The Last Empress [K-Drama]


Quem curte tramas envolvendo a realeza, mas com um toque moderno que a insere na atualidade pode chegar mais porque esta é a dica perfeita. The Last Empress traz uma história repleta de tretas típicas de dramas sageuk que se ambienta numa fictícia Coreia do Sul em regime monárquico, e olha, esse enredo causou incontáveis burburinhos principalmente após seu final. Vamos lá comentar sobre o título!


Sinopse: Situado em um universo alternativo, em que a Coréia é uma monarquia constitucional em 2018. Oh Sunny é uma atriz musical brilhante e vivaz que se casa com o imperador Lee Hyuk. Ela se envolve na luta pelo poder do palácio e em um misterioso assassinato que desencadeia eventos que ameaçam a própria monarquia. Mas ela acaba se apaixonando por Na Wang Shik, que trabalha como guarda-costas para a família imperial. Ele começou a trabalhar no palácio para se vingar da pessoa responsável pela morte de sua mãe.
Gênero: Ação, Mistério, Comédia, Romance
Nº de Episódios: 52 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018 - 2019
Emissora: SBS
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma monarquia e um plano de vingança.

O enredo é ambientado na atualidade, mas traz um universo alternativo no qual a Coreia do Sul ainda possui uma monarquia sendo governado pelo Imperador Lee Hyuk. Hyuk não é o tipo de imperador muito responsável e preocupado com o bem-estar de seus cidadãos, passando mais tempo curtindo todos os benefícios do poder que possui. Em um dos seus momentos de curtição, ele atropela uma senhora e para esconder seu crime conta com o apoio de sua secretária pessoal, Min Yu Ra, a qual lhe propõe que use a atriz Oh Sunny como álibi. Os dois se unem para camuflar o assassinato e Hyuk se casa com Sunny para desviar o foco da mídia nas investigações e acusações sobre esse crime e assim concretizar seu álibi, porém o filho mais velho dessa senhora, Na Wang Shik, descobre o que eles fizeram e começa a perseguir o Imperador. Hyuk ordena aos seus subordinados que se livrem de Wang Shik, mas ele sobrevive e decide criar um plano de vingança, iniciando um treinamento e mudando completamente sua aparência para não ser reconhecido, passando a ser um novo homem (literalmente novo haha') chamado Chun Woo Bin. Woo Bin entra no palácio disfarçado como Guarda Real e começa a investigar a família real, além de aproximar-se gradativamente do Imperador Hyuk a fim de conquistar sua confiança e descobrir outros segredos dele. A partir de então, temos um verdadeiro cenário de sageuk moderno com direito a tretas, uma realeza tóxica repleta de cobras e uma busca incansável do protagonista por vingança e justiça. Este foi um dorama que agradou a maioria da população dorameira até antes dos episódios finais, pois o desfecho do mesmo deixou a desejar e se tornou um ponto consideravelmente negativo, mas comentarei sobre isso no penúltimo tópico. Apesar dos pesares, não posso dizer que The Last Empress foi completamente ruim, pelo contrário, após a finalização da trama pensei nas minhas considerações sobre a mesma e percebi que houveram pontos positivos e negativos, os quais comentarei ao longo da resenha. Continuem lendo e comentem depois em quais pontos concordam ou não comigo.

- Personagens

Oh Sunny (Jang Na Ra): Mocinha ingênua que se torna A imperatriz. Na Ra diva!


Oh Sunny é a filha mais velha de uma família humilde e sonha em se tornar atriz de musical, iniciando sua carreira em peças de teatro pouco conhecidas e interpretando os mais variados e pequenos papéis a fim de encontrar uma oportunidade em que possa enfim provar seu talento como atriz. Desde jovem, ela sempre foi fã do imperador Lee Hyuk, sendo praticamente uma fangirl do rapaz, fangirl do tipo que tem pôsters e fotos dele em seu quarto, então quando finalmente o conhece não consegue acreditar que tal momento é real, muito menos que ele supostamente está interessado nela. No começo da trama conhecemos uma Sunny ingênua, inocente e muito apaixonada pelo Hyuk, ela realmente acredita que ele a ama e faz de tudo para demonstrar que também está disposta a manter um relacionamento com ele, por isso logo aceita o pedido de casamento do imperador. Isso não é spoiler, relaxem.
O que ela não sabia era que esse casamento mudaria sua vida completamente e a faria entrar em um ninho de cobras, em um verdadeiro cenário de guerra montado pela família real. À medida que Sunny começa a descobrir os podres da família real, as verdades por trás do seu marido e outros membros da família, ela decide trazer a verdade à tona, e inicia uma verdadeira jornada de busca por justiça. Um dos pontos mais positivos da trama é justamente essa mudança da Sunny, a inicial mocinha que era constantemente enganada se mostra uma mulher forte, determinada e inteligente, capaz de enganar todos aqueles que mentiram para ela e mais, capaz de expôr a verdade e vergonha da família real de maneira justa e digna. Para quem gosta da Na Ra recomendo também outros trabalhos dela tais como Hello Monster e Go Back Couple.

Na Wang Shik - Chun Woo Bin (Choi Jin Hyuk): A prova viva que um corte de cabelo muda sua vida!

Wang Shik sempre foi um homem humilde e de bem com a vida que dava tudo de si para fazer sua família feliz, inclusive a agregada familiar Yu Ra, a qual a mãe dele acolheu com todo o carinho. Ele nutre sentimentos pela moça e não mede esforços para vê-la sorrir e feliz, porém todo esse bom sentimento se transforma drasticamente quando ele descobre o falecimento de sua mãe e as pessoas responsáveis por isso, sendo uma delas a própria Yu Ra. Após ser perseguido e sobreviver a um evento que quase lhe tirou a vida, Wang Shik decide retornar ao palácio atrás de vingança e para isso, muda drasticamente. A mudança do moço foi tão drástica que as dorameiras transformaram isso em meme. Hahah' Quando Wang Shik chega ao Palácio, ele finge ser uma Guarda Real chamado Chun Woo Bin e disfarçado busca conseguir a confiança do Imperador para desta forma encontrar provas que possam incriminá-lo e provar o envolvimento dele com a morte de sua amada mãe.
Acompanhar o processo de busca por vingança e justiça do Wang Shik foi outro ponto positivo da trama, pois era possível sentir sua necessidade por provar o crime do Imperador e ao mesmo tempo, os conflitos que ele sentia por desejar desesperadamente matar o Hyuk e a Yu Ra, mas saber que se tornar um assassino o faria ser como eles. Este foi um protagonista que me cativou muito, em parte por demonstrar seus conflitos tão humanos, e também pela interpretação excelente do Jin Hyuk. Foi realmente uma pena a forma como conduziram o enredo e consequentemente o final associado ao personagem, mas isso comentarei em outro tópico lá no final. Para quem gosta deste ator recomendo que assista Devilish Joy (em breve resenha) e Tunnel pois nestes outros dois títulos, seus personagens foram muito bem trabalhados, o que infelizmente não aconteceu neste aqui.

Lee Hyuk (Shin Sung Rok): Lhes apresento o Imperador, uma Praga!

Lee Hyuk é o Imperador da Coreia do Sul, mas isso não faz dele um homem responsável, pelo contrário, a criatura é desprezível, capaz de cometer um assassinato e ainda achar que ele é a verdadeira vítima. Hyuk foi o tipo de vilão que consegue cativar, sendo odiado e amado ao mesmo tempo, o Sung Rok conseguiu dar vida a um personagem levemente cômico que despertava afeição ao mesmo tempo em que demonstrava ser um homem cruel e violento, creio que por este motivo tantas dorameiras gostaram verdadeiramente dele. Entretanto, mesmo amando a atuação do ator, não consegui gostar do Imperador, afinal Lee Hyuk era em sua essência, um homem desprezível capaz de machucar e assassinar pessoas sem sequer arrepender-se de tais ações. Para mim, o fato do Hyuk ter sido um personagem tão carismático e cativante em alguns momentos não o tornou menos vilão do que ele era, por tal motivo, não consegui enxergá-lo merecedor de um final feliz tampouco consegui cogitar vê-lo conquistar o coração da Sunny depois de todas as maldades que ele fez com a moça. Este personagem era realmente uma Praga e detestei a criatura do início ao fim, sem mais.

Min Yu Ra (Lee Elliya): A gananciosa!

Min Yu Ra desde o início trabalha para a família real como uma espécie de secretária pessoal, e por ser tão gananciosa não se contenta com sua posição, ela apenas deseja se tornar a próxima imperatriz a todo custo. Yu Ra é órfã, mas foi acolhida com muito amor pela mãe do Wang Shik, mas infelizmente, ela nunca valorizou estas pessoas e comete um crime imperdoável, tudo por causa de sua ambição que a fez contribuir para o assassino da mulher que lhe tratou como filha. Após tal ato, ela ainda encena um jogo de lealdade ao imperador Hyuk para que ele confie nela e acredite que o segredo do assassinato está seguro. Yu Ra é tão esperta e mentirosa que engana perfeitamente o Lee Hyuk e desta forma, consegue até mesmo fazê-lo se apaixonar perdidamente por ela. Mesmo quando Hyuk é obrigado a casar com a Sunny, Yu Ra não desiste e continua com esse relacionamento na esperança de que o imperador se separe e faça dela sua esposa. Esta foi uma personagem que detestei desde o início da trama, ela foi capaz de machucar a mulher que lhe acolheu verdadeiramente como filha, mentiu inúmeras vezes quando precisava estar em vantagem nas situações e sequer amava seu próprio filho. Sinceramente, não há como detestar menos esta mulher! Isto prova quão talentosa a atriz Elliya é, a moça foi da água para o vinho de um drama para outro, em Miss Hammurabi ela era uma mulher incrível e admirável, já aqui em The Last Empress era a verdadeira definição de cobra.

Família Imperial

Além do imperador praga, a família imperial está cheia de outras pessoas detestáveis. Dentre elas, posso citar a mãe do Imperador Lee Hyuk que exerce o papel de Rainha/Imperatriz Viúva, a Kang Eun Ran (Shin Eun Kyung). Esta aqui foi uma das que mais odiei justamente por ela não ter qualquer senso de responsabilidade por suas ações, tampouco consideração pelos que ama chegando a tramar contra seu próprio filho diversas vezes. Se uma mãe não se preocupa ou protege seu filho, isso é só uma prova concreta do quanto a pessoa não presta né?!

Tem também a irmã do Lee Hyuk, a Princesa Soo Jin (Lee Hee Jin). Soo Jin era um pouco desequilibrada mentalmente, mas apesar de cometer alguns erros em certos momentos e ser tipo beeem louca, ainda assim, de todos os males dessa família, ela era o menor. Por ser tão ingênua e viver em seu próprio mundinho era constantemente enganada por seus parentes e até mesmo pelo Woo Bin e nem dá para julgar a moça né?! Afinal, considerando o baita homão que ele é até eu cairia nas palavras dele.

As únicas pessoas dessa família que tem senso de responsabilidade e sabem como agir dignamente para reparar os erros da realeza são a chefe da família, rainha Jo (Park Won Sook), e o irmão mais novo do Lee Hyuk, o Lee Yoon (Oh Seung Yun). A Rainha me surpreendeu logo no início da trama, pois ao contrário do que eu pensava, ela não escondeu os erros e crimes que descobriu estarem associados à sua família, ela simplesmente agiu de acordo com seus princípios a fim de acabar com a impunidade e injustiças da família real. Infelizmente, nossa Vovó Rainha não consegue justiça tão rapidamente, mas ela foi muito importante pois marcou profundamente a Oh Sunny com seu carisma e bondade, e deu a permissão e poder necessários para que ela continuasse a busca por justiça.

Lee Yoon foi outro personagem que me conquistou grandemente, afinal no meio de tantas cobras na família, ele ainda assim conseguiu continuar sendo um bom rapaz com princípios intactos e nos momentos críticos, agiu em busca da verdade mesmo colocando-se em risco. Yoon jamais esqueceu os crimes cometidos por sua família e tentou à sua forma repará-los, fato este que me fez admirá-lo por sua coragem e inteligência, aposto que também irão se encantar por este rapaz.

Também preciso citar a princesinha Ah Ri (Oh Ah Rin). Essa garotinha me irritou muito no começo pelo fato de ser uma criança mimada e muitas vezes, agir de forma egoísta. Entretanto, acompanhar a aproximação e desenvolvimento dela com a Imperatriz Oh Sunny se tornou um dos pontos mais positivos do enredo. Sunny começa a gostar da Ah Ri como se ela fosse realmente sua filha e faz todo o possível para educá-la corretamente, ensinando-a o que é certo e errado, na tentativa de impedir que ela se torne mais um integrante arrogante e criminoso da família real. Eu amei esse relacionamento mãe e filha que nasce entre as duas e principalmente, o amadurecimento da Ah Ri, a forma como ela começa a perceber quão errada estava a sua concepção sobre as pessoas abaixo de seu poder como membro da realeza.

A partir da Ah Ri percebemos como um adulto influencia na vida de uma criança. De um lado, existia a Sunny mostrando o justo e correto, do outro, a babá Seo Kang Hee (Yoon So Yi) que a criou desde pequena nutrindo-a com arrogância e ganância. Esse contraste nos ensinamentos dados a Ah Ri mostram um cenário infantil interessante que traz desdobramentos importantes para o enredo. E palmas para a atuação da Ah Rin! A mocinha deu um show em todas as cenas e podem ter certeza que ela estará em muitas outras produções coreanas no futuro.

Oura criança que brilhou em suas poucas, mas marcantes cenas foi o Oh Han Kyul que interpretou o Na Dong Shik, o filho da Min Yu Ra. Achei realmente uma pena ele ter uma mãe cobra como ela, porém felizmente, o Wang Shik era um verdadeiro irmão mais velho/ pai para ele e o protegeu sempre que necessário. Amei muito a relação dos dois, e gostaria que tivesse sido melhor explorada.

Família Ohs LOhoucos

A família da Oh Sunny também merece menção porque mesmo este sendo um cenário familiar um pouco louco, modo como eles mesmos se denominavam, ainda assim, a maior mensagem transmitida pela família Oh é a de união e amor. Amei o tom cômico da família, a relação entre eles e o modo como o pai Oh Geum Mo (Yun Da Hun) e a irmã Oh Hel Ro (Stephanie Lee) estavam sempre dispostos a defender a Sunny, mesmo que para isso precisassem fazer uso da força física. Família é justamente o que eles retrataram, amar incondicionalmente e estar preparado para defender o parente sempre que necessário.

- Romance: Possíveis casais aceitáveis e uns impossíveis de engolir!

Há muitos possíveis casais na trama então pode ser que você acabe shippando errado. Talvez. No começo do enredo nos deparamos com o relacionamento entre a Sunny e o Imperador Praga Lee Hyuk, o qual a propõe casamento após vê-la em uma peça de teatro só para com isto ter seu perfeito álibi. Como Sunny sempre nutriu sentimentos pelo Hyuk pois ele era seu crush da adolescência, ela não demora a acreditar nos supostos sentimentos dele e decide aceitar o pedido. Tempos depois, eles estão casadíssimos e a partir daí, Sunny gradativamente começa a conhecer verdadeiramente o Lee Hyuk e descobrir toda a podridão dele e da família real.

Claro que essas descobertas não surgem simplesmente do nada, há uma série de eventos que fazem a Sunny duvidar das ações do Hyuk e de outros membros da família real até que por fim, os fatos estão na cara dela e a verdade surge sem piedade.E olha, esse possível romance estava tão cercado de segredos, crimes, mentiras e traições que imaginar a Sunny perdoando o Hyuk e sendo feliz com ele no final era, para mim, uma ofensa absurda. Eu entendo quem shippou o casal até certo ponto da trama, mas sinceramente cogitar os dois juntos até o final foi algo que jamais me passou pela cabeça. O motivo? Lee Hyuk pode ter amado a Sunny verdadeiramente após um tempo, mas isso não mudou o fato de que ele foi um desgraçado mentiroso e criminoso que abusou de seu poder como Imperador para feri-la inúmeras vezes, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Mesmo quando ele já demonstrava estar apaixonado por ela, ainda assim continuou cometendo erros, ignorando o certo tentando fingir que estava tudo bem ao invés de tomar uma atitude digna e consertar a bola de neve dos crimes. E se mesmo assim, ela o perdoasse para enfim eles ficarem juntos? Na minha mais humilde opinião, o ato do perdão em si não apagaria os erros que ele cometeu, ainda mais sendo erros tão graves, na verdade, foram crimes. A meu ver, o ato de perdoar faria a Sunny sentir-se livre para seguir em frente e não se apegar mais a tudo que aconteceu, entretanto, perdoar e fingir que tudo sequer existiu são duas coisas beeem diferentes. Não estou julgando quem shippou os dois do início ao fim, afinal cada um tem o direito de shippar qual casal quiser apenas quis expressar minha opinião sobre o que achei deste casal.

A maior verdade deste enredo é que Min Yu Ra e o Imperador Praga Hyuk eram o ship certíssimo porque os dois se mereciam por serem farinha do mesmo saco. Duas pragas! Yu Ra tinha seus próprios objetivos em nome de sua ganância pessoal e para alcança-los precisava do apoio do Imperador, então ela logo iniciou seu plano de conquistá-lo a todo custo. Mesmo com a Sunny entrando na jogada como esposa do Hyuk e Imperatriz oficial do reino, Yu Ra não desistiu e contentou-se em ser a amante dele por um tempo enquanto arquitetava formas de livrar-se da Sunny. A única verdade é que a química entre os atores fazia jus ao retrato de paixão ardente do Imperador por sua Secretária Pessoal, e eu torci fortemente para que eles pagassem por todos os seus crimes.

Quem me deixou com gostinho de romance mesmo foi a Sunny e Wang Shik. A verdade é que nós dorameiras fomos enganadas na cara dura pela SBS porque nos prometeram um ship amoreco, deram cenas meigas de um preocupando-se com o outro e no fim, ficamos só na vontade. Apesar dos pesares, na minha memória ficarão os bons momentos entre os personagens, a forma como eles se uniram para fazer a família real pagar por seus crimes, e o modo como se tornaram gradativamente próximos passando a confiar um no outro com uma sinceridade encantadora.

Parte desse carinho que criei pelo ship foi devido à química tão boa entre a Na Ra e o Jin Hyuk, e descobri ao ver este dorama que eles contracenaram juntos na versão coreana de Fated to Love You. Agora tenho mais um motivo para conferir este título. Pois é, deixo aqui esse parágrafo em memória ao nosso ship principal que foi descartado sem piedade. Que triste isso!

Com certeza, o melhor ship do dorama foi Hel Ro e Lee Yoon por ter sido o único romance bem desenvolvido da trama. Desde a primeira cena juntos, os dois já me cativaram não apenas pela química natural dos atores, mas justamente por trazerem aquela atmosfera de romance secundário que eu, particularmente, adoro. É muito bom quando um casal secundário consegue conquistar despretensiosamente porque isso faz o telespectador torcer ainda mais pelo mesmo. Gostei muito de como os dois se aproximaram, a forma como lidaram com as situações e mesmo eles não tendo Aquele destaque, ainda assim se tornaram um dos pontos mais positivos do enredo.

- Final: Decepcionante.

O maior erro de The Last Empress, com certeza foi o seu desfecho. Até agora não conheci uma pessoa que gostou ou ficou satisfeita com esse final, e eu sou uma das dorameiras que ficaram indignadas feat revoltadas com a forma como finalizaram a trama. Até um certo momento, o enredo conseguiu manter o ritmo trazendo desdobramentos e revelações bem interessantes, o que mantinha o telespectador ligado ao dorama, porém o receio da nação dorameira começou quando adicionaram mais quatro episódios (de 30 minutos) ao título por causa do sucesso dele e o ator principal Jin Hyuk deixou claro que não poderia gravar as cenas adicionais por conflitos de agenda.
Eis que ficou a dúvida: como vão finalizar a trama sem um dos protagonistas? Pois é. A roteirista deu um jeitinho, mas poxa, que jeito mais absurdo e revoltante! Eu entendo que a pobre ficou num impasse, mas sinceramente, acho que os envolvidos na produção antes de decidirem aumentar a quantidade de episódios deveriam entrar em contato com os atores e verificar a disponibilidade deles, afinal o Jin Hyuk assinou o contrato para 48 episódios e não 52, então ele não tinha que mudar sua agenda pré-estabelecida por causa de tal situação. Esse problema resultou em um fim insatisfatório para seu personagem e tal acontecimento foi uma falta de respeito com o ator e seus fãs. Além de que, a situação mudou toda a trajetória da trama nos eventos finais dando um reconhecimento indevido ao Lee Hyuk, fazendo-o aos 45 minutos do segundo tempo agir dignamente supostamente se redimindo sendo que ele jamais demonstrou qualquer sinceridade ou reconhecimento de seus erros em todos os outros 48 episódios anteriores. Ah, por favor, NÃO deu para engolir! Alguns fins de determinados personagens foram até justos e aceitáveis, mas o desfecho do Wang Shik que de protagonista se tornou mero figurante, sinceramente, foi tão revoltante que foi impossível engolir aquele final. E nem vou comentar daquele extra com Sunny e Imperador porque né, desnecessário. Que final DECEPCIONANTE.

- Conclusão & OST

De modo geral, The Last Empress foi um sageuk moderno com bom ritmo e bem estruturado até certo ponto da trama, porém infelizmente o final se tornou decepcionante e contrariou tudo que tinha desenvolvido até então. Sinceramente, eu poderia muito bem ter parado de assistir no episódio 48... Nem sempre finalizamos um dorama com aquela sensação gostosa de que valeu a pena cada segundo, mas a gente segue em frente e começa outro (s) né?! Hahaha' No mais, guardarei na memória as excelentes atuações, os pontos positivos e o resto, apenas finjo que não vi. kk' Comentem também o que acharam do enredo e do grand finale, quem ainda não viu já vai preparado tá?! Abaixo deixo minhas faixas preferidas da trilha sonora, bye.

Not Over - Gaho



Overload - Jimin



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo