra nascer grupo mais sem noção e humanidade como aquele. Nossa! Odiei todos e eles tiveram o que mereceram.

- Reviravoltas e desfecho da trama.

Como mencionei acima, Trap é muito mais do que prometeu. A reta final do enredo traz uma sucessão de eventos trágicos e muito tristes, além de uma revelação surreal do tipo que você não consegue acreditar e fica encarando o teto por uns minutos até conseguir processar as informações e superar o choque. Fiquei completamente CHOCADA. Sério. Aquilo nunca me passou pela cabeça. Não comentarei detalhadamente porque o spoiler faria toda a surpresa ser perdida e é justamente isso que torna Trap tão memorável, o plot twist chocante que coloca o telespectador na lista de trouxas do ano. Olha, OCN não está para brincadeira neste 2019 e se Priest já tinha me feito sentir uma enorme trouxa por ter sido tão enganada, Trap me fez sentir ainda pior. Me senti tão enganada que fiquei com raiva de mim mesma.
Quem conferiu o dorama sabe do que estou falando e com certeza compartilha dos mesmos sentimentos, afinal ser tão enganada assim é até uma ofensa. Após tal revelação só sobrou mesmo torcer para que a justiça ainda fosse feita, mas infelizmente o desfecho como um todo, a meu ver, ficou meio raso. É como se deixassem um pequenino ganchinho para uma segunda temporada que talvez nunca venha e eu preferiria um final totalmente fechado e conciso. Alguns finais de certos personagens foram justos, outros extremamente injustos e trágicos (como o de certa personagem que não merecia aquilo) e a forma como a trama tentou explicar toda a conexão entre os grandes vilões e os acontecimentos foi aceitável, mas não me convenceu completamente. Fiquei com aquela sensação de que tudo poderia ser melhor encaixado. Apesar disto, não me arrependo de ter assistido ao dorama e como ele é curtinho, apenas sete episódios, se tornou um dos que nem percebi o tempo passar ao assistir. Para mim, o que fica de Trap é o retrato de como os seres humanos podem ser extremamente cruéis uns com os outros e que a violência está sim presente na sociedade e das piores formas possíveis, mas o título relata também que há pessoas lutando para tornar este mundo um lugar melhor, pessoas como o detetive Go e a profiler Yoon que buscam a justiça mesmo que para isso precisem arriscar suas próprias vidas. Estes personagens que tanto sofreram, inesperadamente me confortaram, através deles senti que nem tudo está perdido neste mundo caótico, ainda há profissionais dispostos e determinados a colocar tais monstros como os retratados na trama atrás das grades. 

- Conclusão

Trap é um dorama pesado que não recomendo para quem gosta apenas do gênero romance, porém é um banho de realidade que nos faz pensar sobre a violência na sociedade, a crueldade dos seres humanos e a busca por justiça. Um enredo memorável à sua maneira que não teve o final mais justo de todos, mas soube impactar no que se propôs a apresentar. Quem já assistiu comenta como lidou com a revelação chocante e quem pretender ver, confira e depois volta para trocar opiniões comigo ok?! Até mais! :*

0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo