Hotel del Luna [K-Drama]


Se você está há um tempo na doramolândia e ama tramas de fantasia, já deve ter ouvido falar das famosas irmãs Hong. As duas são conhecidas por dramas do gênero tais como The Master's Sun (amo e recomendo MUITO!), My Girlfriend is a Gumiho, A Korean Odyssey, etc... E sempre que elas anunciam novo projeto, a galera enlouquece. Eis que o título da vez foi Hotel del Luna e claro, eu não perderia a chance de comentar sobre ele.


Sinopse: Jang Man Wol é a CEO do Hotel del Luna. O hotel está situado no centro de Seul e tem uma aparência muito antiga. Ela cometeu um grande erro há muitos anos e, por causa disso, ficou presa no Hotel del Luna. Koo Chan Sung é um perfeccionista, mas parece sensato. Devido a um caso inesperado, ele começa a trabalhar como gerente no Hotel del Luna. Mas a clientela do hotel é composta por fantasmas.
Gênero: Fantasia, Drama, Romance, Mistério, Sobrenatural, Comédia
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Viki (online), Fighting Fansub (download/online), Subarashiis Fansub (download/online)

- Enredo: Hotel del Luna, o Hotel para fantasmas.

Jang Man Wol é a CEO encarregada do Hotel del Luna, um Hotel para fantasmas que não foram para a vida pós-morte devido a alguma assunto inacabado ou ressentimento que os prendem ao mundo dos vivos. Certa noite, um homem chamado Ko Hyun Mo chega em seu hotel após fugir da polícia, porém ele percebe que está a um passo de perder a vida e com medo de deixar seu filho solitário implora pela piedade da CEO Jang e ela permite que ele continue vivo. Então, eles firmam um acordo. Quando o filho de Hyun Mo crescer prestará serviços para a CEO Jang  a fim de pagar sua dívida. Anos depois, Koo Chan Sung retorna à Coreia do Sul e está procurando um emprego após se graduar em Harvard no ramo de hotelaria, o que ele não sabia era que tinha um emprego garantido no Hotel del Luna. Para cobrar a dívida de tantos anos atrás, Jang Man Wol encontra Chan Sung e lhe dá um presente especial, a capacidade de ver fantasmas. Sem ter outra escolha, Chan Sung se torna o Gerente do hotel e passa a ajudar os fantasmas a resolver suas pendências para que possam seguir para a outra vida. As tramas da irmãs Hong têm como característica a abordagem do mundo inumano, mostrando seres e divindades espirituais, tal como apresentado aqui. Mas, além disso, elas sempre trazem a partir da fantasia, lições sobre nós seres humanos e nossas vidas. Assim como em suas outras obras, Hotel del Luna faz uso de vários aspectos para contar histórias emocionantes e únicas, o que nos faz se apegar não apenas ao enredo, mas também aos personagens como um todo, até mesmo aos que passam brevemente como casos especiais. Se eu ainda continuo conferindo os lançamentos dessas duas é justamente por isso. A forma como elas conseguem contar a história principal unida à outras subtramas e ainda tornar personagens principais e secundários super cativantes é única. E Hotel del Luna retrata exatamente este poder mágico que as escritoras possuem, e por este motivo, recomendo este dorama para vocês.

- Personagens

Jang Man Wol (IU): Hoteleira cheia de modelitos invejáveis e muito rancor!

Man Wol é a CEO encarregada do Hotel del Luna. Ela não é humana, tampouco fantasma. Nossa protagonista é alguém que está além da definição de viva ou morta e sua situação só fará sentido para vocês quando assistirem ao dorama porque se eu explicar será spoiler. A história da Man Wol é um ponto muito importante do enredo, o qual é trabalhado gradativamente para que o telespectador entenda como ela se tornou a dona do Hotel e o que é necessário para que ela deixe de ser. Tantos anos vividos deixam a Man Wol mal-humorada e entendiada, o que a faz criar seus próprios hobbies para distrair, dentre eles, experimentar comidas que seu ídolo culinário experimentou. Além de gastar mais dinheiro do que recebe. Esta é uma mocinha pouco convencional, afinal ela não é doce, meiga, tampouco bondosa como muitas outras.
Pelo contrário, Man Wol é grossa, geniosa e até rancorosa. Ela representa como o ser humano pode se tornar duro e frio devido a uma grande decepção. O ressentimento é capaz de causar marcas profundas e dolorosas na pessoa que o carrega e a pessoa mais machucada é justamente aquela que não perdoa. Me emocionei em muitas cenas que colocaram à prova a Man Wol e sua eterna mágoa, e aprendi com ela que perdoar é se libertar completamente. Para mim, um dos pontos mais significativos da trama foi o desenvolvimento desta protagonista, o qual mostrou de forma delicada e memorável sua própria libertação. IU está mesmo consagrada como atriz e fico muito feliz por ela. Recomendo que confiram a moça também em Dream High e Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo. P.S.: AMEI todos os modelitos da Man Wol! Queria todos, inclusive os esmaltes porque né, amo.

Koo Chan Sung (Yeo Jin Goo): Graduado em Harvard. Um bom profissional também conhecido como Gatinho Medroso.

Chan Sung é graduado em Harvard em hotelaria e retorna à Coreia do Sul em busca de um emprego num renomado hotel. Devido ao acordo que seu pai fizera anos atrás, ele precisa atuar como gerente no Hotel del Luna e para isto, a sua Chefe Jang Man Wol lhe dá uma habilidade única, a capacidade de ver fantasmas. Inicialmente, Chan Sung é claramente um gatinho medroso que não consegue lidar muito bem com os fantasmas que vivem aparecendo em sua frente, ele está sempre se assustando e até mesmo desmaiando. Porém, à medida que convive mais com os mortos que com os vivos, ele começa a perceber quão importante é sua estadia no Hotel del Luna e quão valiosa é esta oportunidade para seu amadurecimento pessoal. Chan Sung percebe gradativamente o valor da vida, e tem a sensibilidade de notar quão preciosa é a estadia de seus hóspedes, pois para eles este é o adeus que precisam dar para os que ficam neste mundo. Com um coração caloroso, cheio de generosidade e empatia pelos que passam pelo Hotel, Chan Sung os cativa e os ajuda da forma que pode, sempre priorizando seus hóspedes dando-lhes a oportunidade de resolver os assuntos inacabados.
Um dos pontos que mais me encantaram na trama foi justamente este desenvolvimento do nosso protagonista masculino, o qual deixa de ser um medroso e passa a ser uma pessoa mais corajosa e compreensiva com os fantasmas, muitas vezes arriscando-se para fazer o que é certo. Chan Sung é centrado em seu dever profissional, mas sabe muito bem quando e como fazer uso de suas emoções para ajudar, apoiar ou confortar. Um daqueles protas que nos encantam com sua personalidade cordial, amável e tranquila. E nem tem o que falar da atuação do Jin Goo porque ele é simplesmente perfeito. Sério, ele consegue até te fazer chorar. Confiram também o moço dando um show de atuação em Circle, Orange Marmalade e The Crowned Clown.

Dentre os personagens de suporte para a trama temos o bartender Kim Seon Bi (Shin Jung Keun), a gerente de quartos Choi Seo Hee (Bae Hae Seon), e o recepcionista Ji Hyun Joong (Pyo Ji Hoon (Block B) - Encounter). Estes três personagens são incrivelmente cativantes e cada um com sua história faz jus a típica capacidade das roteiristas de nos emocionar com subtramas.

Além deles, cito também a jovem estudante Kim Yoo Na (Kang Mi Na - Gugudan), a qual também comove com sua história pessoal e junto do Hyun Joong forma um casal secundário fofíssimo que te levará às lágrimas.

Outros personagens que menciono brevemente são o Sanchez (Jo Hyun Chul), melhor amigo do Chan Sung que também emociona em certo desdobramento. Sério, não esperava tal acontecimento e fiquei bem triste com o mesmo.

Além do Sanchez, temos a ex-namorada do Chan Sung, a Lee Mi Ra (Park Yoo Na - SKY Castle e My ID is Gangnam Beauty), mas não se enganem porque esta mocinha aqui está de longe de ser uma ex do tipo megera. Pelo contrário, ao lado do Detetive Young Soo (Lee Tae Sun), ela protagoniza um arco interessante e significativo para a trama. Eles também formam um casal divertido que vale a pena acompanhar. Então fiquem de olho nesses dois!

Por fim, temos a divindade Ma Go Shin (Seo Yi Sook), a personificação de vários aspectos divinos e humanos. Ma Go tem seus próprios planos a pôr em prática, mas deixa bem claro que todas as pessoas têm o direito de escolha. Para mim, ela representou o próprio destino e ao mesmo tempo, a divindade na qual acreditamos independente da religião, e mesmo sendo tão soberana e poderosa, ela sempre afirmou que a escolha era única e própria de cada um. Algo a se pensar, não acham? E claro, sempre tem o Ceifador (Kang Hong Suk) né, porém o deste título apesar de sério e determinado a cumprir seus deveres, foge do clichê fantasioso que envolve sua representação nas histórias contadas.

- Romance ~ Uma história de amor entre uma Hoteleira Inumana e Seu Gerente Humano.

Outro ponto característico dos dramas de fantasia das Irmãs Hong é o romance repleto de empecilhos e incertezas, claro que em Hotel del Luna não seria diferente. O Chan Sung só decide ir para o Hotel por livre e espontânea ameaça, chantagem e obrigação, afinal o rapaz vivia uma vida normal até encontrar a CEO Jang e ganhar a habilidade de ver fantasmas. Porém, como precisa pagar a dívida de seu pai, e de algum modo, livrar-se de sua nova habilidade, ele decide trabalhar no Hotel.
Entre inúmeros fantasmas hóspedes e funcionários, responsabilidades como Gerente, nova habilidade assustadora e uma CEO incrivelmente consumista, Chan Sung faz o possível para não enlouquecer e livrar-se da dívida. Porém, ele acaba se apegando ao seu emprego e empenhando-se em ajudar os fantasmas a resolver seus assuntos inacabados para que assim possam ir para a vida pós-morte. Em contrapartida, Chan Sung aproxima-se cada vez mais da Man Wol, tornando-se alguém de confiança para ela, descobrindo mais sobre seu passado e o motivo dela ainda estar presa ao Hotel.

Eu gostei muito do modo como as roteiristas desenvolveram o casal, pois o Chan Sung se torna exatamente o que a Man Wol precisa. Um alguém que a instiga a ser uma pessoa melhor. É graças ao Chan Sung que a Man Wol vivencia situações que a fazem repensar suas ações, e é por causa dele que ela começa a enxergar a linha tênue entre o bem e o mal. Foi o Chan Sung quem a ajudou a se libertar do peso do passado e foi a Man Wol que o permitiu enxergar um mundo desconhecido e apreciar quão valiosa a existência humana é. Duas pessoas de mundos diferentes que encontram um no outro novos horizontes. Um casal que cativa à seu próprio modo. E por mais que tenham falado mal da química entre o Jin Goo e IU, sinceramente, acho que dentro da proposta da trama, eles conseguiram convencer. Não foi O ship do ano, mas também não considero um dos piores. Particularmente, gostei dos dois.

- Participações Especiais

Há inúmeros atores conhecidos que aparecem em determinados momentos da trama, dentre eles cito o Ahjussi Selo de Qualidade Kim Won Hae (Strong Woman Do Bong Soon, Criminal Minds, The Ghost Detective e outros mil doramas); o jovem e super experiente Nam Da Reum (Beautiful Mind, Come and Hug Me, While You Were Sleeping); o Lee Joon Gi que topou participar após o convite da IU, e como fã de Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeoo, surtei horrores. Além do Lee Yi Kyung (Eulachacha Waikiki) como Yu Oh, Park Jin Joo (Encounter e Her Private Life) como Kyung Ah e a nossa inesquecível Sulli como Jang Ji Eun em sua última aparição na telinha. Uma participação especial que levantou suspeitas de uma possível segunda temporada foi a do Kim Soo Hyun (Dream High), afinal aquela cena pós-crédito foi muito sugestiva, mas comentarei sobre isso no próximo tópico.

- Final ~ Alguns não gostaram, eu curti.

Para mim, uma das características marcantes das irmãs Hong são os finais inconclusivos ou simplesmente os finais que me causam indiferença tal como o de A Korean Odyssey. Mas, Hotel del Luna, a meu ver, foi uma exceção a esta regra. Ao contrário de muitos outros encerramentos dos doramas da dupla, achei que este desfecho em específico foi muito bem trabalhado. Amei como a reta final contou as histórias do passado que faltavam, mostrando como cada personagem chegou ao Hotel, além de proporcionar um justo e digno adeus para cada um deles. E mesmo o fim sendo um pouco triste, afinal muitas despedidas ocorreram, acho que ainda assim foi emocionante e significativo. Há momentos na vida em que precisamos dizer adeus para os que amamos e deixar ir é um ato de amor e coragem muito maior do que segurar firme. Esta é a mensagem que este drama deixou para mim, mensagem esta que jamais esquecerei. E por ter me emocionado e ensinado tanto sobre este processo de despedida, sobre a "passagem" que é a vida, considero este um bom encerramento doramático. Me contem aí o que acharam do final, concordam comigo ou não? E o final em si deixou uma interrogação no ar, afinal temos uma cena pós-crédito muito sugestiva e que pode ou não significar uma futura sequência. Sinceramente, não sei o que pensar, entretanto se as irmãs Hong decidirem fazer uma segunda temporada, eu que não irei reclamar.

- OST INCRÍVEL!

Falar em Hotel del Luna é citar quão MARAVILHOSA é sua trilha sonora. Não há uma única música que não se encaixe perfeitamente na história do dorama, todas foram escritas e interpretadas sob medida para o título. Recomendo que ouçam a OST inteira e deixarei abaixo as minhas preferidas, mas já aviso que são quase todas. Haha' Quem procura uma história de fantasia, mistério e personagens mega carismáticos já pode adicionar este dorama na lista. Além de que, o elenco é incrível, a trilha sonora é perfeita, os figurinos, cenários e efeitos visuais e especiais também são impecáveis, ou seja, é uma obra rica em vários aspectos. Enfim, fiquem à vontade para comentar mais sobre este título e em breve, trarei mais resenhas. ~bye

Done for Me - Punch
ATENÇÃO: Os vídeos podem conter spoilers!



Another Day - Punch  feat Monday Kiz



Can See You my Heart - Heize



A Poem Titled You - Taeyeon



Lean on Me - 10cm



You At the End - Chung Ha



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo