Kill It [K-Drama]


Quando você acha que já se deparou com todo o tipo de história eis que surge uma completamente nova e que faz as dorameiras caírem de amores por um assassino de aluguel. Acreditam nisso? Pois é, OCN não está para brincadeiras este ano. Trago aqui a resenha de um dorama diferentão que surpreendeu com seu enredo e merece ser recomendado!


Sinopse: Kim Soo Hyun é um assassino de elite. Ele mata seus alvos e desaparece. Sua identidade como raça, idade ou nome é desconhecida para os outros. Indivíduos, gangues e organizações de todo o mundo contratam Kim Soo Hyun. No fundo da mente, ele quer ter a afeição das pessoas. Agora, Kim Soo Hyun tem que matar para encontrar sua família.
Gênero: Ação, Mistério, Thriller, Crime, Drama
Nº de Episódios: 12
Emissora: OCN
Ano: 2019
Onde Encontrar: Viki (online); Kingdom Fansubs (download/online), Subarashiis Fansub (download/online)

- Enredo: Um assassino de aluguel e a detetive que quer capturá-lo.

Kill It traz a história de Kim Soo Hyun, um jovem que foi perseguido por um assassino de aluguel quando criança, mas por algum motivo este assassino, o qual chama-se Pavel, não o matou e decidiu criá-lo, ensinando-o a única coisa que sabia sobre a vida, matar sem deixar vestígios. Pavel criou o Soo Hyun como uma réplica sua e de certo modo, se tornou a única pessoa próxima dele, a única que poderia ser chamada de amigo, parceiro ou família. Soo Hyun não lembra do seu passado antes de conhecer Pavel e cresceu sob os cuidados dele, aprendendo a ser um assassino de aluguel superando até mesmo as habilidades de seu mentor. Porém, após anos nesta vida, Pavel adquire uma doença e posteriormente, o jovem perde seu parceiro e por sentir culpa, Pavel pede como último desejo a Soo Hyun que ele tente viver uma vida normal daquele dia em diante. Soo Hyun decide tentar e disfarça-se como um veterinário de animais selvagens e abandonados, ele até pensa em viver uma vida comum, mas uma pessoa lhe faz uma proposta irrecusável. Alguém misterioso entra em contato com o Soo Hyun contratando-o como um assassino de aluguel para matar diferentes alvos, e a cada morte, Soo Hyun receberá uma foto que tem a ver com seu passado. Desta forma, o jovem poderá encontrar pistas sobre seu passado antes de conhecer Pavel e talvez até descobrir quem era sua verdadeira família. A partir daí, Soo Hyun aproveita a vida comum de veterinário para usar como disfarce ao mesmo tempo em que mata os indicados pela pessoa que lhe contratou não deixando qualquer vestígio e em alguns casos, atribuindo o crime a um bandido qualquer. O que ele não imaginava era que uma detetive da delegacia local, Do Hyun Jin, assumiria o caso suspeitando do fato de tudo se encaixar tão perfeitamente. Detetive Do decide realizar uma investigação minuciosa para encontrar o verdadeiro culpado enquanto está de mudança para outro apartamento que por coincidência ou ironia do destino está localizado no mesmo lugar onde fica a clínica do veterinário Soo Hyun. Perceberam a treta que isso dará né? Mas, acreditem, Kill It traz conflitos muito maiores e surpreendentes.

- Consideração adicional sobre o enredo.

O que mais me surpreendeu na trama foi o fato do início pouco esclarecer o que realmente seria abordado, apenas depois de alguns episódios fica perceptível que o X da questão é muito maior do que se imaginou. Todo o passado do Soo Hyun e o fato dele ter sido ameaçado quando criança eram partes de algo muito maior, algo que envolvia até personagens que já estavam ali presentes e próximos a ele. Além disso, a verdade sobre todas as questões da trama resultou em um enredo amarradinho e bem estruturado. A própria caracterização do personagem Soo Hyun, e sua história fazem o telespectador refletir sobre como as crianças são resultado de seu meio externo na maioria dos casos, e como as experiências vividas por alguém tão novo deixa marcas profundas em seu interior. Soo Hyun, a meu ver, foi a maior vítima de toda a situação, e mesmo que sua trágica história de vida não justifique quem ele se tornou, ainda assim, é muito triste pensar que quem deveria ter sido protegido se tornou o culpado e verdadeiro "mal" da trama.

Kill It mostra exatamente isto, uma pessoa que cresceu sob os cuidados de um assassino aprendendo o pior que o ser humano pode fazer, mas que se surpreende com sua vontade interna de tentar experimentar uma vida comum, uma vida sem tanto sangue derramado por suas mãos. É realmente uma pena que esta vontade dele ficou em segundo plano quando a verdade veio à tona. O ritmo do dorama é bom e revela gradativamente as pistas para enfim surgir a verdade, a qual é dolorosa e triste em todos os seus aspectos. A história do Soo Hyun e tudo que ainda acontecia no presente por causa da ganância dos personagens vilões foram difíceis de engolir, e sinceramente, mesmo sabendo que era moralmente errado desejar que o prota matasse todo mundo, se torna impossível não torcer por isso. Kill It fará você testar sua capacidade de continuar desejando a justiça em nome da lei, fará você duvidar se neste caso não seria realmente mais justo que o assassino acabasse com tudo por meio de suas próprias mãos. Além do enredo bem conduzido, o dorama conta também com cenas de ação muito bem coreografadas e uma fotografia digna do tipo que só a OCN sabe explorar, com direito àquele tom dark que só a emissora possui. Ou seja, a produção como um todo é excelente!

- Personagens

Kim Soo Hyun (Jang Ki Yong): Assassino, mas veterinário nas horas vagas.

Kim Soo Hyun não lembra nada sobre seu passado antes de conhecer o assassino Pavel, e por este homem ser a única pessoa próxima à ele, os dois desenvolvem uma relação íntima e profunda, afinal por algum motivo desconhecido, Pavel não o matou, pelo contrário, o salvou da forma que podia. Soo Hyun cresceu aprendendo a como matar sem deixar qualquer vestígio, enxergando apenas o mundo cruel existente e o pior que as pessoas podem ser, por tal motivo, ele desconhece quaisquer sentimentos tais como afeto, carinho, empatia e outros. Acredito que Pavel não o matou por um último resquício de humanidade presente nele em conjunto com sua vontade de não viver mais tão solitário. Por conta disso, anos depois quando doente, Pavel sente a culpa por sua ação e pede ao Soo Hyun que ele tente viver uma vida normal daquele momento em diante.
Soo Hyun até cogita a possibilidade, mas uma pessoa misteriosa entra em contato com ele afirmando saber sobre seu passado, mas só irá contar à medida que ele matar alvos predeterminados. Por agora estar sozinho e desejar saber sobre quem é e o motivo de alguém ter contratado um assassino para matá-lo quando criança, ele não pensa duas vezes e aceita o "emprego temporário". Soo Hyun foi um personagem complexo, ele mostrou o lado mais cruel do ser humano na forma de assassino e também uma versão cuidadosa e protetora com os animais quando estava disfarçado de veterinário. Acho que esse contraste foi uma artimanha usada pelos roteiristas para mostrar quem ele era e quem poderia ser caso sua vida tivesse sido diferente. Soo Hyun é um protagonista diferente que não segue o clichê de ser o mais certinho da trama, pelo contrário, ele é um prota que está mais para antagonista.
Alguns criticaram a atuação do Ki Yong e sinceramente, não entendo o motivo. Se ele era conciso, sério e pouco transparecia qualquer emoção em seu semblante era parte de seu personagem, afinal não tem motivo para um garoto que cresceu como assassino sorrir a cada dez segundos né. E outra, ninguém pode julgar o moço apenas por este trabalho, confiram-o atuando em Come and Hug Me e Go Back Couple que perceberão quão talentoso este rapaz é. Aconselho também conferirem o behind scenes dos episódios deste dorama, pois neles dá para perceber a dualidade do Ki Yong, quando em cena ele entrava completamente em seu personagem, mas nos bastidores era possível ver seu lado extrovertido, sorridente e fofo.

Do Hyun Jin (Nana - After School): Uma detetive exemplar!

Do Hyun Jin é uma detetive determinada, inteligente e que detesta injustiças. Ela é filha do Deputador Do Jae Hwan e Jung So Yeon (Jung Jae  Eun), entretanto sua relação com os pais não é completamente amigável. Com o pai, Hyun Jin tem pouco diálogo e conversa, em contrapartida, seu relacionamento com a mãe demonstra ser instável. O motivo para estas relações conflituosas e um tanto complexas é devido a certo segredo envolvendo o passado da moça, o qual não posso comentar abertamente porque seria um pequeno, mas considerável spoiler. Só adianto que me surpreendi com as ações da Hyun Jin em vários momentos, principalmente as que envolvia sua família, afinal ela não fechou os olhos para os crimes de seu pai, tampouco desconsiderou a gratidão por quem a criou com tanto carinho, sua mãe.
Hyun Jin foi uma mocinha admirável por saber agir de acordo com seus próprios princípios, ela buscou a verdade até o fim e ainda tentou da forma que pôde dar um voto de confiança e oportunidade de arrependimento para seu melhor amigo do passado, a quem sempre procurou. Além disso, era uma pessoa que defendia os mais fracos e compreendia o sofrimento alheio, mostrando empatia e solidariedade ao próximo. Então é uma prota feminina impossível de ignorar! Não lembro de ter visto outro trabalho da Nana, mas espero mudar isto futuramente porque fui cativada pela atuação dela.

Kang Seul Gi (Noh Jung Eui): Jovenzinha do enredo.

Seul Gi é a dona do prédio no qual Soo Hyun e posteriormente, Hyun Jin moram. Ela ganhou o edifício em uma herança familiar e desde então é perseguida por parentes que querem tudo de volta. Ao conhecer o veterinário Soo Hyun, ela sente-se acolhida e pela primeira vez na vida parece possuir uma família, um lar, o que a faz gostar cada vez mais dele. Mesmo com o Soo Hyun dando a mínima para a moça, se torna perceptível que ele se preocupa com ela e que a considera como alguém importante também. Esta relação dos dois é muito bonita de se ver, um carinho fraternal muito bem explorado que deixou uma breve dúvida no ar, a qual infelizmente, permaneceu sem resposta definitiva até o final. Seul Gi era uma garota com o passado trágico que testemunhou um crime horrível e precisou crescer com as cicatrizes desse trauma, e mesmo lutando para sobreviver um dia de cada vez, ela demonstrou generosidade e perdão de forma genuína, uma ação que me emocionou e surpreendeu. No final, torci para que Seul Gi fosse protegida e sentisse novamente ser parte de uma família, pertencer a um lugar, um lar.

Outros personagens que são importantes em certos desdobramentos da trama são: o duvidoso parceiro hacker do prota, o Philip Ahn (Lee Jae Won). Admito que desconfiei dele em muitas ocasiões, mas inesperadamente, no final, o Phil provou que considerava verdadeiramente o Soo Hyun.

Outro que despertou minha desconfiança desde sua primeira aparição foi o Promotor Yoon Jung Woo (Ji Il Joo). Entretanto, a verdade é que não desconfiei dele por suas ações e sim por causa do meu ranço com o ator desde Age of Youth. Sério pessoal, não consigo desapegar dessa imagem anterior dele, espero um dia conseguir.

Por fim, menciono brevemente o Pavel (David Mclnnis - Descendants of the Sun, Mr Sunshine) que mesmo com pouco tempo na trama teve grande significado para o desenrolar da mesma. E também cito o nojento e desgraçado Do Jae Hwan (Jung Hae Kyun), o qual é pai da Detetive Hyun Jin e se tornou aquele tipo de vilão que desperta gradativamente nossa vontade de matá-lo. Fiquem de olho nesse homem porque vocês irão se surpreender com o lixo humano que ele é. Ôh praga!

- Não há um concreto romance, mas...

Se você espera encontrar romance neste dorama aviso de antemão que nada aqui se torna concreto, há apenas um conjunto de sugestivas cenas capazes de despertar seu lado shipper e te fazer morrer de amores pela química entre Nana e Ki Yong. Nos bastidores então, nossa, esses dois me faziam morrer de tanto shippar quando brincavam e sorriam um para o outro. Como o enredo segue a linha dark da OCN é compreensível não termos um romance explícito de modo a contrastar a atmosfera do mesmo. Então, se for shippar é por sua conta. A Hyun Jin assume o caso dos assassinatos ocorridos na região e se muda para um novo apartamento tornando-se vizinha do Soo Hyun. No começo, ele a trata com seu costumeiro modo cubo de gelo, mas por algum motivo, gradativamente, Soo Hyun começa a sentir-se ligado à Hyun Jin.

A forma como Hyun Jin dedica-se à sua vida como policial sempre disposta a proteger as pessoas e até mesmo arriscar-se para isso é algo que fascina e desperta a curiosidade do Soo Hyun. Sentimentos como empatia, generosidade e solidariedade são desconhecidos por ele que cresceu como um assassino então se deparar com tais emoções em uma única pessoa lhe faz querer ficar mais próximo à ela. Em contrapartida, Hyun Jin também sente-se ligada ao veterinário e sempre que possível entra em contato com ele. O que mais me encantou neste possível casal foi a possibilidade da Hyun Jin mostrar ao Soo Hyun o mundo sob uma perspectiva diferente, sob os olhos de um humano comum e não um assassino. De certo modo, senti que em alguns momentos ela conseguiu fazê-lo enxergar desta forma e isso me confortou, o fato de saber que, ao menos uma vez, Soo Hyun experimentou bons sentimentos.

Posteriormente, o enredo traz revelações sobre o passado dos protagonistas e desdobramentos específicos deixam incerto o futuro do possível casal. Não sei o que esperava quem assistiu ao dorama, mas de certo modo, imaginei algo como aquilo. Enfim, shippem à vontade, mas saibam que nem tudo na vida é lindo e este dorama mostrou isso.

- Final: OCN destruindo corações.

Para quem ainda não conferiu o dorama aviso que o fim é destruidor de corações então não espere nada feliz. Preciso escrever algo mais, mas não conseguirei comentar sobre esse fim sem spoilers, então só continue lendo se já assistiu ao desfecho de Kill It ou se não liga para isso, ok? 

COMENTÁRIO COM SPOILER

Como mencionei no tópico anterior, eu já imaginava um certo desfecho para este dorama, afinal um possível relacionamento entre uma detetive policial e o assassino que ela precisava prender estava fadado ao fracasso. Entretanto, o ship em si era o de menos porque em um dorama deste tipo, a maior relevância não é o romance e sim o final dos personagens de modo geral. A minha maior decepção não foi o fato de personagem X morrer, mas sim a forma como aconteceu. Sendo bem sincera, cogitei um final com esta morte, entretanto, porém, todavia, em nenhum momento pensei que seria da forma como foi. 
Gente, sério, aquilo foi MUITO CRUEL. E outra, como disse antes, sei que nada justifica a pessoa que o Soo Hyun se tornou, mas para mim ele foi sim A MAIOR VÍTIMA de toda aquela ***** que o Do Jae Hwan fez então Soo Hyun pagar por tudo de forma tão cruel foi no mínimo doloroso demais. Eu sei que ele era um assassino e que muitos podem achar justo por causa de tudo que ele fez e que, de certo modo, tal fim era condizente com o enredo. Mas, para mim, no meu coração, ele não precisava morrer daquele jeito. Sei lá, ele poderia ter morrido de uma forma mais digna, salvando alguém ou de modo menos cruel... Aquela cena foi destruidora de corações e a OCN ainda tocou na ferida quando colocou a cena pós-crédito. Palhaçada! Fiquei tão chocada que nem consegui processar o final. O consolo é saber que Soo Hyun conseguiu sua vingança, porém nada me fará esquecer aquela cena de morte, aquilo DOEU MUITO.

FIM DE SPOILER

- OST

Estas foram as minhas considerações sobre Kill It. Um dorama que me fez surtar logo em sua primeira semana de estreia e que me deixou em estado de choque com seu final. Me arrependi de ter visto? Não. Só queria ter preparado melhor o emocional antes de conferir o desfecho, então aconselho que façam isso. Comentem o que acharam do dorama e do final. Abaixo deixo minhas canções favoritas da OST, confiram.

Forever Love - Min Kyung Hoon



My Everything - Han Seung Hee



8 comentários:

  1. Ótima resenha. Obrigado. Com certeza essa história não tem um final de Conto de Fadas. Mas senti da mesma forma. Um desfecho trágico e muito cruel.Quando assiste me deu uma dor imensa, me fez questionar o que é realmente justiça? Mas é um ótimo drama. Gostei muito e jamais me arrependo de ter assistido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada! Pois é, mesmo não sendo um final de conto de fadas, não me arrependo de ter visto. Também me fiz esses mesmos questionamentos, esse drama faz isso com a gente né. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. EU PRECISO DE UM SPOILER..

    Os dois eram mesmo pai e filha, isso é possível?? Uma coisa aleatória o ator que fez Save me é ótimo fazendo pais péssimos monstros. KKKKKKKK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AVISO DE SPOILER!!

      Menina, minha dúvida foi exatamente essa. Pelo que o carinha falou lá eles eram sim pai e filha devido a experiência né. Só que não esclareceram isso depois e ficou só jogado no ar... Poxa.
      E sobre o ator de Save Me, concordo! Ele tem o dor de atuar em papéis de humanos monstros. hahaha

      Excluir
  3. Ah você é muito excelente narradora. Sua narração é quase melhor que o DORAMA em se. Parabéns pelo trabalho. Bjs. Cléo.Anápolis.Goiás.Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cléo (:

      Muito obrigada pelo elogio! <3 São comentários como o seu que me animam e estimulam a continuar escrevendo aqui no blog. Obrigada!

      Excluir
  4. SPOILER NO COMENTÁRIO

    A série foi impecável do início até os 54 minutos do episódio 12. Para um assassino de elite ele morreu muito fácil e rápido. Agora a Do Hyun Jin foi uma completa decepção. Muito certinha, muito fofinha... Para alguém que teve uma infância triste mas que teve a chance de ser feliz ao ser adotada, que sentia saudades do amigo, em nenhum momento ela quis saber das cicatrizes que o amigo trazia e quando soube da verdade (ele e outras crianças foram criadas para serem doadores e depois descartadas), em nenhum momento ela pensou em defendê-lo e estar ao seu lado quando ele tomou uma decisão que era certo para ele. Ela conhecia o caráter dele e das pessoas q ele salvou, inclusive ela mesma. Sem contar que em todas as lutas corpo a corpo ela perdeu. Mesmo assim, ela queria prendê-lo. Eu só queria q ela estivesse do lado dele, apenas uma única vez. Muy amiga ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise! (:

      Seria legal mesmo se ela tivesse ficado ao lado dele em algum ponto né.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo