Memories of the Alhambra [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um dorama que se tornou tópico de conversas entre as dorameiras e do início ao fim bugou o cérebro de quem o assistiu. Memories of the Alhambra foi um dorama com grande potencial, enredo bem original  e um ótimo elenco que reuniu famosos como Hyun Bin, Park Shin Hye e Chanyeol (EXO). Porém, finalizei o título desapontada e o porquê vocês conferirão neste post.


Sinopse: Em busca do criador de um jogo de realidade aumentada, um executivo coreano vai à Espanha. Lá, ele embarca numa estranha jornada com a irmã do homem que procura.
Gênero: Ação, Suspense, Mistério, Romance, Fantasia, Ficção científica
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018- 2019
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Netflix (online), Subarashiis Fansub (download/online), Fighting Fansub  (download/online)

- Enredo: Um jogo de AR (realidade aumentada) que ultrapassa as barreiras virtuais e adentra na realidade.

Tudo começa quando o CEO Yoo Jin Woo recebe uma ligação em seu apartamento na Espanha, ligação esta que mudaria sua vida de ponta à cabeça. O telefonema era de um jovem garoto chamado Jung Se Joo, o qual diz por telefone que o Jin Woo precisa ir imediatamente a uma cidade espanhola após ler o email que ele enviou. Lá, Jin Woo se hospedaria em um hostel, uma espécie de hotel/pensão, chamado Bonita e esperaria o jovem Se Joo. Na conversa ao telefone, Se Joo cita o nome de um ex-amigo do Jin Woo chamado Cha Hyun Suk, o qual fundou outra empresa que compete comercialmente com ele, e só este fato faz Jin Woo ficar interessado na proposta. E após Jin Woo verificar o conteúdo do email, um arquivo sobre um jogo de AR (realidade aumentada) denominado Memórias de Alhambra, Jin Woo tem plena certeza de que precisa encontrar o rapaz. Ao chegar na pensão, ele encontra a irmã mais velha de Se Joo, a Jung Hee Joo com a qual não se dá tão bem de imediato. Enquanto espera a chegada desse jovem garoto, Jin Woo usa o arquivo que lhe foi enviado e experimenta o jogo, ele fica fascinado não apenas por todo o gráfico e produção do mesmo, como também pela possível fortuna que tal jogo tão original e incrível poderá lhe trazer. Jin Woo decide investir no jogo e espera ansiosamente para encontrar o criador dele, o jovem Se Joo. Entretanto, Hyun Suk também descobriu sobre o jogo  e está disposto a colocar as mãos nele antes de seu concorrente. Situações se desenrolam e Jin Woo e Hyun Suk se enfrentam no jogo, o que resulta em um evento trágico e faz o Jin Woo perceber que há algum erro com Memórias de Alhambra, o jogo invadiu a realidade e agora para Jin Woo sobreviver e poder voltar à sua vida normal, ele precisará encontrar o criador do mesmo, o jovem Se Joo, porém o jovem desapareceu de um trem sem deixar rastros. Basicamente esta é a premissa do dorama. Por sinal, é bem inovadora né?!

 - O que mais gostei em Memories of the Alhambra?

Então, um dos motivos que me fizeram querer assistir ao dorama além do Chanyeol e Hyun Bin, claro foi o fato dele ser uma ficção científica misturada com fantasia, o que eu não descartaria. Além da história tão diferente e o elenco, o que me fisgou na trama foi seu ritmo e mistério, afinal todos os episódios são bem elaborados e até mesmo a cronologia do dorama consegue se manter bem estruturada, as passagens temporais são excelentes e não se perdem dentro de si mesmas. Fatos que acontecem em tal episódio ganham destaque e detalhes posteriormente, até mesmo os flashbacks são bem usados. O mistério sobre o jogo, o motivo dele ter se misturado com a realidade, onde estava Se Joo e outras questões me deixavam louca por respostas, então acompanhar semanalmente a trama era uma mistura de adrenalina e curiosidade perfeita que despertou meu total interesse.

Outro ponto que me agradou e muito foram os efeitos visuais e especiais, a trama exigiu um enorme uso de efeitos do tipo e a produção como um todo ficou impecável. As cenas envolvendo o cenário de jogos, as peças vistas na cena, NPCs (do inglês non-player character, personagens que fazem parte do jogo mas não são controlados por jogadores, personagens não jogáveis) do jogo e outros recursos ficaram incríveis e davam a sensação ao telespectador de que ele estava também jogando o Memories of the Alhambra. Sério, amei muito os efeitos e senti como se estivesse mesmo jogando um AR.

Destaco também a fotografia que me fez desejar visitar Granada e a sonoplastia, a qual proporcionou um tema musical que jamais será esquecido por quem viu o dorama. Sabem de qual estou falando? Aquele mesmo. Aquele som que tocava quando o Hyun Suk aparecia. Haha' E preciso deixar registrado que o recurso de narração usado para contar a história a partir do Jin Woo me agradou muito, senti como se ele estivesse contando-a diretamente para mim em alguma conversa e não que eu estava a assistindo. Perceberam que gostei de muitos pontos do dorama né? Sim, gostei. Mas, infelizmente alguns não me me agradaram e comentarei sobre eles posteriormente.

- Personagens

CEO Yoo Jin Woo (Hyun Bin): CEO, divorciado duas vezes e maior guerreiro do jogo porque precisava sobreviver.

Yoo Jin Woo é um CEO que investe em ideias de tecnologia, um homem de negócios que construiu sua própria fortuna, mas infelizmente não teve sorte no amor. O rapaz já foi casado duas vezes, porém nenhum de seus relacionamentos deu certo. Seu primeiro casamento o deixou mágoas e ressentimentos não apenas em relação a sua ex-esposa, mas também com seu parceiro de negócios e melhor amigo Cha Hyun Suk, o qual lhe apunhalou pelas costas. E seu segundo casamento foi um total escândalo. Após dois envolvimentos fracassados, ele decide focar apenas na sua vida profissional e uma ligação inesperada aparentemente seria a ideia perfeita para faturar milhões em seu ramo. Entretanto, ele não sabia que sua vida viraria uma loucura literalmente falando e o faria enfrentar momentos extremamente dolorosos. A partir do momento que Jin Woo percebe que o jogo do Se Joo tem um erro perigoso e o moço está desaparecido, ele decide procurá-lo para reverter a situação. Infelizmente, nessa busca pelo Se Joo, o CEO passa por poucas e boas e olha, não é eufemismo, ele realmente enfrenta uma avalanche de acontecimentos que lhe machucam física e psicologicamente. Sinceramente, morri de pena do moço.
Em meio a tudo que estava acontecendo, ele tentou se manter lúcido e não enlouquecer, persistiu no seu objetivo principal que era encontrar o Se Joo e mesmo se machucando tanto, aguentou firme. E fez tudo isso praticamente sozinho. Mesmo que outros personagens estivessem ali o apoiando de alguma forma, no fim, o coitado foi quem recebeu a maior carga de tragédias e admito que isso me fez querer brigar com a roteirista porque sinceramente, precisava fazê-lo sofrer tanto assim? Minha esperança era ver o Jin Woo ter um final digno, mas infelizmente quase tive um ataque de desgosto com tamanha injustiça. Isso é assunto de outro tópico, então só posso lhes dizer que o inicial arrogante CEO irá com certeza te cativar e despertar todos os seus níveis possíveis de empatia porque vê-lo sofrer tanto é realmente triste. Hyun Bin provou novamente porque é considerado um dos grandes atores da Coreia do Sul, que atuação! Em uma cena específica senti a dor dele daqui de casa, gente. Coitado do Jin Woo! E palmas para o Hyun Bin!

Jung Hee Joo (Park Shin Hye): Dona de hotelzinho na Espanha, guia turística, tem um monte de emprego.

Hee Joo é uma jovem determinada que para manter sua família administra uma pensão chamada Bonita na Espanha, além de ter outros mil empregos. Após a morte de seus pais, ela assumiu a liderança da família já que sua avó era bem idosa e seus irmãos eram muito novos. Entretanto, ela jamais reclamou e mesmo sonhando em dedicar-se ao violão desistiu de tal sonho em prol da família que tanto amava. Hee Joo é uma mocinha comum dos dramas. Carinhosa, determinada e que sabe dizer umas verdades na cara de alguém quando necessário.
Mesmo ela sendo agradável e carismática, fiquei com a sensação de que poderia ter sido muito melhor aproveitada, afinal sua jornada pessoal na trama é pouco significativa. Em um enredo como este, Hee Joo poderia ter sido uma personagem muito mais ativa em seus desdobramentos, mais marcante, uma mulher que se jogaria no meio da loucura e assumiria riscos. Porém, ela se tornou a mocinha que espera e chora. Não é culpa da atriz, Shin estava apenas seguindo o roteiro, o erro foi da autora ao criar uma protagonista feminina tão pouco marcante. Gosto de protas que tenham atitude e infelizmente, Hee Joo não foi esse tipo. Mas, essa era a história que a autora quis contar e os personagens que ela quis retratar, então a gente só aceita mesmo né. Confira outros trabalhos da atriz tais como Pinocchio, Doctors.

Jung Se Joo (Park Chanyeol - EXO): "Despierta estamos en Granada!"

Se Joo é o irmão do meio dentre três e por ser tão apaixonado por jogos, decide criar o seu. Por morar na Espanha com sua família desde que seus pais morreram, ele opta por situar seu jogo de AR (realidade aumentada) na cidade turística de Alhambra. Passando assim a explorar toda a história cultural da mesma para ambientar seu jogo, além de inspirar seus personagens NPCs em figuras históricas do país. O que ele não previa era que seu jogo sairia de controle e colocaria em risco a vida de quem o jogasse resultando em eventos trágicos.
Se Joo tem pouco destaque na trama, mas ele é essencial para a premissa e seguimento do enredo, afinal ele é o responsável por programar e desenvolver o jogo, ou seja, quem conhece Memories of the Alhambra por completo é ele, a verdadeira mente por trás de tudo. Por esse motivo, ele se torna a principal chave para acabar com os erros do jogo, o que faz o Jin Woo iniciar uma verdadeira jornada para encontrá-lo após seu desaparecimento. Foi um personagem com poucos momentos nas cenas, mas que me cativou com seu jeito de menino sonhador e o Chanyeol conseguiu transparecer isso muito bem. Admito que fiquei com pena do Se Joo por ele ter passado por tudo que passou, afinal a intenção dele era criar um jogo, algo que gostava e poderia lhe trazer diversão e dinheiro, ele jamais quis criar uma jogo louco sobrenatural que matava pessoas. Enfim, tenho certeza que irão gostar dele e se perguntar sobre seu desaparecimento em todos os episódios. Haha' Confiram o Chanyeol no filme So I Married an Anti-Fan e mini drama EXO Next Door.

- Relações interpessoais que me encantaram.

Há muitas relações que me cativaram enquanto assistia o dorama. Dentre elas, preciso citar a parceria entre o Jin Woo e seu fiel secretário Seo Jung Hoon (Min Jin Woong). Os dois protagonizaram cenas leves, divertidas e com grande carga emocional, demonstrando que a relação ultrapassava os limites dos negócios, não era apenas algo de CEO e secretário, eles criaram uma amizade. Nos momentos mais críticos, Jung Hoon provou que gostava mesmo do Jin Woo como amigo e que estaria disposto a arriscar-se por ele. Isso me tocou profundamente, então ver o que aconteceu posteriormente com esses dois me partiu o coração. O fato é que eu amei esse leve e sutil bromance.
Além do bromance, preciso citar também todo o cenário familiar da família Jung. Gostei da vovózinha e principalmente da irmã mais nova, Jung Min Joo (Lee Re). Min Joo protagonizou um leve sismance com sua irmã mais velha e eu gostei do modo como elas retrataram uma dupla de irmãs comuns. Entretanto, o destaque de relação interpessoal vai mesmo para a Min Joo e o Jin Woo. A divertida e carinhosa relação entre os dois surge gradativamente e de modo inesperado, afinal ninguém imaginou que eles se tornariam conhecidos tão próximos, mas as poucas cenas entre essa dupla foram suficientes para nos fazer sorrir e nos cativar. Eu AMAVA a interação entre esses dois! 

- Emma: Uma personagem jogada fora. Que pena.

Uma personagem que criou grande expectativa, ao menos para mim, foi a Emma. Ela era um NPC do jogo e foi criada pelo Se Joo em homenagem à sua irmã, o próprio significado dela era justamente a representação que ela tinha na vida dele e isso realmente me tocou. O triste é que a personagem se torna apenas um item, nada mais que isso e senti como se ela estivesse sendo mal explorada. Até mesmo quando ela poderia se tornar a chave para algum desdobramento clímax como exemplo nos últimos episódios, isso não acontece. A Emma informa sua função no final, porém não a realiza como deveria, o que também me deixou desapontada. É isso. Os demais personagens vocês conferirão no dorama.

- Um romance fora de contexto?

Li alguns comentários que mencionavam o romance como algo desnecessário e sinceramente não concordo. Acho que a inserção do romance entre o Jin Woo e Hee Joo conseguiu trazer uma atmosfera mais doce ao dorama proporcionando cenas menos preocupantes e densas, além de que, achei a construção dos sentimentos deles aceitável. Não foi aquele ship que me faz shippar loucamente, mas diante do contexto, achei importante o Jin Woo encontrar alguém que lhe despertasse amor novamente, afinal ele já tinha passado por dois casamentos mal sucedidos e em um deles perdeu sua amada para o melhor amigo. Claro que no começo é impossível não sentir raiva do Jin Woo porque o motivo por trás de seu interesse e aproximação repentina em relação a Hee Joo é devido ao seu objetivo maior, o qual envolve o jogo. Entretanto, à medida que os desdobramentos surgem o romance conquista um espaço mesmo que pequeno e se torna algo a mais na trama, um complemento que tem seu próprio valor.

A forma como desenvolveram o casal me agradou, eles simplesmente se apaixonam e o amor surge assim, sem motivo, sem porquê ou para quê, apenas surge. Foi bacana ver quando eles perceberam estar apaixonados um pelo outro e demonstraram isso, não teve perda de tempo, eles se entregaram ao que sentiam quando não puderam mais conter. O romance não é o foco, mas conseguiu ter seu espaço na medida do possível e a interação entre Hyun Bin e Shin Hye era carismática à sua maneira. Ele até conseguiu fazer ela abrir a boca ao beijar. hahaha O mais importante para mim foi poder ver o Jin Woo feliz e encontrando conforto na Hee Joo mesmo que por pouco tempo. Pode não ter sido O casal, mas curti o romance. E para mim, o mais memorável foi poder acompanhar o Jin Woo amando alguém novamente, alguém que acreditava nele e o valorizava de um modo que nenhuma outra jamais fizera.

- O final que me decepcionou. Fiquei frustrada.

Então, o fato de eu amar acompanhar a trama e ficar realmente envolvida com ela devido ao seu ritmo e mistérios poderia resultar em um surto doramático daqueles bem marcantes, mas só se no fim tudo tivesse valido a pena. Mesmo gostando do ritmo que tanto me fez ansiar os episódios seguintes e resolução de mistérios, o final em si me fez sentir como se tivesse levado um banho de água fria. Talvez a culpa tenha sido minha por criar tanta expectativa em cima das respostas que poderiam surgir. Talvez. Mas, sério pessoal, não consigo aceitar aquele final. Até o episódio 14 estava ainda ansiando por respostas para tantas questões deixadas ao decorrer da narrativa e tinha esperanças de que o título mesmo com alguns defeitos que comentei anteriormente ainda poderia se tornar um dos meus queridinhos, porém isso não aconteceu e fiquei frustrada. Decepcionada. A autora quis tanto inovar e contar uma história diferenciada que se perdeu dentro dela e deixou furos soltos no ar. Claro que ela tem o direito de esquecer um item aqui e outro ali, mas sinceramente foram falhas que não consigo aceitar porque contradizem por completo tudo que ela montou como sua teoria principal para explicar as perguntas. E gente, sinceramente, o final do Jin Woo foi MUITO INJUSTO.  Poxa, os vilões ganharam fins justos, mas o fim do mocinho ficou supostamente por nossa conta? Que sacanagem da autora! Por mais que tenha sido uma cena sugestiva para dizer ao telespectador " a partir daí, acredite no que quiser. Escolha o final feliz e sorria. Não vou me atrever a explicar com todas as letras para não ser xingada.", para mim, ficou bem claro o que aquilo significou. Enfim, estou MUITO CHATEADA. O parágrafo abaixo tem comentário com spoiler e se não assistiu ao dorama pula para a OST, os demais leiam.

COMENTÁRIO DO FINAL COM SPOILER.

Para mim, o final do Jin Woo foi extremamente INJUSTO. O moço lidou sozinho com o jogo, se machucou fisicamente e psicologicamente, mesmo assim se manteve firme e deu tudo de si para achar o Se Joo e poder reverter a situação. Aí ele consegue libertar o jovem, mas precisa consertar o jogo ainda e então descobre que a Emma pode fazê-lo. Ok. Tudo bem. Mas a Emma não apaga o erro do jogo sendo que pela cena mostrada, o erro começou a partir dela então era ela quem deveria se desfazer em pó. Ou, ao menos, era ela quem deveria conseguir acabar com os erros. Mas não. O próprio Jin Woo precisa acabar com todos os erros do jogo, inclusive com o seu secretário... Porque já não bastava Jung Hoo ter morrido e se tornado um NPC,  ele tinha que ser um dos erros e praticamente ser morto pelo Jin Woo. Isso tudo ainda foi pouco e o Jin Woo supostamente acaba virando pó e some por um ano.
Enquanto isso, Hee Joo chorou e Se Joo tentou se recuperar do choque emocional do último ano só para lembrar séculos depois que tinha uma Masmorra reservada ao Mestre do jogo que poderia ser o lugar onde o Jin Woo estava. Com isso, a autora explicou onde o Se Joo estava durante o ano em que ficou desaparecido. Olha só, ponto para ela. Entretanto, ao invés dela fazer o Se Joo ir até a Masmorra e encontrar o Jin Woo, ela faz o Jin Woo supostamente ser alguém que ajuda jogadores em momentos difíceis e a trama se encerra com a Hee Joo correndo até ele. Gente, na minha cabeça isso significou que Jin Woo tinha virado um NPC e não que ele estava vivo em carne e osso dentro do jogo, afinal o pó encontrado na igreja tinha o nome de usuário do Jin Woo, o Zinu. Sério, como dizer que esse final foi feliz? Depois de tudo que o pobre do Jin Woo passou, o mínimo que ele merecia era ser resgatado uma vez na vida e ser feliz em um outro casamento. Além de que, não tem lógica o Jin Woo ser um erro porque se ele fosse, tecnicamente o Se Joo também seria e deveria ter morrido. E digo mais, se o Jin Woo precisava matar todos os possíveis erros do jogo por que raios o Marco foi esquecido no churrasco? Nada fez sentido nesse final. Estou chateada! Enfim, tentei relevar e pensar que nem tudo na vida precisa de respostas, mas em uma trama como essa foi impossível descartar tal ponto. Não precisava responder todas as perguntas nos mínimos detalhes, porém deixar nós e mais nós na cabeça do telespectador para depois explicar menos do que deveria traçando uma linha de furos no enredo é algo que chateia bastante. Chateada estou.

FIM DE SPOILER.

- OST: Melhor item do dorama!

Pois é, Memories of the Alhambra foi um dorama que amei acompanhar até o episódio 14 por me envolver completamente com seus mistérios, mas que me deixou frustrada e muito chateada com seu desfecho. Senti como se o potencial enorme da premissa tivesse sido desperdiçado e mesmo aceitando tantos pontos que não estavam me agradando teria gostado mais do título se o final fosse menos injusto e sem tantas pontas soltas. Me arrependo de ter visto? Não. Porém, ficou aquela sensação incômoda de que poderia ter sido muito mais. E sobre os doramas desta roteirista, ainda prefiro W. Concluo com a minha OST preferida do dorama e os convido a comentar sobre, vamos trocar opiniões e me contem, gostaram do final ou não?

Star (Little Prince) - Loco feat U SeungEun



3 comentários:

  1. Eu ri com alguns dos termos "esquecido no churrasco" (kkkk)

    Eu na verdade gostei bastante do casal. Minha cena favorita foi quando ele passou a viver a base de tranquilizantes e o Jin Woo descreve que todo mundo foi embora e o deixou... Menos ela (e o secretário)

    Ele passou o drama todo sem nem sequer poder respirar. Como ele mesmo disse o cara que ele considerava irmão furou seu zoio, o cara que considerava pai tentou meter ele na cadeia, a mulher que ele amou fincou chifres nele e o jogo que lhe daria fortuna quase o matou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio!

      A ideia era divertir um pouco e tornar a leitura mais dinâmica, fico satisfeita por ter conseguido isso. hehe

      Eu esperava mais do romance, mas também gostei muito de como eles se aproximaram e da forma como a Hee Joo se tornou um apoio para o Jin Woo, afinal estava tudo tão caótico na vida dele que era necessário alguém que lhe desse esperança e provocasse sentimentos bons.

      Exatamente! Ele sofreu horrores todo o tempo e eu teria aceitado tanto sofrimento se o fim fosse mais justo, mas para mim o desfecho só piorou ainda mais a situação dele. Pobre Jin Woo.. Ainda continuo muito chateada com esse final...

      Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Acho que o casal não aconteceu, foi muito ela indo atrás e ele fugindo. No fim ele decidiu ficar sozinho. Não vejo outro desfecho.

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo