Retrospectiva ~Kpopando: 2017


Ano passado eu fiz o post Retrospectiva ~Kpopando: 2016 e ele foi muito bem recebido, então decidi repetir a dose este ano e fazer a segunda edição. Depois de muito sofrimento, momentos de dúvida e aqueles apertos no coração por ter que deixar alguns excelentes singles de fora, eis que consegui escolher, na minha mais humilde opinião, as 25 melhores faixas do kpop em 2017. Será que suas faixas preferidas estão aqui?


Antes de começar a lista primeiro preciso informar os critérios que utilizei para atribuir as devidas posições das faixas, a maioria deles são os mesmos da edição anterior porém algumas atualizações foram feitas e as comentarei abaixo. Para ser mais justa, cada grupo escolhido só aparecerá uma vez na lista, afinal são muuuitos kgroups e para termos uma diversidade maior nas posições, optei por escolher apenas UMA faixa de cada grupo em questão, mesmo que alguns deles tenham conseguido a proeza de lançar um mini álbum/ álbum completo maravilhoso ou até um número considerável de ótimos singles em apenas um ano. Além desse critério, considerei estes outros:


* Em caso de empate do tipo "não sei se gosto mais da faixa A ou B", tomei a decisão final com base nos seguintes quesitos: análise da faixa em si (melodia, estrutura), musicvideo (produção, cenários, etc) e por fim, em alguns casos, coreografia, afinal todos sabemos que certas faixas de kpop ganham atenção justamente por este ponto tão importante.
* No caso de um grupo ter lançado várias faixas que me agradaram, fui eliminando as que menos gostei considerando quais mais ouvi durante o ano, e dentre as que mais curti, selecionei a que mais destacou-se musicalmente, no sentido de atender o pré-requisito anterior.
* Algumas faixas realmente não me fizeram surtar mas por serem muito boas, analisando de forma musical, deixei o lado fã omitido, e estas acabaram ganhando uma posição aqui.
* Faixas do STATION (projeto infinito jogador de singles no mercado coreano pelo qual tenho certa antipatia) este ano foram consideradas devido ao fato de algumas - pouquíssimas - delas terem me agradado.
* Quanto às OSTs, faixas lançadas especialmente para promover doramas, estas foram desconsideradas neste post porque elas são lançadas com intuito de promover o drama em questão, então como a categoria é para os singles do kpop em si, estas OSTs fariam a mesma perder o propósito.
* E por último, mas não menos importante, escolhi sofridamente apenas 25 faixas, do contrário isso aqui não seria uma retrospectiva e sim um livro dos singles do ano.

Deixo aqui registrado que escolhi as faixas de acordo com a minha preferência pessoal, as canções que amei muito em 2017, as mais ouvidas por mim e aquelas que a meu ver foram interessantes e excelentes. Vocês podem concordar ou discordar, afinal questão de gosto não se discute, cada um tem o seu né?! O post ficará grande mas sei que lerão até o final. Né?! Então, sem mais enrolação, vamos lá!

25) UNTITLED - G-DRAGON. Esta faixa entrou na lista de melhores justamente por se tratar de um comeback tão inesperado e um tanto quanto diferente do G-Dragon, afinal estávamos acostumados a vê-lo assustando a família tradicional coreana em seus solos nada "convencionais". Porém, nosso amado Ji Yong chegou com uma faixa bem estilo "bad melancólica" que conseguiu mesmo me cativar.



24) BYE BABE - 10CM FEAT CHEN (EXO). Se em 2016 o STATION apenas enchia meu saco, ano passado o projeto da SM conseguiu me cativar com algumas faixas e especificamente esta, entrou para minha playlist do celular e creio que não sairá tão cedo. Afinal, juntar dois vocais como esses é sinônimo de maravilha. Conheci 10CM em 2017 e confesso que estou apaixonadinha pelas canções tão gostosas de ouvir da dupla, quanto ao Chen, gente, nem preciso falar nada né?! É o Chen! ♥



23) WE LOVED - BOLBBALGAN4 FEAT 20 YEARS OF AGE. Eu simplesmente AMEI esta faixa. 2017 também foi o ano em que conheci Bolbbalgan4 e elas conseguiram me conquistar por completo, além de que, esta parceria ficou tão maravilhosa que quando ouvi a faixa pela primeira vez morri de amores por ela. Ouçam esse amorzinho em forma de canção! *.*



22) SORRY - THE ROSE. Quem também me conquistou de maneira totalmente inesperada foi esta banda aqui. The Rose debutou ano passado e conseguiu me conquistar certeiramente com esta faixa, ouvi várias vezes durante o ano, e ainda ouço até hoje. Um pouco de Krock para alegrar a vida de vocês!



21) I WANDER - HA:TFELT FEAT GAEKO. Wonder Girls deu disband mas deixou suas integrantes no mercado como solistas consideráveis, e uma delas está aqui. Ye Eun trouxe uma canção com um ritmo bem relaxante e agradável, eu amei tanto I Wander que não consigo desapegar dela até mesmo agora em meados de janeiro. Percebam o nível do vício.



20) MISSING YOU - BTOB. Vocês podem me perguntar o que esta faixa está fazendo aqui e eu lhes responderei brevemente: "amei os vocais do BTOB nesta música!". Pronto. Fim. Só isso. Às vezes, a gente simplesmente gosta de uma música não pela sua melodia super original  e sim pelo fato dela ser simples e boa de se ouvir, este foi o caso aqui.



19) LONELY - SISTAR. Outra canção que eu fui ouvir pela primeira vez sem esperar muita coisa e depois não consegui parar de ouvi-la foi esta. Lonely foi o single de despedida do grupo Sistar, girlgroup que nunca fui fã mas em seus últimos comebacks conseguiu me agradar. Eu realmente gosto muito desta canção e a ouço até hoje, detalhe, ela foi lançada em maio do ano passado. :p



18) WAKE ME UP - BAP. É claro que teria BAP com seu hino de 2017 aqui! Apesar de eu ter gostado muito das faixas Honeymoon e Hands Up, só pela letra desta música, uma crítica para a sociedade, Wake me up me fez colocá-la aqui. E considerado que das três a que mais ouvi foi esta, não poderia colocar outra no lugar. Qual vocês colocariam?



17) HOBGOBLIN - CLC. Esse ano não teve 4MINUTE - só de lembrar desse disband </3 -  mas teve um grupo seguindo os passos do nosso eterno girlgroup  badass. Esta canção se tornou uma das que mais curti ano passado só pelo fato de conseguir ficar na minha cabeça por algumas semanas e me fazer querer aprender a coreografia dela. Será que eu consigo isso em 2018?


16) ALL NIGHT - GIRL'S GENERATION. Surpreendentemente eu gostei desta faixa. Sempre falei aqui que SNSD nunca foi um dos meus grupos queridos, tampouco acompanhava as moças musicalmente falando, porém devemos dar os devidos méritos ao grupo que completou 10 anos em 2017 com um single excelente. Para mim, esta faixa foi muito superior a Holiday e por isso ela está aqui. Agora nos resta saber o que 2018 reserva para o grupo após a saída de n integrantes... 



15) LOVE IS - TEEN TOP. Eu gostei MUITO desta faixa assim que a ouvi, a culpa disso é o maravilhoso instrumental da canção que me conquistou completamente, o musicvideo simples mas visualmente atrativo e o fato de ficarem repetindo "love is gone away♫" no meu ouvido. Teen Top inesperadamente entrou na lista, palmas!



14) I'M SERIOUS - DAY6. Olha se tem uma banda que me causou dor e sofrimento quando comecei a selecionar as faixas para este post, esta banda foi o DAY6. Eles lançaram faixas mensalmente ano passado através de um projeto e consequentemente muitas músicas boas foram produzidas, porém o meu sofrimento mesmo foi culpa de I WAIT. Demorei uns 4 dias para decidir se colocava I'm Serious ou I Wait aqui e por fim, depois de sofrer muuuito fiz minha escolha. Apesar de ter surtado com I Wait, a vibe de I'm Serious é tão gostosa que eu a adotei para ouvir sempre que estou animada, então assim ela conseguiu sua posição. Mas ouçam as duas porque ambas são maravilhosas! 



13) BEAUTIFUL - MONSTA X. Como não surtar com esta faixa? Sério, mesmo com Shine Forever e Dramarama, nada me fará mudar de ideia quando se trata de escolher a melhor faixa do Monsta X este ano. É beautiful e pronto. So beautifuuul, so beautifuuul ♫



12) GASHINA - SUNMI. Wonder Girls acabou mas ficou bem representado né?! Então, não sei vocês mas às vezes, vicio em uma música dias, meses, até mesmo anos depois dela ter sido lançada e aconteceu isso com esta faixa. Quando ouvi Gashina pela primeira vez até comentei no post que a mesma não tinha superado Full Moon apesar de ser boa e agora quem liga para isso? Eu tô só no ♫ wae yeppeun nal dugo gashina ♫.



11) CHERRY BOMB - NCT 127. Continuando no modo "viciei na música meses após o lançamento dela" eis que aqui aparece Cherry Bomb. Eu tinha pensado realmente em colocar Limitless, a qual acho excelente mas considerando outros critérios, principalmente a coreografia, é impossível ignorar esta faixa aqui. É isso. Viciei no ♫ nanana nanana eoseo ppali pihae right cherry bomb ♫



10) ENERGETIC - WANNA ONE. Confesso que no dia de debut do Wanna One, eu não estava ligando muito para eles, tampouco quando ouvi as faixas de debut apesar de ter ficado impressionada com o piano humano e curtido as músicas. Eis que agora tô pagando a língua e sim, pretendo ficar de olho nessas crianças porque elas prometem ser um grande grupo do kpop! Ouçam Beautiful porque ela é ótima também.



9) HELLEVATOR - STRAY KIDS. Como não surtar com esta faixa?? A JYP pretendia fazer deste um projeto para seleção de novos idols mas a coisa deu tão certo que agora o grupo irá debutar oficialmente e eu AMEI isso. Desde quando ouvi a faixa pela primeira vez adotei estas crianças e torci para que nosso chefinho da empresa debutasse os integrantes, sem tirar nem pôr. E meu pedido foi atendido. Pode vir Stray Kids em 2018! Só vem! (yn'



8) NEVER EVER - GOT7. Outro grupo que conseguiu me conquistar com seu single de comeback este ano foi o GOT7, apesar de eu ainda achar que a melhor faixa deles é If You Do admito que Never Ever é excelente. Tá bem, eles lançaram You Are mas para mim, as duas são incomparáveis. O "never ever ever never ever ♪" grudou na cabeça dos kpoppers. E grudou muito, admitam! 



7) PEEK-A-BOO - RED VELVET. Eu não sou fã das meninas mas desde o famoso Pipipipi elas continuam aparecendo nas minhas playlists e desta vez, sério mesmo, como não viciar nesse "peek-peek-a-peek-boo♪"? Gostei tanto que quero saber cantar e dançar esta faixa. Você podem perguntar, e Red Flavor? É legalzinha mas não supera esta aqui. Pura verdade né?! Fim.



6) REALLY REALLY - WINNER. Outro grupo que quase me matou de sofrimento foi este aqui, afinal em 2017 Winner lançou muitas faixas boas e todas mereciam estar aqui. Fool foi um HINO e eu amei muuito, Love me Love me também é excelente e Island, nossa, nem preciso comentar. O fato é que independente das faixas serem ótimas e eu amar mais umas que outras, falar em Winner em  2017 é automaticamente sair cantando ♫ really really really really oh wah ♫ e isso faz esta faixa super merecedora desta posição.



5) WHY DON'T YOU KNOW - CHUNG HA. Vocês podem discordar fortemente de mim mas, sério, eu não consigo descrever o quanto gosto desta música, para mim, ela foi A música do verão coreano. Chung Ha debutou como solista e me agradou completamente, tanto ao ponto de eu estar ouvindo esta faixa há praticamente 7 meses seguidos. É isso.



4) YOU IN ME - KARD. O grupo misto da nação só lançou hinos ano passado e escolher apenas um deles foi extremamente difícil, eu queria mesmo era colocar todos aqui mas regras são regras e escolhi por eliminação. Eu gostei muito de Don't Recall, Rumor, Hola Hola e Trust Me, todas! Hahaha' Entretanto, tinha que escolher apenas uma. Considerando os berros que dei cantando You in Me, ela entra na lista. 



3) AS IF IT'S YOUR LAST- BLACKPINK. Com um UNÍCO single, nosso quarteto mais amado da YG Entertainment abalou o mundo e conquistou espaço até na Liga da Justiça. Palmas!!! Olha, eu amo muito esta faixa e esta coreografia, só digo isso mesmo. Espero que em 2018 tenhamos muito mais pretorosa viu?!



2) KOKOBOP - EXO. Reis. Sério como conseguem ser tão incríveis? Beirando 6 anos de carreira com milhões de cópias de CDs vendidas e a cada ano, um hino diferente. Sei que sou suspeita para falar  pois sou exo-l assumidíssima mas vou sim panfletar meus amados porque lançar faixa de EDM feat reggae tão bem coreografada não é para qualquer um não! Vale ressaltar também que só este ano tivemos canções maravilhosas que mostraram a versatilidade e talento do EXO como grupo musical, eu amei cada CD e destaco principalmente o single e álbum Universe - Estou apaixonadíssima por ele! - e claro, nosso incrível musicvideo Power. Por último e mais importante, destaco Been Through, um hino em forma de música que todos devem ouvir quando estiverem passando por momentos difíceis. EXO é EXO.



1) DNA - BTS. Em primeiríssimo lugar, não poderia de maneira alguma escolher outra faixa a não ser esta, afinal DIENEI♫ foi simplesmente O single que alcançou o mundo, superando até mesmo os limites da Ásia. BTS se consagrou como artista internacional, se apresentou no AAA, dominou paradas musicais, e fez o mundo ver o quanto kpop é incrível. É claro que eles lançaram outras faixas excelentes como Spring Day, Go Go, Mic Drop e Not Today, mas nenhuma outra conseguiu inserir um assobio marcante desse, né gente?! 



Espero que vocês tenham curtido a seleção, comentem aí quais faixas faltaram, quais estão presentes aqui e vocês tirariam ou mudariam as posições. Esta foi minha opinião pessoal sobre o kpop 2017, e se tudo der certo, teremos uma terceira edição. Vocês querem?? Obrigada por terem lido até aqui e semana que vem tem mais retrospectiva, aguardem! :*

2 comentários:

  1. Opa mto show de bola essa retrospectiva, no meu caso foi mto bom 2017 em matéria de KPop, foi um ano de consolidação com o ritmo, fui conhecer mesmo e escutar em 2016, mas sem mto conhecimento, mas 2017 deu para ampliar bem o gosto, mas sigo sendo um rookie e este espaço que me faz conhecer cada vez mais.

    Bom, fiz minha listinha para mostrar que opção não falta, e claro voltado um pouco mais para o meu gosto. Teve vários da sua listinha claro, os meus últimos 6, 7 quase não ouvi direito, mas já tem um ponto de atenção para conhecer mais esse ano, mto em razão por conta que os 10 primeiros com várias músicas ocuparam grande parte do meu espaço em 2017. Alguns artistas como: Day6, Monsta X, Wanna One, KARD preferi escolhi outras músicas/mv's.

    Segue minha lista:

    01. BTS - DNA
    02. KARD - Dont Recall
    03. WINNER - REALLY REALLY
    04. MONSTA X - Shine Forever
    05. BLACKPINK - AS IF IT’S YOUR LAST
    06. G-Dragon – Untitled 2014
    07. Taeyang - Wake Me Up
    08. iKON - B-DAY
    09. GOT7 - Never Ever
    10. EXO - Ko Ko Bop
    11. Stray Kids - Hellavator
    12. Vixx - Shangri-La
    13. B A P - Wake Me Up
    14. The Rose - Sorry
    15. SUPER JUNIOR – One More Chance
    16. WANNA ONE – Beautiful
    17. SUNMI - GASHINA
    18. DAY6 - DANCE DANCE
    19. SEVENTEEN – Don’t Wanna Cry
    20. NU’EST W – Where You AT
    21. PENTAGON – RUNAWAY
    22. ASTRO – Crazy Sexy Cool
    23. NCT 127 – Cherry Bomb
    24. Highlight - Can Be Better
    25. SF9 - O SOLE MIO


    BTS claro que tinha que ficar em 1º lugar, senão tivesse DNA já seria pq Spring Day/Not Today no começo do ano foi literalmente um tiro. Mas DNA foi um marco extraordinário. Agora me surpreendi com vc ter escolhido YOU IN ME do KARD, gosto dela, mas pensei que vc escolheria Dont Recall ou Rumor, essas 2 são hinos pra mim, kkkk.

    P.S. Vc poderia fazer uma listinha/retrospectiva com os melhores Dance Practice MVs de 2017, concerteza entraria algumas músicas que acabaram nã tendo MVs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Que bom que gostou de kpop. E a ideia da categoria era justamente apresentar o kpop e seus grupos maravilhosos aos iniciantes, bem como ser um espaço para os mais veteranos comentarem sobre debuts, comebacks, e apresentarem grupos novos. Fico feliz do blog ter te ajudado neste processo de conhecimento do ritmo.
      Conferi sua listinha e amei, na verdade muitos dos que você colocou estavam na lista inicial da retrospectiva, porém excedia o limite de 25 faixas. Aí eu tive que começar o processo de eliminação, uma pena, sofri muito. ahsuahua' Gostei muito das suas faixas escolhidas.
      DNA foi sim um marco extraordinário e merecidamente mereceu a primeira posição. Eu quase fiquei com HOLA HOLA mas como eu disse, os berros que dei e dou dando You In Me são indiscutíveis sabe?! HAUSHUAHAU'
      Olha, ano passado eu não conferi de maneira pontual os dance practice do ano passado, porém gostei bastante da sua ideia. Vou tentar dar mais atenção a isto este ano e quem sabe fazer uma retrô sobre ano que vem. Obrigada pela ideia e o comentário, e por sempre apoiar a categoria. <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo