The Crowned Clown [K-Drama]


Houve um tempo em que eu não era grande fã de sageuks (doramas de época) e só assistia mesmo aqueles muito comentados pelas dorameiras de plantão ou algum que apresentava elenco já conhecido e admirado por mim. Entretanto, nessa vida de dorameira estamos sob constante mudança adquirindo novos gostos e eis que agora só de sentir o cheiro deste tipo de dorama coloco-o imediatamente na listinha. Dentre os que mais curti acompanhar semanalmente está The Crowned Clown sobre o qual comentarei mais neste post.


Sinopse: Joseon está em um estado de desordem devido a revoltas e uma luta pelo poder em torno do rei Heon. Para evitar assassinato, um palhaço chamado Ha Seon é levado ao palácio para tomar o lugar do rei Heon. Ha Seon parece quase idêntico ao rei. Quando Ha Seon era criança, seus pais morreram durante uma epidemia. Ele quase morreu de fome na época, mas foi salvo por um grupo de palhaços. Ha Seon cresceu com os palhaços e se tornou um deles. Durante suas performances, Ha Seon atuava como o Heon devido à sua semelhança física. Agora, Ha Seon está nervoso que alguém no palácio descubra que ele não é o verdadeiro rei. Ele se apaixona pela bela rainha Yoo So Woon.
Gênero: Sageuk, Histórico, Romance, Melodrama
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Viki (online); Kingdom Fansubs (download/online), Subarashiis Fansub (download/online)

- Enredo: Um humilde palhaço  que ocupa temporariamente o lugar de rei.

Este dorama é um remake do filme coreano chamado Masquerade lançado em 2012, mas ainda não assisti ao filme então irei comentar sobre The Crowned Clown sem quaisquer comparações ok? Pois bem, a trama conta a história do rei Yi Heon, um jovem que ao perder o pai precisa lidar com o peso de se tornar o sucessor do trono e devido ao desespero de ser perseguido ou até mesmo morto por outros que almejam tal posição, ele decide tomar medidas drásticas. Heon impossibilita que qualquer outro se torne rei, até mesmo seu irmão mais novo, e começa a tomar medidas desesperadas para se proteger dos possíveis traidores que querem seu lugar no trono. Após ser envenenado, sua saúde mental fica cada vez mais caótica o fazendo não ser mais capaz de discernir sobre seus deveres como rei, se tornando um rei sanguinário que suja suas mãos de sangue sem sequer pensar duas vezes. Por obra do destino, um palhaço humilde chamado Ha Seon cruza o caminho do Secretário fiel do Rei, o Haksan, e a semelhança assustadora entre eles faz Haksan ter uma ideia que mudaria as vidas de todos. Haksan sugere ao rei Heon que ele deixe Ha Seon no trono temporariamente fingindo ser ele enquanto tenta descobrir quem tentou envenená-lo. Sendo esta uma oportunidade perfeita para Heon tirar uma folga do palácio, das obrigações e perigos atrelados à vida de rei, Heon não pensa duas vezes e ordena que o palhaço finja ser ele por uns dias. Como Ha Seon acabara de testemunhar o que a falta de poder pode causar às pessoas humildes devido a um acontecimento envolvendo sua irmã e por ter que obedecer às ordens do rei, ele decide se tornar temporariamente o Rei Heon. 
A premissa da trama explora justamente essa troca entre os dois personagens e como o verdadeiro Rei se torna cada vez mais instável mentalmente, em contrapartida, o jovem palhaço Ha Seon compreende mais a posição que está ocupando e como um rei deve verdadeiramente preocupar-se com sua nação a fim de tornar a vida de todos que a constituem melhor independente da classe social. O ritmo da trama é excelente e consegue dosar bem os gêneros conseguindo contar uma história sobre o trono e ao mesmo tempo, um caso de amor entre a rainha e um palhaço humilde que ela pensa ser seu rei. Quem curte sageuks que não são sofrência por completo deveria ver este aqui, mas deixo claro que o fato dele não ser 100% trágico não o exclui da listinha de doramas capazes de fazer seu coração doer. É um dorama que consegue envolver por causa da forma como é desenvolvido e das atuações dignas, principalmente do protagonista Yeo Jin Goo que brilhou em seu papel duplo. Continuem lendo porque ainda quero comentar muitos outros pontos do título.

- Contextualização histórica

Pesquisei sobre a história do rei, mas não achei nada concreto ou informações mais detalhadas. As informações que achei sugerem os mesmos eventos comentados no último episódio, um rei que conseguiu lidar com uma rebelião, elogiado por suas virtudes e sua abdicação após depor a rainha, posteriormente falecendo. Boatos mencionavam um palhaço humilde que era idêntico ao rei mas isso nunca foi provado, e segundo o que foi retratado no filme Masquerade (pôster ao lado), a trama conta a história do Príncipe Gwanghae, 15º príncipe da Era Joseon que por sua vez teria sido exilado. Há diferenças sobre as adaptações, mas o conteúdo da premissa é o mesmo, ou seja, se de fato um palhaço ocupou o lugar de rei, este o fez e melhorou a vida de seu povo até o último dia que pôde.

- Personagens

Rei Heon (Yeo Jin Goo): O rei loucão!

Heon cresceu com todas as atenções voltadas para si devido ao fato de ser o príncipe herdeiro e seu próprio Pai, o rei anterior, não lhe valorizava de fato, o que lhe fazia se sentir solitário. Após a morte de seu pai, Heon assume a posição no trono e para impedir que lhe tomem o reinado manda matar seu próprio irmão, iniciando uma relação de ódio entre ele e sua madrasta, a Rainha Viúva. Nos anos seguintes, Heon se mantém sempre amedrontado com medo de ser morto pelos que cobiçam o trono, o que lhe custa sua saúde mental e o torna cada vez mais sanguinário. A linha tênue entre lucidez e desespero é rompida e ele se torna refém de seu próprio medo e culpa enxergando como último recurso tornar o Palhaço Ha Seon seu substituto temporário. Enquanto Ha Seon assume sua posição sob as ordens dele, Heon tenta aproveitar ao máximo a vida fazendo uso até mesmo de drogas que possam aliviar seu estresse mental, consequentemente desgastando sua mente e saúde física. O Rei Heon foi o retrato do que era ser Rei em uma época repleta de guerras, manter-se firme e são em tal mundo era uma tarefa verdadeiramente difícil e sem ter qualquer apoio familiar, não restava nada além de sucumbir à sua própria loucura. Foi um personagem cheio de emoções conflituosas que mostrou uma crueldade sem tamanho, entretanto admito que senti pena dele, afinal suas ações foram resultado dos desesperados sentimentos de culpa e dor, e seu destino foi trágico.

Ha Seon (Yeo Jin Goo): Melhor rei e é isso!

Em contrapartida, Ha Seon cresceu sob os olhos de uma trupe de palhaços humilde que sempre o tratou como família cuidando dele e de sua irmã mais nova, a Dal Rae. Por ser criado com amor em um ambiente humilde, Ha Seon se tornou um moço gentil que conhece a pobreza e as dificuldades que ela proporciona. Ao ser descoberto pelo Haksan e sendo tão idêntico ao rei, ele é ordenado a fingir ser o Heon até que Sua Majestade retorne e este seria o início de mudanças inimagináveis na vida do humilde palhaço. Ao contrário do rei sanguinário, Ha Seon age exatamente como sempre pensou que um Rei deveria agir, ele se tornou sincero, gentil e cauteloso pensando primeiro em sua população principalmente nos mais pobres, ele se tornou o tipo de Rei que governa para o povo.
Acompanhar a jornada do Ha Seon como rei foi apaixonante principalmente pelo fato dele se preocupar genuinamente com seu povo e nunca deixar o poder da posição que estava ocupando lhe subir à cabeça, ele preservou sua essência todo o tempo. Este personagem foi admirável e encantador em todos os aspectos como rei, irmão e amante. Foi impossível não se apaixonar por ele! E preciso deixar registrada aqui a minha admiração pela atuação BRILHANTE do Jin Goo neste dorama. Esse menino merece um OSCAR. Quando estava na pele do rei sanguinário Heon seu olhar era sombrio, frio e perverso, até mesmo sua entonação era grave e causava espanto, mas quando estava em cena como o Palhaço Ha Seon, ele era um jovem com olhar leve e descontraído, uma voz calma e um sorriso acolhedor. Jin Goo conseguiu com maestria diferenciar seus dois personagens com suas expressões faciais e modo de falar, uma verdadeira prova de que talento não lhe falta. Um hino de atuação! Confiram esse incrível rapaz também em Orange MarmaladeCircle.

Rainha Yoo So Woon (Lee Se Young): A Rainha supostamente apática.

A bela rainha Yoo So Woon é uma mulher quieta e totalmente focada no dever advindo de sua posição. Por causa do comportamento sanguinário do rei Heon, ela perdeu a confiança e não enxerga mais nele o amigo que tinha logo quando entrou no palácio. Tal sentimento de desconfiança e mágoa pelas ações dele a faz constantemente entrar em conflito com ele e gradativamente, ela se distancia. Até que uma mudança ocorre e o Rei volta a ser mais gentil e doce, o que faz Soo Woon voltar a abrir-se emocionalmente para ele, mostrando que suas ações ranzinzas e seu modo apático não era nada mais do que decepção. Acompanhar a rainha So Woon é vê-la enfrentar adversidades e lidar com elas de maneira admirável, sempre sabia pôr-se em seu devido lugar como rainha, mas não deixava de enfrentar os perigos quando necessário. Gostei muito desse caráter direto e sob medida dela, não era uma rainha espalhafatosa, muito menos seca e dura, pelo contrário, era apenas uma moça que ganhou uma responsabilidade enorme ao se tornar parte essencial da família real, mas aceitou tal poder junto com todo o peso que poderia vir dele. Alguns podem tê-la achado um pouco sem sal e até mesmo apática, porém acho que tal personalidade foi necessária para não ofuscar o verdadeiro item especial da trama, o palhaço Ha Seon. Concordo que em algumas situações, ela deveria ter tomado a frente e agido, entretanto, de alguma forma, compreendi a personagem e o motivo de preferir não tomar a frente da situação quando tal dizia respeito ao rei. Para quem gostou da atriz neste drama, recomendo que confiram também a moça em A Korean Odyssey e The Best Hit.

Secretário Chefe Real Lee Yi Kyu - Haksan (Kim Sang Kyung)

O Secretário Chefe Real Lee é o responsável por manter em ordem vários assuntos do rei Heon e um dos mais próximos e íntimos dele. Por estar com tanto medo de ser morto, Heon pede para que Haksan encontre uma forma de lidar com a situação pois não quer morrer tão jovem e como uma alternativa apresentada pelo destino, o palhaço Ha Seon surge. Kyu propõe a troca para o Rei e imediatamente ele aceita, enquanto isso, ele decide que investigará quem supostamente tentou envenenar Heon e os planos secretos dos que pretendem alcançar o trono. À medida que conhece profundamente Ha Seon, Haksan começa a perceber que ele é exatamente o tipo de rei que a nação precisa, o tipo de líder com o qual sempre sonhou, a pessoa certa para governar o povo não apenas para os ricos, mas também para os pobres. Em contrapartida, o verdadeiro rei, o Heon, continua perdendo sua saúde mental e Kyu decide tomar a frente da situação. Este foi um personagem que me fez pensar se os fins justificam os meios, afinal tudo que ele fez foi em nome do que acreditava ser correto e mesmo algumas de suas atitudes sendo drásticas e erradas do ponto de vista moral, ainda assim ele continuou no caminho que julgava ser necessário até chegar ao fim. E no momento de arcar com as consequências, ele não fugiu ou justificou tais atos, ele enfrentou tudo de cabeça erguida. De certo modo, tal atitude foi admirável.

Shin Chi Soo (Kwon Hae Hyo): Vilão.

Chi Soo é o grande vilão da trama e lhe proporcionará muitos momentos de raiva e ódio. Quando Heon ainda se encontra como Rei, ele aproveita o fato dele estar mentalmente instável e o convence a fazer mudanças que lhe favoreçam. Por ser uma das pessoas do governo mais próximas e supostamente leais ao rei, Chi Soo usa e abusa de privilégios, até que o palhaço Ha Seon assume temporariamente o lugar do rei e acaba com suas regalias. E olha, me diverti muito toda vez que o Ha Seon cortava as asinhas desse nojento! De modo geral, este é um vilão que vocês irão detestar, então se preparem.

Rainha Viúva (Jang Young Nam): A Rainha que quer vingança!

Outra que tira o pingo de paciência que o ser humano tem é a Rainha Viúva. Por um lado, compreendi todo o ressentimento que ela tinha do Rei Heon e o motivo para desejar com todas as suas forças que ele pagasse pelo que fez, mas a partir do momento em que ela perdeu a noção da realidade direcionando sua vingança de modo a machucar quem não tinha nada a ver com as ações e ordens do Heon, comecei a sentir raiva. Precisei reunir toda a minha paciência e empatia para entender que todo o sofrimento dela havia se transformado em um forte desejo de vingança que precisava ser posto em prática independente de quem estivesse na frente, porém, ainda assim, nenhuma de suas ações eram justificáveis.

Há outros personagens que constituem a trama e se destacam em certos desdobramentos tais como a irmã do palhaço Ha Seon, a Dal Rae (Shin Soo Yun). Essa mocinha passou por uma experiência desesperadora e eu fiquei abalada ao vê-la sofrendo daquele jeito, principalmente porque logo depois disso ela acaba sendo afastada de seu irmão e perdendo a grande fonte de apoio que precisava. Compreendi a forma como o enredo desenvolveu a importância e presença dela na trama, mas não deixei de me sentir triste por no fim ela continuar longe de seu único parente. Nem sempre os personagens seguem o mesmo caminho, infelizmente.
Além da Dal Rae, outros personagens me cativaram. O fiel amigo e parceiro dela e do Ha Seon, o palhaço Gap Soo (Yoon Gyung Ho); a cortesã Woon Shim (Jung Hye Young) que demonstrou lealdade e amor sem igual pelo Secretário Haksan; e o Oficial Jang Moo Young (Yoon Jong Seok), o qual se tornou posteriormente uma espécie de braço direito do rei Ha Seon e me comoveu ao cumprir a promessa que fez para ele em uma cena no episódio final. 

- Eunuco Jo (Jang Gwang) & sua relação com o palhaço Ha Seon

Dentre todos os personagens preciso citar um que me cativou completamente, o Eunuco Jo. Este eunuco é o principal seguidor do rei e está constantemente à serviço dele, mesmo sofrendo com a instabilidade do Rei Heon, ele jamais reclamou ou se revoltou, seguiu fielmente suas ordens. Eis que Ha Seon assume temporariamente o lugar de rei e inesperadamente quem começa a tratá-lo como tal é o Eunuco Jo, tratando-o como seu superior e admirando-o por sua humildade. O primeiro a reconhecer o Ha Seon como grande homem e rei que era foi o Eunuco Jo, foi ele quem enxergou quão bondoso e gentil era o Ha Seon consequentemente, a relação entre eles se torna gradativamente mais próxima e eis que surge uma amizade encantadora. Era um respeito mútuo e acolhedor que transbordava nas cenas devido à química dos dois atores, e eu amei muito a forma como o dorama soube usar este aspecto. Posso dizer que temos aqui um bromance pouquíssimo comum que cativa por sua simplicidade, afinal nem sempre podemos conferir uma amizade entre duas pessoas de idades tão diferentes que se compreendem e respeitam desta forma.

- Ha Seon & So Woon: Um romance que dividiu opiniões.

Em alguns comentários que li nas redes sociais da vida, alguns disseram que acharam o romance desnecessário, sem graça, química ou física. Porém, ao menos para mim, o romance foi um adicional muito interessante e bom de acompanhar. Inicialmente, o suposto casal é o Rei Heon e Rainha So Woon, mas à medida que a trama avança fica notório que os sentimentos da rainha pelo Heon são mais de amizade e gratidão por quem ele um dia foi, sentimentos estes que se tornaram mágoas atuais devido à pessoa que ele se tornou. Como Heon está preso em sua própria mente, não consegue dar o devido valor à rainha tampouco demonstrar que seus sentimentos sempre foram genuínos, o que os distancia cada vez mais.

Com a chegada do Palhaço Ha Seon no palácio, parte do papel dele é manter sua identidade em segredo e agir como Rei Heon de modo que ela não perceba nem desconfie do que está acontecendo, da troca. Como as personalidades dos dois são assustadoramente diferentes, a tarefa se torna difícil, porém a gentileza do Ha Seon faz a Soo Woon lembrar de como o antigo rei era e ela começa a achar que talvez ele tenha voltado a ser um pouco de quem era antes. As situações vão surgindo e os dois se aproximam gradativamente até que a descoberta da So Woon sobre a troca é inevitável e isso coloca em risco o romance. Mesmo com toda as barreiras sob o relacionamento deles, as mentiras e o Heon pairando sobre este amor como uma sombra, não consegui deixar de shippar os dois.

Para mim, Ha Seon foi um homem admirável que se apaixonou verdadeiramente e soube dar espaço à So Woon quando ela precisou lidar com a verdade e com seus próprios sentimentos, ele a respeitou em todos os momentos da trama. Além de que, So Woon se encantou pelos pequenos atos do rei gentil, o qual era o Ha Seon fingindo ser o Rei Heon, então tecnicamente, ela realmente se apaixona pelo palhaço e não pelo rei sanguinário. Quanto a química, não acho que faltou, pelo contrário, estava presente em cada olhar e naturalidade de uma maneira leve e condizente com o enredo, os atores transpareceram as emoções e amor que seus personagens sentiam. Pode não ter sido o romance mais surtante de todos, entretanto, houve um valor próprio nesse ship e justamente por isso, o casal me conquistou. E olha, super aceito Jin Goo e Se Young em outro dorama futuramente.

- Final: Um desfecho com pontos negativos, mas positivos também.

Li alguns comentários referentes ao caminho que o enredo seguiu a partir de certo ponto, alguns não gostaram deste novo rumo e outros aceitaram. Mesmo achando triste o tal evento em questão e admito, ficar um pouco chocada com a ação do Haksan, não achei que isso diminuiu a qualidade do dorama como um todo, pelo contrário, o caminho do enredo a partir disto seguiu exatamente a ideia em que o Haksan acreditava, a qual ele julgava ser melhor para a nação. Eis que os desdobramentos posteriores colocam o Ha Seon em um perigo cada vez maior e seu segredo está prestes a ser descoberto, porém a maneira como os roteiristas conduziram esse ponto foi realmente emocionante e interessante. Nem todos que descobriram o odiaram, muito menos o amaram, cada um lidou com a descoberta de uma forma e agiu de acordo com seus próprios princípios fazendo jus aos sentimentos que o Ha Seon lhes despertou. E sendo bem sincera, o Palhaço Ha Seon era um príncipe muito melhor do que o Heon. A reta final é cheia de acontecimentos, alguns foram um pouco corridos, porém de modo geral o desfecho conseguiu ser bem conciso. A meu ver, o maior ponto negativo foram as tragédias envolvendo personagens que eu tanto gostava e o sofrimento do Ha Seon aos 45 minutos do segundo tempo sendo que eu estava muito feliz por ele decidir seguir um outro caminho e retornar às origens. Apesar dos pesares, e daquela passagem de tempo que atualmente não me agrada, gostei do final dado aos protagonistas e os adicionais comentados na tela sobre a história do rei foram algo que creditaram ainda mais a trama. Gostei do dorama? Sim. Poderia ser melhor? Sim também. Afinal, não precisava daquele sofrimento no finalzinho do último episódio né? Porém, superei isso e o que eu mais ansiava ver ocorreu, então peguei meu finalzinho do ship e fui embora.

- Participações especiais

Além de todo esse elenco incrível ainda há várias participações especiais de grande destaque na trama. Cito brevemente as aparições dos atores Jang Hyuk (Beautiful Mind, Voice) e Yoon Park (Please Comeback Mister, Introverted Boss, Age of Youth, Radio Romance), os quais interpretaram personagens muito importantes para determinados desdobramentos do enredo, um na parte inicial e outro na final.

- OST

Pois bem, The Crowned Clown é um dorama sageuk bom que traz a atuação brilhante e digna de OSCAR do Yeo Jin Goo e um elenco competente que interpreta seus personagens com veracidade admirável. Além disso, ainda há uma fotografia e figurinos encantadores típico do gênero, tretas sob medida e um romance impossível de ignorar, então fãs de dramas épicos não podem perder este título. Abaixo deixo algumas faixas da OST e para ouvi-la na íntegra confiram a playlist que minha amiga Julyana (@infinitekimchi) fez no spotify. Comentem o que acharam do dorama. Até!

Always - Seulgi (Red Velvet)



That Day, We - BaekHo (NUEST W)



Um comentário:

  1. Obrigado pelo excelente texto! Adorei a série! Já baixei a playlist também. Vivo assistindo as partes favoritas novamente no Netflix. Existem outros romances de época como esse que vc pudesse recomendar?

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo