Cross [K-Drama]


Eu não posso ver teaser de dorama médico que já o coloco automaticamente na lista, ainda mais se tratando de enredo com uma pitada de vingança. Pois é. Temos aqui um título que mistura dois gêneros distintos e que consegue de maneira inteligente usá-los para proporcionar uma trama com bom ritmo e muito interessante.


Sinopse: O pai de Kang In Kyu foi brutalmente assassinado 15 anos atrás. Para se vingar dos responsáveis pela morte de seu pai, ele se torna um médico e começa a trabalhar como voluntário no hospital prisional onde o assassino está preso.
Gênero: Suspense, Médico, Crime, Mistério, Drama
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar: DramaFever (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Uma trama médica com elementos investigativos.

Como diz aí na sinopse, Cross conta a história do médico Kang In Kyu, ele morava com seu pai e irmã mais nova quando adolescente e certo dia, recebe a notícia que seu pai fora encontrado morto, para piorar a situação sua irmã que estava doente falece tempos depois. Ele decide então tornar-se médico e anos depois, arquiteta um plano para poder vingar-se do assassino de seu pai que está preso, para isso se candidata à uma vaga de emprego em uma penitenciária para poder ficar perto do assassino Kim Hyung Bum e começar a investigar o que realmente aconteceu com seu pai e o porquê dele ter sido morto da forma como foi. À primeira vista parecia que a trama seria apenas isso mesmo, um jogo de vingança do Kang com o assassino louco e os desdobramentos levariam a um provável confronto entre eles. Mas, para a alegria da blogueira aqui e de quem assistiu ao título, a coisa vai ficando cada vez mais séria e perigosa, pois a história por trás do assassinato do pai do médico Kang é muito mais sombria do que se poderia imaginar. Não posso comentar muito sobre a "treta" do título porque isso seria um spoiler que faria vocês perderem a oportunidade de juntar as peças da trama, e quem já tem uma quantidade considerável de tramas investigativas nas costas descobre logo o tema central do enredo e o mistério por trás de tudo. O fato é que Cross, além de mostrar cenas de cirurgia como um bom dorama de medicina, ainda consegue nos fazer embarcar em uma história de vingança que se torna mais profunda à medida que o próprio protagonista descobre certos segredos e toma suas próprias decisões. O telespectador é presenteado com uma mescla de gêneros que é bem desenvolvida, não é nada que não possamos sacar quando a questão é os mistérios principais do enredo ou tampouco, algo que não tenhamos visto em algum outro título, porém só por conseguir se firmar com um bom ritmo, é um daqueles que merecem ser recomendados para fãs deste gênero. Eu mesma acompanhei o dorama semanalmente e no início montava várias teorias, acertei muitas e errei algumas e o que mais gostei foi justamente essa capacidade que o dorama tem de nos fazer cogitar hipóteses quando se trata do mistério por trás da morte do pai do médico e literalmente nos lançar em um mar de descobertas. Além de que, as situações que vão surgindo, nas quais o Kang precisa tomar medidas drásticas foram até surpreendentes, o protagonista realmente conta sua história de maneira satisfatória e interessante, o inicial médico por vingança Kang In Kyu é colocado à prova diversas vezes e isso permite que o conheçamos verdadeiramente. Se vocês querem um enredo médico com toques de vingança e um protagonista extremamente interessante, daqueles que consegue nos cativar ao ponto de querermos conhecer sua história por completo eis aqui uma ótima recomendação.

- Personagens

Kang In Kyu (Go Kyung Pyo): Super Visão. Médico. Coração de Gelo(?)

O médico Kang In Kyu é um homem sério e de poucas palavras, ele aparenta ser um tanto quanto frio e à primeira vista é bem fácil para o telespectador não conseguir ser cativado por ele. Quando a história sobre o falecimento do pai e da irmã é contada, começamos a entender melhor o personagem e toda a carga emocional que ele tem em si, por causa disso, simpatizei com o moço e torci para que ele deixasse sua ideia de vingança de lado. No começo, In Kyu está tão decidido a vingar-se do assassino de seu pai que esquece o que significa verdadeiramente ser um médico, e passa seu tempo na cadeia apenas observando o assassino e o medicando, tudo para que seu plano de vingança dê certo. Em contrapartida, como ele quer descobrir mais sobre o mistério que envolve a morte de seu pai, se aproxima do Hyung Bum se fazendo de amigo e de médico sem caráter, conseguindo assim descobrir o que já suspeitava ocorrer. À medida que In Kyu se envolve na rede obscura de contatos de Hyung Bum descobre que o assassinato do seu pai não é algo que ocorreu por acaso, o crime está ligado à algo muito maior e que precisa ser parado.
In Kyu decide então agir por contra própria e uma série de desdobramentos o coloca à prova, fazendo-o ter que refletir sobre os verdadeiros motivos que o fizeram decidir ser um médico. Além disso, seu pai adotivo reaparece em sua vida e lhe incentiva a repensar sobre sua ideia inicial de vingança. Como eu mencionei anteriormente, uma das coisas que eu mais gostei em Cross foi justamente o protagonista e o desenvolvimento dele no enredo, Kang In Kyu é um homem que inicia a trama pensando apenas em sua vingança e, aos poucos, começa a refletir sobre seus atos e repensar sobre si mesmo.
Este é um personagem tão bem construído e humano, os conflitos dele são os que qualquer ser humano de boa índole teria caso estivesse na mesma situação e é exatamente por esta abordagem que eu me encantei pelo Kang. Outro ponto bem interessante dele é a sua super visão, uma habilidade que ele adquiriu quando agredido pelo assassino de seu pai e que o auxilia nas cirurgias, permitindo-o enxergar muito mais do que qualquer humano normal. Só achei que este "poder" deveria ter sido melhor utilizado e não esquecido no churrasco, mas vou dar um desconto a este fato já que gostei tanto do personagem. Eu já conhecia o ator Kyung Pyo desde Jealousy Incarnate, e do recente e maravilhoso Chicago Typewriter (vocês precisam ver este dorama!), então fiquei muito feliz por ele poder mostrar todo o seu talento como protagonista aqui neste título.

Go Jung Hoon (Jo Jae Hyun): O pai adotivo.

Então, quando In Kyu perde sua família é acolhido por um amigo de seu pai que está separado da esposa e filha, morando sozinho, quando o garoto se torna de maior idade, dono de seu próprio nariz decide ir embora. Anos depois eles se reencontram, e Jung Hoon, o qual trabalha em um grande hospital da região, pergunta ao filho se ele não gostaria de se juntar à equipe médica, é claro que In Kyu recusa sem pensar duas vezes porque só pensa na vingança contra Hyung Bum. Jung Hoon é um médico que literalmente vive para o seu trabalho e cuida de cada paciente como se fosse seu próprio filho e isso causa alguns conflitos com sua filha que nunca aceitou o fato de ter que afastar-se dele quando jovem. Este é um personagem admirável considerando sua dedicação aos pacientes e por gostar verdadeiramente do In Kyu como filho, ele entende até mesmo o que sua filha sente em relação ao fato dele ser viciado em trabalho, mas para Jung Hoon ser médico é algo que faz parte dele e ele não mede esforços quando o assunto é tratar um paciente. O ator foi retirado do dorama um pouco antes da reta final por causa de denúncias de assédio sexual, e isso deixou os telespectadores e a própria equipe do drama chocados. Até agora ainda tô meio abismada com isso e vocês? Enfim, fiquei com medo que isso prejudicasse de alguma forma o dorama, porém a equipe conseguiu contornar a situação e retirar o personagem dele sem grandes danos ao enredo, ao menos isso correu bem né?!

Go Ji In (Jun So Min): Eita mocinha cativante!

Ji In é filha do Jung Hoon e também trabalha no mesmo hospital que ele, sendo a responsável pelo departamento de transplante de órgãos como coordenadora. A moça também ama sua profissão de paixão e inúmeras vezes nos mostra a importância e significado por trás do gesto de doar um órgão, afinal em meio a dor de uma família que perdeu alguém que amava pode surgir a esperança de resgatar uma pessoa preciosa para outra família. Além disso, esta personagem é uma das responsáveis por conseguir quebrar o gelo do médico Kang, inesperadamente, ela começa a se aproximar sutilmente dele e até ajudá-lo em alguns momentos.
É uma médica determinada e dedicada, uma personagem que consegue cativar por completo, em parte a atriz tem culpa nisso porque, sério, a criatura é tão carismática interpretando, nossa! Desde One Percent of Something que a atriz me agrada e revê-la aqui como uma médica tão apaixonada por sua profissão, ainda mais se tratando de uma responsável por coordenar o transplante de órgãos, foi algo muito prazeroso. Fiquem de olho nesta mocinha porque ela consegue emocionar e arrancar leves sorrisos.

Kim Hyung Bum (Heo Sung Tae): O vilão!

Então, confesso que na verdade não estava com muita vontade de comentar sobre o vilão justamente por ele ser uma criatura tão desprezível, mas como ele é muito importante para a trama em si decidi inseri-lo aqui. Hyung Bum é um criminoso da pior espécie, aquele tipo que não se importa com quantas pessoas morrerão contanto que ele consiga a maior quantidade de dinheiro possível, ele é o chefe de um esquema obscuro e isso só prova quão mau-caráter é. Esta criatura aqui faz muitas coisas horríveis e eu realmente desejei que ele morresse, pagasse por seus pecados, mas não queria que o responsável por isso fosse o In Kyu, então na primeira parte do enredo tive que segurar o ódio. A atuação do Sung Tae foi tão boa que só de olhar a foto do ator tenho ataque de raiva.

Son Yeon Hee (Yang Jin Sung) & Lee Joo Hyuk (Kim Ji Han): Os médicos.

Yeon Hee e Joo Hyuk são dois médicos excelentes que trabalham na Emergência do mesmo hospital que a Ji In. Estes dois personagens são aqueles secundários que inesperadamente contribuem muito na reta final da trama, principalmente por serem personagens de "apoio" para alguns desdobramentos. Os dois se conhecem há anos pois seus pais são amigos e desde então nutrem uma bela amizade, entretanto, fica notório que o Joo Hyuk tem segundas intenções só que Yeon Hee não o vê desta forma e isso faz com que o moço simplesmente guarde o que sente.
Confesso que cheguei a duvidar da índole do Joo Hyuk na primeira parte do dorama, o que mudou quando entendi a personalidade dele e como ele se sentia.  No fim das contas, eu só queria que a Yeon Hee percebesse quão maravilhoso ele era para ela e os sentimentos tão genuínos que ele sentia, só isso. Fiquem de olho nestes dois porque eles serão devidamente utilizados em cetos desdobramentos e irão proporcionar cenas emocionantes, principalmente a Yeon Hee.

Temos muitos outros personagens, não apenas os outros vilões como alguns adicionais da equipe médica que aparecem hora ou outra, porém creio que comentei os principais e alguns outros que trarão surpresas não posso mencionar detalhadamente a fim de evitar spoilers, então confiram tudo no dorama.

- Romance não é o foco. Não tem romance. Não mesmo. MAS,

Eu sei que a proposta inicial do enredo era contar a história de um garoto que sofreu muito quando criança e sonha em vingar-se do assassino de seu pai, para isso decide tornar-se um médico e trabalhar numa prisão. Tá. Eu entendo. Esse era o plot. MAS, aí eles colocam uma mocinha mega cativante que consegue esbanjar carisma e tem uma dinâmica muito boa com o protagonista, ou seja, admito que shippei um pouquinho. Dorameiras tem mania de shippar ou só eu sou assim? Haha' Ji In e In Kyu se aproximaram gradativamente e devido à personalidade dela, sem nem perceber, ela consegue quebrar um pouco da barreira emocional e gelo que ele ergueu para não se aproximar de outros, então o contato entre eles foi se tornando bem mais natural ao decorrer do tempo. Além de que, em certos desdobramentos quem está ao lado do moço é a Ji In auxiliando nas aventuras "loucas" dele, porque, sério, se tem um médico metido à detetive este médico é o Kang In Kyu. Ou seja, é muito difícil não cogitá-los como casal, vocês entendem né?!

- Último episódio: Um bom final.

Os episódios finais foram muito bem desenvolvidos, ninguém foi esquecido no churrasco e todos, eu digo com toda a certeza, TODOS os personagens receberam seus devidos fins. É claro que preciso comentar sobre os desdobramentos finais que jogaram um banho de água fria em meros telespectadores como eu, foram várias emoções. Morri de pena da Yeon Hee que simplesmente não tinha culpa alguma no cartório, mas ficou no meio da treta toda, em contrapartida, Joo Hyuk provou sua boa índole e também me emocionou em certo momento. Além de, claro, Ji In e In Kyu conseguirem ser os médicos mais admiráveis possíveis e darem um show de caráter, finalmente In Kyu pôde mostrar para si mesmo que era um ser humano melhor do que as pessoas que o machucaram. E os vilões, mesmo me causando umas raivinhas finais, para minha alegria, não ficaram muito tempo cantando vitória.  Foi tudo tão bem feito que eu fiquei com medo de ter visto errado, afinal numa trama como esta poderiam inventar mil e uma coisas para estragar o final né?! Felizmente, tudo deu certo. Só faltou a concretização real e oficial do meu ship principal. Só isso. Não foi dessa vez. Vou me contentar com as mensagens subliminares...

- OST: Pode baixar e ouvir!

Então é isso, Cross é um dorama que recomendo fortemente para fãs de doramas médicos, de vingança e investigativos, pois o protagonista é um médico que decide vingar-se e investigar o assassinato do pai por conta própria. Este é um daqueles títulos que não me fizeram surtar, mas não me arrependo de tê-lo conferido justamente por ser um enredo tão bem elaborado e produzido. Abaixo deixo a OST com as melhores canções do título, sério, ouçam as músicas porque elas são lindas demais, e comentem o que acharam de Cross!

I Swear - Saltnpaper



Thousand Times - Samuel



2 comentários:

  1. Eu amo a atriz, mas como assim sem romance :(
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito da atriz, a atuação dela é excelente. Pois é, o romance não tem foco nesse dorama, mas mesmo assim vale a pena conferir. Pode deixar que vou lá conferir seu blog depois :D

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo