Item [K-Drama]


Para quem curte doramas com aquela dose extra de fantasia misturado com mistério e ação, eis que hoje trago a dica perfeita. Item foi um dorama que poderia ter sido muito mais, entretanto, mesmo não sendo um dos melhores do ano, ainda assim gostei muito de acompanhar os episódios semanalmente e por este motivo venho recomendá-lo hoje.


Sinopse: Um homem e uma mulher tentam descobrir uma conspiração envolvendo itens com poderes sobrenaturais. Kang Gon (Ju Ji Hoon) é um promotor cheio de justiça e tem um coração caloroso. A fim de salvar sua sobrinha Da In, ele pula em uma conspiração em torno de um item misterioso.
Gênero: Fantasia, Mistério, Drama, Ação
Nº de Episódios: 32 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Emissora: MBC
Ano: 2019
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online), Subarashiis Fansub (download/online)

- Enredo: Itens misteriosos com poderes sobrenaturais.

Item conta a história do Promotor Kang Gon, o qual após um caso do passado envolvendo o herdeiro de conglomerado Jo Se Hwang é enviado para um cidade no interior, sendo obrigado a trabalhar por lá até que "a poeira passe". Uns anos depois, o promotor Kang consegue retornar à Seul junto de sua sobrinha Kang Da In, a qual cuida com muito carinho desde o falecimento dos pais dela em um acidente de carro. Na mesma época em que o Promotor retorna, Se Hwang é liberado da cadeia e retorna à sua posição de presidente do grupo Hwawon já que seu pai está hospitalizado e impossibilitado de exercer sua função. Jo Se Hwang é um homem poderoso que abusa de sua influência para não ser punido por seus crimes e utiliza também itens misteriosos com poderes sobrenaturais para satisfazer seus desejos assassinos. Em um dos casos atribuídos ao Promotor Kang, ele descobre um desses itens e a partir daí sua vida muda drasticamente. Após certos acontecimentos, Kang Gon é obrigado a procurar os itens para impedir uma tragédia e salvar alguém que ama, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as armadilhas e crueldades do empresário Jo Se Hwang. 
Basicamente, Item ambienta todo o seu enredo na busca dos personagens por esses itens sobrenaturais, apresentando gradativamente quais e como tais objetos se tornaram misticamente poderosos. Além disso, ainda há um vilão detestável que mostra o lado mais cruel de um ser humano usando e abusando de um poder sobrenatural para machucar e matar pessoas. Li alguns comentários de pessoas que se decepcionaram com o dorama de modo geral por ele não usar seu enredo tão original de forma mais elaborada e até mesmo empolgante, o que concordo até certo ponto. O fato é que ao contrário de muitos, eu não esperava tanto da trama, comecei e a finalizei sem criar grandes expectativas e justamente por isso, curti bastante tudo que a mesma me proporcionou. Realmente poderia ter sido um dorama muito melhor do que foi, mas não tenho grandes reclamações a fazer, exceto uma breve observação sobre o final que comentarei no penúltimo tópico. No mais, Item foi um dorama de fantasia e mistério que curti assistir do início ao fim, um daqueles que não ganha lugar nos melhores roteiros do ano, porém também passa longe da lista de total decepção. Prometeu um pouco mais do que cumpriu? Sim. MAS, não me arrependo de tê-lo assistido. Continuem lendo para saber mais sobre este dorama.

- Personagens

Promotor Kang Gon (Joo Ji Hoon): Bonito. Justo. E um tio admirável!

Kang Gon é um promotor justo que não tem medo dos poderosos e não deixa o dinheiro destes influenciar em seus casos e julgamentos. Anos atrás, ele atuou em um caso envolvendo o CEO Jo Se Hwang, mas conseguiu colocá-lo na cadeia por pouco tempo, sendo enviado por seus superiores para uma pequena cidadezinha após o ocorrido. Anos depois, ele consegue retornar à Seul junto de sua sobrinha Da In, a qual cuida com muito amor desde o falecimento dos pais dela. Logo que retorna, Kang Gon é encarregado de um novo caso e ao começar a investigar descobre a inacreditável existência de itens com poderes sobrenaturais, os quais possuem habilidades diferentes e únicas.
Alguns desdobramentos surgem e Kang Gon precisa encontrar e reunir todos os itens, a fim de impedir o plano cruel do Jo Se Hwang e um evento específico com o qual sonhara dias antes. Este protagonista é do tipo que encanta e ganha total torcida do telespectador. Acompanhar o Promotor Kang nessa busca desesperada pelos itens em prol de reencontrar alguém que ama e impedir uma tragédia é comovente e até empolgante. Apesar do enredo ter uns defeitinhos aqui e ali não aproveitando devidamente seus próprios mistérios e personagens, ainda assim, o prota consegue destaque, em partes pela atuação excelente do Ji Hoon, o qual sabia como ninguém me comover quando decidia chorar. Kang Gon é mais do que um promotor digno, ele é um homem admirável que ama genuinamente sua sobrinha, provando a cada dificuldade que não há nada capaz de impedi-lo quando o assunto é protegê-la. Impossível não amar um tio tão dedicado assim! E que atuação desse homem! Recomendo que o confiram também em Kingdom (dorama que ainda pretendo conferir e resenhar para vocês este ano!).

Profiler Shin So Young (Jin Se Yeon): Mocinha tenaz.



Shin So Young é um profiler criminal capaz de traçar o perfil de um criminoso apenas por estudar seu comportamento, modos de agir e falar. Ela também é atribuída a um caso específico no qual o Promotor Kang está trabalhando e por este motivo, os dois entram em contato constantemente, além do fato de morarem no mesmo prédio, o que os torna vizinhos. 
Inicialmente, So Young não acredita na existência dos itens que o Kang Gon menciona, não até ele provar para ela a capacidade sobrenatural de um deles, a partir deste momento, os dois se unem para investigar onde estão os demais objetos e encontrar uma maneira de provar os crimes do cruel Jo Se Hwang. Em relação a esta personagem, desejei que a utilizassem mais significativamente como profissional tal como a profiler de Trap, o que não ocorreu infelizmente. Ao menos, ela se tornou um peça importante para ajudar e apoiar o Kang Gon nos mais perigosos e dolorosos momentos. So Young foi uma mocinha admirável por sua tenacidade então à sua maneira, ela se tornou marcante. Vocês também podem conferir a atriz no excelente sageuk Bridal Mask.

Jo Se Hwang (Kim Kang Woo): Aquele vilão detestável!

Jo Se Hwang é um herdeiro de conglomerado, principal acionista do grupo Hwawon, responsável pela administração desde que seu pai ficou impossibilitado de exercer tal função. Na mídia, ele finge ser um bom moço preocupado com o bem estar de todos aqueles que utilizam os serviços e produtos de seu grupo comercial, porém, na verdade, ele é um homem frio, cruel e sociopata. Se Hwang descobriu os itens sobrenaturais e desde então, os coleciona para satisfazer suas próprias necessidades absurdas, os usando para ferir e/ou até mesmo matar pessoas que estejam em seu caminho. A criatura é tão doentia que não pensa duas vezes em machucar alguém, nem mesmo crianças, o que prova que ele não tem limites e precisa urgentemente ser impedido de continuar cometendo tais loucuras.
Quando Se Hwang descobre que o Promotor Kang está com um dos itens que deseja, ele arquiteta um plano para conseguir o objeto e ao mesmo tempo, induzir e obrigá-lo a procurar outros itens para ele. Iniciando assim, uma verdadeira perseguição e obsessão pelo Promotor, divertindo-se com as adversidades que o pobre enfrenta durante as situações. Jo Se Hwang foi realmente um homem detestável e mesmo sua história sendo explicada em certo momento da trama, torna-se impossível desenvolver qualquer empatia por ele tamanha a crueldade de seus atos. Uma pessoa capaz de machucar crianças nem merece ser chamada de ser humano, é um verdadeiro monstro! Detestei muito esta criatura e precisei de paciência para lidar com a insistência da trama em fazê-lo reinar conseguindo sucesso em seus planos por tanto tempo. Ao menos no fim, a máscara caiu e descobriram o lixo que ele era, entretanto fiquei chateada com aquele mistério sobre ele no episódio final, mas isso comentarei no penúltimo tópico também. Para aumentar o ranço do ator confiram Goodbye Mr. Black e para deixarem de odiá-lo deem play em Circle.

Há também outros personagens tais como: a Promotora Han Yoo Na (Kim Yoo Ri) que inicialmente aparentava ser uma sem caráter e apenas quando sua história foi contada compreendi o motivo dela agir tanto em favor do Se Hwang; Há também o Padre Koo DongYoung (Park Won Sang) que me surpreendeu muito em certo ponto da trama, afinal nunca imaginei que ele era duas caras (quem assistiu a trama irá entender o trocadilho); Seo Yo Han (Oh Seung Hoon) que trabalha com a profiler Shin auxiliando sempre que possível; E o amoroso pai da Shin So Young, o ahjussi Shin Koo Cheol (Lee Dae Yeon). Acho que mencionei os personagens secundários mais importantes, os demais vocês conferirão na trama.

- Da In & Seu Tio Promotor Kang

Um dos aspectos que mais me encantaram neste dorama foi o relacionamento entre a Da In e o Promotor Kang, o qual me encantou enormemente. Após a morte do irmão, o Promotor Kang se torna o único parente próximo da Da In e por este motivo começa a cuidar da menina, tentando ao máximo lhe proporcionar a presença paterna que ela tanto precisa. Em muitos momentos pode-se perceber que o Kang Gon não sabe exatamente como cuidar da Da In, mas ele se esforça genuinamente e vê-lo empenhar-se tanto para ser um bom tio a fim de diminuir um pouco a dor de sua sobrinha por não ter os pais é algo admirável e emocionante.
Como a Da In ficou órfã muito cedo, ela criou um bloqueio e deixou de falar, comunicando-se com seu tio apenas por meio do melodeon (um instrumento musical). E esta forma de comunicação auxiliou os dois em muitos momentos, inclusive ajudando-os a diminuir as saudades quando estavam separados. Falando nisso, em certo desdobramento, fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ver o Promotor Kang desesperado sofrendo pela Da In. Essa cena realmente me doeu e fiquei admirada pela atuação do Ji Hoon, nossa! Não comentarei detalhadamente a fim de evitar spoilers, mas tenham certeza que se conferirem esta trama irão se encantar completamente por esta relação de tio & sobrinha.

- Romance?

Não temos romance na trama, afinal este não era o foco da mesma. Entretanto, se torna um pouco impossível não shippar a Profiler Shin com o Promotor Kang devido ao fato deles se tornarem próximos à medida que investigam os itens e por se apoiarem um no outro quando as adversidades surgem. É aquela velha história, dorameira vive para shippar porque se não cogitar um casalzinho no enredo não é realmente uma dorameira. Haha' 

- Final: Confuso. (Sem spoilers)

Demorei alguns dias para finalizar o enredo por causa da correria cotidiana mesmo, mas admito que estava curiosa para saber como resolveriam toda a situação que tinha se desenrolado até então. A reta final contou com revelações interessantes sobre alguns personagens, explicações sobre a origem dos itens sobrenaturais e a chegada do grande clímax da trama, um evento que se tornaria catastrófico caso o Promotor Kang não agisse a tempo. Apesar de ter gostado do final de modo geral, acho que o mesmo ficou um pouco raso e extremamente confuso considerando o aparecimento de um personagem aos "45 minutos do segundo tempo". E para piorar, essa pessoa que aparece deixa uma dúvida no ar relacionada ao Jo Se Hwang, o que achei desnecessário. Não precisava de algo assim, a menos que o objetivo fosse deixar pontas soltas para uma segunda temporada, o que provavelmente não é o caso.

BREVE COMENTÁRIO COM SPOILER: 

Na minha opinião, um final fechadinho seria muito mais interessante e justo, até mesmo a situação do Kang Gon ficou meio no ar e a última cena serviu para supostamente encerrar o mistério em torno dele após seu sumiço. Apenas aceitei meu ship junto cantando com a Da In, afinal a cena foi um amorzinho. *-* No geral, o final foi confuso e deixou mais mistério no ar, mas como sou uma domameira criativa que pretende escrever fanfic um dia, criei meu próprio fim: Promotor Kang casou com a profiler Shin, eles criaram a Da In como filha dando-lhe muito amor, adotaram um cachorrinho para aumentar a família e ponto final.

FIM DE SPOILER

- OST

Fiquem à vontade para comentar o que acharam de Item, gostaram do dorama ou se decepcionaram com ele? Em breve mais resenhas e abaixo deixo minhas faixas preferidas da trilha sonora. Até!


Close to Night - Sonnet Son



Tunnel - The Vane



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo