Beautiful World [K-Drama]


A emissora coreana jTBC está realmente disposta a criticar o sistema educacional coreano, e a prova disso é que além do memorável SKY Castle, a mesma lançou ainda neste primeiro semestre de 2019 o dorama Beautiful World. Quais as semelhanças e diferenças entre os títulos? Descubram lendo a resenha.


Sinopse: A trama gira em torno de um incidente de violência escolar que deixa um jovem menino à beira da vida e da morte, enquanto sua família busca justiça em seu lugar.
Gênero: Drama, Escolar, Familiar
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: jTBC
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um garoto que cometeu suicídio? A busca de uma família pela verdade.

O enredo gira em torno da família Park, uma família que vive amavelmente sua vida comum e é constituída por cinco membros, além de ser conhecida na região em que mora devido ao estabelecimento comercial que possuem, uma padaria denominada Hoho. Certo dia, a vida da família vira de cabeça para baixo quando o filho mais velho, Park Seon Ho, é encontrado em estado grave na escola após supostamente ter tentado se suicidar. Deste dia em diante, Seon Ho é hospitalizado e os médicos não sabem informar se ele realmente sobreviverá. Além de ter que lidar com o estado de seu filho, os pais do Seon Ho, Kang In Ha e Park Moo Jin unem-se para pressionar a escola e descobrir o que teria feito seu filho decidir tirar a própria vida. Talvez ele estivesse sofrendo algum tipo de abuso físico ou psicológico na escola? Ou não foi realmente uma tentativa de suicídio e sim de homicídio? Com estes questionamentos, In Ha e Moo Jin empenham-se em descobrir a verdade da forma que for possível, mesmo que para isso precisem enfrentar uma verdadeira batalha contra a escola que por ser muito reconhecida e pertencente a uma fundação tradicional não quer manchar seu nome com uma situação tão complicada quanto esta. Além dos pais do Seon Ho, sua tia Kang Jun Ha e irmã mais nova, a Soo Ho, também estão determinadas na busca pela verdade. Vale comentar que Beautiful World inicialmente traz uma grande similaridade com o famoso drama anterior do canal, SKY Castle, semelhanças em estereótipos de personagens, direção artística como posicionamento de câmeras e até alguns aspectos de fotografia, além de leves questionamentos que seu antecessor também destaca. A questão é que, inicialmente, tais semelhanças caracterizavam o enredo como uma "sequência" independente de pouca originalidade, e isso realmente me incomodou um pouco. Torci para que este enredo encontrasse seu caminho pois somente assim teria seu próprio valor. Não sei se a intenção era esta, fazer este dorama remeter ao anterior, porém, para minha alegria, a partir de certo momento, Beautiful World se tornou único à seu modo. E gostei muito de como este enredo mexeu com meus sentimentos. Continuem lendo.

- Um pouco mais sobre Beautiful World.

A partir de certo ponto, podemos conferir questionamentos humanos que também foram abordados em SKY Castle, mas de uma forma realista e condizente com o contexto deste enredo, não mais se prendendo ao seu antecessor. Talvez até, algumas das semelhanças que enxerguei tenham sido devido ao fato de ter maratonado SKY recentemente, logo depois embarcando neste título aqui. A questão é que ambos retratam o sistema educacional coreano e o criticam, porém de formas diferentes, frisando também pontos específicos e únicos a cada enredo. Em Beautiful World há críticas sobre a pressão que estudantes sofrem nesse período de suas vidas, porém, o enredo foca mais em um assunto muito comum atualmente, o bullying escolar e como este afeta a vida da vítima, além de discutir como os agressores veem este ato. Quem sente-se sensível a este tema, recomendo que não confira o título imediatamente, afinal ver algo do tipo é sempre um gatilho que pode despertar sentimentos tristes em alguém que já passou ou passa por isso. De forma realista, o enredo mostra como a vítima se sente e como os agressores perdem a noção de suas ações denominando-as apenas como uma brincadeira. Além disso, a trama ainda mostra como muitas vezes, pessoas próximas à vítima ou até mesmo a família não percebe o que está acontecendo, o que resulta em um sentimento de solidão para a vítima que sente dificuldade em contar o que se passa justamente por ninguém realmente prestar atenção nela. Dentre outros questionamentos da trama, pode-se também conferir críticas a como o comportamento dos pais se torna um espelho para seus filhos, e o que estes pais são capazes de fazer em defesa de suas famílias. Assim como em SKY, este título mostra a ganância e falta de empatia das pessoas, a falta de colocar-se no lugar do outro. Mas também, há mensagens de esperança, compreensão, perdão e solidariedade que preenchem nosso coração com fé, a fé de que ainda existem pessoas boas capazes de agir corretamente e em prol da verdade. Um dorama como este que causa tantas reflexões não merece passar despercebido!

- Personagens

Família Park

A família Park é a principal da trama, a qual após um evento trágico precisa reunir forças e se apoiar mutuamente para descobrir a verdade por trás do acontecido. Park Moo Jin (Park Hee Soon) e Kang In Na (Choo Ja Hyun) são pais do Park Seon Ho (Nam Da Reum) e Park Soo Ho (Kim Kwan Hee), dois jovens animados e com grandes sonhos para o futuro. A vida da família muda drasticamente quando Seon Ho é hospitalizado após ser encontrado inconsciente no pátio da escola na qual estudava, tendo supostamente cometido uma tentativa de suicídio. Enquanto precisam lidar com a incerteza do futuro do filho sem saber se ele conseguirá se recuperar ou não, Moo Jin e In Na precisam também encontrar forças para buscar a verdade, pois eles não conseguem acreditar que seu filho tentou tirar a própria vida.
Um dos aspectos mais memoráveis do enredo é justamente a força desta família, a qual se apoia no amor que sentem um pelo outro para buscar a verdade com determinação e garra. Por vezes, a situação estava caótica e desesperadora, mas a família Park se manteve unida acreditando que uma hora ou outra o que realmente aconteceu com o Seon Ho seria descoberto. Cada lágrima derramada, cada momento desencorajador que testou a fé deles e as verdades nas quais acreditavam foram enfrentados a partir da união e amor presente entre eles, e sério, não há como não se comover com esta família.
Logo no início da trama acontece o acidente do Seon Ho então sua personalidade é apresentada para os telespectadores apenas por flashbacks, um artifício inteligente usado pela roteirista para permitir a quem está assistindo aproximar-se gradativamente do personagem, tornando-o deste modo cativante. Sua gentileza, tranquilidade, doçura e inocência conquistam o telespectador e o permite envolver-se completamente com ele, portanto, torcer para sua recuperação é inevitável. Como no começo não se tem ideia do que realmente aconteceu com Seon Ho, o que resta ao telespectador é manter a torcida de que ele se recuperará independentemente do ocorrido. No início, admito que fiquei mais preocupada com o estado dele do que com o acontecido em si, e apenas à medida que alguns desdobramentos foram surgindo percebi que precisava avaliar também outras questões. Nam Da Reum foi perfeito para o papel de Seon Ho e mais uma vez, provou seu talento para atuação! Confiram o jovem rapaz também em While You Were Sleeping, Come and Hug Me, Radio Romance. Enfim, o fato é que Seon Ho é um personagem extremamente cativante e aposto que assim como aconteceu comigo, vocês irão se encantar completamente por ele e por sua família.
Cada um dessa família se manteve firme o máximo que pôde, buscando a verdade à sua maneira. Aplaudo de pé cada um deles e afirmo que admirei cada um. Moo Jin foi um pai admirável por manter a calma e tranquilidade quando necessário a fim de evitar problemas maiores, mas soube também defender sua família com unhas e dentes num momento crítico.  Soo Ho mesmo tão jovem soube ser sábia, demonstrando compreensão com os pais em um momento difícil e doloroso, fazendo o que estava ao seu alcance pelo irmão. É preciso mencionar também a tia do Seon Ho e Soo Ho, a Kang Jun Ha (Lee Chung Ah), afinal ela também teve seu destaque e ajudou a família dando apoio, carinho e ânimo mesmo quando as esperanças pareciam estar se esvaindo.
E por fim, deixo mais do que aplausos, deixo minha admiração total, carinho e respeito pela personagem mais marcante deste dorama: Kang In Na. In Na foi incrível com todas as letras! Ela foi o retrato de uma mãe desesperada para salvar seu filho, para impedir que mentiras fossem ditas sobre ele e acima de tudo, uma mãe que julga os filhos dos outros tão preciosos quanto os seus. Uma mulher que perdia a calma, a razão, a força, ela foi alguém que chorava, se desesperava e sentia raiva, mas que sabia como ninguém se reerguer. Quando eu achava que In Na não conseguiria mais me surpreender, quando pensava que ela não conseguiria lidar com tal acontecimento e iria desabar de vez, esta mulher me surpreendia e ressurgia forte e resiliente. Ela se reavaliava para encontrar seus erros, pensava no certo e errado de modo racional mesmo quando seu coração estava doendo e ainda, continuava de pé buscando a verdade a todo custo, mantendo a fé de que no fim um milagre aconteceria. Que personagem! Sinceramente, todos os elogios do mundo são poucos para esta personagem e o que ela representou. E que atuação da Ja Hyun, nossa!

Família Oh

A família Oh é outra importante família para o desenvolvimento da trama e seus três constituintes despertam variados sentimentos no telespectador, tais como raiva, desprezo e até empatia. Oh Jin Pyo (Oh Man Suk) é o diretor e dono da fundação escolar responsável pela escola do Seon Ho, o qual possui um enorme poder aquisitivo, além de contatos em diversos setores devido a sua considerável influência e prestígio. Sua esposa Seo Eun Joo (Jo Yeo Jung) é a típica dona do lar que vive apenas para colocar ordem em casa e cuidar da educação dos filhos, a comum esposa submissa ao marido. O único filho deles, Oh Joon Seok (Seo Dong Hyun) estuda na mesma escola e classe do Seon Ho, sendo considerado um dos melhores amigos do rapaz.
O mais impactante para mim na trama foram as ações iniciais da Eun Joo e quando digo iniciais são referentes ao primeiro episódio mesmo, ações estas que me deixaram perplexa. Porém, não serei hipócrita e direi que teria ou não feito o mesmo pois só uma pessoa na mesma situação poderia dizer o que faria. A própria In Na foi surpreendentemente racional ao reconhecer que a ação da Eun Joo não poderia ser julgada levianamente afinal o momento em si era absurdamente impactante. Entretanto, há de considerarmos que apenas quando um ser humano é colocado em uma situação de extrema tensão e desespero se pode ver sua real índole e como tal, este momento definiu a Eun Joo pelo resto da trama. Eu compreendi os sentimentos que a levaram a tomar sua decisão, mas foi impossível não sentir raiva dela a cada vez que sustentava sua mentira e não se enganem porque inesperadamente, ela demonstrou peso na consciência e a culpa por seu ato a perseguiu até o último instante.
Acho que Eun Joo retratou o ser humano na forma mais realista que existe, uma mãe desesperada para proteger seu precioso filho que para isso desconsiderou o alguém precioso de outros. E a única pessoa que a salvou de seu tormento foi surpreendentemente alguém que eu apostava ser o "aprendiz do mal", acreditam? Inicialmente, pensei que Joon Seok seria apenas alguém ruim e pronto, afinal com as constantes erradas lições de seu pai que o fazia se achar o centro e dono do mundo, ele tinha tudo para se tornar o pior personagem da trama. Através do Joon Seok, o enredo apresentou a influência que os pais exercem sob seus filhos e como um lar conturbado pode ocasionar em sérios danos na personalidade de um jovem. Mas, foi por meio também deste personagem que se pôde conferir como a culpa corrompe alguém e como um pedido por ajuda pode ser desesperador. Não há como descrever exatamente o que esta família faz o telespectador sentir, mas posso dizer com certeza que assim como a família Park, esta aqui traz lições memoráveis que jamais devem ser esquecidas.

Dentre os personagens que são um apoio para a família Park temos o professor do Seon Ho, Lee Jin Woo (Yoon Na Moo), e os jovens irmãos Han Dong Soo (Seo Young Joo) e Han Dong Hee (Lee Jae In), sendo a Dong Hee colega de classe do Seon Ho e o Dong Soo, aluno do Moo Jin. O professor Lee me surpreendeu enormemente em muitas situações, pois ao invés de ceder à pressão da escola para abafar o caso do Seon Ho, ele demonstrou consciência e assumiu riscos em momentos críticos, mostrando que não era cego quanto aos problemas existentes. Foi interessante vê-lo lidar com a falta de confiança em si mesmo e sua incerteza sobre ser digno de exercer tal profissão, questionamentos que o fizeram crescer como pessoa e mostraram a importância de nos auto avaliarmos, um passo importante que devemos seguir para encontrar nossa melhor versão de si mesmo.
Além dele, Dong Soo e Dong Hee foram presença marcante no apoio à família do Seon Ho. Cada um contribuiu da forma que pôde e além disso, através deste contato com a Família Park, eles enfrentaram seus próprios monstros encontrando novamente a fé nas pessoas. Outro ponto muito bem desenvolvido do enredo!

Outros personagens que precisam ser brevemente mencionados pois possuem consideráveis relevâncias em certos desdobramentos do título são os estudantes Na Sung Jae (Kang Hyun Wook), Lee Ki Chan (Yang Han Yeol) e Jo Young Chul (Geum Joon Hyun), os quais me fizeram desejar ser mãe deles em alguns momentos da trama só para poder ensinar as devidas lições que mereciam. Além deles temos o policial Park Seung Man (Jo Jae Ryong) e o repórter Choi Ji Kyung (Choi Deok Moon), dois personagens importantes no suporte à busca pela verdade da Família Park. Se bem que o Policial Choi demorou para fazer o mínimo necessário né, mas é aquele ditado, antes tarde do que nunca. Os demais personagens vocês conferirão no dorama. Ah! O romance não é o foco aqui, então não esperem um doce romance escolar ok?! Só saibam que Beautiful World é maravilhoso e precisa ser visto!

- Final: Um desfecho justo e aconchegante. Valeu a pena cada segundo!

O memorável e tão aguardado clímax da trama acontece no fim do episódio 14 e sinceramente, nesta cena em específico não consegui segurar as lágrimas. A prévia dos dois últimos episódios já demonstraram que muitas emoções estariam presentes no final, e não foi mentira, foi uma verdadeira avalanche de emoções. A reta final trouxe uma reviravolta interessante que não poderia ser prevista logo no início da trama, apenas a partir de certo desdobramento, e este foi outro acontecimento do enredo que me deixou revoltada. No mais, os episódios finais trouxeram exatamente o necessário para a conclusão do enredo, a justiça sendo feita para aqueles que tanto erraram, a redenção para quem estava encurralado pela própria consciência e acima de tudo, a dose de esperança e fé que não há como descrever em palavras. Foi um desfecho excelente em todos os sentidos, do tipo que me arrancou lágrimas de felicidade sem o menor esforço. Encerrei Beautiful World com a sensação de que cada raiva e sofrimento sentido valeram a pena, pois tudo foi bem estruturado do começo ao fim, cada aspecto do roteiro cumpriu seu papel e cada personagem colheu o que plantou. Temos aqui um título que mostra diferentes cenários familiares e suas representações, além de, mostrar que diferentes pessoas dão diferentes tipos de perdão. O mais marcante foi a mensagem de fé e esperança deixada, a qual se tornou inesquecível e aconchegante. Me senti acolhida e confortada pelas palavras do Seon Ho, as quais me emocionaram bastante. E claro, preciso retransmitir tais palavras.

"Embora eu ainda esteja em lágrimas.
Torne-se uma pessoa que produz esperança.
(...)
Torne-se uma pessoa que anda enquanto segue as estrelas.
Torne-se uma pessoa que produz esperança.
Aqueles que andam ao longo do campo de cevada cobertos de neve da primavera...
Corram para mim...
E encham seus corações com sonhos.
E encham seus corações com sonhos."


- Conclusão & OST

Beautiful World tem suas semelhanças e diferenças com SKY Castle, mas nem por isso merece ser excluído da sua listinha, pelo contrário, é um enredo que recomendo justamente por relatar situações familiares tão singulares e reais, por mostrar personagens tão humanos que nos causam uma reflexão do tipo "O que eu faria se estivesse no lugar desta pessoa? Será mesmo que faria diferente?". É um dorama com desdobramentos surpreendentes, bom ritmo e atuações excelentes que lhe fará passar raiva com muitas ações de personagens, além de causar nervosismo e medo com o que pode acontecer posteriormente. Um título que emociona, comove e deixa uma pontinha de esperança. Ao término deste dorama, tive a certeza de que cada nervosismo passado e cada lágrima derramada valeram totalmente a pena. Recomendo MUITO! Abaixo deixo a OST, confiram! Quem já assistiu comenta, e quem não, começa hoje mesmo e volta aqui depois para contar o que achou, ok? Beijo!

Over the Moon - Haeun & Hanbin
Aviso: Os vídeos podem conter spoilers.



Tears of Love - Kim Kyung Hee



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo