Retrospectiva ~KPOPANDO: 2019


Nos três últimos anos decidi fazer minha retrospectiva pessoal de singles kpop, e este é um post muito bem recebido por vocês todas as vezes. Então, nada mais justo do que continuar a tradição. Convido-lhes a colocar seus fones de ouvido, clicar no play e claro, comentar os suas canções preferidas também.


De todos os anos desta retrospectiva, inesperadamente 2019 se tornou o mais fácil deles. Talvez porque pouco singles me fizeram surtar, ou simplesmente porque foi mais fácil excluir os que me agradaram menos. Senti que ano passado foi um ano musicalmente diferente para mim, pois algumas canções eu curti, mas poucas me despertaram Aquela necessidade de ouvir todo dia sabe? Pois é, foi um ano relativamente "mais fácil" no quesito escolha dos melhores singles, mas isso não significa que o ano como um todo foi ruim, pelo contrário, foi um bom ano. Recomendo, inclusive que deem uma conferida no ~KPOPANDO mensal de 2019 e espiem tudo que rolou no kpop durante todo o ano. E tal como nos anos anteriores (2016, 2017 e 2018) optei por algumas regrinhas que tornassem mais fácil e justa a minha escolha.

Primeiramente, para ter uma maior diversidade nas posições, decidi que cada kgroup só apareceria na lista uma vez, mesmo que alguns grupos tenham lançado um mini álbum/álbum completo maravilhoso ou até um número considerável de ótimos singles em apenas um ano, apenas UMA faixa seria escolhida. Outros critérios usados foram:
  • Em caso de empate entre single A ou B", tomei a decisão final com base nos seguintes quesitos: análise da faixa em si (melodia, estrutura, originalidade), musicvideo (produção, cenários, conceito, etc) e por fim, em alguns casos, coreografia, afinal todos sabemos que certas faixas do kpop ganham atenção justamente por este ponto tão importante.
  • No caso de um grupo ter lançado várias faixas que me agradaram, eliminei as que menos gostei considerando quais mais ouvi durante o ano, e dentre as que mais curti, selecionei a que mais destacou-se musicalmente, no sentido de atender o pré-requisito anterior.
  • Quanto às OSTs (faixas lançadas especialmente para promover doramas), estas foram desconsideradas neste post porque elas são lançadas com intuito de promover o drama em questão, então como a categoria é para os singles do kpop em si, estas OSTs fariam a mesma perder o propósito. Estas trilhas sonoras de doramas estarão em outro post de retrospectiva que sairá em breve.
  • Faixas de grupos coreanos lançadas como single original japonês ou apenas como uma versão japonesa não foram consideradas pois o objetivo da retrospectiva é apontar os melhores do kpop, ou seja, o melhor da música pop coreana.
  • E por último, mas não menos importante, apenas 25 faixas foram escolhidas, as quais estão de acordo com estes quesitos mencionados e claro, meu gosto pessoal. 
Provavelmente vocês irão discordar de alguns escolhidos ou de todos, mas convido-lhes a montarem nos comentários suas 25 faixas preferidas de 2019 e saibam que este post é apenas uma opinião pessoal baseada nas canções que realmente me conquistaram. Então é isso e vamos lá aos escolhidos!

25) JUST US 2 - EXO SC. Com um ritmo leve e contagiante Just Us 2 se tornou uma das minhas canções preferidas do ano e nem mesmo o single oficial de debut da sub unit EXO SC, What a Life, conseguiu este posto. É o tipo de música que sempre irei ouvir quando precisar de algo para aliviar o estresse cotidiano e ainda alegrar meu humor com good vibes musical. 



24) I THINK I - SUPER JUNIOR. Para quem não sabe, Super Junior foi o responsável por minha inserção no kpop em meados de 2013 e desde lá, acompanho o grupo. Imagine então poder estar enaltecendo-os mesmo tantos anos depois. É uma realização pessoal, digamos assim. I Think I é o tipo de faixa que amo ouvir porque mesmo sendo uma baladinha romântica ainda possui uma vibe convidativa que não soa melosa, pelo contrário, é algo envolvente e que agrada completamente os meus ouvidos culpa desses vocais perfeitos dos integrantes. E espero ano que vem estar mencionando SuJu novamente neste post! (yn'



23) WE DON'T TALK TOGETHER - HEIZE FEAT GIRIBOY. Uma canção que inesperadamente me encantou foi esta aqui. We Don't Talk Together traz uma atmosfera musical mais densa com elementos de pop e rap que se encaixam perfeitamente, entretanto, há uma originalidade única na faixa, o que agrada de imediato. Além disso, o musicvideo é um show à parte com sua peculiar história contada e uma excelente fotografia.



22) SPRING - PARK BOM FEAT SANDARA PARK. Podem achar suspeito eu ter caído de amores por Spring sendo que este single marcou o retorno da Park Bom em parceria com sua antiga amiga de grupo, Dara. Meu coração Blackjack ficou muito feliz sim, admito. Entretanto, Spring se tornou uma das minhas faixas preferidas por sua batida envolvente, sua letra sincera e seus excelentes vocais. E outro dueto que preciso citar por ser tão bom quanto e lançado no mesmo ano é 4:44, o qual proporcionou Park Bom e Wheein (Mamamoo) esbanjando seus poderosos vocais em conjunto e quase roubou a posição desta faixa.



21) AH YEAH - WINNER. Um dos singles mais empolgantes de 2019 está aqui. Incrível como Winner conseguiu me cativar com sua vibe alegre e divertida neste single, e nem mesmo a excelente So So conseguiu roubar sua posição. Às vezes, tudo que precisamos na vida é de uma música que nos contagie com alto astral, e ouvir Ah Yeah me desperta exatamente esse sentimento. Amei o single, a letra, a melodia, o musicvideo e a coreografia. Ou seja, tudo.



20) BULLET TO THE HEART - JACKSON WANG. O primeiro solista apareceu neste post, afinal nem só de grupos vive o kpopper. Com seu single Bullet to the Heart, Jackson do GOT7 baleou meu coração. Perdi as contas de quantas vezes ouvi esta música e assisti ao musicvideo. A faixa possui um estilo pop rock que fisga o ouvinte e ainda proporciona uma história original e memorável no mv. Que metáfora!



19) HUMAN - ZICO. Posso afirmar que a letra desta canção foi uma das que mais mexeram comigo em 2019. Human é uma letra sincera e verdadeira sobre o que é ser humano, sobre o que sentimos diante desta sociedade e nossas aspirações como pessoas. Não há como definir esta canção de outra forma. Além da letra profunda, temos o musicvideo complementando a mesma e a faixa em si possui oscilações na melodia que nos prendem às emoções do intérprete. Esta música é simplesmente perfeita. Sem mais.



18) RUNAWAY - ERIC NAM. Runaway é a música perfeita para os apaixonados de plantão e se você não está amando alguém ou tem algum crush, ouvir esta música te fará querer se apaixonar. Amo o vocal do Eric Nam e nesta baladinha romântica doce, ele me conquistou ainda mais. Mesmo com um conceito simples no musicvideo com um casal de amantes, afirmo que este comeback do Eric me conquistou devido a sua simplicidade e doçura. Nem mesmo a excelente Congratulations em parceria com Marc E. Bassy diminuiu meu amor por Runaway.



17) TWIT - HWASA. Um dos meus debuts solos preferidos foi o da Hwasa do grupo feminino Mamamoo. Twit é um pop que não segue exatamente o padrão coreano nos fazendo sentir como se estivéssemos ouvindo uma faixa com vibe mais ocidental. Além de que, o refrão gruda na cabeça e é impossível não ficar repetindo Twit Twit Twit ♫ incansavelmente após ouvir a música. 



16) LION - (G)I-DLE. Quando comecei a montar a lista de melhores singles do ano soube que (G)I-DLE estaria na playlist só não conseguia decidir qual single seria merecedor de tal feito pois além de Lion, Senorita e Uh-Oh foram excelentes. Mesmo com os critérios de desempate ainda assim foi difícil decidir e por fim, optei pelo single que mais "me marcou" no sentido de primeira impressão mesmo e aí me escolhi. Lion é uma canção memorável por sua batida forte nos devidos momentos que explode em um refrão envolvente e nos remete a sentir a força destas mulheres. Um single de empoderamento feminino implacável! 



15) GOGOBEBE - MAMAMOO. Outro grupo que deu trabalho na hora de escolher o melhor single foi Mamamoo. Entre Gogobebe, Gleam e HIP escolher o meu preferido ou mais original se tornou uma missão quase impossível e no fim, utilizei um critério de desempate, especificamente o segundo. E mesmo não achando devidamente justo pois todos os três singles mereciam estar nesta posição optei por Gogobebe.



14) SWEET CHAOS - DAY6. Não poderia faltar k~band neste post afinal DAY6 surgiu em minha vida para ficar e viciar em seus singles é praticamente minha obrigação. Sweet Chaos é um pop rock com atmosfera forte e vibrante que nos relata um doce caos a partir do momento em que os intérpretes se dão conta do que estão sentindo. Ahh o amor... Além disso, o musicvideo possui uma fotografia lindíssima quer seja em preto e branco nos momentos iniciais ou ao ganhar cor no segundo ato da faixa. Perfeito!



13) RED - THE ROSE. Falando em k~band, The Rose reapareceu na minha lista de melhores do ano. Red é um pop rock um pouco mais leve com direito a adicionais sintetizadores em sua melodia que proporcionam uma música única e encantadora. Ouvir Red é ser contagiada por sua vibe leve, doce e empolgante. E sinceramente, o vocal do WooSung é perfeito. 



12) UN VILLAGE - BAEKHYUN. Outro debut apaixonante deste ano foi o do Baekhyun do EXO. Un Village é uma música sólida com uma batida vibrante que me conquistou completamente. O vocal do Baek então né. Sem defeitos. Amei a forma como a faixa explorou o vocal dele em tons crescentes e decrescentes. E de brinde ainda temos um musicvideo em preto e branco com uma estética visualmente apaixonante.



11) BOY WITH LUV - BTS FEAT HALSEY. Não poderia faltar uma das canções mais good vibes do ano. BTS achou pouco ser incrível sozinho e ainda nos proporcionou um feat com a cantora Halsey e o resultado não poderia ser outro né. Boy with Luv é uma canção que gruda na cabeça e coração. O ritmo empolga, a letra nos prende e o musicvideo é um verdadeiro show visual. A cada ano os meninos surpreendem e se reinventam mostrando que ser artista é experimentar novos caminhos. 



10) KILL THIS LOVE - BLACKPINK. Blackpink se consagrou como um dos maiores e melhores grupos do kpop então seu comeback deve estar sempre à altura do que elas são. Para surpresa e alegria dos fãs, elas fizeram jus à nós mulheres e nos trouxeram um hino de empoderamento feminino. Kill this Love é um hip hop com conceito badass que poderia ser muito mais do mesmo, porém consegue se sobressair devido à toda sua construção de melodia e conceito. Não há outra definição além de HINO musical.



9) BLUEMING - IU. Blueming não poderia faltar neste post sendo esta uma faixa tão apaixonante. Unindo o excelente vocal da Iu, uma melodia pop good vibes e um conceito colorido e divertido temos aqui um dos melhores comebacks de 2019. Me apaixonei pela estética do mv, pelo conceito e letra da canção. É tipo amar cada parte de um todo. E preciso deixar uma menção honrosa à faixa Love Poem do mesmo álbum, a qual se tornou uma das canções mais sinceras e tocantes que já ouvi. 



8) OBSESSION - EXO. Com um conceito memorável e uma faixa hip hop, EXO deixou o fandom literalmente obcecado por seu comeback em 2019. Obsession é um hip hop forte e marcante, além de possuir uma coreografia cheia de detalhes. E como se não fosse o bastante, o conceito do musicvideo mostra uma luta do EXO com seu outro "eu", uma espécie de EXO reverso. Esse conceito bem vs mal se tornou um marco do comeback. O único contra deste lançamento foi a ausência de Lay, KyungSoo e Xiumin. No mais, foi tudo perfeito.



7) NOIR - SUNMI. Não poderia faltar uma das minhas solistas preferidas da Coreia do Sul, a Sunmi. E mesmo Lalalay sendo completamente original e envolvente, quem ganhou mesmo meu coração e esta posição foi Noir. Noir possui uma letra audaciosa e um conceito crítico em seu musicvideo, o qual mostra como o ser humano se comporta diante da sociedade virtual. Nem sempre o que enxergamos no perfil social de alguém é a realidade e é exatamente esta a mensagem que Sunmi quis transmitir.



6) FANCY - TWICE. Um dos singles mais chicletes do ano está aqui. Não achem estranho Twice estar nesta posição, pois mesmo Fancy sendo uma faixa do tipo bubblegum, ainda assim ela consegue ser original e mais do mesmo. É o tipo de canção divertida, apaixonante e empolgante que nos faz querer levantar da cadeira, cantar e dançar. Sabe aquela música que te anima sempre que a ouve? Esta faz exatamente isto comigo e por este motivo conquistou a sexta posição neste post. Além da música em si, ao avaliarmos o musicvideo e coreografia podemos perceber um verdadeiro bom trabalho na parte de produção e isso só me encantou ainda mais. Nem a original e excelente Feel Special superou.



5) SPARK - TAEYEON. Taeyeon é uma das melhores solistas atuais do kpop e a cada ano ela me surpreende. Em 2019 a moça roubou meu coração com a original e maravilhosa Four Seasons e quando achei que não poderia ser melhor, surgiu Spark. Spark fala sobre um sentimento que está surgindo e querendo queimar, e tanto em sua melodia, vocal, coreografia e conceito, o comeback faz questão de representar isto. Uma obra de arte em todos os aspectos.



4) NO ONE - LEE HI FEAT B.I (iKON). Em quarto lugar inovando em melodia temos Lee Hi. É a primeira vez que a cantora aparece por aqui no post de melhores singles e devo dizer que estou muito feliz com isto. No One traz uma vibe reggae em sua melodia e ainda proporciona um rap inesperado interpretado pelo B.I do iKON que simplesmente, torna a faixa ainda melhor. Nunca imaginei ouvir um reggae music coreano em forma de dueto com direito a um bom rap e uma batida energizante. E o conceito do mv?! Visualmente atrativo e elegante.



3) GOTTA GO - CHUNG HA. Se você acompanha o blog em algum momento se deparou com esta música na categoria Pause, pois eu viciei completamente nela. Gotta Go é um pop único que além de possuir um ritmo envolvente, empolga também com sua coreografia, vocal afinadíssimo da ChungHa e musicvideo visualmente belo. Cada aspecto deste lançamento foi bem explorado e fortalecido, o que resultou em um conjunto perfeito. Nem mesmo a excelente Snapping superou sua antecessora e Gotta Go se firmou como um dos melhores e mais incríveis lançamentos de 2019.



2) YOU CALLING MY NAME - GOT7. Quem acompanha o blog sabe o quanto vivo falando que JYP não sabe aproveitar devidamente o talentoso GOT7. Entretanto, para a minha completa felicidade e realização pessoal, o jogo virou. You Calling my Name é um dos melhores singles da carreira do grupo e com maestria tomou o lugar de Eclipse neste post. O single tem um ritmo que cresce gradativamente proporcionando que nos apeguemos à batida aos poucos até que se torne impossível resistir ao clímax musical. A forma como o ritmo cresce ao decorrer da música, como os vocais se encaixam ao tom da mesma e a coreografia sensual se tornam um conjunto incrível e mesmo o musicvideo sendo "na caixa" tudo se encaixa perfeitamente e se torna memorável. Eu amo um comeback



1) PSYCHO - RED VELVET. Red Velvet quase ficou de fora da retrospectiva deste ano pois Zimzalabim e Umpah Umpah não haviam me agradado consideravelmente, porém aos 45 minutos do segundo tempo, especificamente em dezembro de 2019, o grupo fez um lançamento que mudou tudo. Se você está procurando a faixa mais original de 2019, eis a dita cuja aqui. Psycho possui uma construção musical incrível. A música tem quarteto de cordas, oscilações de ritmo e arranjos perfeitos, além de proporcionar uma extensão vocal das integrantes de modo a permitir que elas mostrem verdadeiramente quão afinadas são. E se isso ainda não basta, saiba que a letra expõe um relacionamento abusivo pelos olhos do abusador e o musicvideo encena exatamente esta situação. São várias as cenas em que acompanhamos as meninas se sentindo ou agindo como psicopatas sem sequer se darem conta disso. Um comeback com letra, música, coreografia, vocais e musicvideo memoráveis! Impecáveis! O primeiro lugar deste post não poderia ser outro, Psycho é sem dúvidas a melhor faixa kpop de 2019!



E estas foram as melhores canções de 2019 segundo o meu surtômetro kpopper. E quais foram suas preferidas? Comentem! Tal como outros posts musicais, esta playlist está disponível também no youtube e spotify, divirtam-se ouvindo! ~Bye <3



2 comentários:

  1. Ae, chegou um dos tópicos que mais gosto, a retrospectiva. Lembro que no inicio eu tinha dificuldade de preencher minha lista, em 2019 selecionei 39 músicas, das qual 25 reproduzo abaixo:

    1.BTS – Boy with Luv (esse não é surpresa, música que mais ganhou Music Show na história do K-POP, com 21 vitórias superou as 20 de "Gangnam Style" do PSI e as 18 de "Call me baby" do EXO, foi All Kill em todas as principais premiações coreanas, como MAMA, MMA, GDA, algo que tmb na 1ª vez do K-POP que acontece, sucesso em todo lugar, isso é Boy with Luv).

    2.MAMAMOO – gogobebe (melhor grupo feminino atualmente, sem dúvida).

    3.TWICE - FANCY (melhor música feminina do ano, sem dúvida).

    4.MONSTA X - Alligator (fiquei entre Alligator e Follow, mas a 1ª ganhou).

    5.STRAY KIDS – MIROH (música que te faz sair do chão, fato, fora que é um dos grupos mais ecléticos atualmente).

    6.(G)I-DLE - Uh-Oh (um dos meu grupos novos favoritos).

    7.N.Flying – Rooftop (uma das melhores músicas do ano).

    8.CHUNG HA – Gotta Go (melhor música feminina do ano).

    9.KANG DANIEL - What are you up to (melhor música masculina do ano).

    10.X1 – FLASH ((um das músicas de estréias mais bacanas, uma pena o que aconteceu com o grupo que não vai alcançar o máximo desempenho).

    11.GOT7 – You Calling My Name (ainda aguardo uma música do GOT7 que estoure realmente, a última foi de mais de 2 anos atrás com "Never, Ever", mas foi boa).

    12.IU – Blueming (melhor artista feminina, música viciante, mesmo no finalzinho do ano).

    13.GFRIEND – FEVER (2019 que descobri de verdade GFRIEND com essa música que não da para parar de ouvir, assim como a Eunha).

    14.BLACKPINK - Kill This Love (foi vice na minha lista de 2018, apesar de ser uma música boa, caiu no conceito de originalidade, espero de 2020 seja melhor).

    15.CLC – ME (outro grupo que "descobri" em 2019, música bem badass, mto boa).

    16.EVERGLOW – ADIOS (quase a rookie do ano, mas por ser de uma empresa bem menor, chegou chegando, essa música então...).

    17.Baekhyun - UN Village (comecei a gostar um pouco mais de EXO por conta dessa música e do Baekhyun, inicialmene não havia curtido, mas ela foi me pegando aos poucos).

    18.Kim Jae Hwan - Begin Again (não é tanto mesmo estilo, mas que BALADA hein, menção honrosa aqui para AKMU com "How can I love the heartbreak.." que quase entra no meu top tmb).

    19.RED VELVET – Zimzalabim (música bem diferente, o que faz Red Velvet ser único, PSYCHO é ótima, mas nos meus critérios não daria para entrar na lista).

    20.SEVENTEEN – HIT (Outra música que não da para ficar parado, venceu na minha opinião os outros comebacks que tiveram, mesmo que fossem mais bem conceituados).

    21.ITZY - DALLA DALLA (Rookie do ano, sem dúvida, estreiou com tudo, ganhando tudo, vencendo tudo, JYP tem a receita pronta, só pode).
    22.NU'EST - BET BET (grupo já veterano né? Mas só ganhou Music Show com essa música, bem merecido).

    23.DREAMCATCHER - PIRI (Esse o grupo injustiçado, sempre com comebacks e conceitos bons, merece mas destaque e PIRI entrou na minha lista).

    24.ASTRO - All Light (falando em grupo que saiu da fila, merecido, essa "All Light" foi uma das música que mais gostei qdo 2019 iniciou).

    25.ATEEZ - WONDERLAND (um dos meu grupos novo preferidos, assim como Stray Kids, vejo mto potencial neles e WONDERLAND veio como uma fênix derubando tudo qdo estreioiu).


    Bom, essa foi minha lista e a cada ano vou aprendendo mais um pouquinho sobre a música K-POP e graças as suas colunas músicais mensais!!!

    Um pedido que a lista de 2020 aumente para pelo menos 30 músicas, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar seus 25 colocados e olha, sinceramente preciso atender seu pedido porque escolher apenas 25 músicas por ano está sendo cada vez mais difícil. hahah'

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo