Por Dentro dos ~Doramas Parte 1/ 2019


Acho que ninguém esperava que eu ainda fosse publicar estes posts de retrospectivas, mas claro que não perderia a oportunidade de comentar sobre tudo que marcou meu 2019 quando o assunto é a dramaland. Portanto, a partir de hoje inicio o conjunto de retrospectivas do blog para os dramas lançados no ano passado e convido-lhes a relembrar comigo os personagens, mocinhos, vilões, e etc que tanto nos marcaram ano passado.


Nesta primeira retrospectiva sempre comento algumas categorias, tais como melhores protagonistas femininas e masculinos considerando os dramas exibidos do ano em questão, apenas doramas que iniciaram em 2018 e finalizaram em 2019 ou os finalizados em 2019, excluindo os que mesmo iniciando em 2019 ainda estão no ar ou foram finalizados no início deste ano. Talvez alguns personagens destes dramas de 2020 estejam presentes na próxima retrospectiva. No mais, vamos às categorias e seus representantes que tanto me marcaram.

- MELHOR PROTAGONISTA MASCULINO

3) Cha Yo Han (Ji Sung) - Doctor John

Um dos médicos mais memoráveis que tive a oportunidade de conhecer neste mundo doramático. Yo Han foi um protagonista memorável por sua capacidade profissional, um gênio da medicina capaz de diagnosticar um paciente em dez segundos. E além disso, Yo Han foi alguém capaz de despertar minha curiosidade e afeto, pois sua história era algo a ser considerado. Um ex-detento que consegue uma nova oportunidade em um grande hospital e esforça-se para manter sua posição pois tudo com o que ele se importa é salvar seus pacientes. O motivo de Yo Han ter sido preso, e sua própria história de vida são memoráveis e o tornam um protagonista ainda mais interessante. Me apeguei à ele torcendo para que de alguma forma conseguisse sentir-se acolhido, menos solitário e pudesse enfim deixar de ser emocionalmente contido permitindo-se se aproximar e amar o próximo.

2) Wi Dae Han (Song Seung Heon) - The Great Show 

Não poderia deixar de citar o político pai de família que marcou consideravelmente meu 2019. Wi Dae Han sonha com uma oportunidade política que o faça chegar a Assembleia Nacional, mas devido a um acontecimento tudo que consegue é ser taxado como pecador. Para limpar sua imagem, ele decide aceitar um contrato com uma garota que chegou à sua casa pedindo abrigo dizendo ser sua filha. Além de cuidar dela, ele aceita cuidar dos três irmãos da menina, assumindo assim uma função de guardião das crianças. O melhor de tudo é que o inicial político mentiroso que só pensa em suas próprias ambições torna-se um verdadeiro Pai para cada um destes jovens. Amei acompanhar o amadurecimento do Dae Han ao decorrer da trama e considero este um dos melhores desenvolvimentos já feitos para protagonista masculino doramático. Me apaixonei pelas diversas facetas do Dae Han e tenho certeza que quem assistiu ao título também se encantou por ele.

1) Padre Kim Hae Il (Kim Nam Gil) - The Fiery Priest

Não poderia ser outro né. É claro que o Padre Kim se tornou o prota masculino mais memorável do meu 2019 porque um Padre que simplesmente parte para a briga sem pensar duas vezes não aparece todo dia na dramaland. Após uma tragédia com um padre de sua paróquia, Padre Kim decide participar da investigação e encontrar o criminoso por conta própria, o que significa partir para a briga quando necessário. Com paciência zero, pavio curtíssimo e boas capacidades como lutador por ter sido anteriormente membro do exército, nosso Padre é o ser religioso mais icônico já visto nos doramas. Além de tudo isso, ele era um homem justo, caloroso e corajoso capaz de ensinar inúmeras lições valiosas, por esses diversos motivos o considero o melhor prota masculino de 2019

Antes da próxima categoria menciono brevemente protagonistas que quase conseguiram um lugar neste TOP3. Cito Jin Hyuk (Park Bo Gum) de Encounter que me ensinou a enxergar beleza nas pequenas coisas. Um poço de humildade que encanta com seu sorriso sedutor e sua personalidade iluminada. O tipo de homem que todas nós gostaríamos de namorar. Falando em rapazes perfeitos para namorar temos o Gu Wei Yi de Put Your Header on my Shoulder, um nerd que à sua maneira mostra que amar alguém é dar e respeitar o espaço da outra pessoa, além de ser uma fofura em pessoa. Claro que há também o escritor Cha Eun Ho (Lee Jong Suk) de Romance is a Bonus Book, o qual me encantou com sua doçura, maturidade e carisma.
E na lista de homens que me encantaram a ponto de eu querer namorar com eles, NÃO posso jamais esquecer de citar Ryan Gold (Kim Jae Wook) de Her Private Life. Ryan soube respeitar e admirar os gostos pessoais de quem amava e mesmo quando confundiu as situações e concluiu coisas que não eram verdade, ele não demonstrou preconceito e apenas respeitou sua colega de trabalho. Ryan provou que para ser homem NÃO precisa ser machista. É disso que a dramaland e o mundo precisa, homens que saibam RESPEITAR. Falando em respeito, temos a própria definição da palavra quando citamos o Yong Shik (Kang Ha Neul) de When the Camellia Blooms. Um homem que lutou por quem amava e decidiu assumi-la com todos os seus prós e contras, além de entregar-se loucamente ao seu objetivo para proteger esse amor. Não há elogio capaz de fazer jus ao Yong Shik. Simplesmente não há.  E se eu esquecesse meu Nok Du (Jang Dong Yoon - The Tale of Nokdu)  e Lee An (Park Jinyoung do GOT7 em He is Psychometric) mereceria um tapa na cara. Nok Du foi mais feminino que eu e você, e ainda assim soube ser respeitoso independente da situação. Um garoto que mesmo tão jovem tomou decisões difíceis e batalhou até à exaustão para fazer o que era certo. Já Lee An também possuía um lado jovial e brincalhão, mas amadureceu significativamente ao decorrer da trama tornando-se alguém maduro o suficiente para enfrentar e superar dolorosas situações, além de demonstrar empatia e consideração nos momentos mais sombrios de sua vida.
Não posso esquecer do anjo que todo mundo amou, mesmo ele não sendo pertencente à linha dos meros mortais ainda assim é válida a menção honrosa do Kim Dan (L - Infinite) de Angel's Last Mission: Love, afinal ele foi ENCANTADOR. E por fim, cito meu mais INJUSTIÇADO prota de 2019, pobre Jin Woo (Hyun Bin) de Memories of the Alhambra, o qual lutou até o fim mesmo sofrendo golpe atrás de golpe. Sério, quase tive um ataque de desgosto porque um homem tão determinado, corajoso e guerreiro merecia um poço de felicidade no fim de sua caminhada. É isso. Lhes afirmo que 2019 foi um ano memorável para protas masculinos e nem citei todos que queria aqui, afinal são muitos.

- MELHOR PROTAGONISTA FEMININA

E se os protagonistas masculinos foram marcantes, as mocinhas também não ficaram para trás. Antes do TOP3 preciso citar algumas moças que poderiam muito bem ocupar uma destas posições posteriores, e só não o fizeram porque de algum modo consegui escolher apenas três preferidas, o que admito, foi bem difícil. Afinal, entre tantos títulos excelentes, posso afirmar que as protagonistas doramáticas estão cada vez mais sendo "fora do clichê", o que é completamente satisfatório. Cito a memorável Cha Woo  Kyung (Kim Sun Ah) de Children of Nobody que me levou às lágrimas e me fez admirá-la por não ter surtado em meio à tanta dor e sofrimento. Uma mulher incrivelmente forte. Falando em sofrimento, o que dizer da Yeon Seo (Shin Hye Sun) de Angel's Last Mission: Love? Uma mulher que ficou presa às suas próprias dores e tristezas, mas soube encontrar em si mesma a vontade de continuar vivendo mesmo quando tudo era difícil. Outra que esbanjou força foi a Dong Joo (Kim So Hyun - The Tale of Nokdu), pois para cumprir seu propósito ela chegou até a cogitar não viver o amor doce que chegou em sua vida. Uma mocinha que sozinha descobriu que alguns ressentimentos precisam ser deixados para trás.
Falando em ressentimento, quem foi rainha neste quesito foi a Jang Man Wol de Hotel del Luna (IU). Uma mocinha nada convencional, não é doce, meiga tampouco generosa, pelo contrário, Man Wol sabia muito bem ser má. Mas mesmo sendo cheia de defeitos, Man Wol foi memorável por seu desenvolvimento. Uma prota que aprendeu a libertar-se de sua amargura emocionando-me durante o processo. Por fim, registro aqui quão representada me senti pela fangirl Deok Mi (Park Min Young - Her Private Life) que me inspirou a ser quem eu sou sem me importar com a opinião alheia. Ainda há MUITAS protas que eu gostaria de citar neste post, mas como este tópico já está enorme e ainda há categorias para comentar antes que isto aqui vire um livro, irei me conter. E isto prova que 2019 foi um ano significativo cheio de mocinhas inspiradoras e admiráveis.

3) Moo Seok Hee (Im Soo Hyang) - Graceful Family (em breve resenha)

O que mais me conquistou nesta mocinha foi justamente o fato dela ser completamente fora dos padrões. Seok Hee é uma ricaça arrogante que poderia ser apenas isso, mas sua história e forma como precisa lidar com a família a tornaram memorável. Com seu sarcasmo e deboche, ela enfrentou os familiares nojentos e buscou a verdade sobre seu passado com unhas e dentes, enfrentando o que viesse pela frente. Um mocinha determinada que sabia o poder que uma mulher tem em mãos, e mesmo sendo arrogante, ela sabia ser generosa e justa à sua maneira. Uma mocinha não convencional que me marcou consideravelmente. Inclusive por protagonizar uma das cenas mais icônicas dos doramas em 2019, sua ida ao velório do peixe toda trabalhada em um vestido vermelho elegantíssimo. Que cena!

2) Oh Dong Baek (Gong Hyo Jin) - When the Camellia Blooms

Não poderia deixar a Dong Baek fora desta lista, pois ela foi uma das mocinhas mais inspiradoras. Dong Baek lutou contra o preconceito por ser mãe solteira e administrar um bar sozinha, mas mesmo sofrendo tantas ofensas, ela se manteve firme para poder criar seu filho. O mais memorável da Dong Baek é o florescer dela, a forma como ela gradativamente aprende a se impor e externalizar seus sentimentos, seus anseios e força. Ela aprendeu a se defender, a defender quem amava e acima de tudo, a confiar em si mesma. Além de dar uma lição valiosíssima sobre perdão. Que prota!

1) Kang Dan Yi (Lee Na Young) -  Romance is a Bonus Book

E mesmo com tantas concorrentes, a mocinha que ficou marcada em meu coração em 2019 foi a Dan Yi. Uma mulher que nos ensinou a não esperar o príncipe encantado, pois somos completamente capazes de buscar nosso próprio final feliz. Mesmo com tantas adversidades, Dan Yi foi capaz de se reinventar, enfrentar o preconceito contra sua idade e provar seu valor profissional. Além de mostrar para quem quisesse ver que era mulher com diversas facetas. Uma mulher admirável, sábia e acolhedora que encontrava sua força interior e esbanjava energia ao trilhar seu próprio caminho. Sem dúvidas, INSPIRADORA!

- PERSONAGENS SECUNDÁRIOS QUE ROUBARAM A CENA

3) Choi Hyang Mi (Son Dam Bi) - When the Camellia Blooms

Se eu precisasse citar uma personagem que me surpreendeu enormemente e ganhou meu afeto sem que eu sequer percebesse, com certeza, citaria a Hyang Mi. Esta mulher cresceu convivendo com o pior das pessoas, e continuou seguindo em frente apenas existindo dia após dia. E quando ela finalmente encontrou alguém que lhe tratou como igual, as circunstâncias da vida à colocaram contra à parede e a fizeram tomar decisões que ela sabia serem erradas, mais ainda assim era preciso tomá-las. Não há como julgar Hyang Mi por seus erros, tampouco deixar de gostar dela mesmo com esses poréns, pois com sua personalidade peculiar e história de vida, ela roubou a cena em diversos momentos tornando-se memorável.

2) Kang Sung Mo (Kim Kwon) - He is Psychometric

Falando em história de vida, lhes apresento alguém cuja história irá despedaçar seu coração. O promotor Sung Mo é um personagem intrigante desde o começo da trama e à medida que a mesma avança o mistério em torno dele e seus objetivos pessoais se tornam cada vez mais instigantes. Me apeguei emocionalmente a este personagem e mesmo tanto tempo depois de ter conferido o dorama, ainda hoje quando lembro dele sinto vontade de chorar. Vontade de chorar pelo que poderia ter sido e não foi, por tudo que ele sofreu e por tudo que ele representou para os demais personagens, para a história e para mim. QUE. PERSONAGEM. Sem mais.

1) Veronica Park (Kim Jae Kyung) - The Secret Life of my Secretary

ÓBVIO que o personagem secundário mais memorável de 2019 foi ~bangawoyo Veronica Parkyeo. Quem assistiu este dorama, com toda a certeza do mundo jamais esquecerá a ICÔNICA Veronica Park. Uma mulher rica, cheia de atitude  e dona de um carisma surreal. Veronica é o tipo de personagem secundária que não passa despercebida, e de todos os citados neste top, ela foi a que me marcou por ser a mais bem-humorada. Me diverti com suas loucuras para conquistar o crush, e amei suas verdades jogadas na cara de quem merecia ouvir, tudo em prol do que ela achava certo e do que queria. Veronica foi uma fonte de humor para a história, e uma personagem extremamente carismática que nos alegra a cada cena. Às vezes tudo que precisamos é de um personagem que nos faça rir e nos divirta para nos fazer esquecer o estresse, e ela foi exatamente este tipo de personagem. ICÔNICA! 

- MELHOR SISMANCE

3) Lee Seon Joo (Park Jin Joo) e Deok Mi (Park Min Young) - Her Private Life

Este sismance provou que surtar acompanhada é mil vezes melhor do que surtar sozinha. Seon Joo e Deok Mi dividiam o amor por um mesmo idol e juntas protagonizaram um sismance encantador. Quer fosse para ser fangirl em conjunto ou simplesmente desabafar uma com a outra sobre outras áreas da vida, as duas estavam ali lado a lado compartilhando de tudo.

2) Hye Ja, Lee Hyun Joo e Sang Eun - Dazzling

Hye Ja, Lee Hyun Joo e Sang Eun protagonizaram uma amizade que ultrapassou o maior obstáculo de todos, o tempo. Este trio provou que amizade verdadeira dura independente de qualquer coisa, pois quando se ama um verdadeiro amigo se faz questão de mantê-lo em sua vida para todo o sempre.

1) Jin Joo, Han Joo e Eun Jung - Be Melodramatic

Falando em trio, não poderia dar o primeiríssimo lugar para outro além de Jin Joo, Han Joo e Eun Jung. Falar em sismance na dramaland em 2019 é automaticamente me fazer lembrar destas três garotas. A fim de ajudar a Eun Jun a superar um acontecimento em sua vida, Jin Joo e Han Joo se mudam para a casa dela sem nem pensar duas vezes, e à medida que convivem juntas, elas se fazem presente na vida uma das outra sempre dispostas a trocar confidências, risadas e abraços de consolo. Elas representam amizade e sororidade por completo.

- MELHOR BROMANCE

3) Song Sak e Yo Han - The Fiery Priest

Quando comecei a pensar no bromance do ano, logo após concluir quem levaria o primeiro lugar como mais memorável para mim, tive a certeza que uma dupla divertida também merecia estar neste top3. Afinal, Song Sak e Yo Han me fizeram rir inúmeras vezes, e de forma um tanto quanto despretensiosa acabaram se tornando um bromance que me fisgou justamente pelo alívio cômico que proporcionavam ao dividirem a cena.

2) Do Min Ik e Ki Dae Joo - The Secret Life of my Secretary

E estes dois melhores amigos marcaram meu 2019 por seguirem a linha contrária ao clichê. Claro que eles enfrentaram suas diferenças e se desentenderam em certo ponto da trama, mas ao invés de ficarem brigados eternamente ou um tornar-se O grande traidor, a amizade e amor entre eles fizeram com que superassem todos os problemas. Amei acompanhar esta parceria e a forma como eles se relacionavam, pois realmente se enxergavam como pessoas da mesma família. Eles fizeram jus ao ditado "amigo é a família que você escolhe".

1) Seung Moo e Lee An - He is Psychometric

Mas o prêmio de bromance mais MEMORÁVEL de 2019 que conseguiu me levar à beira das lágrimas e ao ponto de eu querer proteger os dois de tudo que estavam enfrentando foi este aqui. Seung Mo e Lee An possuem mais que uma amizade, eles se tornaram a família um do outro após uma tragédia e inicialmente, a trama nos diverte com diversos mal-entendidos sobre eles que nos fazem ser cada vez mais cativados por sua relação. Porém, o balde de água fria é derramado e nossa... Senti todos os sentimentos que ambos precisaram enfrentar como se estivesse no lugar de um deles, e entre tanta tristeza, dor, mentiras e verdades, fui capaz de aprender uma lição valiosa sobre como os laços genuínos podem nascer entre duas pessoas que sequer tem relação sanguínea e como o ato de perdoar é, sem sombra de dúvidas, o mais difícil de todos. Não há palavras para descrever este romance só mesmo "sentindo" esta relação vocês poderão entender.

- MEGERA/ VILÃ DO ANO/ ANTAGONISTA FEMININA MAIS MEMORÁVEL

3) Min Yu Ra (Lee Elliya) - The Last Empress

Yu Ra foi sem dúvidas, uma das megeras mais odiadas do ano passado. A criatura era tão gananciosa que para poder aproximar-se do Imperador arquitetou um plano que incluía trair e machucar alguém que sempre lhe acolheu. Isto mostra que não há sequer um pingo de decência e gratidão nesta mulher. Uma verdadeira cobra.

2) Geum Ru Na (Gil Eun Hye) - Angel's Last Mission: Love

A prima da Yeon Seo sempre aparentou ser ambiciosa, mas me surpreendeu e praticamente superou minhas expectativas. Ru Na foi longe demais em nome amor que dizia sentir por sua irmã, atos que me fizeram pensar nela automaticamente ao escalar a segunda colocada desta categoria.

1) Kim Joo Young (Kim Seo Hyung) - SKY Castle

Mas se é para mencionar megera doramática em 2019, não há ninguém que supere a Treinadora Kim de SKY Castle. Kim Joo Young é uma notável professora particular capaz de fazer com que seus alunos consigam ingressar nas universidades mais renomadas da Coreia do Sul. Porém, o que ninguém imagina é o que esta mulher é capaz de fazer para realizar tais feitos e tornar-se a Treinadora com 100% de aprovações. Joo Young foi uma megera do pior tipo, mas inesperadamente é tão emocionalmente complexa que sua história de vida e personagem tornaram-se memoráveis para mim. Que personagem!

- PIOR VILÃO/ ANTAGONISTA MASCULINO MAIS MEMORÁVEL

3) Jo Se Hwang (Kim Kang Woo) - Item

Se Hwang foi o tipo de vilão odiável desde o primeiro instante, afinal o herdeiro de conglomerado que se acha no direito de fazer o que bem entende é o pior tipo de pessoa que existe. E para piorar, ele usava artefatos mágicos para machucar e conseguir o que queria sendo capaz até mesmo de machucar crianças. Este tipo de vilão é um dos piores. Um monstro!

2) O vilão de  Trap

Sinceramente, um dos vilões mais memoráveis que já pude conhecer em doramas foi o deste título. Não posso comentar sobre ele, a fim de evitar spoilers, mas tenho certeza que quem assistiu a esta trama ficou tão em CHOQUE quanto eu. Após as revelações bombásticas da reta final da história fiquei encarando o teto tentando processar a verdade. Me senti até ofendida por ter sido tão enganada. Mas, o fato é que este vilão foi brutalmente inteligente e manipulador ao ponto de enganar até mesmo o telespectador.

1) O serial killer de Children of Nobody

Dos thrillers que tive a oportunidade de conferir desde que me tornei dorameira, um dos mais memoráveis foi este aqui pelo fato de retratar seu vilão de maneira única. O que mais me marcou no antagonista desta trama foi o fato dele ser o tipo de pessoa que agia errado com intenções realmente sinceras e verdadeiras, agia como monstro em prol de suas crenças pois para ele matar pais e mães ruins significava melhorar as vidas de seus filhos, e era realmente isso que acontecia. Por esta razão e pela história pessoal deste vilão, ele ficou gravado em minha memória. Não consegui odiá-lo tampouco julgá-lo pois, à sua forma ele mudou e até melhorou a vida de crianças negligenciadas e abusadas. Um antagonista inesquecível.


Encerramos aqui a primeira parte das retrospectivas doramáticas de 2019, mas não fiquem com saudades que em breve trarei os demais posts. Agradeço a quem leu até aqui e recomendo também que deem uma espiada nas retrospectivas do anos anteriores (2018 e 2017). Até breve!

2 comentários:

  1. Adorei o tema e conheci um pouco mais desse maravilhoso mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh fico muito feliz por ler isso. Obrigada por comentar e espero que o blog te ajude cada vez mais a conhecer sobre esse mundo dos doramas (:

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo