Confession [K-Drama]


Para os fãs de uma boa trama de direito, a dica de hoje é perfeita. Confession é um enredo muito bem estruturado sobre a busca pela verdade e justiça, do tipo que te deixa ansiando pelos episódios só para saber como tudo se resolverá.


Sinopse: Um caso envolvendo a verdade oculta por trás da lei que proíbe o duplo risco. Quando Choi Do Hyun era um menino, ele teve uma doença cardíaca. Ele passou a maior parte de sua infância em um hospital. Ele milagrosamente teve a chance de um transplante de coração. Logo após o sucesso da cirurgia de transplante de coração, seu pai foi acusado de assassinato. Seu pai recebeu a pena de morte. Para investigar o caso de seu pai, Choi Do Hyun agora trabalha como advogado.
Gênero: Thriller, Mistério, Investigação, Drama
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019
Emissora: tvN
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um advogado que quer investigar novamente o crime cometido por seu pai.

O enredo conta a história de Choi Do Hyun que quando jovem precisou receber um transplante de coração, e logo após essa grande felicidade precisou lidar com sua vida virando de cabeça para baixo pois seu pai se tornou um criminoso condenado à morte. Anos se passaram e Do Hyun cresceu longe do pai estudando loucamente para se tornar um advogado e poder buscar a verdade sobre o crime de seu pai. Do Hyun trabalha como advogado e em um de seus casos, ele precisará provar a inocência de seu cliente Han Jong Koo, o qual supostamente teria matado cruelmente uma jovem mulher. Anos depois, Do Hyun reencontra novamente Han Jong Koo, precisando defendê-lo nos tribunais por um crime semelhante ao anterior no qual fora inocentado. Eis que Do Hyun questiona-se sobre sua primeira defesa, além de questionar-se sobre a acusação atual. Mas o que fazer se é o advogado responsável pelo caso e precisa defender o acusado? Mal sabia Do Hyun que esse novo caso seria a pontinha do iceberg para algo que sempre desejou saber, a verdade por trás do assassinato que seu pai cometeu. Em meio às investigações, o advogado Choi se depara com o mesmo policial que anos atrás investigou o crime de seu pai, o Ki Choon Ho, e devido à conclusão do caso de Han Jong Koo e o que ele aparenta saber sobre o passado, os dois se unem para buscar a tão mascarada verdade. Além deles, ainda há a presença da repórter independente Ha Yoo Ri e a secretária do consultório de advocacia do Do Hyun, a madame Jin. Esses quatro personagens se reúnem por acaso, mas descobrem posteriormente uma ligação devido ao ocorrido no passado. 
Confession é um dorama informativo e muito bem elaborado, o qual traz reviravoltas inesperadas a partir de acontecimentos e revelações ocorridas no tribunal. Através desta história podemos conferir o peso que recai sobre um advogado, suas responsabilidades e modos de abordagem como profissional. Todos os prós e contras da profissão são retratados aqui de maneira realista. Não sou da área, mas se quiserem uma resenha mais detalhada comentando sobre a forma como a trama relatou a profissão e códigos penais da Coreia do Sul, recomendo que leiam a resenha maravilhosa da Sáa do blog Dramas Revise (clique no link aqui), ela é da área e pode falar com propriedade sobre tudo. Vão lá ler esta resenha incrível e assistir a este título! No geral, Confession me prendeu do início ao fim devido a sua inteligência em contar uma história de direito de modo informativo e convidativo ao telespectador, e também por causa de suas verdades sobre a profissão, a forma como ligou os personagens e desenvolveu suas relações interpessoais, e principalmente, por causa de seu desenvolvimento repleto de desdobramentos inesperados e instigantes. Querem saber mais? Continuem lendo!

- Personagens

Choi Do Hyun (Lee Junho - 2PM): O que realmente significa ser um advogado?

Como mencionei na sinopse, Choi Do Hyun decide tornar-se um advogado a fim de confrontar seu pai, investigando o crime que ele supostamente cometeu anos atrás. Mas seu pai assumiu a culpa e continua afirmando ser o assassino, então como livrá-lo da cadeia? Do Hyun duvida do fato do pai ser um assassino e decide por si mesmo encontrar a verdade, seja ela qual for. Admito que inicialmente questionei se o prota estava certo em duvidar da inocência do pai sendo que o mesmo jurava ser culpado, mas ao decorrer da trama tudo ficou mais claro na minha cabeça.
Choi Do Hyun é um protagonista completamente incrível! Por vezes, me admirei com sua inteligência e astúcia no tribunal, sabendo argumentar brilhantemente em cada beco sem saída que a promotoria lhe colocava.
Ele sempre encontrava maneiras de contornar a situação e obter vantagens por meio dela. Não importava o sufoco, Do Hyun sabia sair dele, e não apenas no tribunal, pois fora dele, o rapaz também sabia muito bem jogar as cartas na mesa e reverter o acontecimento de algum jeito. Nos momentos mais tensos, ele soube manter-se firme, lidar com a pressão e encontrar uma solução. É impossível assistir a Confession e não se surpreender e admirar a destreza de Choi Do Hyun. E destaco a atuação do Junho também, a qual foi PERFEITA, sem mais. Recomendo que confiram também o moço dando outro show de atuação no excelente Just Between Lovers.

Ki Choon Ho (Yoo Jae Myung): "A missão de um detetive é investigar!"

Ki Choon Ho é um detetive policial empenhado em capturar criminosos e investigar minuciosamente os casos a fim de encontrar provas que os façam permanecer para sempre na cadeia. Em um dos casos lhe atribuídos, Choon Ho não consegue provar o suposto crime do réu e o mesmo é liberado, o que lhe custa também sua posição na polícia. Por este motivo, ele inicialmente não se dá bem com o advogado Choi, considerando-o o tipo de profissional que trabalha defendendo qualquer um apenas em troca de dinheiro. Anos depois, Choon Ho volta a encontrar o advogado Choi em um novo caso e com mesmo réu, e devido a situação ele não tem outra escolha a não ser unir-se ao advogado para que consigam conquistar seus objetivos em comum.
O detetive Ki é aquele tipo de policial casca grossa que não tem medo do perigo e enfrenta qualquer um que esteja em seu caminho pensando apenas em encontrar provas cruciais nas investigações. Mas à medida que a trama avança, Choon Ho percebe que precisa saber controlar seu temperamento e lidar com isso de forma inteligente aliando-se ao advogado Choi e colocando em prática tudo que aprendeu com a experiência de ser policial por tantos anos. Este é um personagem que cativa por sua total dedicação ao trabalho e ao que se propõe a fazer. Um policial admirável!

Ha Yoo Ri (Shin Hyun Bin): Repórter independente.

Ha Yoo Ri é uma repórter dedicada que decide começar sua carreira por conta própria usando o escritório de advocacia do Choi Do Hyun como local físico de seu trabalho. Ela conhece o Do Hyun há alguns anos, desde que ele esteve internado no hospital esperando um transplante de coração, e essa amizade permaneceu mesmo depois de tantos anos. Ha Yoo Ri é uma mocinha tranquila e que diverte sempre que está bêbada, mas também, sabe ser uma mulher forte e determinada quando deseja alcançar algo. Alguns podem ter cogitado a Yoo Ri como um sugestivo par romântico do Do Hyun, mas sinceramente não a enxerguei assim. A meu ver, a relação entre o Do Hyun e ela era apenas amistosa, um respeito e carinho mútuo devido a tantos anos compartilhando de diversas experiências. Além de que, a atmosfera da trama não tinha espaço para romance, e isto não a diminuiu em nada. Para ser um bom dorama não precisa ter sempre romance né. Enfim, Yoo Ri é uma personagem que gradativamente cativa por ser tão humana e compreensiva, até mesmo quando uma verdade bombástica surge e ela precisa lidar com sentimentos controversos, ela consegue inesperadamente, colocar compreensão à frente da dor. O que me surpreendeu foi o fato dela lidar com isso de forma emocional e racional, sabendo respeitar o que estava sentindo, mas também se permitindo compreender a situação geral enxergando que não era a única a sofrer com isso.

Madame Jin (Nam Ki Ae): Secretária eficiente.

Madame Jin se candidata a vaga de auxiliar de escritório do advogado Choi Do Hyun, uma espécie de secretária para ajudá-lo a organizar o ambiente de trabalho e os casos em que está trabalhando. Admito que desde o começo desconfiei das reais intenções dela. Não de modo maldoso, claro. Apenas achei que Madame Jin tinha segundas intenções em aparecer ali no escritório, e inesperadamente, todas as teorias que fiz em relação a ela estavam certas. Uma das minhas maiores surpresas em relação a esta personagem foi a forma como o enredo desenvolveu o confronto emocional entre ela e o advogado Choi, mostrando que mesmo com as dolorosas verdades, a relação entre eles era maior e mais valiosa, o que os fez enfrentarem a situação e por fim, se resolverem. Amei esse relacionamento maternal dos dois! Gostei muito da Madame Jin, ela era doce e bondosa, dona de um bom coração.

Este quarteto forma o grupo de principais personagens de Confession. São eles que nos conduzem na trama formando um grupo mega cativante em busca de verdade e justiça. Dentre os pontos mais significativos do enredo posso citar o relacionamento entre eles, pois cada relação é muito bem desenvolvida e explorada fazendo com que o telespectador se apegue não apenas aos personagens em si, mas ao carinho e respeito que eles demonstram posteriormente um pelo outro. A sintonia dos atores em cena também contribuiu e muito para tornar este quarteto tão querido, então para aqueles que ainda não assistiram ao título, lhes digo que tratem de se preparar para as emoções que esse time proporciona. No mais, todos os demais personagens vocês conferirão quando assistirem ao título.

- Final: Um bom desfecho e uma pontinha de... sequência (?)

A reta final de Confession, assim como todo o dorama, é repleta de revelações instigantes, além de desdobramentos que nos fazem questionar se a justiça realmente será feita. O que mais gostei na forma como desenvolveram os episódios finais foi o fato de deixarem uma incerteza até o último momento possível, a incerteza se o time formado pelo advogado Choi, Detetive Ki, Madame Jin e Yoo Ri realmente conseguiria desmascarar todos os envolvidos no evento passado, os que esconderam a verdade anos atrás. E isso tornou o enredo mais real. Se tudo se resolvesse facilmente seria muito irreal considerando que a verdade estava trancada a sete chaves e que envolvia muitas pessoas, ou seja, a conspiração era muito maior do que aparentou ser inicialmente. O enredo mostrou que a verdade só pode surgir a partir de pequenas ações em conjunto, determinados personagens fizeram suas contribuições por seu próprios motivos e apenas deste modo, o acontecimento de anos atrás foi sendo gradativamente contado até tudo ser esclarecido. Além disso, podemos conferir uma última vez, o quarteto principal empenhado na busca pela justiça de modo a usar os meios disponíveis em suas mãos para mostrar a verdade para o país, além de cada um ter seu respectivo fim. Alguns precisaram lidar com os ressentimentos que deixaram de lado temporariamente, e outros continuaram determinados a ir mais fundo contra um sistema corrupto que esconde seus erros com dinheiro. E gente, aquela cena final do Choi Do Hyun me arrancou um gritinho de "AAAHHH!". No mais, Confession se encerra sem realmente se encerrar. Confuso né? Haha' É que na verdade, fica uma pontinha de que aquilo era só o começo, se isso foi indício de sequência não sei, mas gostei de como acabou.

- Conclusão & OST

Enfim, Confession é um dorama que recomendo para fãs de trama sobre direito. Um enredo informativo, de qualidade, cheio de seus próprios mistérios, revelações e muito bem desenvolvido do início ao fim. Abaixo deixo algumas faixas da OST. E você, já viu ou pretende ver este dorama? Comenta aí.

The End - Jung In



Let Me Hear - Song Ji Eun feat Basick



2 comentários:

  1. Ah, tava dando um erro por conta do navegador de internet e os meus comentários que postava aqui não estavam aparecendo. Mas agora acho que está tudo ok e comentei novamente nos posts musicais.

    Espero que assim que tiver tempo disponível e conseguir eles voltem aqui no blog!!

    ResponderExcluir
  2. nao acho esse dorama de jeito nenhum 😭

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo