Retrospectiva ~KPOPANDO: 2018


E não poderia faltar a retrospectiva musical aqui no blog, né? Pois bem, por este motivo e seguindo a tradição dos anos anteriores (2016 e 2017), hoje trago o post com as melhores faixas do kpop lançadas no ano passado. Então, peguem o fone de ouvido, cliquem no play e desfrutem! Vamos lá!


Sinceramente, desde que criei esta retrospectiva tem sido difícil escolher apenas 25 faixas, com peso no coração sempre precisei deixar algumas de fora e este ano não foi diferente, pelo contrário, foi muito mais sofrido. Antes mesmo de anunciar os escolhidos e as regras, preciso dizer que vocês precisam dar uma espiada no ~KPOPANDO de cada mês de 2018 pois foram muuitos singles que infelizmente não entraram nesta seleção e eu não me perdoaria se vocês simplesmente não os ouvissem. Por favorzinho, assim que lerem esse post, vão direto nas listas mensais para conhecer os outros singles. Dito isto, vamos aos critérios e regras que me ajudaram a escolher sofridamente os melhores, as quais continuam praticamente as mesmas dos anos anteriores.
Como são muuitos grupos no cenário musical coreano e para ter uma maior diversidade nas posições, decidi que cada kgroup só aparecerá na lista uma vez, ou seja, mesmo que alguns grupos tenham lançado um mini álbum/álbum completo maravilhoso ou até um número considerável de ótimos singles em apenas um ano, escolhi apenas UMA faixa de cada um.

Além desse critério, considerei algumas regrinhas:
1. Em caso de empate do tipo "não sei se gosto mais da faixa A ou B", tomei a decisão final com base nos seguintes quesitos: análise da faixa em si (melodia, estrutura), musicvideo (produção, cenários, etc) e por fim, em alguns casos, coreografia, afinal todos sabemos que certas faixas do kpop ganham atenção justamente por este ponto tão importante.
2. No caso de um grupo ter lançado várias faixas que me agradaram, fui eliminando as que menos gostei considerando quais mais ouvi durante o ano, e dentre as que mais curti, selecionei a que mais destacou-se musicalmente, no sentido de atender o pré-requisito anterior.
3. Algumas faixas realmente não me fizeram surtar mas por serem muito boas, analisando de forma musical, deixei o lado fã omitido, e estas acabaram ganhando uma posição aqui.
4. Faixas do projeto STATION (o qual antes eu não curtia, mas paguei a língua de forma liinda) este ano foram consideradas devido ao fato de algumas delas terem me agradado.
5. Quanto às OSTs (faixas lançadas especialmente para promover doramas), estas foram desconsideradas neste post porque elas são lançadas com intuito de promover o drama em questão, então como a categoria é para os singles do kpop em si, estas OSTs fariam a mesma perder o propósito. Estas trilhas sonoras de doramas estarão em outro post.
6. Faixas que não foram um single oficial e sim complemento, tipo aquelas que não ganham musicvideos, mas fazem parte do álbum do single oficial e são promovidas pelos grupos em programas musicais também foram consideradas este ano.
7. Faixas de grupos coreanos lançadas como single original japonês ou apenas como uma versão japonesa não foram consideradas pois o objetivo da retrospectiva é apontar os melhores do kpop, ou seja, o melhor da música pop coreana.
8. E por último, mas não menos importante, escolhi após muito sofrimento e puxões de cabelo em mim mesma porque eu não conseguia decidir e ficava nervosa apenas 25 faixas, as quais estão de acordo com o meu gosto pessoal. 

Lembrando que o post inteiro é bem pessoal baseado no meu surtômetro kpopper, então vocês provavelmente irão discordar de alguns escolhidos ou de todos, mas convido-lhes a montarem nos comentários suas 25 faixas preferidas de 2018. Então é isso e vamos lá porque essa introdução virou quase um livro. Haha'

25) RIDE ON THE WIND - KARD. Não poderia faltar um dos meus grupos favoritos da Coreia do Sul, o Kard. O grupo misto me conquistou antes mesmo de seu debut oficial e desde então estou sempre os acompanhando. Mesmo achando que em 2018 eles não foram promovidos como mereciam, Ride on the Wind ainda consegue ser uma excelente faixa composta por um vibe contagiante que sempre será lembrada por mim no verão.



24) ALWAYS YOU - ASTRO. Uma faixa que me surpreendeu e conquistou inesperadamente. Always You é um single simples, mas tão bem estruturado que permaneceu na minha playlist por um bom tempo, amava ouvir a caminho da faculdade e assistir uma certa live pela qual me apaixonei. Além de que, um dos pontos que me fizeram amar este single foi a forma como a melodia utiliza os sons sintéticos para alavancar os vocais dos integrantes. 



23) ROLLER COASTER - CHUNG HA. Sempre tem aquela faixa que a gente não curte assim que a ouve e tempos depois lembra que a mesma existe e acaba viciando nela né? Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu comigo e Roller Coaster. Do nada, simplesmente viciei loucamente no single e ficava ouvindo sem parar. Por ser o meu "paguei a língua" do ano, por me agradar tanto com sua construção musical constituída por violão na ponte e um refrão chiclete com direito à uma excelente sintetização na melodia, além de um musicvideo cheio de florescência, a faixa ganhou esta posição. 



22) WHAT IS LOVE? - TWICE. Não poderia faltar um dos singles chicletes do ano né? Claro que não! Então What is Love? chegou para ocupar esta posição. A música é doce e traz uma atmosfera de amor assim como o próprio nome diz, a procura do amor e os desejos das intérpretes sobre como querem que ele seja, além de um musicvideo cheio de referências a filmes românticos formaram um excelente comeback do grupo e consequentemente, uma das melhores faixas do ano. Apesar de Yes or Yes também possuir suas qualidades, ao menos para mim, ela não superou sua antecessora.



21) ONLY ONE FOR ME - BTOB. Uma faixa simples, romântica e repleta de vocais maravilhosos foram o suficiente para garantir ao BTOB um lugar nesta seleção. Sério, não tenho palavras para descrever o quanto amo esta música e a sua vibe é tão amorzinho que eu ouço e me sinto apaixonada imediatamente. Às vezes, tudo que a gente precisa não é uma faixa surreal no quesito estrutura musical e etc, precisamos apenas de vocais e melodia que nos façam sentir bem e nos lembrem de um tipo de amor cantado na letra, aquele que está disposto a fazer do amado o único para ele. 



20) YOUNG - BAEKHYUN (EXO) FEAT LOCO. Um dos duetos mais encantadores que tive a oportunidade de conferir em 2018, com certeza foi este aqui. Young une os vocais tão destoantes de seus vocalistas em uma melodia com traços de hip hop, Baekhyun é um vocal line e Loco um rapper, então a junção dessas funções musicais no single poderia ser apenas mais do mesmo, o que felizmente não ocorreu. Um station que mereceu estar aqui por unir vocais diferentes e colocá-los sob o mesmo tom, além de proporcionar um musicvideo simples com suas próprias características, as quais trazem o uso de tintas para registrar a letra e a mensagem da mesma na mente do telespectador, uma produção excelente em todo o seu conjunto.



19) DAYS GONE BY - DAY6. Um dos melhores singles de 2018 foi lançado por uma banda, se vocês ainda não se renderam a estes cinco meninos, saibam que deveriam. Confesso que decidir a faixa do DAY6 que estaria no post foi muuuito difícil pois além de Days Gone By, eles lançaram a excelente Shoot Me, e para decidir utilizei um critério. Mesmo amando ambas as faixas, preciso admitir que segundo o critério de desempate, a faixa mais original foi esta aqui, afinal não é todo dia que temos uma canção com uma pegada retrô tão bem encaixada que nos faz relembrar da era de ouro da discoteca. 



18) ONE OF THOSE NIGHTS - KEY (SHINEE) FEAT CRUSH. O Key do grupo Shinee fez seu debut solo este ano com dois duetos e nos trouxe singles excelentes, os quais nos lembram a atual vibe musical de seu grupo e ainda acrescenta algo a mais, algo que nos permite apreciar mais devidamente seu vocal. Mesmo também gostando de Forever Yours, não pensei duas vezes quando precisei escolher a minha preferida. O motivo que me fez gostar tanto desta faixa está provavelmente associado ao fato das pontes da música utilizarem aquele básico violão e aumentarem o ritmo no refrão com uma melodia que explode em concordância com o vocal do intérprete.



17) EVERYDAY - WINNER. Outro grupo que me deu um certo trabalho quando fui escolher a faixa que entraria no post foi o Winner, afinal Millions mesmo sendo lançada bem no finalzinho de 2018, ainda assim me cativou. Sinceramente, quis burlar minhas próprias regras e colocar ambas as canções nesta posição porque as duas são muito boas e destoantes, cada uma tem seu próprio valor. Entretanto, como precisei escolher apenas uma, usei o primeiro critério que listei acima e nem voltei a pensar muito nisso para a indecisão não bater na porta novamente. Então, ouçam ambas!



16. GOOD EVENING - SHINEE. Falando em grupo que me deu trabalho, lhes apresento Shinee. Considerando que em 2018 o grupo lançou as excelentes I Want You, Countless e Our Page como singles oficiais, escolher apenas um foi algo muito difícil de fazer. Porém, ao parar para pensar, não poderia escolher outra faixa além de Good Evening por ela ser justamente o que Shinee consegue fazer com maestria, lançar uma música com melodia retrô e perfeitos vocais.



15) SOLO - JENNIE. Outro debut que chamou a atenção dos kpoppers e surpreendeu positivamente foi o da Jennie do girlgroup Blackpink. E claro que eu não esqueceria deste single, afinal ele é realmente marcante. Gostei muito dos quesitos da faixa em geral, melodia, coreografia, musicvideo, enfim, tudo. Com uma pegada hip hop, pré-refrão crescente e uma explosão de melodia no refrão, Jennie conseguiu com Solo e sozinha conquistar uma posição aqui neste post. 



14) REGULAR - NCT 127. Continuando na vibe hip hop eis que lhes apresento um hino do gênero vulgo Regular. Sinceramente, não consigo definir meu amor por esta faixa, além dela ser completamente bem construída com sua melodia tão incrível, ainda há um excelente musicvideo que a acompanha e uma coreografia que me deixou surtada, sério, vocês precisavam ver o meu estado assistindo as lives dos meninos performando este single. (Quer ver uma? Clique aqui) E como a SM não brinca em serviço, ainda presenteou os fãs ocidentais com a versão em inglês, e gente, confesso que fiquei mais viciada na outra versão do que na coreana, mas um dos critérios era considerar apenas canções para o mercado coreano, por isso, temos a versão Kr aqui no post, mas ambas são incríveis e merecem reconhecimento. Regular é um hino e eu irei panfletá-lo!



13) BBIBBI - IU. Um dos meus maiores vícios do ano, com certeza foi este aqui. Com um vocal doce da intérprete, uma letra ácida com direito a indiretas e uma melodia contagiante temos Bbibbi. A Iu realmente mereceu esta colocação, além da faixa por si só ser excelente, ainda temos um musicvideo vibrante com cores fortes e repleto de linguagem, não apenas visual como também corporal. A própria coreografia performada pela moça além de fofa, deixa bem claro as mensagens da canção, tornando maravilhoso o conjunto como um todo. Apreciem!



12) BLOOMING DAYS - EXO. Falando em musicvideos que me encantaram por suas cores e neste caso flores, preciso citar este aqui. Blooming Days foi o single de comeback da sub-unit do grupo EXO e gente, que música! Além de ser uma canção completamente marcante por seu refrão chiclete, vocais impressionantes e ritmo tão vibrante, ainda preciso citar a incrível coreografia que me deixava sem fôlego só de vê-los performar. Amei esta faixa com todas as minhas forças e por todo o conjunto ter resultado em algo tão bom, o single ocupou esta posição.



11) BBOOM BBOOM - MOMOLAND. É claro que um dos singles mais chicletes do ano estaria presente neste post, afinal o mesmo que não me conquistou tão imediatamente, ao decorrer dos dias me fez ficar completamente viciada nele, sem sequer conseguir parar de ouvi-lo. Temos aqui um kpop típico com musicvideo mega colorido, coreografia simples que rapidinho aprendemos para poder dançar junto e  de brinde, aquele refrão que gruda na nossa cabeça. Não é à toa que a canção se tornou um hit na Coreia do Sul e entre os kpoppers do mundo, nem mesmo sua versão 2.0 vulgo Baam conseguiu superá-la.



10) SHINE - PENTAGON. Outro single chiclete do ano está presente nesta lista e não apenas pelo fato do refrão grudar na cabeça de quem o ouve, mas também pelo passo do martelo que ficou eternizado pelo Pentagon ao ponto de outros grupos do kpop também o fazerem em uma espécie de brincadeira. Com uma letra simples que fala sobre o sentimento mais genuíno chamado amor, representando alguém que está criando coragem para pronunciar o famoso "gosto de você!" e uma melodia que contagia, Shine se tornou uma das faixas mais apaixonantes do ano passado e por tudo que ela é ganhou merecidamente esta posição. Nem teve espaço para a posterior Naughty Boy mesmo ela também sendo gostosinha de ouvir. Ou seja, Shine é "My baby!".



9) FOREVER YOUNG - BLACKPINK. Apesar de Ddu-Du Ddu Du ter sido o comeback oficial, não posso mentir que entre a faixa principal e esta aqui, Forever Young se tornou a minha favorita. Aplicando o quesito número 6 e julgando com base no meu gosto pessoal mesmo, a escolhida não foi outra, afinal uma vibe tão contagiante quanto esta não pode ser desprezada. Para mim, esta será sempre uma faixa injustiçada que merecia musicvideo e não apenas ser mero complemento de outro para promoção nos programas musicais coreanos.  Enfim, por todas as vezes que dancei Forever Young pela casa, pelos momentos em que cantei e literalmente berrei o refrão para a vizinhança inteira ouvir, declaro esta posição pertencente a esse hino girl power.



8) I LOVE YOU - EXID. EXID foi outro grupo que me deixou em um dilema quando me sentei para decidir quais faixas entrariam na lista, afinal Lady grudou na minha vida de forma surpreendente e é tão excelente em todos os seus quesitos que descartá-la foi muito difícil. Para decidir quem realmente ocuparia a posição recorri aos critérios 2 e 1, exatamente nesta ordem. Cheguei a conclusão que ambas mereciam estar aqui, mas de modo geral I Love You consegue ser mais viciante do tipo chiclete mesmo, então ela acabou ficando aqui, mas se for para recomendar música com vibe disco maravilhosa para ouvir não penso duas vezes e grito: Lady!  



7) EGOTISTIC - MAMAMOO. Falando em grupo que me deixou presa em um dilema, temos o meu quarteto preferido do kpop: Mamamoo. Pessoal, o que foram esses singles do grupo em 2018?! Eu simplesmente viciei em todos, amei todos e panfletei todos. Começamos com Paint Me, a qual me impressionou devido aos vocais mega poderosos, depois elas me embarcaram na vibe de Starry Night, a qual possui um musicvideo encantador que fez meus olhinhos brilharem com tamanha perfeição de fotografia por causa das paisagens apresentadas, e como se tudo isso não fosse suficiente ainda me ensinaram a lidar com um término de relacionamento por meio do hino chamado Wind Flower. Com tanta canção maravilhosa, decidir qual ocuparia esta posição foi desesperador e eu quase arranquei os cabelos, mas analisando de modo geral, preciso admitir que quem realmente merecia esta posição era o outro hino chamado Egotistic. O comeback é rico em todos os aspectos, a faixa faz o devido uso dos vocais incríveis das integrantes para alavancar o ritmo da mesma e inclui também um mv repleto de características da vibe latina, a qual está também presente na melodia.



6) FAKE LOVE - BTS. Complicado também foi escolher qual single representaria o BTS sendo que o grupo lançou canções muito boas. A parceria dos meninos com Steve Aoki rendeu a excelente Waste It On Me que me encantou e me fez viciar nela por alguns dias, e claro, não poderia esquecer Idol, faixa muito bem produzida musicalmente com um musicvideo magnífico. Fiquei muito dividida sobre qual escolheria pois se Idol tem suas qualidades, Fake Love também tem e são duas canções distintas que comprovam a diversidade musical do grupo. Após muito pensar, para finalmente sair da indecisão utilizei o critério 2 listado acima, então considerando que ouvi muito mais Fake Love, a canção ganhou a posição. Além de que, jamais esquecerei o surto que tive quando este musicvideo foi lançado e todas as vezes que cantei vulgo berrei I'm so sick of this fake love (...) I'm so sorry but it's fake love, fake love, fake love.



5) LO SIENTO - SUPER JUNIOR FEAT LESLIE GRACE. A vibe latina realmente tomou conta do kpop em 2018 e um dos hinos que ficaram eternizados nos ouvidos dos kpoppers foi o dueto entre o grupo Super Junior e a cantora Leslie Grace. Se você estava acostumado a ouvir espanhol apenas quando colocava o CD do RBD, pode se dar ao luxo de atravessar fronteiras apenas clicando em Lo siento. A canção teve até uma versão totalmente em coreano interpretada pelo Super Junior e as meninas do Kard, mas todos precisamos admitir que a mesma não se tornou tão contagiante quanto a versão original. Se vocês não ficaram viciados neste hino é porque ouviram errado! Por todas as vezes que eu treinei meu espanhol cantando, na verdade, berrando com esse refrão maravilhoso e pelas horas dedicadas a assistir este musicvideo tão latino com direito aos integrantes requebrando na minha telinha, Lo Siento conquistou a quinta posição. E mesmo Otra Vez sendo também um single legal com vibe latina que uniu Super Junior com outro artista ocidental, a banda Reik, ainda assim o mesmo não foi suficiente para ameaçar o single antecessor.



4) LOVE SCENARIO - IKON. Não poderia ser outro single do iKON aqui né? Mesmo Goodbye Road sendo uma canção tão boa e cativante, e Killing Me sendo um dos hinos da vibe hip hop que se fez presente na minha lista por ser extremamente viciante, ainda assim Love Scenario as superou. Não é à toa que a canção fez tanto sucesso e se tornou viral, eu mesma fiquei viciada por dias e me deparava com o single tocando ao fundo de várias cenas de doramas, prova do quanto a nação coreana estava viciada na faixa. Love Scenario traz uma melodia gostosa de ouvir, contagia com os vocais tão bem tonalizados na música, os quais se sobressaem ao toque no momento oportuno e ainda consegue nos envolver com sua letra sobre um cenário de amor, retratando aspectos dele. Ain, um hino, só digo isso!  



3) HEROINE - SUNMI. Tentei me controlar aqui e não digitar tudo em caps lock porque o que eu sinto por Heroine é um amor incondicional e indescritível. Sério, quando essa música começa a tocar, me sinto a própria Sunmi e quero performar! Haha' Mesmo Siren sendo outra excelente canção da cantora e tão viciante quanto sua antecessora, ainda assim, de modo geral, se era para escolher, não poderia indicar outra aqui. Heroine mesclou um vocal contido da Sunmi que explode nas pontes da música e convida o ouvinte a ser envolvido pelo ritmo da faixa no refrão, além de possuir um musicvideo que evidencia cores vibrantes e momentos marcantes da Sunmi literalmente divando. Eu amo Heroine e irei enaltecê-lo sempre, não é à toa que sigo viciada na faixa desde o mês de lançamento dela, ou seja, meu vício completou um ano.  



2) BAD BOY - RED VELVET. Ocupando o segundo lugar temos um dos hinos de 2018: Bad Boy. Sem sombra de dúvidas esta se tornou uma das faixas mais memoráveis já lançadas pelo grupo e mesmo Really Bad Boy sendo um pouco mais original em toda a sua melodia e Power Up ter sido um dos singles chicletes com musicvideo muito bem produzido, ainda assim essas outras faixas não conseguiram ser tão viciantes quanto esta aqui. Mesmo tendo sido lançada no início de 2018, em pleno mês de janeiro, a canção se tornou permanente na minha playlist durante todo o ano passado e aposto que aconteceu o mesmo com vocês. Bad Boy é uma das faixas mais maduras do grupo, usa e abusa dos vocais das integrantes e nos entrega um conjunto completo com direito a musicvideo com ótima fotografia, uma letra que nos faz relembrar os sentimentos de quando estamos interessados em alguém (aquele famoso crush) e uma coreografia que facilmente nos faz seguir seus passos. Um verdadeiro hino musical!



1) TEMPO - EXO. Para mim esta foi a melhor faixa do ano. O motivo? Tempo é uma faixa que consegue oscilar seu próprio ritmo contendo-o quando necessário e explodindo nos momentos mais oportunos, fazendo com que a melodia e letra tragam algo original. O conceito usado, a estrutura musical, as divisões dos vocais, o jogo de câmeras, tudo neste comeback foi muito bem produzido literalmente remetendo ao tempo, à batida musical. Ainda há rap, vozes "robóticas", coreografia ritmada e acapella, tudo isso presente em uma única música que consegue mesclar cada ponto citado em um conjunto excelente. Mesmo Love Shot sendo também muito bem produzida em todos os seus aspectos, para mim, Tempo foi muito superior de modo geral, o que não muda o fato de eu ter viciado e amado ambas. Por estes motivos, Tempo ocupou a primeira posição.




Estas foram as melhores canções do kpop em 2018 segundo a minha opinião pessoal, então fiquem à vontade para comentar como ficaria o TOP25 de vocês. Espero que tenham gostado desta terceira edição da Retrospectiva ~KPOPANDO e confiram também as dos anos anteriores (2016 e 2017). Ah! A playlist referente a este post está também no youtube e spotify. Lembrem também de participar do ~KPOPANDO Awards 2018  e é isso, em breve mais retrospectivas, mas envolvendo doramas, aguardem! :*

10 comentários:

  1. Ae chegou o dia da retrospectiva, o resumão mais bacana da internet!!!

    Olha gostei bastante do ano de 2018, mais um ano que pude aprender bem mais sobre KPOP, se no ano passado eu tive bastante dificuldade de escolher 25 por ainda estar conhecendo, nesse ano tmb tive dificuldade de colocar 25.

    Tmb tem uma diversidade bem maior na minha listinha, fruto do que eu fui aprendendo de ampliar o meu gosto, na do ano passado só tinha 2 representante femininas (sem contar Kard), nesse nao teve bastante. Portanto a listinha do meu gosto ficou:

    1. BTS - FAKE LOVE
    2. BLACKPINK - DDU-DU DDU-DU
    3. iKON - Love Scenario
    4. PENTAGON - Shine
    5. WINNER – Everyday
    6. MAMAMOO – Egoist
    7. MONSTA X – Shoot Out
    8. RED VELVET - Bad Boy
    9. SUPER JUNIOR - LO SIENTO
    10. GOT7 – Lullaby
    11. IU - BBIBBI
    12. NCT 127 – Regular
    13. TWICE – Yes or Yes
    14. EXO – TEMPO
    15. STRAY KIDS - I am YOU
    16. SEVENTEEN – THANKS
    17. (G)I-DLE – Latata
    18. MOMOLAND - Boom Boom
    19. VIXX – Scientist
    20. DAY6 – Shoot Me
    21. APink – I’m so Sick
    22. LOCO X HWASA - Don't Give It
    23. BTOB – Only One for Me
    24. IZ*ONE - La vie en Rose
    25. NCT U – Baby Don't Stop

    Alguns comentários, bom não foi difícil escolher BTS como 1º colocado, foi o melhor ano da carreira deles, debut de música em uma das maiores premiações americanas (billboard), 2 álbuns em 1º lugar, shows esgotados tanto nos EUA, qto no Reino Unido, apresentações em programas de TV famosos. Complicado era escolher entre FAKE LOVE e IDOL que são completamente diferentes, pensei em colocar IDOL pela maior sonoridade de sons coreanos, a música era bem positiva e pra cima, o refrão era excelente, por outro lado FAKE LOVE não, era uma música difícil, meio obscura e justamente por conta desse grau de dificuldade, ela ganhou a posição.

    MONSTA X era outro grupo que estava em dúvida na música, gostava bastante de JEALOUSY e era minha preferia musicalmente, mas o MV de Shoot Out era melhor, o que desempatou foi a coreografia de Shoot Out, nas outras não tive dúvida na música escolhida não.

    Mas fiz que nem vc, mês-a-mês acompanhei por aqui os lançamentos para formar essa lista.

    Bom, vamos acompanhar 2019 que vai ter mta coisa boa, até grupo novo da Ibighit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou tradição termos este resumão né?! hehe

      Amei seus 25 colocados! E nossa, lembrando aqui que excluir MONSTA X, GOT7, o dueto da Hwasa e Loco e NCT U ainda pesa sobre mim sabe? Eu fiquei com uma dorzinha quando os excluí, fico feliz de vê-los na sua lista. Gostei também dos demais que diferem das nossas opiniões e percebi que temos muitas faixas em comum.

      Ah! Pensei que você escolheria IDOL do BTS, achei que eu era a única que escolheria Fake Love hahaha Seus critérios de escolha foram excelentes. Também pensei inicialmente em colocar Idol, aí fiquei ouvindo as duas canções em um replay infinito, vendo os mvs e consegui enfim decidir. haha

      Monsta X foi um dos meus dilemas justamente pelo que mencionou. Jealousy era uma faixa excelente e Shoot Out tinha um mv e coreografia incríveis, aí quando montei a lista de melhores tinha mais de 40 e tive que ir tirando canções, pense na dificuldade. Findou que MonstaX foi excluído... Tô me sentindo uma traíra com eles, espero em 2019 deixar o lugarzinho deles reservado hahaha

      Obrigada por acompanhar mensalmente as categorias musicais! E menino, esse novo grupo da bigHit promete, eu fico vendo os teasers e pensando "já sei que vou surtar" kkk Ansiosa para esse debut do grupo pois promete ser o melhor do ano.

      Excluir
  2. Olha na retrospectiva do ano que vem já daria para aumentar um pouco mais a quantidade, devido a fábrica da Coréia estar sempre produzindo cada vez mais, já daria para subir para 30 ou 35, o que vc achar melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio! Menino, vou pensar seriamente nisso porque escolher apenas 25 faixas tá cada vez mais difícil. hahah Obrigada pela sugestão!

      Excluir
  3. Olá Lu! ♥
    Prometi a você e estou aqui! HSUAHSUAHSUAS
    Eu amei a sua lista! E gostei de ver alguns hinos que me conquistaram de um jeito incrível bem ali! Outros, nem tanto... HSUAHSUAHSU Por exemplo, Lo Siento foi uma música que infelizmente não me cativou tanto. T_T /escutei errado KKKKKKKK
    De qualquer modo, 2018 me trouxe mais perto do k-pop e me fez incorporar de vez isso na minha vida, saiba que você teve muita influência nisso com os kpopandos! Espero que o projeto continue e que esse ano, eu possa descobrir ainda mais desse mundo com você, amiga.
    Vou deixar a minha lista abaixo! E explicar os motivos pelos quais escolhi essas músicas, tá?
    1 - I'm Fine (BTS)
    Eu senti muita falta de BTS na sua lista amiga porque esse último álbum deles atingiu meu coração de uma maneira inexplicável. As músicas são muito boas e profundas. As letras me curam, sabe? Eu passei por muitas dificuldades esse ano e ouvir um "Cause I’m just fine, just fine" me deixava tão bem. Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar. Eu amo BTS por tudo que eles representam.
    2 - Save (BTS)
    Sim, de novo! Outra música que me cura todos os dias.
    3 - Killing Me (iKON)
    Eu não sei quantas vezes escutei essa música. Eu nem quero pensar nisso porque acredito que foram mais de mil. EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO PARAR DE OUVIR.
    4 - Heroine (Sunmi)
    Essa foi a minha música preferida da Sunmi, talvez por causa do refrão (?) Eu gosto de cantar em voz alta com ela. HSAUHSAUS
    5 - Airplane pt.2 (BTS)
    PUTA QUE PARIU (desculpa o palavrão), mas que HINO de música! Eu não a conhecia até assistir uma apresentação deles há alguns meses atrás. Eu cai de queixo por essa música. "El Mariachi, el Mariachi" ~ dançando ~
    6 - Blooming Day (EXO-CBX)
    Ah, já estava na hora dela aparecer aqui. Depois que eu escutei pela primeira vez eu não parei mais. SIM, VOCÊ PODE SER MEU NAMORADINHO, EU DEIXO.
    7 - SEESAW' (BTS)
    Hihi (risadinhas). Por que será que essa música está aqui? Nem sei. Eu nem fui influenciada pelo meu amor incondicional pelo Suga, que isso. Sem brincadeiras, eu amo muito essa música. Tanto a voz do meu utt, e tudo!
    8 - Shine (PENTAGON)
    Às vezes eu colocava pra tocar só aquele início várias vezes. HSAUHSAUS Outra música que me atingiu em cheio. Mereceu todo o destaque que teve. E'Dawn </3
    9 - LOVE SCENARIO (iKON)
    Canto do início ao fim. iKON emplacou em 2018 e no meu coração também.
    10 - I Love You (EXID)
    Bom, você acompanhou meus surtos com essa música. MEU EXID VOLTOU! COMPLETINHO! e com um hino desses, obrigada mundo.
    11 - Starry Night (MAMAMOO)
    Nossa, quando essa música começa a tocar, eu entro em um abismo.
    12 - Forever Young (BLACK PINK)
    Tô contigo e não solto. É a minha música preferida delas. Eu danço, eu canto, eu vibro com essa música.
    13 - HANN ((G)I-DLE)
    RAINHAS, eu amo minhas meninas. Elas me conquistaram Lu! Já sei até os nomes delas todinhos HSUAHSUAHSUAS Essa música meio gótica, meio sombria e meio não sei explicar... eu gosto muito! KKKKKKKKKK
    14 - Gashina (Sunmi)
    15 - YOU AND I (Dreamcatcher)
    Só queria comentar que isso sim é um hino injustiçado. SHAUSHAUSHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sáaa ♥
      Muito provavelmente você escutou Lo Siento errado mesmo. KKKK ~brincadeira~ Música é assim mesmo, amiga. Às vezes amamos determinada faixa e a outra pessoa nem curte tanto. Super normal isso.
      Fico enormemente feliz em saber que contribuí para que você se tornasse mais kpopper. hehe E com fé em Deus continuarei sim com o projeto este ano.
      Queria colocar mais de BTS e outros grupos na lista, mas uma das regrinhas que coloquei é que cada grupo só pode aparecer apenas uma vez, aí tive que excluir várias faixas.
      AMEI as canções que colocou de BTS! <3
      Pensei que no seu primeiro lugar estaria Killing Me (iKON) porque seus surtos foram inesquecíveis. Sempre que ouço a faixa lembro de ti. hahaha
      Sou suspeita para falar de Heroine (Sunmi) porque eu tenho UM TOMBO por esta música. hahaha
      Ah você deixa ele ser seu namoradinho? Huuum... Tô de olho nisso aí viu?! E também AMO Blooming Day (EXO-CBX).
      Suga influenciando sua vida. hahah
      Shine (PENTAGON), LOVE SCENARIO (iKON) e I Love You (EXID) são maravilhoosas. Amo ouvir até hoje.
      Sou suspeita pra falar de Mamamoo porque né. Puro talento e Starry Night é prova disso.
      Forever Young é um HINO. Também amo dançar, cantar e vibrar com esta faixa.
      Aêee! Sabe até o nome das (G)I-DLE)! Já tá realmente no caminho kpopper oficial o/
      Gashina é HINOO!
      Também concordo que YOU AND I foi injustiçado :/

      Excluir
  4. ~ tive que dividir né porque o google não gosta dos meus comentários gigantes ~
    16 - Lullaby (GOT7)
    17 - Tempo (EXO)
    Não, eu não esqueci dessa música. SHAUHSUAHSAUS >< Eu gostei muito dela e, com certeza, merece todos os seus panfletinhos. Na verdade, no início eu a escutava muito mais. Amo o MV principalmente. Uma obra de arte. <3
    18 - MILLIONS (WINNER)
    Aaaaaa, que música mais carismática! Eu me apaixonei por ela, Lu.
    19 - Bad Boy (Red Velvet)
    20 - days gone by (DAY6)
    Queria ainda comentar que ando escutando muito Kiss and Make Up - Dua Lipa & BLACKPINK, achei uma música tão boa e envolvente. SOLO da Jennie me surpreendeu muito, mas não é uma música que escuto em todos os meus momentos, algumas vezes eu simplesmente não estou afim de escutá-la, sabe. Mas com as músicas dessa lista que eu montei aqui, isso raramente acontece. Praticamente estão sempre nos meus ouvidinhos.
    Lu! Algumas músicas daqui são bem diferentes das suas, outras são bem parecidas. Algumas eu nem comentei sobre porque você já disse tudo!
    MOMOLAND não gosto. As meninas me parecem super arrogantes (vi tantos vídeos no youtube e em vários momentos, então não foi só uma vez ou outra) e as músicas são tão sem pé nem cabeça. SHUAHSAUHS Apenas frases repetitivas e chatinhas que depois de um tempo a gente não suporta mais escutar. Na verdade, se tornou até um pouco irritante. É ranço que chama? HSUAHSUAHSAU Desculpa amiga, mas não me desce mais mesmo. SHAUSHAUSHAUS S2 T_T
    Deixei só 20 porque como sou iniciante nesse mundo, acho que tá mais que suficiente. Há outras músicas sim e provavelmente vou me crucifixar por ter esquecido de alguma, mas é isso.
    Gostei muito de IDOL, principalmente do impacto que ela causou. What is Love? também, mas é um pouco enjoadinha. YES or YES idem. De TWICE gostei mais de BDZ! Bem diferente né? HSUAHSUAHSU Mas eu gosto muito do MV e da música.
    É isso amiga, desculpa qualquer coisa, mas principalmente, obrigada por me dar a essa oportunidade de panfletar algumas musiquinhas que eu curto demais!
    Obrigada por esse post lindo e mais kpopando em 2019 ein!
    Saranghae! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra faixa que é suspeito quando começo a falar porque AMO Tempo (EXO). kkk
      MILLIONS é muito gostosa de ouvir, Sáa. Amo demais a faixa!
      Eu te entendo sim. Algumas músicas ouvimos quando estamos na determinada vibe da mesma né? Já outras sentimos a necessidade de ouvir todo santo dia. haha Kiss and Make Up - Dua Lipa & BLACKPINK e Solo - Jennie também me agradaram muito e a depender do dia ouço muito.
      Eu comecei sem curtir tanto MOMOLAND, porém depois estava super viciada. Não conheço o grupo a fundo, mas fiquei intrigada com o que disse. kkk Por enquanto só curto mesmo os singles chicletes. Sei lá, é maior do que eu sabe? Grudou mesmo.
      Eu que agradeço por vir aqui com esses comentários maravilhosos, lê-los me faz sentir tão bem, sério. E que venha mais kpop pra nós em 2019 SIIMMM \o/

      Excluir
  5. Ah vai! Vou deixar mais 5 aqui! HSUAHSUAHSUAHUSHAUSA >_>
    21 - I'm so sick (Apink)
    22 - Wow Thing (SEULGI, SINB, CHUNGHA, SOYEON)
    23 - BBIBBI (IU)
    24 - Pode vir, IDOL (BTS)
    25 - LIVIN' IT UP - MONSTA X

    ~ agora sim posso dormir em paz.
    ~ desculpa se eu utilizei alguma faixa que não é desse ano Lu! :( HUSAHSUA Eu vi que algumas tem versão jp. não sei se isso influencia muito no tempo delas.
    Té mais amiga! <3 ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU AMO BBIBBI (IU)! Sério, não consigo definir o quanto amo esta faixa. É um sentimento muito forte e sem condições de se explicar e descrever. kkk' E amei suas outras cinco faixas. E não tem problema, você tem todo o direito de usar faixas de outro ano. Obrigada mesmo por aparecer aqui e me dar a honra de ler seus comentários!

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo