Untouchable [K-Drama]


O principal motivo para eu decidir ver este dorama foi o fato de Jin Goo estar no elenco, afinal desde Descendants of the Sun eu desejava ver algum outro drama com ele. Eis que temos aqui uma trama sobre uma família poderosa que esconde vários segredos e domina economicamente uma pequena cidade, porém um dos membros desta decide se vingar da mesma após a morte de sua esposa, e a partir daí temos um daqueles jogos de poder do tipo inteligente.


Sinopse: Há três gerações, a poderosa e corrupta família Jang controla a cidade de Bukcheon. O atual chefe da família é Jang Beom Ho, e seu filho mais velho, Jang Ki Seo, o qual segue os impiedosos e violentos passos de seu pai em todos os meios necessários para manter seu domínio sobre a cidade. O filho mais novo, Jang Joon Seo, decide seguir uma vida mais nobre e se torna detetive de polícia. Quando sua esposa é assassinada, Joon Seo decide fazer de tudo para chegar à verdade sobre a morte dela, mesmo que isso implique em trazer à tona os segredos mais sujos de sua poderosa família.
Gênero: Mistério, Melodrama, Ação
Nº de Episódios: 16
Ano: 2017 - 2018
Onde Encontrar: Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um jogo de poder familiar.

Como diz aí na sinopse, a trama gira em torno da poderosa família Jang, uma família que controla a cidade de Bukcheon, controlando de modo político e econômico todos os recursos da cidade, justamente por possuir uma grande empresa e o chefe desta família ser o atual prefeito. Dentre os filhos do prefeito Jang Beom Ho, o mais velho, Jang Ki Seo, seguiu seus passos e deseja tornar-se tão poderoso quanto seu pai, pretendendo assumir o controle da cidade um dia. O mais novo, Jang Joon Seo decidiu sair da cidade e deixar toda a sua família para trás, decidindo tornar-se detetive e chegando até mesmo a construir uma nova família ao casar-se com uma mulher que conhecera e por quem se apaixonara. Entretanto, inesperadamente a esposa de Joon Seo sofre um acidente, o qual está envolto em muitos mistérios, ele investiga e descobre que sua família está envolvida na morte de quem amava, então decide voltar para sua antiga cidade e vingar-se de sua própria família. O que Joon Seo não esperava era que voltar ao seu antigo lar lhe traria diversas mágoas não superadas, além de inúmeras situações que o fariam desejar cada vez mais vingar-se do assassino de sua esposa, mesmo que para isso precisasse lutar com seu próprio irmão. 

Basicamente, Untouchable é uma trama sobre uma família poderosa que têm seus próprios problemas, uma batalha inteligente entre irmãos que por estarem buscando seus propósitos acabam ficando no caminho um do outro. Será que o laço fraterno falará mais alto? Esta é a questão. Até que ponto uma irmandade pode resistir? Eu curti o dorama e até fiquei surpresa com isso pois se o drama promete treta, eu automaticamente aumento as expectativas a um nível surreal, porém com este título especificamente consegui me conter e mesmo, em certo ponto da trama, com o desenrolar da mesma apresentando uma certa lentidão, no geral, isso não me incomodou a ponto de me fazer gostar menos dele. Eu gostei principalmente da abordagem do enredo em mostrar como o poder centralizado em apenas uma mão, neste caso, da família Jang pode acabar mudando drasticamente a vida de várias pessoas. Recomendo este título para quem gosta de enredos inteligentes com doses de política, jogos de poder, corrupção e tragédia familiar, além de pitadas de vingança, quem curte tramas mais clichês não irá curtir este aqui, acho. Mas considero que esta é uma dica interessante para quem quer conferir um enredo diferente dos costumeiros "tretosos" com os quais estamos acostumados, afinal a "treta" de Untouchable é abordada de modo mais conciso e inteligente, sem grandes reviravoltas ou plot twist mas no final, tudo se encaixa e faz sentido, por isso, eu curti o dorama.

- Personagens

Jang Joon Seo (Jin Goo): De membro da equipe BigBoss para detetive que odeia sua família!

Joon Seo é um protagonista pouco carismático por ser totalmente sério, olha, eu realmente queria ter visto Jin Goo sorrir mais vezes neste dorama viu?! No início, quando ele estava casado sorria em todos os momentos, porém após a morte de sua esposa, ele realmente não consegue mais sorrir e a vida para ele perde totalmente a graça (até entendo mas queria mais sorrisos lindos do Jin Goo haha) e apenas quando ele percebe os mistérios por trás da morte de sua amada volta a encontrar um motivo para viver. De volta para sua cidade natal, Joon Seo reencontra seus familiares e despede-se de seu pai (não é spoiler, acontece nos primeiros episódios), mas tudo que ele realmente deseja é descobrir quem mandou matar sua esposa e vingar-se desta pessoa.
Com seu retorno, seu irmão mais velho acha que ele quer na verdade assumir a posição de seu pai e então presume que ambos agora estão em disputa pela vaga de "dono" de Bukcheon. Em meio a tudo isso, Joon Seo monta uma equipe para investigar o assassinato de sua esposa e várias outras tramoias da cidade, descobrindo que sua família manda em muito mais coisa do que imaginou. O personagem me surpreendeu por ser incrivelmente determinado, ele realmente se doou de corpo inteiro a essa busca sobre a verdade por trás da morte de sua esposa e admito, é impossível não admirar um sentimento tão genuíno. Foi notório que Joon Seo realmente amava sua falecida esposa e é muito triste vê-lo sofrendo por ela, além de que, ele mostra várias vezes as mágoas e traumas que sua família deixou nele, principalmente seu pai e isso demonstra quão profundo e complexo emocionalmente o personagem é.
Joon Seo é um homem que mascara seus sentimentos e que em muitos momentos poderia facilmente perder a cabeça por alguém que ama, é impossível não se impressionar com a profundidade do personagem. Amei Jin Goo como protagonista, desde Descendants of the Sun gosto de sua atuação e ver esse dorama me permitiu matar as saudades dele.

Jang Ki Seo (Kim Sung Kyun): Eita irmão!

Ki Seo é o filho mais velho da família Jang e desde pequeno sente certo desconforto em relação ao seu irmão mais novo, como se Joon Seo fosse o que ele não conseguia ser, mais corajoso e determinado, capaz de correr atrás do que quer sem ficar à sombra do pai. Enquanto Joon Seo foi morar em outra cidade, Ki Seo continuou em Bukcheon seguindo as ordens de seu pai e lhe sendo um fiel filho em vários quesitos até mesmo no controle da cidade, portanto quando se torna necessário alguém assumir o cargo de Chefe da família Jang, ele logo assume tal posição. Este personagem também é um tanto complexo, seu casamento foi arranjado por motivos de dar mais poder político a sua família e ele por si só não consegue lidar bem com seus traumas passados. Ki Seo deseja ser tão grande quanto seu pai foi, ele sente que precisa provar que é superior ao irmão neste quesito, ele quem merece ser o sucessor de uma família como essa, e justamente por querer ser tão superior que acaba cometendo erros e não percebendo quem é verdadeiramente. Um personagem que demonstra o quanto os seres humanos são complexos, o quanto a ambição pode cegar e fazer uma pessoa cometer ações impensadas, e apenas quando o ato já fora cometido, a pessoa percebe que jamais desejou aquilo. Definitivamente um dos personagens mais complexos e interessantes da trama.

Seo Yi Ra (Jung Eun Ji): A promotora que quase bandeou para o lado errado!

Yi Ra é filha da chefe de polícia da cidade e ao contrário de sua mãe que só pensa em ser justa e honrar sua profissão, inicialmente Yi Ra deseja destaque, ela quer conseguir um "passe" para a promotoria em Seul. Yi Ra sabe que para conseguir uma promoção como promotora precisará conhecer pessoas poderosas que possam lhe oferecer essa oportunidade, ainda mais sendo de uma cidade em que a família Jang manda e desmanda. O que ela não esperava era que a chegada de Joon Seo mudaria sua forma de pensar, ela aprenderia a enxergar sobre decência, honra e como o poder é uma faca de dois gumes.
O que eu mais gostei na personagem é o fato dela ir gradativamente amadurecendo e enxergando que poder não é tudo, quem inicialmente só pensava em conseguir uma posição elevada percebeu que isso poderia custar caro. Yi Ra é definitivamente uma personagem realista, humana, se deslumbra com o poder, mas mostra que o ser humano mesmo colocado à prova pode escolher o certo e não o fácil. Uma das coisas mais positivas que aconteceu comigo ao ver este dorama foi o fato de que finalmente perdi a "birrinha" que tinha com a atriz Eun Ji desde Cheer Up! e isso é realmente algo muito legal pois não sei vocês, mas não gosto de ter birra com atores.

Goo Ja Kyung (Goo Joon Hee): A high society em pessoa!

Ja Kyung é casada com o Jang Ki Seo e vive um casamento de aparências, precisa exercer a função de nora da poderosa família Jang, não havendo espaço para ser alguém além disso. Desde o início é notório o desconforto da personagem por ser apenas um adicional na família, seu pai praticamente a negociou com o chefe da família Jang em troca de poder político e claro que ela não ficaria feliz com isso. Eu desconfiei dos sentimentos que ela possuía em relação ao cunhado, o Joon Seo, em certo ponto realmente achei que ela era apaixonada por ele, porém depois percebi que a moça tinha emoções muito mais confusas. Esta é uma personagem muito interessante, aquele tipo de vilã que não é exatamente vilã, é realista e age como um ser humano, ela toma medidas drásticas em certos momentos e isso só prova o quanto ela era confusa. Compreendi Ja Kyung mesmo que pouco, seu casamento foi arranjado e o objetivo era ser uma farsa, mas alguns sentimentos surgiram, ao mesmo tempo em que ela percebia que poderia também estar interessada em seu cunhado, em meio a tudo isso, seu pai queria que ela seguisse suas ordens para desta forma conseguir mais poder para a família que decidiu apoiar. Lidar com tantas emoções era algo difícil e a personagem demonstrou isso, ela agiu de acordo com seus próprios interesses e acabava muitas vezes sofrendo com isso, uma personagem complexa mas muito bem trabalhada na trama. Além de que, a criatura era a ostentação em pessoa, a própria high society, amei vários de seus modelitos chiques, não sei vocês mas quando algumas personagens se vestem bem assim, eu fico namorando as roupas delas. E olha, quase não reconheci a Joon Hee depois de tanto tempo, ela era a amiga meio falsiane em She Was Pretty e ficou longe dos doramas por dois anos, Untouchable é seu dorama de retorno. 

Temos muitos outros personagens que contribuem para o desenrolar da trama, posso citar a equipe carismática que o Joon Seo monta para investigar o caso de sua esposa, cada personagem que constituía o time tinha seu próprio carisma e contribuíram em vários desdobramentos.

Além deles, tínhamos a mãe da Yi Ra, a nossa conhecida "mãe" dos doramas Jin Kyung (Pinocchio, Uncontrollably Fond) e que desta vez deu vida a uma mãe apaixonada por seu trabalho como policial e que honrava mais que tudo sua profissão.
Por fim, comento brevemente sobre o Chefe da família Jang, o pai dos meninos, o Senhor Beom Ho, e ele era uma praga. Eita homem desgraçado! Só digo isso. E o fiel empregado dele, o Senhor Yong Hak Soo (Shin Jung Keun) era outro que não dava para aturar, passei o dorama inteiro querendo que ele apanhasse. 

- Romance não é o foco, mas...

Temos algumas cenas contando sobre a história de amor entre Joon Seo e sua esposa, a Jung Hee (Kyung Soo Jin) e confesso que os dois combinavam muito e era lindo ver o amor que transbordava deles. Porém, o casamento era envolto em segredos e apenas depois da morte dela que Joon Seo percebeu isso, o que não mudou o fato que ele a amava e queria obter vingança a todo custo. MAS, entretanto, todavia, com o retorno dele à Bukcheon, ele conhece a promotora Yi Ra e à medida que ela começa a ajudar nas investigações desenvolve sentimentos por ele.

Eu entendo que ele ainda estava de luto, ligado à memória e sentimentos que possuía por sua falecida esposa, mas eu gostei tanto da naturalidade dos atores que comecei a shippar Joon Seo e Yi Ra, admito. Acho que o fato dele ter tornado a Yi Ra uma promotora melhor e a ter feito enxergar o que o poder pode trazer de ruim, além do fato de aos poucos, ela conseguir fazê-lo sorrir novamente me encantou e me fez enxergá-los como um possível ship. *-*

Eu realmente torci para que ele conseguisse encontrar um novo amor, claro que não a amaria da mesma forma como amara sua falecida esposa mas mesmo assim, desejei que ele pudesse viver outro romance e não continuar sozinho. O ship não é firmado por completo e isso meio que me chateou, outros pontos também não me agradaram muito lá nos episódios finais e isso comentarei em outro tópico. Enfim, a química natural e de companheirismo entre Eun Ji e Jin Goo me cativou justamente por ser sob medida e simples, quem sabe futuramente nos deparamos com os dois como casal em outro dorama, não custa sonhar...

- Extra: Duelo de Irmãos

Um dos pontos mais positivos a meu ver é a maneira como o duelo dos irmãos ocorre, cada um tem seu próprio motivo para "prejudicar" o outro, na verdade cada um está atrás de seus próprios objetivos e seus caminhos acabam se cruzando e fazendo-os entrar em conflito. Mesmo ambos machucando um ao outro foi notório que lá no fundo o laço que os unia era muito maior e o sangue falava mais alto, o que de certo modo me deixou impressionada. Afinal, sempre vemos por aí tretas familiares nas quais os personagens envolvidos simplesmente ignoram o laço sanguíneo, entretanto aqui em Untouchable isso pesava e muito. Este foi um diferencial do enredo, mas deixo claro que mesmo o laço familiar sendo considerado por ambos em certos momentos, a busca por poder do Ki Seo e o desejo de vingança do Joon Seo se enfrentaram muitas vezes, afinal a trama é focada justamente no "duelo" dos irmãos da família Jang. 

- Último Episódio: ''QUÊ?''

Pela primeira vez, eu realmente não consigo definir por completo se gostei de um final doramático. É claro que alguns pontos me agradaram, mas no geral, eu simplesmente pensei "QUÊ?", olha, eu já vi finais destruidores de coração (*cof cof* Moon Lovers *cof cof*), finais que me deixaram bipolar e indignada (vulgo Black), outros que amei com todas as minhas forças (lógico que seria I am not a Robot) e até aqueles que me fizeram sofrer horrores e mesmo assim não odiei, pelo contrário, gostei (Lookout tá aí de prova!), MAS esse aqui, sinceramente, não sei definir. Os dois últimos episódios trazem inúmeras desgraças e mesmo no final, a "justiça" sendo feita, ainda ficou faltando um algo a mais, na verdade, muita coisa poderia ter sido melhor, sério mesmo. Pensando mais sobre o dorama, cheguei a conclusão de que o final que inventei seria bem melhor. É isso. Não é que seja ruim, já vi finais piores (nem preciso citar Missing 9 né?) mas que poderia ser muito melhor, aahhh poderia.

SPOILER: Só me digam uma coisa, quem viu o dorama deve concordar comigo que a morte de tantos personagens foi desnecessária. Eu realmente não entendi porque tanta desgraça e morte sendo que a trama seguiu esse rumo do nada, acho que o autor deu a louca e quis entrar no clima de game of thrones viu?! FIM DE SPOILER

- Concluindo: A trilha sonora do dorama não é do tipo que vemos por aí, sem single marcante e o que embala o drama mesmo é a sonoplastia, por sinal, muito boa. Então sem OST neste post :/, e é isso, espero que tenham curtido a resenha, quem viu esse dorama comenta aí porque preciso falar sobre ele (principalmente sobre o final) e não tenho com quem fazer isso, pois poucas pessoas o viram. Até mais! :*

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Daiane! Eu já resenhei este drama, está na página K-Dramas. Mas obrigada por sugerir! <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo