A Korean Odyssey [K-Drama]


2018 ainda nem começou direito e já temos aqui um dos doramas mais comentados do ano, aquele que a maioria da comunidade dorameira decide assistir e comentar junto. Mas também se tratando do mais novo enredo das famosas irmãs Hong com direito a um elenco de peso e protagonismo do Lee Seung Gi não poderia ser diferente né?! Pois bem, hoje é dia de resenhar sobre este dorama tão repleto de fantasia e romance, vamos lá!


Sinopse: Essa série de drama é baseada na clássica novela chinesa "Journey to the West", mas reinterpretará a história no presente e terá um toque de fantasia romântica.
Gênero: Fantasia, Romance, Comédia
Nº de Episódios: 20
Ano: 2018
Onde Encontrar: Viki (online), Netflix (online), Kingdom Fansubs (online/download), Subarashiis Fansubs (download/online)

- Enredo: Fantasia. Um monte de seres místicos e Uma Humana.

O enredo de A Korean Odyssey gira em torno da jovem Jin Sun Mi, uma moça que desde pequena enxergou espíritos, fantasmas, e precisou lidar com eles, aprendendo também maneiras de repeli-los para longe. Certo dia, quando criança, Sun Mi desvia de seu caminho habitual e se depara com um senhor portando um guarda-chuva, e ele lhe pede um favor estranho, pede que ela vá até uma casa que fica no centro do bosque e pegue algo de lá. O homem acaba convencendo-a a ir lá e quando a menina entra na casa se depara com outro homem estranho que jamais tinha visto, eles conversam e fazem um acordo. Com o acordo selado, Sun Mi liberta este homem que na verdade era um ser místico chamado Son Oh Gong, o Grande Sábio, e para que ela não consiga exigir sua parte do acordo, Oh Gong lhe retira uma memória específica. O acordo dizia que se Sun Mi o libertasse da casa que era no momento sua atual prisão, ele agiria como uma "Fada", ele a protegeria com seus poderes místicos de todos os espíritos malvados que insistiam em importuná-la e para que ele fosse invocado, bastava Sun Mi chamar seu nome. Porém, Oh Gong é esperto e retira a memória da menina que contém seu nome, impedindo que ela o invoque, e depois disso, ele simplesmente foge e a abandona. Assim, Sun Mi cresce sozinha, aprendendo a lidar com sua habilidade especial que lhe permite ver espíritos e encontra até uma forma de ganhar a vida com isso, ela cria sua própria imobiliária. 
Sun Mi se dirige a possíveis locais habitados por espíritos e os purifica tornando a compra ou locação do mesmo possível. Ela não esperava que anos depois reencontraria os seres místicos do passado e finalmente conseguiria exigir do Son Oh Gong o acordo outrora selado. Devido as suas habilidades especiais e o cheiro incomum de seu sangue, a mocinha atrai muitos seres malignos, quando sangra os espíritos sentem o cheiro e vão imediatamente atrás dela, o que desperta neles fúria e vontade de devorá-la, diante disto Sun Mi percebe a necessidade de um protetor ao seu lado. Ela recebe a ajuda do senhor do guarda-chuva chamado Ma Wang e através dele encontra um item mágico precioso chamado Geum Gang Do. Sun Mi coloca este item no pulso do Oh Gong e assim o obriga a ser fiel à suas ordens, bem como, literalmente captura o coração dele, desta forma, com o sentimento de amor e devoção que Oh Gong agora tem por ela, a moça fica protegida. Mas o que será que acontecerá quando o Geum Gang Do for retirado? Será que Oh Gong sendo um ser místico também sentirá vontade de devorá-la? E o que Sun Mi fará quando perceber que a "Fada" conquistou seu coração? Assistam e descubram! Hahah'

***

A Korean Odyssey é baseado em um clássico chinês e marca o retorno das famosas irmãs Hong, roteiristas de dramas de sucesso como The Master's Sun, My Girlfriend is a Gumiho e outros, então era de se esperar que a atenção das dorameiras estivessem voltadas para elas. Eu particularmente gosto da maneira como elas elaboram seus enredos mas não sou grande fã da dupla, sendo que meu dorama mais querido delas é Master's Sun (se quiserem resenha deste dorama é só pedir) e só. Entretanto, neste título eu confesso que não fui loucamente cativada, gostei da maneira como elas conduziram o enredo mas achei que elas enrolaram um pouco em certos desdobramentos que antecederam a reta final da trama, o ponto mais positivo e considerável desta adaptação da dupla é no elenco escolhido pois todos os atores ficaram perfeitos em seus papéis. No geral, eu considero que o dorama tem pontos positivos e negativos, os quais comentarei melhor nos outros tópicos, e apesar do lado "negativo", considero este um dorama interessante, tem toques de fantasia bem legais e que dão uma certa originalidade à trama (apesar de que em certo ponto, achei umas coisas meio Goblin e vocês?) e vale ressaltar que o romance consegue inesperadamente cativar o telespectador.  É um dorama que recomendo para fãs de tramas de fantasia com toque de romance, e principalmente para fãs de algum ator do elenco, sério, só pelo elenco e personagens mega cativantes acho válido verem este título.

- Personagens: Uma chuva de seres místicos mega cativantes!

Son Oh Gong (Lee Seung Gi): O Grande Sábio. Macaco. Ele é o cara.

Son Oh Gong é um ser místico que foi castigado pelos céus e ficou anos preso em uma casinha no centro de um bosque, até que inesperadamente uma garotinha aparece e ele com toda a sua esperteza a convence a soltá-lo. Após conseguir fugir de sua prisão e se livrar da garotinha encontrando uma forma para que ela não o invoque, ele literalmente vai curtir a vida e se estabelece como uma pessoa "normal" na sociedade. Anos depois, reencontra a garotinha que agora é uma mulher e acaba preso em uma armadilha dela, tem literalmente seu coração capturado por correntes mágicas através da pulseira Geum Gang Do e passa a amar Sun Mi como se ela fosse a única mulher da face da Terra.
Son Oh Gong no começo se irrita com o fato de estar preso à Sun Mi, mesmo porque com o poder especial que ela tem, ele sente que seria muito vantajoso e gostoso se alimentar dela, literalmente falando. Entretanto, com o passar do tempo ele conhece mais e mais a Sun Mi e começa a duvidar se seus sentimentos são devido apenas à pulseira mágica ou se, de alguma forma, acabou se apaixonando pela moça. Este é um dos personagens mais legais da trama, na verdade todos são mega cativantes e legais, é que Seung Gi foi tão perfeito no papel, o tornou tão carismático que é impossível falar deste título e não citá-lo. Um ser místico com seu ego inflado, o todo poderoso que não tem papas na língua, muito menos paciência mas que é obrigado a ser fielmente obediente a uma humana, já podem imaginar como isso o afeta né?! O fato é que o personagem mesmo sendo um ser místico consegue ser retratado na trama de maneira bem simples e isso faz com que o telespectador sinta um maior afeto e aproximação para com ele, ou seja, as dorameiras simplesmente se apaixonam pelo moço. Hahah' Seung Gi ficou perfeito no papel, sem mais.

Jin Sun Mi (Oh Yeon Seo): Era para ser prota né?

Sun Mi desde pequena possui uma habilidade especial, consegue enxergar espíritos malignos e com o passar tempo, aprendeu até mesmo a lidar com eles, repelindo-os com o auxílio de seu pequeno guarda-chuva amarelo. Ao crescer, ela se torna CEO de uma imobiliária que busca imóveis possivelmente assombrados para poder torná-los livres desta "má fama", ou seja, ela foi esperta e usou sua habilidade para ganhar dinheiro, "chutando" espíritos para fora de locais que as pessoas gostariam de alugar ou comprar. Desde pequena ela sonhava com alguém que a protegesse de todos estes espíritos e ao conhecer o Son Oh Gong finalmente pensa ter encontrado esta pessoa, mas o ser místico é mais esperto que ela e encontra uma forma de não ser invocado pela moça, o que mudaria anos depois. Quando finalmente encontra um jeito de fazer Oh Gong ser seu fiel protetor, Sun Mi usa e abusa disso, em contrapartida, descobre que terá um papel importante como Sam Jang, uma espécie de humana xamã que impedirá ou não que algo grandioso aconteça.
Porém, mesmo com uma função tão grandiosa na trama confesso que a protagonista não conseguiu meu afeto por completo, achei a personagem totalmente dependente do Oh Gong e parecia que a trama girava em torno dela, mas ela mesma não fazia nada de nada. Poxa, Sun Mi tinha habilidades especiais, poderia muito bem agir de maneira mais ativa, mas sempre que estava em perigo, invocava o Oh Gong, era protegida, e apenas isso. Acho que o próprio enredo não soube aproveitar por completo a habilidade e função da personagem e isto se tornou um ponto negativo do título, a meu ver, faltou "protagonismo", destaque da moça. E nem venham me dizer que a culpa foi da atriz porque quem viu Please Come Back, Mister com certeza pode afirmar tanto quanto eu que a Yeon Seo é talentosíssima, infelizmente foi a personagem que deixou a desejar.

Woo Ma Wang (Cha Seung Won): "Você passoou!"

Ma Wang é outro dos seres místicos presentes no enredo sendo ele o representante do animal boi, uma das coisas interessantes no título é justamente essa ligação dos seres, demônios como eles mesmos se denominam às vezes, com animais. Ma Wang é CEO da empresa Lucifer Entertainment e todo o seu acervo de estrelas são na verdade seres místicos, demônios, fadas e por aí vai, o sonho dele é conseguir uma posição maior no reino dos Céus, se tornando uma divindade para que desta forma consiga livrar sua eterna amada da punição eterna que recebera mas isso vocês saberão de fato apenas quando assistirem ao dorama porque não quero dar spoilers desnecessários.
Inicialmente confesso que não tinha gostado muito do Ma Wang, principalmente porque o achava exagerado nas ações e reações, entretanto, com o tempo comecei a gostar da dinâmica do personagem e do tom mega cômico que ele dava para a trama. E quando o dorama acabou percebi que este seria um dos personagens que mais sentiria falta justamente por seu carisma exagerado mas divertido, o que me causava boas gargalhadas e animava semanalmente. Pois é, nem sempre a primeira impressão é a que realmente fica né?! E foi isso o que aconteceu comigo em relação a este personagem, no primeiro momento achei que o odiaria mas acabei gostando muito e percebendo que minha opinião inicial deveria ser reavaliada.

Jo Pal Gye - PK (Lee Hong Ki): O porco k~idol.

Pal Gye é um cantor famoso, um daqueles idols coreanos que são destaque na indústria de entretenimento, porém na verdade, ele é um dos seres especiais que fazem parte da empresa do Ma Wang. Este foi um dos personagens mais agradáveis e preciosos do Hong Ki, confesso que no início não estava muito satisfeita com este moço, o que mudou após alguns episódios. É impossível ver esse dorama e não ser conquistada pelo jeito idol feat ser místico com espírito de porco dele, além de que, graças a amizade que ele desenvolveu com outra personagem podemos conferir um lado gentil, sensível e encantador dele. Sério, simplesmente amem PK!

Bu Ja (Lee Se Young): A Zumbi mais legal que você irá conhecer!

Bu Ja é uma garota morta - não é spoiler, relaxem! - que graças ao sangue especial da Sam Jang, a Sun Mi, é revivida e se torna uma zumbi. Como Son Oh Gong não sabe o que fazer com ela e a garota nem sequer lembra quem era quando viva, acaba indo parar na casa do Ma Wang - a qual parece um hotel porque Oh Gong leva de tudo pra lá! kkk - e vivendo com ele e os demais seres místicos da história. A personagem é simplesmente encantadora, sério gente, se há algo que a Bu Ja tem de sobra, esse algo se chama carisma, eu nunca imaginei que gostaria de uma zumbi deste modo, mas só sei que Bu Ja é aquele tipo de personagem que a gente quer colocar num potinho e proteger. A história por trás da morte dela é triste e tem até certa relevância para o desenrolar do enredo, o que eu não gostei foi o desfecho da personagem, mas isso é assunto para outro tópico. A atriz Se Young me surpreendeu positivamente, tinha curtido sua atuação em The Best Hit mas aqui ela se superou, dando vida à uma zumbi carismática e uma xamã suspeita, mostrou toda a sua versatilidade e isso me agradou bastante.

Outros personagens que merecem menções honrosas aqui são: o fiel cão de guarda, braço direito do Ma Wang, a secretária Ma Ji Yeong (Lee El) que esteve ao lado do chefe EM TODOS OS MOMENTOS e lealdade é o sobrenome dela. Só digo isso. Além de que, a atriz representou uma personagem bem diferente de seu anterior trabalho (Black), eu consegui gostar mais dela após este papel.

Também não posso esquecer do Sa Oh Jong (Jang Gwang) que conseguia ser o ser místico mais "humano" de todo o grupo. Além de ser CEO, nas horas vagas cozinhava para o grupo de seres especiais, limpava a casa do Ma Wang, ouvia os receios do Oh Gong com o qual tem uma relação de amizade, respeito e acima de tudo, considerava o Grande Sábio como seu superior, tinha uma devoção e lealdade admirável.

Temos também o divertido empregado da Sun Mi, o Lee Han Joo (Kim Sung Oh), um ser humano comum que através de um emprego honesto tenta conseguir um dinheirinho para sustentar a família mas que acaba tendo que lidar com algumas esquisitices de sua CEO. Um dos mais divertidos personagens da trama.

E claro, eu tenho que mencionar mesmo que brevemente a Yoon Bora do antigo SISTAR que interpretou a k~idol Alice da mesma empresa do PK e que em certo ponto do enredo nos agraciou com um personagem bem legal. Um ser místico masculino do reino da água se infiltra no corpo da moça e a Bora, admito, até que me surpreendeu ao interpretar o personagem "homem" no corpo de uma mocinha. Esperava mais, mas me considero satisfeita com a atuação dela.

Por fim, mas não menos importante comento brevemente sobre a Fada Ha e o General Frost interpretados brilhantemente pelo ator Sung Hyuk. Os dois seres habitam o mesmo corpo em horas diferentes, sendo a Fada Ha um ser do verão/calor que estava sempre presente à noite em seu bar servindo uma bebida aos amigos e o General Frost pertencia ao gelo/frio que tomava conta de uma sorveteria durante o dia. Esses dois personagens são bem interessantes, legais e trazem um desdobramento um tanto quanto marcante, fiquem de olho neles. Os demais vocês conferem na trama porque isso aqui já tá gigante e tem muita coisa que eu quero comentar ainda...

- Romance: Você me ama ou isso é só o Geum Gang Do?

O romance deste dorama começa com aquele jeito um tanto quanto místico. Primeiro, a Sun Mi reencontra o Grande Sábio, a suposta "Fada" que deveria tê-la protegido desde que ela o libertou de seu castigo mas que simplesmente sumira. Eis que ela recebe uma pequena ajudinha do Ma Wang e ganha o item mágico chamado Geum Gang Do, e com esta pulseira ela simplesmente conseguiria literalmente capturar o coração do Oh Gong e com isso fazer dele seu protetor.
Sun Mi mesmo sendo uma humana com capacidades especiais sempre tenta manter uma vida normal como CEO e quando encontra-se em perigo é auxiliada e protegida pelo Oh Gong, isso faz com que eles se vejam com frequência e se aproximem cada vez mais. Com o item no pulso do Oh Gong, Sun Mi é até cortejada pelo rapaz que mesmo sem querer acaba se apaixonando por ela, uma paixão forçada pelo poder mágico do item mas que o faz cometer ações encantadoras e até fofas quando se trata de agradar sua "amada". O fato é que com as cortesias e maneira de ser tratada, bem como a personalidade única do Oh Gong, Sun Mi se encanta pelo ser místico e apaixona-se por ele gradativamente e começa a ficar preocupada com isto. Afinal, se o Oh Gong não a devorou e a "ama" por causa do Geum Gang Do, o que acontecerá quando ela o tirar do pulso dele?
Enquanto a moça nutre essa dúvida, o próprio Oh Gong começa também a repensar sobre os sentimentos que surgiram, sem saber se eles são advindos apenas do item ou se há realmente algo verdadeiro no que ele sente. O problema é que além de tudo isso, ainda há um provável acontecimento que irá provocar uma tragédia envolvendo o casal, isso significa que o romance deles está ameaçado e possivelmente fadado ao fracasso. Para saberem se a história de amor entre a humana e o Grande Sábio dá certo ou não, terão que ver o dorama.


Eu acabei sendo cativada pela química entre Seung Gi e Yeon Seo ao decorrer dos episódios, acho que eles conseguiram produzir uma atmosfera natural e bem condizente com a situação de seus personagens, se não fosse o ponto negativo em relação ao protagonismo da Sun Mi, acho que a trama poderia ter usado e abusado melhor desse casal. Enfim, apesar deste detalhe aí, admito que gostei dos dois juntos e lá na reta final eles me fizeram repetir a cena do kiss porque amo uma cena de beijão lindo e sei que vocês também, né não?!

- Consideração Final: Porco&Zumbi <3

Eu não poderia terminar esta resenha sem antes deixar registrado aqui O QUANTO EU AMEI BU JA + PK. Sério, eu amei a relação que se desenvolveu entre eles, toda a ternura e fofura, nossa, fiquei encantada e sei que não fui a única né?! *.* 
E o mais legal é que eles vão se aproximando e desenvolvendo esta amizade bem naturalmente, o que tornou tudo ainda mais lindo de se ver, além de que, a química entre os atores era gostosa de ver e eu até aceitaria vê-los em dorama futuro como casalzinho. Só uma coisa me deixou chateada, comentarei mais abaixo. Enfim, AMEM estes dois e sua relação tão genuína!

- Último episódio: Alvo de controvérsias...

Este foi um daqueles finais doramáticos super comentados nas redes sociais e a blogueira aqui como na maioria das vezes está atrasada em tudo, precisou fugir desesperadamente de spoilers. O fato é que eu já tinha me deparado com inúmeros comentários reclamando do final e todo aquele auê, eis que fui um tanto preparada assistir o último episódio. E eu simplesmente lhes digo que o final deste dorama só me causou indiferença, eu não desgostei totalmente, nem gostei completamente, esperava mais, muito mais, mas também acho que poderia ter sido muito pior, então me contento com o que teve porque já vi coisa beeem pior. Entretanto, não posso negar que fiquei chateada com muitas coisas, as quais comentarei abaixo então só leiam o próximo parágrafo se já assistiram ao dorama ou se não ligam para spoilers, quem ainda pretende ver o dorama e odeia spoiler pule para o tópico "OST".

SPOILER: Então, eu volto a dizer aqui que a prota foi mal usada neste dorama, a mocinha enxergava espíritos do mal, fantasmas e tudo que fazia era ficar assustada e abrir o guarda-chuva? Tá bom. Isso ainda dá para superar e engolir. Entretanto, eis que me surge uma profecia de que o fim do mundo poderia chegar e quem precisaria evitar isso era a Sam Jang, ou seja, Sun Mi, e para isso ela precisava despertar seu poder. E ela demora inúmeros episódios para finalmente conseguir se tornar uma xamã mais interessante e poderosa, só que até aí eu ainda não estava tão chateada, aceitava. PORÉM, eis que além disso tinha a história do sino da morte, um acabaria matando o outro e isso sim foi interessante, preocupante, me envolveu mais com o dorama, só que a partir de certo ponto, Oh Gong parece estar liderando o dorama sozinho porque ele que faz o plano de tentar impedir a xamã louca Asanyeo (a desgraçada que ocupou o corpo da Bu Ja e fez nossa zumbi querida nunca mais voltar, que ódio!) de invocar um dragão enquanto a Sam Jang que deveria estar fazendo algo simplesmente fica sendo CEO humana com vidinha comum. Tá. Tudo bem. Oh Gong estava protegendo ela da verdade e bem no fim, a moça aceitou seus deveres como Sam Jang e toma uma atitude para simplesmente... morrer. Sério isso? A mocinha que deveria ser prota fica como secundária a maior parte do dorama e quando finalmente assume o protagonismo, morre. Então o protagonismo dela era morrer? Além de tudo isso, ainda ficamos com um Oh Gong sofredor e uma Sun Mi morta que voltam a se encontrar por causa do item mágico, é tudo lindo, mas eles são separados de novo e tudo acaba com Oh Gong indo procurar a Sun Mi no Submundo. Ok. Tudo bem. Eu aceito tudo isso se tiver segunda temporada, do contrário, claro que NÃO. ENFIM, essas foram coisinhas que me deixaram chateadas mas que relevei justamente por ter gostado tanto dos personagens, acho que no fim, como tudo se encaixou de um jeito ou de outro acabei não detestando o final porém não posso afirmar que gostei mesmo dele, me considerem indiferente à ele. Só deixo claro que achei muita sacanagem Bu Ja simplesmente ser engolida por aquela xamã desgraçada e não ter uma despedida decente. ISSO EU NÃO ACEITO. Poxa. #JusticeForBuJa   FIM DE SPOILER

- OST&Conclusão

No geral, A Korean Odyssey foi um dorama legal, ao menos pra mim, eu gostei muito dos personagens místicos e do jeitinho como cada ator deu vida à todos eles, e apesar de algumas coisas terem me chateado não me arrependo de ter visto o dorama. Espero que tenham gostado da resenha, comentem aí o que acharam, principalmente do final porque eu não posso ser a única que ficou meio indiferente né?! Abaixo deixo minhas faixas favoritas da trilha sonora mas garanto que todas são excelentes e vocês deveriam ouvi-las, obrigada por lerem até aqui! :*

Let Me Out - NUEST W



When I Saw You - Bumkey



If You Were ME - Yuna, Jimin (AOA) feat Hwe Seung (N.Flying)



4 comentários:

  1. Eu ainda estou no segundo episódio e não estou gostando muito da protagonista, estou dando uma chance pelo personagem Son Oh Gong e pela trilha sonora que eu estou amando mas como os episódios são bem grandes não sei se vou continuar assistindo. O PK é aquele ator de You're Beautiful,né? Ele é tão fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, Ariana. Algumas coisas também não me agradaram ao decorrer dos episódios, mas os personagens secundários e o prota me conquistou tanto que consegui assistir até o final. Se continuar e terminar, passa aqui e diz o que achou. Sim, PK é o inesquecível Jeremy de You're Beautiful, ele é fofo demais né?! *-*

      Excluir
  2. Esperei por esse dorama com todas as minhas forças, até porque estava contando os dias para o Lee Seung Gi sair do exercito. Porém, não posso mentir que fiquei bem frustada com os primeiros episódios, pois me pareceu um desleixo, tudo feito na pressa. Porém, os personagens conseguem nos envolver, ainda estou para terminar, sua resenha me deu uma forcinha a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava esse dorama por ser de fantasia e trazer o retorno do Lee Seung Gi mas não criei tantas expectativas, acho que por isso consegui não terminá-lo frustrada. Os efeitos foram sacanagem mesmo, as coisas ficaram um tanto quanto apressadas e em certo momento da trama, parecia enrolação de enredo. Sim, exatamente! Os personagens carismáticos são o ponto forte do dorama e por eles, eu consegui terminar. Espero que consiga também. Fico feliz que a resenha tenha te incentivado, se terminar o dorama retorna aqui e comenta o que achou do final. ^^

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo