TOP15: Melhores Doramas & OSTs/ 2019


Finalizando as retrospectivas de 2019, hoje trago minha listinha com os melhores 15 doramas, além de selecionar também minhas quinze faixas preferidas das trilhas sonoras, peguem os fones de ouvido e ouçam a playlist ao ler o post! Vamos lá!


Tal como nos outros posts de retrospectivas, considerei aqui apenas os doramas que iniciaram em 2018 e finalizaram no início de 2019 ou os que concluíram seus episódios ano passado, os que ainda estavam no ar no início deste ano podem entrar ou não na próxima retrospectiva doramática. Ah! Considerei apenas os doramas que assisti e é realmente uma pena ter que escolher apenas quinze, mas eu sempre me limito porque do contrário, iria selecionar quase todos os assistidos por algum determinado motivo. Haha' Deixo claro que é apenas a minha opinião pessoal, então provavelmente vocês irão discordar ou não de alguns escolhidos. Mas, desde já os convido a participar da categoria e comentar os seus favoritos. Agora, vamos à listinha!

15) Her Private Life

Dentre as comédias românticas do ano faço questão de colocar esta na lista. Afinal, Her Private Life soube nos envolver com seu enredo leve cheio de personagens carismáticos e um romance causador de surtos tamanha a química e física dos protagonistas. Além disso, este é um enredo que enriquece a nós, as fangirls, mostrando que podemos sim ser grandes fãs de algo ou alguém e ainda sermos competentes profissionalmente, capazes de ser incríveis em todas as áreas de vida tal como a Deok Mi. Ser fangirl é algo para se orgulhar e merecemos respeito sempre! O dorama que tão bem representou o meu lado fangirl não me passou despercebido e por todos estes motivos entrou para a lista de favoritos.


Outra comédia romântica que me arrancou vômitos arco-íris foi esta aqui. A história da secretária Minion Gal Hee em um suposto triângulo amoroso com seu chefe Lerdinho Min Ik me fez ansiar semanalmente por seus episódios. Como brinde, não posso esquecer de citar a icônica Veronica Park com seus bordões que ao lado do Dae Joo protagonizou um romance secundário apaixonante e feroz. Com um quarteto que esbanja amor, personagens mega carismáticos e um enredo cheio de clichês, mas que consegue à sua maneira ser especial temos uma trama divertida e romântica que merece ser recomendada!

13) The Tale of Nokdu


Sempre que possível confiro um sageuk porque este é um gênero que realmente consegue surpreender. O meu queridinho da vez foi Tale of Nokdu. Uma comédia romântica com direito a tensões políticas, batalhas e tudo mais que o gênero permite mas, sabendo dosar os gêneros devidamente, e assim, se tornar excelente em cada aspecto. A trama inicia-se levemente repleta de confusões pelo fato do protagonista Nok Du precisar fingir que é uma mulher e ao lado da mocinha Dong Joo, ele descobre os segredos de seu passado e o sentimento de primeiro amor. Assisti os episódios o mais rápido que consegui e me arrependi depois porque fiquei com uma enorme saudade. E sério, o casal protagonista é APAIXONANTE! Um excelente sageuk!

12) Romance is a Bonus Book

E o título que uniu dois grandes amores meus não ficaria de fora, afinal unir dorama e livros foi o suficiente para chamar minha atenção. Romance is a Bonus Book foi encantador e inspirador. Há um retrato sobre a vida cotidiana repleto de lições sobre a vida em si, sobre amor e relações interpessoais, além de mostrar como funciona um mercado editorial. Todo o processo de criação dos escritores, diagramação, marketing e outras etapas referentes a publicação de livros foi apresentada e para uma amante da leitura como eu, isso foi também aprendizagem. Para engradecer ainda mais o título temos um protagonista masculino gentil e amável, e uma mocinha inspiradora que nos ensina a buscar forças dentro de nós mesmo nas situações mais difíceis. Quer mais? Ainda há um romance entre melhores amigos que te deixa com coração quentinho tamanho o amor caloroso e sincero entre Dan Yi e Eun Ho. E  vale citar também os demais personagens, os quais são mega carismáticos e através de suas próprias histórias nos conquistam. "Nós somos como livros. Esperamos que alguém nos encontre e nos abra para ver o que há dentro."

Para quem gosta de fantasia com um toque de romance puro, mas teoricamente impossível este é o dorama certo. Acompanhamos a história de amor entre o anjo Kim Dan e a humana amargurada Yeon Seo, um romance que desperta nossa torcida do início ao fim. Kim Dan recebe a missão de fazer a Yeon Seo amar alguém, o que à primeira vista parece uma missão impossível porque a moça demonstra ter um coração de pedra. À medida que o Kim Dan aproxima-se dela, os dois compartilham inúmeros momentos e começam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Yeon Seo volta a perceber que ainda há beleza no mundo, ainda há a chance dela ser feliz de alguma maneira e Kim Dan começa a amá-la verdadeiramente e busca alguma forma de ter o direito de amá-la. Era tudo o que ele queria, poder amá-la. Este amor tão sincero entre humana e anjo se tornou um dos mais cativantes do ano passado e aliado ao enredo tão bem estruturado mostrando uma ligação dos personagens com a dança, especificamente o balé, Angel's Last Mission Love emocionou corações. Por me emocionar com seus desdobramentos e romance principal, o adicionei no meu TOP15.

10) Beautiful World

Falando em emoção posso citar outro dorama que me levou às lágrimas, além de também me causar muitos momentos de raiva devido às ações de alguns personagens. Beautiful World é uma crítica social sobre a educação sul-coreana, além de discutir temas como bullying escolar e relações interpessoais em cenários familiares. Apesar de ter o mesmo tema central do sucesso coreano SKY Castle sobre o qual comentarei ainda neste post, Beautiful World consegue ter suas diferenças de enredo e seguir seu próprio caminho ao executar sua crítica social. Na trama acompanhamos a família do jovem Seon Ho, o qual supostamente tentou se suicidar, mas sua família não acredita que ele faria isso e busca determinadamente a verdade sobre o que aconteceu com ele. Este é um título que te fará refletir sobre como nós seres humanos nos comportamos em momentos de crise, e ainda lhe deixará uma mensagem emocionante de esperança e fé. E mesmo sendo um enredo mais dramaticamente pesado, ainda assim vale a pena cada segundo porque seu final é justo e aconchegante.

9) Children of Nobody

Com uma temática também mais pesada emocionalmente temos um dos mais originais e memoráveis doramas do ano, Children of Nobody. Na trama, acompanhamos a assistente social Woo Kyung e o detetive Ji Heon que por coincidências da vida acabam se encontrando e unindo-se para descobrir algo. O tema denso retrata a negligência e abuso físico e emocional de crianças que não possuem pais ou mesmo os que possuem e ainda assim sofrem por culpa deles. Repleto de segredos, caça à um serial killer e casos comoventes, este se tornou um thriller imperdível que te arrancará lágrimas, e te fará refletir se é mesmo tão fácil apontar o dedo e julgar um vilão. Como se não bastasse tudo isso, o segredo central é algo sem igual. Sério, esta é uma das tramas investigativas que mais vale a pena conferir.

Uma história sobre três amigas na faixa de seus 20 e tantos anos tentando viver a vida não poderia me passar despercebida. Be Melodramatic mereceu essa posição por diversos motivos, não apenas por cada protagonista feminina e suas situações de vida, não apenas pelos possíveis romances e aspectos deles, mas sim por tudo que a história significou. Este não é um enredo mirabolante, tampouco uma história sobre determinado tema, é apenas a vida dos personagens, vidas que são como a minha e a sua. Uma história real do cotidiano de nós seres humanos, nosso problemas e dilemas, e a maneira que encontramos de solucioná-los e enfrentá-los. Só porque somos adultos não significa que precisamos saber de tudo porque só se vive uma vez e estamos diariamente descobrindo como viver. Foi isso que este título me ensinou e cada protagonista me mostrou a grande mulher que posso ser. Posso ser peculiar como a Jin Joo, dar o meu melhor durante o dia tal como a Han Joo e enfrentar minhas dores e tristezas assim como a Eun Jung. E ao fazer tudo isso preciso ter consciência de que há pessoas que me amam e estão sempre ao meu lado, meus amigos.

7) The Fiery Priest

Para sobreviver em meio a tantos doramas tensos ou emocionantes que nos fazem refletir sobre a vida sempre precisamos daquela dose de comédia e diversão, e foi exatamente isto que The Fiery Priest me proporcionou. A história segue o Padre Kim e sua investigação pessoal sobre um assassinato. Isso mesmo que você leu, um padre detetive. Imaginem agora um homem de pavio curto que precisa agir como padre, mas tudo que faz é sair na porrada com os bandidos. Tenham certeza que a diversão está garantida! Não apenas o protagonista, os demais personagens também são um poço de carisma e tornam tudo ainda mais engraçado, inclusive, se tornou impossível esquecer o capoeirista e seu cabelinho de madame, além de todos os outros que fazem parte da turma da justiça. Com boas doses de humor, ação e drama sob medida este é um dos títulos mais originais e memoráveis de 2019 e espero que tenhamos sim uma segunda temporada. E que seja tão boa quanto a anterior, ou melhor.

Com uma mistura de drama, romance, mistério e comédia, When the Camellia Blooms não poderia faltar nesta lista. Nem sempre temos a oportunidade de conferir um enredo que aproveita tão bem seus diversos gêneros e ainda assim, consegue retratar a vida de maneira realista, então quando algo assim surge precisamos elogiá-lo constantemente. Acompanhar a Dong Baek em uma pequena cidadezinha da Coreia do Sul tentando superar o preconceito por ser mãe solteira ao administrar um bar para ter do que viver é embarcar em uma verdadeira jornada de florescimento. Nossa Dong Baek esconde dentro de si uma grande mulher, mas sua falta de confiança em si mesma é superada quando alguém lhe mostra quão incrível ela é. Yong Shik surge na vida dela e se torna seu milagre. Um milagre encantador que não liga para o que ela tem ou para o fato dela ser uma mulher criando sozinha o filho, ele apenas a enxerga como a Dong Baek e isso é o suficiente para amá-la verdadeiramente. Com um conjunto de personagens que nos fazem se sentir parte da vizinhança, gêneros diferentes bem inseridos e executados, e um romance saudável que se torna inesquecível, esta trama entrou para minha lista de favoritos de 2019.

5) Dazzling

De todos os doramas desta lista este é, sem dúvidas, o mais difícil de descrever. Dazzling também conhecido como The Light in Your Eyes é uma história sem igual que traz um plot twist desolador capaz de te levar às lágrimas sem que você perceba, mas acima de tudo, capaz de te ensinar uma lição valiosíssima sobre o valor do tempo e da vida. Procure saber o menos possível sobre este título porque o valor dele está em sua cartada final e você não deve estragar sua experiência. Dazzling foi realmente uma lição valiosa sobre juventude e velhice, sobre como o tempo passa e como devemos dar valor ao que fica, as memórias. Chorei muito ao descobrir sobre o quê exatamente a trama se tratava e tive a certeza de valeu muito a pena porque ganhei uma lição preciosíssima. Que dorama!

4) The Great Show

Uma das minhas maiores surpresas de 2019 tem nome: The Great Show. Na história acompanhamos o político Wi Dae Han, o qual foi taxado como Pecador devido à um acontecimento com seu pai, e que encontra uma oportunidade de "renascer" para a mídia através de uma jovem garota que diz ser sua filha. Unindo o útil ao agradável, Dae Han decide criar a garota e seus três irmãos a fim de se tornar o "Pai da Nação", afinal cuidar de órfãos fará bem à sua imagem política. O que ele não poderia prever era que se apegaria às crianças e a partir da responsabilidade que decidiu assumir amadureceria enormemente. Acompanhar Dae Han aprendendo com seus erros, assumindo as responsabilidades por eles e amadurecendo como pessoa tornando-se alguém melhor é um dos pontos mais fortes do enredo. Além de, ainda termos acontecimentos que prendem o telespectador e geram aquela crítica social necessária com discussões sobre aborto, o preconceito em relação a gravidez na adolescência e outros temas. Esta história emociona e cativa ao provar que para ser família não precisamos necessariamente ter o mesmo laço sanguíneo, basta apenas termos o mesmo amor.

3) Doctor John

Como boa amante de doramas médicos quando soube que Ji Sung iria protagonizar um já fiquei interessada. E à medida que o título tornava-se popular minha curiosidade só aumentava, e após muitas recomendações de amigas dorameiras não tive dúvidas, precisava assistir Doctor John. Na trama acompanhamos a vida de um médico que é ex-presidiário e recentemente retornou às suas atividades profissionais ao ser aceito em um grande hospital. Esta jornada pessoal dele traz questionamentos e ensinamentos sem igual, pois em vários momentos podemos conferir conflitos pessoais e profissionais dos médicos, além de nos depararmos com discussões importantes sobre vários assuntos, dentre eles, a eutanásia. Ainda temos um grupo de personagens extremamente cativantes que se tornam um squad médico impossível de não amar e um romance principal que nos faz derreter de amores só com uma troca de olhares. Doctor John não é um dorama sobre cirurgias difíceis e política em hospitais, é muito mais. É uma história sobre pessoas que dão o melhor de si para salvar outras. Pessoas que nos ensinam a ter empatia pelo outro. A ter o sentimento de preocupar-se com alguém, nos colocar no lugar desse alguém e enxergar a situação da sua perspectiva compartilhando os momentos difíceis e dor  deles para abrandar o sofrimento e encontrar forças para superá-lo.

2) He is Psychometric

Além de The Great Show, o qual já citei aqui na lista, outro dorama me surpreendeu enormemente. Este aqui! Iniciei He is Psychometric achando que seria leve, mas ao término dele percebi que ele era sensível e profundo de uma forma encantadora. Na trama acompanhamos o jovem Lee An, o qual tem a habilidade de psicometria que o permite obter memórias a partir do toque em objetos e pessoas. Ele deseja tornar-se policial para usar suas habilidades nas investigações de casos criminais. E poderia ser apenas isso, um jovem com habilidade mística que quer ser policial. Mas, não é. He is Psychometric é muito, muito, muito mais profundo que isso. Não posso adentrar em detalhes sobre os temas abordados na história porque isso seria spoiler, só preciso que saibam que é algo doloroso, mas sensivelmente desenvolvido. Eu poderia definir o que senti ao acompanhar este título em uma frase: comecei rindo e terminei chorando. E mesmo tantos acontecimentos e verdades sendo tristes, este dorama conseguiu me marcar e ensinar lições valiosas. Mesmo com tantos gêneros misturados, a autora soube usar cada um deles e desenvolver seu tema principal de forma memorável. Amei cada personagem, cada casal e cada desdobramento. E mesmo o final sendo triste em alguns aspectos, ele foi conciso e se encaixou perfeitamente com todas as pistas deixadas anteriormente. Tudo fez sentido no fim. E tal como eu disse na resenha, tudo que aconteceu representou a vida como ela é. Cada ser humano é um conjunto complexo de memórias felizes e tristes, e cabe a nós classificá-los, lidar com eles e continuar seguindo em frente. Uma pena eu não ter visto muitas pessoas comentando sobre esse título, por isso faço questão de deixar minha panfletagem aqui: ASSISTAM!

1) SKY Castle


O melhor dorama do ano para mim foi o estrondoso sucesso da JTBC: SKY Castle. SKY foi um dos enredos mais inteligentes que tive a oportunidade de conferir desde que me tornei dorameira. Na trama, acompanhamos diversos núcleos familiares e seus conflitos, além de enxergamos sob as perspectivas deles como deve-se educar os filhos. Com inteligência e até mesmo sarcasmo, o enredo critica o sistema educacional coreano e expõe a realidade da sociedade coreana privilegiada que usa e abusa de poder para conseguir enviar seus filhos às melhores universidades do país. Como se não bastasse, ainda mostra o ser humano de forma realista, mostrando de forma chocante e dolorosa como o ser humano é corruptível, ambicioso e se deixa cegar facilmente. Alguns desdobramentos deixam o telespectador em choque, perplexo com as ações de seus personagens e tristes com tamanha falta de empatia. Pela primeira vez, chorei de raiva ao assistir um dorama. E chorei mais ainda em uma cena específica que mostrou a falta de amor pelo próximo. SKY Castle é uma obra de arte doramática que através de uma suave sátira sobre quão longe o ser humano é capaz de ir a fim de alcançar seus próprios objetivos, provoca questionamentos sociais e pessoais sobre nós mesmos. Por todos estes motivos mencionados aqui e na resenha completa que fiz sobre esse dorama, o escolho como O melhor de 2019.

Convido-lhes a comentar seus quinze doramas preferidos de 2019. E abaixo deixarei também as minhas canções favoritas dos doramas, aquelas que embalaram meu 2019 e ficaram presentes em minha playlist pessoal. Perdoem o atraso da categoria de retrospectivas, mas antes tarde do que nunca né. Lembrando que as playlists estão disponíveis também no spotify e youtube. Obrigada a todos que acompanham o blog! Vocês podem conferir também o TOP15 dos anos anteriores (2017 e 2018)! Bye!

TOP15: MELHORES OSTs 2019




0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo