Student A [K-Movie]


Hoje é dia de indicar um filminho para vocês assistirem e se emocionarem, estou falando de Student A também conhecido como Middle School Girl A, e para reforçar mais ainda esta indicação já panfleto aqui que temos no elenco o Suho do grupo EXO.


Sinopse: Jang Mi Rae é uma estudante da escola secundária. Ela é introvertida, pensa muito e é viciada em videogames. Mi Rae lentamente aprende sobre o mundo e começa a se conectar com outras pessoas. Baseado na webcomic "Yeojoongsaeng A".
Gênero: Escolar, Drama
Ano: 2018
Onde Encontrar: Suho Brazil

- Enredo: Uma jovem introvertida...

Jang Mi Rae é uma jovem introvertida que encontra nos videogames e na escrita uma válvula de escape para aguentar as situações diárias que precisa enfrentar. Ela tem um pai alcoólatra e por este motivo sempre sofre bullying na escola, sendo deixada de lado por seus colegas de classe e até mesmo não recebendo o apoio que precisa do professor responsável por sua turma. Sua única amizade se resume a uma outra personagem do jogo online, sendo esta a única com quem ela realmente consegue conversar sem se sentir desconfortável. Seus dias se tornam cada vez piores devido aos maus tratos de seus colegas e em certo momento, Mi Rae decide que deseja acabar com tudo. Mas como fazer isso? Esta é basicamente a premissa do filme, entretanto, vale ressaltar que ele trata de muito mais e justamente por abordar isso de forma simples e natural consegui ser cativada pelo mesmo. Preciso ainda comentar aqui que a trama não é daquelas leves e fofas, temos uma carga dramática nas entrelinhas e gatilhos sobre temas muito presentes na nossa atual sociedade como bullying e suicídio. Na minha mais humilde opinião, acho que quem esteja passando por um momento difícil que envolvam estes assuntos  não deveria ver o filme agora pois se sentiria no lugar da personagem, ao menos que você esteja pronto para encarar uma mensagem sobre isso e poder enxergar uma luz no fim do túnel da mesma forma que a Mi Rae. Deixo claro aqui que o filme não é uma tragédia e que o final é satisfatório sim, um bom fim, só acho que ele precisa ser visto em um momento certo a fim de evitar que pessoas nessas situações se sintam piores do que já estão.  Espero que tenham entendido o que eu quis dizer e vamos agora para o próximo tópico.

- Jang Mi Rae (Kim Hwan Hee)

Mi Rae é uma garota muito introvertida e por este motivo não consegue se aproximar de seus colegas, o fato de seu pai ser um alcoólatra afasta ainda mais as pessoas por causa do preconceito e somente quando ela está jogando online ou escrevendo seus poemas consegue se sentir feliz. As agressões do pai e as humilhações na escola são constantes e isso faz com que ela chegue ao ponto de querer acabar com tudo, a protagonista começa a pensar que a única forma de acabar com isso seria desistindo de si mesma, então começa a pensar em suicídio. O ponto é que o enredo mostra exatamente a linha entre a vítima e o agressor, o momento em que o bullying deixa de ser brincadeira para a vítima e como isso a afeta. Eu me senti magoada ao ver a Mi Rae passando por certas situações sem conseguir defender-se simplesmente por ter medo ou até mesmo, pensar que as agressões dos outros poderiam ser justificadas pelos motivos que apresentavam, sendo que ela era apenas uma vítima e não tinha culpa alguma. Esta visão realmente me tocou e imagino que pessoas que passam por isso se sentiriam ainda mais machucadas ao assistir um filme que mostra isso tão naturalmente, por isso recomendei que o evitassem. Porém, para minha agradável surpresa, Mi Rae começa a receber uma fonte externa de apoio e essa pessoa faz toda a diferença na forma como ela está encarando tudo ao ponto dela nem perceber que sua visão sobre o mundo e as pessoas está mudando.

- Jae Hee (Kim Junmyeon - Suho - EXO): Meu Mozão <3

A pessoa que chega inesperadamente na vida da Mi Rae e a faz enxergar coisas que ela ainda não tinha percebido é o Jae Hee. Não vou contar como eles se conhecem porque esta é uma surpresinha muito doce de se perceber e eu realmente não quero estragar esse momento para vocês. Pois bem, Jae Hee também tem seus problemas e assim como a Mi Rae aparenta estar bem farto de tudo e todos, da vida em si, porém a amizade que nasce entre eles por meio da busca da realização de desejos em uma lista que ele possui, acaba mudando não apenas a percepção da moça, mas também a dele.
Jae Hee se torna aquele amigo que está sempre disposto a ouvir e opinar, a pessoa que topa fazer algo sem pestanejar e que acima de tudo, compreende verdadeiramente o que ela está passando. Um personagem que aparece sem dizer exatamente para que veio, tendo um passado misterioso, uma história guardada que nos faz pensar por qual motivo ele estaria tão exausto do mundo e das pessoas e que no fim, ensina mais do que deveria. Confiram o Suho atuando também em Glory Day (peguem os lenços antes de iniciar esse filme) e Rich Man.

- Uma amizade que pode salvar.

Jae Hee e Mi Rae começam a gradativamente dividir inúmeros momentos e como ela está pensando em suicídio, ele até a aconselha a fazer uma carta contando a todos os motivos por trás dessa futura ação (momento Os 13 porquês ~ brincadeira), ela decide então se dedicar a isto de forma a livrar-se de tudo que está sentindo por meio das palavras e se preparar para o seu fim. Assim como ela, Jae Hee parece estar muito interessado no assunto e sua lista de "coisas a fazer" é um tanto quanto preocupante, eu mesma achava que isto marcava a despedida dele também. E de maneira improvável e gradativa, ambos começam a se apoiar ajudando-se a lidar com o que sentem e com seus sofrimentos justamente por conhecerem tão bem o que é sentir tal dor. 
Esta relação nos mostra que encontrar alguém disposto a te ouvir, a estar lá para você mesmo que para momentos comuns, alguém que compreende um pouco do que está sofrendo pode ser fortalecedor, e mais ainda, pode ser a saída do fundo do poço. Me apaixonei pela forma como a amizade entre eles foi se desenvolvendo gradativamente, cada um com suas próprias dificuldades e tristezas, mas que descobriram uma forma de compartilhar as coisas ruins diminuindo assim seus próprios fardos.
Não apenas o Jae Hee ensinou a Mi Rae a lidar melhor com as pessoas, Mi Rae sem perceber o retribuía por isso estando ao lado dele, fazendo-o enxergar que poderia sorrir novamente, uma dupla que me cativou enormemente. E para quem está pensando que esta é uma relação de amor, acho que seria muito errado dizer isso inicialmente pois fica bem claro que no começo se trata apenas de uma amizade verdadeira, a qual fará muita diferença nas vidas dos dois, mas quem é dorameira do tipo "amo shippar e vivo para ter ships" fica tranquila que provavelmente algum romance poderia mesmo ter surgido, a sugestão que ficou no ar após a última cena do filme fez meu coração shipper muito feliz. 

- Considerações Finais

Confesso que levei um baita susto nos momentos finais do filme devido às situações apresentadas, porém souberam usar estes momentos como ensinamento e transmitir uma mensagem maravilhosa. Amei a forma como o filme consegue suavizar temas tão pesados sem fazê-los perder seu significado e real importância, possibilitando que os protagonistas demonstrem que em meio a tanto sofrimento ainda podiam descobrir uma nova oportunidade, percebendo que nunca tudo está perdido, sempre há uma chance. Esta é a mensagem de Student A! Sempre há alguém ao seu lado, por mais que você ache que está sozinho como a Mi Rae e que a única saída é desistir de tudo, na verdade há alguém ao seu lado, há um Jae Hee que pode não te compreender por completo, mas ao menos, o mínimo do seu sofrimento ele pode entender e te ajudar a lidar com isso, pois nunca, nunca, estamos sós, há alguém que se importa, só precisamos enxergar essa pessoa quando o sofrimento nos impedir de vê-la. Foi difícil para mim definir em palavras este filme pois me senti muito envolvida com ele enquanto o assistia por causa dos temas trabalhados. Admito que esta resenha, para mim, não expressou o suficiente sobre o filme, entretanto espero que, de alguma forma, eu tenha conseguido transmitir mesmo que apenas um pouco os meus sentimentos em relação a ele. Quem já assistiu comenta o que sentiu ao ver este filme, espero que tenham gostado da dica e até mais! :*

9 comentários:

  1. Amei sua resenha Lú. É uma temática muito importante de ser explorada. Confesso que demorei a ler a resenha, pois pensei que fosse um pouco pesado e fico triste vendo coisas pesadas. Mas gosto de temáticas assim. Vou assistir com certeza. Ainda mais porque tem um membro do Exo😍😍😍
    Volto aqui para comentar o quw achei e como fiquei ao ver esse filme. Parabéns pela resenha, amo lê-las. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rebeca! Entendo ter demorado para ler a resenha, mas sério, esse filme é muito bom e mesmo possuindo certos gatilhos, recomendo que seja visto sabe?! E Suho tá maravilhoso no filme! Quando assistir ao filme, volta aqui sim e me conta o que achou.

      Excluir
    2. Onde posso assistir esse drama ??

      Excluir
  2. Respostas
    1. Tem no Kingdom Fansubs! É só fazer o cadastro gratuito lá (:

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tem no Kingdom Fansubs! É só fazer o cadastro gratuito lá (:

      Excluir
  4. Pra quem está perguntando aonde assistir, na hora em q ela botou ''Sinopse'',''Ano''e''Gênero'' embaixo está escrito ''Onde encontrar'', é só clicar ali

    ResponderExcluir
  5. Pra quem está perguntando aonde assistir, na hora em q ela botou ''Sinopse'' ,''Ano'' e ''Gênero'' embaixo está escrito ''Onde encontrar'', é só clicar ali

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo