The Fiery Priest [K-Drama]


A tendência de padres protagonistas nos doramas continua e temos aqui um título que conseguiu ser incrivelmente original, divertido e memorável no que se propôs a fazer com essa temática. Olha, recomendo que abram outra aba aí no navegador e façam download deste título enquanto leem a resenha porque vocês não podem deixar de conferi-lo.


Sinopse: Este drama é sobre Kim Hae Il (Kim Nam Gil), que é um padre com problemas de raiva, Goo Dae Young (Kim Sung Kyun) que é um detetive de polícia de Gudam, e Park Kyung Sun (Lee Ha Nui) que é uma promotora. Eles se juntam e trabalham juntos para encontrar o assassino de um padre.
Gênero: Comédia, Policial, Drama, Investigação
Nº de Episódios: 40 (aproximadamente 30 minutos cada episódio)
Emissora: SBS
Ano: 2019
Onde Encontrar: Viki (online); Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um Padre de pavio curto que decide investigar um caso de assassinato.

A trama segue a história do jovem Padre Kim Hae Il, o qual se envolve constantemente em confusões por não conseguir segurar a raiva e literalmente espancar bandidos. Por causa de seu comportamento espalhafatoso, Hae Il é enviado para uma outra cidade na qual está o seu primeiro mentor religioso, o Padre Lee Young Joon. Padre Lee aconselha Hae Il a se tornar mais paciente e acreditar nas pessoas para que assim possa se tornar um verdadeiro Padre, um homem religioso que propagará a palavra e ensinamentos do Senhor. Infelizmente, Padre Lee envolve-se em um fatídico acidente e falece deixando para trás diversos mistérios por trás de sua morte. Abalado, mas decidido a encontrar a verdade por trás da morte de seu mentor, além de limpar o nome do mesmo que fora recentemente acusado de más ações, Padre Kim envolve-se na investigação policial. Inicialmente, não sabemos exatamente quem era o Kim Hae Il antes de se tornar padre, entretanto o enredo deixa bem claro que ele era alguém do exército e que toda a sua experiência como soldado ainda se faz presente em sua memória. Motivo este que o impede de aceitar a má investigação da polícia sobre a morte de seu mentor, além de que, Hae Il percebe que há muita corrupção envolvida no caso. Eis que o Padre Kim decide fazer uso de seus antigos hábitos como soldado e se tornar membro da equipe de investigação policial e para ter esse direito, ele pede até uma ajuda inesperada. Olá, Vaticano! Haha'
The Fiery Priest é um dorama muito original em seu conteúdo, afinal em qual outro título podemos acompanhar um Padre que se torna parte da equipe de investigação da polícia e ainda parte pra ação, porrada e pancadaria? Haha' Ainda temos de brinde um teor cômico capaz de arrancar gargalhadas do telespectador a partir de situações inusitadas e divertidas, e claro, doses leves de drama, ação e personagens completamente cativantes. Até os vilões acabam nos conquistando. Eu comecei o dorama poucas semanas depois de sua estreia devido aos excelentes comentários de algumas dorameiras, e logo me atualizei em todos os episódios passando a acompanhá-lo semanalmente. Minha diversão semanal estava garantida graças à essa história e personagens, então recomendo MUITO que vocês deem uma chance a este título. Continuem lendo para conhecer mais sobre os personagens que tanto cativam neste enredo.

- Personagens

Kim Hae Il - Padre Michael (Kim Nam Gil): O Padre de pavio curto, na verdade ele nem tem pavio. Esquentadinho.

Atenção! Não pode cobiçar o Padre porque isso é pecado! Como se a gente conseguisse não pecar com esse doramas né? Haha Pois bem, Padre Kim é a alma desta trama e se você conferir o título e não se apaixonar por ele é porque provavelmente assistiu errado. Kim Hae Il fazia parte do exército, mas logo no início da trama não sabemos o que exatamente ele era tampouco descobrimos por qual motivo ele decidiu ser padre. O fato é que Hae Il torna-se Padre e devido ao seu comportamento é enviado para outra igreja na qual está seu primeiro mentor religioso. Quem sabe desta forma, ele enfim aprenda a controlar sua raiva. É impossível não se divertir com o esquentadinho Padre Kim, afinal ele realmente tem pavio curto, na verdade, nem isso ele tem porque a paciência do moço é zero e quando se trata de bandidos ou pessoas fazendo algo errado na frente dele, ele não se controla e, grita, bate e ataca da forma que consegue.

Eu ri muito em vários momentos com essa personalidade tão esquentadinha do Padre Kim, além do fato de morrer de amores por ele ser muito apaixonante. Mesmo sendo tão direto, grosso e às vezes na verdade quase sempre kkk violento, ainda assim, lá no fundo, o Hae Il é um homem muito caloroso, gentil e justo, sendo capaz de colocar sua própria vida em risco para buscar o que acredita em nome de seu forte senso de justiça ou para proteger alguém que lhe é precioso.
Este foi um personagem marcante que conseguiu divertir, encantar e ensinar lições valiosas, pois acreditem, em alguns momentos o Hae Il agia como um verdadeiro Padre e lançava um ensinamento precioso em determinado diálogo. Gostei muito da forma como mostraram o passado do prota e de como explicaram os motivos dele para decidir se tornar padre. Tudo fez sentido, inclusive as considerações sobre os sérios problemas dele em controlar sua raiva. Kim Nam Gil foi PERFEITO no papel, sério. É notório o quanto ele se dedicou ao personagem chegando até mesmo a sofrer lesões durante as filmagens, mas para nosso alívio nada tão grave. Não conferi outro trabalho do ator ainda, mas me apaixonei tanto por ele que, em breve, pretendo fazer isso! Só saibam que Nam Gil nasceu para interpretar esse Padre Kim e me fez cair de amores por ele a cada cena.

Goo Dae Young (Kim Sung Kyun): Um detetive atrapalhado que finge cegueira quando se depara com algo errado. Será que ele mudará?

Goo Dae Young é um detetive da polícia local que aparenta pouco se importar com toda a corrupção da polícia, fechando os olhos e fingindo cegueira em muitos acontecimentos injustos. No começo não tem como aprovar as atitudes do moço, afinal ele percebe as injustiças que estão acontecendo, mas não move um dedo para parar os bandidos e corruptos, aceitando tudo que lhe é ordenado pelos superiores. Por não saber sua história, admito que julguei o Dae Young mal achando que ele era apenas mais um dos policiais corruptos, até que o motivo dele ter se tornado tão alheio e aceitado permanecer quieto sem fazer nada é revelado. Aí então, eu finalmente compreendi o personagem de forma justa. Por estar no caso de investigação do Padre Lee, Dae Young entra em contato constantemente com o Padre Kim e esta aproximação gradativamente o faz perceber que ele não pode simplesmente aceitar as injustiças que lhe são impostas.
A partir do momento em que Dae Young decide agir, ele se torna um policial determinado, engraçado e fiel parceiro do Padre Kim. Foi impossível não ser cativada por esse ex-policial corrupto que assume posteriormente o papel de maior justiceiro da trama, envolvendo-se completamente na investigação e proporcionando cenas hilárias quer fosse sozinho ou acompanhado do Padre Kim e outros policiais. Menciono brevemente que amei esse bromance dos dois! Dae Young e Padre Kim eram uma dupla cômica, mas que também sabiam se unir com total determinação em nome da justiça!

Park Kyung Sun (Lee Ha Nui ou Honey Lee): A Fênix. "Ah, que essstresse!"

A promotora Park é a encarregada de investigar o caso do Padre Lee e fazia parte do grupo de fiéis da igreja, por este motivo, ela logo conhece o Padre Kim e desde o primeiro momento, eles não se dão muito bem. A promotora Park não é aquela promotora justa que está determinada a diminuir ou eliminar de vez a corrupção presente no seu ramo, pelo contrário, ela simplesmente aproveita a oportunidade e obtém privilégios em troca de certos favores. O mais interessante é que mesmo esta personagem cometendo erros e sendo tão cega à justiça no começo da trama, gradativamente, ela se mostra ser uma pessoa que lá em algum cantinho de si tem consciência de seus atos.
Em partes, esta mudança na percepção de suas ações são devido aos ensinamentos do Padre Kim, o qual está sempre lhe alfinetando e até aconselhando com suas sábias palavras. A partir de certo ponto do enredo, torci para que a promotora Park reconhecesse suas más ações e se tornasse parte do grupo de mocinhos só para que pudesse ajudar e apoiar devidamente o Hae Il na busca pela verdade e justiça no caso do Padre Lee. E um detalhe que não passa despercebido é a loucura da moça né. Olha gente, eu ri muito com as loucuras da promotora Park! Mesmo ela sendo uma candidata a antagonista no começo da trama, ainda assim conseguiu me divertir e cativar com seu jeito tão espontâneo e maluco. Aposto que também irão amar essa maluquinha! Só sei que ela me representava demais quando soltava o famoso "Ahh, que essstresse!". 

Seo Seung Ah (Geum Sae Rok): "Precisamos ser policiais justos!"

A jovem policial Seo chega na delegacia cheia de energia para fazer justiça e prender os bandidos. Como a própria polícia está envolta em corrupção deixando alguns criminosos locais saírem livres de seus crimes, Seung Ah sente-se frustrada e por vezes, desrespeita seus sunbaes lhes dizendo que suas ações são uma vergonha.
O que não é mentira né. Essa personalidade tão leve e ao mesmo tempo tão forte e determinada foi um contraste encantador da personagem. Além de que, ela é inicialmente uma das poucas pessoas na delegacia, na verdade, a única, que realmente deseja agir corretamente mesmo que para isso precise enfrentar os poderosos da região. Por ser tão justiceira, ela logo encanta-se pelo Padre Kim já que ele faz exatamente o que a polícia deveria fazer, mas ignora. A partir daí, ela se torna uma forte aliada do Kim Hae Il na busca pela verdade sobre a morte do Padre Lee, auxiliando nas investigações e luta contra os bandidos. Eu gostei bastante desta personagem, tanto sua personalidade quanto a interpretação da Sae Rok foram cativantes demais!

Preciso comentar também do Padre Han Sung Kyu (Jeon Sung Woo) e da freira Kim In Kyung (Baek Ji Won). Os dois são da mesma igreja do Padre Kim e após a morte do Padre Lee são eles que precisam domar a fera Kim Hae Il a fim de evitar mais problemas. Padre Han é um poço de calmaria e gentileza, sempre disposto a ajudar o próximo e se torna um verdadeiro amigo próximo do Padre Kim.
A freira In Kyung no início sofre com as grosserias do Padre Kim e constantemente chora por não saber lidar com os ataques dele, o que se torna um ponto cômico da trama. Entretanto, aos poucos, ela percebe quão caloroso é o Padre Kim e passa a compreender o comportamento dele, admirando também seu forte senso de justiça. E o que dizer da revelação sobre esses personagens?! O passado do Padre Han se tornou um dos momentos mais hilários da trama e por sua vez, a In Kyung também surpreendeu ao contar que tipo de pessoa era antes de se tornar freira. Assistam e surpreendam-se com esses personagens!

Dois personagens que brilharam na trama e trouxeram também um tom cômico sem igual foram a dupla: Song Sak (Ahn Chang Hwan) e Oh Yo Han (Go Kyu Pil). Song Sak é um tailandês que chegou na Coreia do Sul há pouco tempo e sofre constantemente com as ameaças do Jang Ryong (comentarei sobre ele abaixo). Song Sak se torna amigo do Yo Han e consequentemente os dois aproximam-se também do Padre Kim, auxiliando-o em algumas investigações. Eu AMEI estes dois! Eram atrapalhados e divertiam, além de serem aquela dose de bromance que encanta. E preciso mencionar que Song Sak me surpreendeu enormemente na reta final da trama, ele realmente deixou o melhor para o fim. Quem imaginaria que ele era uma pessoa tão habilidosa, hein?! Confiram a trama e descubram o que eu quis dizer. 

E temos um grupo considerável de vilões que, acreditem se quiser, além de causarem muita raiva também fazem o telespectador rir muito. Hwang Cheol Bum (Go Joon) é o mafioso da área e como seus fiéis subordinados tem Jang Ryong (Eum Moon Suk), mais conhecido como Cabelinho de cachorro de madame, pessoa que me fez chorar de rir em algumas cenas; e há também o Kim Hoon Suk (Lee Je Yeon) que é o popular secretário auxiliar responsável por cuidar dos problemas do chefe de modo mais agressivo.

Outros vilões que fazem parte da trama são: o corrupto Chefe de Polícia Nam Suk Goo (Jung In Ki); a moça da política Jung Dong Ja (Jung Young Joo) e o Promotor Kang Seok Tae (Kim Hyung Mook), sendo estes três os aliados do Hwang por motivos chamado "muito dinheiro". Preparem-se para odiar e rir muito com esse grupo. Quem também faz parte deste elenco de vilões é o nosso amado ahjussi que é garantia Selo de Qualidade em Doramas, o Kim Won Hae (While You Were You Sleeping, Strong Woman Do Bong Soon, Criminal Minds, He is Psychometric), o qual interpreta Vladimir Kozayev, um mafioso russo. Ah! Um vilão que tem destaque a partir de certo momento da trama e causa um verdadeiro ataque de ódio no telespectador é Lee Joong Kwon (Kim Min Jae), então preparem-se porque esse aqui só desperta nossos sentimentos ruins mesmo. Um verdadeiro monstro, af.

- E o romance? 

O romance não é o foco deste dorama então se contentem apenas com as ilusões de ships advindas do seu lado dorameira iludida. Como a nação dorameira não consegue não shippar eis que a mesma se dividiu em dois times: Time Policial e Time Promotora. Alguns shipparam o Padre Kim com a policial Seo e outros achavam que caso ele largasse a batina iria correndo para os braços da promotora Park. Independente disso, o enredo é maravilhoso sem qualquer concretização de casal então este é apenas um aspecto discutível do mesmo, o qual não o diminui em nada. Só sei que como meu coração shipper é fraco, ele foi abalado pela química dos atores Nam Gil e Ha Nui. Fazer o que né. A culpa não é minha já que Padre Kim & Promotora Park tinham as melhores interações da trama!

- Consideração adicional: Relações interpessoais

Mais do que romance, um dos pontos que mais amei conferir em The Fiery Priest foi o fato das relações interpessoais causarem consideráveis mudanças nos personagens. Um exemplo notório disso é o fato do detetive Dae Young e a própria promotora Park se tornarem pessoas melhores após conviverem com o Padre Kim. Eles sabiam que estavam errados ao se calar pois isto significava consentir com toda a corrupção presente na região, mas deixavam a consciência de seus atos escondida até que o Hae Il os estimulou a terem coragem de agir em prol do que era certo. Com seu jeito esquentadinho, mas sincero, Padre Kim tocou calorosamente os corações daqueles que lhe cercavam e os mudou, mostrando a capacidade do ser humano em despertar o melhor de alguém.

- Final: Não poderia ser melhor! E boatos de que teremos uma segunda temporada! Será? Espero que sim! AAAAA

A reta final causou um desespero enorme em todos que estavam acompanhando o título, afinal depois de tanta dose de comédia seria revoltante e doloroso demais se o desfecho dos personagens que tanto nos cativaram se tornasse trágico. Um acontecimento em específico no final do episódio 36 deixou incerto o futuro de alguns personagens, principalmente o do Padre Kim pois ele precisaria tomar uma decisão ao enfrentar os vilões pela última vez. Nos episódios finais, podemos conferir o Padre Kim em conflito consigo mesmo, cego pela raiva e tristeza, disposto a desistir da pessoa que se tornou em nome da satisfação de poder acabar com alguém que tanto odiou. Em contrapartida, podemos conferir os demais personagens, os seus amigos, dispostos a salvá-lo de si mesmo, impedi-lo de voltar a ser o monstro que ele achava ser antes de se tornar padre. São muitos os acontecimentos finais, alguns preocupantes, outros com direito a muita pancadaria, doses leves de comédia, e etc... Até que finalmente chega o clímax, o qual deixa bem claro esse conflito interno que estava presente na mente e coração do Padre Kim. Achei esta cena em específico, muito marcante. Além de retratar o difícil conflito entre escolher o certo e errado, ainda mostrou o Padre Kim sendo salvo pelas pessoas que tanto ensinou, pelas pessoas que acolheu e mudou. Foram momentos significativos e que aumentaram ainda mais a qualidade do título como um todo.
Os vilões receberam seus devidos castigos e os que se tornaram mocinhos, antes se redimiram de seus erros. Destaco o nosso eterno Cabelinho de cachorro de madame, o Jang Ryong, o qual mostrou que um corte de cabelo muda mesmo uma pessoa. Bem que The Last Empress (talvez um dia, libere a resenha) tinha avisado... Jang Ryong novo ~oppa da nação! No mais, o encerramento da trama foi excelente em todos os seus aspectos e claro, não deixou de ser divertido e inusitado tal como todos os outros episódios. O que foi aquela cena final?! Ri taaanto! E olha, SBS deixou um recadinho: "We will be back!" Então já estou aqui esperando minha segunda temporada porque se decidiram me iludir com esse boato, agora a emissora tem obrigação de torná-lo real e tem que ser com o mesmo elenco original. Do contrário, vou tacar fogo naquele lugar!

- Conclusão & OST

The Fiery Priest traz uma mistura de ação e comédia para ninguém botar defeito. Além de conseguir desenvolver seus personagens e as relações destes de forma cativante, dando espaço para muito girl power, pancadaria de modo geral, e um certo grupinho esbanjando amizade na busca por justiça! Enfim, já escrevi muito sobre esse dorama, então agora é a vez de vocês comentarem sobre ele e aqueles que ainda não assistiram, não percam a oportunidade de se divertir com este elenco e enredo. Sério, vale muito a pena! Abaixo deixo minhas canções favoritas da OST! ~bye

Hero - Norazo



Fighter - Jung Dong Ha feat La. Q



2 comentários:

  1. Amei esse dorama demais! Mas preferia que a promotora tivesse ido pra cadeia como ela tinha planejado, para pagar pelos crimes dela. Mas ainda sim vale muito a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também AMEI esse dorama! Nisso eu concordo, apesar que gostei da forma como as coisas se desenrolaram. Valeu muito a pena MESMO. Espero que tenha segunda temporada. Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo