Praise of Death (Mini Drama) [K-Drama]


Também conhecido como The Hymn of Death temos aqui um mini drama que desde seu anúncio chamou a atenção da nação dorameira por se tratar de uma história baseada em fatos reais e pelo elenco escolhido. Lee Jong Suk (Pinocchio, While You Were Sleeping,W) e Shin Hye Sun (Thirty but Seventeen) protagonizam uma história de amor encantadora, trágica e memorável.


Sinopse: Baseado na história verdadeira da primeira soprano da Coreia, Yun Sim Deok. Kim Woo Jin é um escritor de teatro de palco, enquanto a Coréia está sob ocupação japonesa. Ele se apaixona por Yun Sim Deok. Ela grava a música “Praise of Death”, que se tornou a primeira música pop coreana em 1926. Kim Woo Jin e Yun Sim Deok vivem um amor trágico e proibido.
Gênero: Romance, Tragédia, Drama, Musical, Histórico
Nº de episódios: 06 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online); Fighting Fansub (download/online)

- Enredo: A história da primeira soprano coreana

Praise of Death conta a história de Yun Shim Deok, a primeira soprano coreana que além de ficar conhecida por seu feito musical, tornou-se famosa por sua trágica história de amor. Shim Deok é uma moça pobre de família humilde que conseguiu com muito esforço dos pais estudar música, sendo mais precisa, ela estudou vocal, em uma época que a Coreia do Sul, antiga Joseon, estava ocupada pelos japoneses. Depois de estudar música, Shim Deok deseja ajudar sua família conseguindo de alguma forma dinheiro para os estudos de seus irmãos mais novos, bem como, anseia realizar suas ambições como musicista, como exemplo, poder se apresentar em um grande salão. Um convite inesperado a faz conhecer o jovem Kim Woo Jin, o qual está estudando no país com o apoio financeiro de seu pai, mas sua grande paixão sempre foi a escrita, por isso, ele decide encenar peças teatrais com outros jovens a fim de trazer para Joseon um conforto em meio à pressão de outro país sobre seu lar. Em uma época em que Joseon estava literalmente tomada pelo Japão, tendo sua própria cultura e liberdade de expressão controladas, Woo Jin desejou mostrar ao povo que ainda havia esperança. Ele começou a escrever e encenar peças com seu clube de teatro, as quais significavam a esperança de um movimento de resistência, mesmo que as mensagens precisassem ser camufladas devido a forte pressão do governo japonês. Por precisarem de alguém que cantasse em algumas cenas da peça, uma pessoa entra em contato com a Shim Deok e a partir daquele momento, ela e Woo Jin tornariam-se cada vez mais próximos. 
É importante dizer que o mini drama é baseado em uma história real sobre a qual comentarei mais no próximo tópico, e preciso mencionar também que Praise of Death é um enredo triste e doloroso então não decidam assistir caso não estejam preparados psicologicamente porque o que é mostrado impacta o emocional e provoca reflexões bem profundas sobre temas tabus. O dorama consegue fazer uso de uma gradação como maior aliado, as primeiras cenas do primeiro episódio causam preocupação com determinado evento e somente quando a história retorna ao seu ponto de origem entendemos que tudo será contado lentamente até aquele momento tão impactante que já fora apresentado, a ideia foi mostrar como tudo chegaria àquele fim. Este fato faz o telespectador se envolver gradativamente com os protagonistas e romance até que o clímax chegue, podem ter certeza que este mini drama se tornará inesquecível em suas memórias.

- Contextualização histórica ~ A verdadeira história deste amor trágico. (CONTÉM SPOILERS aqui porque preciso comentar da vida real dos protas, podem pular o tópico caso não tenham assistido o mini drama ainda e lê-lo depois)

Yum Shim Deok e Kim Woo Jin foram pessoas reais, eles existiram e marcaram a história coreana, não apenas com seus respectivos trabalhos que ficaram registrados como também pela trágica história de amor. Assim como no drama, Woo Jin almejava escrever e tinha sua própria forma de fazer críticas em relação ao que Joseon estava passando nas mãos dos japoneses, seus poemas se tornaram valiosos para a literatura coreana como registro pessoal e real dessa época tão sombria da história da Coreia do Sul. Shim Deok também sentia um dever quanto ao seu lar e ao conhecer Woo Jin seu patriotismo aflorou, não é à toa que decidiu fazer parte do grupo de teatro, fato este contado especificamente no mini drama. Vale ressaltar que eu não achei algo contando que Woo Jin e Shim Deok se conheceram por meio da peça de teatro, encontrei apenas informações sobre eles terem se conhecido no Japão. Ou seja, este fato citado pode ser um adicional da autora advindo da licença sobre uma obra ficcional mesmo esta sendo baseada em uma história real. Enfim, o fato é que os dois se aproximaram e se apaixonaram perdidamente. Mesmo Woo Jin sendo casado na época, isso não conseguiu os afastar e eles viveram seu amor pelo tempo que puderam até o último dia de suas vidas. O jovem casal cometeu suicídio no dia 4 de agosto de 1926 ao se atirarem no mar deixando para trás seus sonhos, problemas e todas as dores, encontrando conforto apenas na morte assim como o próprio Woo Jin descreveu em seu triste poema.

"Você está realmente vivendo?
Não, eu anseio pela morte para poder realmente viver."
- A teoria da vida e da morte - Kim Woo Jin

A canção Praise for Death foi gravada antes da morte de Shim Deok e sua letra sombria e deprimente pareceram indicar uma mensagem gravada de antemão. Com a canção em mãos, duas semanas após o falecimento dela, a gravadora lançou a faixa usando marketing. Sim. Isso mesmo. Acreditem se quiser, mas a gravadora decidiu lucrar com isso e a história causou tal comoção que foi um sucesso. Tanto os poemas do Woo Jin quanto a canção gravada pela Shim Deok mostram claramente os sentimentos deles em relação ao que estavam vivendo na época e justamente por esses registros o romance do casal se tornou tão conhecido, deixando em nós, pessoas que conheceram a história tantos anos depois, a sensação de perda. Para quem quiser conferir a famosa canção da soprano, clique aqui, porém aviso que a mesma causa uma sensação desconfortável e dolorosa então só ouçam se estiverem bem emocionalmente. Eu, particularmente, não aguentei ouvir. Infelizmente, os suicídios de Shim Deok e Woo Jin não foram os únicos da época, o que mostra claramente a opressão que o povo de Joseon sofria tendo que sucumbir sua própria cultura. Uma época marcada por tragédias e que estará sempre viva na memória de seus habitantes, um retrato doloroso de um país. 
FIM DE SPOILER.

- Sobre os protagonistas no dorama.

Kim Woo Jin (Lee Jong Suk) é um homem jovem que estudou no Japão com o apoio financeiro de seu pai, porém seu sonho sempre foi escrever. Com Joseon ocupada pelo governo japonês, Woo Jin sente que sua única opção é dar aos coreanos através de seus textos o conforto necessário para que possam continuar seguindo em frente. Devido ao seu patriotismo, ele chega até mesmo a ser preso e espancado pelos guardas japoneses. Essa sua vontade em fazer algo pelo país desperta também a ira de seu pai, o qual deseja que seu filho cuide dos negócios da família e esqueça a paixão por escrever. Woo Jin sente-se cada vez mais sufocado com a obrigação de ser um bom filho, ele casou-se sem amar uma mulher e mesmo quando assume os negócios da família, seu pai ainda se queixa por ele continuar se dedicando à escrita sempre que possível.

Yun Shim Deok (Shine Hye Sun) é de família humilde e com muito esforço conseguiu alcançar seu objetivo, tornar-se a primeira soprano. Mesmo com o apoio familiar na profissão que decidiu seguir, ela também sentia-se sufocada, afinal ela era a maior responsável por garantir que seus irmãos pudessem estudar em boas escolas já que seu pai não tinha saúde para trabalhar e assumir o sustento da família. Shim Deok encontrava na música seu conforto e refúgio, além de fazer dela a aliada perfeita para obter dinheiro, pois toda a sua família dependia financeiramente dela.

- Um romance trágico que te fará refletir

A história de amor começa quando Shim Deok e Woo Jin se aproximam gradativamente por estarem trabalhando nas peças teatrais juntos, o que faz com que desenvolvam uma certa amizade e intimidade. Com o passar do tempo, eles se tornam tão confortáveis um com o outro que falar sobre sonhos e vontades se torna natural, o amor pela arte em diferentes formas, ele na escrita e ela na música, os aproxima de modo único. Quando Shim Deok se dá conta já está apaixonada pelo Woo Jin e percebe que ele sente o mesmo, mas a revelação inesperada surge, ele é casado e sua esposa o esperava em sua terra natal. Na vida real, Woo Jin além de casado tinha filhos, entretanto, no mini drama apenas o casamento tem destaque. Este romance nos faz pensar em como é difícil para uma mulher estar em tal situação, ainda mais em uma época como aquela pois Shim Deok seria marcada para sempre se decidisse desempenhar o papel de amante.

Devido aos seus princípios como pessoa e mulher, Shim Deok opta por não cruzar mais o caminho do Woo Jin, o qual também decide fazer o mesmo afinal, permitir-se viver esse amor mancharia a imagem da soprano. Este foi um romance que me fez refletir em diversos aspectos, a situação da Shim Deok por amar um homem casado, a do Woo Jin em tentar fugir do adultério e principalmente, sobre como o amor não raciocina, ele simplesmente nasce sem pensar se está certo ou errado. Não era fácil estar na situação deles e o mais triste era saber que Shim Deok e Woo Jin eram um para o outro o que precisavam, eles eram o refúgio da opressão do governo e da pressão de suas famílias e eram o apoio que tanto ansiavam ter, eles compreendiam o amor um do outro por suas respectivas formas de arte. Não teve outra pessoa que incentivou e amou a escrita do Woo Jin tanto quanto a Shim Deok e não teve outro homem que teve tanto orgulho da soprano, ambos sabiam respeitar e amar as aspirações um do outro.

Eles tentaram ao máximo fugir do que sentiam a fim de evitar as consequências dessa proibida história de amor, mas mesmo tentando arduamente, eles se reencontraram e naquele momento compreenderam que tal sentimento era muito mais forte. Shim Deok e Woo Jin se reencontraram quando suas vidas estavam sufocantes demais. Woo Jin continuava a sofrer com a falta de compreensão do pai e Shim Deok teve sua imagem pessoal destruída por um boato, além da própria família se questionar sobre ela, ainda havia vários problemas financeiros e uma proposta do governo japonês que a ofendia como patriota de Joseon. Em meio a todo o caos que estavam vivendo, eles se reencontraram e decidiram dar fim às dores que estavam os esmagando, um fim trágico e doloroso. Então já se preparem porque o final da trama não é feliz.

- Conclusão & OST

Praise of Death é baseado em uma história real que te emocionará e deixará seu coração abalado. Não é uma história fácil de se recomendar pois envolve temas dolorosos, mas mesmo assim, acho que é algo que deve ser visto por aqueles bem preparados psicologicamente, afinal é um retrato de uma época que precisa ser conhecida. Se forem assistir, peguem os lenços! Abaixo deixo a trilha sonora, também disponível no spotify, e quem já assistiu, conta nos comentários como se sentiram. Até!

Only My Heart Knows - So Hyang
Essa música faz doer o coração </3



4 comentários:

  1. Gosto muito do comeco da história. A inocência do amor dos dois
    E achei a parte depressiva muito bem feita tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o começo é realmente encantador, a forma como eles se apaixonam. E posteriormente, desenvolveram bem o drama. Mini drama muito bom!

      Excluir
  2. Triste história de amor, fiquei empolgada de principio, mas quando está chegando ao final, já não queria assistir, prevendo a morte trágica do casal,aff.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste mesmo </3
    Obrigada pelo comentário, Elma!

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo