Black [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um dos títulos mais diferentes do ano passado, um enredo que pareceu ser uma coisa à primeira vista e na verdade foi outra, mas de forma positiva. Temos aqui uma das tramas mais consideráveis de 2017 e justamente por isso, me senti na obrigação de fazer o meu melhor ao escrever esse post pois Black precisa ser devidamente panfletado.


Sinopse: Uma história sobre um ceifador chamado Black, que toma emprestado o corpo de um ser humano e se apaixona por uma mulher chamada Kang Ha Ram, que pode prever a morte. Juntos, eles vão contra as regras dos céus e lutam para salvar as vidas das pessoas. 
Gênero: Suspense, Thriller, Mistério, Romance, Detetive, Investigação, Fantasia
Nº de Episódios: 18
Ano: 2017
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), DramasKFan (online), Netflix Brasil (online

- Enredo: Fora clichê, eu tenho um diferencial.

Black conta a história de um ceifador, tudo começa quando um detetive chamado Han Moo Gang que está investigando um caso específico se depara com uma garota com poderes psíquicos chamada Kang Ha Ram, uma vidente que consegue ver quando a pessoa irá morrer. Moo Gang de certo modo se envolve com Ha Ram em alguns assuntos e em meio a tentativa de prevenir os acontecimentos que ela prevê, ele acaba se machucando gravemente a ponto de falecer. Não é spoiler gente, vocês verão isso nos primeiros episódios. Em contrapartida, no "reino" dos ceifadores, um ceifador simplesmente escapa de suas obrigações e outro ceifador denominado 444 fica responsável de encontrá-lo e levá-lo de volta. Depois de outros acontecimentos, o ceifador 444 toma o corpo do Moo Gang decidindo permanecer nele até encontrar o ceifador fugitivo, consequentemente, ele precisa fingir ser esse detetive, e como sua personalidade é totalmente diferente acaba mentindo e dizendo que perdeu a memória. À medida que o Ceifador 444 assume a vida do detetive Han, começa a conviver com as pessoas que trabalhavam com ele, além de familiares e amigos, consequentemente também envolve-se com a Ha Ram. Ela está destinada a evitar as mortes das pessoas e para isso não mede esforços, porém o 444 que agora é o Han Moo Gang ainda é um ceifador e não deve interferir em assuntos humanos, já notaram a confusão né? Pois bem, enquanto Ha Ram faz o possível para salvar quem quer que esteja em perigo, Moo Gang tenta fazê-la desistir para que a vida das pessoas siga o curso destinado.
Pode parecer que Black é simples, um ceifador que envolve-se com uma humana e que provavelmente irá se apaixonar por ela, mas há muuuita coisa nessa história, é tanto desdobramento que o telespectador meio que se perde no enredo. Além de que, o enredo por si só tem uma quantidade considerável de personagens que estão ligados uns aos outros de alguma forma, o mistério se sustenta até o fim e a complexidade da conexão entre os personagens é surreal. Há tempos eu não assistia um dorama com tanta gente interligada uma à outra e por fim, sendo de alguma maneira responsável por um acontecimento único, sendo este o mistério de toda a trama. Porém, este dorama teve um defeito considerável, o qual comentarei no penúltimo tópico desta resenha, no mais, quem curte enredo com uma variedade significativa de gêneros e sendo eles bem inseridos ao longo da trama, além de gostar de um grau complexo de enredo, deveria assistir Black mas preparado para o final - comentarei mais no penúltimo tópico - então, preparem-se meeesmo.


- Personagens

Han Moo Gang / Ceifador (Song Seung Heon)

O detetive Han Moo Gang é um homem simples, correto e que deseja a todo custo descobrir algo e por isso decidiu tornar-se detetive, ele mantém um relacionamento amoroso com a médica Soo Wan - comentarei sobre ela posteriormente - e também tem uma relação muito amistosa com sua mãe. Porém, ao conhecer a vidente Ha Ram e envolver-se em um certo caso acaba sofrendo um grave ferimento e falecendo, até que o ceifador 444 assume seu corpo. E aí estavam as doses de comédia porque um Ceifador coração de gelo feat pedra está agora fingindo ser um humano e precisa lidar com as complicações da vida adulta, principalmente com o fato da humana Ha Ram querer salvar quem quer que veja com a sombra preta, o que modificaria o destino da pessoa em questão.
O "novo" Moo Gang diz estar sofrendo de uma perda de memória e além disso, descobre que a habilidade da vidente é na verdade enxergar a sombra da morte, o ceifador que buscará a alma do humano morto, então ele decide usar os olhos dela para encontrar o ceifador fugitivo. O personagem por si só nos traz boas doses de comédia, simplesmente por ser tão "perdido" no mundo humano, sem emoções, empatia ou até mesmo senso de noção, até que aos poucos, bem aos poucos meesmo, percebe-se que Black está derretendo seu coração.
 
Ele começa a se tornar mais capaz de sentir as emoções e isso também traz umas doses de comédia - o ceifador com ciúmes era bem engraçado - mas também acarreta em um certo drama pois vocês sabem, Ceifador + Humana é sinônimo de sofrimento, Star of the Universe e Goblin estão aí de prova. Enfim, Moo Gang por si só é um personagem complexo, e Seung Heon interpretou divinamente os dois papéis, me fazendo distinguir automaticamente ambos. Além de que, esse ahjussi de terno preto em 99,99% das cenas foi de fazer qualquer dorameira ter uns ataques, era o charme em pessoa. *-*

Kang Ha Ram (Go Ah Ra)

Ha Ram é nossa protagonista feminina e também não segue os padrões, o que foi uma maravilha pois graças a essa personagem percebi que Ah Ra tem talento e que o fato de eu não gostar dela antes era culpa de sua personagem em Hwarang. Então, Ha Ram teve uma infância difícil devido a sua habilidade e a morte de seu pai, além de possuir uma relação complicada com a mãe que nunca lidou muito bem com o fato dela ver as sombras da morte. Quando Ha Ram encontra Moo Gang não o reconhece de primeira mas depois descobre que ele era um amigo de infância, a partir daí, eles decidem juntos usar as habilidades dela para salvar pessoas à beira da morte. Porém depois do falecimento de Moo Gang, quem retorna no corpo dele é um ceifador, como ela não sabe disso para de se culpar pelo que achava ter feito, e praticamente gruda no detetive.
Como o Ceifador precisa dos olhos dela, eles estão sempre juntos, porém ele não quer e não deve salvar ninguém ao contrário da Ha Ram que faz o possível e impossível para ajudar quem precisa. Uma das coisas que mais admirava na personagem era a coragem de se jogar de cabeça na situação, nunca media os riscos e perigos. Alguns podem tê-la achado louca, mas era apenas uma garota que queria impedir que algo mau acontecesse a alguém, e não esperava alguém vir ajudá-la, Ha Ram tomava a frente da situação mesmo quando estava sozinha. Uma personagem de caráter forte que deixa uma impressão marcante no telespectador. É claro que ela tem suas tristezas, como o fato de não ter conseguido salvar o pai, e dores, como sua relação com a mãe, e até mesmo o fato de não conseguir mesmo após tantos anos ter se acostumado com sua visão sobre a morte das pessoas, apesar de tudo isso, ela tornou-se uma garota forte. Por estes vários motivos, gostei da Ha Ram.

Oh Man Soo (Kim DongJun)

Man Soo é um CEO de uma empresa de seguros de vida, na verdade ele meio que disputa a empresa com seu irmão mais velho já que seu pai está doente, e possui uma relação complicada com ele. Porém, em certo momento ele assume o cargo de CEO e ao encontrar a Ha Ram e descobrir a habilidade dela pergunta se a mesma não quer trabalhar para ele, evitando a morte das pessoas que compram os seguros de sua empresa. É aquele tipo de personagem simples, com jeito tranquilo mas que consegue cativar justamente por isso, além de ser muito apaixonado por seu cãozinho, então, tem como desgostar de um ser como ele que ama tão puramente um animal? Tem não. Este personagem se torna um amigo da Ha Ram e ajuda em muitos momentos, além de posteriormente nutrir um certo sentimento por ela mas não se preocupem porque em Black é tudo bem dosado e nem dá tempo de morrer de pena do friendzone aqui porque ele mesmo resolve seus sentimentos. Enfim, Man Soo pode parecer um personagem que está ali para ser mero figurante ou um adicional em certos desdobramentos mas vai além disso, e só entenderão quando assistirem ao dorama.

Yoon Soo Wan (Lee El) & Leo (Kim Jae Young)

Decidi comentar destes personagens juntos para não fazer minis parágrafos solitários. Primeiro, preciso deixar uma menção a esta personagem aqui, a inicial namorada do Han Moo Gang, a médica Soo Wan. A moça aqui foi uma avalanche de surpresas, ficou claro que ela realmente amava o Moo Gang e prezava o relacionamento que tinha com ele, mas à medida que a trama avançava, ela me surpreendeu. Não por ter aparentado ser uma coisa e ser outra, mas simplesmente por ter um "papel" tão importante no contexto do dorama, por ser alguém com um função muito interessante. Fiquem de olho nela!
E por fim, temos o Leo, um ator em ascensão que recebe muita atenção da mídia e possui uma legião de fãs, até mesmo a Ha Ram é fãzona dele. Pois bem, Leo também me surpreendeu porque eu achei que ele era um idiota famosinho arrogante e não, o personagem era mais complexo e tinha seus problemas, então é outro no qual vocês devem prestar atenção. Gostei de ver Jae Young aqui porque em My Secret Romance - se vocês pedirem, posto resenha! - ele me cativou com seu personagem forever alone, ainda bem que aqui não repetiu a dose.

Olha, Black tem uma quantidade enooorme de personagens, e comentar de muitos deles longamente poderia me fazer dar uns spoilers totalmente desnecessários, então só deixo aqui menções sobre alguns. Gostei particularmente da equipe de detetives/policiais que trabalhavam com o Han Moo Gang e conseguiam ser meio sem noção, bem como incrivelmente divertidos, inserindo doses de comédia em momentos tensos, o que amenizava o climão para os telespectadores.
Temos também o irmão do CEO Man Soo, o Oh Man Ho (Choi Min Chul) o qual eu detestei e muito! E muitos outros, como os ceifadores que viviam azucrinando os ouvidos do Ceifador 444 mas também divertiam, a Tiffany (Oh Cho Hee), uma "dançarina" que servia bebidas para homens ricos e me fez shippá-la com o Man Soo, a blogueira aqui não conseguiu desativar o modo ship com a amizade dos dois sendo tão legal de se ver. E muitos outros personagens que merecem atenção mas que conferirão no dorama porque, olha, tem muitos então nem dá para comentar sobre todos.

- Romance: Ceifador + Humana

Então né, essa combinação é uma das mais certeiras quando o quesito é destruir corações dorameiros, e acham que seria diferente em Black? Não mesmo. Primeiramente temos um Han Moo Gang sendo um cubo de gelo feat pedra com a Ha Ram, tratando-a como uma mera humana que se obriga a aturar porque precisa das habilidades dela, especificamente, os olhos. Até que, claro, ele começa a se derreter por ela, de maneira bem lenta mesmo, tão lenta que não achei que sairia romance daí, justamente por essas mudanças irem surgindo de forma sutil. Provavelmente achei o desenvolvimento do casal lento porque os desdobramentos da trama são rápidos e logo a mesma vai demonstrando sua complexidade, e isso não ocorre no mesmo ritmo com o romance. Mas enfim, o Ceifador começa a gostar verdadeiramente da vidente, a apaixonar-se por ela, mas além de ser um ceifador ainda tem plena consciência da situação, de que Ha Ram o vê como Moo Gang, o primeiro amor dela então tecnicamente gosta do Moo Gang e não dele.

Uma série de eventos se desenrola e os dois assumem seus sentimentos, Ha Ram continua apaixonada pelo detetive mesmo após outros segredos surgirem e ela perceber como tudo isso afeta o romance, porém o pior ainda estava por vir e o futuro do casal aqui é ameaçado. Não irei comentar mais porque o resto vocês devem ver no dorama, só posso dizer que Black é a história de um Ceifador que amou completamente uma humana mesmo isso não estando de acordo com as leis sobrenaturais dos mundos.
Posso dizer também que a química dos atores foi simples mas combinou com a atmosfera do drama que não era e não deveria possuir um casal totalmente shippável do tipo que nos faz vomitar milhares de arco-íris, com a atmosfera um tanto quanto sombria do enredo, vomitar coisinhas coloridas seria de certo modo, um absurdo, uma ofensa a proposta da trama. Mas isso não impede que a gente shippe os dois de modo um tanto quanto mais controlado e torça para que consigam um final feliz.

- Final: Descobri minha bipolaridade graças à Black

Por que agora sou bipolar? Porque ao mesmo tempo em que gostei pelo fato de no fim, bem lá no fim meeesmo as coisas acontecerem como eu desejei, não exatamente da forma como queria, mas foi o que teve então precisei me contentar, também odiei o final. Olha, eu nem sei por onde começar a explicar... Posso adiantar que no final o mistério central da trama é explicado com base na sucessão de eventos que marcaram as vidas dos personagens principais anos atrás, até mesmo o motivo da Ha Ram poder ver as sombras da morte foi plausível, e o porquê do Ceifador ter se tornado ceifador, até aí tudo bem. Analisando os últimos episódios acho que posso dizer que tudo tem início com a série de eventos que se desenrolam na reta final, apontando que o enredo e personagens estavam ligados uns aos outros de maneira complexa, e resolver tudo, esclarecer tudo ao telespectador seria um desafio. Aí em certo ponto da conclusão do enredo nos deparamos com um fato totalmente DESOLADOR, não sei vocês mas no episódio 17 eu simplesmente fiquei boquiaberta com o fato de certo personagem ter cometido tal ato.
O choque foi grande - fiquei que nem a Ah Ra nesse gif aí! - e para piorar, no final do mesmo episódio jogam na nossa cara um plot twist destruidor de corações doramáticos, cheguei ao ponto de pensar seriamente em não assistir ao último episódio no mesmo dia, mas mesmo ainda abalada, lá fui eu - chocada - conferir o episódio 18. E se eu achava que não poderia ser pior, eis que foi. Minha gente, o final foi tão tristemente injusto que eu não ouso me aprofundar comentando ele, só sei que ao mesmo tempo em que fiquei emocionada e feliz por certo reencontro no final, também quase morri de tristeza ao pensar em como tal personagem foi injustiçado. Nossa, doeu. É claro que admito, xinguei a autora por causa daquele absurdo mas depois minha parceira Duu me mandou um link de uma reportagem que continha o pronunciamento da mesma sobre o dorama e seu final. Quem quiser acessar o conteúdo disponibilizado pelo Dramas K Fan basta clicar aqui, no post a escritora Choi Ran se pronuncia e explica as complicações com outros da equipe, o que findou no encerramento apresentado e as várias pontas soltas deixadas nos episódios finais. Peço desculpas à autora pelo xingamento precoce e gostaria de dizer que fiquei indignada com a situação pois imaginem vocês, querer contar uma história de tal forma e chegarem pessoas metendo o dedo em algo que você escreveu com tanto zelo. Infelizmente, isso aconteceu e a autora que já me encantara completamente anteriormente com um dos doramas mais incríveis que já vi na vida, o God's Gift - 14 Days - um dia, resenho para vocês! - teve com Black uma experiência ruim, que pena. Enfim, é uma pena mesmo e antes de encerrar o tópico gostaria de deixar alguns breves comentários com spoilers, estão avisados viu?!

CONTÉM SPOILER:

Não poderia deixar de comentar quão desolada fiquei ao saber o que a mãe do Ha Moo Gang foi capaz de fazer, isto me fez ter medo dela e do que um ser humano é capaz de fazer em meio ao desespero, dor e medo, sério gente, eu ainda não consigo lidar com este acontecimento. Além disso, o fato do Ceifador 444 ser o verdadeiro Joon, eu realmente cheguei a pensar nisso, mas sério que a Ha Ram foi quem atirou nele? Eu fiquei tipo "QUÊ? COMO ASSIM?" simplesmente não sabia como lidar com aquilo, muito triste, de verdade. E para piorar, o Ceifador que mais amou puramente, foi condenado, teve que ser esquecido. Quem mais sofreu naquela bagaça toda foi simplesmente condenado a pagar uma pena? Ah sinceramente... QUANTA INJUSTIÇA COM O POBRE DO MOÇO! Tá, eles se reencontraram anoos depois mas isso não muda o fato de tanta injustiça ter acontecido com o Black e ele ter ficado sozinho por anos. E nem vou comentar longamente certos furos como ele ter sido apagado da existência humana e conseguir fazer a Ha Ram nascer como uma pessoa normal. Alguém me explica porque para mim, ele ser apagado da existência não faria a Ha Ram não nascer do pai que nasceu que por sinal era ceifador, além da nossa vidente nunca ter notado o fato que o Leo também era um Ceifador. Olha, foi muita coisa furada e uma injustiça sem igual com o prota, sério mesmo. FIM DE SPOILER

- Conclusão&OST

Black é um dorama que me surpreendeu justamente por se propôr a ser de determinado gênero mas conseguir mesclar outros, dosando comédia, romance, mistério e suspense nas medidas certas. O enredo por si só é bem diferente e possui uma trama que une todos os personagens de alguma forma, todos estão conectados e achei isso fascinante porque nenhum estava ali apenas para ser um mero figurante, todos os personagens tinham suas funções. Seung Heon foi maravilhoso como Black e sério, que ahjussi mais charmoso de preto, nossa! E outra coisa boa foi que perdi a cisma que tinha da Ah Ra por causa da personagem dela em Hwarang. O dorama só pecou no final, por causa das tretas entre a escritora e a produção, o que foi uma pena pois isso prejudicou totalmente o encerramento do mesmo, deixando algumas pontas soltas. Além do fato de o personagem que mais sofreu ter sido o mais injustiçado. Uma pena mesmo. De resto, Black é um dos doramas mais diferentes de 2017 e merece ser visto por quem curte enredos que saiam muito do habitual. Enfim, espero que tenham curtido a resenha, comentem comigo o que acharam do dorama e dessa injustiça sem tamanho, abaixo deixo minhas canções preferidas da OST e é isso. Até!

Another Me - Min Chae



Take me Out - Nam Taehyun (South Club)



23 comentários:

  1. Os meus sentimentos em relação a Black são muito loucos, até gostei do final, mas eu esperava muito mais e sinceramente eu aceitava todo mundo morto do que aquela injustiça com o Black, mas ok. Hshdhshdhsh! Não sabia das tretas da produção, mas realmente aqueles últimos dez minutos do dorama foram uma confusão e uma coisa que nunca vou me conformar. SPOILER -É sobre o ceifafor no corpo do Léo, poxa aquilo tinha quer explicado e o final do Man-Soo eu queria muito saber o que aconteceu com ele. Apesar disso gostei de fazerem a Ha-ram ser feliz na vida, ela merecia mesmo e realmente o que a mãe do Mon-Gang fez não tem perdão. Triste.
    A medica foi uma personagem que super me cativou, sofri com tudo que ela viveu na vida, é admirável que por tudo que passou tenha continuado a vida e tenha amado o Mon-Gang com tanta dedicação, batia palmas para a coragem dela.

    Obrigada pela resenha e desculpa o comentário enorme, Black me fez surtar ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei meio bipolar por causa de Black! HAUSHAUHA' E sério, aquela injustiça não me desceu. NÃO MESMO! Coitado dele. Coitado. Aquela confusão foi provavelmente por causa dessas tretas, mas quem sofreu com isso fomos nós que ficamos sem um final decente, uma pena.

      SPOILER

      Sim! A questão do Leo é simplesmente sem lógica, não tinha como a Ha Ram não ter visto o ceifador no corpo dele, foi um furo gigantesco. E também queria ter visto mais do Man Soo. É, ela foi feliz, pelo menos uma vez na vida. A mãe dele me deixou perplexa, o que ela fez me deixou desolada, nossa! Eu fiquei EM CHOQUE quando ele descobriu, sem palavras até hoje, nem superei ainda...
      Ah! Verdade. O sentimento que a médica tinha pelo Moo Gang era realmente de dedicação e amor verdadeiro. E sim, ela foi muito corajosa.

      FIM DE SPOILER

      Ah, por nada! Eu que agradeço pelo seu comentário e pode comentar sempre que quiser, não importa se o comentário é pequeno ou gigante, eu amo ler cada comentário, tenha certeza. Volte sempre! <3

      Excluir
  2. Nossa, eu vim aqui colher spoilers sobre o relacionamento amoroso da Ha Ram pra ver se tava shippando errado e claro que eu tava. Desapontada, porém não surpresa... Mas enfim, parabéns pelo blog, fiquei mais interessada na história depois disso. E, olha, fico feliz em saber que eu não era a única nutrindo péssimos sentimentos pela atriz em Hwarang. Então é isto, vou lá voltar ao dorama 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai poxa, que triste shippar errado né?! Hahaha' Ah obrigada, estou tentando ao máximo continuar trazendo resenhas no blog. Menina, tu não era a única mesmo, eu estava pensando super mal da moça por causa de Hwarang. Me conta o que achou quando terminar o dorama. E me diz se o final te agradou ou não, eu quase morri de insatisfação com esse final de Black, nossa. ^^

      Excluir
  3. Alguém sabe o nome da musica que o Black toca no violão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kayllane, acho que é esta aqui If I Were do Ahn Chi Hwan. ^^

      Excluir
  4. Terminei o dorama agora e vi o final duas vezes para entender. Quando o 444 recebeu a pena da existência negada, acho que foi negada a existência dele como Joon, mas ele continuou existindo como ceifador. Ele explica que evitou o acidente dos pais da Ha ram no dia do casamento, ou seja, ela nasceu do pai humano e não do ceifador que tomou o corpo do noivo que morreu. Gostei bastante do dorama, mas achei bem cansativo. Quase achei que ela tinha se casado com o Leo, mas ela fala sobre ser viúva e ele ser um bom amigo.

    Agora vou investigar se realmente foi mesmo um furo ela não enxergar o ceifador no Leo, hahahaha.

    Adorei seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua análise! Sim, cheguei a pensar isso também, mas no final ela deixa bem claro o que o Leo era para ela e como foi a relação deles, ela era viúva. Fiquei mega indignada com esse final sabe? Acho que jamais superarei...
      Investigue e me conte depois se foi ou não hahahaha
      Obrigada! Volte sempre!

      Excluir
  5. Ótima resenha!
    Agora eu realmente queria que você me explicasse, pq eu não entendi como o ceifador 444 se tornou o Joon. Terminei a série recentemente e vim na Net pra ver se achava alguma coisa.
    Tipo, isso aconteceu pq ele descobriu o corpo do Joon? O crime da Mae do Moo Gang.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo q o dorama mostra os ceifadores acham q eles sao nascidos ceifadores( ex:puro sangue,ou primogenitos) e tem os humanos suicidas ou desabarecidos ( que se tornam ceifadores por nao saberem quem sao ou foram na vida real) ele era o joon mais como a madrastra o matou e nao fez um enterro adequado sua alma ficou meio q vagando.. Vou colocar assim pra ficar mais facil de entender.. Quando vc se torna ceifador sua memoria e apagada ou seja a memoria q temos na nossa alma ela e esquecida. E seu rosto tbm e configurado pra vc nao lembrar e nao sofrer.. Quando ele entrou no corpo do moo gang o seu coraçao estava no corpo isso o impediu de sair do corpo pq reconheçeu a sua alma. O impedindo de sair.. Quando ele descobriu como morreu ele podia se libertar e ir ou pro ceu pu pro inferno dependendo de quem ele foi em vida...pq quando o corpo e descoberto e enterrado direitinho ele recupar a memoria e deixa de ser ceifador se ele quiser..exemplo e o rapper q escolheo so ir embora quando o black tbm fosse..Mais ele escolheu o amor e tentou fazer de tudo pra nao causar dor a quem ele mais amava

      Excluir
    2. Obrigada! Essa explicação é a mesma que eu entendi do dorama. Espero que tenha te ajudado a tirar as dúvidas sobre o enredo.

      Excluir
    3. Amei esse dorama !!

      Excluir
  6. Fiquei tao entrigda q era so eu que tinha percebi o final. Meio que sem sentido.. Mais vejo que nao sou a unica.. Ele nao existir nao deveria ter alterado o fato dela nascer sem os poderes.. Achei que tava ficando doida e percebi em um post q fiz no face sobre isso e q ninguem percebeu.. Mano do ceu tava surtando.. E a primeira vez q um dorama faz isso comigo.. Muito obrigda por espor isso.. Em saber q eu nao sou a unica q pensa dessa jeito pro des-fecho.. O triste e vc esplicar e ninguem entender seu ponto de vista..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo. Logo quando finalizei o drama comentei sobre com algumas amigas dorameiras que estavam o acompanhando e fizemos várias teorias, e comentamos sobre essas dúvidas, mas alguns não perceberam isso também. Achei que deveria expor isso na resenha porque afinal, é algo muito importante para o drama e que deveria ser melhor explicado. Fico feliz em poder compartilhar esse sentimento contigo. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Eu tinha começado a ler a sua resenha enquanto ainda estava assistindo o drama e geralmente, eu não me importo com spoilers, mas deste dorama eu não quis saber o final porque ele me cativou muito desde o começo. Eu realmente não achei o final ruim e nem me decepcionei tanto... Acho que foi um final coerente com o enredo do dorama, mas é claro que eu gostaria que Mo-Gang tivesse sido menos injustiçado. Achei a coisa mais linda a rendição dele ao amor que ele sentia. Ter a existência negada para que sua amada viva bem foi a maior prova de amor que alguém possa receber... Eu achei que ele ganharia o direito de ir pro céu, igual ao filme Constantine, só que não né... Mas no fim me pareceu que a Ha-Ram viveu bem, mas ela não parecia ter sido tão feliz... Ela viveu, mas acredito que o coração dela sentia falta de algo, que no caso era o Mo-Gang... Enfim, não entendi como ele voltou a existir apenas para buscá-la qdo ela faleceu,e nem tbm gostaria de ter visto mais sobre o final do outros personagens... Mas foi maravilhoso e eu estou panfletando esse dorama pra todos que eu conheço pq ele é uma obra prima!!!

    ResponderExcluir
  8. Não entendi no final, ela ficou viúva de quem? Quem fui no marido dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela viveu uma nova vida. Não fica explícito de queme la ficou viúva, mas ela lembra do Black no final.

      Excluir
  9. Gente que injustiça foi aquela que a mãe do moo gang fez com kim joon olha vou te falar eu chorei junto com o black e sério isso mostra a até onde chega a maldade do ser humano cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Eu chorei com aquela cena e por ver o sofrimento do Black, coitado.

      Obrigada pelo comentário! (:

      Excluir
  10. Mas gente, vcs entenderam o negócio da fita? Tinham duas fitas (a do velho do final e a do jornalista) ou a gravação das duas pessoas abusando da Sun Young estava na mesma fita? Pq achei confuso já que no final a gravação que a Ha Ram viu não era a que eu achei que estava sendo procurada durante o drama inteiro ( que era sobre aquele nojento que foi entrevistar a Sun Young p ajuda-la e foi tão porco qt os outros) ... na fita tinha a Sun Young e o velho lá do final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que assisti, mas acho que estavam na mesma fita.
      Obrigada pelo comentário! (:

      Excluir
  11. Eu gostaria de entender o que aconteceu com o pai da Haram... ele não era ceifador? Como a menina viu a sobra nele? Como o fatondo black receber a pena máxima faz com ela nascer sem poderes? Para onde o pai dela foi? A mãe gostava ou não do pai dela? Mtas pontas soltas ..

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo