Romance is a Bonus Book [K-Drama]


Poucas vezes um dorama consegue ser tão apaixonante pelo simples fato de contar uma história cotidiana. Romance is a Bonus Book conseguiu tal feito e por ser tão real, inspirador e encantador se tornou queridinho de quem o decidiu acompanhar. Se você não acompanhou este drama na época de sua exibição, não perca tempo e vá direto maratonar. Tenha certeza que valerá muito a pena!


Sinopse: Cha Eun Ho é um escritor genial e o editor-chefe mais jovem de sua editora. Ele é inteligente e tem boa aparência. Ele também é mal-humorado no trabalho, mas tem um coração caloroso e uma personalidade razoável. Kang Dan Yi costumava ser um redatora popular, mas agora ela está sem dinheiro e desempregada. Mesmo que ela tente encontrar um emprego, devido à sua carreira impressionante e excelente formação educacional, ninguém quer contratá-la. Finalmente, Kang Dan Yi consegue um emprego em uma editora mentindo sobre seu passado. Cha Eun Ho é o editor-chefe dessa editora. Eles começam a desenvolver sentimentos românticos um pelo outro.
Gênero: Romance, Comédia, Amizade, Drama
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Netflix (online), Kingdom Fansubs (online e download), Subarashiis Fansub (online e download)

- Enredo: Uma trama que uniu meus dois amores da vida: dorama & livros! <3

Desde os anúncios sobre este dorama, eu já tinha decidido colocá-lo na minha listinha por dois motivos: 1) uma história envolvendo livros e 2) a presença do Lee Jong Suk em uma comédia romântica. Quem conhece o ator sabe que ele é mestre mesmo em tramas de fantasia, tais como W e While You Were Sleeping, então poder conferi-lo em algo mais leve se tornou uma oportunidade irrecusável. Além disso, este dorama traria a união de duas coisas que amo completamente: doramas & livros. Um enredo sobre o mundo editorial com a presença de escritores, o qual mostraria o processo de criação e fabricação de livros, eu realmente não poderia perder. E para a minha surpresa, Romance is a bonus book foi muito mais do que isso. A trama inicia contando a história da Kang Da Yi, uma mulher que possuía uma carreira promissora, mas pausou sua vida profissional para dedicar-se ao ato de ser mãe. Anos depois, Dan Yi decide voltar ao mercado de trabalho pois precisa de dinheiro para sustentar-se e também para enviar para a filha que estuda em outro país, mas esse retorno profissional seria mais difícil do que ela poderia imaginar. Ao mesmo tempo em que busca um emprego, Dan Yi precisa lidar com o fracasso de seu casamento e permanece vivendo sozinha em sua antiga casa que está sob aviso de demolição. Ao descobrir uma oportunidade de emprego em uma editora famosa da região, Editora Gyeoro, Dan Yi não pensa duas vezes e decide candidatar-se mesmo que para isso precise omitir o fato de ser formada na área e trabalhar apenas como alguém da equipe de apoio, ou seja, ela decide tentar um cargo comum mesmo com diploma superior. Nesta editora trabalha seu melhor amigo e famoso escritor Cha Eun Ho, o qual ela considera como um irmão. Mesmo eles sendo amigos há anos, tanto Dan Yi e Eun Ho escondem seus próprios segredos, e apenas quando o destino os coloca convivendo juntos diariamente, eles percebem o tipo de pessoa que desejam ser para o outro. Continuem lendo porque ainda há muito mais para comentar.

- O que Romance is a Bonus Book tem de tão apaixonante?

Um dos aspectos que mais me encantaram no dorama foi a forma como eles contaram uma história cotidiana com tantas lições valiosas sobre a vida, amor e relações interpessoais. Primeiro de tudo, esta não é uma trama comum, afinal há uma verdadeira aula sobre o mercado editorial, o processo de criação e fabricação de livros que envolve a arte de escrever, ilustrar e vender. Ou seja, podemos ao longo dos episódios conhecer passo a passo como um livro é criado. E eu, leitora como sou, realmente me encantei por tudo que aprendi.
Tudo começa a partir do escritor e sua história, e este é o ponto inicial que faz outras pessoas dedicarem-se ao que ele quer contar, alguns fazendo as devidas correções, outros empenhando-se em ter ideias que promovam o livro de uma forma a fazê-lo ter mais visibilidade e por fim, a aguardada publicação. Cada aspecto de criação tem seu valor e exige pessoas dedicadas que desejem transformar uma simples história em um grande livro. Aprendi que o marketing tem papel importantíssimo na divulgação de um livro, mas claro, cada leitor tem também sua responsabilidade, a de passar adiante tal história. Além disso, temos umas breves críticas sobre vários assuntos: o capitalismo associado às vendas de livros que está muito presente nas editoras, a constante desvalorização da poesia, e a infeliz situação mundial, na qual o número de leitores diminui gradativamente e isto faz com que muitos livros precisem ser abandonados passando a não serem publicados.
De modo geral, a trama mostra o mundo editorial de uma forma informativa, além de ambientar seus personagens nesse cenário e desta forma, ilustrar a vida real de forma leve e reflexiva. Amei as metáforas sobre livros em relação a pessoas e situações, as quais sempre traziam uma lição, e mais ainda, me encantei com cada tema abordado, tais como: a forma como a sociedade enxerga o retorno da mulher ao mercado de trabalho após uma pausa prolongada e quão difícil é lidar com esse preconceito, a dificuldade em equilibrar a vida profissional e pessoal como mãe, o amor pela escrita, e muitos outros. Romance is a Bonus Book é um dorama doce repleto de ensinamentos e possuidor de personagens bem construídos que através de suas próprias dificuldades diárias nos ensinam a como lidar com as nossas. Este é um enredo que mostra sororidade, amizade e amor, um retrato de diversos tipos de relacionamentos que existem na vida real e precisam ser valorizados. Me apaixonei pela forma como a trama desenvolveu seus personagens e relações entre eles, por isso recomendo MUITO que deem uma chance a este dorama!

- Personagens

Kang Dan Yi (Lee Na Young): Uma protagonista inspiradora!

Kang Dan Yi é uma protagonista inspiradora, a qual nos inspira a buscar nossas próprias conquistas. No início da trama, a mocinha encontra-se em uma situação desesperadora, um casamento fracassado, sem emprego e um lugar para morar, e a única coisa que pode fazer é continuar seguindo em frente. Entre as inúmeras entrevistas de emprego, Dan Yi sofre com o preconceito devido a sua pausa prolongada enquanto dedicava-se a ser mãe. Para alguém como ela que trabalhava na área de marketing, esta pausa significou uma desatualização na carreira, portanto ela perdeu sua credibilidade profissional. Além disso, através da Dan Yi o espectador pode observar quão difícil é para uma mulher retornar ao mercado de trabalho depois de tanto tempo. No desespero para conseguir um emprego já que sua filha precisa do dinheiro para estudar, e ela precisa para se sustentar e encontrar outro lugar para morar, ela decide candidatar-se a uma vaga não específica, deixando seu diploma superior de lado.
Quem assistiu esse enredo, com toda a certeza, se apaixonou pela Dan Yi. A mulher era uma fonte de inspiração, determinação e coragem. Dan Yi estava sempre dizendo que não acreditava que o príncipe encantado viria salvá-la, quem deveria resolver seus problemas era ela mesma e durante todo o enredo mostrou exatamente isso, o poder de uma mulher determinada em continuar vivendo sua própria vida. Mesmo quando pediu e aceitou ajuda, Dan Yi manteve-se atenta ao que precisava fazer para si mesma mostrando que somos completamente responsáveis por nós mesmos e somos nós quem devemos e temos a obrigação de resolver nossos problemas e buscar nossa felicidade. Eu AMEI esta personagem! Além de ser uma mãe guerreira, possuir uma energia admirável capaz de sorrir e buscar força interior nas situações mais difíceis, Dan Yi ainda era sábia e acolhedora, deixando seus próprios dilemas para compreender e cuidar da dor do próximo. Que protagonista!

Cha Eun Ho (Lee Jong Suk): Como não amar esse escritor?!

Cha Eun Ho é um escritor famoso e um dos fundadores da famosa Editora Gyeoro, além disso, ele ainda atua como professor em universidades e em um canal famoso de podcast. Mesmo estando no auge da carreira profissional, Eun Ho é humilde e muito pé no chão, continua valorizando o que faz não apenas como escritor, mas como editor-chefe. Este é outro personagem que encanta completamente o telespectador, afinal Eun Ho é doce, maduro e completamente carismático. Em muitas situações, Eun Ho mostrava consideração e uma empatia sem igual pelas pessoas, principalmente pela Dan Yi, motivo este que logo faz o espectador perceber que os sentimentos dele em relação a ela são outros. Poucas vezes temos em uma comédia romântica um protagonista tão compreensível e dedicado, Eun Ho dedicava-se ao que sentia pela Dan Yi à sua maneira, sempre respeitando o espaço dela e a amizade tão linda que possuíam.
E além disso, ele sabia considerar os sentimentos das pessoas de modo geral, a prova disso foi a forma como ele lidou com o que a Song Hae Rin sentia por ele. Um verdadeiro homem amável e gentil! Eun Ho é aquele tipo de protagonista que ganha o coração do espectador sem qualquer esforço porque ele é a própria definição de alguém legal e encantador. Amei a competência profissional dele, sua dedicação no trabalho e na vida pessoal, a humildade cotidiana e claro, o lado meigo que surgiam nas situações mais brandas. Jong Suk esbanjou carisma com este personagem e sinceramente, sentirei saudades dele durante seu alistamento, só espero que o tempo passe rápido e logo ele retorne em outra comédia romântica. Enfim, deixem-se se apaixonar por este mocinho! Confiram os outros trabalhos do moço: I hear your Voice, W, o mini drama Praise of Death, While you were Sleeping, Pinocchio.

Song Hae Rin (Jung Yoo Jin): Pensei que seria megera, Só Que Não, ufa.

Song Hae Rin trabalha na editora Gyeoro e foi treinada diretamente pelo Cha Eun Ho, sendo ele a pessoa que ela mais admira no trabalho. Por trabalharem há tanto tempo juntos, e Eun Ho realmente considerá-la como alguém próximo, Hae Rin percebe que a forma como gosta dele é diferente. Eu sinceramente achei que a He Rin fosse se tornar aquela megera que vive atrapalhando o casal principal, porém para minha alegria, ela foi uma exceção. Mesmo gostando do Eun Ho, Hae Rin foi justa e lidou com seu sentimento unilateral de forma madura e respeitosa, respeitando o fato dele não gostar dela como mulher, apenas como amiga. Amei o fato da Hae Rin não seguir o clichê e ser tão incrível até mesmo quando levou um fora, e gente, ela era tão apaixonante que por pouco eu não shippei errado e torci pela moça. Song Hae Rin é uma personagem que rouba a cena, ela é uma mulher inteligente, determinada e extremamente dedicada ao seu trabalho, ela ama o que faz e isso é notório. E como se fosse pouco, ainda esbanja carisma em todos os momentos. Esta é o tipo de personagem de quem queremos ser amiga. Que mulher! E detalhe, gostei muito da trama ter dado um jeitinho de dar a ela alguém que a valorizasse, mesmo que tal forma tenha sido até comum e previsível. O que importa é que Song Hae Rin encontrou sua felicidade e pronto. Confiram a atriz também em Moorim School Thirty but Seventeen.

Ji Seo Joon (Wi Ha Joon): Lá vem o friendzone.

Ji Seo Joon é um designer de livros famoso em sua área, e que dedica-se por completo a um projeto quando decide fazer parte de um. Por ser tão reconhecido profissionalmente, a equipe da Editora Gyeoro deseja trabalhar com ele, mas o moço tem suas desconfianças em relação à editora por um motivo específico. Como a vida sempre traz surpresas, em uma ocasião especial o Seo Joon conhece a Dan Yi e encanta-se por ela, logo depois, descobre que ela está trabalhando na editora que quer contratá-lo. Já sabem o resultado disso né?! Pois bem, Seo Joon logo decide fazer parte da equipe da Editora não apenas por causa da Dan Yi, mas também para descobrir algo que o interessa. Admito que desconfiei do moço no começo da trama, mas logo depois percebi a preciosidade que era esse rapaz e fiquei com peninha dele por ser jogado no grupinho de forever alone. Entretanto, ainda bem que o enredo fez justiça a esse boy encantador e tratou logo de dar-lhe também uma felicidade em forma de pessoa. Eu, claro, shippei muito. E deixo aqui registrado que o sorriso desse rapaz é a coisa mais linda que existe. *---*

- Fundadores da Editora Gyeoro

Além do Eun Ho, outros quatro personagens são responsáveis pela fundação da Editora Gyeoro e cada um deles tem um papel importante na supervisão dos processos de criação e fabricação de livros. Temos a Diretora Ko Yoo Sun (Kim Yoo Mi), uma mulher que retrata o sucesso na carreira profissional, está sempre trabalhando e por causa disso esquece até mesmo de aproveitar a vida. A partir da Yoo Sun há uma abordagem mais direta sobre as mulheres que desistem de algumas conquistas pessoais em troca das profissionais, ponto este muito interessante e bem retratado no enredo.
Bong Ji Hong (Jo Han Chul) e Seo Yeong Ah (Kim Sun Young) formaram uma dupla que me surpreendeu significativamente. Não contarei o motivo a fim de evitar spoiler, mas é fato que esses dois representaram dilemas muito comum às pessoas em geral, dilemas estes referentes a casamento e tudo que se obtém a partir deste. Eu realmente não imaginei a conexão desses personagens, será que fui a única? Haha' Cada um tinha seus erros e acertos como pessoa e parceiro amoroso, e ao mostrar isso, o enredo apontou quão significativo é decidir dividir a vida com alguém e o quanto isso precisa ser cuidado diariamente independente da correria e obrigações profissionais. Além disso, os dois personagens eram profissionais admiráveis e possuíam personalidades mega cativantes. Gostei muito desses dois! E sinceramente, acho que o fim de cada um foi justo, um ciclo se encerrou e eles permitiram-se seguir em frente. Nada dura para sempre né.

Por fim comento sobre o CEO Kim Jae Min (Kim Tae Woo). Um personagem que aparentava ligar apenas para os lucros que determinado livro poderia render, mas que na verdade, valorizava completamente cada história que escolhia aderir à sua editora. Além disso, Jae Min era um pai solteiro que criou suas filhas com muito amor e determinação. Um homem digno que conquistou todo o meu afeto. E até me divertiu com sua extrema empolgação ao lidar com seu trabalho. Sério, não há como não gostar desse CEO!

Outros personagens que esbanjaram carisma foram os novatos Park Hoon (Kang Ki Doong) e Oh Ji Yool (Park Kyu Young), os quais entram na editora na mesma época que a Dan Yi. O Hoon é um funcionário dedicado que vê nesta a oportunidade perfeita para mudar sua vida comum. Por outro lado, Ji Yool é uma filhinha de mamãe que decidiu trabalhar por outros motivos e que inicialmente, comete muito erros. Porém, gradativamente, Ji Yool amadurece e percebe que precisa valorizar mais seu trabalho, afinal estar a frente de um projeto literário significa cuidar do amor de alguém por uma história que quer contar, e tal sentimento não deve ser desconsiderado. Esses dois personagens divertiram com suas personalidades tão opostas e breves confusões causadas, uma dupla realmente cativante.

- Romance: Uma dose de amizade que se torna amor.

Eu AMO um clichê do tipo "primeiro somos amigos, depois nos apaixonamos!" e para minha alegria além deste título unir dois hobbies que amo, doramas & livros, ainda trouxe um dos meus tipos de casal preferidos, o formado por melhores amigos. Admito que logo no começo da trama, é um pouco difícil shippar Dan Yi e Eun Ho porque eles são tão perfeitinhos juntos como amigos que vê-los como casal é complicado. Ainda mais considerando que o Designer Ji está interessado na Dan Yi e a Hae Rin gosta do Eun Ho. Entretanto, à medida que a trama avança e nossos protagonistas mostram sua tão admirável amizade, pode-se conferir quão genuíno é o sentimento do Eun Ho pela Dan Yi. Ou seja, não torcer para que ela perceba o que ele sente e até retribua é praticamente impossível.
No começo do enredo podemos conferir os dois vivendo suas vidas, lidando com suas próprias dificuldades, até que o Eun Ho descobre toda a situação da Dan Yi, a qual ela escondeu porque queria lidar com tudo sozinha, pois para ela, a ajuda do Eun Ho mesmo sendo preciosa era uma obrigação que ele não deveria ter. Dan Yi é uma mulher independente e considera que seus problemas são apenas seus, e ninguém tem obrigação de lhe ajudar com eles, nem mesmo seu melhor amigo. Mesmo com a insistência da Dan Yi em não aceitar ajuda, Eun Ho a convence a ficar por um tempo na casa dele até que consiga se estabelecer no trabalho e encontrar outro lugar para morar. Resultado: outro clichê que amo, protas morando juntos.
No trabalho, Dan Yi e Eun Ho concordam em fingir que não se conhecem intimamente, agindo apenas profissionalmente, afinal mesmo Eun Ho não concordando com o fato dela ter aceitado um emprego desconsiderando seu diploma, esta foi uma escolha da Dan Yi e ele decide respeitá-la. Ao conviverem diariamente, em casa e no trabalho, a relação dos dois torna-se cada vez mais profunda e isso faz o Eun Ho sentir-se mais apaixonado, além de, ameaçado pelas investidas do Seo Joon em sua amada.
Entre diversos desdobramentos, Eun Ho e Dan Yi permanecem apoiando e ajudando um ao outro, até que ele não consegue mais segurar e conta o que realmente sente. E eu me apaixonei pela forma como ele se declarou. Que amor! *-* Como a Dan Yi só o enxergava como amigo, no começo é um choque para ela, porém, gradativamente, ela também começa a perceber a importância do Eun Ho em sua vida e como realmente se sente em relação a ele.

AMEI a forma como desenvolveram o romance, a história de como eles se tornaram amigos, a naturalidade do relacionamento entre os protas, o carinho tão saudável entre os dois, e acima de tudo, o amor tão caloroso e sincero. É impossível assistir ao enredo e não aprender a amar Dan Yi e Eun Ho como amigos e amantes, assim como eles, o telespectador aprende a enxergá-los de outra maneira, aprende a enxergar e valorizar o amor que sentem. Que casal mais amorzinho! Particularmente, gostei sim da química entre o Jong Suk e Na Young, eles eram muito meigos juntos.

- Final ~Redondinho.

O encerramento da trama é aquela do tipo completinha e redondinha. Todas as questões que precisavam ser esclarecidas foram devidamente abordadas, e os fins dos personagens seguiram completamente o esperado. Destaco a concretização dos ships secundários que foi extremamente satisfatória, incluindo dois em específico que eu aprendi a gostar gradativamente ao decorrer de certo momento do enredo e fiquei muito feliz por no fim, eles se tornarem reais. Sobre o nosso casalzinho principal também não há o que falar. Amei a forma como todos descobriram o relacionamento deles, a qual foi rápida, direta e leve tal como a trama. No mais, afirmo que Romance is a Bonus Book deixou marcada em minha memória todas as suas valiosas lições e sinceramente, desejo que a nação dorameira inteira possa conferir e apreciar esse lindo dorama.

"Nós somos como livros
Esperamos que alguém nos encontre e nos abra para ver o que há dentro."

- OST *--*

Espero que tenham curtido a resenha e que a mesma tenha despertado em vocês a vontade de conferir este dorama, pois ele é realmente encantador e digno de ser recomendado. Abaixo deixo minhas canções preferidas da OST. E para quem já o assistiu, encerro este post com uma referência do mesmo. Os demais, vão lá conferir a trama e entender este encerramento.

Queridos Leitores,
"A Lua é Linda!"

A Story I Couldn't See - Jannabi



Rainbow - Rothy



3 comentários:

  1. Menina
    Eu enrolei semanas para acabar esse drama porque não queria que acabasse.
    Fiquei muito emocionada com a determinação e otimismo da mocinha. Sem dúvidas um exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem como é. Quando gostamos muito de um dorama não queremos nos despedir dele tão cedo. haha' Um exemplo mesmo! Amei essa mocinha e ela me inspirou muito! <3

      Excluir
  2. Romance is a bonus book.
    Dorama
    Perfeito.

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo