Train to Busan [K-Movie]


E para quem ama filmes com zumbis, trago hoje uma excelente dica, daquelas que merecem uma posição obrigatória na lista de quem curte o gênero. Sabe aquele filme que consegue tirar o seu fôlego?? Pois bem, temos um aqui!!




Sinopse: Seok Woo e sua filha Soo An embarcam no Expresso KTX, um trem rápido que os levará de Seul para Busan. Mas, durante a viagem, o trem é invadido por zumbis, que matam vários tripulantes e outras pessoas. E enquanto o KTX está indo em direção a Busan, os passageiros têm que lutar por suas vidas contra os zumbis.
Gênero: Ação, Terror, Zumbis, Tragédia, Drama, Thriller
Ano: 2016
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/ online)

- Enredo:

Train to Busan narra a história de passageiros que embarcam em um trem à caminho de Busan em meio à uma epidemia que parece estar ocorrendo no país. Inicialmente, ninguém consegue entender exatamente o que está acontecendo e acham que os constantes ataques que são transmitidos na televisão e através da internet tratam-se de manifestações políticas dos habitantes. Porém, uma moça infectada consegue entrar no trem em questão e transmite o vírus para outros passageiros. Em pouco tempo, há inúmeros infectados nos vagões e as pessoas precisam lutar para sobreviver. O filme consegue de maneira única utilizar os elementos essenciais dos filmes comuns deste gênero, como a infecção se alastrando, pessoas apavoradas, zumbis sedentos por humanos e etc. Consegue ainda um diferencial interessante, dosando drama e ação desenfreada. O enredo é realmente bem estruturado e utiliza cada personagem de maneira significativa na trama, e a partir dos desdobramentos que se seguem prende a atenção do telespectador tirando-lhe o fôlego. Sou formada em The Walking Dead - confira resenha da série clicando aqui - então logicamente estava receosa ao iniciar este título mesmo sabendo que a crítica aclamou o filme, não apenas foi sucesso na Coreia do Sul como também fora dela. Sendo que, inúmeros países estão de olho nos direitos autorais para o remake do título. Então, mesmo sabendo do sucesso do kmovie, ainda estava um pouco receosa em assisti-lo, porém ao concluir o mesmo, entendi os motivos que fizeram dele um enorme sucesso de bilheteria. Sem dúvidas, é um filme de zumbis que consegue utilizar doses de outros gêneros, como exemplo um drama básico em momentos oportunos, não diminuindo a qualidade da narrativa. Então, se vocês amantes do gênero estão cansados de filmes de zumbis com apenas aquele terror e desesperos costumeiros, aquela mesmice, tenho aqui um candidato forte que consegue ter toda a mesmice do gênero e ainda assim, ter um diferencial interessante.

- Seok Woo (Gong Yoo)

Um dos personagens com destaque, o qual seguimos durante a narrativa de fuga dos zumbis é o Seok Woo. Um analista financeiro que logo no início do filme demonstra quão egoísta e péssimo pai é. Ele até tenta ser um bom pai, contanto que isso não envolva deixar o seu trabalho para ficar com a filha, sendo assim, quebra inúmeras promessas para com a menina.
Ao decorrer do filme, o moço começa a rever seus princípios graças à sua filha, a qual demonstrava mais humanidade para com o próximo do que ele próprio. Gostei muito da atuação do Gong Yoo e não o conhecia até então, porém já sei que ele estará em Goblin e pretendo conferir este projeto. Gong Yoo conseguiu transparecer as emoções do personagem de maneira comovente, principalmente nos últimos momentos do filme.

- Soo An (Kim Soo An)

E quem roubou a cena no filme em meio aos adultos foi esta pequena aqui! Soo An é a filha do Seok Woo, a qual desde o início demonstra quão chateada e magoada com o pai está devido à ausência do mesmo. Seu pai embarca com ela no trem para levá-la até Busan, onde sua mãe está e durante esta viagem ambos acabam aproximando-se, tentando se entender enquanto lidam com a loucura da epidemia.
Soo An é uma criança como qualquer outra porém com um enorme senso de generosidade, o qual aparece em muitos momentos da trama. Sinceramente, a atriz mirim foi perfeita e soube comover como poucos adultos conseguem, principalmente nas últimas cenas do kmovie. Essa menina tem futuro!!!

- Sang Hwa (Ma Dong Seok)

Sang Hwa é um marido dedicado que está no trem junto com sua esposa grávida, a Sung Kyeong (Jung Yu Mi). O moço conhece primeiramente a Soo An, e cria inicialmente uma desavença com o pai da garota. Entretanto, ambos se entendem à medida que precisam trabalhar em equipe para conseguir lidar com os zumbis.
Foi aquele personagem íntegro do início ao fim, aquele que sempre faz o que acha justo e correto, então é impossível não gostar do mesmo. Ma Dong Seok mais uma vez foi um ator impecável, assim como no recente Squad 38, é um daqueles atores ahjussis que merecem respeito! E soube que alguns produtores estão interessados nele para um futuro debut como ator nos Estados Unidos, será?!

- Yeong Guk (Choi Woo Shik)


Yeong Guk é um estudante que estava no trem junto com seus colegas do time de baseball da escola. É o personagem responsável por dar um tom jovial no trio masculino principal e obviamente foi o meu preferido dentre os três. Admito que a preferência é devido também ao ator se tratar do Choi Woo Shik, o qual me conquistara desde o mv  Congratulations do DAY6, de lá pra cá tenho procurado outros projetos do moço.


Yeong Guk é um jovem corajoso e protetor, sendo que tomou pra si, a responsabilidade de proteger sua amiga de escola Jin Hee (Ahn So Hee). Então, ambos unem-se em meio à tragédia e tentam sobreviver de alguma forma.

- Trio Masculino

Um dos diferenciais do filme é a maneira como juntaram este trio masculino e os fizeram lutar literalmente contra os zumbis. Juntos foram os responsáveis pelo elemento ação do enredo e conseguiram me tirar o fôlego em muitos momentos. O trio tem um grande destaque na trama e isto só me fez amar mais ainda o filme, afinal como sou fã de carteirinha do trio maravilha de The Walking Dead: Glenn, Rick e Daryl, não poderia desgostar deste outro aqui. 

- Final (...)

Só gostaria de deixar uma breve consideração sobre como o filme termina, afinal antes de conferi-lo vi alguns comentários dizendo que o fim em si era ruim e desnecessário. Ôh geeeente, é filme com zumbi, meu povo! Filme de zumbizada, thriller, sério que vocês queriam um final feliz?! Entendo a opinião de quem queria um fim mais justo para determinados personagens, mas numa epidemia zumbi não tem como as coisas darem sempre certo, se é que dariam certo em algum momento... Eu, particularmente, gostei do final e entendi a proposta do roteirista, as doses dramáticas nas últimas cenas só tornaram o filme mais memorável do que outros costumeiros do gênero.

***


Não poderia deixar de mencionar o quanto gostei dos zumbis maratonistas do filme, afinal em The Walking Dead eles são um tanto quanto lerdinhos... E também a forma como o vírus se espalha rapidamente tornou muito mais dinâmica a narrativa. Outro ponto positivo! Parabéns à equipe de maquiagem e efeitos em geral, a qual conseguiu deixar os figurantes com cara de doentes furiosos! ~Muahaha~

- Conclusão

Se eu falar demais posso soltar spoilers desnecessários e isso diminuiria as surpresas do filme, então só posso garantir que quem ama o gênero zumbis irá gostar MUITO de Train to Busan. É um filme merecedor de todo o sucesso conquistado e claro, provou novamente a qualidade da teledramaturgia coreana.
O filme estreará no Brasil no fim deste mês com o nome de Invasão Zumbi - Preferiria o nome original! Afz! - e acho que seria válido ir conferi-lo nos cinemas, afinal este poderia ser o início de um futuro com mais kmovies por aqui. Ah! Boatos de que teríamos uma sequência coreana também, vamos esperar pra ver né?! Então, não deixem de conferir este ótimo filme com muitos zumbis, ação, e cenas de tirar o fôlego! Fiquem à vontade para comentar  e caso queiram resenha de algum outro kmovie, jmovie e etc, recomendem que irei colocar na minha listinha, okay?!
 Amantes de zumbis,  o que estão fazendo??? Corram e vão logo ver o filme!!

4 comentários:

  1. Adorei a resenha!^^
    Nesses tempos em que filmes e séries de zumbis são fenômeno mundial, eu sou uma daquelas anormais que não curte hahaha mas adorei Train to Busan, e acho que os pontos que você abordou realmente são os mais essenciais do filme. Soo An foi incrível, eu fico realmente chocada com o fato de que as crianças coreanas são tão talentosas! hahaha Sempre dão um show de atuação.
    Foi uma surpresa muito boa pra mim ver o Woo Shik nesse filme, super gosto da atuação dele :D

    Pra mim o filme teve o melhor final que poderia ter. Muitos podem discordar, mas eu acho que Train to Busan não seria nem metade do que foi se não tivesse esse final. É o que vai ficar marcado na memória, e que ao meu ver é o "pilar" da história, a marca do sacrifício feito pelos entes queridos. Basta observar quem sobreviveu no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cerine! *-*
      Eu sou uma adepta a esse fenômeno zumbi, por isso o meu receio em iniciar o filme, porém acabei surpreendida.
      Realmente, coreanas coreanas sabem atuar de verdade!
      Woo Shik é um fofo, quero ele em mais doramas e como protagonista porque ele merece!
      Super concordo com o que você disse sobre o final. o/

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Eu amei esse filme! Acho que foi um dos melhores que eu já vi!
    Sabe o que eu reparei nesse filme que você não citou? O egoísmo! Muita gente egoísta! O pai da menina, o gordinho, o comandante do trem, entre tantos outros! No começo, só a menina e a mulher grávida eram as mais solidárias. Sorte que o pai e o gordinho acabam melhorando de comportamento conforme o filme vai avançando (tanto que, na minha opinião, o que eles fizeram foi a maior das prova de amor). Mas se não fosse pelo egoísmo de tantos personagens, muitas pessoas poderiam ter sobrevivido.
    É impossível não citar a interpretação de todos os atores! Sem exceção! Vou mudar um pouquinho de assunto só pra dizer que eu amo o Ma Dong Seok! Se eu tivesse que escolher um gordinho pra namorar, com certeza seria ele! Kkk Ele e o Gong Hyung Jin que é outro ator que eu amo! Kkkk
    Voltando... esse filme é só mais uma prova que a Ásia sabe muito bem fazer filmes de qualidade! Bons atores, direção e roteiro. Momentos de ação que são capazes de fazer você ficar sem ar e sem piscar! E também momentos que te fazem refletir e até sentir vergonha ao perceber como o ser humano pode ser maldoso nas horas que os outros mais precisam. Não é qualquer filme que faz você ter tanta mistura de sentimentos assim.
    Com certeza vou apoiar se tiver uma sequência, mas não tenho muita certeza se teremos outro bom filme pela frente. Já que dá pra contar no dedo de uma mão quantos personagens sobraram, terão que fazer uma continuação no mínimo com a mesma qualidade (já que as expectativas serão altíssimas) e com personagens novos que sejam tão cativantes quanto os do primeiro filme.
    Ah, e concordo que 'Invasão Zumbi' é um nome péssimo! Nem dá vontade de ir ao cinema com um nome desse, tá mais pra filminho de Sessão da Tarde. Com todo o respeito, tá? Tem muitos filmes legais que passavam na Sessão da Tarde, só estou criticando o nome brochante mesmo...
    Já assistiu "The Flu"? Não é de zumbi, mas é de epidemia. Outro que faz a gente ficar sem piscar e também faz a gente pensar nas atitudes de algumas pessoas. E tem meu gordinho Ma Dong Seok! Kkkk Mas não é por causa dele que eu elogio o filme, tá? O filme é bom de verdade mesmo!
    É melhor parar de escrever, antes que eu fale muita besteira com essa minha mente meio poluída! Hehe
    Um beijo e parabéns pela resenha! Adorei!
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo sim! (:
      Realmente! O egoismo das pessoas foi algo marcante e que se não existisse poderia ter salvo outras vidas. Obrigada pela observação, super concordo contigo!
      "Ma Dong Seok! Se eu tivesse que escolher um gordinho pra namorar, com certeza seria ele!" KKKKK Ele é um gordinho encantador, tu tem toda razão de cogitá-lo como candidato haha'
      Exatamente! Este filme prova a qualidade da Ásia e como você mesma disse, não é qualquer filme que te faz ter tanta mistura de sofrimento, é difícil um filme te envolver e te fazer tantas variadas emoções.
      A sequência é sempre um ponto de interrogação, afinal tentar fazer um segundo filme tão bom quanto o primeiro é um verdadeiro desafio, o jeito é esperar e ver no que vai dar.
      Invasão zumbi foi sacanagem, deveriam ter deixado Train to Busan, nem é difícil de pronunciar, oras!
      "tá mais pra filminho de Sessão da Tarde" Exatamente KKKKK Concordo!
      Já vou adicionar The Flu na lista, obrigada pela recomendação!
      Ah, mas fique á vontade pra escrever, pode comentar/ surtar/ berrar à vontade! Haha
      Obrigada! Fico feliz que tenha curtido o post! Até mais, moça. Beijo :*

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo