Where Stars Land [K-Drama]


Tem sempre aquele dorama que desperta nosso interesse devido aos diversos comentários da nação dorameira sobre ele, Where Stars Land foi exatamente esse tipo de drama para mim. Iniciei o enredo por mera curiosidade pois queria saber o porquê de tantas dorameiras estarem apaixonadinhas por ele, e apenas assistindo-o pude comprovar quão merecida era sua fama. Vamos lá comentar sobre um dorama repleto de lições de vida!


Sinopse: Lee Soo Yeon trabalha no Aeroporto Internacional de Incheon, no departamento de planejamento geral, mas guarda um segredo que o mantém distante de seus colegas de trabalho. Han Yeo Reum é uma nova agente animada de serviço aos passageiros que quer muito fazer o seu melhor. Mas sua natureza desajeitada a torna uma ameaça para si mesma e para os passageiros. Pode Soo Yeon limpar as bagunças que Yeo Reum cria no trabalho?
Gênero: Romance, Comédia, Drama
Nº de Episódios: 32 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um aeroporto que fará você viajar para o mundo das reflexões pessoais.

A trama é situada em um aeroporto no qual a jovem Han Yeo Reum trabalha há um ano, sendo ela conhecida como uma bomba relógio devido as suas várias ações que resultaram em ações disciplinares. O motivo por trás destes puxões de orelha dos superiores na moça é o fato dela não conseguir conter seu temperamento quando lida com certos passageiros e por causa disso, acabar perdendo a compostura chegando até mesmo a dar uma "voadora" em um deles. Com a nova gestão do aeroporto, uma equipe é montada e responsabilizada pelo Terminal 2, e dentre os funcionários enviados para este novo time está a Yeo Reum e o Lee Soo Yeon. Os dois começam a trabalhar juntos na equipe de Serviços aos Passageiros, a qual tem como objetivo atender às necessidades e resolver possíveis problemas que possam ocorrer com os passageiros. O problema é que Soo Yeon é um cara sério e arrogante, não faz qualquer questão de se envolver com seus parceiros de equipe, mantendo uma relação estritamente profissional com todos, enquanto que a Yeo Reum é espontânea e intrometida, o que faz com que se envolva constantemente nos problemas alheios. Estas duas personalidades tão distintas se enfrentam em diversos momentos e gradativamente começam a se aproximar fazendo surgir um sentimento muito mais profundo, o amor. Mas não pensem que é apenas isso, Where Stars Land não é apenas um romance com doses de drama e comédia, ele é um ensinamento, traz inúmeras lições que merecem destaque e precisa ser visto para proporcionar aquela reflexão pessoal que todo ser humano deve fazer. 

- Quais as lições de Where Stars Land?

O que me encantou neste título foi justamente as lições apresentadas. Durante o decorrer do enredo temos várias situações inesperadas que surgem para impôr aos protagonistas a tomada de decisões e é através destes desdobramentos que as lições são expostas. Há uma crítica social sobre como pessoas com grande poder aquisitivo se sentem no direito de diminuir ou simplesmente ignorar os que estão abaixo delas, além de mostrar os diversos tipos de abuso psicológico que existem, como exemplo, casos em que passageiros se achavam no direito de agredir verbalmente ou até mesmo fisicamente os funcionários do aeroporto. 
Há também o questionamento sobre mobilidade para deficientes físicos, o que nos faz se colocar no lugar dessas pessoas e imaginar quão difícil é para elas conseguirem ser independentes em uma rua ou determinado local pois ainda falta atitudes do governo que tornem a sociedade mais estruturalmente preparada para atender à essas necessidades. Ainda temos também as metáforas que surgem em momentos sensíveis e posteriormente são clareadas por algum diálogo de personagens para causar um impacto emocional maior, como exemplo, o episódio em que as fronteiras entre os países são citadas e o enredo faz uso disso e de uma frase específica de personagem para nos fazer refletir que há fronteiras também entre pessoas, fronteiras essas que são uma linha tênue, como a que existe entre tolerância e ponto de vista.
Como se não bastasse, a trama ainda nos mostra o lado mais realista possível do ser humano, a busca incessante por reconhecimento devido ao medo de ser considerado inferior, o medo de ser visto com maus olhos pelos outros devido a um mero boato, e tudo isso porque nos importamos demais com a opinião alheia. Além de tudo isso e muitos outros pontos que não citarei aqui a fim de não tornar essa resenha muito maior, Where Stars Land nos faz pensar sobre nossos relacionamentos interpessoais, mostra que aceitar as diferenças e conversar sobre elas é o ponto de partida para o respeito mútuo e claro, ainda nos remete ao significado de viver, viver é uma mera passagem. Estamos todos passando e deixando nossas impressões aqui e o que ficará é a prova e essência do que fomos e fizemos.

- Personagens

Lee Soo Yeon (Lee Je Hoon): O arrogante que irá te conquistar!

Soo Yeon trabalha no aeroporto há alguns meses sendo designado para a Equipe de Serviços aos Passageiros. Quando jovem, Soo Yeon sofreu um acidente trágico que lhe deixou marcas físicas e psicológicas, motivo pelo qual ele agarrou com todas as suas forças uma oportunidade que lhe surgiu posteriormente, uma chance de viver como uma pessoa normal novamente. Tudo que ele deseja é uma vida como uma pessoa comum sem qualquer destaque pois somente assim conseguirá manter a salvo o segredo sobre como exatamente conseguiu se recuperar do acidente. Por ser tão concentrado na sua própria vida, ele não desenvolve uma relação pessoal com seus colegas de trabalho e é considerado arrogante. Porém, há muito mais no Soo Yeon do que os olhos podem ver. Me senti muito envolvida com o prota pois ele tem uma história de vida que me despertou empatia.
Ele sofreu um acidente gravíssimo e precisou lutar para se manter vivo da forma que encontrou, correndo outros tipos de riscos. Todo o sofrimento de sua vida deixou marcas psicológicas profundas e em diversos momentos isso se torna notório, mas é justamente por conhecer tão bem a dor que ele sabe como ser empático e justo com as outras pessoas. Soo Yeon tentou não envolver-se nas situações críticas pois queria manter a salvo seu segredo, mas sua empatia sempre falou mais alto e no fim, sempre ajudou quem estava em perigo. Ele tinha suas mágoas, ressentimentos e tristezas do passado, mas não se deixou amargurar, pelo contrário, provou que sua essência permanecia intacta e incorruptível, um prota que desejei abraçar e parabenizar pela força emocional que demonstrou. Conheço Je Hoon desde Signal, então amei conferi-lo neste título. Caso queiram conferir um outro dorama com ele, recomendo também Tomorrow With You.

Han Yeo Reum (Chae Soo Bin): A prota realista que cativa!

Yeo Reum é uma mocinha que atrai confusões por onde passa e não consegue manter seu pavio curto sob controle principalmente quando o assunto é passageiro desaforado causando problema no aeroporto. Por não conseguir se controlar, a moça já recebeu ações disciplinares e é enviada para a Equipe de Serviço aos Passageiros. Decidida a manter seu emprego e trabalhar com total dedicação, ela logo se incomoda com o fato do Soo Yeon ser tão bom no que faz, pois ao contrário dele, ela quer obter destaque e elogios. Esse desejo nada mais é do que um complexo de inferioridade da protagonista em relação aos outros, fato este que a faz pré-julgar os demais, inclusive seu parceiro de trabalho o Soo Yeon.
Mas, mesmo com seus defeitos, Yeo Reum é completamente cativante. Uma mocinha determinada, dedicada e empática, capaz de criar coragem para dizer o que pensa quando injustiçada e se arriscar por outra pessoa quando necessário. Ela aprende com seus erros e amadurece a partir deles, mostrando que ser humano é possuir falhas, mas saber reconhecê-las e minimizá-las. Uma prota que me conquistou devido às suas qualidades e defeitos, e principalmente pelo jeitinho meigo, divertido e espontâneo de ser. Soo Bin mais uma vez mostrando que é rainha na atuação né?! Confiram também a moça no fofíssimo I'm Not a Robot e no drama escolar Cheer Up!.

Go Eun Seob (Ro Woon - SF9): O friendzone desperdiçado...

Eun Seob é um amigo íntimo da Yeo Reum e está sempre disponível e disposto para ouvir as reclamações, fofocas e novidades sobre a vida dela. Ele também trabalha no aeroporto mas em um setor diferente, sendo responsável pelo monitoramento das pistas aéreas. Confesso que quase bandeei no ship, afinal Eun Seob é aquele melhor amigo encantador e apaixonante que está sempre, sempre mesmo, disponível para a amiga, não importando a hora, lugar, dia, mês, independente de estar sol ou chuva. Fiquei com muita pena ao vê-lo ser deixado de lado pela Yeo Reum, sei que ela não mandava no coração, mas poxa, o coitado aqui era tão doce e se preocupava tanto com ela que quando ele finalmente percebeu que a moça estava em outra ainda teve a decência de não agir todo ciumento e sim ser honesto consigo mesmo e com ela. Sinceramente, achei um desperdício deixar esse bolinho como friendzone e só não shippei errado porque Soo Yeon também me conquistou. O fato é que esse bolinho não merecia ser apenas um amigo e eu queria que ele tivesse encontrado o amor da sua vida, ou seja, eu, no último episódio, afinal acabar como mero forever alone foi de partir meu pobre coração. Enfim, apenas se apaixonem por este serzinho precioso e morram de pena dele junto comigo.

Equipe do Terminal 2

A equipe do terminal 2 é constituída por inúmeros chefes competentes e profissionais, os quais são figurinhas carimbadas da trama e são devidamente utilizados em diversos desdobramentos. Não conseguirei citar todos porque são muitos, mas destaco principalmente: Seo In Woo (Lee Dong Gun), o qual me causou umas raivinhas básicas e me deixou sem entender qual era a dele por muitos episódios, até que no fim realmente ficou claro quem ele era e suas reais intenções. Desde o início da trama, ele aparentava conhecer o Soo Yeon e ter uma certa ligação com o acontecimento do passado do prota, mas apenas no último episódio compreendemos o porquê dele ter feito tudo que fez. No início tive muito ranço do pobre, mas depois até que consegui "engoli-lo".
Yang Seo Koon (Kim Jee Soo) também precisa ser mencionada pois ser uma chefe tão estritamente profissional quanto ela não é pra qualquer uma não. Chefe Yang é a responsável pela equipe de Serviços aos Passageiros e é ela quem precisa lidar com as confusões da Yeo Reum, sendo sempre totalmente justa e íntegra. Admirei muito as atitudes dessa mulher! Só senti falta de um melhor desenvolvimento da relação entre ela e o chefe da Segurança Choi Moo Ja (Lee Sung Wook), afinal eu shippava os dois e aquela certa revelação no final não foi suficiente para me deixar satisfeita com esse possível ship. Outro ponto do qual senti falta foi o esclarecimento sobre como exatamente a Chefe Kang conheceu o Soo Yeon, afinal ela aparentava saber o segredo dele e o apoiava muito a fim de deixá-lo viver a vida normal que tanto desejou, mas nenhuma cena deixa exatamente explícito como exatamente isso aconteceu.
Por fim, ainda cito brevemente o ahjussi que todos nós conhecemos e que está em todos os doramas que existem na face da Terra, o famoso Kim Won Hae. Sério gente, alguém dá férias pra esse ahjussi porque o coitado trabalha sem parar. Haha' Neste título, Won Hae interpreta o Park Tae Hee, o chefe do Eun Seob. Todos os demais personagens vocês conferirão na trama.

- Meu ship secundário! AAAAAA <3

Não comentei sobre esses dois personagens no tópico acima propositalmente porque queria inserir todo um parágrafo apenas para eles. Oh Dae Gi (Kim Kyung Nam) e Na Yeong Joo (Lee Soo Kyung) são funcionários da Equipe de Segurança do aeroporto e se tornaram um dos ships secundários que mais shippei na vida. Como a equipe de segurança se divide em duplas para monitorar diversas áreas do aeroporto, os dois se tornam parceiros e estão sempre juntos, o que gradativamente faz com que se tornem mais próximos. Logo fica notório que o Dae Gi já está apaixonadinho pela Yeong Joo, porém como ela se faz de durona e insiste que tem um suposto namorado, ele tenta se conter. 
A questão é que Yeong Joo não sabe lidar com a situação pois o respeita como um sunbae e quer manter uma linha no relacionamento profissional e pessoal. Além disso, em muitos momentos ela se sente desconfortável por achar que está sendo vista como o sexo frágil, e essa visão de acordo com seu modo de pensar é desonroso para uma profissional de segurança como ela. O pobre Dae Gi é até mal interpretado quando se preocupa com a moça em certo acontecimento no qual ela se machuca e isso estremece a relação dos dois. Porém, para mim, Dae Gi estava apenas sendo um superior que preocupava-se com seu parceiro e por estar gostando da Yeong Joo sentia a necessidade de protegê-la.

Olha, é impossível não se apaixonar pelo Dae Gi porque não tem segurança mais amorzinho que ele! O ator Kyung Nam me encantou, se em Come and Hug Me oscilei nos meus sentimentos em relação ao personagem dele, aqui neste título, apenas caí de amores. Torci MUITO para que a Yeong Joo parasse de bancar a durona e se permitisse viver esse romance, afinal tudo que eu queria era ver o Dae Gi conquistar a pessoa de quem gostava genuinamente para enfim concretizar seu romance. Ain gente, eu amava as interações desses dois! <3

- O romance principal também encanta!

Soo Yeon e Yeo Reum protagonizaram um romance que conquista o telespectador gradativamente. No início, os dois não se dão bem por pensarem completamente diferente em muitos aspectos, inclusive no modo como lidar com as situações do trabalho. Enquanto, Yeo Reum deseja ter grande destaque, Soo Yeon quer apenas passar despercebido, o que é impossível porque a Yeo Reum se torna um verdadeiro ímã para confusões e como os dois precisam trabalhar em dupla, ele acaba envolvido nas situações junto com ela. Gradativamente, eles vão conhecendo mais sobre o outro e compreendendo quem verdadeiramente são, o que faz o Soo Yeon apaixonar-se sem sequer perceber. E quando ele finalmente se dá conta do que está sentindo, não demora para se declarar, sendo direto e deixando a Yeo Reum totalmente surpresa sem literalmente saber como responder ou agir.

A partir daí, a relação desenvolve-se mais e mais, ao ponto dela perceber que ele não está em um romance unilateral pois ela corresponde aos sentimentos do Soo Yeon e precisa deixar isso claro. O impasse surge quando o segredo do Soo Yeon se torna pauta, afinal ela não sabe exatamente do que se trata e isso está aparentemente machucando-o, o que a deixa preocupada e angustiada. Em contrapartida, Soo Yeon deseja tanto experimentar um romance comum e tipicamente normal que faz de tudo para não ter que contar seu grande segredo para a pessoa que ama. É justamente pela forma como ambos lidam com a situação e os ensinamentos advindos desta relação que eu me encantei pelo romance.

Soo Yeon e Yeo Reum mostram que além de um sentimento genuíno, um relacionamento deve ser constituído de confiança para expôr as fraquezas e acima de tudo, compreensão para saber lidar com as diferenças. Para manter-se em uma relação é necessário entender os limites do outro, deixá-lo à vontade e confortável para que no tempo dele, ele possa se abrir, pois o amor envolve ser paciente, compreensível e solidário. Temos aqui um romance meigo e maduro que amei acompanhar! Destaco que a química entre a Soo Bin e Je Hoon foi excelente, fazendo o casal ser mais shippável ainda. 

- Final: Só tenho duas reclamações.

Fiquei um pouco receosa quanto ao fim do drama porque em plena reta final ainda havia muita coisa a ser resolvida e esclarecida, então a trama poderia acabar perdendo o excelente ritmo que teve até então e entregando um final apressado com pontas soltas. MAS, para minha felicidade, tudo se encaixou. Os desdobramentos finais expõem para alguns outros personagens toda a situação do Soo Yeon e desenvolvem a relação dele com o Chefe Seo, além de mostrar os verdadeiros sentimentos de um para com o outro. Quem desconfiava da falta de consideração de certo alguém, pagou a língua assim como eu. O romance também tem vez e é bem desenvolvido, causando uma última reflexão sobre o quanto temos propriedade sobre a vida de quem amamos. É realmente certo escolher pelo outro quando a situação chega a um estado crítico? Esses questionamentos finais foram bem inseridos e abordados da mesma forma que todos os outros apresentados ao decorrer da trama. Só tenho duas pequenas reclamações sobre o final, mas como é considerado spoiler só leiam se já assistiram ou se não ligam para isso, do contrário, pulem para o último tópico. No mais, de modo geral, o final foi legal então podem conferir sem medo.

COMENTÁRIO COM SPOILER!

Minhas duas reclamações são as seguintes: 1. Cadê o beijo do meu ship secundário??? 2. Por que raios não mostraram o rosto do prota no final? - Quem assistiu ao dorama há de concordar que o final do meu ship secundário só não foi perfeito porque ficou faltando o beijo. Sério, eu aceitaria até um mero selinho ou um mero encostar de lábios. Custava Dona SBS? Custava? Ôh gente, não me conformo! Só queria um beijinho do ship para o qual tanto torci... E sobre a última cena... Qual o motivo para não mostrar o rosto do prota se ficou claro que era ele reencontrando a Yeo Reum? Sei lá, achei esquisito isso, sabem? Tipo, ela ficou toda feliz vendo alguém, a cena dá a entender que é mesmo o Soo Yeon, mas o rosto do moço não apareceu... Fiquei tipo "whyyy??". Enfim, se não fossem esses dois pontos, o final seria perfeito. 

FIM DE SPOILER

- Conclusão & OST

Where Stars Land é um drama com ótimo ritmo que consegue cativar não apenas por seu enredo tão bem explorado, mas também por suas lições tão valiosas apresentadas ao decorrer dos episódios. Um dorama que me encantou em vários aspectos e recomendo para amantes de tramas mais leves e profundas, não deixem de conferir este excelente título repleto de atuações e personagens cativantes. E detalhe, a roteirista deste título é a mesma do meu amado drama médico Romantic Doctor, Teacher Kim, o qual recomendo sem medo de errar porque é um hino de dorama! No mais, abaixo deixo minhas faixas preferidas da trilha sonora. ~bye

It's You - ChungHa
(O vídeo pode conter spoilers)



Mystic World - O.When



9 comentários:

  1. Adorei esse dorama mas não mostrar o rosto do pronta no final foi instigante..por quê???um chocolate pra melhor explicação 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim ficou claro quecnão era o Lee Je-hoon no ultimo capítulo. Falta de consideração com a audiência
      a SBS fazer algo assim.
      😡😡😡🤡🤡🤡

      Excluir
    2. Fiquei triste por não ter mostrado o rosto e acabado com beijo
      Triste 😞

      Excluir
    3. Eu também não entendi porque o rosto dele não apareceu, confesso que fiquei um pouco desapontada com esse desfecho

      Excluir
  2. Olá, gostei muito dessa série, 💖mais realmente ficou faltando, a cena do beijo do casal secundário,e até agora não entendi,porque não mostram, o rosto do ator principal,bom na minha opinião, a cena final deveria,ter mais emoção,e o beijo do casal no final.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir e estou frustrada com a cena final. Acho que aconteceu algo com o ator na época.
    Teria sido perfeito o dorama se tivessem caprichado no final.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza aconteceu algo com o ator,como assim não mostrar o rosto dele,.

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei intrigada com o mistério do rosto do protagonista não aparecer e sem nenhum beijinho……fiquei achando que aconteceu alguma coisa com o ator, não entendi nada…..

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo