The Guest [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um dos doramas mais originais do ano, um enredo que consegue te fazer sentir medo, pavor e a necessidade de ir à igreja. hahaha' Brincadeiras à parte, temos aqui uma das tramas mais sombrias já produzidas e como sou uma amante do gênero terror, óbvio que não perderia a oportunidade de panfletar esse hino! Vamos falar sobre The Guest!


Sinopse: Crimes causados ​​por poderes misteriosos ocorrem. Um psíquico, um padre católico e uma detetive se juntam para lutarem contra esses crimes.
Gênero: Mistério, Horror, Sobrenatural, Detetive, Investigação, Terror
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um padre, um taxista xamã e uma detetive perseguindo um demônio.

A trama de The Guest gira em torno de um trio improvável, um Padre, um taxista médium e uma detetive que não acredita em espíritos sendo a primeira a surrar bandidos quando os encontra. Anos atrás em uma vila localizada perto do mar, a população foi aterrorizada com a possibilidade de um espírito maligno estar possuindo um de seus habitantes, um jovem garoto chamado Yoon Hwa Pyung começa a sofrer alucinações e a sentir seu olho doer, o que os xamãs da vila acreditavam se tratar de um indício de que o espírito estava presente nele. Pelo fato do menino ser um médium poderoso, ele se tornara um alvo provável e fácil, sua família desesperada para livrá-lo desse espírito decide fazer um ritual com outros habitantes da vila. A situação sai de controle e padres são chamados para averiguar se o menino está mesmo possuído, um dos padres conclui que ele está bem e os dois decidem ir embora. Entretanto, certa noite, Hwa Pyung começa a sentir que o demônio ainda não foi embora e ao segui-lo acaba indo parar em frente a uma casa. Esta casa pertencia a família Choi, sendo o filho mais velho, Choi Sang Hyun, um dos padres que encontraram o jovem médium momentos antes, supostamente possuído, Sang Hyun decide assassinar sua família. Uma detetive que está passando no local com sua filha encontra Hwa Pyung parado em frente a casa e decide ajudá-lo pensando que o garoto sofreu maus tratos, então ela entra na casa e salva o filho mais novo da família, mas infelizmente não consegue sair dali viva. Anos depois, esses três jovens marcados pelo trágico acontecimento desta noite se reencontram e são obrigados pelas circunstâncias a se unirem contra o mal para encontrar o demônio que ainda se faz presente aterrorizando e matando pessoas. Basicamente, esta é a premissa da trama e não considero que tem spoilers aqui porque isso tudo vocês percebem nos dois primeiros episódios, além disso, The Guest traz muito mais, portanto no próximo tópico farei questão de panfletar devidamente este dorama.

- Por que The Guest é um enredo tão original?

The Guest consegue ser original justamente por conta de seu enredo tão peculiar, afinal qual dorama vocês assistiram que abordou demônios desta forma? Temos aqui três protagonistas que se unem contra o mal devido às circunstâncias, mas que no fundo, foram marcados por um noite trágica em comum, a qual mudou os rumos de suas vidas. A trama tem um tom sombrio e é assustadora em muitos momentos com cenas fortes de pessoas possuídas cometendo assassinatos e sendo exorcizadas, então não recomendo para quem não curte o gênero terror, entretanto para amantes do mesmo como eu, Guest é um prato cheio para consumir sem medo de se decepcionar.

Além de uma atmosfera assustadora, o drama conta também com atuações dignas de oscar pois de nada adiantaria um enredo tão assustador se os próprios atores não nos retratassem tamanho medo, e em muitas cenas, todas na verdade, somos capazes de sentir o medo estampando no semblante do elenco. Os efeitos visuais, especiais e a sonoplastia se encaixam de modo esplêndido nos remetendo a filmes do gênero, aqueles em que ficamos esperando o momento do susto que virá, cada detalhe é minuciosamente trabalhado e muito bem elaborado no desenvolvimento da trama. Falando em desenvolvimento, o que mais me chamou a atenção no título foi a forma como os roteiristas conseguiram manter um ritmo frenético, trazendo revelações e surpresas nos momentos oportunos, sem esquecer de dar aquela boa sacudida no nosso psicológico nas situações críticas. Temos uma abordagem e até mesmo crítica sobre a igreja católica, posicionamento em relação à religião, o significado de fé e um banho cultural mostrando como a Ásia enxerga assuntos como possessão, demônios e rituais. Achei muito interessante como alguns temas eram tão similares ao cristianismo e ao mesmo tempo, tão diferentes, os casos de possessão e exorcismo remetem muito à como a cultura ocidental enxerga o fato lembrando filmes de terror sobre o assunto, mas traz uma amostra da visão de outras religiões sobre o tópico.

Devo ainda mencionar que os principais temas abordados, demônios, possessão e exorcismos foram retratados de modo muito forte e interessante, não deixando nada a desejar em comparação com produções internacionais. E o enredo como um todo aproveita-se de cada detalhe mencionado e se firma de modo a nos fazer embarcar numa verdadeira jornada com este trio protagonista, assim como eles, sentimos uma vontade enorme de encontrar o demônio que procuram, o qual denominam Park Il Do, e assim acabar com ele. A trama é tão bem escrita que eu poderia ficar aqui horas só elogiando o fato de conseguirem manter o drama interessante do início ao fim sem escorregar nos detalhes, estava tudo muito bem elaborado desde o princípio.

Apenas nos dois primeiros episódios, eu já estava surtando de tanta empolgação com este título porque ele prometia ser um dos melhores do ano e ao decorrer da trama comprovei que estava certíssima, pois The Guest se provou maravilhoso para quem curte histórias sobrenaturais com direito a muita treta do mal. Sério, pessoal, eu sei que é suspeito falar isso sendo que amo terror e surtei horrores com este dorama, mas vocês precisam assisti-lo imediatamente! Quem tiver medo, basta pegar um kit de proteção com sal, CD do Rosa de Saron ou Diante do Trono, o CD fica à critério de vocês, terço, bíblias (sim, no plural) e rezar antes de iniciar o dorama, aí tudo dará certo. E o mdugs está vendendo este kit, basta nos procurar no twitter! haha' Falando sério, este é um dos dramas mais incríveis que já tive a oportunidade de conferir e fico enormemente feliz por histórias de terror estarem ganhando tanto espaço na teledramaturgia coreana, obrigada OCN!

- Personagens

Yoon Hwa Pyung (Kim Dong Wook): O taxista xamã

Hwa Pyung quando criança apresentava uma habilidade mediúnica, capaz de sentir e até mesmo ver espíritos, por causa disto, ele atrai a atenção de um demônio perverso e assustador chamado Park Il Do, também conhecido como Sohn. Seus pais desesperados por conta dos acontecimentos recentes decidem fazer um ritual de exorcismo com xamãs da vila, a fim de livrá-lo deste espírito, entretanto, a situação foge de controle e padres precisam ser chamados para um outro tipo de exorcismo. Quando os padres concluem que o menino não está possuído, deixam a vila e um deles mata toda a sua família, como nesta noite Hwa Pyung sentiu a presença maligna e foi até a casa onde essa família vivia, uma detetive o encontra e acaba morrendo também. A culpa seguiria o rapaz a partir deste momento, ele se sente responsável pelo fato do demônio ter ido parar no Padre ocasionando na morte de uma família e uma detetive, além do fato de sua mãe e avó perderem suas vidas enquanto ele estava supostamente possuído, anos depois, o xamã decide dedicar sua vida a encontrar o Padre pois acha que o mesmo ainda está sob influência do demônio.
Hwa Pyung torna-se taxista para conseguir manter-se financeiramente ao mesmo tempo em que procura o padre desaparecido, tendo plena certeza de que ele ainda está por aí matando pessoas como bem entende. As habilidades psíquicas do moço diminuíram desde o ritual em sua vila, porém ele ainda consegue ver e sentir quando o demônio está possuindo alguém prestes a matar uma pessoa inocente. A cada visão, Hwa Pyung fica mais determinado a encontrar o demônio e impedir que ele continue causando tanto mal, ganhando posteriormente a ajuda de uma detetive e um outro padre.
Em muitos momentos fiquei muito triste pelo Hwa Pyung porque ele era quem mais se sentia responsável pelas mortes de tantas pessoas, torci muito para que o rapaz conseguisse superar esses sentimentos e perceber que o maior culpado era o demônio que fez tanto mal para todos. O ator Dong Wook merece elogios devido a sua capacidade de manter um olhar vazio quando seu personagem estava tendo visões, além de demonstrar as emoções do Hwa Pyung sob medida, do modo como um personagem tão cheio de tristeza e culpa faria. Se quiserem conferir outro trabalho do moço recomendo o filme Along with the Gods: The Two Worlds.

Mateo - Choi Yoon (Kim Jae Wook): O Padre que fará você pecar!

Choi Yoon perdeu a família quando jovem e encontrou na religião o seu apoio emocional, decidindo tornar-se um padre exorcista para proteger as pessoas dos demônios que as perseguem. Yoon cresceu sozinho, sem amigos, e por ser irmão de um assassino sofreu muito com isso quando criança, até que um Padre o salvou e a partir deste momento, tornou-se seu mentor, desde então ele decidiu ser um Padre Exorcista batizado sob o nome de Mateo. Inicialmente, Mateo demonstra uma certa frieza por ser uma pessoa "distante", sendo reservado e um tanto quanto retraído não deixando os outros se aproximarem dele confortavelmente, porém, à medida que a trama avança percebemos quão empático ele é com as outras pessoas, chegando a arriscar sua própria vida para poder livrá-las desses espíritos malignos.
Em muitas ocasiões quando os exorcismos exigiam muito dele, podemos ver seu lado tão humano pois mesmo machucando-se com o desgaste espiritual da ação, ele ainda continuava veemente lutando contra o demônio para salvar a pessoa possuída. Além disso, fica bem notório a culpa que o Mateo sente por ter sido o único sobrevivente da família e pelo fato da detetive ter sido morta ao salvá-lo, isto o machuca, mas ele tenta continuar seguindo em frente, à sua maneira ele se agarra a fé que possui no Senhor percorrendo o caminho para encontrar e livrar-se do demônio que causou tudo isso. Impossível assistir ao dorama e não admirar as atitudes do Yoon, seja para salvar as pessoas possuídas ou em pequenos gestos para manter-se incorrupto a pecados tão presentes na sociedade como exemplo, as situações em que Hwa Pyung mentia espontaneamente e o pobre do moço precisava contorná-las a fim de não fazer o mesmo, um contraste sutil nas personalidades dos dois que demonstrava seu lado puro e genuíno, provando quão a sério ele levava seu cargo de Padre.
O pecado mesmo ficou à cargo de todas as dorameiras que viram o título pois Jae Wook estava maravilhoso como Padre, nossa! Eu fui uma das que cometi este pecado de cobiçar o Padre, mas fazer o que né. A culpa foi da OCN. Destaco também a EXCELENTE E ARRASADORA atuação do Jae Wook, o moço já me conquistara e amedrontara em Voice, entretanto, porém, todavia, aqui ele conseguiu brilhar ainda mais me deixando realmente impactada com sua atuação, nas cenas de medo e dor, nossa, o moço transparecia tanta verdade que eu cheguei mesmo a ficar preocupada com seu personagem e com ele em si. Que atorzão!

Kang Kil Yeong (Jung Eun Chae): A detetive durona!

Podemos dizer que a Kil Yeong é a personagem mais comum do drama, pelo fato dela não ser vidente nem exorcista, ela é apenas uma detetive habilidosa que surra o primeiro bandido que aparece na sua frente. A moça seguiu a carreira da mãe e culpa-se pelo acontecido anos atrás, afinal suas últimas palavras para a mãe foram duras e ela não teve a oportunidade de se retratar por isso ou sequer despedir-se devidamente. Kil Yeong tem pavio curto e não pensa duas vezes quando o assunto é arriscar-se para capturar um bandido desgraçado que fez mal aos outros, e quando ela encontra Hwa Pyung rondando vários casos que está investigando logo desconfia dele.
Como a mocinha não acredita em espíritos, fica muito difícil para o Hwa Pyung fazer com que ela o ajude no primeiro momento, apenas quando ela presencia situações incontestáveis no quesito algo sobrenatural é que a detetive começa a dar crédito à ele. A partir daí, Kil Yeong faz uso de suas habilidades como policial e das regalias que isto lhe permite ter para encontrar os prováveis possuídos e impedir que eles machuquem pessoas inocentes. Por termos uma dupla masculina tão forte seria necessário que o enredo apresentasse uma mocinha que saísse dos padrões e contribuísse significativamente para a trama, não sendo vista como um "sexo frágil" e esta protagonista foi exatamente isso, uma prota durona, forte e determinada. É claro que ela teve seus momentos frágeis assim como os demais, mas posso afirmar que se tornou tão memorável quanto os moços presentes. E a atuação dela também foi impecável!

Apesar da trama girar em torno do trio protagonista há outros personagens que dão um suporte significativo no andamento da mesma. Temos o xamã habilidoso e amigo do Hwa Pyung, Yookgwang (Lee Won Jong), o qual se tornou um personagem muito importante não apenas por quebrar a atmosfera sombria em algumas cenas trazendo uma comédia leve mas  também por contribuir em muitos desdobramentos com suas habilidades espirituais.

O detetive parceiro da Kil Yeong, Go Bong  Sang (Park Ho San), também tem seu destaque pois além de ser alguém disposto a ajudá-la sempre que possível mesmo sem entender exatamente o que estava acontecendo, ainda protagonizou um desdobramento amedrontador e eu sinceramente achei que a situação daria muito errado ali... Além de que, o ator arrasou nesses momentos específicos e me fez realmente ter medo dele, o que prova mais uma vez que esse elenco atuou impecavelmente.

Por fim, comento de dois personagens que surpreenderam bastante. Primeiro, preciso citar o Padre Yang (Ahn Nae Sang), o qual era tutor do Mateo e em muitos momentos deu conselhos preciosos para ele. Além dele, temos a deputada Park Hong Joo (Kim Hye Eun) que aparece em um momento mais avançando do enredo, porém isso não impede que ela tenha tanto destaque quanto os demais. O que foram aqueles olhares de louca assassina dessa mulher?! Assustador! Outra que arrasou na atuação! Estes dois personagens trarão grandes surpresas, então fiquem de olho neles.

- A relação do trio principal Mateo, Kil Yeong e Hwa Pyung merece ser registrada aqui!

Um dos pontos mais positivos do enredo é a maneira como este desenvolve a relação entre seu trio protagonista, afinal mesmo eles tendo algo tão trágico em comum, cada um seguiu sua vida e não mantiveram contato até o momento em que se reencontraram. Cada um cresceu sozinho, sem amigos, sentindo dor, tristeza e culpa pela noite que mudou suas vidas, eles acham que uma mínima atitude poderia ter mudado tudo e que possuem certa responsabilidade pelo que aconteceu. Quando se reencontram ainda há muita mágoa e ressentimento envolvido, além de culparem a si mesmos, culpam também uns aos outros e a forma como o enredo trabalha esses sentimentos até o ponto de resolvê-los é emocionante.
O início é conflituoso e difícil, eles embarcam juntos na jornada em busca do demônio Park Il Do por serem praticamente obrigados a unir forças devido às situações que surgem. Os casos investigados pela detetive Kang estão relacionados ao espírito maligno e Hwa Pyung é o único que consegue vislumbrar com suas visões pistas que podem impedir as atrocidades, e para livrar os outros demônios que estão possuindo as pessoas é necessário um padre exorcista, ou seja, o Mateo. Como as sucessivas situações exigem a união deles, os três começam a trabalhar juntos e a investigar quem é Park Il Do, e buscar uma forma de acabar com esse demônio de uma vez por todas.

Vale ressaltar que romance não tem vez no título apesar de muitas dorameiras terem comentado que estavam shippando Kil Yeong com o Hwa Pyung ou até mesmo com o Padre, porém nada ficou claro neste quesito. Falando em ship outros também cogitaram um interesse amoroso entre o Hwa Pyung e o Mateo devido ao bromance explícito e eu não julgo porque a química do elenco era tão boa que dava para shippar todo mundo ali. A convivência contínua, a necessidade de um ajudar o outro em momentos críticos e até mesmo se protegerem dos constantes perigos fazem com que eles dependam um do outro e consequentemente, desenvolvam uma relação amistosa. Como o enredo segue uma linha mais sombria, o desenvolvimento da relação do trio é gradativa e sutil, porém se você prestar atenção perceberá as mudanças de comportamento neles e o modo como no fim, se tornaram a família um do outro, a prova disso foi demonstrada explicitamente no último episódio.

- Participação Especial

Há muitas participações especiais por causa dos diversos casos apresentados que trazem à tona personagens que direcionam o desenvolvimento do enredo, dentre elas, preciso destacar uma em especial que abalou meu psicológico e me fez aplaudir de pé a atuação de uma pequena garotinha. Heo Yool já nos surpreendeu este ano em Mother provando que se continuar neste caminho será uma das melhores atrizes coreanas no futuro, porém em The Guest, a mocinha ultrapassa todos os limites de talento e impressiona mais uma vez. Ela interpreta uma garotinha chamada Jung Seo Yoon, a qual está sendo perseguida por demônios e trará uma mensagem profética assustadora para um de nossos queridos protagonistas. As cenas desta menina foram surpreendentes e assustadoras, em específico a do episódio oito e olha, prepara seu coração porque a criança aqui te fará sentir tanto medo quanto os adultos do drama fizeram.

- Representação do demônio Park Il Do, Sohn

Na trama, Sohn, Park Il Do é um demônio que assombrou por décadas as pessoas da vila, uma entidade maligna do Mar do Leste capaz de possuir pessoas e fazer com que elas cometessem crimes hediondos, inclusive matar pessoas que amavam ou até mesmo cometerem o pecado de suicidar-se. Durante todo o desenvolvimento do dorama vemos o demônio nas suas mais variadas facetas, usando pessoas, fazendo-as cometerem crimes brutais e isso é assustador, afinal ver tanta violência e dor é de amedrontar qualquer pessoa normal. Porém, o mais interessante é o que a representação deste demônio significa, como os próprios roteiristas e diretor do título apontam no último episódio, The Guest traz problemas da sociedade como exemplo, a violência, sob outra perspectiva, justificando estas ações desprezíveis com base em espíritos malignos que se apossaram dos corpos das pessoas para cometer crimes. Mas, como citado pelos autores o fato é que o mal, na verdade, nasce dos corações das pessoas e podemos ver isto claramente se analisarmos que todas as pessoas que ficaram possuídas de fato tinham suas brechas espirituais, elas tinham alguma abertura para que o ruim adentrasse e se fizesse presente. De modo consciente mas nas entrelinhas, o enredo ainda consegue nos causar reflexão sobre o modo como devemos lidar com nossas próprias sombras e escuridão, a fim de podermos encontrar a paz de espírito.

- Final: O. Que. Foram. Esses. Episódios. Finais?!

Um dos meus maiores medos era que o final deixasse a desejar porque seria extremamente revoltante se no fim, o mal vencesse o bem, o pior era que a situação dos protagonistas estava muito propensa a um fim trágico, MASS o fim surpreendentemente conseguiu ser excelente em diversos sentidos. A reta final em si provou quão minucioso era o enredo, as explicações foram dadas de modo dinâmico com o mesmo tom sombrio de sempre e foram completamente encaixáveis na premissa, tudo fez sentido. Mesmo com a suposta ausência de plot twist nos momentos finais pois certa revelação pareceu seguir uma mesmice inesperada, no último episódio o enredo nos surpreendeu e deu na nossa cara porque a grande conclusão foi: o que sabíamos, na verdade, não sabíamos, o plot twist surgiu de modo esmagador e, uau. Após esta grande revelação, temos um momento breve de alívio porém, o dorama teve um novo impulso e trouxe novamente um fato que achávamos já estar superado, a vida de um dos protas estava ameaçada por uma profecia. O pior foi que outro constituinte do trio estava concentrado em criar um plano que envolvia seu sacrifício... Eu quase infartei de tanta preocupação!

Quando finalmente o desfecho estava batendo na porta, temos uma sucessão de cenas destruidoras de psicológico e em um cenário que significou muito para o enredo, o mar Leste. Tudo terminou onde começou! Falando sério, eu estava com o coração na mão enquanto os protagonistas lutavam para vencer essa batalha e cada momento me fazia temer ainda mais o que viria a seguir... Eis que uma cena específica me fez ficar com lágrimas nos olhos porque aquelas mãos dadas representaram uma infinidade de coisas, nossa, eu fiquei sem chão... Esfregaram na nossa cara que a união, amor e fé possuem poderes inexplicáveis. Aí depois o drama ainda brincou com meu coração, fazendo o mistério sobre determinado personagem se perdurar...
E finalmente, chegou a cena final e QUE CENA! Assim como os protagonistas, eu fiquei com lágrimas nos olhos de novo. QUE FINAL! Estou totalmente satisfeita e nunca ameacei a OCN dizendo que iria tacar fogo na emissora caso o fim fosse ruim viu?! Vou até pedir para a amiguinha excluir uma certa conversa... haha' Enfim, o final foi COMPLETAMENTE SATISFATÓRIO e cada emoção sentida durante todo o dorama, medo, tristeza, dor, preocupação, susto, leves risos, e muitas outras, fizeram todo o meu tempo valer a pena do início ao fim, valeu mesmo! Se joguem nesse hino de dorama do terror!

- OST!

E se tudo em The Guest foi excelente, claro que não faltariam elogios à trilha sonora incrível, abaixo deixo minhas faixas preferidas que na verdade são a mesma música, porém interpretadas por pessoas diferentes. Aguardo seus comentários na resenha, comentem quais rituais faziam antes de ver os episódios e o que acharam do final. Até mais!

Somewhere - O3ohn - UM HINO DE FAIXA!
Confira a outra versão da música, clicando aqui




4 comentários:

  1. Agora que terminou acho que vou dar uma chance, quero mt assistir um terror que preste ainda esse ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê sim, por favor! O dorama É INCRÍVEL, eu mesma quero muito rever de tão bom que é. Quando assistir, volta aqui e comenta o que achou! ^^

      Excluir
  2. Lu, sou apaixonada demais pelas suas resenhas (não sei se lembra, mas sempre conversamos no instagram). Eu estava com medo, literalmente, e receosa de ver e me decepcionar, mas antes de terminar de ler sua resenha, eu já comecei a baixar e começarei amanhã mesmo <3 Obrigada pela resenha maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, fico muito feliz em saber que gosta assim das minhas resenhas. Obrigada pelo carinho! <3 E claro que lembro de ti, moça! Eu que agradeço o comentário maravilhoso, quando terminar o dorama, volta aqui e me conta o que achou.

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo