Voice 2 [K-Drama]


Hoje venho comentar sobre a segunda temporada de Voice. Se você ainda não assistiu este drama, aviso que esta resenha provavelmente contém spoilers da temporada anterior, então só continuem lendo se não ligam para isso ou se já assistiram o drama anterior. Dado os avisos, vamos falar sobre Voice 2.


Sinopse: Segunda temporada do drama coreano ''Voice''.
Gênero: Thriller, Mistério, Policial
Nº de Episódios: 12
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma continuação tão boa quanto a primeira temporada?

Quem assistiu a primeira temporada da trama com certeza guardou na memória a mensagem final da mesma, Voice enviou um alerta sobre como a violência está presente na nossa sociedade e o objetivo do enredo era causar reflexão nos governantes, mostrando que a lei está falha e a constituição precisa ser revista. Além disso, o aspecto que mais se tornou presente na memória dos telespectadores da primeira temporada foi o cruel e assustador vilão, o qual foi interpretado com maestria pelo ator Kim Jae Wook (Voice, The Guest). Diante da proposta inicial do enredo e tudo que ele se tornou, a sequência estava sendo aguardada com grandes expectativas e claro, poderia muito bem não superar sua temporada anterior. Particularmente falando, mesmo eu gostando muito desta continuação admito que ela não conseguiu me fazer sentir da mesma forma em relação aos casos apresentados, apenas alguns realmente me envolveram, entretanto, o novo protagonista ganhou sim meu total carinho. Resumindo, esta continuação de Voice conseguiu causar reflexão da mesma forma que a primeira, abordando alguns casos semelhantes e pontuou mais significativamente uma situação cada vez mais presente atualmente, casos de violência doméstica. Além disso, temos outro serial killer que cumpriu seu papel de amedrontar e impactar, e de quebra, ainda há um certo mistério envolvendo o novo protagonista e este ponto foi muito bem conduzido ao decorrer da trama. O fato é que, para mim, Voice 2 não supera por completo sua temporada anterior, na verdade, se tornou um mero complemento, mas muito digno e que não deixa falhas tampouco diminui a franquia, conseguiu ser ao mesmo tempo uma sequência e uma trama praticamente novinha em folha sem esquecer como assustar, impactar e até mesmo amedrontar seus telespectadores com violência e acima de tudo, causar novamente uma reflexão sobre o mundo e que nem tudo está perdido pois ainda há pessoas dispostas a torná-lo melhor.

- Personagens

Nosso protagonista anterior, o policial Jin Hyuk (Jang Hyuk) não dá as caras aqui nesta sequência, estando presente apenas em alguns momentos e se comunicando com sua anterior equipe Golden Time por meio de emails. Confesso que senti falta dele, porém o contexto da trama se firmou satisfatoriamente e compreendi o porquê de outro protagonista assumir o lugar do moço. Além dele, o atendente Hyeon Ho (Yesung) e o fiel companheiro do Jin Hyuk, o Dae Shik (Sung Hyun), não estão presentes na continuação, mas suas ausências também foram devidamente explicadas e uma em específico, me deixou muito satisfeita. Afinal, quem acompanhou Voice deve ter entrado em choque com a situação do Dae Shik no final da trama, quase morri de preocupação com ele na primeira temporada, mas ao menos temos uma resposta definitiva sobre o moço aqui em Voice 2. Enfim, vamos falar agora dos personagens que entraram nesta sequência e os que continuaram.

Do Kang Woo (Lee Jin Wook) - O que esperar deste novo protagonista?

Kang Woo é quem assume o lugar do Jin Hyuk como protagonista do enredo e líder da Equipe Golden Time. Ele sobreviveu a uma situação traumática três anos atrás, na qual seu parceiro policial foi brutalmente assassinado e desde então, Kang Woo perdeu sua credibilidade como policial  porque depois do ocorrido, ele foi acusado e só se livrou da situação devido a insuficiência de provas. Após todos esses anos, ele continua investigando o caso por conta própria, disposto a encontrar o serial killer que matou seu parceiro e que, provavelmente, retornara recentemente a matar. Em meio as suas investigações, ele se encontra com a Chefe Kang e mesmo surgindo conflitos entre eles, após uma série de desdobramentos que envolvem a Equipe Golden Time e o provável surgimento de um serial killer com as mesmas características do assassino por quem Kang Woo procura, eles começam a trabalhar juntos.
Kang Woo é um personagem misterioso, seu passado é desconhecido e sua personalidade atrai desconfianças, ele é conhecido por conseguir pensar igual a um psicopata, conseguindo desta forma encontrar pistas nas cenas dos crimes, pistas que somente o próprio assassino saberia onde procurar. Por esta peculiaridade em reconhecer tão bem a mente de um assassino e devido ao fato de nunca ter ficado muito claro a forma como seu parceiro morreu, Kang Woo ainda é visto como um suspeito de assassinato principalmente pelo irmão policial da vítima. Enquanto investiga casos como Líder da Equipe Golden Time, Kang Woo também procura o paradeiro do serial killer de três anos atrás e para isso contará com a ajuda da Kwon Joo.
O fato do Kang Woo ser tão fechado para relacionar-se com as pessoas dificulta o processo de aproximação dele com sua equipe e somente a Kwon Joo consegue quebrar a barreira que ele colocou sobre si mesmo, permitindo assim que finalmente Kang Woo se mostre verdadeiramente. Confesso que em muitos momentos desconfiei das intenções do protagonista e este é o ponto mais interessante desta sequência, a forma como Kang Woo nos é apresentado e como ele consegue nos fazer duvidar dele e de nós mesmos, pois lá no fundo queremos que ele seja realmente uma pessoa boa e chegamos a duvidar se isso é realmente possível. Não posso comentar muito porque aí seria spoiler e tudo perderia a graça, só gostaria de elogiar brevemente a atuação do Jin Wook e dizer que ele acertou em cheio nas emoções apresentadas e nas expressões faciais do personagem, me fez até duvidar do Kang Woo várias vezes. Quem quiser conferir outro trabalho do moço, assista Goodbye Mr. Black.

Kang Kwon Joo (Lee Ha Na) - E o que dizer dessa mulher?!

O fato é que Kwon Joo mais uma vez ganhou minha admiração e respeito. Além dela continuar sendo a responsável pela central de atendimento de emergência, nesta segunda temporada podemos apreciar a moça fazendo mais "trabalho de campo", disposta a arriscar o próprio pescoço a fim de encontrar o novo serial killer que surgiu. Podemos conferir novamente Kwon Joo usando sua super habilidade auditiva para avaliar e ajudar as pessoas, bem como, sua sábia escolha de palavras para apaziguar situações tensas, sempre mantendo a tranquilidade e não se deixando desesperar.
Uma mulher de fibra mesmo! Não tenho muito o que acrescentar da personagem, pois ela foi justamente quem precisava ser, destaco apenas que ela soube como ninguém avaliar o Kang Woo e reconhecê-lo verdadeiramente, mesmo duvidando do companheiro em momentos críticos, no fim ela decidiu que deveria ver a situação como um todo e não se concentrar apenas em um ponto, o que a permitiu encontrar a verdade. Kwon Joo é definitivamente uma personagem memorável.

Park Eun Soo (Son Eun Soo) & Jin Seo Yool (Kim Woo Suk)

Quem também está de volta nesta sequência é a atendente Eun Soo (Son Eun Soo), ao contrário do que ocorre na primeira temporada, senti que em Voice 2, a moça conseguiu ter um maior destaque e utilidade, sendo aliás protagonista de um desdobramento muito interessante.
E se o anterior hacker não estava presente, temos aqui um novo. Jin Seo Yool é um jovem espontâneo que assume a posição do Hyeon Ho, e olha, não senti diferença entre os dois não. Seo Yool também tem sua relevância para a trama, ele e a Eun Soo são um suporte técnico para a Equipe Golden Time. Destaco aqui o acontecimento envolvendo o Seo Yool nos últimos episódios... Pessoal, eu nem sei o que dizer... Coitado do moço!

Kwak Dok Ki (Ahn Se Ha) & Na Hong Joo (Yoo Seung Mok)

Dok Ki é um informante do Kang Woo que acaba se tornando um parceiro investigativo para o mesmo, sendo uma espécie de auxílio quando ele precisa de algo, principalmente se for algo urgente e não muito bem visto perante a lei. De certo modo, ele conquista a confiança do Dong Woo e só não ouso dizer que eles eram amigos porque o prota jamais admitiria isso e se pudesse me xingaria por sequer pronunciar tal frase.

Hong Joo é um policial chefe da Unidade de Crimes Violentos e era irmão do parceiro do Kang Woo, o rapaz que fora assassinado anos atrás. Após a morte do irmão, Hong Joo alimenta um ódio mortal contra o Kang Woo e está disposto a provar de toda e qualquer forma possível que o assassino de seu parente foi ele. Por causa desse ódio, ele está sempre interferindo nas investigações da Equipe Golden Time e direcionando sua atenção ao Kang Woo passando todo o tempo o odiando, isso faz com que Hong Joo não enxergue outras coisas que estão bem na sua frente... Ou seja, cegueira pode matar viu?!

- Um serial killer novamente na área

Acho que esta será a característica típica do drama, pois se na primeira temporada nos deparamos com um monstro em forma de gente, nesta aqui nada muda. O novo vilão da trama é tão assustador quanto seu antecessor e consegue ser uma praga ainda maior, afinal louco é o sobrenome desse homem. Ao contrário do Mo Tae Goo que me deixou tremendamente chocada com sua capacidade de não sentir qualquer empatia pela vítima chegando a ser assustadoramente cruel com suas agressões, o novo serial killer assusta por ser incrivelmente astuto. O rapaz não é do tipo que se dispõe primeiramente a ir atrás da vítima, ele corrompe os outros e os convence a fazer o trabalho sujo para ele. E o pior, a criatura realmente acredita que seus atos são justificáveis e que desta forma pode acabar com o "mal" da sociedade pois apenas ele sabe onde está a origem deste mal. Temos um caso de transtorno psicológico e em várias cenas o vilão é  representado como um psicopata, conhecer a história deste personagem nos permite adentrar um pouco na mente de um sociopata e sinceramente, assusta. Preparem-se para se assustar com uma mente perturbada pois não há outra reação ao lidar com este vilão.

- Participação especial

Em um episódio específico temos o aparecimento Lee Jung Shin da banda CNBLUE interpretando um homem chamado Lee Jae Il e olha, nos poucos momentos em que deu as caras, a criatura realmente assustou, o que significa que Jung Shin atuou bem, então apreciem essa participação especial quando assistirem ao drama.

- Considerações Finais

Não poderia deixar de comentar o quanto gostei da dinâmica do novo protagonista Líder Do com a chefe Kang. Inicialmente, eles entram em uma espécie de confronto e precisam se unir apenas por possuírem um caso em comum, a busca por um assassino, o novo serial killer. À medida que casos vão surgindo, as situações colocam à prova os nervos de ambos e ao mesmo tempo, faz com que eles comecem a se conhecer, chegando a estabelecer uma relação mais próxima.
Não é um romance, gente! Este não é o foco aqui. Mas, de certo modo, é impossível não cogitar um né? Dorameira vive para shippar e eu confesso que num instante descartei o ship anterior (Jin Hyuk + Kwon Joo) e comecei a gostar deste aqui. O que mais me agradou na relação entre eles foi a forma como a Kwon Joo conseguiu ir estabelecendo uma proximidade com o tão fechado Kang Woo, fazendo com que ele começasse a ceder gradativamente.
Em certo momento até ela desconfia dele, de suas intenções e objetivos, o que deixa-o realmente magoado, porém Kwon Joo soube reconhecer quando errou e mais ainda, dar o benefício da dúvida para o Líder Do. Ela não lhe deu a confiança por completo, mas também não o abandonou e isso foi crucial em certo desdobramento. A relação entre a Kwon Joo e o Kang Woo é um processo gradativo de construção de confiança e justamente por isto gostei tanto de acompanhar os dois juntos.

- Final & Terceira Temporada

Os últimos desdobramentos conseguiram ser frenéticos, apresentando revelações chocantes e até assustadoras. Fiquei feliz por confirmar que um certo alguém lá no fundo era a pessoa que eu torci que fosse, me senti traída quando uma revelação veio à tona e fiquei apreensiva em relação a como finalizariam a trama.
De modo geral, o encerramento foi satisfatório e muito bem montado permitindo que algumas pontas soltas fossem amarradas, mas muitas outras permaneceram. Com a confirmação da terceira temporada fiquei aliviada pois esta nova sequência permitirá que tudo seja melhor trabalhado. Entretanto, todavia, porém, MAS, achei MUITA SACANAGEM o último episódio acabar daquela forma porque se tem algo que eu detesto nesta vida é ficar curiosa e ter que esperar meses para saber o desfecho de uma história. Que verdadeira tortura. Sério isso, OCN? Af.

- OST

Não temos um destaque considerável para a trilha sonora e apenas uma realmente me chamou a atenção, a deixarei abaixo. No mais, espero que tenham curtido a resenha e comentem aí, me digam se também estão na tortura chamada "esperar Voice: City of Accomplices"... Ao menos, o teaser da sequência já saiu né. Até!

Voice - Kim Yeon Ji



5 comentários:

  1. A terceira temporada não está no Netflix mas já tem na internet eles estão produzindo a 4° temporada não sei se já lançaram, estava previsto pra esse ano mas devido a pandemia tudo pode acontecer né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís! Ainda não conferi a terceira temporada, acredita? Mas quero ver sim!
      A quarta temporada deve iniciar as gravações em breve, o elenco já foi confirmado ^^

      Excluir
  2. achei que na 2 temporada virou uma serie policial comum. a primeira temporada mistura o melhor da investigação policial, simbolizado na policial Kang Kwon-Joo, com o melhor da ação com o ''cachorro louco'', a segunda temporada com a saida de Moo Jin-Hyuk, virou uma serei normal de investigação. não é tão empolgante ou explosiva quanto a primeira temporada.

    ResponderExcluir
  3. E os protagonistas da primeira temporada não vão reaparecer mesmo? Nunca mais Jin Hyuk?

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti todas as temporadas e confesso que sou fã de Lee Jinuk. Gosto do Song Seungheon, que está na quarta temporada, mas nenhum capitão vai superar o Do Kang-u.

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo