Secretly, Greatly [K-Movie]


E continuando os posts de aniversário do blog, vocês votaram e escolheram este título para ser comentado. Secretly, Greatly é um daqueles filmes que surpreende à medida que a trama avança e olha, me arrependo de não tê-lo visto antes.


Sinopse: Won Ryu Hwan, Lee Hae Rang e Lee Hae Jin, são espiões norte coreanos que se infiltraram na Coréia do Sul, um age como um bobo, o outro como um astro de rock e o terceiro como um estudante de ensino médio. Eles observam e vivem sem ser notados na vizinhança enquanto esperam suas ordens, até que um dia, devido a uma mudança de poder no Norte, uma ordem inesperada chega.
Gênero: Ação, Comédia, Drama
Ano: 2013
Onde Encontrar: Siwon Fansubs (download), DramaFever (online)

- Enredo

Secretly, Greatly conta a história de três espiões norte coreanos que infiltram-se na Coreia do Sul para observar e coletar informações sobre o país. O primeiro a chegar é o espião Won Ryu Hwan, o qual age como um bobo e sob o nome de Bang Dong Gu trabalha em uma pequena lojinha sob as ordens de uma senhora da região, a qual vive sozinha desde o casamento do filho.  Dois anos após a chegada de Dong Gu, o rapaz sente-se meio esquecido e sua missão parece não ter fim, até que Hae Rang chega e torna-se uma companhia, ele precisa completar uma missão. Hae Rang deve tornar-se um astro do rock enquanto estiver no país, o que para ele deveria ser algo fácil mas o rapaz surpreende-se com seus concorrentes. Por fim, Hae Jin aparece disfarçado como um estudante do ensino médio com determinada missão para completar. Os três acabam aproximando-se e formando uma parceria, até que uma segunda ordem, direta do governo norte coreano os surpreende e os coloca em uma complicada situação. O filme começa com um ritmo mais lento e inicialmente tem mais um tom de comédia do que drama ou até mesmo ação, o foco inicial é na vida dos rapazes que deixaram seu país e precisam esconder suas identidades e agir como cidadãos sul coreanos, tudo em prol de uma revolução. Porém, à medida que a trama avança e uma ordem direta é dada para todos os agentes infiltrados, o trio se vê encurralado e precisa lutar por sua própria vida, achando injusto que o próprio país os tenha abandonado. Isto acelera o ritmo da trama e a verdadeira ação se faz presente, e é aí que Secretly, Greatly torna-se um verdadeiro filme de espionagem.

Confesso que achei meio confuso a abordagem do governo norte coreano e o porquê de determinada ordem ter sido dada. Pareceu que eles queriam firmar o ponto principal que iniciaria o desfecho do filme mas esqueceram justamente de deixar isso claro para o telespectador, deu para entender este determinado ponto porém o mesmo poderia ter sido melhor desenvolvido. Este foi o tipo de filme que surpreende, pois como mencionei anteriormente, temos no início uma comédia que posteriormente traz um drama e ação incomparáveis, e por fim, aquele momento trágico que asiático ama. O lado positivo é que os gêneros são bem dosados, cada um aparecendo no momento certo e isto tornou-se um diferencial interessante do filme, é como se a comédia inicial servisse para nos relaxar até a chegada do clímax que nos arrasaria. Recomendo para quem ama filmes de espionagem com todo aqueles "fights" memoráveis e claro, para quem ama um ou todos os três atores principais do filme. E que trio maravilhoso hein?!

- Trio Principal

Won Ryu Hwan (Kim Soo Hyun) é o primeiro a chegar na Coreia do Sul e começar a missão, assumindo a personalidade de um rapaz bobo e atrapalhado chamado Dong Gu que perambula pela vizinhança, trabalha numa lojinha e é agredido por criancinhas. 
Na Coreia do Norte, o rapaz era capitão de uma determinada unidade e ao aceitar a missão, deixa sua mãe para trás, mas por amor ao seu país decide tornar-se um espião. Porém, Ryu Hwan sente que está há tempo demais na Coreia do Sul e deve ter sido esquecido, além de estar farto de ter que se passar por um homem bobão. Ele vive esperando o dia em que finalmente poderá voltar à ativa como espião.
Até que certo dia, um outro espião é enviado para a vizinhança onde ele mora: Lee Hae Rang sob o nome de Kim Min Su (Park Ki Woong) tem a missão de tornar-se um astro do rock. O rapaz tem um estilo mais descolado - que cabelo laranja é esse?! Não é que ficou legal?! - e anda sempre acompanhado de seu instrumento musical, uma guitarra. Ele inicialmente faz um teste mas falha e percebe que realizar a missão será mais difícil do que parece.
Não muito tempo depois, Lee Hae Jin (Lee Hyun Woo) também aparece na vizinhança e precisa fingir ser um estudante do ensino médio. Os três acabam aproximando-se e firmando uma parceria, praticamente uma amizade, afinal estão muito longe de casa, e são para si mesmos os únicos resquícios que sobrara de seu país. Devido a ordem do governo da Coreia do Norte e por achá-la injusta, os três acabam "unindo-se" ajudando uns aos outros em diversas situações, e são obrigados a começar a lutar por suas vidas.

- Extras
Não poderia deixar de mencionar o quanto amei ver o Choi Woo Shik neste filme. O papel dele não tem grande destaque, é apenas um estudante chamado Yoon Yoo Joon que protege sua irmã mais velha e importuna o Dong Gu sempre que tem oportunidade. Porém, mesmo assim, foi bom ter visto o rapaz. *.*

- Aquela cena: (????)

~Ainda tentando não rir disso! kkk'~

- ABS do ~oppa porque sempre tem que ter né?!

*.*♥

- Consideração Final

Como mencionei, a primeira parte do filme tem um teor mais cômico e somente na segunda parte somos apresentados a tudo que um filme de espionagem nos proporciona, "tretas", ação e conflitos políticos - o que não tem tanto ênfase neste filme! Mas... - Porém, vale ressaltar o quanto Secretly, Grealty é realista, retratando o que é ser um espião e amar sua pátria a ponto de abandonar a própria família para exercer outro papel em um país estrangeiro. 
Todos nós sabemos que até hoje a relação entre a Coreia do Sul e Coreia do Norte é tensa - aliás, a Coreia do Norte tem relação tensa com o resto do mundo né?! - e neste filme, temos um vislumbre disso. Bem como, somos capazes de enxergar como o governo pode ser injusto, pensando em seus espiões como vidas sem importância, fazendo o que bem entende com estas pessoas. A abordagem do tema é o ponto alto da trama, mostrando como os espiões se comportam diante de ordens enviadas, uns servindo o país do início ao fim, acatando as mais improváveis ordens e outros percebendo quão injusto é ser abandonado pelo próprio país, decidindo seguir outro caminho, lutando por seus próprios ideais. 
Recomendo este filme para quem ama filmes de espionagem e gosta de comédia na dose certa, mas não esperem um final feliz porque sendo uma trama deste tipo, o mesmo não é possível. Estão avisados! Espero que tenham curtido a resenha e não deixem de comentar este filme caso o tenham assistido, só eu que fiquei tristonha com aquele final?! Depois desse filme fiquei com vontade de ver este trio na telinha novamente! (yn') :*

4 comentários:

  1. Já tá na listinha!
    Tava querendo assistir algo desse tipo e acabei encontrando! Haha
    ~Amei a resenha viu! Esperando por mais ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, veja mesmo. Esse filme é bem legal! :D
      Awwn, fico muito feliz que tenha amado a resenha e pode deixar que trarei muitas outras. Obrigada pelo comentário, Maria Beatriz. ♥

      Excluir
  2. Realmente gostei muito de assistir esse filme, terminei de assisti-lo hoje e estava procurando informações a respeito e encontrei sua resenha e gostei muito. Eu queria muito que tivesse um final feliz mas pelo realismo do filme e todo contexto dele, realmente não teria como. Mas aquele final me fez desejar que tudo fosse diferente para eles. Enfim com certeza valeu a pena assisti-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Fico feliz em saber que gostou da resenha. Sim, sim, se o final fosse feliz o filme perderia seu realismo e qualidade, apesar de lá no fundo ficarmos morrendo de peninha dos fins dos personagens </3 Esse filme merece ser muito recomendado! Obrigada pelo comentário e volte sempre, Irislene! ^^

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo