He is Psychometric [K-Drama]


Poucas vezes um dorama surpreende tanto com seu enredo. Quando iniciei este título, ele aparentava ser leve e até divertido, entretanto ao término dele, percebi que He is Psychometric era sensível e profundo de uma forma encantadora. Temos aqui um dos meus queridinhos do ano que eu precisava recomendar para vocês.


Sinopse: Lee An tem uma habilidade psicométrica especial. Sempre que ele toca em alguém, ele pode ler a memória dessa pessoa. Usando sua habilidade psicométrica, Lee An quer tirar as pessoas más do mundo. Ao contrário de sua aparência bonita, ele não é inteligente em tudo. Yoon Jae In é uma garota com uma cicatriz em sua mente. Ela tenta esconder isso. Lee An e Yoon Jae In encontram-se e lutam para resolver casos.
Gênero: Fantasia, Romance, Drama, Comédia, Investigação, Mistério, Suspense
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online); Subarashiis Fansub (download/online)

- Enredo: Um jovem psicometrista e muito mais do que você pode imaginar.

A trama inicia-se em 2005 em um condomínio no qual ocorrem assassinatos realizados por um serial killer, o qual decide disfarçar seus crimes incendiando o lugar. Com o incêndio em questão, Lee An que na época era uma criança, perde seus pais, mas é salvo por outro garoto do prédio. Anos depois, Lee An agora está cursando o ensino médio e vive com a pessoa que lhe salvou, o qual trata como irmão, o agora Promotor Kang Sung Mo. Após o ocorrido no passado, Lee An desenvolveu a habilidade de psicometria. Psicometria é uma área da psicologia que se une às ciências exatas para mensurar um conjunto de comportamentos, além de ser idealizada de outro modo no ramo espiritual, e como o drama é de fantasia, esta psicometria do personagem está ligada à capacidade dele de obter memórias a partir do toque em objetos e pessoas. Mesmo não dominando sua habilidade por completo, Lee An deseja conseguir tornar-se policial e usar seu dom para investigar casos, para isso, ele conta com a ajuda da detetive Eun Ji Soo. Em sua escola, Lee An encontra uma nova aluna chamada Yoon Jae In, a qual esconde tudo sobre seu passado e demonstra ter um trauma profundo relacionado a algo. Nenhum dos dois sabia que esse encontro havia sido direcionado por um outro alguém e essa aproximação despertaria sentimentos em ambos. Além disso, Lee An e Jae In possuem uma ligação que une seus passados e os fará buscar a verdade sobre um trágico acontecimento. Basicamente, esta é a premissa da trama. 
He is Psychometric é um dorama que mistura fantasia, romance, drama, mistério, doses de comédia e investigação com excelente ritmo e de forma completamente encantadora. Amei acompanhar semanalmente o título, e mesmo alguns acontecimentos da reta final sendo tristes (comentarei sobre estes em outro tópico), ainda assim, não me arrependi de tê-lo conferido. Para mim, tudo se encaixou perfeitamente no final, sendo bem trabalhado e desenvolvido. Um enredo que se mostrou inicialmente simples, gradativamente se tornou complexo, mas conseguiu proporcionar um fim conciso e coerente por mais que não fosse o mais feliz dos finais para todos os personagens envolvidos. Entretanto, há muito mais do que se aparenta neste dorama, sua profundidade e sensibilidade ao tratar temas tão dolorosos me emocionou e comoveu, me fazendo admirar o trabalho da roteirista e ter a certeza de que precisava indicar este título para quem estivesse disposto a embarcar em uma história que proporciona uma mistura de diversos sentimentos. Querem saber mais? Continuem lendo!

- Personagens

Lee An (Park Jinyoung - GOT7): "Leio memórias! Psicometria é minha habilidade!"

Lee An adquiriu a habilidade de psicometria quando era criança, logo após ser salvo no incêndio que matou sua família. Desde então, o rapaz tem certo receio em entrar em contato físico com as pessoas ou com objetos em geral pois enxergar memórias não é algo tão prazeroso quanto parece ser. Por esse motivo, ele usa sua habilidade apenas quando necessário por determinado motivo, por exemplo, quando a detetive Eun o leva para o necrotério para que ele consiga alguma pista associada à vítima de um caso criminal. Como Lee An nunca dedicou-se por completo à sua habilidade fugindo e evitando-a sempre que possível, ele ainda não a desenvolveu completamente e por vezes, suas leituras de memórias não trazem uma pista esclarecedora.
Um dos pontos mais positivos do enredo é o amadurecimento gradativo do Lee An, o qual no início da trama é apenas um jovem moleque brincalhão e despreocupado da vida que não faz questão de desenvolver sua habilidade, apesar de desejar fazer parte das investigações da detetive Eun. Apenas quando alguns desdobramentos surgem, Lee An percebe quão longe pode chegar se dedicar-se à psicometria e como ela pode ajudá-lo a resolver mistérios sobre crimes específicos, incluindo aquele que matou seus pais. Aos poucos, ele percebe quão grandiosa e importante sua capacidade pode ser, e também que é forte o suficiente para lidar com o que virá a partir dela. Este é um protagonista extremamente carismático, parte disso é culpa da excelente atuação do Jinyoung, ele está completamente apaixonante. É impossível não se apegar ao Lee An e admirar suas ações em diversos momentos da trama, pois quando se pensa que ele agirá como o garoto que é, o rapaz surpreende tomando uma atitude adulta digna de um homem.
Amei acompanhar a forma como ele amadurece, como aprende a lidar com a psicometria sem ter medo dela e assumindo seus riscos, e claro, me encantei com o fato dele se tornar alguém consciente sobre as outras pessoas demonstrando empatia e consideração por quem ama nas mais conflitantes e dolorosas situações. E o mais incrível desse processo de amadurecimento é que Lee An cresceu a partir de experiências felizes e tristes sem perder sua própria essência. Palmas para a atuação do Jinyoung que se entregou completamente à sua atuação e também aplaudo de pé a roteirista por criar este e todos os demais personagens de maneira tão humanamente real. Confiram também o Jinyoung em Dream High 2 e The Legend of the Blue Sea.

Yoon Jae In (Shin Ye Eun): "Quero ser policial!"

Yoon Jae In é uma jovem determinada que deseja descobrir a verdade sobre o passado de seu pai, o qual está preso há alguns anos pelo suposto crime que cometeu. Devido à história de seu pai, Jae In cresceu sob olhares maldosos sendo vista como filha de um assassino, como se ela fosse um verdadeiro monstro. A garota chega até a mudar de cidade com sua tia em busca de outra escola na qual não a reconheçam pois lidar com esse passado lhe desperta crises de ansiedade e memórias dolorosas. Jae In deseja torna-se policial para buscar a verdade sobre o crime de seu pai, e para isso dedica-se completamente aos estudos. Ela sonha com o dia em que descobrirá a verdade e enfim terá a certeza sobre a pessoa que seu pai realmente é, pois mesmo conhecendo-o, por vezes ela se magoa ao perceber que duvida dele.
Yoon Jae In foi uma mocinha tão adulta e madura que se tornou impossível não admirá-la. Ela sabia sobre suas limitações e dificuldades pessoais, conhecia seus receios e medos, e mesmo assim, estava disposta a enfrentá-los em busca da verdade. Uma mocinha extremamente corajosa! Em diversos momentos admirei esta personagem, sua capacidade de cuidar de si mesma mesmo quando era difícil, sua determinação para buscar o que desejava, e sua força de vontade para levantar quando caía. Sabe aquela mocinha que te inspira? Foi exatamente isto que senti ao ver Jae In tão determinada no que escolhia fazer. Também amei o lado meigo e jovial da protagonista, o que a tornou ainda mais cativante. E nem preciso comentar da atuação da Ye Eun porque foi perfeita demais. Não a conhecia de outros doramas, mas espero que ela logo retorne às telinhas porque talento a moça já mostrou que não lhe falta.

Kang Sung Mo (Kim Kwon): "Sou O promotor!"

Kang Sung Mo é um promotor competente que une-se à detetive Eun em algumas investigações de casos criminais. Anos atrás, ele salvou o Lee An do incêndio no condomínio em que moravam, anos depois, manteve contato com o rapaz. Atualmente, Promotor Kang toma conta do Lee An como uma espécie de irmão mais velho e espera que o rapaz consiga desenvolver sua habilidade de psicometria até conseguir lê-lo, pois por algum motivo Lee An não consegue ler as memórias dele. Sung Mo foi um personagem intrigante porque desde o início não deixa nada claro sobre seu grande objetivo por trás de algumas de suas atitudes, mas a cada situação que surge ele demonstra considerar verdadeiramente as pessoas que lhe são próximas. Este foi um personagem completamente cativante assim como os outros e sua personalidade enigmática só lhe atribuiu um charme a mais. Sinceramente, não esperava me apegar tanto a este personagem e o motivo por trás disso foi além de sua presença tão marcante.
A descoberta sobre seu passado e tudo que Sung Mo foi capaz de suportar durante anos até que enfim pudesse ficar em paz consigo mesmo mexeu completamente comigo. A história de vida deste personagem foi extremamente triste e dolorosa, não há como não se comover quando o passado dele vem à tona. Até então eu não tinha visto tal tema retratado de forma tão sensível e profunda em doramas, o que foi uma baita surpresa e fez o enredo subir no meu conceito. Destaco também a atuação do Kim Kwon porque ele literalmente roubou a cena em vários momentos dosando as emoções que precisava ou não transparecer. Que personagem! Que atuação! Já quero encontrar esse rapaz em outros doramas futuramente, aguardo.

Eun Ji Soo (Kim Da Som): Uma detetive como poucas!

Eun Ji Soo é uma detetive da delegacia de polícia local que está determinada a resolver os casos lhe atribuídos. Para isso, como ela conhece a habilidade do Lee An, entra em contato com ele para pedir que faça suas leituras e talvez, descubra pistas que possam lhe ajudar a encontrar os culpados. Como Lee An inicialmente não é muito bom no que faz, por vezes, acaba sendo inútil e sobra para a Ji Soo encontrar pistas por si mesma. Detetive Eun é uma personagem carismática que cativa completamente quem a conhece, não apenas por seu forte senso de justiça, mas também por sua transparência como pessoa. Ela não tem medo de assumir os riscos de sua profissão, tampouco se contém sobre o que sente. Mesmo tentando disfarçar seus sentimentos pelo Promotor Kang, Ji Soo acaba revelando-os gradativamente pelo simples fato de ser honesta demais para fingir. E quando ela descobriu que alguém próximo cometeu um grande erro, ao invés de colocar a sujeira embaixo do tapete, ela reúne coragem e pede para que esse alguém reconheça seu próprio erro. O triste é que tal pessoa só percebeu sua própria ganância quando já era tarde demais. Todas as atuações do dorama foram apaixonantes e a da Da Som não foi diferente.

Menciono brevemente a doutora Hong Soo Yeon (Sa Kang), a qual trabalha no necrotério e auxilia nas investigações da policial Eun com suas autópsias. As duas são muito amigas e é para a Soo Yeon que a Ji Soo recorre quando precisa desabafar sobre o Sung Mo não aceitar seus sentimentos. Amei o sismance dessas duas! A parceria e o apoio tanto profissional quanto emocional estavam sempre presente entre as duas, motivo este que me fez admirar esta amizade. Aposto que irão amar também! Os demais personagens, conferirão no dorama.

Romance: Uma dose leve e meiga de primeiro amor com direito a um relacionamento saudável e encantador. Que ship! 

O romance principal é um dos aspectos mais encantadores da trama. Sinceramente, fiquei admirada com a capacidade da roteirista em saber dosar tantos gêneros diferentes e ainda assim, proporcionar um romance tão doce, maduro e apaixonante de se ver. Lee An e Jae In se conhecem primeiro devido a um mal-entendido, o qual é culpa de uma confusão feita pela Jae In. E como se não fosse suficiente, os dois se reencontram na escola, na mesma sala de aula. Alguns acontecimentos surgem e eles se unem para lidar com um problema específico na escola, e essa união resulta em uma aproximação afetuosa.

A trama não se prende em uma época apenas, então surgem novos desdobramentos e os protagonistas ficam um tempo separados voltando a se reencontrar novamente no futuro. Isso acontece logo nos primeiros episódios então não é spoiler, relaxemQuando eles se reencontram, voltam a se aproximar e é a partir deste momento que o sentimento do passado, o doce primeiro amor, se mostra como algo mais profundo. Por determinado motivo, Jae In, agora conhecendo as habilidades psicométricas do Lee An, decide ajudá-lo a desenvolvê-las e a cada etapa deste treinamento, os dois sentem-se cada vez mais atraídos um pelo outro. Mesmo que no começo Jae In não admita seus sentimentos, Lee An ainda decide tentar pois sua personalidade direta lhe estimula a ser sincero e confessar o que sente.
Eu AMEI a forma como o romance entre esses dois foi desenvolvido. Jae In se tornou uma ponte que ajudou o Lee An a atravessar seus medos sobre sua psicometria dando-lhe coragem para enfrentar o que viesse a partir dela. Em contrapartida, Lee An confortou e apoiou as dores da Jae In oferecendo-lhe a chance de dividir o peso delas compartilhando-as com ele por meio da leitura de suas memórias.

Foi lindo ver a forma como um ajudou o outro, como os sentimentos entre eles se tornaram profundos e como esse relacionamento se tornou importante para que ambos conseguissem enfrentar momentos difíceis e tristes. Amar é compartilhar e encontrar no outro um conforto, apoio e força para continuar em frente. Este foi o tipo de amor entre os protagonistas, um amor que amadureceu e se tornou saudável em todos os seus aspectos.

E o que dizer da química entre Jinyoung e Ye Eun? Não há o que falar. Até quando assistia cenas dos bastidores, esses dois me faziam shippá-los completamente. Amei a dinâmica dos atores principalmente porque sabiam dosar muito bem as emoções em suas cenas quer fossem felizes ou tristes. Os dois transformaram cada momento de seus personagens em cenas emocionantes e apaixonantes. AMEI esse ship

- Considerações adicionais sobre romance na trama

Outro possível ship que despertou o meu carinho e torcida foi o do promotor Kang e detetive Eun. A detetive Eun é apaixonadíssima pelo promotor Kang e está sempre tentando chamar a atenção dele de alguma forma, o que rende até algumas cenas levemente divertidas. A relação dos dois era algo além do profissional, eles investigaram casos criminais juntos, mas também possuíam uma amizade profunda por se conhecerem há anos. A coitada da Ji Soo tentava o seu máximo para despertar os sentimentos do promotor, mas na maioria das vezes quem percebia os desesperos amorosos dela era o Lee An com sua psicometria. Destaco também a capacidade da Ji Soo em se doar ao que sentia e à pessoa que amava sempre tentando convencer o Sung Mo a compartilhar seus segredos e dores com ela, concedendo-lhe a oportunidade de dividir o fardo.

O triste dessa relação foi o fato do Sung Mo não permitir-se fazer isso, pois do começo ao fim, ele tentou suportar tudo sem a ajuda de alguém e tal ação trouxe graves consequências. Este aspecto do enredo me fez pensar em como nós seres humanos deixamos passar a oportunidade de receber ajuda pelo simples fato de achar que podemos abarcar o mundo sozinhos. Que grande lição esses dois deixaram. No geral, me diverti muito com esse possível romance, com as leituras do Lee An sobre os sentimentos da Ji Soo, e torci para que, de alguma forma, ela conseguisse alcançar o coração do Kang Sung Mo, o qual parecia ser um cubo de gelo. O mais surpreendente foi perceber como o Sung Mo sentia-se em relação a ela, o que de certo modo confortou meu coração após determinado evento doloroso. Só sei que esse possível ship me encantou e merecia ser mencionado.

Um ship secundário que merece destaque é o Lee Dae Bong (Noh Jong Hyun), melhor amigo do Lee An e a Kim So Hyun (Go Yoon Jung), uma amiga de escola da Jae In. Dae Bong é apaixonado, caidinho de amores, pela So Hyun desde o início da trama, mas a moça não lhe dá crédito, tampouco acredita em seus sentimentos. Este é aquele tipo de casal adicional que encanta com suas breves confusões e que ganha torcida da nação dorameira sem qualquer esforço. Desejei desde o começo que a So Hyun reavaliasse sua opinião sobre o Dae Bong  e considerasse verdadeiramente os sentimentos dele, afinal, do contrário, estaria perdendo alguém disposto a amá-la genuinamente com todos os seus prós e contras.

- Ain, esse bromance *-*

Poucos bromances conseguem me cativar completamente como este aqui. Acompanhar a relação entre o Lee An e Sung Mo foi uma experiência divertida principalmente nos momentos de mal-entendidos por causa das ações do Lee An, e comovente quando ambos enfrentaram seus dilemas e sentimentos controversos em relação ao outro a partir de certo ponto da trama. Não comentarei detalhadamente a fim de evitar spoiler. Entretanto, preciso mencionar que além de inesperadas, as situações posteriores envolvendo estes dois foram um verdadeiro balde de água fria. Senti o desespero, tristeza e dor do Lee An e também do Sung Mo. Com estes dois aprendemos como os seres humanos podem se apegar ao outro e construir um laço genuíno mesmo sem qualquer relação sanguínea, e também, como é difícil lidar com uma decepção tão profunda e pedir ou conceder o ato mais difícil de todos, o perdão. Foram tantos sentimentos entre Lee An e Sung Mo, tantas mentiras e verdades, tanto companheirismo e tristeza... Que bromance memorável!

- Participação especial

Quem dá as caras logo nos primeiros episódios é o nosso querido Ahjussi Kim Won Hae (While You Were Sleeping, Criminal Minds, Strong Woman Do Bong Soon), o qual interpreta um professor idiota que me causou umas raivinhas básicas. Esse nosso ahjussi é selo de qualidade doramático então vocês não podem deixar de conferir este dorama.

- Final: Há muito o que discutir sobre este desfecho. Sem spoilers.

A reta final da trama traz revelações chocantes e extremamente dolorosas sobre o passado de certo personagem e um acontecimento trágico envolvendo outro. Só esses pontos foram o suficiente para mostrar que He is Psychometric não pretendia ser um drama leve e divertido do começo ao fim, pelo contrário, a autora Yang Jin Ah queria abordar temas com uma profundidade e sensibilidade poucas vezes encontradas na teledramaturgia. Alguns não gostaram do rumo que a trama seguiu deste ponto em diante, mas mesmo tais eventos sendo tão tristes e comoventes de se acompanhar, acho que no fim tudo se encaixou devidamente.
Tudo fez sentido. Para mim, não foi um final mal desenvolvido, saiu do clichê, trouxe revelações bombásticas e ainda causou reflexões sobre vários aspectos. A grande verdade sobre o incêndio em 2005, as causas e consequências desse ato nas vidas dos personagens e como seria o futuro dali em diante representou o ser humano e a vida como ela é. Cada ser humano é um conjunto complexo de memórias felizes e tristes que precisa lidar com acontecimentos bons e ruins ao longo da vida, e cabe a cada um classificá-los e continuar seguindo em frente independente do que aconteça.

"Nós usamos todos os meios possíveis para superar nossa dolorosa experiência
Mas a cicatriz continua e se torna uma memória inapagável
Ela requer muito tempo para desaparecer.
Mesmo neste momento.
Eu me pergunto... Que tipo de memória esta será para mim."
- Lee An

Este não foi o final mais justo para todos os personagens presentes na trama, afinal um em específico sofreu em tormento a vida inteira para no fim pagar pelo erro de uma escolha errada de um único momento. Foi triste? Foi. Porém, não acho que esse desfecho em específico diminuiu a qualidade do dorama. Mesmo este sendo um fim triste e injusto até certo ponto, ainda assim foi coerente com a premissa da trama que sempre mostrou o personagem de forma misteriosa, as próprias motivações de suas ações se tornaram compreensíveis no final. Creio que a autora quis mostrar justamente isso, a redenção gradual do personagem ao longo dos anos que conviveu com a culpa sem esquecer o que fez, mas tendo plena certeza de que um dia precisaria pagar por isso. Por causa disto, ele uniu pessoas e suportou o peso do fardo sozinho esperando até que a outra pessoa descobrisse a verdade por conta própria.
Apesar de seus pontos tristes no desfecho também houve finais felizes para outros personagens e até uma cena sugestiva que mostrou um novo caminho se abrindo para o nosso psicometrista Lee An. Admito que não reclamaria se anunciassem segunda temporada. É sonhar demais? Por fim, digo-lhes com total convicção que mesmo essa trama sendo uma avalanche de emoções em sua reta final e possuindo um desfecho que não foi 100% feliz para os envolvidos, ainda assim não me arrependo de ter conferido este título. Foram muitas emoções e reflexões, o que me fez adicionar o dorama na minha lista de favoritos. Se quiserem conferir outro dorama desta roteirista recomendo Moorim School.

- OST: Maravilhosa!

Além do excelente enredo, personagens cativantes e desfechos tão marcantes, a trilha sonora do dorama é apaixonante e eu simplesmente viciei em quase todas as canções. Abaixo deixarei todas as minhas preferidas então ouçam esses hinos! Não deixem de comentar o que acharam deste dorama, pois quero saber se também aceitaram o final ou o detestaram completamente.  Quem quiser conversar comigo sobre o final com spoilers pode entrar em contato pelo twitter (@lureey ou @mdugsblog) ou instagram (@mdugsblog) porque irei amar compartilhar as emoções sobre este fim com vocês. Até mais!

Take - Jus2 -  (Os vídeos abaixo podem conter spoilers!)



With You - Fromm



The First Love - Minseo



Shadows on the Wall - Janett Suhh



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo