Retrospectiva ~Kpopando: 2016


Após o surgimento de uma simplória ideia, decidi refletir mais sobre a mesma e analisar se fazer este post seria mesmo possível e claro, se valeria a pena fazê-lo. Como a categoria ~Kpopando tem recebido uma quantidade surpreendente de visualizações e tornou-se uma das mais vistas dos leitores do blog, achei justo amadurecer a ideia inicial e preparar algo deste tipo pra vocês. Como não achei correto decidir isso sozinha, comentei sobre em outras redes sociais e também realizei uma enquete aqui, então, percebi que vocês receberam esta possibilidade de braços abertos e me senti mais determinada a escrever a postagem.
Então, apresento-lhes a primeira edição da Retrospectiva ~Kpopando, e aqui vocês poderão conferir quais os singles que, de acordo com a minha opinião e preferência, foram os melhores de 2016. Continuem lendo e descubram quem ganhou espaço nesta lista!


Antes de começar com a listinha de quem ficou nas determinadas posições abaixo, primeiro informarei pra vocês quais os critérios de avaliação que utilizei pra escolher cada faixa. Lembrando que todos aqui presentes foram avaliados de acordo com a minha opinião, então não significa uma verdade absoluta, apenas preferência pessoal okay?! 


Para ficar justo com todos os 993885.. grupos existentes no cenário musical coreano, decidi que cada grupo poderia aparecer apenas em uma posição, por mais que tivessem lançando umas 4 ou até mesmo um álbum inteiro merecedor de determinado lugar. Após isso, optei também em considerar outros fatores, os quais seguem abaixo:

* Em caso de empate do tipo "não sei se gosto mais da faixa A ou B", tomei a decisão final com base nos seguintes quesitos: análise da faixa em si (melodia, estrutura), musicvideo (produção, cenários, etc) e por fim, em alguns casos, coreografia, afinal todos sabemos que certas faixas de kpop ganham atenção justamente por este ponto tão importante.
* No caso de um grupo ter lançado várias faixas que me agradaram, fui eliminando as que menos gostei, considerando quais mais ouvi durante o ano, e dentre as que mais curti, selecionei a que mais destacou-se musicalmente, no sentido de atender o pré-requisito anterior.
* Algumas faixas realmente não me fizeram surtar mas por serem realmente boas analisando de forma musical, deixando o lado fã omitido, acabaram ganhando uma posição aqui.
* Faixas do STATION (projeto infinito jogador de singles no mercado coreano) e OSTs lançadas especialmente para promover doramas foram desconsideradas. As do STATION pelo simples motivo de quase nenhuma ter sido tão boa e as que me agradaram não me encantaram a ponto de eu colocá-las aqui. No caso das trilhas sonoras de doramas, estas são lançadas com intuito de promover o drama em questão, então como a categoria é para os singles do kpop em si, estas OSTs fariam a mesma perder o propósito.
* E por último, mas não menos importante, escolhi apenas 25 faixas, se não isso aqui não seria uma retrospectiva e sim um livro dos singles do ano.

Depois de todo esse texto, é hora de começar o post né?! Então, deixo claro mais uma vez que selecionei as faixas que mais gostei, mais ouvi e as que realmente considerei interessante. O post ficará um pouquinho grande mas vocês lerão até o fim né?! Sei que sim! Então vamos lá!

25) WHATTA MAN - I.O.I. Bom, não virei fã do grupo, muito menos da canção em si, mas tive que reconhecer que a faixa é realmente um kpop típico que consegue ser cativante. Apesar de Very Very Very ter se tornado um hit, musicalmente falando, creio que Whatta Man se sobressaiu, e por isto, conseguiu esta posição.


24) EMPTINESS - MADTOWN. Um musicvideo em preto&branco tem grande chance de me conquistar e quando adicionam uma música boa, o tiro é certeiro! Não sou fã de Madtown, mas não consegui deixar de dar-lhes esta posição, por motivos de: baladinha romântica bad supeeer ouvível! 



23) TOY - BLOCK B. Outra canção que se analisarmos musicalmente não tem nada demais, mas conseguiu surpreendentemente me cativar foi esta aqui. Como não se encantar com o conjunto muito bem montado de vocais, rap e melodia deste single?! *---*



22) KNOCK - KNK. Inesperadamente, quando decidi criar o post sabia que esta faixa deveria obrigatoriamente ter uma posição nele. Afinal, me fazer surtar com um rap assim como a dupla deste grupo fez é algo inesquecível! ~Até hoje tento fracassadamente aprender o rap deste single~



21) I LIKE THAT - SISTAR. Nunca gostei - e ainda não gosto - de Sistar, entretanto, porém, todavia, foi impossível não reconhecer esta canção como uma das melhores do ano. É claro que muitas pessoas não curtiram, mas, na minha humilde opinião, é o melhor single que o grupo já lançou. E como inesperadamente curti a faixa, - às vezes, me dá a louca e curto determinada canção do artista sem verdadeiramente ser fã dele, Love Yourself tá aí de prova -  senti que ela merecia uma posição.



20) THE ROAD - Z.TAO. Sei que este single não é do mercado coreano, mas sinceramente, seria uma afronta não colocar esta canção no post, sendo que a mesma me cativou de maneira arrebatadora. Eu, que nunca curti muito músicas chinesas, me vi totalmente encantada pela simplicidade da faixa e musicvideo, por isto, abrindo uma breve exceção, um single de C-pop entrou nesta lista. Tao<3



19) PRETTY U - SEVENTEEN. Em um ano que muitos se encantaram com os 1789545... integrantes do grupo, eis que eles conseguiram me conquistar um pouquinho com a doçura e gostosura desta faixa. Afinal, um kpop farofinha sempre acaba nos encantando em algum momento do ano né?! 



18) THE EYE - INFINITE. Com uma faixa melodramaticamente pesada e romântica, o grupo conseguiu chamar minha atenção e garantiu sua posição na lista de melhores singles de 2016. Gostei, particularmente, da mistura de elementos sonoros que encaixaram-se perfeitamente entre si durante cada minuto da faixa.



17) I'LL BE YOUR MAN - BTOB. Lembro até hoje como fiquei mega feliz por Btob finalmente lançar uma música que passava longe das baladinhas românticas bad que andavam lançando. Só me restou a alegria e empolgação ao surtar com o fim da #EraBadBtob e a canção que, mesmo não sendo na  antiga querida vibe animada do grupo, ainda conseguiu ser incrivelmente boa.



16) I JUST WANNA DANCE - TIFFANY. Mesmo não gostando muito das Girls Generation e consequentemente de cada integrante do grupo, o debut da Tiffany - que até então desconhecia - não me passou despercebido. E admito, com certeza, a música é excelente e merecedora de uma posição no post. Imagina tu estar lá na baladinha, daí começa a tocar ~eu só quero dançar a noite toda♫~ provavelmente, o lado TiffanyDançarina iria assumir seu corpo né não?!



15) 11'11 - TAEYEON. Eu tenho um leve (?) tombo por canções que abusam do violão como base principal para uma faixa e não deu outra quando ouvi Onze'Onze, fui fisgada. Então, como gostei muito da música, senti que ela deveria ter uma posição nesta listinha. Afinal, às vezes, as melhores canções são simplesmente aquelas que encantam nossos ouvidos com um bom vocal e um violãozinho ao fundo. :3




14) OH NANA - K.A.R.D. Sinceramente, caí de amores pela faixa do possível futuro grupo misto denominado Kard, o qual está em fase, digamos assim, de testes. Sou a favor de mais grupos deste tipo na Coreia do Sul, e como a canção em si é realmente dançante, e conquistou-me, acabei adicionado-a aqui. É AQUELA canção perfeita pra balançar o esqueleto!




13) NO LOVE - LUCKY J. No início do ano passado conheci o trio Lucky J e realmente me encantei pelo mesmo, consequentemente, deixei um lugar reservado pra eles nesta lista. Se vocês ainda não ouviram esta faixa, sério mesmo, deveriam! Quem curte uma pegada hip hop irá amar, além de que, Jessie tem uma voz incrível e ao lado dos dois rappers conseguiu construir uma canção musicalmente maravilhosa!



12) SENTIMENTAL - WINNER. É claro que Winner estaria presente neste post, sendo que esta canção, especificamente, me levou aos surtos no início do ano passado. AMEI muito a dancinha vergonha alheia, o musicvideo filmado de uma perspectiva diferente/incomum e, obviamente, a perfeição notável do quinteto vocalmente. Uma pena que o Tae saiu do grupo... vamos superar? Não! Mas... vida que segue... :/



11) ALL IN - MONSTA X. Em 2016 após esse comeback, conheci o grupo monstro x e enquanto tento - sem sucesso - resistir aos meninos, eles continuam lançando músicas muito boas. Foi difícil demais escolher quem ficaria com esta posição, afinal gostei muito de Stuck e curti bastante Fighter. Entretanto, como esta faixa foi a que me levou a ter um dos surtos capopenses de 2016, pensei que ela quem realmente era merecedora de ocupar uma posição nesta lista.



10) CHEER UP - TWICE. As meninas do ~shy shy shy♫~ não poderiam faltar nesta lista, sendo que lançaram uma das canções mais chicletes do ano passado, repaginando o cenário musical coreano com um belo de um tecnobrega/forró/ envolvente. O grupo teve um 2016 muito bom, conseguindo um sucesso estrondoso, não só com esta faixa, mas também com TT, ambas superando expectativas e arrebentando no quesito sucesso.



9) TELL ME WHAT TO DO - SHINEE. Escolher a faixa que representaria o Shinee, também foi muito difícil, afinal 1 of 1 foi excelente. Porém, eu simplesmente tombei quando ouvi esta música pela primeira vez, foi amor aos primeiros 10 segundos de canção e por isto ela está aqui. 



8) HATE - 4MINUTE. Gostei muito de como Hate é construída, iniciando de forma lenta, fazendo parecer que será um kpop morno que, surpreendentemente, explode em um hip hop pesadão. Quando soube do disband do grupo fiquei meio chocada, afinal, o mesmo tinha conseguido lançar um single que acabou sendo um grande sucesso do ano passado. Entretanto, quatrominutos se desfez e nos resta apenas ouvir as canções antigas... 



7) THE 7TH SENSE - NCT U. Foi difícil escolher entre esta faixa e a - que também gostei demais- Without You, entretanto, após analisar os fatos, percebi que o ~open your eyes♫~ grudou na minha cabeça de maneira assustadora, então a posição era, obviamente, deste single. NCT U foi a sub-unit do NCT que eu mais curti, e infelizmente, pareceu morrer no fim do ano, porque eles não performaram no MAMA e fiquei #chateada com isso. É, tivemos o NCT 127 - meninos que apagam incêndios -  e muitos outros mirins escravos da SM aparecendo por lá e em outros eventos especiais de fim de ano. Mas sério, custava deixar o "U" performar esta faixa aqui?! Desculpem o desabafo, mas eu precisava falar!



6) LAST DANCE - BIGBANG. Aos 45 minutos do segundo tempo, em pleno dezembro de 2016, senti a vontade louca de adicionar certa faixa ao post. Desde que comecei a amadurecer a ideia, tratei de escolher as faixas - ficando em dúvida inúmeras vezes - mas eis que uma, em certo momento, tive certeza de que apareceria aqui. Eu simplesmente AMEI a bad, o abuso de vocais dos integrantes - Seungri cantou mais que o normal <3 -  e possíveis indiretas do grupo ao fandom - por causa do alistamento do T.O.P - que foram reunidos neste musicvideo e single. Julguem o quanto quiserem, mas, SIM, a "última dança" está em sexto lugar! ~Ainda tentando superar o rap final...~



5) PLAYING WITH FIRE - BLACKPINK. Um grupo que chegou marcando o cenário capopeiro de maneira surpreendente e conseguiu o feito de lançar apenas singles excelentes em um único ano - tá, foram apenas quatro, mas mesmo assim... - não poderia ser excluído da retrospectiva. A questão era escolher qual canção ocuparia uma posição aqui: Boombayah foi um debut marcante; Whistle: melhor faixa no quesito estrutura e construção musical; E Stay: aquela velha baladinha romântica que conseguiu ter um estilo próprio. Após pensar muito, consegui me decidir e, sinceramente, acho que fiz bem... ou não...



4) DÉCALCOMANIE - MAMAMOO. Em 2016 conheci o quarteto incrível que é mamamoo♥ e eis que após curtir demais You're the Best, não esperava que elas ainda retornassem com o MELHOR single de suas carreiras. Temos aqui, um hino! AMEI muito esta canção e até hoje tô tentando aprendê-la - quem sabe, um dia, eu consiga - e se vocês ainda não ouviram o grupo ou qualquer uma de suas canções, recomendo que ouçam. Afinal, o quarteto é um grupo que aposta em seus vocais e não nos conceitos clássicos pré-estabelecidos pela sociedade musical coreana.



3) MONSTER - EXO. Acho que vocês estavam achando estranho este grupo não ter aparecido ainda né?! Pois bem, sou exo-l de carteirinha e não poderia faltar um single dos meus amores e olha, este ano foi realmente ótimo para o grupo. Tivemos esse conceito assassino do coração que foi ~monstro~, meninos do cassino com Lotto, rapazes fugitivos com Lucky One e deprê natalina com For Life. Fiquei em dúvidas entre duas faixas específicas, as quais me fizeram surtar muito, Monster e Lotto, entretanto, utilizando um critério de desempate - coreografia - consegui me decidir. Como esta coreografia foi uma das melhores, na verdade, acho que A melhor tamanho o nível de dificuldade, consegui me decidir sem peso na consciência, mesmo sabendo que musicalmente falando, Lucky One ganharia essa.



2) BLOOD, SWEAT & TEARS - BTS. Conseguindo a segunda posição por simplesmente inovarem totalmente no quesito /forrózin/ coreano temos aqui os garotos à prova de balas. Foi difícil decidir quem ficaria em segundo lugar: EXO ou BTS, sendo que amei ambas as faixas. E o que pesou na decisão foi o fato de, musicalmente falando, BS&T trazer uma inovação, ao contrário de Monster que arriscou apenas no quesito badass. Enfim, tivemos também outras faixas consideráveis do grupo como: Young Forever: a lição de amizade é sempre linda de se ver em uma canção; Save Me: vocês sabem o quanto surtei com esta música!; E Fire: simplesmente foi ~bultaoreune~fireeeeeeeeeeeeee♫~, as quais curti bastante. Mas seria burrice não dar essa posição para o show de conceito e produção que foi este single!



1) WHY SO LONELY - WONDER GIRLS. Escolher a primeira faixa não seria tarefa fácil sendo que em 2016 tivemos inúmeros singles bons no kpop, a prova disso está nas 24 posições anteriores. Porém, admito, que desde o amadurecimento da ideia de fazer o post, sentia quem exatamente era merecedor desta posição... Lançar uma canção inspirada em reggae, com um conceito retrô super colorido e totalmente cômico utilizando de um manequim para fazer o papel de protagonista do mv não é algo que se vê todo dia. Por isto e por eu ter realmente AMADO esse reggaezinho coreano, quem fatura a primeira posição é ~baby, why i'm so lonely ♫~...



Estas foram as 25 faixas que, na minha mais humilde opinião, foram as melhores de 2016! Fiquem à vontade para comentar, digam quais singles vocês acharam que deveriam estar aqui e não estão, quais não mereciam tal posição, qual vocês acharam merecedor de estar aqui e etc... 
***

Desde já. agradeço por terem lido até aqui e por apoiarem a ideia deste post! Dependendo da repercussão do mesmo - quem sabe - em 2017 tenhamos também outra retrospectiva... E aproveitando a oportunidade, agradeço também o carinho com a categoria, o ~Kpopando está ganhando uma grande visibilidade, a qual eu não esperava e realmente tem me surpreendido de maneira positiva. Até o próximo post, e um grande abraço!

2 comentários:

  1. Que lista maravilhosa! Só musica que eu amei e colocaria numa lista de melhores. Pra mim, só ficou faltando Can't help my self do Eric Nam e Don't Believe de Berrygood, de resto, perfeito. E o primeiro lugar então? Não tinha como ser outro grupo, deusas, rainhaaaasss!!
    Tem que ter retrospectiva em 2017 siiiim o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, Ruth! (:
      Essa do Eric Nam sei qual é, mas não conheço esta do Berrygood, porém, vou ouvir pois fiquei curiosa. O primeiro lugar foi indiscutível né?! Haha'
      Olha, do jeito que as coisas estão indo é bem provável que tenha retrospectiva 2017, haha! Amei seu comentário, volta sempre! (:

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo