Por Dentro dos ~Doramas Parte 2/ 2019


Podem se preparar porque a parte 2 das retrospectivas já está no ar. Neste post trago os melhores ships principais e secundários, os finais mais marcantes e muito mais. Confiram!


Esta segunda parte é semelhante à primeira, o que muda são apenas as categorias, mas os critério são os mesmos. Acho que estas categorias são as mais desejadas por vocês, então espero que curtam os meus escolhidos e lembrem de comentar os seus.

- MELHOR SHIP SECUNDÁRIO

3) Choi Yoon Hyuk (Shim Hyung Tak) e Dan Moon Hee (Park Kyung Hye) - Touch Your Heart

Meu terceiro casal secundário favorito de 2019 é Yoon Hyuk e Moon Hee. Eu nem esperava que estes dois se tornariam um casal tão divertido e fofo. A maneira como eles se aproximaram envolveu muitas cenas cômicas, mas de forma cativante eles se firmaram como o tipo de casal que ganha torcida pela diversão que proporcionam.

2) Veronica Park (Kim Jae Kyung) e Dae Joo (Koo Ja Sung) - The Secret Life of my Secretary

Falando em casal divertido, não posso esquecer do meu ship queridinho formado pela icônica Veronica Park e o Dae Joo. Enquanto Dae Ju era um moço contido, Veronica não se continha e tentava agarrar o inocente à todo custo. Amei este romance mais "feroz" e tão verdadeiro deles, além de claro me divertir muito com as investidas da Veronica para cima do moço. Um casal secundário maravilhoso!

1) Scarlett (Lee Da Hee) e Seol Ji Hwan (Lee Jae Wook) - Search: www

E o prêmio de MELHOR SHIP SECUNDÁRIO DE 2019 vai para: Scarlett e Ji Hwan! QUE SHIP! Olha, quando pensei nesta categoria logo me lembrei destes dois e dos meus surtos por esse casal MARAVILHOSO. Scarlett é uma fã incondicional do ator iniciante Ji Hwan e para apoiar seu ator preferido, ela faz de tudo. Eles se conhecem em um encontro inusitado e tornam a se encontrar várias vezes, e a relação fã~idol transforma-se em algo mais íntimo até que ambos percebem que estão apaixonadíssimos um pelo outro. Amei a forma como eles se conheceram, como se aproximaram e como assumiram o que sentiam enfrentando os empecilhos que surgiram no caminho. Não há o que dizer, eles são perfeitinhos demais. Como não resenhei o título sugiro que confiram a resenha sobre o mesmo no blog parceiro e amigo Dramas Revise

Menção honrosa

Podem considerar que roubei um pouquinho nesta categoria, mas precisava citar outro casal secundário que chamou minha atenção: o manager Min Joon (Kim Myung Joon) e a popstar So Min (Lee Joo Bin) de Be Melodramatic. A parceria profissional que transformou-se em amor, sem sombra de dúvidas me conquistou. Duas personalidades tão diferentes que se atraíram como imãs e deram um show de química e física.

- NÃO MERECIA SER FRIENDZONE

3) Ji Seo Joon (Wi Ha Joon) - Romance is a Bonus Book

Sempre tem aquele moço gente boa e preciosidade rara que é deixado na friendzone e no caso do Seo Joon, isso foi realmente uma pena. O moço é tão gente boa que cheguei até a duvidar dele, e o melhor é que para minha felicidade era alguém sem defeitos mesmo. Ao menos, bem no fim da história Seo Joon é devidamente valorizado, e fiquei muito feliz por ele, afinal ele não merecia ser apenas um forever alone.

2) Hwang Ji Hoon (Choi Bo Min) - Melting Me Softly

Melting Me Soflty não foi Aquele dorama, mas deixou em minha memória o fofíssimo Ji Hoon, o qual era colega de classe da Mi Ran, a protagonista, e sem saber tinha uma certa ligação do passado com ela graças aos seus pais. Ji Hoon era um serzinho mega fofo que me encantou com seu jeito meigo, e mesmo não torcendo para ele no quesito romance por motivos de Ji Chang Wook, ainda assim fiquei com peninha dele por ter sido colocado na friendzone.

1) Lee Do Hwa (Jung Gun Joo) - Extraordinary You (em breve resenha)

Todo ano temos um ser injustiçado que merecia ser mais do que um mero forever alone e em 2019 o nome dele foi Do Hwa. O pior para mim foi o fato das roteiristas terem praticamente me enganado, pois eu realmente achei que o Do Hwa conseguiria conquistar a Joo Da por causa de alguns acontecimentos específicos. Porém, ao término do dorama percebi que fui uma trouxa e sinceramente, ainda estou chateada e sigo tentando superar essa injustiça. Que sacanagem!

- MELHOR SHIP PRINCIPAL

E como sempre, a categoria mais difícil de escolher é a de ship principal, afinal sempre tem inúmeros casais que me agradam e encantam de alguma forma. Antes de mencionar meus três mais queridos de 2019, citarei brevemente alguns que, de certo modo, me encantaram com seu romance. Primeiro, cito o romance fora de contexto (?) entre Jin Woo (Hyun Bin) e Hee Joo (Park Shin Hye) que alguns não curtiram, mas que me agradou por sua atmosfera doce diminuindo assim a tensão misteriosa da complexa história de Memories of the Alhambra. Há quem diga que Graceful Family (em breve resenha) também não teve um romance bem inserido contextualmente, entretanto, não concordo pois Seok Hee (Im Soo Hyang) e Yoon Do (Lee Jang Woo) se uniram em busca da verdade e se apaixonaram durante o processo. O que eu, particularmente, curti. Voltando a falar em atmosfera doce, não há como esquecer o primeiro amor tão bem retratado por Dan Oh (Kim Hye Yoon) e Haru (Ro Woon - SF9) em Extraordinary You (em breve resenha), e por Lee An (Jinyoung - GOT7) e Jae In (Shin Ye Eun) em He is Psychometric que provaram que amar é compartilhar e encontrar no outro um conforto necessário para superar tristezas profundas. 
Temos também o exemplo de fofura e relacionamento saudável de Wei Yi (Lin Yi) e SiTu (Fair Xing) Mo em Put Your Head on my Shoulder (em breve resenha). E relacionamento saudável foi algo muito presente em muitas tramas sul-coreanas em 2019 mostrando que amar é acima de tudo respeitar o outro, suas escolhas e decisões. Como não amar então, Jin Hyuk (Park Bo Gum) e Soo Hyun (Song Hye Kyo) em Encounter?! O amor destes dois mostrou que relacionamento maduro é capaz de fazer dois mundos diferentes coexistirem. Jin Hyuk preencheu com sua boa energia a vida tediosa e sem cores da Soo Hyun e por tal motivo, eles me conquistaram. Mas não se enganem porque houve também amores surgindo entre pessoas que talvez não devessem se amar, tal como o amor entre professora e aluno vivido pelo Bok Soo (Yoo Seung Ho) e Soo Jung (Jo Bo Ah) em My Strange Hero. O que não me impediu de shippar os dois e surtar com tantos skinships dos atores. Nem tudo foram flores, admito. Houve até o ship furado de Priest, Eun Ho (Jung Yoo Mi) e Micael (Yeon Woo Jin). E coloca furado nisso porque o moço era padre. Mas dorameira não deixa de shippar independente da profissão do boy né. E se eu disse Padre, não podemos esquecer do Padre Kim (Kim Nam Gil) e a promotora Fênix (Honey Lee) de The Fiery Priest que se tornaram um casal em meu coração e isso que importa. Vamos esquecer esse meu pecado, por favor. Em terra de ship dando errado, OCN ri da nossa cara e nos joga cena extra destruidora de corações tal como aconteceu com Soo Hyun (Jang Ki Yong) e Hyun Jin (Nana - After School) em Kill It. Teve até casal nos dando susto sobre sua história dizendo que não era um romance, porém dorameira shippa meesmo e apesar de tantos mistérios, dor e receio foi impossível não torcer para que Yi Young (Kim Se Jeong - Gugudan) e Jang Yoon (Yeon Woo Jin) tivessem seu final feliz em I Wanna Hear your Song (em breve resenha).
Lembrando agora de amores que deram certo e me deixaram com coração quentinho, não posso esquecer da minha segunda temporada não oficial do casal secundário de Goblin, afinal ver Sunny e Ceifador em "outras vidas" me deixou muito feliz. Em Touch Your Heart temos o advogado Jung Rok (Lee Dong Wook) e a atriz Yoon Soo (Yoo In Na) tendo que lidar com suas diferenças e posteriores sentimentos em relação ao outro. E outro casal que precisou lidar com sentimentos até então desconhecidos entre si foi Eun Ho (Lee Jong Suk) e Dan Yi (Lee Na Young) em Romance is a Bonus Book. E eu AMEI acompanhar esses dois melhores amigos se apaixonando um pelo outro. Como menções honrosas, JAMAIS posso esquecer de Min Ik (Kim Young Kwang) e sua secretária Minion Gal Hee (Jin Ki Joo) de The Secret Life of my Secretary pois este romance foi um "triângulo amoroso" completamente encantador; Ah! Do nosso anjinho Kim Dan (L - INFINITE) e a humana Yeon Seo (Shin Hye Sun) em Angel's Last Mission:Love que só queriam o direito de amar um ao outro e batalharam com todas as forças contra os Céus para conseguir isto. Dos médicos mais apaixonantes de 2019, Doutor Cha Yo Han (Ji Sung) e Shi Young (Lee Se Young) de Doctor John. Os quais levaram a dramaland à loucura com suas trocas de olhares. Quem também fez a dramaland surtar foi Dal Geon (Lee Seung Gi) e Hae Ri (Suzy) em Vagabond porque além de serem um casal buscando justiça em meio a uma conspiração, os atores estavam juntos após o sucesso de Gu Family Book (pretendo assistir um dia) e é sempre bom poder rever atores juntos em um outro trabalho né. Nem só de kdramas vive a dorameira e os casais Badz e Smile, e Liz e Kyro me envolveram com seu quarteto amoroso convidativo e surtante de modos diferentes em Boy for Rent (em breve resenha). E para quem sentiu falta de casal em plena dinastia coreana, cito o Ha Seon (Yeo Jin Goo) e a Rainha So Woon (Lee Se Young) em The Crowned Clown que foi um casal que não agradou a todos, mas mesmo assim me conquistou.
Tal como eles, o casal de Hotel del Luna formado por Chan Sung (Yeo Jin Goo) e Man Wol (IU) não agradou a todos. Mas, para mim, ele foi para ela alguém que a instigava a ser uma pessoa melhor e a ajudou a deixar todo o ressentimento de sua vida passada para trás, libertando-se de todo o rancor. Por fim, menciono os vários ships principais de Be Melodramatic, uma dose tripla ou quadrupla de romance no ar que me agradou e deixou uma memorável lição através de Eun Jung (Jeon Yeo Bin) e Hong Dae (Han Joon Woo) mostrando que o amor deve ser apreciado porque nunca sabemos por quanto tempo o teremos. Como podem perceber, 2019 foi um ano em que muitos casais doramáticos me agradaram.

3) The Tale of Nokdu

Enfim, posso agora mencionar meus casais preferidos de 2019. O meu terceiro favorito é um casal jovem, mas que soube como ninguém mostrar maturidade ao se relacionar. Nok Du (Jang Dong Yoon) e Dong Joo (Kim So Hyun) protagonizaram um amor cheio de momentos cômicos porque inicialmente ele precisava fingir ser uma menina, a Senhora Kim, mas também repleto de momentos ternos. Em meio às suas próprias dificuldades, receios e dilemas pessoais, eles souberam dar-se espaço e compartilhar o necessário na hora certa a fim de não projetar no outro uma felicidade. Eles enfrentaram suas situações para enfim poderem buscar a felicidade juntos. Com muita simplicidade e companheirismo, este dois mostraram como o amor é lindo e APAIXONANTE em sua forma mais vívida. 

2) Her Private Life

Com um romance mais adulto e cheio de confusões iniciais, Deok Mi (Park Min Young) e Ryan Gold (Kim Jae Wook) agradaram não apenas a mim, mas centenas de dorameiras. A Curadora Deok Mi é uma profissional dedicada e extremamente competente, porém esconde um segredinho... É uma fangirl das mais fiéis. Ryan Gold descobre este lado dela e ao invés de julgá-la, a apoia e até incentiva. O romance entre eles é extremamente shippável, mas muito maduro também. Ryan respeitou a Deok Mi como pessoa, como fã, mulher e profissional amando cada aspecto dela. Em resposta, Deok Mi percebe quão bom ele é e não consegue resistir ao seu charme. No fim das contas, temos um casal repleto de química e física e beijos

1) When the Camellia Blooms

Não poderia ser outro ship né.  Dong Baek (Gong Hyo Jin) e Yong Shik (Kang Ha Neul) se tornaram, para mim, o casal mais memorável de 2019. Motivos? Vários! Este romance é realista, maduro, saudável e inesquecível. Yong Shik apaixona-se pela Dong Baek à primeira vista e a partir deste momento, decide que fará de tudo por ela. E acreditem, ele faz mesmo. Em contrapartida, Dong Baek reluta em aceitar os sentimentos do rapaz afinal tem mais coisas para se preocupar e a vida já é difícil demais para ter que adicionar um amor e ainda dar conta dele. Ela precisa cuidar de seu bar Camellia, pagar as contas e educar seu filho, o Pil Goo. Yong Shik não desiste e à sua maneira aproxima-se dela, começando a chamar sua atenção. Esses dois mostram como o amor deve ser, paciente, solidário e acima de tudo, um milagre. Yong Shik transformou a vida da Dong Baek porque a fez enxergar a mulher incrível que era, e tal como o próprio nome do drama, Dong Baek floresce lindamente graças ao incentivo dele. Ela estava escondida dentro de si mesma, mas se tornou uma grande mulher ao florescer. E juntos eles formaram um casal doce impossível de esquecer.  

- MELHOR BEIJO

3)  Lee Min Joon (Kim Myung Joon) e Lee So Min (Lee Joo Bin) - Be Melodramatic

E um dos meus casais secundários favoritos de 2019 também protagonizaram uma das melhores cenas de beijo do ano. Min Joon e So Min foram o tipo de casal com personalidades opostas que se atraíram magneticamente e até mesmo nos beijos eles demonstravam a atração fatal que possuíam entre si. Que física!

2) Sung Deok Mi (Park Min Young) e Ryan Gold (Kim Jae Wook) - Her Private Life

Outro casal que mostrou uma química surreal na telinha foi Deok Mi e Ryan Gold. E não se enganem, eles não tiveram apenas uma cena de beijaço, pelo contrário, foram muitas. Tantas que eu perdi a conta. Em cada olhar, carícia e beijo, estes dois esbanjavam a química presente e se tornou impossível não cogitar o ship na vida real. Min Young tem química até com uma parede, putz.

1) Ma Dong Chan (Ji Chang Wook) e Go Mi Ran (Won Ji Ah) - Melting Me Soflty 

Melting Me Soflty pode não ter sido memorável por seu enredo, mas COM CERTEZA quem assistiu ao dorama não esqueceu o beijaço embaixo do chuveiro entre o casal principal. A dramaland foi à loucura e postou a cena em todas as redes sociais possíveis, além de claro, algumas mocinhas terem ido à óbito de tanta inveja que sentiram da Ji Ah. Sinceramente, essa cena foi A CENA de beijo de 2019 e se você discorda, discorde aí na sua casa. Haha'

Menções honrosas

Olha se tem algo que eu particularmente gostei na dramaland de 2019 foi a presença de inúmeros ships beijoqueiros. Preciso citar principalmente o beijaço entre Yeon Seo (Shin Hye Sun) e Kim Dan (L) em Angel's Last Mission: Love. Beijaço este que me fez até clicar no replay. Outro casal que proporcionou A cena de Beijo foi Jin Hyuk (Park Bo Gum) e Soo Hyun (Song Hye Kyo) de Encounter. E por último, mas não menos importante meu ship queridinho que a cada beijo me fazia vomitar vários arco-íris, Nok Du (Jang Dong Yoon) e Dong Joo (Kim So Hyun) de The Tale of Nokdu.

- MELHOR MINI DRAMA

3) Ghostderella (em breve resenha)

O único defeito deste web drama é ter lançado apenas quatro episódios em sua primeira temporada e até agora não ter sua sequência com data de estreia definida. Esta é uma daquelas histórias gostosinhas de assistir que une romance e fantasia de forma interessante e cativante. Espero que lancem a continuação porque quero muito assistir.

2) Persona

Persona é uma coletânea com quatro curta-metragens sendo todos eles protagonizados pela cantora e atriz IU. Cada um aborda uma situação e tema específico, e todos proporcionam  uma reflexão a partir do desenrolar da trama. Minha coletânea preferida foi Walking at the Night por sua mensagem sobre solidão e morte. Mas, a história possui gatilhos então não recomendo para quem não está bem emocionalmente.

1) Kingdom (1º Temporada)

Como Kingdom segue um formato único tendo lançado sua primeira temporada com apenas seis episódios em 2019, e a segunda chegando apenas este ano, decidi considerá-lo um mini drama. A história de zumbis na antiga dinastia da Coreia do Sul é um show de produção que precisa ser enaltecido. O desenvolvimento é excelente, o ritmo é instigante, e cada aspecto da obra desde figurino, cenografia, fotografia, efeitos visuais e especiais, e atuações são simplesmente perfeitos. Se você gosta de histórias de zumbis, com certeza, não pode deixar de conferir esta aqui. 

- DORAMA QUE PROMETEU E NÃO CUMPRIU

3) Different Dreams

Alguns doramas até nos conquistam inicialmente, mas por algum motivo não conseguimos continuar com esse interesse e foi isto que aconteceu comigo em relação a este título. Different Dreams entrou automaticamente para minha lista quando soube que seria uma história sobre coreanos lutando contra a opressão do governo japonês em seu país em meados de 1930. Como amo a época e histórias relacionadas a esse momento da Coreia do Sul decidi acompanhar o título. Entretanto, mesmo sendo baseado em pessoas reais não me apeguei aos personagens e gradativamente meu entusiasmo em relação ao dorama diminuiu, e infelizmente o deixei na lista de inacabados faltando apenas quatro episódios para conclui-lo. Talvez, como faltam poucos episódios, ainda o conclua em algum momento da vida. Mas, de certo modo, me decepcionei com o título. Seu ponto mais positivo foi a fotografia impecável.

2) What's Wrong Poong Sang

Também conhecido como Liver or Die, a trama conta a história do Lee Poong Sang, um homem que desde muito cedo assumiu a responsabilidade de chefe da família e toma conta desde então de seus quatros irmãos. A trama é basicamente um drama familiar com apenas vinte episódios, sendo que estes enredos geralmente tem cinquenta ou mais capítulos. Pois bem, o que me decepcionou neste título? Para mim, particularmente, achei que o enredo não teve aquela profundidade que eu esperava. Não costumo muito conferir doramas familiares justamente por causa da quantidade de episódios, mas sendo este uma proposta atrativa pela quantidade menor de episódios e até pela premissa, decidi dar uma chance. O problema foi que os conflitos familiares apresentados não me prenderam realmente à trama, não consegui me conectar com a maioria dos personagens, muito menos com as histórias apresentadas. Poong Sang me fez morrer de raiva por sua insistência em amenizar, perdoar e aceitar os erros dos irmãos mais novos, muitas vezes, assumindo responsabilidades que não eram realmente dele. Além disso, ele negligenciava sua esposa e filha constantemente. Para piorar tudo, os próprios irmãos não valorizavam devidamente tudo que ele tinha feito por eles, e em partes, isto era culpa do Poong Sang também por ter escondido fatos que mesmo sendo dolorosos deveriam ser expostos. Apesar de ter finalizado o título, não senti vontade de resenhá-lo. Para quem gosta de enredos familiares este pode até agradar, mas para mim, não cumpriu o que prometia, tampouco atendeu às minhas expectativas. E como extra só posso afirmar que o melhor desse dorama foi o ship formado pelo We Sang (lindíssimo Cha Seo Won, pelo qual me apaixonei *-*) e a Jo Young Pil (Ki Eun Se), uma pena que eles não tiveram o destaque que mereciam, fazer o que né.

1) Save Me 2

Mas, minha decepção do ano foi Save Me 2. Admito que o fato de ter criado altas expectativas sobre a sequência já que Save Me se tornou um dos meus favoritos de 2017 contribuiu para esperar de mais e acabar me decepcionando, porém não consegui me controlar. É melhor criar qualquer coisa menos expectativa né, mas eu não consegui. Save Me 2 apresentou personagens que pareciam complexos e intimamente interessantes, entretanto, sua narrativa era mais lenta e não consegui me manter em frente à tv a fim de descobrir até que ponto os personagens seriam capazes de ir para alcançarem seus objetivos obscuros. Talvez um dia, no futuro, eu lembre deste título e sinta uma vontade louca de saber como ele termina, tal como aconteceu algumas raras vezes com outros doramas, ou simplesmente o deixarei eternamente na lista de inacabados. 

- PIOR FINAL DORAMÁTICO

3) Kill It

Acho que muitas dorameiras que assistiram esse título concordam comigo que seu final foi CRUEL. Comentei até com spoilers na resenha sobre tudo que achei  sobre o desfecho do título, e apesar de não ter me arrependido de ter acompanhado Kill It há de se considerar que seu fim o retirou da minha lista de favoritos do ano passado. Só sei que DOEU MUITO ver aquela "certa" cena...

2) Memories of the Alhambra

MOA prometeu desde o início não apenas por seu enredo original como também por seu elenco que reuniu Park Shin Hye, Hyun Bin e Chanyeol do EXO. Porém, para minha infelicidade o final deixou a desejar. A trama trouxe muito mistério em relação a tudo que envolvia o jogo e cada semana minha ansiedade aflorava para saber como as situações se resolveriam, e se isso acontecesse sem pontas soltas tornaria o título memorável. Entretanto, a autora quis tanto emaranhar os segredos que se perdeu dentro deles e nem soube desvendá-los, então ficamos com um total de 0 respostas. Além de que, o fim de certo personagem foi super injusto. Para ler meu desabafo com spoilers sobre esse fim recomendo que leiam a resenha. Enfim, final decepcionante.

1) The Last Empress

Mas em questão de final, nem mesmo MOA conseguiu superar meu ódio pelo encerramento de The Last Empress. O grande problema foi a produção inventar de adicionar mais quatro episódios de meia hora ao dorama por causa do sucesso sendo que nem tinham programado as gravações diretamente com o elenco. O resultado disso foi a impossibilidade de agenda do ator principal, Choi Jin Hyuk e consequentemente, o fim de seu personagem foi revoltante. Para piorar, para tapar o buraco ainda fizeram do grande vilão uma espécie de "homem em busca de perdão" com direito a cena extra com a protagonista. Totalmente sem sentido . DECEPÇÃO TOTAL!

- FINAL MAIS MEMORÁVEL

Alguns finais dos dramas de 2019 deixaram-me emocionada e marcada, e antes de citar quais os meus três favoritos preciso citar dois títulos que merecem menção honrosa. Primeiro, cito o final de Beautiful World, o qual foi justo e aconchegante. Encerrei este título com a sensação de que valeu a pena cada segundo de raiva e sofrimento vividos, e com uma lição sobre esperança e fé. Outro título que se tornou marcante por seu encerramento foi o hino SKY Castle. SKY Castle foi um dos grandes sucessos do início do ano passado e como tal teve um final totalmente satisfatório. Fui surpreendida com as ações de inúmeros personagens e pelo desenvolvimento de cada conflito que havia, tudo se encerrou de forma conclusiva e reflexiva.

3) Dazzling

Falar em final memorável é ter que citar Dazzling e seu fim DESOLADOR, mas altamente MEMORÁVEL. Não posso adentrar em detalhes, pois seriam spoilers que atrapalhariam a experiência de vocês ao assistirem este dorama, portanto só posso afirmar que Dazzling traz um plot twist completamente imprevisível e que nos faz refletir muito sobre o tempo, juventude e velhice, sobre a vida em si e o que ela é para nós, um conjunto de memórias. Chorei sem nem perceber, mas tive a certeza de que aquele final me ensinava uma lição sem igual.

2) When the Camellia Blooms

Falar em finais doramáticos de 2019 é mencionar o desfecho sem defeitos de Camellia. A história terminou da forma que deveria e o mais emocionante foi o ensinamento sobre o verdadeiro significado de milagres. Fiquei comovida com tamanha sutileza em mostrar como nós pessoas comuns podemos fazer nossos próprios milagres diários, o que responde à uma das perguntas centrais do título: "Uma pessoa pode ser o milagre de outra?''. 

1) Children of Nobody

E o prêmio de final mais memorável em 2019 vai para Children of Nobody. Com uma revelação extremamente dolorosa, o desfecho deste título mostrou o peso de uma ação do passado e como é cruel ter que lidar com isso enquanto a vida precisa continuar. Foi em meio à olhos lacrimejantes, choque e coração apertado que este dorama me marcou profundamente, pois nem sempre conseguem encerrar uma história de forma tão perfeita assim com tudo bem amarradinho e conciso, além de proporcionar enormes emoções.

Este é o penúltimo post sobre as retrospectivas doramáticas sendo o último a lista com os melhores doramas e OSTs de 2019 de acordo com a minha opinião pessoal. Fiquem à vontade para comentar sobre as categorias e seus escolhidos e aguardem que em breve trarei o último post. Confiram também a parte 2 dos anos anteriores (2017 e 2018), até mais!

0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo