Solomon's Perjury [K-Drama]



Para quem gosta de dramas escolares, mas quer sair do clichê relacionado a este tipo de gênero, eis que hoje trago uma dica perfeita para isso. Antes de tudo, deixo aqui meus agradecimentos às meninas do fansub Urameshi Downs por toparem esta parceria, a qual me permitiu mais uma vez trabalhar como revisora de um projeto, experiência que eu tenho amado muito. Por fim, digo-lhes que este título tem uma originalidade não muito vista e se você procura algo diferente deveria dar uma chance à ele.


Sinopse: O corpo de um estudante do sexo masculino foi encontrado na escola, na manhã de Natal. Depois que a polícia o determinou como suicídio, um bilhete anônimo citando que era realmente um assassinato, de repente se espalha amplamente. Para evitar mais caos e caça às bruxas, Ko Seo Yeon, uma dos estudantes, a que primeiro encontrou o corpo, decide fazer uma investigação independente.
Gênero: Investigação, Mistério, Escolar, Drama, Psicológico, Suspense
Nº de Episódios: 12
Ano: 2016 - 2017
Onde Encontrar: Urameshi Downs (download/online), Viki (online)

- Enredo

O enredo de Solomon's Perjury é focado na história de Lee So Woo, um estudante que foi encontrado morto na escola na manhã de Natal. A polícia investiga o caso e declara que o rapaz cometeu suicídio, porém uma carta anônima chega ao conhecimento dos demais estudantes da escola, nela há escrito o relato de uma possível testemunha que diz ter visto So Woo ter sido assassinado. Como a polícia já fechara o caso, uma aluna chamada Ko Seo Yeon decide por si mesma investigar e descobrir o que realmente aconteceu com So Woo. Assim, ela e seus demais amigos, fundam um clube escolar, intitulado Clube do Julgamento, para que possam julgar o possível estudante assassino de Lee So Woo e descobrir o que realmente aconteceu com o rapaz, se fora suicídio ou assassinato. Como podem perceber, este é um drama escolar diferente, não temos aqui aquele clichê de tramas do gênero, pelo contrário, temos um enredo totalmente original, afinal onde você já viu um grupo de estudantes realizar um julgamento escolar?? Pois bem, esta é a premissa do dorama, o qual consegue ir fisgando o telespectador ao decorrer dos capítulos, atiçando a curiosidade e os fazendo não querer largar o título até descobrir se Lee So Woo foi assassinado ou não. O mais legal é que além da originalidade do enredo, ainda temos um bom ritmo, não se torna chato acompanhar as investigações, e temos um retrato de como são julgamentos, encenados pelos próprios estudantes. Os quais foram bem inteligentes e assumiram com maestria os papéis de juiz, promotora, réu e advogado de defesa. Fiquei por vezes, admirada com a capacidade desta galerinha! Além de tudo isto, ainda temos desdobramentos bem feitos, que vão formando o desfecho super encaixado da trama, sinal de que a mesma foi bem planejada do início ao fim. Recomendo este dorama para quem curte enredos que fogem dos clichês comuns a este tipo de gênero e gostam de embarcar em novos tipos de histórias, estudantes de direito irão amar este título. Hahah' Até eu que não sou da área - mas confesso que sempre achei mega admirável o papel de uma promotora e de um juiz - acabei curtindo mais do que achei que curtiria.

- Personagens

Lee So Woo (Seo Young Joo)

O personagem mais importante é, com certeza, o Lee So Woo. Afinal, todo o julgamento é voltado para descobrir o que acontecera com o rapaz, o qual parou de ir à escola após uma briga com outro estudante no laboratório de ciências e duas semanas depois foi encontrado morto. Não posso adentrar em detalhes senão estaria dando milhões de spoilers, pois conhecer o So Woo e entender o que se passava em sua mente é um dos pontos principais para o desfecho da trama. Conhecendo-o, analisando sua personalidade, somos capazes de entender se ele teve motivo ou não para ser assassinado ou cometer suicídio, é tudo dependente da personalidade do rapaz. 
Só admito que foi um personagem que me surpreendeu, afinal vamos conhecendo-o a partir de flashbacks e assim, somos capazes de entender o que o levou à morte, e por fim, comecei a refletir sobre quantos jovens pensam exatamente como o So Woo... Fiquem de olho neste personagem, pois além dele ser o centro de tudo, ainda proporciona uma carga de reflexão psicológica impressionante ao telespectador. O personagem nos convida a analisá-lo psicologicamente e este é o diferencial dele em relação aos personagens de dramas escolares em geral, não temos aqui um personagem raso, pelo contrário, So Woo é tão bem construído que torna-se profundo. Considero este um dos personagens mais marcantes da trama!

Ko Seo Yeon (Kim Hyun Soo)

A Seo Yeon é outra personagem bem marcante. Aliás, temos muitos personagens do tipo aqui neste drama, acho que por isso o mesmo me cativou mais do que o normal. Seo Yeon assume o lugar de promotora no julgamento, a fim de descobrir o que aconteceu com o So Woo, o porquê dele ter parado de ir à escola e depois ter aparecido morto lá. Ela sente-se no dever de encontrar a verdade já que a polícia simplesmente assumiu como suicídio e tampouco ligou para a carta de denúncia dizendo ser assassinato. Ao invés de esperar que os adultos tomem uma atitude, Seo Yeon decide formar o clube de julgamento e junto de seus amigos, descobrir a verdade, independente do apoio dos adultos ou não. 
O que mais gostei foi a determinação da personagem em descobrir a verdade mesmo depois de todas as ameaças e ações má intencionadas da escola, tudo para impedir que o julgamento continuasse. Foi aquela mocinha que empenha-se quando quer algo e não espera que os adultos tomem à frente, ela mesma corre atrás de seus objetivos. Admirável né?!
Vale mencionar também a família da Seo Yeon, afinal além de suas irmãs gêmeas que davam um tom fofo e cômico para a trama em certas cenas, temos sua mãe que age simplesmente como uma "mãe", sendo do tipo que respeita as decisões da filha, mas dá conselhos para que a mesma tome juízo. E claro, o pai da moça, o qual trabalha na delegacia e soube apoiar a filha em todos os momentos. A família dela era uma coisa linda de se ver. Amei! *.*

Han Ji Hoon (Jang Dong Yoon)

E se for mencionar qual personagem mais me surpreendeu, com certeza, o mencionado seria o Ji Hoon. O rapaz não estuda na mesma escola que a Seo Yeon, So Woo e os demais estudantes, mas inesperadamente se vê interessado no Clube do Julgamento e decide até participar, participando como advogado de defesa do réu. Do início ao fim, Ji Hoon nos envolveu com seu ar misterioso, afinal era perceptivo que ele tinha suas próprias razões para querer o julgamento e participar do mesmo e tudo foi esclarecido no final. Aparentemente, Ji Hoon é um estudante modelo, e famoso por ser um rapaz bonito, então as meninas estão sempre interessadas nele, porém ele tem seus segredos, e se querem saber quais são terão que ver o drama. Haha' O que posso adiantar é que Ji Hoon faz um excelente trabalho como advogado de defesa, estava sempre preparado e pronto para questionar a promotoria, o que demonstrava sua inteligência e dom para a profissão. 
Além disso, a partir dos desdobramentos que se seguem vamos descobrindo o que ele esconde e percebendo que assim como o So Woo, Ji Hoon é bem construído e muito bem inserido na trama. Fiquei muito surpresa com ele no último episódio e passei a enxergá-lo de outra forma, Ji Hoon me fez refletir com tudo o que disse no momento final da trama e provou que era um personagem com todo um embasamento psicológico. Senti pena dele em um certo momento e fiquei orgulhosa de como ele lidou com tudo a partir de certo momento da trama, é claro que não dava para desconsiderar seus segredos e talvez algumas pessoas não tenham gostado do personagem justamente pelo fato dele esconder tudo, porém, eu acabei gostando mais do personagem no fim do que no começo. No fim, ele realmente me emocionou e comoveu.

Bae Joon Yeong (Seo Ji Hoon)

Olha, a gente tenta não se apaixonar por um ~oppa - nesse caso, eu tô mais para ~noona dele! hahah - a cada dorama, mas é MUITO difícil viu?! Eis que minha paixão deste dorama foi o Joon Yeong. O rapaz é o primeiro a encontrar o corpo do So Woo no Natal, e posteriormente se torna parte da equipe dos advogados de defesa, ao lado do Ji Hoon. Logo no primeiro episódio nos mostra tudo que se passa em sua mente, e chega a quase fazer uma besteira, porém é justamente a partir deste evento que ele torna-se próximo da Seo Yeon. Assim como os demais meninos anteriormente mencionados, Joon Yeong tem seus problemas e sofrimentos, no caso dele é tudo bastante explícito, e logo descobrimos pelo que ele está passando. 
O rapaz sofre constantemente com os ataques de sua mãe que insiste em agredi-lo psicologicamente, ofendendo-o e agindo de maneira cruel, sinceramente, eu quis matar esta mulher. Como o pai dele tentava fingir que tudo estava bem, Joon Yeong era obrigado a lidar com seus sentimentos sozinhos, e isto o magoava cada vez mais, chegando ao ponto dele pensar em fazer uma besteira. Foi um personagem que desde o início se mostrava muito machucado, e mesmo quando o porquê da mãe tratá-lo tão mal foi revelado, eu não consegui perdoá-la por ser tão má com seu próprio filho. Compreendi o sofrimento que ela estava passando e como também era difícil pra ela, porém, nada justifica começar a agredir psicologicamente um filho assim. O bom é que no fim tudo se resolveu e ficou bem visível que o Joon Yeong estava tentando seguir em frente e superar suas mágoas. 

*** 

Ah! Vale mencionar que o Joon Yeong começou a desenvolver um interesse amoroso pela Seo Yeon e isto o tornou ainda mais fofo, uma pena que o romance não era o foco da trama... Mas nos poucos momentos em que o possível casal estava interagindo, é lógicooo que eu shippei, afinal shippar ao ver dorama é algo impregnado na nossa alma né?! A gente logo cata algum casal para shippar mesmo que o romance não seja o ponto principal do enredo. E sendo o Joon Yeong um fofinho quando estava ao lado da Seo Yeon, não consegui ignorar o possível casal... <3


Choi Woo Hyeok (Baek Chul Min)

Woo Hyeok é o réu do julgamento pois na denúncia anônima feita, ele é acusado de ser o assassino do Lee So Woo e todos começam a suspeitar dele porque o estudante que brigara com o So Woo no laboratório de ciências fora ele. O personagem torna-se um suspeito e muitos até acreditam que ele possa mesmo ser o assassino já que cometera inúmeras ações de bullying e agressões contra seus colegas de escola. Inicialmente, parecia ser apenas um filhinho de papai que se acha no direito de incomodar os outros porque seu pai tem dinheiro para pagar um bom advogado, mas no fim, tornou-se notório que o rapaz apenas seguia o que via em casa. Nos tornamos o reflexo do que vemos em casa, na maioria dos casos, e Woo Hyeok provou justamente isto. É claro que isso não justifica todas as ações horríveis que ele cometeu, as quais são citadas no julgamento, porém nos faz entender um pouco melhor o personagem, compreendendo o porquê dele fazer tais coisas. Mas será que ele seria capaz de tornar-se um assassino? Será que ele matou o So Woo? Não vou contar! Hahah'

Lee Joo Ri (Shin Se Hwi)

Esta foi a personagem que eu menos gostei. Inicialmente, aparentou ser uma criatura antipática e mimadinha, achando que todo mundo é obrigado a ouvir seus surtos em forma de gritos agudos - meu ouvido doía nestes momentos - e isto me fazia querer dar uns tapas na Joo Ri. Em certo momento, a criatura é até o pivô de um acidente com outro personagem, e ao invés de tomar rumo na vida, começa é a mentir. Joo Ri é a responsável pela denúncia feita - não é spoiler, isso acontece logo nos primeiros episódios! - e tudo que deseja é que Choi Woo Hyeok pague por seu crime, pois segundo ela o estudante que estava com So Woo na hora de sua morte foi ele. Joo Ri torna-se uma testemunha do acidente/ assassinato (?) e tenta convencer a todos que está falando a verdade. Posteriormente, a verdade é revelada, bem como o motivo dela agir como agiu durante todo o tempo anterior. Só posso dizer que a personagem, com certeza, precisava de um tratamento psicológico - pra melhorar a personalidade difícil que tinha - mas no fim, acabou inesperadamente, fazendo o certo.

Temos muitos outros personagens, as amigas divertidas e carismáticas da Seo Yeon, a Lee Yoo Jin (Ahn Sol Bi) e Kim Soo Hee (Kim Soo Hee) que topam sem nem pensar duas vezes, ajudar a amiga no julgamento e tornam-se parte da promotoria. Amigas assim é sempre necessário né?! 
Há também o terceiro integrante da equipe de defesa do réu, o Choi Seung Hyun (Ahn Seung Kyoon) que é do tipo divertido e cativante, sendo aquele engraçadinho que faz piadas no momento certo, conseguindo ser também meio infantil às vezes mas de maneira tolerável.
A melhor amiga da Joo Ri que merecia um prêmio por aguentar a personalidade dela e os ataques dos gritinhos agudos, a Park Cho Rong (Seo Shin Ae). Olha, tem que ser amiga meeesmo pra aguentar uma criatura dessas viu?!
E claro, o Kim Min Seok (Woo Gi Hoon) que exerce o papel de juiz no julgamento da escola, e apesar de ser um tanto quanto meio esnobe, conseguiu ser um fofo, sempre atendendo os pedidos da Yoo Jin. E temos também os professores, um determinado repórter que transmite as notícias do julgamento da escola, a detetive Oh que está presente em todos os julgamentos e o pai do Ji Hoon que também é presidente da Fundação que criou a escola e traz um desdobramento interessante. São muitos personagens e se eu for falar de todos eles, a resenha ficará gigante, então vamos pular para o próximo tópico.

- Final

Eu sinceramente, AMEI o último episódio. Os desdobramentos que se seguiram na reta final, os esclarecimentos feitos e principalmente o desfecho, foram muito bem feitos e provaram que a trama fora bem planejada do início ao fim. Temos um final redondinho e bem coeso com a premissa da trama, além de ter sido um pouco surpreendente, o que me deixou muito comovida. Principalmente em relação ao Ji Hoon, o rapaz realmente me comoveu com tudo o que disse no último episódio, no início e principalmente no fim! Além de que, os fins dos personagens são totalmente justos, de acordo com as ações que cometeram ao decorrer da trama, podem assistir sem medo!

- Consideração Final

Este título é na verdade uma versão coreana de um drama japonês, não assisti a versão original por isso não posso compará-los tampouco mencionar as diferenças entre as adaptações. Porém, se algum dia eu decidir conferir o jdrama, podem ter certeza que trarei a resenha aqui. Por fim, gostaria de dizer que Solomon's Perjury é um dorama escolar diferente e que você não deve ver se quer romance ou trama totalmente clichê do gênero escolar, pois o mesmo não foca em romance, apesar de ter alguns indícios soltos em alguns episódios. Este é um dorama com enredo original que mostra como os jovens podem unir-se em prol de uma causa, chegando até a fazer algo inesperado como montar um julgamento simulado na própria escola. 
Além de que, o enredo nos mostra como jovens podem ser terrivelmente afetados por causa do que sofrem em casa, abusos de seus próprios pais ou mesmo na escola, bullying dos próprios colegas. Temos aqui um retrato de como o psicológico destes jovens podem ser abalados, como pode ser difícil para eles lidarem com estas dores e tristezas, é muito difícil superar as dificuldades até mesmo quando somos adultos, imagina quando somos jovens e não sabemos ao certo nem o que queremos da vida. O drama pode ser visto como uma crítica social, devemos prestar mais atenção a como lidamos com os jovens de hoje, e também serve como exemplo para demonstrar que ainda há jovens fortes e determinados a seguir em frente e enfrentar dificuldades, desde que sintam apoio para isso. Um exemplo notório é a Ko Seo Yeon que a partir do apoio da família é de longe, a personagem mais equilibrada psicologicamente dentre os demais. 
E claro, temos a abordagem de como jovens podem sucumbir às suas tristezas e desistir ou como podem encontrar razões para continuar seguindo em frente, a partir do apoio dos amigos. Solomon's Perjury é original, com trama bem elaborada do início ao fim e com um teor de psicologia profunda inserido na construção dos personagens, o que nos faz se envolver mais com eles, o tipo de enredo que se você prestar atenção, te fará enxergar inúmeras mensagens.

***

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha, comentem aí o que acharam do título okay?! E agradeço mais uma vez à Lucíla e Tereza do blog Urameshi Downs por toparem esta parceria e me aceitarem como revisora do projeto, vocês sabem que me fisgaram de vez né?! Hahah' Fico muito feliz por ter participado de mais um projeto com vocês meninas e que venham os próximos! Obrigada por tudo! Bom, até o próximo post! :*

4 comentários:

  1. Olá!
    O que falar desse drama!?
    Você viu como é facinho soltar um spoiler? kkkk Vou deixar marcado como spoiler já que é difícil não discutir esse drama sem spoilers ou dicas importantes que nos revelam algo rsrs
    - SPOILER
    Por isso quando você me perguntou do desenvolvimento da trama, mesmo de maneira geral, se eu dissesse que sim estaria me comprometendo se eu dissesse que não também! kkkk :O
    Afinal tudo chega exatamente na conclusão que tiveram no começo, só que vamos descobrindo do porquê as coisas aconteceram assim. E é uma nova revelação (que várias vezes chegou a me confundir novamente) no decorrer do drama.
    Também gostei demais a maneira que eles desenvolveram cada personagem, cada um com seus próprios problemas e, que como você colocou, nos passam inúmeras mensagens. E a mensagem deixada ao fim do drama também foi emocionante e com certeza é do tipo que nos faz refletir sobre as coisas realmente importantes da vida.
    Também não gostei da Joo Ri, porém em alguns momentos realmente fiquei na dúvida da veracidade do depoimento dela, e aquela amiga dela... também acho que tem que ser muito amiga para aguentar ¬¬
    Um personagem que eu amei e surtava cada vez que aparecia era o Min Seok *-* Justamente por ser meio esnobe, não se conformar em ser sempre o segundo kkkkk e ser tão fofo em outros momentos <3
    Nós também só temos a agradecer ^^
    Obrigada por mais essa parceria e mais essa resenha maravilhosa ♥♥♥

    Beijos,
    ~Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza! (:
      Facinho mesmo, agora entendo porque você se controlava pra não comentar muita coisa comigo no whats. hahah' Isso é verdade, obrigada por marcar spoiler, é sempre bom avisar.

      SPOILER

      Agora faz sentido você não responder aquelas perguntas que eu fazia, poderia acabar soltando spoilers kkk
      O engraçado é que eles fizeram essa "confusão" tão bem, que a gentes e envolve e fica perdido, achando que acertou o que tinha acontecido, descobrindo que não, e isto só faz a trama ser melhor.
      Exatamente! Foram várias as mensagens que os personagens nos passaram, e a do final foi bem tocante, obrigando o telespectador a refletir.
      Joo Ri era uma chatinha né?! Aquela amiga dela merecia um prêmio por tê-la aguentado até o fim... kkk
      Ah sério?! Ele era tão fofinho né?! O esnobismo dele o tornava um amorzinho,o que é até engraçado de se dizer né?! KKK Mas como disse lá em cima, minha queda foi pelo Bae Joon Yeong. kkk
      Aaaahh, eu que agradeço por tudo! E que venham nossas próximas parcerias, e obrigada por mais este comentário! ♥
      Beijinhos :*

      Excluir
  2. Os episódios abaixo não tá querendo abrir. Aparece Não é possível acessar este item porque ele viola nossos Termos de Serviço.Episódio 4:Episódio 6:Episódio 10:Episódio 11: AS legendas tem como postar, pois tem em outros sites sem legendas.
    Obrigado Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que removeram os episódios, entrou em contato com o fansub? Talvez eles não estejam sabendo e ao saber reativem o dorama com novos links.

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo