Spring Has Come (Haru ga Kita) [J-Drama]


A recomendação de hoje é um dorama japonês que me encantou por tratar de dois temas específicos, amor e família. Spring has Come nos mostra com simplicidade que se apaixonar por uma pessoa é conhecer cada aspecto da vida dela, não apenas os gostos e atividades diárias, mas também como esta vive e quem compõe sua família. Vamos lá conhecer mais sobre este j-drama?! o/


Título: Haru ga Kita
Sinopse: Kashigawa Naoko tem 31 anos e trabalha como vendedora na seção de lingerie de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece um fotógrafo coreano chamado Lee Ji Won. A partir desse encontro, a vida de Naoko toma outro rumo e segredos da sua família serão gradualmente revelados.
Gênero: Romance, Drama, Família
Nº de Episódios: 05
Ano: 2018
Onde Encontrar: DramaFever (online), EXO Planet Br (download/online)

- Enredo: Um romance. Uma família.

A trama conta a história de Kashigawa Naoko, uma mulher de 31 anos que nunca teve um romance e vive com sua pequena família, pais e uma irmã mais nova, em uma simples e pequena casa, e trabalha em uma loja de departamentos vendendo lingeries. Certo dia, Naoko é encarregada de levar uma lingerie para um cliente que está servindo como modelo para uma seção de fotos, mal sabia ela que um encontro inesperado mudaria sua vida. Ao chegar no local, Naoko fica encantada pelo fotógrafo coreano Lee Ji Won, e os dois acabam jantando juntos, um primeiro encontro que para Naoko foi o suficiente, ela se apaixonara por ele. Dias depois, ela não recebe notícias do fotógrafo e acha que seu romance foi por água baixo, até que Ji Won aparece em sua casa dizendo que lhe fará  um jantar. A partir daí, Naoko e Ji Won embarcam em um doce romance no qual à medida que Ji Won aproxima-se de Naoko, passa também a conhecer a família dela. Você poderia pensar que isso é um enredo básico e sem graça, mas lhe garanto, não é. Spring has Come trata justamente disso, um romance que faz duas pessoas já adultas amadurecerem ainda mais e permite que tanto Naoko quanto Ji Won repensem o conceito da palavra família. Naoko esteve acostumada a viver numa bolha de conforto achando que sua família estava bem, sem nem imaginar que todos guardavam seus sentimentos pra si e até mesmo escondiam seus próprios segredos. Ji Won cresceu sozinho após a morte do pai e desde que se mudou para o Japão tenta esquecer o passado que lhe assombra, mas começar a conviver com uma família como a de Naoko o faz pensar que nenhuma família é perfeita e que mesmo assim ainda se pode chamá-la de família. É por esta premissa e um significado tão profundo que este título merece uma recomendação, então não deixem de conferi-lo.

- Lee Ji Won (Kai - EXO): Um fotógrafo.

Ji Won é um fotógrafo que está no Japão há dois anos tentando estabelecer sua carreira profissional, sempre lidando com as dificuldades de estar sozinho e com um passado que insiste em lhe assombrar. O rapaz começa a ver sua vida mudar quando conhece a Naoko e sua família, a partir daí o profissional Ji Won também dá lugar ao atencioso e meigo garoto, sempre tentando agradar não apenas sua amada como também a família dela. Ji Won é o tipo de homem que tenta carregar seus problemas sozinho e mesmo com a chegada da Naoko, isso não muda, porém conforme ele aproxima-se da família dela passa a ajudar os membros desta. E ajudando a família da garota que ama ele começa a perceber que a forma como tem lidado com seu passado não é a mais correta e, de certo modo, ele começa a se sentir acolhido e confortado por estes familiares.
Eu posso afirmar que até agora este é o melhor personagem já interpretado pelo Kai, além da atuação dele estar maravilhosa e encantadora, o próprio personagem é bem construído e mostra conflitos internos que qualquer ser humano teria se estivesse no lugar dele. Ji Won é um homem maduro que precisou começar a tomar conta de si mesmo muito cedo, precisou enfrentar o mundo sozinho e correu atrás de seu sonho e mesmo quando conseguiu se tornar fotógrafo, ainda luta diariamente para se manter na profissão. Ele é um personagem realista, além das dificuldades que enfrenta diariamente ainda precisa lidar com os sentimentos do passado, e após conhecer alguém que encantou seu coração, através dela percebe seus erros e acertos como pessoa. Olha, eu poderia ficar horas falando deste personagem, mas a ideia é que vocês possam vê-lo com seus próprios olhos e senti-lo com seus próprios sentimentos. Vejam Kai dando um show de atuação e Ji Won encantando com sua personalidade tão centrada e meiga. Quem quiser conferir mais trabalhos do moço assistam Andante (se quiserem resenha comentem pedindo) e o mini drama Choco Bank.
~gifs do abs do oppa porque eu não posso morrer de surto sozinha~

- Kishikawa Naoko (Kurashina Kana): Uma vendedora.

Naoko é encantadora, uma mulher madura que mesmo tendo uma vida relativamente difícil não desiste de viver, ela dá o seu máximo para ser uma boa vendedora na loja de lingeries. Mesmo sendo tão madura, Naoko não enxergava por completo sua família, achava que todos estavam bem e simplesmente seguia em frente, e somente quando Ji Won começa a fazer parte de sua vida, ela percebe que há muito mais em uma pessoa do que ela aparenta exteriormente. Esta é uma personagem sincera, o tipo de mocinha que não tem medo de dizer  o que sente e é justamente esta honestidade que a faz receber a atenção do Ji Won.
Eu me surpreendi muito com o modo como desenvolveram a personagem, é como se no início do dorama ela estivesse envolta em uma cegueira que a impedia de ver sua família claramente, e quando os olhos dela começam a enxergar as verdades de cada um, ao invés de se fazer de vítima ou ficar chateada, ela simplesmente dá uma lição sobre amar. Amar é aceitar qualidades e defeitos, é compreender o que o outro gosta e não gosta, e acima de tudo, é respeitar o outro, e é isso que ela faz com os membros de sua família, ela os ama. E não apenas com seus familiares, ela faz a mesma coisa com o Ji Won, ela o ama. Que mocinha sincera e digna!

- Uma família!

A família da Naoko é composta por três pessoas. Sua mãe Sue (Takahata Atsuko) que mostra verdadeiramente o quanto uma mãe se importa com sua família, muitas vezes esquecendo-se de si mesma. O pai, Shuji (Sano Shiro), inicialmente me parecia ser bem rude pelo fato de ser mal-humorado quando estava em casa, porém quando realmente o compreendi, seus motivos para agir como agia, me senti mais cativada por ele. É realmente um exemplo de que não podemos julgar uma pessoa sem conhecê-la verdadeiramente. E por fim, temos a irmã mais nova da Naoko, a Junko (Furuhata Seika), que no começo aparentava ser protótipo de caçula mimada e invejosa, daquelas que só faz besteira, porém ela também prova que prejulgar uma pessoa é errado.
A família da Naoko é um dos pontos principais da trama pois é justamente com ela e por causa dela que o romance principal se torna mais interessante e profundo. Tanto Naoko quanto Ji Won começam a descobrir os segredos que esta família esconde e isto muda os pensamentos que eles tinham sobre o que uma família precisa ser e o que a mesma significa na vida de alguém. Não é apenas a questão do papel familiar que cada um tem, o que uma mãe, pai e irmã devem fazer, mas sim o significado por trás da palavra. Eu mesma refleti várias vezes enquanto assistia ao dorama, nós não escolhemos nossa família, mas devemos ser gratos por tê-la, devemos aceitar que cada um é do jeito que é e tem suas próprias manias e vontades, ser da mesma família que alguém é fazer parte da vida desta pessoa e inconscientemente amá-la, afinal ela é parte de você. E amar traz a responsabilidade de aceitar, compreender e respeitar, e em uma família cada um destes aspectos deve estar presente. Spring has Come mostra tudo isso com simplicidade e de modo tocante.

- Um romance!

Como eu mencionei o romance é doce e maduro, do tipo que sem nem perceber o telespectador já começa a shippar o casal e torcer para que haja um final feliz para os dois. Naoko e Ji Won mostram que mesmo com diferenças culturais, de idioma e idade é possível haver compreensão, entendimento e respeito, é possível amar. Os dois começam a participar da vida um do outro, no começo temos uma participação mais ativa do Ji Won na vida da Naoko porque ao contrário dela, ele não se abre tão facilmente principalmente por causa dos sentimentos do passado.

Ji Won ajuda Naoko a descobrir e lidar com os segredos da família dela, e assim ambos percebem que amar alguém significa estar disposto a entender a pessoa em seus vários aspectos. Eu amei a forma como o Ji Won se aproxima da família da Naoko e começa a fazer parte dela, a trama desenvolve bem não apenas a relação entre os dois protagonistas, mas também a relação do Ji Won com os familiares da Naoko.

Este é um dos romances mais bem desenvolvidos que já tive a oportunidade de conferir em doramas, a abordagem é simples, madura e a aproximação entre os protagonistas é natural, o amor entre os dois simplesmente nasce e ver isso é muito lindo. Eu disse e repito, Naoko dá uma lição sobre amar alguém, não apenas seus familiares, mas também o homem que fez seu coração mudar. Ela faz coisas admiráveis pelo homem que ama e o próprio Ji Won também toma suas próprias decisões em respeito a esse amor que sente, e gente, eu simplesmente me apaixonei por este romance, é tão sincero que dá vontade de chorar. *.*

- Um final. (Comentário SEM spoiler)

Olha, eu entendi a proposta do enredo e do encerramento dele, o porquê de tudo ter acabado daquela forma, a vida sempre traz as mais variadas surpresas, na realidade as coisas são assim, e precisamos pensar no fardo que podemos dar à outra pessoa ao se relacionar com ela considerando que nosso próprio "telhado" é de vidro e pode ser facilmente quebrado, MAS mesmo compreendendo tudo isso, não deixei de ficar chateada. Eu esperava muito mais do fechamento deste título, é uma obra de ficção então é óbvio que eu esperava uma coisa do tipo conto de fadas porque se é pra sofrer já tem a realidade mesmo. Enfim, não gostei do final, esperava muito mais, entretanto, vale considerar que o modo como tudo acabou não me fez odiar o dorama ou sentir que o mesmo perdeu sua qualidade, pelo contrário, me fez compreender que quando se é adulto é preciso tomar decisões difíceis. 

- Um final. (Comentário COM spoiler). Só leiam se já assistiram o jdrama ou se não ligam para spoiler, quem odeia spoiler pula para o próximo tópico. 

ALERTA DE SPOILER:   Então, primeiro de tudo, achei desnecessário a Sue ter falecido, eu entendi que a proposta deste desdobramento era surpreender e mostrar como a vida é cheia de surpresas e pode levar quem amamos de uma hora para outra. Foi algo que eu achei muito triste, porém compreendi. Só que além disso, ainda temos Ji Won e Naoko não ficando juntos. Tá. Entendi que o Ji Won não queria fazer de sua própria mãe um fardo para a Naoko que já tinha suas próprias dificuldades familiares, e mesmo isso sendo bem realista, não pude aceitar. Olha gente, é como eu disse, já basta a realidade cruel, então se é ficção quero conto de fadas e pronto. No geral, compreendi o porquê do j-drama ter acabado de tal forma, respeito a decisão do autor, mas concordar é outros quinhentos... Enfim, comentem comigo o que acharam do final.    FIM DE SPOILER

- OST: Um EXO <3

E para melhorar ainda mais o j-drama eis que temos EXO cantando Lovin' You Mo e eu amei muito esta música, então a deixarei abaixo para vocês ouvirem. Enfim, Spring has Come é um enredo que cativa justamente pela simplicidade, o que o faz ser bem realista quando paramos para pensar nos conflitos que enfrentamos em nossas próprias famílias, além disso, o dorama consegue desenvolver um romance de forma encantadora e ainda nos faz refletir sobre o significado de família e o que é amar verdadeiramente alguém. Uma trama que merece ser recomendada! Quem assistiu comenta aí o que achou, se você ainda não viu dá tempo de ir conferir e voltar para comentar comigo. 
Até a próxima resenha, pessoal! :*

Lovin' You Mo - EXO



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo