~KPOPANDO: Janeiro


O primeiro ~KPOPANDO de 2019 atrasou uns dias consideráveis, mas o mais importante é que finalmente ele está aqui prontinho para ser lido e ouvido por vocês. Vamos lá!


I'M NOT OVER YOU - RYEOWOOK



Começamos o mês e ano com o Ryeowook do Super Junior lançando um daqueles singles lentos e tipo baladinha romântica com toques de melancolia. Como não sou fã de canções deste tipo, deixo esta faixa à critério de vocês, então ouçam e tirem suas conclusões.

GOTTA GO - CHUNG HA



Chung Ha é definitivamente uma solista que nunca decepciona. O comeback da vez é intitulado Gotta Go e com originalidade em sua melodia e uma excelente produção nos quesitos figurinos e coreografia, o conceito como um todo resulta em algo realmente bom. Além de que, o vocal único da moça é muito bem aproveitado no single e isso só o torna mais atraente. 

ROOFTOP - N. FLYING



N. Flying também me agradou completamente com seu comeback. Que música mais gostosa de ouvir! Sério, se ainda não deram oportunidade a este single, façam isso agora porque Rooftop não pode e nem deve ser ignorada. Eu realmente preciso prestar mais atenção à essa banda e começarei a fazer isso a partir de agora. Ouçam aí e deem muito amor a essa k~band. <3

EVEN SO - LUNA



Even So é a nova canção da Luna e a faixa em si une uma vibe baladinha romântica com um vocal doce e encantador de sua intérprete. É um single bom de se ouvir, mas não conseguiu me cativar profundamente, entretanto esta é apenas a minha opinião pessoal então confiram e decidam se a faixa irá ou não para suas playlists.

DRUNK IN THE MORNING - RYEOWOOK



Além de I'm not over you, o Ryeowook também lançou esta faixa aqui e ao comparar as duas, percebi que gostei mais de Drunk in the morning. Não é uma canção melancólica tampouco baladinha romântica, é justamente uma mescla interessante de ambos e que soa muito bem na voz dele, vale a pena conferir.

SAPPY - RED VELVET



Se estavam sentindo falta de grupo coreano lançando single japonês, não sintam porque temos aqui Red Velvet fazendo exatamente isto. O ponto positivo é que Sappy consegue ser um kpop com cara de jpop que dá inesperadamente certo, apesar de um conceito e produção simples, ainda assim a faixa e musicvideo possuem seus atrativos e constituem um conjunto bom. Não é um single completamente viciante, mas também não é totalmente descartável, então espiem aí.

%% (EUNG EUNG) - APINK



Eu diria que este é um dos comebacks mais originais de janeiro se considerarmos a melodia e construção da música, as quais ao mesmo tempo em que parecem estranhas soam consideravelmente boas. Além de que, curti bastante a fotografia do musicvideo e o ênfase nas cores roxo, lilás e rosa, como se fosse uma paleta de cores visuais que seguem tons parecidos mas não os mesmos. Confiram!

I'M OK - IKON



Começamos o ano nos deparando com iKON e suas mágoas de um amor que não deu certo. I'm OK é uma faixa com letra simples, sincera e tocante, afinal ouvir/ler os lamentos de alguém que teve seu coração partido mas precisa dizer que está bem é de fazer qualquer um querer consolar o intérprete. É uma letra considerada triste, mas a melodia não traz aquela melancolia, pelo contrário, a faixa é muito boa de se ouvir. O conceito do mv também é simples, entretanto faz referência justamente ao sentimento de solidão da letra e isso torna um conjunto como todo algo simples, mas significativo. Espiem!

DO YOU LOVE ME - LUNA FEAT GEORGE



Uma das canções que me surpreenderam em janeiro foi esta aqui. Do You Love Me encaixa perfeitamente os vocais de seus intérpretes e traz uma vibe encantadora de ouvir, além de um musicvideo que nos remete aos mvs de anos atrás, aqueles de baladinha romântica que se tornaram os flashbacks de hoje. Vale muito a pena ouvir este single!

LONELY NIGHT - KNK



KNK fez comeback com a original e interessante Lonely Night. Gostei muito de como a faixa apresenta uma melodia inconsistente em seus sons, a partir de cada momento da música há a inserção ou ausência de um complemento diferente e de modo inesperado, isso a torna original e agradável aos ouvidos. Sabe aquela sensação de que não estamos ouvindo o mesmo kpop de sempre? Senti exatamente isso ouvindo este single, por isso o recomendo. 

AFTER YOU'VE GONE - M.C THE MAX



Janeiro foi marcado também pelo retorno da banda coreana MC the Max, a qual foi formada em 2000 e ainda preenche o coração de seus fãs com canções sobre o amor como esta aqui. Admito que esse gênero balada romântica um pouco mais melancólica não é muito o meu estilo, por isso não adicionei o single na minha playlist pessoal, mas questão de gosto não se discute então ouçam e decidam se gostaram ou não. Ah! Mesmo os que não são fãs deste tipo de faixa, ainda acho que deveriam ouvir porque o vocal desse moço é absurdamente incrível!

RING RING RING - VERIVERY



Temos aqui o debut do grupo Verivery. O qual segue a linha kpop farofinha e olha, esse é aquele tipo de faixa que não tem um algo a mais, mas encanta justamente por ser tão simples, divertida e gostosa de ouvir. Sabe quando você se diverte ouvindo uma música? Eu senti isso quando escutei esta aqui, então recomendo que cliquem no play. Além de que, o conceito focado no ~aegyo dos meninos me encantou com tamanha fofura! *-*

COSMO - PENTAGON



O lançamento coreano no mercado japonês ficou por conta também do Pentagon com a excelente Cosmo. A faixa é completamente estruturada de acordo com o kpop e a única diferença é o idioma em questão, se você ouvir rapidamente sem prestar atenção no idioma pensará que é uma faixa coreana como qualquer outra. Ao contrário de alguns grupos que tentam lançar um single kpop mais próximo o possível do jpop, Pentagon manteve as origens e acertou em cheio. Confiram!

VALKYRIE - ONEUS



2019 começou com pé direito e temos outro debut de boygroup, desta vez o do grupo ONEUS. A faixa título é Valkyrie e faz parte do álbum Light Us. Apesar de ser um conceito dentro da caixa com uma pitadinha de "somos parentes distantes do EXO" ainda assim, o debut consegue ser marcante à sua maneira. Além de que, a faixa é aquela mistura comum de kpop com a fórmula perfeitinha para dar certo, e deu. Confiram porque vale muito a pena.

LIKEY - TWICE



O que faltava para esta faixa do Twice ser um perfeito jpop era justamente a mesma ser cantada em japonês. Eis que JYP percebeu isso e como Twice não fica mais de dois meses sem aparecer no mercado musical seja ele coreano ou japonês, JYP logo decidiu lançar a versão japonesa de Likey

LA LA LOVE - WJSN



Cosmic Girls retornou com um conceito circo e um single que não segue estritamente a linha ~aegyo, mas também não ultrapassa a linha do "posso tentar ser sexy". É uma mistura leve, ritmada e bem estruturada que com certeza agradou os fãs do girlgroup. Se você curte o grupo não perca tempo e clique no play.

SUNRISE - GFRIEND



GFRIEND é figurinha carimbada de início de ano e este ano não seria diferente, então as meninas fizeram comeback com o single Sunrise. Esta canção segue uma linha mais romântica e madura do grupo, não contendo a dinâmica balada romântica animada de suas outras faixas. Sunrise tem uma vibe romanticamente agradável e um conceito vintage maravilhoso de ver. Admito que não caí de amores pela música, entretanto a recomendo para quem curte o grupo ou singles do tipo. Ah! Amei a fotografia do vídeo!

CARPET - YESUNG FEAT BUMKEY



Junte dois vocais incríveis como os do Yesung (Super Junior) e Bumkey, e você terá uma faixa intitulada Carpet. A canção faz parte do Station e traz uma vibe lenta e simples mas agradável principalmente por conta desses vocais incríveis. Apesar de ser legal de ouvir, não faz o meu estilo por isso pulo para o próximo.

SAY MY NAME - ATEEZ



Say my Name é o tipo de faixa que me conquista por conseguir mesclar tão bem gêneros completamente diferentes. A canção inicia-se com uma base que explora o violão e à medida que aumenta adquire um novo caminho explodindo em um hip hop daqueles capazes de hipnotizar quem está ouvindo. É uma faixa comum do tipo que outros grupos já lançaram, aquela que poderia ser muito mais, entretanto ainda assim tem um enorme valor e merece ser ouvida. Uma pena que o conceito seja simples e não complemente de forma grandiosa o single, porém de modo geral o conjunto funciona bem e isso que importa.

YA - HUTA



Janeiro também foi marcado pelo debut solo do Minhyuk do BTOB, o qual me agradou e faço questão de recomendar aqui. Gostei da construção do single com direito a um rap muito bom, e também curti a fotografia com uso e abuso de um tom avermelhado e escuro. Confiram e deem muito amor a este debut solo

LOCA - FAVORITE



Se vocês achavam que a vibe latina no kpop tinha sido esquecida, não achem mais porque o comeback do girlgroup Favorite prova exatamente o contrário. Loca é uma canção simples com um refrão tendencioso daqueles que podem facilmente grudar na nossa cabeça e o ritmo contagia ao ponto de você querer ouvir novamente. Se não acreditam em mim cliquem no play e perceberão que eu estava certa.

ALL NIGHT - ASTRO



Fico admirada com como o Astro consegue me agradar com sua simplicidade e leveza. All Night é exatamente isso. Uma faixa gostosa de ouvir e mesmo sendo simples consegue ser grandiosa à sua maneira. O conceito também não é nada inovador, mas ver os meninos tão lindos e fofos é um brinde que convence qualquer kpopper a dar uma chance ao mv

HEART - PUNCH



A cantora Punch também retornou este mês e trouxe uma canção encantadora. O single tem uma vibe melancólica e geralmente não curto este tipo de canção, entretanto a voz da Punch é tão incrível que fui fisgada pela faixa. Além de que, os atores Kim Min Jae (Goblin, Mr Sunshine, The Best Hit, Romantic Doctor Teacher Kim) e Ha Yeon Soo (Rich Man, Monstar) encenam uma história comovente no mv e este é mais um motivo para vocês clicarem no play.  

REGULAR - WAY V



Way V é um novo grupo da SM Entertainment que faz parte do conjunto de sub units do NCT porque a SM não se contenta apenas com o mercado coreano, quer também o chinês. Eu amo Regular independente do idioma em que a faixa seja interpretada e isto é fato, entretanto acho que para um debut, a empresa deveria ter dado um single 100% original e não uma versão de uma já existente. Concordam ou discordam? Comentem aí e me digam se algum dos meninos já entrou na listinha de bias de vocês.

HOME - SEVENTEEN



Sinceramente não sei o que mais me encantou nesse comeback do Seventeen. Não sei se foi o single com uma letra tão simples, mas significativa representando a vontade do intérprete para fazer algo mostrando para sua amada que tudo o que ele deseja é ser o lar dela, ou talvez seja o conceito tão unicamente comum e que une elementos e locais que parecem ter nada a ver, mas poderiam ser interpretados como os possíveis lares para se viver esse amor citado na música. Talvez eu tenha achado coisas a mais no comeback, porém acho que não. Confiram porque vale muito a pena! Ah! Também fiquei apaixonadinha pela coreografia! *-*

U UM U UM - HYOMIN



Hyomin do grupo TARA lançou mv solo e brilhou não apenas com sua canção agradavelmente envolvente como também com sua dança hipnotizante. Não sei vocês, mas ao conferir este musicvideo senti vontade de começar a dançar e só não fiz isso porque minha coordenação motora não permitiu. Espiem aí e me contem se saíram dançando pela casa ou não.

Q&A - CHERRY BULLET



Se você estava sentindo falta do conceito ~aegyo nem se preocupe porque temos aqui um girlgroup que usa e abusa disso. A canção é um suposto kpop farofa ambientada em um conceito de video games antigos que à sua maneira consegue cativar quem curte essa vibe, e se você é um desses clica no play agora.

SONG REQUEST - LEE SO RA FEATSUGA (BTS)



Em parceria com o Suga do BTS, Lee So Ra lançou Song Request. Uma canção do tipo baladinha romântica com um toque levemente tristonho que usa a voz do Suga para proporcionar um daqueles raps maravilhosos. Além da voz do Suga, tem-se também a participação da atriz Gong Seung Yeon (Circle, Are You Human Too?) no musicvideo, então vale mesmo a pena conferir.

DREAM LAUNCH - WAY V



Ainda aproveitando seu debut, Way V lançou Dream Launch. A faixa traz aquela vibe simples e leve do kpop só que agora interpretada em chinês e aposto que vocês também irão curtir. Destaco também o conceito do musicvideo, o qual explora os integrantes e os apresenta de modo a uni-los no final para que juntos consigam chegar aonde desejam. Gostaram da metáfora? Eu amei. Espiem aí!

SUKI TO IWASETAI - IZ*ONE



Quem também decidiu se jogar no mercado japonês em janeiro foi o grupo IZ*ONE e sendo bem sincera, curti a produção. A faixa é original, lembra levemente o jpop e ainda traz aquele contexto comum às produções musicais coreanas, um conjunto que resultou em algo bom e agradável. Gostei particularmente da coreografia com o sobretudo, a qual foi simples, mas original.

BORN AGAIN - TIFFANY YOUNG



Tiffany continua empenhada em sua carreira solo e seu single de retorno em janeiro chama-se Born Again. A canção lembra muito canções do Ocidente e não algo pertencente ao kpop, entretanto isso não a torna ruim, pelo contrário, a faixa é realmente boa. Destaco que fiquei com uma leve invejinha da Tiffany porque no calor de 32º aqui onde moro, eu queria estar exatamente onde ela estava no musicvideo, na praia. 

NO - CLC



Além de toda a representatividade da letra temos aqui um comeback que explora as integrantes do grupo de maneira significativa. No é uma canção mais madura que não se enquadra nas classes comuns, não é sexy, nem ~aegyo muito menos badass, mas ao mesmo tempo é uma mistura de tudo isso porque se trata justamente dos vários lados de uma mulher. O single foi bem construído e oscila nos ritmos de modo a manter nossa vontade de continuar ouvindo-o, melhor ainda é saber o que a canção significa e ver o musicvideo ilustrar esses significados. O conjunto resultou em um excelente comeback que vocês precisam conferir.  

I WANT U - MUSTB



Me corrijam nos comentários se eu estiver errada, mas pelo que pesquisei esse é outro debut do mês de janeiro. MUSTB é formado pela empresa MUSTM Entertainment e constituído por sete membros. Eu curti a vibe do single e me lembrei até daquele kpop mais refrescante de antigamente, aquele comum e bem boyband só que em formato de boygroup, não sei se faz sentido, mas enfim... Espiem aí!

BLOSSOM FLOWER - ROTHY



Quem curte canções mais lentinhas do tipo baladinha romântica deveria conferir esta aqui da Rothy. Gostei de ouvir, mas não o bastante para querer adicionar na minha playlist, entretanto como sempre digo aqui questão de gosto não se discute, então ouçam e decidam.

Estes foram os comebacks e debuts do primeiro mês de 2019! Desde já, peço desculpas pela atraso do post, eu realmente não consegui finalizá-lo antes e acreditem, fiquei bastante chateada com isso também. Espero ainda mês que vem conseguir liberar o ~KPOPANDO de fevereiro e março para assim colocar a categoria em ordem, irei me esforçar para isso. Obrigada por não desistirem do blog e desta categoria, e agradeço também por continuarem me apoiando. Lembrando que vocês podem conferir as canções nas playlists do youtube e spotify. Até!

2 comentários:

  1. Olha bem atrasadinho, mas tinha que estar aqui..

    Janeiro foi bem legal, ouvi/vi mtos grupos que nunca tinha visto antes, vários debuts que achei legal tmb, segue o que achei mais legal.

    Os que mais gostei foram: APINK - %%(uma das melhores), ASTRO - ALL NIGHT e CLC - NO

    IZ*ONE - SUKI TO IWASETAI achei legalzinha, mas é mto J-POP, o que AKB48 faz, pensava que o grupo poderia fazer algo mais diferente lá, como o Twice faz, mas foram no caminho mais fácil, do que é sucesso por lá mesmo.

    Outras boas foram essas:
    CHUNG HA - GOTTA GO
    N. FLYING - ROOFTOP
    WJSN - LA LA LOVE
    GFRIEND - SUNRISE
    ATEEZ - SAY MY NAME
    FAVORITE - LOCA
    SEVENTEEN - HOME


    Achei bom os debuts tmb, curti essas novas:

    VERIVERY - RING RING RING, ONEUS - VALKYRIE, CHERRY BULLET - Q&A


    Bem bacana que CLC, ASTRO e N. FLYING conseguiram pela 1ª vez ganharem um Music Show com esse retorno que eles fizeram, mereceram!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que nada. Eu que ando bem atrasada com os assuntos do blog, até mesmo nas repostas dos comentários. Desculpa. E o importante é que você sempre aparece. hehe

      Acho muito legal quando em determinado mês ouvimos grupos novos ou que até então nunca damos a chance de escutá-los e decidimos fazer exatamente isto.
      Sim. Os grupos de kpop se prendem muito ao que os japoneses gostam e seguem a mesma receita de bolo, quase nunca inovam.
      Estou mega viciada em Gott Go! hahaha E gostei dos outros que citou.
      Os debuts foram bons sim. Concordo.
      Mereceram mesmo! E que venham mais wins!

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo