Memorist [K-Drama]


ATENÇÃO: Não me responsabilizo por eventuais surtos ao decorrer desta resenha, pois fui completamente fisgada por esse dorama e me tornei uma enorme fã dele. Sinceramente, já considero este um dos melhores enredos deste 2020 e um dos meus favoritos da vida!


Sinopse: Baseado no webtoon com o mesmo nome, “Memorist” é um thriller de mistério que conta a história de Dong Baek, um detetive com poderes sobrenaturais, enquanto se depara com um misterioso caso de assassinato em série.
Gênero: Ação, Thriller, Mistério, Fantasia, Investigação
Nº de Episódios: 16
Ano: 2020
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download e online), Subarashiis Fansub (download e online)

Como AMEI LOUCAMENTE Memorist mesmo quase infartando semanalmente devido à ansiedade e tensão dos episódios, além de quase fritar meu cérebro com as teorias advindas deste complexo enredo, decidi que farei o post de maneira diferente. Ao invés do modo convencional irei aqui apresentar para vocês OITO razões que fazem deste título um dos melhores do ano e consequentemente, merecedor de sua atenção. Sério, vocês precisam assistir esse dorama! Confiram abaixo os porquês.

1) Enredo complexo mas muito bem elaborado. Com direito a um homem com a habilidade de ler memórias, polícia caçando serial killer, reviravoltas inesperadas. Tensão, ação e nervosismo. Prepare-se para pensar!

Memorist é baseado em um webtoon de mesmo nome. Não li o webtoon, mas em certo momento da história fiquei desesperada por respostas e busquei informações na internet e com outras dorameiras surtadas pelo título, então descobri que há diferenças significativas entre a versão em quadrinhos e a adaptação. Não irei entrar em detalhes a fim de evitar spoilers então irei comentar neste post apenas sobre o dorama. Memorist conta a história do detetive Dong Baek, o qual tem a capacidade de ler as memórias das pessoas a partir de um toque. Ele é conhecido em seu país por sua habilidade e muitos até se esquivam dele para evitar serem "lidos". Eis que casos de assassinato surgem e um suposto serial killer está à solta, então o detetive Dong decide investigar e encontrar o culpado. Mas, surgem uns probleminhas devido ao seu temperamento esquentado e a promotoria começa a persegui-lo. Em contrapartida, uma profiler habilidosa chamada Han Sun Mi está investigando o mesmo caso e devido aos mesmos interesses faz uso do detetive Dong para quem sabe assim descobrir a identidade do culpado. A questão é que esse caso traria à tona uma série de outros e por causa dos suspeitos em comum e de outros acontecimentos, Dong Baek e Han Sun Mi precisam unir forças. Só que ao contrário de muitos outros thrillers investigativos que assisti, Memorist não foca em uma única direção. Ele apresenta sim seu vilão principal, o Eraser (Apagador/ O Borracha), em certo momento, e enquanto o telespectador desconfia de tudo e de todos para descobrir a verdadeira identidade deste, o enredo não entrega as pistas de uma única vez. É realmente uma investigação gradativa. As pistas são dadas aos poucos, nos momentos oportunos. Tudo isso faz com que você aumente sua lista de suspeitos e desconfie de todo mundo. Sim, todo mundo meeesmo. Inclusive, os protagonistas. E se prepare porque aqui não temos apenas uma linha de investigação, pois há vários vilões e monstros que precisam ser pegos para que enfim, tudo faça sentido e o antagonista real apareça. Sinceramente, em determinado ponto da história eu estava com medo de que o grande vilão fosse um dos meus personagens queridos, e a trama é tão correlacionada entre si que precisei realmente pensar sobre a cronologia e organizar as ideias para não me perder na história. Gente, eu desconfiei até de mim mesma por acreditar em quem talvez não merecia. Olha o nível do enredo! E nem vou comentar os plot twists que esse dorama tem! É cada evento surpresa que se você for fraco do coração é bem capaz de infartar. Haha' 
Com um enredo complexo que traz uma história principal camuflada por várias outras secundárias que tem relação com a peça central, Memorist te faz surtar, ansiar e enlouquecer pensando nas possibilidades. É uma linha de investigação única que te apresenta as pistas para que você as ligue devagar até que a revelação final surja e te deixe surpreso, pois mesmo com uma lista com infinitos suspeitos não há como descobrir sem o necessário quem é o grande vilão. Além de que, temos um enredo investigativo com muitas cenas de ação, e momentos repletos de tensão que te farão ficar à beira de um ataque de nervos. E deixo claro aqui que os temas apresentados no enredo são pesados então se você não está bem emocionalmente o título pode trazer certos gatilhos, por isso só recomendo que veja o dorama quem realmente estiver disposto. Sério, alguns momentos e casos são muito fortes, então cuidado. No mais, Memorist foi um enredo complexo mas extremamente bem bolado porque tudo se encaixa perfeitamente no fim. E continuem lendo o post porque ainda tem muitos outros motivos que fazem deste título merecedor de um lugar na sua lista.

2) Dong Baek (Yoo Seung Ho), o protagonista detetive com poder sobrenatural de ler memórias que tem pavio curto e ama chutar a cara de bandidos.

Nosso protagonista é o detetive Dong Baek. Dong Baek tem uma capacidade sobrenatural de ler as memórias das pessoas por meio do toque físico e ele aproveita isso para encontrar pistas que possam levar à polícia às evidências e assim conseguir prender os criminosos. Porém, Dong Baek tem a incapacidade de manter a calma e quando lê memórias de bandidos, seu pavio curto vem à tona e ele logo chuta a cara de quem quer que seja. Digamos que pavio curto é o sobrenome dele. No início, é fácil julgar nosso detetive como um mero cabeça quente, mas à medida que a trama avança se torna mais fácil compreender os sentimentos dele. Dong Baek enxerga nas memórias mais do que os crimes dos criminosos, ele vê e sente o desespero, dor e tristeza das vítimas, e se coloca no lugar delas. Por tal motivo, ele se enoja com os criminosos e perde a calma querendo literalmente espancá-los. Inicialmente, pouco se sabe sobre como ele descobriu seus poderes e o que o fez contar para o mundo sobre sua habilidade, mas a história do prota é apresentada gradativamente e podemos acompanhar o caminho que o fez se tornar este tipo de detetive. 
Eu AMEI o Dong Baek e seu jeito esquentadinho que, na verdade, era um disfarce para a alta empatia que tinha para com as pessoas e acima de tudo, admirei sua determinação em descobrir a verdade mesmo machucando-se muito no processo. Seung Ho é um dos meus atores favoritos da Coreia do Sul e aqui em Memorist, ele estava PERFEITO novamente. É incrível como ele consegue me emocionar e comover com suas expressões. Se eu já amava Seung Ho desde I Miss You, posso afirmar que agora esse amor se expandiu e não posso mais controlá-lo. Recomendo que também confiram o amor da minha vida em seus outros trabalhos como My Strange Hero, I'm not a Robot, Remember, Imaginary Cat.

3) Han Sun Mi (Lee Se Young). Uma profiler séria, determinada e que desconfia até de você.

Han Sun Mi é uma superintendente da polícia metropolitana e uma exímia profiler. Ela possui a capacidade de traçar características psicológicas dos criminosos e assim compreender seus comportamentos com base na psicologia humana. O verdadeiro motivo pelo qual Sun Mi decidiu tornar-se uma policial é revelado posteriormente, mas desde o começo percebe-se quão focada ela é, e cada uma de suas ações são calculadas e cautelosas. O que mais admirei na Sun Mi foi a capacidade de raciocinar com o cérebro e não com as emoções mesmo quando as situações eram emocionalmente críticas e tensas. Apesar de aparentar ser um pouco fria, na verdade, ela possuía sim empatia para com as vítimas, mas acima de tudo sabia que manter a calma era necessário para poder enxergar e decidir o passo que deveria dar adiante. As avaliações psicológicas e decisões racionais da moça foram importantíssimas em diversos momentos, inclusive no momento mais crítico para o Dong Baek. E confesso que fiquei surpresa por ela não ter duvidado levianamente do contexto, ela apenas raciocinou e chegou às suas próprias conclusões. Uma mulher admirável que todo o tempo sabia muito bem o que estava fazendo. Se Young tem ganhado meu carinho a cada trabalho e posso afirmar que aqui em Memorist, ela me conquistou de vez. Confiram outros trabalhos dela: Doctor John, The Crowned Clown, A Korean Odyssey, The Best Hit.

4) Uma família chamada Avengers!

Dong Baek não trabalha sozinho e como auxílio tem dois detetives, o ahjussi Goo Kyung Tan (Ko Chang Seok) e jovem Oh Se Hoon (Yoon Ji On - Be Melodramatic). Os dois auxiliam o Dong nas investigações a partir das pistas que ele lê nas memórias das pessoas, e cada um à sua maneira é muito importante para o detetive telepático. É aquele bromance apaixonante e encantador. Aquela parceria única que nos faz rir, mas também emociona. O mais encantador para mim foi poder ver como Kyung Tan e Se Hoon preocupavam-se e cuidavam do Dong Baek, compreendendo quão difícil era para ele lidar com o que podia ver nas memórias dos outros. Eles sabiam como o Dong se sentia e o ajudaram a superar as dificuldades que surgiram. Uma verdadeira família! E outra pessoinha que também entrou inesperadamente para o time foi a Han Sun Mi. Eu AMEI as interações desse quarteto. Esse grupo de Avengers que se intitulavam como Batman, Robin, Alfred e Comissário Gordon me encantou completamente. Uma mistura de Marvel e DC que eu AMEI MUITO e me deixou uma baita saudade.

5) Um vilão memorável! Mas quem é na verdade o vilão? Eu? Você? QUEM?

Memorist (2020) - MyDramaList
O ponto principal de Memorist é descobrir a identidade do grande vilão da história, o qual é intitulado Eraser. E sério não tem como adivinhar quem ele é até que a trama o revele. Como mencionei no primeiro motivo deste post, a trama possui casos que inesperadamente se relacionam, relacionando também diversos personagens e tudo para que no fim chegássemos a um ponto. E cada personagem foi importante para este fato, além de que, cada pista dada só fez sentido no momento de ser usada. Esse foi o diferencial de Memorist. Não há nada jogado aleatoriamente e cada item foi mostrado ao expectador no momento certo e o mistério só é resolvido com todas as peças, exatamente por isso não temos como descobrir quem é o vilão até que todas as peças do quebra-cabeça estejam à mostra. Foram tantos suspeitos que eu fiquei louca. Em determinado momento estava desconfiando até dos mocinhos e de mim mesma. E sério, desconfiem mesmo! Não deixem nada passar. E saibam que talvez as boas pessoas não sejam realmente boas. E depois de tanto fritar os neurônios e quase surtar de ansiedade sem saber quem era o Eraser, sem saber se ele era alguém em quem confiei ou não, eis que a bomba é jogada e a revelação é GENIAL. Palmas para esses roteiristas! Eu pensei em uma teoria do tipo, mas não da forma como foi. O Eraser é realmente um vilão a se temer e alguém único. Alguém que se tornou um monstro para pegar os monstros que o destruíram. Admito que senti pena do vilão e fiquei abalada com sua revelação sobre o triste passado que enfrentou. Para mim, ele se tornou um vilão memorável!

6) Personagens secundários bem inseridos na história. Todo mundo é importante por algum motivo.

Memorist.S01E10.200409.1080p-NEXT GIF by Hyosung | Gfycat
Outros personagens que também são importantes para o enredo são Kang Ji Eun (Jeon Hyo Sung), uma fã do Dong Baek e jornalista. Ji Eun tentou ao máximo fazer seus superiores entenderem a obrigação que a mídia tem ao noticiar algo, mas quando ela percebeu que seus superiores não estavam preocupados em mostrar a verdade e sim manipular as notícias, ela jogou tudo para o alto e fez o que precisava ser feito. E nesse momento, a admirei completamente. Além de que, ela também ajudou os Avengers em certa ocasião, o que provou sua boa índole.
Outros personagens que são bem inseridos na história e importantíssimos para o desenrolar da mesma são Lee Shi Woong (Jo Sung Ha) e Jin Jae Gyu (Jo Han Chul - Romance is a Bonus Book). Shi Woong é chefe do distrito no qual Han Sun Mi trabalha e o Jae Gyu é um personagem misterioso que aparece em determinado ponto da história. Esses dois personagens foram a definição da palavra surpresa porque cada um em algum ponto do enredo proporcionou um plot twist interessantíssimo. E para descobrirem qual plot twist, terão que assistir ao título. E sério, prestem atenção no Jin Jae Gyu, em sua história de vida e na atuação impecável do Han Chul. Fiquei admirada!
No mais, temos muitos outros personagens importantes tais como o subordinado do Shi Woong, o Byun Young Soo (Son Kwang Eop) que é também responsável pela equipe de investigação sendo chefe direto da Sun Mi, e muitos outros policiais e outros personagens que são necessários para compreendermos a história como um todo. Nenhum caso retratado tampouco os personagens são aleatórios, cada um está presente por determinado motivo e tudo tem um porquê para ser apresentado ao telespectador. Cada caso e personagem é importante. Então prestem atenção para não se perder! Hehe'

7) Não tem romance, mas o ship dos bastidores é real(?)!

Dorameiras sempre perguntam se há romance, mas como bem sabemos thrillers geralmente não apresentam esse gênero. Então não espere relacionamento amoroso entre Dong Baek e Han Sun Mi. Saibam que eles inicialmente se "aturam" e gradativamente se tornam parceiros. Eu, particularmente, amei a forma como ambos começaram a respeitar e reconhecer as habilidades um do outro. Sun Mi achava que Dong Baek era um esquentadinho incapaz de manter autocontrole, mas percebeu que era muito difícil para o Dong manter a calma ao encarar memórias cruéis. Por outro lado, Dong Baek percebeu que a calculista Han Sun Mi era capaz de ter empatia pelas vítimas e não apenas tratá-las como estatística. Gradativamente, eles começam uma parceria e mesmo com os empecilhos que surgem, decidem juntos buscar a verdade mesmo que ela seja extremamente dolorosa e cruel. Admito que caí de amores pelos dois juntos, mas nem tanto pela química na telinha pois os atores sabiam manter com profissionalismo a carga dramática e séria da trama, o que me deixou louca de amor mesmo foi ver Seung Ho e Se Young esbanjando conforto, amizade e fofura nos bastidores. Sério, AMEI vê-los se divertindo e rindo tanto juntos, então passei a shippar os dois na vida real. Claro que shippo mais o oppa com uma pessoa chamada eu mesma. Se você pretende ver Memorist saiba que tem a obrigação também de conferir os bastidores porque além desses dois, o elenco inteiro se diverte muito durante as gravações e provam quão amistoso é o ambiente de trabalho.

8) Final sem pontas soltas! GENIAL!

Como mencionei brevemente nas razões um e cinco, é importantíssimo que você compreenda como os casos apresentados e os personagens destes estão ligados, assim quando a verdade for revelada tudo fará sentido. A reta final tem revelações bombásticas que aumentam a desconfiança do telespectador e ainda provocam o medo de que o grande vilão seja um personagem tão querido por todos. Mas como em Memorist nada está confirmado até que seja confirmado. Confuso né? Mas é assim mesmo. Cabe a você sofrer de ansiedade e nervosismo até que a revelação final seja feita e te surpreenda. Ah! Se preparem também para acontecimentos preocupantes que te deixarão receosos sobre o fim dos personagens... Porém, entretanto, todavia, tenha a certeza de que tudo valerá a pena no final e o desfecho é redondinho e sem defeitos. E sério, nem reclamaria se fizessem segunda temporada. Estou morrendo de saudades dessa história e principalmente dos personagens.

Bom, espero que não tenham se assustado com o meu surto. Haha' Mas, sério, ASSISTAM MEMORIST! Ah! Preciso agradecer às meninas do grupo Surtos e Teorias #Memorist no whatsapp, minhas fiéis companheiras que teorizaram, esclareceram dúvidas e surtaram comigo sobre este drama. Meninas, sem vocês eu não teria mais meus neurônios. KKK' Abaixo deixo minha faixa preferida da OST e por hoje é isso. Bye!
Headline


2 comentários:

  1. Luu do céu, amei o post! Se antes, graças aos seus surtos, eu já estava morrendo de vontade de assistir, imagina agora! Como te disse é o próximo da minha lista e assim começar vou lá surtar com você! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!
      Fiquei muito feliz por você ter assistido esse dorama e comentado comigo!
      Obrigada pelo comentário! ^^

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo