Priest [K-Drama]


Não pensem que a OCN encerrou sua vibe gótica das trevas após o enorme sucesso de The Guest, pelo contrário, a emissora está empenhada em trazer muitos outros doramas do gênero com padres lindos e pretende inovar em cada um. Hoje venho comentar sobre Priest!


Sinopse: Oh Soo Min é um padre católico jovem e obediente, cheio de energia. Ele é membro de um grupo que realiza exorcismos extraoficialmente. No passado, sua mãe foi possuída por um demônio. Ela não pôde receber um exorcismo e consequentemente morreu. Depois disso, Oh Soo Min foi ensinado pelo Sacerdote Moon Ki Sun sobre como realizar exorcismos. Enquanto isso, Ham Eun Ho se tornou médica depois que sua família passou por um infeliz acidente. Ela quer salvar a vida das pessoas. Agora, Ham Eun Ho trabalha na sala de emergência de um hospital. Ham Eun Ho não acredita em Deus, mas ela testemunha um fenômeno sobrenatural e encontra o sacerdote Oh Soo Min. Ela enfrenta uma grande mudança em sua vida.
Gênero: Thriller, Terror, Sobrenatural, Médico
Nº de Episódios: 16
Emissora: OCN
Ano: 2018 - 2019
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Start Fansub (download/online)

- Enredo: Uma mistura de dorama médico com terror.

Priest conta a história de Oh Soo Min, um jovem que perde sua mãe após ela ser possuída por um demônio e que desde então, decide tornar-se padre. Ele faz parte de um grupo denominado Régia 634, o qual é formado por pessoas sob ordens do Padre Exorcista Moon Ki Sun. O Padre Moon Ki Sun descobre que supostamente um de seus antigos amigos machucou uma criança e decide investigar o caso já que por conhece-lo tão bem sabe que o mesmo jamais faria isso. Em meio à investigação, Padre Moon descobre que eventos estranhos estão acontecendo em um grande hospital no qual a criança está hospitalizada, portanto com auxílio da Régia 634 decide ficar de olho no garoto e no local. Por causa disso, a Régia 634 está sempre presente no hospital e uma das pessoas da equipe, o Padre Oh, aproxima-se da médica da emergência, Eun Ho. Os padres sabem que quem está por trás de tantos acontecimentos estranhos e bizarros no hospital é um demônio, em contrapartida, a médica Eun Ho tenta salvar seus pacientes da forma que pode e não acredita nas palavras da Régia 634. Entretanto, para poder livrar a todos de tal ameaça, Eun Ho precisará unir forças com a Régia 634 para salvar as pessoas no hospital. A premissa de Priest já mostra a originalidade do enredo, afinal até então, ao menos eu, não tinha conferido um dorama médico mesclado com suspense e terror, demônios e possessão. OCN está mesmo amando esta vibe dark e aproveitando o sucesso estrondoso de The Guest decidiu logo em seguida deste colocar Priest no ar. Entretanto, preciso dizer que comparações entre os dois títulos não devem ser feitas pois cada um é original à sua própria maneira. O fato é que Priest consegue ser um dorama único com bom ritmo, e que a partir de seu plot twist na reta final subiu consideravelmente no meu conceito. Ainda prefiro seu antecessor The Guest, admito. Porém, no geral Priest é um bom dorama e não deve ser descartado por quem está a fim de conferir uma mescla inusitada de drama médico com o gênero terror.

- Personagens

Oh Soo Min/ Micael (Yeon Woo Jin) - Um jovem padre que tem muito a aprender!

Soo Min é um jovem padre impaciente e imaturo que une-se á Régia 634 com o objetivo de exterminar o maior número de demônios possíveis para que eles não machuquem pessoas inocentes. No passado, Soo Min perdeu a mãe após ela ser possuída e isso deixou marcas profundas no rapaz, fazendo-o decidir se tornar alguém que pudesse enfrentar esses seres sobrenaturais e livrar pessoas deles. Temos aqui um protagonista que amadurece consideravelmente ao decorrer da trama. Soo Min é um inicial Padre que conhece suas funções, mas que ainda precisa aprender muito sobre o que realmente significa enfrentar demônios a partir da fé inabalável.
Acho que o mais legal no personagem é o modo como ele representa uma jovialidade e falta de experiência em relação ao seu superior, o Padre Moon. Isso resulta em cenas divertidas entre os dois e também na construção de um Soo Min mais adulto e consciente de ser Padre a partir dos conselhos e ensinamentos dados pelo Moon. Se o Padre Micael se torna tão admirável posteriormente é devido principalmente ao Padre Moon e claro, a todas as experiências vividas. Um protagonista corajoso, determinado e que soube nas mais adversas situações escolher o certo e permanecer no caminho que escolheu mesmo quando o conflito interno era inevitável. E que padre! Olha, OCN achou pouco fazer as dorameiras pecarem cobiçando o Padre de The Guest aí colocou outro lindo e maravilhoso na telinha, que sacanagem! Woo Jin mais uma vez me impressionou com sua atuação e recomendo que o confiram também em Introverted Boss.

Moon Ki Sun (Park Yong Woo) - O Padre Líder da Régia 634

O Padre Moon Ki Sun é um dos padres veteranos e sob poder do Vaticano ganhou o direito de realizar exorcismos. Ele é o líder da equipe Régia 634, uma equipe formada pelo outro padre Oh Soo Min, e outras três pessoas sobre as quais comentarei posteriormente. A Régia 634 tem como principal objetivo encontrar possuídos e exorcizar os demônios presentes neles. O Padre Moon é uma pessoa tranquila, consegue manter a calma nas situações mais tensas e ainda demonstra uma fé inabalável, o que me fez admirá-lo em muitos momentos. Ele é próximo do Padre Oh e tenta ensiná-lo a como agir e ser um verdadeiro Padre já que seu jovem subordinado ainda é impaciente e inexperiente. Padre Moon é um personagem muito bem construído e uma peça-chave em vários momentos clímax da trama, como líder ele precisou tomar decisões nas situações mais difíceis e isso não o fez vacilar, pelo contrário, ele sempre escolheu o que achava certo e agiu corajosamente mesmo quando tal ação o colocaria em risco.
Destaco também o bromance entre ele e o Soo Min. Gostei muito da forma como o enredo desenvolveu essa amizade e como eles se respeitavam mutuamente. Logo no início fica perceptível o quanto o Padre Moon se preocupa com o Soo Min e não é apenas por gostar dele como subordinado, há um certo sentimento de culpa que o faz ter um maior cuidado com o jovem, entretanto, só alguns episódios depois o motivo para tal sentimento é contado e a forma como Soo Min lida com isso prova o quanto ele considera verdadeiramente seu superior. Um bromance nas entrelinhas que inesperadamente, me cativou.

Ham Eun Ho (Jung Yoo Mi): Uma médica determinada!

Ham Eun Ho é uma excelente médica que trabalha na emergência de um grande hospital. Eun Ho desejou ser médica após um acidente trágico que envolveu ela e seus pais, desde então, ela decidiu colocar sua vida em segundo plano e cuidar de seus pacientes da melhor forma possível. Por ser uma médica tão dedicada e colocar sempre os pacientes em primeiro lugar, algumas vezes Eun Ho não toma os devidos procedimentos burocráticos que devem ser realizados antes de qualquer ação dos médicos, como exemplo a permissão para uma cirurgia de emergência, e isso resulta em problemas para ela, consequentemente Eun Ho sempre ganha broncas de seu superior. Porém, para ela o mais importante é salvar a vida de seus pacientes e por esse motivo, Eun Ho não hesita quando uma pessoa gravemente ferida chega na emergência. À medida que ela precisa lidar com certos pacientes, situações estranhas começam a acontecer no hospital e mesmo Eun Ho não acreditando em Deus ou em seres sobrenaturais, se torna impossível não achar que tem algo irracional acontecendo ali. Por este motivo, ela envolve-se com a Régia 634 e cada vez mais é ameaçada por tais forças e eventos sobrenaturais. Eun Ho é uma prota que ganha espaço na telinha com suas ações independentes, aquele tipo de mocinha que age e não apenas espera por alguém. Como amo protas que agem por si só sem precisar ficar esperando o consentimento ou ação do mocinho vindo num cavalo branco para socorrê-la, Eun Ho me encantou consideravelmente. Uma médica determinada e admirável!

Equipe Régia 634

Como disse anteriormente, a equipe Régia 634 é liderada pelo Padre Moon e além dele, participam também o Padre Oh e outros três agregados que não tem qualquer filiação com a igreja. Essa verdadeira gangue auxilia os padres nos exorcismos quando as situações ficam complicadas. A equipe é composta pelo detetive Gu Do Kyun (Son Jong Hak), a herdeira de uma fortuna, mas humilde Srtª Shin Mi Yeon (Oh Yeon Ah) e o nerd que entende de computadores e eletrônicos como a palma de sua mão Jung Yong Pil (Yoo Bi). Esses três personagens se uniram a Régia 634 por seus próprios motivos e ao lado dos padres tentam destruir os demônios. Admito que desejava uma abordagem mais profunda sobre os motivos de cada um ter se unido à equipe, ao menos alguns flashbacks, o que não aconteceu com todos. Entretanto, um dos pontos mais consideráveis da trama é justamente o fato de cada um deles ser essencial na Régia 634, cada um tem sua função e eles literalmente se unem contra o mal, protegem e valorizam um ao outro, ou seja, são praticamente uma família. Os demais personagens como exemplo, os médicos do hospital, vocês conferirão no dorama.

- Não tem romance. Será mesmo?

O romance na trama não é o foco, entretanto há algumas insinuações e uma revelação que sugere aquele mínimo de romance possível. Primeiro preciso comentar sobre a Srtª Shin e o Padre Moon porque amei tanto a relação entre eles que se tornou impossível não shippa-los. Sei que é muito errado dizer isso, mas a culpa não é minha né. O fato é que Srtª Shin demonstra se preocupar e considerar muito o Padre Moon, o que me fez pensar que ela nutria sentimentos por ele, mas pelo fato dele ser um Padre, ela precisava manter isso para si mesma. Pode ser que eu tenha visto demais? Pode. Entretanto, sinceramente, para mim, todos esses sentimentos que ela demonstrava por ele não era apenas gratidão e coleguismo ou amizade não, era amor. Quem concorda comenta aí porque não posso ter me iludido sozinha né?
Outro possível casal que despertou meu lado shipper foi Eun Ho e o Padre Micael. Olha só, pecando em dose dupla. Mas sério, como não se encantar com as interações desses dois? À medida que o hospital onde a Eun Ho trabalha se torna o palco de eventos cada vez mais estranhos e perturbadores, a Régia 634 se faz presente no local para averiguar a situação e consequentemente há mais interação do ship. Desde o começo fica um certo mistério no ar em relação ao passado dos dois e se eles já se conheciam, porém a verdade traz muito mais do que se poderia pensar. Gostei de ser surpreendida com tal revelação, mas por um lado me senti muito triste pelo que aconteceu no passado e os resultados de tal evento. Enfim, resumindo, este é um ship improvável que conquista e surpreende o telespectador em certo momento, até mesmo no episódio final, o qual pode agradar ou não a depender do desfecho que você achar que o ship deve ter. Sei que ficou confuso, mas se eu comentar detalhadamente sairá um monte de spoilers, então confiram a trama e descubram o que eu quis dizer.

- O plot twist que deixou todo mundo de cara no chão. #FomosTapeadosPelaOCN

Certo ponto da trama traz desdobramentos importantíssimos e trágicos, fazendo com que o telespectador realmente sinta raiva, dor e tristeza. Eis que quando todos estavam sem saber o que viria a seguir e como a trama seguiria a partir de tanto acontecimento bombástico veio o plot twist mais inesperado que já tive a oportunidade de conferir em doramas. Especificamente, o final do episódio 12. Sinceramente, eu jamais imaginei aquilo e me senti uma TROUXA em caps lock mesmo devido ao choque porque meu queixo realmente caiu no chão. Quem poderia prever aquilo? Quem ganha todo o crédito é o roteirista Moon Man Se, afinal ele foi a mente por trás de tudo. Não comentarei detalhadamente a fim de evitar spoilers e sugiro que quem for assistir ao título não procure saber o plot twist de antemão porque se souber o enredo perderá todo o sentido, sério. Mesmo aqueles que curtem spoilers, aconselho fugir deles porque a graça de Priest, ao menos para mim, é exatamente esta: acompanhar toda a trama e ser feito de trouxa pelo plot twist. Algumas pessoas não gostaram, o que eu entendo, mas para mim ser tão surpreendida assim fez o dorama subir no meu conceito e gostei mais dele a partir deste momento. Após o tal plot twist eis que a trama mudou completamente e minha preocupação passou a ser outra. O bom é que dentro do que se poderia fazer, o roteirista conseguiu dar um fim bem satisfatório e com direito ao suposto ship convivendo juntos da forma que podiam, o que eu particularmente, gostei. Mesmo com a história sobre o tal demônio não sendo tão bem contada quanto o que ocorreu em The Guest, como eu disse não se deve comparar os títulos e à sua maneira, Priest explicou tudo dando mais importância ao que achava que deveria dar. Enfim, considero este um fim satisfatório.

- OST

Concluo que Priest foi um bom dorama no que se propôs a fazer, mesclou gêneros e criou sua própria identidade unindo uma trama ambientada em hospital com um terror sobrenatural realmente interessante. Quem curte os dois gêneros deveria dar uma conferida neste título! E quem já assistiu sinta-se à vontade para comentar. Abaixo deixo a OST, confiram.

Light Me - Lee Ye Joon



Wake Me - NieN



2 comentários:

  1. Por falar nesse dorama, você tem de ver o The Fiery Priest..! É muito bom..... Muito engraçado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalizei The Fiery Priest uns dias atrás e AMEI. Como você disse, muito engraçado. Em breve, resenha dele aqui no blog.

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo