Just Between Lovers [K-Drama]


Eu não poderia deixar de comentar sobre este título que me tocou tanto, mesmo que esta resenha esteja sendo postada tempos depois de tê-lo conferido. Entretanto, justamente pelo fato de retratar de modo realista como nós seres humanos lidamos com nossas emoções e sentimentos, Just Between Lovers não pode ser esquecido. É um enredo que mostra pessoas que sobreviveram a uma tragédia e que precisam fazer a coisa mais difícil de todas, seguir em frente com as dores, tristezas, culpa e arrependimentos que ficaram. 


Sinopse: Um desastre envolvendo o desabamento de um shopping unirá o destino de três jovens. Há dez anos, o S Mall desabou devido a uma falha estrutural, causando a morte de 48 pessoas. Alguns anos mais tarde, Joo Won se torna o arquiteto responsável pelo novo projeto para substituir o antigo S Mall. Com seu olhar apurado para detalhes e um belo currículo em construções sólidas, Moon Soo é contratada para trabalhar no projeto de Joo Won. Kang Doo é um rapaz que vive de pequenos trabalhos, e acaba arrumando um emprego temporário no canteiro de obras desse novo projeto. Como cada um irá lidar com suas próprias dores quando começarem a lidar com um projeto envolvendo o evento que mudou suas vidas de maneira tão drástica?
Gênero: Melodrama, Romance
Nº de Episódios: 16
Ano: 2017 - 2018
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma trama sobre a vida de sobreviventes.

A trama mostra a história de sobreviventes que conseguiram continuar vivos após um desastre em shopping center. O desabamento do shopping S Mall anos atrás, tirou a vida de familiares e deixou famílias desamparadas, pessoas que perderam seus entes mais queridos e além disso, sobreviventes que continuaram vivos, mas com danos físicos e psicológicos. Anos depois, um novo projeto está sendo executado no mesmo local onde anteriormente o shopping existia, e com o intuito de não cometer as mesmas falhas novamente, uma equipe competente é montada para que assim, cada mínimo detalhe seja verificado durante todo o processo de construção. O arquiteto responsável pelo projeto é o Joo Won, o qual é filho do engenheiro anteriormente responsável pelo shopping e que assumiu toda a culpa pelo desabamento. Joo Won está determinado a fazer com que este novo projeto não possua uma única falha sequer e para isso monta uma equipe competente, dentre os selecionados há uma moça chamada Ha Moon Soo que perdera sua irmã mais nova no desabamento. Além deles, há também Lee Kang Doo, um jovem rapaz que consegue um emprego no local desta construção e que, assim como Moon Soo, também perdera um ente querido no desabamento, no caso dele, o seu pai. Esses três personagens mostram como uma tragédia pode abalar uma pessoa e como é difícil para a mesma continuar seguindo em frente dia após dia, precisando conviver com todas as emoções que ficam após uma grande perda.
Just Between Lovers é um enredo sobre pessoas machucadas que tentam continuar sobrevivendo, pessoas que lutam para continuar seguindo em frente tentando viver as suas "segundas chances" de vida, superando os próprios traumas. Um dorama que possui um toque melancólico mas sem dramalhão desnecessário, pelo contrário, o drama é bem dosado, e há até um romance doce que encanta o telespectador e o faz torcer pelo casal. É um daqueles títulos que eu recomendo pois com ele se pode refletir sobre a própria vida, sobre como encarar as dificuldades diárias, bem como, as tristezas e dores do passado.

- Personagens

Lee Kang Doo (JunHo - 2PM)

Lee Kang Doo é o nosso protagonista e é um personagem tão bem construído e tão realista que chega a parecer irreal que ele realmente exista. Ele é um rapaz que no início vive arrumando confusão e não tem emprego fixo, se mantém fazendo bicos nas mais variadas áreas. Desde a tragédia no shopping, na qual perdera seu pai, vive sozinho em um pequeníssimo apartamento e a maior parte do dinheiro que ganha entrega à sua irmã mais nova que decidiu fazer faculdade de medicina. Kang Doo possui uma cicatriz na perna resultado do desabamento do shopping e além disso, possui cicatrizes emocionais com as quais não consegue lidar desde o acontecido, possuindo muita culpa em relação ao que ocorreu naquele dia. Por causa disso, ele vive seus dias como se não merecesse essa segunda chance de vida, e quando descobre que estão pensando em construir um novo estabelecimento no mesmo local do shopping antigo, decide conseguir um emprego lá. Ele consegue um emprego no local de construção e faz um acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, o Joo Won, tudo para que ambos possam ficar de olho nesta nova construção, além disso, Kang Doo fica encarregado junto com a Moon Soo de montar uma área memorial para as vítimas da tragédia.
Kang Doo é um daqueles protagonistas que tentam segurar o mundo nas costas, no início aparenta ser rude e egoísta, mas ao decorrer dos episódios percebe-se que ele tem um enorme coração. É um personagem que me tocou muito justamente por lidar com seus próprios sentimentos sozinhos, ele tenta segurar suas dores, arrependimentos e culpa, tenta fingir que não é atingido por todas essas emoções e na verdade, machuca a si mesmo sempre que faz isso. Mesmo com toda a sua carga emocional tão pesada, Kang Doo é uma pessoa generosa e bondosa, uma pessoa que mesmo machucada tenta estender a mão ao próximo, e isso me fez admirá-lo. Eu não consigo descrever bem este personagem, tenho plena consciência disso porque só apenas assistindo ao dorama você consegue entender quem ele é, quão verdadeiramente humano ele é, então vejam por si mesmos. Este é um grande personagem e foi maravilhosamente bem interpretado pelo Jun Ho. Que atuação!!

Ha Moon Soo (Won Jin Ah)

Moon Soo também estava no shopping quando o mesmo desabou e perdeu sua irmã mais nova na tragédia, desde então, além de lidar com a culpa e tristeza que tem, ainda precisa ser solidária com a dor de sua mãe que desde o acontecimento, se entregou ao alcoolismo. Os pais dela se separaram, e a mãe junto com sua tia abriram uma sauna, sendo que, como na maioria das vezes a mãe está bêbada, quem mais administra o empreendimento é sua tia. Ela se candidata para fazer parte do novo projeto e consegue um lugar na equipe também como arquiteta, a partir disso, decide fazer o trabalho mais minucioso e detalhista possível para que não ocorra outra tragédia como a anterior.

Moon Soo é uma prota também machucada emocionalmente, assim como o Kang Doo, ela precisa lidar com as cicatrizes que ficaram em si mesma após a morte de sua irmã que estava com ela na hora do desabamento do shopping. Ela se sente culpada por não ter conseguido salvar sua irmãzinha, pois no momento do desabamento, as duas não estavam no mesmo local porque Moon Soo tinha ido encontrar um amigo no andar de cima. Moon Soo tem sua própria forma de lidar com a culpa e dor, e sempre se mantém paciente com o alcoolismo da mãe porque sabe que essa é a válvula de escape que a faz fugir da realidade devastadora de ter perdido uma filha. É triste ver como a Moon Soo se sente culpada e perceber que ela pensa que deveria ter morrido no lugar da irmã, além de que, ela demonstra várias vezes que também está sofrendo muito, mas não acha que tem o direito de sofrer mais do que sua mãe. É uma personagem que tem empatia com o próximo devido ao que passou e que assim como o Kang Doo, é bondosa, uma mocinha humana e bem construída, é impossível não ser cativada por ela também. A atriz Jin Ah me emocionou em muitas cenas sem exagerar nas emoções, a moça atuou bem e merece o devido reconhecimento.

Seo Joo Won (Lee Ki Woo)

Joo Woo é o arquiteto responsável pelo novo projeto no local onde o shopping desabou e decidiu assumir esta tarefa para poder observar cada detalhe da construção, bem como, ficar de olho na empresa responsável pelo investimento. Ele perdeu o pai anos atrás quando ele assumiu toda a responsabilidade pelo ocorrido no shopping por ser o engenheiro civil que trabalhara na construção, pois com a pressão da empresa na qual trabalhava e a culpa por tantas pessoas terem morrido, o mesmo se suicidou. Isso fez com que sua família, principalmente seu filho ficassem desolados e Joo Won disse a si mesmo que jamais cometeria o mesmo erro, se tornando assim um arquiteto competente e detalhista. Este é um personagem que também possuiu cicatrizes e mostra um lado humano, tem uma personalidade honesta e cativante, aquele tipo de secundário que consegue ter importante participação no enredo.

Jung Yoo Jin (Kang Han Na)

Yoo Jin é uma das CEOs responsáveis pelo investimento na reconstrução do shopping e ao contrário de seu irmão, ela tenta pensar não apenas no ganho financeiro com o projeto como também no que este significará para os sobreviventes da tragédia que perderam seus entes queridos. No começo, duvidei da personalidade da moça e de qual era a função dela na trama, se seria megera ou não, para a minha felicidade, ela foi uma secundária com grande participação em alguns desdobramentos e se mostrou de boa índole. Além de que, gostei de poder conferir uma personagem tão dona de si mesma, com seu emprego, carro, ou seja, uma mulher com independente.

Alguns personagens são adicionais, mas têm grande relevância nos desdobramentos e contribuem para mostrar a vida humana como ela é em seus mais variados cenários. Gostei muito da melhor amiga da Moon Soo, a Kim Wan Jin (Park Hee Bon), uma moça que sonha em ver seu webtoon ser reconhecido e famoso, e não se deixa abalar pelas dificuldades físicas que lhe são impostas. Wan Jin perdeu os movimentos das pernas em um acidente e após ficar paraplégica precisou fazer uso de uma cadeira de rodas, porém isso não a impediu de sonhar e ela se mantém cada vez mais determinada a conseguir sucesso na carreia que escolheu. Uma personagem encantadora, admirável e divertida! Posteriormente, ela conhece o Jin Young (Kim Min Kyu) um inicial anti-fã que após conhecê-la melhor amadurece e até se apaixona. Este casal secundário surge inesperadamente, mas contribui significativamente para o "ar" romântico do dorama.

Preciso mencionar também a senhora Jeong Sook Hee (Na Moon Hee), uma senhora que atende clandestinamente pessoas que não podem ir ao hospital pelos mais variados motivos, também distribui medicamentos, inclusive para o Kang Doo, e administra uma "empresa" de empréstimos, trocando em miúdos, ela é basicamente uma agiota que conheceu o prota quando mais novo e desde então, mantém uma certa amizade com ele. Essa senhora me emocionou muuito em certo desdobramento.

A irmã do Kang Doo, Lee Jae Young (Kim Hye Joon), no começo me pareceu ser uma ingrata que não sabia dar valor ao que o irmão fazia por ela, sempre mandando dinheiro para que ela pudesse estudar medicina. Com o passar dos episódios compreendi que na verdade, ela queria que o irmão parasse de viver uma vida tão à toa, e sim encontrasse um emprego fixo. Jae Young se importava sim com seu irmão, só não sabia como expressar isso, a prova disso é a determinação dela para ajudá-lo no último episódio.

Há também o encantador e mega carismático vizinho e amigo do Kang Doo, o Sang Man (Kim Kang Hyun), um jovem que segue o Kang Doo sempre o chamando de "hyung" mesmo sendo mais velho que ele. Fica clara a "condição" do personagem e isso me fez ser mais cativada por ele, um grande adulto com sentimentos tão puros quanto os de uma criança, prova disso é a atitude dele no último episódio do dorama. Um ser precioso demais para o mundo e que esbanja carisma a cada cena. Ah! Amei o bromance entre ele e o Kang Doo! <3

Por fim, comento brevemente sobre o CEO irmão da Yoo Jin, Jung Yoo Taek (Tae In Ho) que trabalha apenas para poder lucrar, só pensa em dinheiro e isso me irritou muito pois nem sequer parava para pensar no projeto que estava realizando, o significado dele para os sobreviventes da tragédia, ele só queria saber quanto ganharia com aquilo.
Porém, quando ele conheceu a Ma Ri (Yoon Se Ah) começou a manter uma relação amistosa com ela e a demonstrar um lado que eu não conhecia, isso me fez shippar os dois, mesmo sendo tecnicamente errado, pois ele era casado. O fato é que Geum Chon é uma personagem mega cativante, ela administra uma casa para encontros, e possui várias meninas sobre suas ordens, porém sempre que Yo Taek vai ao local quer a companhia dela. A personagem é amiga do Kang Doo e da senhora Sook Hee e assim como eles, apesar do emprego que tem não ser politicamente correto, no fundo, é uma boa pessoa.

- Romance: Um doce romance em meio à melancolia.

Com o novo projeto do shopping, Kang Doo e Moon Soo se encontram e são obrigados a trabalhar juntos. Na verdade, eles se reencontram pois Moon Soo ajudara o Kang Doo em uma situação inesperada, o levando para a casa de seu pai e pedindo que ele cuidasse dos ferimentos do rapaz. Eis que por ironia da vida, Kang Doo volta a encontrar sua salvadora e trabalhará com ela para construir um memorial em homenagem às vítimas que faleceram no desabamento do shopping.

Ambos possuem uma história triste, eles estavam no shopping no dia do desabamento e precisaram desde aquela época lidar com os traumas que ficaram, cada um com o seu próprio, e justamente por saber como esta dor é, eles conseguem se entender bem. À medida que eles começam a contatar os familiares das vítimas para obter a permissão para o memorial, começam a reviver o dia do desabamento e as cicatrizes que ficaram voltam a doer. Moon Soo e Kang Doo vão deixando escapar suas dores mais profundas e sem nem perceber começam a dividir um com o outro essa carga emocional pesada, suportando-a juntos.


Moon Soo e Kang Doo protagonizam um romance doce em meio à melancolia da trama e isto faz a relação deles ser mais mágica ainda, daquelas que encanta profundamente. Os dois vão se aproximando gradativamente e compreendendo que cada um tem sua própria dor, bem como, sua própria culpa, e que ao invés de aguentarem tanto sofrimento sozinhos, podem simplesmente compartilhá-lo e torná-lo mais leve.

É isso que um se torna para o outro, um apoio, um conforto. Kang Doo e Moon Soo são um casal de sobreviventes que se unem para poder através de um novo sentimento, reencontrarem a felicidade. Eles jamais esquecerão o que aconteceu, mas podem juntos tornar a sobrevivência diária mais fácil, e é justamente por tamanha profundidade que o romance principal de Just Between Lovers se tornou um dos mais significativos que já vi. Além de que, a fotografia nas cenas do casal e a química entre os atores foram excelentes, o que faz você amar mais ainda este romance. Vale muito a pena conferir!

- Considerações Finais

Joo Won & Yoo Jin: Um ship secundário (?)

Além dos romances secundários que mencionei anteriormente temos também este aqui. Joo Won e Yoo Jin na verdade tem uma história juntos e como suas famílias se conhecem, a relação entre eles é bem mais profunda do que se imagina. Yoo Jin é perdidamente apaixonada por ele e anseia por uma nova chance a este amor, porém Joo Won não a quer e começa a desenvolver sentimentos pela Moon Soo. Confesso que gostei desse casal e torci por eles, queria que o Joo Won esquecesse a Moon Soo e se permitisse dar uma chance à Yoo Jin, afinal ela na verdade sempre o amou. A moça cometeu seus erros, mas seus sentimentos eram tão genuínos que me tocaram, então realmente torci para que ela alcançasse os sentimentos de quem amava tanto.

Kang Doo & Yoo Jin: Uma amizade.

Eu gostei muito da maneira como a autora utilizou os personagens aqui mencionados. Kang Doo começa a trabalhar na construção civil do novo estabelecimento no local do anterior shopping e Yoo Jin está sempre lá observando tudo onde investiu, então eles começam a se aproximar e se tornarem amigos. Só amizade mesmo e eu AMEI isso. Sério gente, só porque é homem e mulher não é obrigatório ter segundas intenções e estes dois provam isso. Kang Doo se torna um amigo homem que vê Yoo Jin como uma mera amiga, ela mostra para ele seu lado mais frágil, o qual não pode aparecer na frente dos demais pois precisa ser uma forte mulher de negócios. É uma amizade que dá o ar da graça em alguns momentos e conseguiu me cativar, sério, aposto que vocês também irão gostar dessa relação aqui.

Yoon Ok (Yoon Yoo Sun) & Ha Dong Chul (Ahn Nae Sang): Uma família perdida.

Yoon Ok e Dong Chul mostraram como uma família pode ser devastada após a perda de uma filha, os dois se separaram após a tragédia do shopping e cada um à sua maneira cuida da única filha que restou, a Moon Soo. Eu ficava muito triste sempre que observava esta família da prota, a mãe se entregou ao alcoolismo para conseguir suportar a dor, e o pai simplesmente vivia um dia após o outro, sem alegria. Porém, confesso que às vezes sentia raiva deles, principalmente da Yoon Ok que se concentrou tanto em sua própria dor que esqueceu do que sua filha e marido sentiam. Sei que é algo muito difícil pensar na dor do outro quando se está sentindo dor, mas gente, meu coração doía quando Yoon Ok se entregava ao álcool esquecendo da existência da Moon Soo. É uma situação muito complicada e triste, mas não consegui deixar de sentir esses sentimentos... Como vocês se sentiram? Comentem comigo.

- Final: Um susto, mas Ufa, ainda bem.

Quando vi a prévia dos últimos episódios, confesso que fiquei com medo, e quando assisti ao episódio 15 e vi a prévia do 16 fiquei tão receosa que adiei o dorama, deixando-o por dias na lista de inacabados. Depois, li comentários sem spoilers que apesar do susto do penúltimo episódio, as coisas tinham dado certo no final, mas mesmo assim não consegui assistir imediatamente, primeiro por falta de tempo e segundo porque outros doramas entraram na frente. O fato é que depois de muito medo do final, enrolação e falta de vergonha na cara, por fim, criei coragem e finalizei o dorama. Resultado, gostei muito do final! Os personagens conseguiram seus fins justos e cada um teve seu "momento", cada um pôde mostrar como seguiu a vida após o novo projeto do shopping. Só queria que tivessem mostrado o memorial no qual o Kang Doo e a Moon Soo tanto trabalharam, afinal isto foi o motivo da aproximação deles e posterior romance, bem como, o objetivo central dos protagonistas. Porém, decidi me contentar com o que teve e não reclamar demais pois, no geral, gostei muito de como a trama se encerrou, provando que a esperança é a  última que morre.

- OST: Um toque de melancolia.

Vou deixar minhas canções preferidas da OST, quando as ouço lembro da carga emocional do dorama e do tom melancólico que o mesmo me deixou, bem como, as lições sobre como sobreviver diariamente. Ouçam aí! Comentem o que acharam de Just Between Lovers e até a próxima! :*

Open My Eyes - Zitten



Where We -  Ryu Ji Hyun, Kim Kyung Hee



5 comentários:

  1. Eu não gosto de melodramas pelo fato que eu acabo gostando demais deles e sofro que nem um condenado
    E essa bodega quase me matou do coração. Aquele final me assustou tanto que eu quase quebrei o notebook na época, mas depois abracei ele e suspirei aliviado kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei assustada até o final.

      Excluir
    2. O ruim de melodramas é isso, brincam demais com nosso coração. E os finais tristes podem ocorrer. haha' Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Lendo sua resenha e lembrando do drama e ao mesmo tempo da carga emocional que esse dorama traz. Personagens que podem ser comparados com pessoas reais, pois tratam de perdas, superações e amor, não apenas o de casais, mas de amigos e família. Amei ter acompanhado essa trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que disse. Esse dorama vale muito a pena, é emocionante!

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo