The Tale of Nokdu [K-Drama]


Um dos sageuks que estavam na minha lista e eu não queria deixar de conferir era este. Afinal, sempre tem aquela trama com boas doses de comédia e muita treta no palácio que nos despertam um interesse imediato né. Vamos lá comentar sobre a história do Nokdu?!


Sinopse: Uma comédia romântica baseada no webtoon do mesmo nome. Jeon Nok Du é um homem com extraordinária ambição de experimentar o grande e vasto mundo. Depois de ser envolvido em um incidente, ele se disfarça de mulher para se juntar a uma misteriosa comunidade de mulheres e conhece Dong Dong Joo.
Gênero: Ação, Romance, Drama, Histórico, Comédia
Nº de Episódios: 32 (30 minutos cada episódio)
Ano: 2019
Emissora: KBS2
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download e online), Viki (online), Kocowa  (online)

- Enredo: Um sageuk divertido, "tretoso" e romântico.

Antes de tudo, preciso explicar o que é gender-bender. Um movimento no qual temos um personagem que desempenha o papel do sexo oposto, tipo uma menina fingindo ser menino ou o contrário e Tale of Nokdu é exatamente este tipo de história. Temos como protagonista o jovem Nok Du, um rapaz que cresceu em uma ilha com sua família e que desde criança sente curiosidade sobre porquê seu pai preferir viver isolado. Eis que certo dia, a família de Nok Du é atacada e para descobrir o mandante deste ataque, ele decide perseguir quem lhe atacou. Escondido, ele segue a pessoa que lhe atacou até uma Vila de viúvas e é expulso de lá pois só mulheres podem entrar. Alguns outros acontecimentos fazem com que Nok Du encontre uma forma de entrar na vila de viúvas, e para isso, ele precisa fingir ser uma mulher. Isso mesmo que você leu, nosso protagonista precisará ser uma mocinha. É com boas doses de comédia, situações inusitadas e muita confusão que Tale of NokDu diverte e alegra o telespectador, mas não se enganem pois mesmo com toda essa comédia, a trama possui uma boa treta típica de sageuk e perfeitamente bem explorada. As revelações que surgem, os desdobramentos e ações dos personagens são bem desenvolvidos e de modo geral, este é um sageuk perfeito pois une com maestria ação, romance, comédia e drama. Decidi conferir o título por causa dos inúmeros comentários que lia no feed do twitter, e sinceramente ao finalizar o último episódio compreendi completamente porque este dorama fez tanto sucesso. Amei cada segundo do dorama e sério, estou escrevendo esta resenha com um enorme sentimento de saudade. Se você procura um sageuk com início leve e desdobramentos instigantes e emocionantes ao decorrer de seus episódios, esta é a dica perfeita. Vocês PRECISAM conferir The Tale of Nokdu.

- Personagens

Nok Du/ Senhora Kim (Jang Dong Yoon): Mais feminino que eu e qualquer outra garota da face da terra.

Como mencionei, Nok Du cresceu em uma ilha e devido a isso tem um espírito livre, divertido e muito acolhedor. O tipo de garoto por quem se apaixonar é extremamente fácil. Ele não sabe exatamente o motivo de viver "escondido" com seu pai e irmão, e tampouco compreende o motivo de ter sido treinado por um bom lutador para aprender a defender-se. Somente quando sua família é atacada, ele decide procurar a verdade sobre o motivo de ser perseguido. Para encontrar a pessoa que lhe atacou, ele precisa fingir ser uma mulher e assim entrar na Vila das Viúvas. Já podem imaginar as confusões e cenas cômicas deste rapaz fingindo ser mulher né?!  Sabe o que é mais apaixonante nisso tudo? Mesmo estando perto de mulheres em situações inesperadas, Nok Du demonstrava um respeito admirável. Ele jamais se aproveitou da situação, pelo contrário, ficava tímido, constrangido e até nervoso.

Fingir ser mulher foi apenas algo que precisava ser feito, e ele fez da forma que pôde, e mesmo quando as verdades começaram a surgir, Nok Du soube refletir e agir de forma madura, mostrando que possuía um caráter sem igual. Acompanhar o conto de Nok Du é conhecer um jovem rapaz de vida simples que descobre verdades tristes sobre seu passado, mas busca compreender os fatos antes de tomar decisões, dando o benefício da dúvida, lidando com mágoas, ressentimentos, dor e ainda assim, sabendo ser um verdadeiro homem capaz de batalhar até à exaustão para fazer o certo e no fim, encontrar sua própria felicidade. Sério, este é um protagonista encantador. Me apaixonei por ele e parte disso é culpa da atuação maravilhosa do Dong Yoon. Ri horrores com Dong Yoon fingindo ser mulher com uma voz toda doce e delicada, e ainda fui capaz de me emocionar e sentir lágrimas nos olhos quando as cenas eram dramáticas. Já tinha conferido outros trabalhos do ator, Solomon's Perjury, School 2017, A Poem a Day, mas posso afirmar com plena certeza que Tale of Nokdu foi para mim, a ascensão de Dong Yoon. Ah! E que abs lindo do Yoon, nossa! Aposto que irão amar, meninas! Haha'

Dong Dong Joo (Kim So Hyun): Uma mocinha com um enorme propósito.

Dong Joo é uma mocinha forte e determinada com um objetivo específico. Ela vive literalmente para alcançar esse objetivo e está sempre tentando encontrar uma forma de realizar o que tanto deseja. Dong Joo foi acolhida na Vila de Viúvas e desde então vive ajudando e apoiando as outras moças do local, fazendo o mesmo posteriormente com a Senhora Kim, sem saber que ela na verdade é ele e se chama Nok Du. Dong Joo é uma mocinha que esbanja carisma. Sua história de vida é triste, e quando o telespectador a descobre se torna compreensível essa busca incessante dela por seu objetivo. Me senti triste e solitária ao acompanhar o desespero da Dong Joo para alcançar o que queria, afinal imaginar tudo que ela passou era doloroso, mas fiquei extremamente feliz quando ela mesma percebeu que há alguns tipos de ressentimentos que não valem a pena carregar. Com certeza, essa garota irá te encantar e emocionar em vários momentos. So Hyun mesmo tão nova é uma velha conhecida de nós dorameiras, acompanhei inúmeros trabalhos dela e sendo sincera, este foi um dos meus preferidos. Recomendo também School 2015, Radio Romance.

Cha Yul Moo (Kang Tae Oh): Quase me deixei enganar...

Yul Moo é um jovem que frequenta diariamente uma Casa Gisaeng, a qual fica do lado da Vila de Viúvas e por este motivo, ele sempre encontra a Dong Joo e mantém uma amistosa relação com a moça. Yul Moo é sempre atencioso, doce e gentil com a Dong Joo, o que insinua que ele tem certos sentimentos românticos em relação a moça. Admito que no início senti um pouquinho de pena do rapaz achando que ele seria um second leader friendzone sem merecer, entretanto, porém, todavia, Yul Moo me surpreendeu enormemente e ele ser friendzone foi a menor das minhas surpresas. A fim de evitar spoilers, só posso adiantar que Yul Moo é um personagem completamente surpreendente, o tipo de mocinho que é muito mais do que aparenta. Yul Moo ensinou uma valiosa lição sobre o preço alto que alguns pagam em troca da conquista e ganância extrema.

Rei Gwanghae (Jung Joon Ho): Um rei com medo de ser destronado.

Outro personagem que me surpreendeu foi o Rei. É comum em sageuks termos um rei do tipo muito bom ou muito ruim, nunca há um meio-termo e acho até que é um tanto quanto impossível ter. Entretanto, o Rei Gwanghae foi um personagem tão complexo e humano que não consegui odiá-lo ou amá-lo completamente. Este Rei é a representação do que há de melhor e pior no ser humano. Ele sabia ser extremamente gentil e cruel, um contraste assustador que mostrou a complexidade do ser humano. É possível pensar racionalmente quando o medo o cega? Como manter-se firme quando se tem medo de si mesmo? O pior inimigo de uma pessoa é ela mesma? Rei Gwanghae fez escolhas dolorosas que resultaram em dor e tristeza para outros, até para ele, mas seu medo de perder o trono o cegou e impediu que enxergasse o verdadeiro caminho que deveria seguir. E sabe o que era pior? Ele tinha consciência de tudo o que fazia. O fato dele ser consciente não o tornava menos cruel, mas me despertava um sentimento de empatia inesperado porque lá no fundo, talvez bem no fundo mesmo, ainda existia uma boa pessoa nele. E ninguém melhor que o Joon Ho para interpretar este Rei tão emocionalmente complexo, afinal este homem despedaçou meu coração em um cena específica de SKY Castle.

Outros personagens fazem parte da história e são importantes em algum momento. Cito brevemente a jovem Kim Sook (Jo Soo Hyang) que demonstrou ser uma guerreira admirável; Park Dan Ho (Hwang In Yeob) que foi o próprio significado de lealdade para com seu mestre Yul Moo, além de ser um espadachim incrivelmente habilidoso; Preciso deixar uma menção mais do honrosa à pequenina Aeng Do (Park Da Yeon), a garotinha esperta, audaciosa e extremamente carismática que roubou a cena em diversos momentos. Outros personagens também são importantes e carismáticos, aliás preciso deixar aqui registrado que os personagens desta história encantam completamente e se eu fosse mencionar cada um, este post ficaria gigante então conheçam-os ao assistir o dorama.

- Romance: SHIPPEI MUITO! Que química, hein!! 

Um dos pontos mais encantadores do enredo é o romance. Sério, é APAIXONANTE acompanhar o amor que nasce entre Nok Du e Dong Joo. Inicialmente, Nok Du finge ser mulher por seus próprios motivos, mas ao entrar na Vila das Viúvas e precisar conviver diariamente com a Dong Joo, gradativamente ele começa a se encantar por ela. E como agir quando se está do lado de quem você gosta, mas em trajes inadequados? Haha' Foi muito divertido acompanhar Nok Du sendo uma amiga e "mãe" para a Dong Joo quando estava assumindo o papel de Senhora Kim. E quando a mentira é descoberta, a trama fica ainda melhor. Se eu já shippava elas juntas, imagina eles juntos. SHIPPEI MUITO!

Amei a construção da amizade entre Nok Du e Dong Joo. Cada um tinha seu próprio objetivo de vida, e mesmo eles confiando um no outro, souberam respeitar seus sentimentos, e lidar com seus próprios problemas. Um não queria envolver o outro em seu próprio caos. Acho que Nok Du e Dong Joo me ensinaram que amar é também proteger o outro de suas dores pessoais, é saber o momento certo de compartilhar tais dores porque há uma diferença entre dividir e projetar no outro a felicidade. Eles queriam resolver seus dilemas antes de buscarem a felicidade que poderiam ter juntos, e cada um à sua maneira descobriu como contornar e superar os medos, receios e dificuldades.

Um encontrou no outro a simplicidade e companheirismo. E por causa desses sentimentos, eles perceberam que viver o dia de hoje é muito mais importante do que prender-se ao passado que não poderia ser mudado. Não é errado querer ser feliz hoje e se você tem quem ama ao seu lado, nada mais importa. Sinceramente, amei esses dois. Sorri, me emocionei e vomitei litros de arco-íris com as cenas desse casal. A química entre Dong Yoon e So Hyun foi tão perfeita que estou até agora esperando os dois confirmarem o namoro. Sério, até nos bastidores eles conseguiam ser incrivelmente fofos e doces juntos. OMG! Shippei e shippo

- Final: Batalhas, despedidas, justiça e amor. Perfeitinho.

O melhor da reta final de um bom sageuk são os desdobramentos finais que resultam em inúmeras batalhas memoráveis e neste aqui não foi diferente. Para a minha surpresa, Tale of NokDu trouxe sim boas batalhas finais, além de despedidas tristes, mas necessárias, porém o melhor desse final é ele ter sido totalmente justo e digno. Amei a forma como as situações complicadas se resolveram, o modo como os personagens pagaram por seus erros, e como cada um foi lembrado para receber seu devido fim. Destaco o fim do meu casal principal porque PERFEIÇÃO foi o nome daquela cena da Dong Joo correndo em direção ao Nok Du. Eu surtei de amores! E o melhor de tudo é que mesmo o Nok Du podendo escolher outro caminho, o qual o levaria para seu lugar de direito, ele preferiu voltar para sua vida simples para viver seu "felizes para sempre" com a mulher que amava. Ain gente, que soft! FINAL PERFEITO!

- Conclusão & OST

Não há mais o que dizer. The Tale of NokDu é um sageuk com boas doses de comédia, ação e um romance apaixonante que te fará torcer para que Dong Yoon e So Hyun confirmem namoro na vida real. Ao terminar esta história tive a certeza de que valeu cada segundo e por isso decidi recomendar o título para vocês, ASSISTAM! Abaixo deixo minhas canções preferidas da OST. Bye e até o próximo post!

Baby Only You - NCT U
(Os vídeos podem conter spoilers!)



I'll Be Your Light - Younha



Miracle - Seventeen



Scar - Kim Yeon Ji



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo