Go Back Couple [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um daqueles doramas amorzinhos, um daqueles que conseguem com um enredo simples contar uma história realista utilizando-se de uma pitada de fantasia para mostrar que sempre há tempo para buscar nossa felicidade. Eis aqui um dos títulos do ano passado mais gostosinhos de assistir e sério, quem curte comédia romântica com pitadas de drama deveria colocá-lo na lista.


Sinopse: Choi Ban Do e Ma Jin Joo tem 38 anos de idade e são casados. Choi Ban Do se sente sobrecarregado com a responsabilidade de ser o ganha-pão da família e Ma Jin Joo é uma dona de casa com autoestima baixa. Apesar de estarem apaixonados quando se casaram, eles agora se odeiam e ambos se arrependem de ter casado em uma idade tão jovem. Eles viajam no tempo e se encontram com 20 anos novamente, na época da faculdade quando se conheceram.
Gênero: Drama, Romance
Nº de Episódios: 12 
Ano: 2017
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online); Viki (online); DramaFever (online)

- Enredo: Um casamento é...

A trama de Go Back Couple começa com o casal de protagonistas em pleno processo de divórcio, mostrando a dura realidade do fim de um casamento e as consequências dele para ambos os envolvidos. Choi Ban Do é um vendedor, tipo um representante que vende medicamentos para hospitais, um pai de família que trabalha o dia inteiro fora para assim conseguir o sustento de sua esposa e pequeno filho, chegando ao ponto até mesmo de se rebaixar para médicos que compram seus produtos farmacêuticos. Enquanto isso, sua esposa, Ma Jin Joo fica em casa tomando conta do filho do casal, uma verdadeira dona de casa e mãe. Com as dificuldades vividas pelo casal, o desgaste após tantos anos de casados e um estopim inesperado, eles decidem divorciar-se. Jin Joo e Ban Do chegaram a um ponto do relacionamento no qual não conseguem mais conversar, é apenas briga, mágoa e dor, um está continuamente machucando o outro. E após o divórcio, após uma despedida os dois finalmente se despedem de suas vidas como um casal, porém, inesperadamente um acontecimento surreal os faz retornar ao ano de 1999, quando eles eram jovens e ainda não tinham se casado. 
É isso mesmo que vocês leram, o casal aqui retorna 18 anos no tempo num passe de mágica e ganham a oportunidade de reviver a época da faculdade e talvez assim, mudar suas escolhas, bem como impedirem a si mesmos de casar-se um com o outro. O fato é que Go Back Couple traz um diferencial interessante, começamos o dorama vendo o fim do relacionamento dos dois, vendo ambos em meio a dor, machucados pelo fracasso do casamento e logo nos primeiros episódios, o próprio telespectador pode pensar que a ideia central da trama é fazê-los voltar ao passado para que possam descobrir que casar-se um com o outro fora um erro. Porém, retornar ao passado permite que Ban Do e Jin Joo reencontrem a si mesmos, faz com que eles relembrem o que foi verdadeiramente importante durante todos esses anos em que foram casados. O enredo começa nos mostrando um fim para que assim possa surgir, talvez quem sabe, um recomeço, mas isto dependerá obviamente apenas dos dois protagonistas. Será que retornando ao passado eles decidirão não se casar? Decidirão buscar novas vidas com outras pessoas? Vocês só saberão assistindo ao dorama! 

- Personagens

Choi Ban Do (Son Ho Jun)

Confesso que demorei bastante para compreender o Ban Do por completo, inicialmente o achava um homem idiota que não sabia valorizar sua esposa tampouco seu casamento e família. Com o retorno ao passado, Ban Do decide reaproveitar a juventude, aproveitando para divertir-se mais e claro, reencontrar seu primeiro amor, uma bailarina com a qual nunca conseguira trocar mais do que duas palavras no seu outro passado. Ao decorrer dos episódios, Ban Do vai mostrando ao telespectador quem realmente é, e olha, ao menos para mim, foi uma surpresa perceber quem esse rapaz era de verdade, mais surpreendente ainda foi perceber como ele se sentia.
Posso dizer que este protagonista me surpreendeu positivamente, demonstrando ser alguém que eu não esperava que ele fosse, na verdade, ele sempre fora tal tipo de pessoa, mas eu só percebi mesmo tempos depois. A inicial irritação que o mocinho me causou foi sumindo à medida que eu enxergava o contexto como um todo, e este é um dos ensinamentos da trama, às vezes só sabemos uma versão dos fatos e nos atemos à ela, mas apenas uma versão não é a verdade absoluta.
O personagem que eu conhecia tão pouco e pré-julguei era alguém muito mais profundo, inicialmente eu me apeguei à visão que a Jin Joo tinha dele após seu casamento ser destruído, mas isso não me permitia enxergar o rapaz por completo, Ban Do me deu uma valiosa lição. Gostei muito da atuação do Ho Jun, não lembro de tê-lo visto por aí em outro dorama, mas afirmo que quero reencontrá-lo novamente.

Ma Jin Joo (Jang Na Ra)

Jin Joo inicialmente é uma esposa dedicada e uma mãe maravilhosa, realmente amava vê-la ao lado do filhinho, eram uns fofos juntos. Também vemos o quanto ela está cansada de toda a situação que vive, o casamento desgastado e o fato de ter que ser mil mulheres em uma só, dando conta de casa, filho e marido. Algo extremamente realista né?! Quando ela não aguenta mais, chegando ao seu limite, na verdade, o ultrapassando, chegando ao ponto da exaustão recorre ao divórcio. E assim como o Ban Do acaba retornando ao passado após um evento um tanto quanto mágico. Ao acordar no passado ela dá de cara com uma pessoa que a deixou marcada profundamente, sua mãe. No primeiro dia, Jin Joo acha que é um sonho e decide aproveitá-lo ao máximo, principalmente ao lado de sua mãe, a quem perdera anos depois e teve que se acostumar a viver sem no futuro de onde veio. Não é spoiler viu gente?! Fiquem tranquilos. Vocês verão isso nos dois primeiros episódios.
Pois bem, à medida que os dias passam, ela tem certeza de que esta é uma nova oportunidade para si mesma, uma oportunidade para talvez mudar seu futuro e impedir um casamento fracassado. Porém, se no futuro ela tem um filho, no passado ela tem uma mãe, ambos os seres mais preciosos para ela não existem nas mesmas épocas e isto se torna um dilema da personagem. Jin Joo sabe que se conseguir de algum modo voltar para seu filho, Seo Jin, não terá mais a mãe ao seu lado, e sabe que se ficar com a mãe, não terá seu filho. Que dilema hein?! Manteigas derretidas se preparem porque este dilema arrancará lágrimas e lágrimas de vocês! Jin Joo é uma prota doce, uma mulher admirável do início ao fim, de uma maturidade que apenas alguém que já é mãe saberia ser, é sem dúvidas, a melhor personagem do dorama. Amei a atuação da Na Ra, anteriormente conferi Hello Monster com a atriz mas vê-la em um cenário tão diferente de seu trabalho anterior foi maravilhoso.

Go Dok Jae (Lee Yi Kyung) & Ahn Jae Woo (Heo Jung Min)

Eu preciso comentar também destes secundários tão carismáticos. Dok Jae e Jae Woo formam o trio amizade masculina da trama, são amigos fiéis do Ban Do, amizade que se prolongou da faculdade até os tempos futuros quando Ban Do está casadíssimo com a Jin Joo. Dok Jae é o mais engraçado, um personagem carismático, idiota e com uns mil parafusos a menos, eu simplesmente olhava para ele e sentia vontade de rir. Jae Woo não fica atrás não! O desajeitado também garante boas risadas e além disso, consegue ser um fofo quando se descobre apaixonado por uma das amigas da Jin Joo. Ele chega até a tentar participar do clube de dança da faculdade só para poder estar perto da amada e dançar com ela, só para vocês verem quão apaixonado e dedicado ele é. Eu realmente curti estes amigos do Ban Do, eles tiveram uma participação bem de apoio mesmo, o que é compreensível porque a trama tinha pouco tempo e não teria como se aprofundar em outros personagens, mas fiquei satisfeita com como eles foram aproveitados durante o decorrer dos episódios. Realmente me divertiram e agradaram.

Cheon Sol (Cho Hye Jung) & Yoon Bo Reum (Han Bo Reum)

Cheon Sol é uma tímida e doce garota, ao contrário da Bo Reum, ela é mais contida mas incrivelmente perceptiva. Ela conseguiu perceber a atmosfera receosa que envolvia o Ban Do e a Jin Joo e mesmo não entendendo o que realmente estava por trás desse cenário, teve a percepção aguçada e tentou ajudar a amiga da forma que pôde. Justamente por esse seu jeito simples mas meigo, gostei da personagem. Jin Joo no futuro havia perdido contato com a Cheon Sol porém ao retornar ao passado, já sabendo que de acordo com suas lembranças sua amiga sumiria da faculdade sem deixar rastros, decide neste "novo" passado ir atrás da amiga e apoiá-la, desfazendo um de seus maiores arrependimentos do antigo passado. Por outro lado, Bo Reum é espalhafatosa e animada, uma extrovertida que também consegue esbanjar carisma. Esta é mais uma personagem comum que conseguiu ser devidamente encaixada no enredo, sendo realmente um elenco de apoio, principalmente por ser parte de um romance secundário legal de se ver, mas isso comentarei em outro tópico.

Temos vários temas abordados no enredo, um deles é amizade e gostei muito disso. A amizade entre Ban Do, Dok Jae e Jae Woo  e também a amizade entre Jin Joo, Cheon Sol e Bo Reum se mostraram verdadeiras. Os meninos provaram que uma amizade verdadeira dura eternamente pois mesmo depois de 18 anos, eles continuavam encontrando-se para ser o ponto de apoio um do outro. Jin Joo e Bo Reum também continuaram mantendo contato e em relação a Cheon Sol vemos como uma amizade pode acabar por simplesmente, distanciamento, às vezes as pessoas passam por nossas vidas e se não tentarmos mantê-las ou irmos buscá-las quando elas estão perdidas, elas realmente vão embora e não voltam. Sempre curto quando os enredos nos trazem relações de amizade a serem abordadas, só achei uma pena que foram poucos episódios, aí ficou impossível retratar mais dessas amizades lindas de se ver.

Além disso, outro tema gritante é: Família. Impossível ver esse dorama e não se emocionar e comover com a forma como este tema é abordado. Temos a relação entre Jin Joo e sua mãe Go Eun Sook (Kim Mi Kyung - a ahjumma que a gente ama!) que não comentarei profundamente a fim de evitar que lágrimas transbordem aqui, só deixo registrado que essas duas retrataram verdadeiramente a relação de uma mãe e sua filha, sem mais. E Jin Joo também foi mãe, então durante toda a trama vemos como ela lida com as saudades do filho e como esse amor é genuíno. nossa, eu realmente fiquei comovida. E por fim, temos a família do Ban Do, a qual nos mostra um lado mais cômico e isso foi legal pois aliviava o drama familiar em geral, eu realmente me diverti com eles. Ah! Deixo avisado que quem for de chorar fácil, pega o lenço porque Jin Joo + sua mãe + o filho da Jin Joo é de render lágrimas para o telespectadores.

- Romance: Ships lá vamos nós!

Bo Reum & Jae Woo

O casal secundário formado por Bo Reum e Jae Woo foi realmente carismático e divertido. Confesso que em alguns momentos achei que os dois dramatizavam a relação, principalmente o Jae Woo por conta de sua insegurança, nada que me fizesse detestá-los como casal mas foi suficiente para me deixar irritadinha em alguns momentos. Bo Reum e Jae Wo continuam juntos no futuro por um certo tempo, porém terminam o relacionamento e quando Ban Do retorna ao passado aconselha o amigo a manter distância dela. Mas era tarde demais e Jae Woo já estava encantado e caidinho de amores pela Bo Reum. É um daqueles casais extras que não tem Aquele destaque mas que consegue cativar quando aparecem na telinha, foi legal acompanhar os dois.

Min Seo Young (Go Bo Gyeol) & Choi Ban Do

Seo Young é o primeiro amor do Ban Do, uma bailarina talentosa que guarda uma paixão secreta por hiphop. Ban Do nunca tivera coragem suficiente para se aproximar dela logo quando a conheceu, então acabou deixando uma possível oportunidade passar e como posteriormente conheceu a Jin Joo, acabou esquecendo a Seo Young. Quando Ban Do retorna ao passado reencontra seu primeiro amor e percebe que esta pode ser a oportunidade perfeita para mudar o rumo que sua vida tomou. Ele começa a cortejar e se aproximar da moça e como agora tem mais maturidade e sabe como tratar uma mulher, consegue facilmente chamar a atenção da bailarina e começar uma amizade com ela.
Seo Young começa realmente a gostar da companhia do Ban Do, do modo como ele a trata, da atenção e gentileza do rapaz para com ela, ao mesmo tempo descobre também, antes mesmo que ele, os verdadeiros sentimentos do Ban Do. Esta foi uma personagem que me surpreendeu positivamente por passar longe da lista de possíveis megeras e conseguir formar uma possível ship com o prota, claro que ela não se comparava à Jin Joo, mas Seo Young tinha seus encantos justamente por ser uma personagem tão simples. Não cheguei a quase shippar estes dois, mas confesso que curti as cenas deles.

Jung Nam Gil (Jang Ki Yong) & Ma Jin Joo

E eis aqui o meu deslize. Olha, admito, eu quase, eu disse QUASE, shippei errado neste dorama por motivos de: Nam Gil é MUITO lindo, socorro! Sério gente, tem como não se balançar com esse secundário? Não tem! Nam Gil é um estudante sunbae da Ma Jin Joo e quando ela retorna ao passado, os dois acabam se reunindo e Nam Gil começa a prestar mais atenção na moça. Outros acontecimentos fazem eles se encontrarem, em um específico Nam Gil encontra a Jin Joo sem que ela o perceba e esse momento o faz compreender que ela não é uma garota como as outras.
Como eu mencionei anteriormente, Jin Joo é uma mulher feita, casada, mãe e ao retornar ao passado usa de toda a sua maturidade advinda das experiências da vida para lidar com as situações que se seguem. Justamente por ela ser tão diferente de outras garotas imaturas, conquista o grandalhão aqui e logo ele está tentando se tornar amigo íntimo dela. Nam Gil tem também seus problemas e Jin Joo o aconselha em alguns momentos, o que o faz ficar ainda mais encantado pela personalidade dela, quando ele menos espera, está apaixonado.
Foi realmente impossível não se balançar por este rapaz, ele era um secundário tão cativante que eu simplesmente não conseguia ignorar o fato de que ele seria um pretendente digno para a Jin Joo. E olha gente, eu shippei esses dois SIM e se não fosse uma cena específica, acho que teria continuado shippando-os até o último episódio.
Vou comentar mais sobre essa cena específica abaixo, concluo aqui que esse Nam Gil quase me fez ir para o lado errado da torcida, mas resisti e me contentei em ver Jang Ki Yong novamente na telinha e eu nem tinha reconhecido ele até o momento de fazer este post. Hahah' Para quem ainda não lembrou dele, deixo aqui registrado que ele já era conhecido das dorameiras e membro de uma banda, dá para acreditar? O ator estava presente no Crude Play de The Liar and His Lover mas lá ele tinha um aspecto moleque grandão e aqui ele simplesmente se tornou um homão gigante. Que colírio! *.*

Choi Ban Do & Ma Jin Joo

Por fim, vamos comentar deste ship tão incrivelmente bem construído, lhes apresento Ban Do & Jin Joo. Como eu mencionei no início da resenha começamos Go Back Couple vendo o fim de um relacionamento, enxergando tudo que houve e ainda há de ruim na relação dos protagonistas, percebendo todas as mágoas envolvidas e o quanto isto os afetou. Entretanto, inexplicavelmente ambos conseguem uma nova chance, uma chance para retornar ao passado e mudar suas vidas, podendo até mesmo impedir a si mesmos de se envolverem um com o outro. Ban Do e Jin Joo decidem ignorar-se e seguirem suas vidas como jovens em plena faculdade, até que o encontro de grupo acontece e eles se reencontram no passado cara a cara, um sem saber que o outro que está ali também retornou do passado. Porém, por motivos de Ban Do sempre soltar umas frases suspeitas, Jin Joo percebe que ele também não é o mesmo, que assim como ela, ele retornou ao passado. Dali em diante eles se falam quando necessário e decidem prosseguir seus caminhos separadamente, Ban Do tentando algo ao lado da Seo Young e Jin Joo sendo agraciada com a presença do Nam Gil.
MAS, os dois têm uma longa história juntos, algo que não dá para ignorar, além do fato de que no futuro são pais, eles construíram uma família e tiveram um filho, um elo que não dá para quebrar. Com o avançar da história, os personagens se trombam muitas vezes e têm várias conversas, conversas que são lições sobre o que significa verdadeiramente um relacionamento, um casamento. Não vou detalhar muito mesmo porque não tenho como descrever em palavras tudo que eles transmitem com sua história, só posso afirmar para vocês que se torna impossível assistir ao dorama e não shippar esses dois devido a este retrato de amor tão realista. Ban Do e Jin Joo começam nos mostrando como um relacionamento pode magoar, entristecer, irritar e fazer o coração doer, mas ao decorrer dos episódios nos mostram o que tudo isso significa, o que é realmente amar.
Os dois formaram um dos casais mais simples e mais realistas que já vi em doramas, mostrando que o casamento havia se perdido por erros de ambas as partes, por frases ditas e não ditas. Ban Do não foi o marido que deveria ter sido, muitas vezes ele deixava de enxergar sua mulher como uma mulher, quando tudo que ela queria era ser vista ainda como a mulher que o encantou e não apenas a mãe de seu filho. Jin Joo também cometeu seus erros, passando a cobrar do marido o que queria e não chegando a pensar em como ele estava se sentindo, em como era difícil manter o emprego para sustentar a família. São dilemas do cotidiano, mas reais. Faltou diálogo no casamento, cada um tentou agir da forma que achava certa, da maneira que julgava ser a necessária para manter a família, esquecendo que a relação precisava ser discutida por ambos. Cada um precisava ouvir e dizer com o quê e como estava se magoando, isto não aconteceu e findou no fim do casamento. Mas com a nova chance, eles retornam ao passado e percebem os erros, os diálogos que deveriam ter tido, conversam sobre o que deveriam antes ter conversado, e mais importante, compreendem a versão um do outro.
Estes dois mostraram realisticamente como relacionamento é difícil, envolver-se com alguém é esperar que ele te entenda, te compreenda mesmo quando você não quer falar, é criar expectativas em relação ao outro. Mas é necessário saber que não tem como você compreender alguém completamente, então falar quando algo está incomodando ou doendo é importante, diálogo é um dos pontos chaves para se manter um romance, além de confiança e claro, amor. Eu poderia ficar escrevendo mais e mais sobre este casal mas já chega porque do contrário, a resenha ficará gigante. Haha' Como eu disse, demorei para shippar estes dois e apenas em uma cena específica comecei a compreender porque Jin Joo e Ban Do precisavam resgatar este relacionamento e todos os sentimentos por trás das ações de cada um deles.
Amei a química entre os atores e claro, o contexto do romance em si, ficar no passado e recomeçar uma nova vida no futuro ou retornar à época de origem e reencontrar o filho? Sério, quando você compreende o Ban Do, os verdadeiros sentimentos dele e por outro lado, enxerga como a Jin Joo se sente, passa a entender o que estava faltando neste casamento e tudo que ele representa para os dois personagens. Aí gente, você só consegue shippar fortemente esses dois! Começa a torcer loucamente para que eles consigam se entender e resgatar o relacionamento, superar as mágoas, dor e tristeza e assim, poder ter um novo recomeço.

- Final: apenas 12 episódios...

Confesso que tinha medo do final desse dorama, fiquei receosa de que ele não fosse exatamente o que deveria ser, mas para minha enorme felicidade, tudo foi lindo demais! Olha, eu sinceramente não tenho do que reclamar, nadinha mesmo, até a viagem no tempo é explicada de um modo bem legal, nada ficou sem explicação, e ninguém ficou a ver navios. Um amorzinho de final que guardarei no coração! Confiram sem medo! E manteigas derretidas peguem os lencinhos para se despedirem devidamente deste dorama viu?!

- Conclusão&OST

Enfim, Go Back Couple é um daqueles doramas para se guardar com carinho num potinho, sério, que dorama mais lindo, doce, leve e gostoso de ver. Ao mesmo tempo em que tem doses de comédia, tem também doses de drama, tudo na medida certa. Jin Joo e Ban Do viviam um casamento desgastado e a única opção que enxergaram para resolver tudo foi o divórcio, mas uma viagem no tempo os fez voltar à época da universidade e perceber seus verdadeiros sentimentos, perceber o que lhes era mais importante. Um drama realmente maravilhindoo, fofo, doce, que emociona com sua leveza ao retratar drama cotidiano, mas que consegue ser bem divertido e romântico, tudo na medida certa, um enredo simples mas que consegue com maestria tocar no coração de quem o assiste e merece MUITO ser recomendado. Eu agradeço muito às amigas dorameiras Julyana (@julyanamends) e Ana (@adorameira) por terem me recomendado esta trama tão linda, meninas obrigada mesmo! <3 Quem já assistiu esse dorama comenta aí porque tô curiosa para saber em quantos potes Go Back Couple está guardadinho! Hahah' :*

Go Back - Every Single Day



Dream - Lucia



You and I - Lee Seok Hoon



4 comentários:

  1. Vai fazer resenha de Because This is My First love ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo! (:
      Vou resenhar esse dorama sim, pode demorar pra sair porque ainda preciso finalizá-lo, mas fica de olho no blog que a resenha sairá futuramente. ^^

      Excluir
    2. Show!!! Na verdade eu já terminei, mas quero saber o que você achou, assisti alguns dos doramas que você resenhou e curti muito, inclusive estou vendo Nice Guy atualmente por causa da sua resenha kkk. Vou aguardar ansiosamente e por favor continue o ótimo trabalho.

      Excluir
    3. Ah que legal, fico feliz em saber que você está curioso em saber minha opinião. Aaahh sério? Eu fico muito feliz em saber que gostou das minhas indicações, isso me incentiva a continuar com o blog, obrigada mesmo Gustavo! <3 Eu sou suspeita pra falar de Nice Guy! KKKK AMOO! Quando acabar Nice Guy comenta comigo o que achou viu?! Aaahhh, obrigada mesmo pelo carinho e apoio. Agradeço de coração, vou continuar sim! <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo