Dazzling (The Light in Your Eyes) [K-Drama]


É com um sentimento inexplicável que inicio esta resenha. Já adianto que Dazzling não é um dorama comum, tampouco uma história fácil de ser contada para quem não o assistiu, mas irei me esforçar para convencê-los a conferir esta história e refletir sobre o tempo, juventude e vida.


Sinopse: Kim Hye Ja é uma mulher jovem e otimista que sonha em se tornar âncora em um programa de notícias na TV. Seus planos são desfeitos quando ela de repente vira uma mulher de 70 anos! Enquanto isso, Lee Joon Ha quer se tornar um repórter. Ele trabalhou duro para realizar seu sonho, mas agora ele vive em uma realidade decepcionante. O que acontecerá quando se encontrarem e descobrirem o verdadeiro significado de tempo?
Gênero: Comédia, Romance, Drama, Melodrama
Nº de Episódios: 12
Ano: 2019
Emissora: jTBC
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online), Subarashiis Fansub  (download/online)

- Enredo: Uma história que irá te surpreender e te fazer chorar sem nem sequer perceber.

Dazzling também conhecido como The Light in Your Eyes e Radiant conta a história de uma mulher chamada Kim Hye Ja, a qual sonha em se tornar âncora de tv e para isso empenha-se o máximo nas oportunidades que surgem. Quando criança ela encontra um relógio que a permite voltar o tempo e claro, ela usa este objeto sempre que sente ser necessário. O que Hye Ja não imaginava era que esse relógio lhe dava tempo tomando-lhe algo em troca, o próprio tempo, no caso, o tempo dela. E certo dia, em uma tentativa desesperada de impedir uma tragédia, Hye Ja volta no tempo e como consequência acorda com 70 anos. Agora, ela precisa lidar com o fato de ser uma idosa e todas as questões que envolvem sua nova idade. Basicamente, esta é a premissa da trama. O que mencionei aqui é tudo o que vocês conferirão nos primeiros episódios, e tudo que posso falar sobre o enredo sem spoilers. Porém, tenha a certeza de que Dazzling não é nada do que vocês possam imaginar. Com uma narrativa simples, sutil e realista, a trama nos faz refletir sobre nossa juventude e velhice, sobre os dilemas que o tempo nos impõe e principalmente sobre o conjunto de memórias que se chama vida. Não recomendo este dorama para quem tem coração fraco porque ao mesmo tempo em que ele consegue ser divertido, ele consegue também jogar umas verdades na nossa cara e mostrar a crueldade que é a realidade. E sabe o que é pior? Esta história aparentemente inofensiva irá te deixar chocado e tristemente emocionado. Mas cada segundo, cada emoção despertada e cada ensinamento fará grande diferença em sua vida. Comentarei mais sobre como este título me emocionou no penúltimo tópico, continuem lendo a resenha.

- Personagens

Kim Hye Ja: Uma jovem. Uma senhora.

Nossa protagonista Kim Hye Ja é interpretada por duas atrizes: Han Ji Min e Kim Hye Ja. Inicialmente, conhecemos uma jovem enérgica, divertida e alegre interpretada pela Ji Min. Hye Ja sonha em se tornar uma âncora de tv e tenta de todas as formas possíveis conquistar uma oportunidade. Entretanto, ela se depara com muitas dificuldades que a impedem constantemente de conseguir um emprego na área. Enquanto tenta lidar com a frustração e se reerguer, Hye Ja precisa também impedir uma tragédia e para isso faz uso de seu relógio do tempo. Como consequência, ela envelhece da noite para o dia. Ao acordar com 70 anos, Hye Ja percebe que sua vida terá mudanças drásticas. A mais velha Hye Ja foi interpretada pela atriz Hye Ja. O mais difícil para a Hye Ja é adaptar-se a sua nova realidade. Seu rosto mudou, seu corpo e várias limitações chegaram com o envelhecimento. Um dos grandes focos da trama é esse.
A partir da versão mais velha da protagonista acompanhamos o que é ser idoso na sociedade, e como os mais velhos são vistos pelas pessoas mais novas. E sério, por vezes me senti mal pela forma como os idosos eram tratados. De forma sutil, a trama expõe situações em que temos este contraste da juventude e velhice. É impossível não se colocar no lugar da Hye Ja e se sentir aflito, assustado ou até ofendido. Acompanhar as situações enfrentadas pela protagonista nos faz refletir sobre como tratamos os mais velhos, além de pensarmos sobre como será quando nós envelhecermos. Até então nenhum dorama havia me ensinado tanto sobre ser mais velho, e este foi um dos motivos que tornou Dazzling tão inesquecível. E mesmo a personagem sendo interpretada por duas atrizes diferentes, elas souberam dar vida à Hye Ja de forma apaixonante. A essência e personalidade da Hye Ja estava presente em cena independente de qual atriz estivesse interpretando-a e este mérito é das duas excelentes atrizes. Tanto a Ji Min quanto a Hye Ja merecem ser elogiadas por este trabalho.

Lee Joon Ha (Nam Joo Hyuk): Como descrever este personagem?

Lee Joon Ha é um jovem que apanhou consideravelmente da vida, mas ainda assim sonha em se tornar repórter. Joon Ha teve uma infância difícil e seu pai é um verdadeiro lixo, sendo assim, ele pode contar apenas com sua avózinha. Entretanto, um acontecimento específico coloca sua vida de cabeça para baixo e o jovem que sonhava tornar-se repórter precisa encontrar outra forma de ganhar a vida. Sinceramente, é muito difícil descrever o Joon Ha. Ele foi um personagem tão realista que me sinto incapaz de descrevê-lo aqui. A vida do Joon Ha é a definição de "quando algo tiver que dar errado, dará muito errado" e esses acontecimentos o transformam completamente. Sua vida vazia, oca e solitária o muda internamente e o faz não ter mais esperança. Joon Ha é tão emocionalmente quebrado que chega a doer no telespectador.
Para mim, o enredo quis retratar a dura e cruel realidade com este personagem. Mostrar como nós humanos podemos ir nos quebrando pouco a pouco por causa do sofrimento, mas claro, como podemos encontrar conforto em alguém inesperado. Um protagonista masculino que arranca lágrimas por sua história sofrida e que se torna memorável por sua história de busca e esperança de que algo melhor virá. E palmas para Nam Joo Hyuk. Lhes apresento aqui o MELHOR trabalho dele. As emoções do Joon Ha eram retratadas em seu olhar. Eu olhava para ele e me sentia angustiada com vontade de desabar em lágrimas... Que atuação! Confiram o moço também em Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo, Weightlifting Fairy Kim Bok Joo, Cheese in the Trap.

Família da Hye Ja

Além dos nossos protagonistas há um conjunto de personagens secundários extremamente importantes para o desenrolar da trama. Preciso primeiramente citar a família da Hye Ja que se tornou o tipo de família imperfeita impossível de não amar. Seu irmão mais velho Kim Young Soo (Son Ho Jun - Go Back Couple e Terius Behind Me) é por vezes sem noção e imaturo, porém é justamente essa sua personalidade que o torna o grande alívio cômico da trama. Inclusive, o romance secundário que ele protagoniza ao lado de uma amiga da Hye Ja também tem seu lado divertido. Além dele temos, sua mãe Lee Jung Eun (Lee Jung Eun) e seu pai Kim Dae Sang (Ahn Nae Sang). Cada um apresenta um lado familiar repleto de emoções carregadas e verdades não ditas. Quando finalmente a verdade vem à tona, tudo faz sentido e estes personagens se tornam mais significativos para a trama. Me emocionei muito com a relação deles com a Hye Ja.

E além da família memorável da Hye Ja, temos as melhores amigas da moça. Lee Hyun Joo (Kim Ga Eun) e Yoon Sang Eun (Song Sang Eun) protagonizam ao lado da Hye Ja um sismance inesquecível. O tipo de amizade que enfrenta qualquer obstáculo e permanece mesmo na mais improvável situação. E se o tempo é uma questão importante nesta trama, para esta amizade ele é nada. Sinceramente, que sismance!

- Há romance, entretanto...

Para aqueles que curtem uma boa história de amor saiba que esta não segue o padrão. Fica bem claro que Hye Ja e Joon Ha começam a nutrir sentimentos um pelo outro após se conhecerem. Mas saibam que mesmo com o romance estando presente e sendo significativo, o enredo tem foco em algo muito maior. Claro que é impossível não se encantar pelos dois protagonistas e a forma como ambos encontram no outro, uma oportunidade de viver "algo mais" que a vida possa proporcionar. A Hye Ja jovem está na fase em que deseja apaixonar-se e sentir todas as sensações que esses sentimentos despertam. Por outro lado, o tão machucado Joon Ha encontra na Hye Ja, um conforto inesperado que o faz sentir algo bom, algo que nem imaginava existir. E mesmo quando Hye Ja se torna mais velha, ela ainda sonha com o romance que poderia ter vivido e faz questão de estar presente na vida do Joon Ha da forma que é possível. Não posso contar como este relacionamento se desenrola e se o ship de fato se concretiza ou não. Porém, posso afirmar que esse amor é tristemente lindo, emocionante e memorável. Uma história que te arrebatará o coração.

- Final: Uma reviravolta INESPERADA E DESOLADORA.

Acho que o ponto mais memorável deste título é seu plot twist inesperado e completamente chocante. Se você for mesmo assistir Dazzling, NÃO procure qualquer spoiler porque se souber sobre o que a trama se trata todo o efeito da descoberta e reflexão que ela causa se perderá. Quando descobri a grande reviravolta, as lágrimas começaram a cair sem que eu percebesse. Comecei a chorar de tão chocada e triste que estava, mas bem lá no fundo, eu sabia que este era um ensinamento sem igual. Tudo que tinha acontecido até antes deste momento, cada momento importante e cada ação de personagem fez todo o sentido e se tornou uma lição valiosíssima. A juventude passa porque o tempo está correndo. Nos tornamos mais velhos à medida que o tempo passa. E ninguém controla o tempo. O que sobra do tempo que gastamos são as lembranças e elas são o que há de mais precioso em nossa vida.
Para todos que assistiram Dazzling e se emocionaram, faço das palavras da Hye Ja, as minhas:

“Mesmo se você estiver sofrendo agora, todos os vivos tem o direito de aproveitar tudo isso, todos os dias. Mesmo se um dia comum for seguido por outro dia comum, ainda vale viver a vida. Não desperdice o presente lamentando o passado e se preocupando com o futuro. 
Viva esse dia lindamente. Você merece isso. 
Para todas vocês que são mães, irmãs, filhas e você mesma.”

- Conclusão

Dazzling é um dorama emocionalmente tocante. O tipo de história que te comove, te deixa triste, desolado, mas que inexplicavelmente te faz feliz e te ensina lições valiosíssimas. Se você gosta de sair da zona de conforto doramática, esta é a história perfeita para isso. Quem já assistiu comenta como se sentiu ao conferir o plot twist, e os demais já podem iniciar esta história agora e se emocionar com a Kim Hye Ja.

Shiny Day - Nam Sae Ra



Trip - Hareem



Um comentário:

  1. the light in your eyes é um drama injustiçado na boa, plot é incrível, o elenco bicho, 0 defeitos.

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo