A Poem a Day [K-Drama]


E se você procura um dorama médico, mas com um diferencial, sem tretas políticas da administração e médicos super habilidosos que fazem cirurgias de olhos fechados, eis aqui uma dica perfeita. A Poem a Day traz um enredo que mostra um outro lado da medicina, o foco aqui não são os super médicos, mas sim fisioterapeutas e radiologistas, e para melhorar ainda mais a vibe tranquila da trama temos poemas que retratam a simplicidade da vida em meras palavras. Então, fãs de histórias leves, lhes recomendo um ótimo título!


Sinopse: A historia segue um grupo de fisioterapeutas, técnicos em radiologia e estagiários. Ye Jae Wook trabalha como fisioterapeuta e também ensina no mesmo campo. Ele começa a trabalhar como líder de equipe em um hospital. Woo Bo Young trabalha como fisioterapeuta há 3 anos. Ela queria se tornar um poeta, mas devido à sua família ser pobre, ela estudou para se tornar uma fisioterapeuta. Shin Min Ho é um estagiário, mas ele não está interessado em fisioterapia. Suas notas não eram boas o suficiente para a faculdade de medicina e seus pais, ambos médicos, o fizeram estudar fisioterapia.
Gênero: Médico, Romance, Drama, Comédia
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar: DramaFever (online); Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um poema. Uma dose de realidade.

A Poem a Day retrata a rotina de um grupo carismático de fisioterapeutas e radiologistas, pessoas simples e comuns que trabalham no mesmo hospital e alguns compartilham o mesmo teto por fazerem uso dos dormitórios oferecidos aos empregados deste hospital. A história apresenta todos esses personagens e seus cenários familiares, cada um é retratado devidamente ao telespectador no decorrer dos episódios, claro, tendo como destaque a fisioterapeuta Woo Bo Yeong. Boo Yeong é uma jovem espontânea que sempre amou poemas e chegou até a pensar em tornar esse hobby uma profissão, porém ela muda seus planos e decide se tornar uma fisioterapeuta. A moça consegue um trabalho temporário em um grande hospital e a partir de então, coloca como meta demonstrar seu bom trabalho para assim conseguir uma vaga efetiva, tornando-se membro fixa da equipe de fisioterapia. Certo dia, a mocinha ganha uma surpresa, dois jovens que estudaram com ela tempos atrás chegam ao hospital para serem os novos estagiários, dentre eles está o antigo ex-amor dela, o mimado Shin Min Ho. Esse reencontro faz a Bo Yeong praticamente implorar para que Min Ho não conte aos demais colegas da equipe que ela era apaixonada por ele, a fim de conservar a si mesma. Entretanto, Min Ho coloca como objetivo importunar a Bo Yeong sempre que puder, e das mais diversas formas possíveis, em contrapartida, um novo fisioterapeuta chamado Ye Je Wook chega à equipe e por ser tão renomado internacionalmente chama a atenção de todos, principalmente da protagonista. 

É com esta premissa sobre retratar a vida diária de outros trabalhadores da área médica e um triângulo amoroso interessante que A Poem a Day consegue conquistar quem o assiste. O enredo consegue mesclar doses de comédia e romance com maestria, tornando-se leve e gostoso de assistir, além de dar profundidade significativa não apenas aos personagens protagonistas como também aos secundários, os quais se tornam um ponto alto da trama justamente por suas histórias pessoais serem bem exploradas e por cada um possuir uma personalidade própria, cada um tem sua característica específica e exerce sua função na história, agregando valor ao conjunto como um todo. Eu realmente curti esse grupo e espero que quem for assistir também curta, então agora vamos para o próximo tópico, comentar sobre esse carismático grupo!

- Personagens

Antes de falar sobre cada personagem quero comentar sobre uma característica interessante que as autoras utilizaram em cada um deles, as "frases de efeito", as frases usadas pelos personagens se tornaram uma característica específica de cada um e eu realmente achei isso interessante. Confesso que em alguns momentos achei o uso das frases exagerado, entretanto, no geral não foi algo que me incomodou profundamente ou me irritou a ponto de querer não ver a cena ou dorama. Poderiam ter contido um pouco o uso e abuso das frases de efeito? Sim! Mas, este foi um diferencial tão interessante que, no geral, eu relevei isso. Entretanto, se você se incomoda fácil com um personagem repetindo a mesma frase várias vezes durante o mesmo episódio, isso irá te deixar bem irritado. Haha'

Woo Bo Yeong (Lee Yoo Bi): "Ai, eu vou chorar...!"

Bo Yeong é aquela mocinha mega carismática, doce e sonhadora. O sonho dela era aliar o seu grande amor por poemas à vida profissional, mas acabou desistindo, adotando poemas como um hobby e tornando-se uma fisioterapeuta. Uma das características que mais admirei na prota é a sua vontade de fazer o melhor pelo paciente, ela poderia muito bem ter se tornado amargurada após ter que desistir de seu inicial sonho e se tornar outro tipo de profissional, mas não, pelo contrário, Bo Yeong demonstra que ser fisioterapeuta foi uma opção que a agradou muito e para a qual ela tem prazer em se dedicar. A atenção, paciência e dedicação que a mocinha tinha para com seus pacientes foi admirável, sempre disposta a ajudá-los da melhor maneira possível, não importando o que tivesse que fazer. Bo Yeong era também facilmente influenciável, se alguém lhe dizia algo, ela pensava em determinado assunto por dois segundos e depois já estava acreditando veemente naquilo, se olharmos com bons olhos podemos dizer que ela era muito, mas muito ingênua mesmo.
Outro ponto significativo da personagem é a sua transparência, ela não consegue esconder o que sente chegando a chorar em vários momentos por pura emoção, sem se importar com o que os outros irão pensar. Por esse motivo, ela ganha o apelido de "Chorona", mas ao contrário de ficar chateada com isso, ela apenas assume que é assim mesmo, afinal ela se emociona fácil e apesar de sempre tentar segurar as lágrimas abanando-as, a verdade que não se pode negar é que ela chora sempre mesmo. Até mesmo na maneira de demonstrar afeto a alguém Bo Yeong é genuína, sempre sendo clara e sincera, sem se importar com o que dirão, o mais importante para ela é o que sente e justamente por essa transparência, eu gostei muito dela. Yoo Bi foi perfeita para o papel, representando o lado meigo, espontâneo e cômico de sua personagem como se as duas fossem uma só. E falando nisso, gente, Bo Yeong era mestre em pagar mico né?! A quantidade de vezes que ela pagou mico na frente do ex e depois no outro crush me fez rir horrores, tornando a personagem mais inesquecível ainda. Apenas desfrutem desta criatura tão carismática e se quiserem conferir Yoo Bi em outro dorama recomendo o maravilhoso Pinocchio.

Shin Min Ho (Jang Dong Yoon): "Estou brincando!"

Min Ho é filho de médicos e sempre sentiu muita pressão em relação ao que escolheria profissionalmente já que seu irmão mais velho é tão bom quanto seus pais, e ele, nem tanto. Por causa da pressão da família, ele acaba decidindo se tornar fisioterapeuta, ao menos para seguir na área da medicina, a mesma de sua família. Porém, o moço na verdade não leva muito a sério o curso, muito menos a vida, sempre levando as coisas na brincadeira e curtindo sempre que surge oportunidade. Ao conseguir a vaga de estagiário em um grande hospital, reencontra sua ex-colega de turma que fora apaixonada por ele, e a criatura é tão "adulta" que ao invés de agir normalmente não deixa a oportunidade passar e fica importunando a Bo Yeong. Apesar de ter esse lado brincalhão e um tanto quanto imaturo, Min Ho consegue ser surpreendentemente cativante, aquele mimado bocó que a gente sem querer gosta sabe?!
O diferencial do enredo é que o personagem começa sim a amadurecer ao longo dos episódios, mas nada muito gritante a fim de não tirar a essência dele. Geralmente, temos personagens mimados que amadurecem significativamente ao decorrer do avanço da trama, entretanto, este não é o caso aqui, em certo ponto da história, por não saber lidar com a situação, ele continua agindo como "criança" e isso até irrita o telespectador, mas é justamente por isso que Min Ho é Min Ho. Nada de se tornar tão maduro, a essência dele é tender à imaturidade e este é um ponto diferencial, interessante e cômico do enredo. Eu, particularmente, gostei de como usaram o personagem e dele ter amadurecido de maneira natural, mas sem perder sua característica tão característica, a imaturidade diante de algumas situações, é como se esse fosse o charme dele, sabem?! E vocês, o que acharam deste personagem? Concordam comigo? Para quem quer conferir mais trabalhos do excelente e talentosíssimo Dong Yoon recomendo o meu amado School 2017 e o misterioso Solomon's Perjury.

Dr. Ye Jae Wook (Lee Joon Hyuk): "Posso te dar um conselho?"

O meu maior motivo para começar este dorama foi a presença do maravilhoso Joon Hyuk, um ator que eu gosto muito desde City Hunter e de lá para cá sempre conferi em seus vários trabalhos, Naked Fireman, Secret Forest (em breve resenha! Vou tomar vergonha na cara e publicar esse post!)... Aqui, Joon Hyuk tá todo bolinho com cabelo de lado, ain *-* e interpreta um fisioterapeuta reconhecido internacionalmente chamado Ye Jae Wook, o qual não costuma ser um homem de muitas palavras e sempre está aconselhando as pessoas que convivem com ele. Com sua frase de efeito "Posso te dar um conselho?", ele sempre joga umas verdades na cara das pessoas e alguns até não o suportam devido ao fato de o acharem arrogante. Entretanto, a verdade é que Jae Wook tem dificuldades para expressar e conversar sobre o que sente, consequentemente, não sabe exatamente como se relacionar com os outros, tampouco ser mais afetuoso.
Quem começa a se aproximar dele gradativamente e a enxergar suas várias qualidades é a Bo Yeong, e essa aproximação também faz com que ele comece a querer demonstrar mais suas emoções. Comentarei mais sobre estes dois em outro tópico, só adianto aqui que Dr. Ye é um ser encantador, mesmo sendo tão contido, sério e alheio às emoções dos outros no geral, era notório através de suas ações e sua dedicação à sua profissão quão generoso e empático para com o próximo ele era apesar de nem sequer se dar conta disso e por esse motivo, eu caí de amores por ele. Quem não gostou deste fisioterapeuta apaixonante vá lá ver o dorama de novo porque deve ter visto errado. E sério, esse personagem sorrindo era a coisa mais preciosa do mundo! *-*

Yang Myung Cheol (Seo Hyun Chul) & Park Shi Won (Kim Jae Bum): Chefe & Empregado.

Myung Cheol é o chefe do departamento de fisioterapia, responsável por todos os outros profissionais e que tenta ao máximo ser um bom superior. Shi Won é um dos membros da equipe de fisioterapia e por vezes, abusa de sua posição como efetivo para dar seu trabalho à outros, principalmente à Bo Yeong. Apesar de ser um pouco preguiçoso, o moço não é má pessoa e se esforça muito para manter seu emprego para assim ter condições financeiras de criar seus dois filhos gêmeos.
Myung Cheol e Shi Won são muito próximos e contracenam muitas cenas juntos, se torna notório o quanto eles se apoiam não apenas com apoio moral, como também com aquela "básica" ajudinha financeira. Assim como os demais personagens da equipe de fisioterapia, esses dois trazem suas características e agregam valor ao elenco, eu gostei bastante da dinâmica deles e de suas cenas levemente cômicas.

Kim Nam Woo (Shin Jae Ha): "Cuidado com o meu jacaré!"

Nam Woo é o melhor amigo do Min Ho desde a época da graduação, os dois cursaram o mesmo curso e conseguiram estágio no mesmo hospital, e esta amizade é uma das coisas que mais me agradaram neste dorama. Ao contrário do Min Ho, Nam Woo é um garoto mais centrado e dedicado aos estudos, após sua família falir anos atrás, tudo que lhe restou foi uma única camisa de marca com um pequeno jacaré, a qual é a preferida dele justamente pelas memórias associadas à ela.
O moço morre de medo de perder esse jacaré da camisa e vive repetindo para que tomem cuidado com sua única camisa de marca, apesar do cuidado excessivo pode-se perceber que Nam Woo se apegou a esse bem material por ser uma espécie de prova de que em algum momento da vida, ele teve dinheiro e não vivia com tantas dificuldades. É um personagem realista, luta para conseguir bons resultados na profissão que escolheu para poder assim ajudar sua família que agora passa dificuldades financeiras. Gostei bastante de como este personagem demonstrou ser mais do que aparentava inicialmente, vale a pena ficar de olho nele.

Kim Yoon Joo (Lee Chae Young): Uma fisioterapeuta charmosa.

Yoon Joo é uma fisioterapeuta veterana, experiente e que encanta por sua personalidade tão simples. Eu achei a Yoon Joo a personagem mais "comum" de todo o grupo, não tinha uma grande característica, mas mesmo assim, possuía uma presença marcante em qualquer cena que estivesse. Gostei muito da amizade dela com a Bo Yeong, às vezes achava que a Yoon Joo imaginava muito as coisas e sentia pena da Bo Yeong por sempre acreditar nela, entretanto, a verdade é que a moça tentava sempre enxergar o melhor possível mesmo na maioria das vezes, iludindo os demais. Um ponto interessante foi a história por trás da personagem, achei um tanto quanto triste e fiquei com muita pena dela por ter preferido tal decisão ao ponto de ficar sozinha. Não comentarei a fim de evitar spoilers, só digo que gostaria que, de alguma forma, ela tivesse um final mais justo à essa decisão tão triste que precisou tomar. Ah! Só eu que a achava a pessoa mais charmosa da equipe de fisioterapeutas? Ela tinha uma baita presença né?!

Kim Dae Bang (Defconn) & Han Joo Yong (Park Sun Ho): Os radiologistas.

Dae Bang é um experiente radiologista do hospital, o grande problema é que devido a sua enorme dificuldade em tomar uma decisão, as pessoas evitam trabalhar com ele. Certo dia, chega um novo transferido ao departamento de radiologia, Joo Yong, e ele é obrigado a trabalhar com o tão famoso Sr. Indeciso. Joo Yong é paciente e aprende a lidar com a indecisão do colega de trabalho, ignorando-o sempre que possível. Mas, com a convivência, os dois começam a se aproximar e compreender mais um sobre o outro, inclusive, se tornam até amigos.
É claro, de vez em quando, surge aquela dificuldade de lidar com a personalidade um do outro, Dae Bang sempre duvida de suas próprias decisões e Joo Yong que deseja intervalos para supostamente "estudar" e se tornar um professor na área da medicina se envolviam em conflitos, nada que não fosse resolvido após um certo tempo. Eu gargalhava com o Joo Yong fingindo estudar enquanto tentava manter seus vícios em doramas e kpop atualizados, acho que todo mundo se identificou com isso né?! Haha' Confesso que em algumas vezes, o problema do Dae Bang em nunca conseguir se decidir, mesmo quando a questão era apenas escolher o que comer no almoço me irritou um pouco, mas posteriormente meio que me acostumei e segui em frente. O ponto alto mesmo é a relação entre os dois, a amizade que nasce improvavelmente se tornou uma das melhores coisas do dorama, ao menos para mim.

- Romance: Aquele triângulo amoroso... E agora, quem shippar?

Está aqui um dorama que merece atenção pois ao contrário de muitos que vemos por aí, não é possível saber desde o início como o triângulo amoroso acabará no final e além disso, é um tanto difícil conseguir decidir o ship em questão. Eu mesma, sinceramente, demorei muitos muitos mesmo episódios para conseguir decidir qual casal merecia minha torcida, porém, em certo episódio, uma pessoinha foi mega fofa e eu me entreguei ao barco do ship de uma vez por todas. O medo era estar shippando errado porque em pleno penúltimo episódio nada era 100% confirmado e não se sabia como aquilo iria realmente acabar... O fato é que as dorameiras que estavam acompanhando este título se dividiram em dois times...

Time MinHo

O primeiro ship que surge é Min Ho & Bo Yeong. Os dois estudaram juntos e nesta época a Bo Yeong nutria sentimentos pelo Min Ho, sendo totalmente apaixonadinha por ele, fazendo de tudo, de tudo mesmo para conseguir conquistar o coração do rapaz. Min Ho ao saber desses sentimentos tirou proveito e as coisas não se resolveram da melhor forma possível, mas como a vida tem surpresas, anos depois eles se reencontram novamente para trabalhar no mesmo hospital. Agora, anos depois eles são obrigados a conviver juntos novamente e Bo Yeong deixa claro que o Min Ho precisa manter segredo sobre o passado, ela não quer boatos circulando com o seu nome, entretanto, como Min Ho é imaturo, ele não perde qualquer oportunidade e importuna a garota das mais diversas formas possíveis.

Posteriormente, tanto exagero nessa perseguição do Min Ho para com a Bo Yeong demonstra ser na verdade outro tipo de sentimento, e se antes ele não sentia nada por ela, agora as coisas mudaram drasticamente. Porém, Bo Yeong parece estar encantada com outra pessoa e Min Ho não sabe lidar com isso, então temos mais momentos do boy sendo imaturo, o que era irritante e fofo. Este é um casal super cogitável considerando a quantidade de cenas divertidas e até fofas que protagonizam, e a história de sentimentos surgirem anos depois, agora primeiro da parte dele é algo que chama atenção, com tantos pontos consideráveis este ship é realmente tentador, não acham?

Time Ye

O outro ship é Dr. Ye e Bo Yeong. Logo quando o renomado fisioterapeuta chega ao hospital chama a atenção de seus colegas de equipe, inclusive da Bo Yeong pois ela quer impressioná-lo demonstrando como faz um ótimo trabalho. Dentre conversas da equipe, Yoon Joo acaba comentando que sente uma certa preferência do Dr. Ye para com a Bo Yeong e como a moça é facilmente influenciável, ela realmente acredita nisso, começando a prestar mais atenção nele. O problema é que Bo Yeong começa a se sentir cada vez mais encantada por seu superior e sem nem perceber está caidinha de amores por ele, quem não estaria né?!

Em contrapartida, Jae Wook começa a notar a moça não apenas por suas qualidades profissionais, mas também por sua personalidade tão brilhante, e o homem que não consegue expressar abertamente suas emoções acaba se interessando pelo livro aberto de sentimentos vulgo Bo Yeong. Justamente por este contraste tão nítido entre os dois, eu me encantei pelo casal, afinal Bo Yeong era tudo que o Jae Wook precisava, alguém transparente que o ensinasse a se permitir extravasar sentimentos, uma combinação tão oposta e improvável que tornaria o casal ainda mais significativo caso desse certo. E, sério, Dr. Ye apaixonado era a coisa mais fofa desse mundo! ♥ 

Querem saber como esse triângulo amoroso foi resolvido? Assistam ao dorama! Hahaha' Quem já assistiu comenta aí de qual time era e se demoraram a decidir o ship, só eu que demorei uns 10 episódios?

- Participações Especiais

Ha Seok Jin

Eu preciso deixar registrado o quanto amei ver Ha Seok Jin aparecer neste dorama, o moço me encantou muito em One Percent of Something e revê-lo aqui foi maravilhoso. Seok Jin interpreta um paciente do hospital, o qual precisa ficar hospitalizado por uns dias e durante esse período de recuperação é encaminhado para a fisioterapia, entrando em contato com a Kim Yoon Joo. Ele imediatamente se interessa por ela e logo deixa bem claro suas intenções, pois ele é extremamente decidido, ao contrário do Dae Bang. E esse contraste entre os dois personagens e a forma como eles dois acabam se envolvendo com a Drª. Kim foi muito interessante, um desdobramento que eu gostei bastante e, para mim, poderia ter durado ao menos uns três episódios, mas enfim, foi bom enquanto durou. Seok Jin é muito lindo viu?! Que homem! *-*

Kim Won Hae

Won Hae é um veterano que se tornou garantia de dorama bom, ele esteve em Strong Woman do Bong Soon interpretando dois personagens extremamente distintos,  também foi um detetive em Black e arrepiou a nação dorameira como um serial killer em Criminal Minds. Neste título, ele interpreta um médico que se torna um posterior paciente e é impossível não se emocionar com a atuação dele e da Yoo Bi em determinada cena. Ele realmente é um ator admirável!

- Final: Redondinho & Com Poema!

O final foi realmente redondinho com um encerramento repleto de poema assim como todos os outros demais episódios. E claro, tivemos a concretização do ship e eu fiquei mega feliz porque achei que estava shippando muito errado e não saberia lidar com isso pois ainda estou traumatizada com Cheese in the Trap sabem?! Enfim, o término da trama é ótimo, não tenho do que reclamar.

- OST

A Poem a Day foi uma ótima surpresa. Um enredo simples, leve e gostoso de assistir, do tipo que cativa com seus personagens carismáticos e pela abordagem realista e tão cotidiana ao retratar as relações entre as pessoas. O mais legal é a ligação estabelecida entre os episódios e as poesias, em cada episódio temos um poema que marca quem o está assistindo justamente por se enquadrar tão bem no que está acontecendo. Lee Joon Hyuk mais uma vez esbanjou talento, não canso de me admirar com sua versatilidade e carisma atuando. Gostei muito de todos os personagens, cada um com suas frases de efeito tão excessivamente mostradas, mas que atribuíam uma característica marcante a cada um. "Posso te dar um conselho?" Se você quer um dorama tranquilo com doses de romance e um retrato de como as pessoas se relacionam diariamente, eis aqui uma dica perfeita. Encerro com a trilha sonora que combina perfeitamente com o tom leve do enredo, fazendo também uso de faixas mais tristes inseridas em momentos dramáticos e claro, não pode faltar uma mensagem neste post, afinal através de seus inúmeros poemas A Poem a Day transmitiu emoção e apoio ao telespectador, então deixarei abaixo um trecho do qual mais faço questão de compartilhar.

"Como não há como saber o que vai acontecer amanhã
Eu só posso abraçar suas costas e te dizer que tudo ficará bem. (...)
Espero que algo bom aconteça com você amanhã.
Porque você merece isso!"

These Days Youth - Stella Jang



Falling - ChangSub (BTOB)




0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo