Crash Landing on You [K-Drama]


Finalmente resenha de um dos doramas mais comentados deste primeiro semestre de 2020. O dorama que mostrou um pouco da Coreia do Norte e conquistou as dorameiras com seu enredo, romance e personagens como um todo. 


Sinopse: Yoon Se Ri é uma herdeira de um conglomerado na Coréia do Sul. Um dia, enquanto tentava pousar, um acidente causado por ventos fortes leva Yoon Se Ri a fazer um pouso de emergência na Coréia do Norte. Lá, ela conhece Ri Jung Hyeok, que é um oficial do exército norte-coreano. Ele tenta protegê-la e escondê-la. Logo, Jung Hyeok se apaixona por Yoon Se Ri.
Gênero: Drama, Romance, Comédia
Nº de Episódios: 16
Ano: 2019 - 2020
Emissora: tvN, Netflix
Onde Encontrar: Netflix (online), Kingdom Fansubs (download e online)

- Enredo: Um soldado da Coreia do Norte & Uma ricaça da Coreia do Sul se encontram e...

Crash Landing on You traz a história da herdeira de conglomerado sul-coreana Yoon Se Ri, a qual também possui sua própria empresa, Se Ri's Choice, e devido a isto é conhecida como uma grande empresária, além de estar sempre nas notícias por ser um tanto quanto namoradeira. Devido a uma coleção de roupas especiais para atividades ao ar livre, ela decide experimentar uma peça da coleção em um voo  e um acidente faz com que os ventos a carreguem para o país vizinho, a Coreia do Norte. Ao chegar lá, ela é encontrada pelo soldado norte-coreano e Capitão Ri, um homem sério e estritamente profissional. Eles não imaginavam que esse encontro mudaria suas vidas completamente. Entre um acontecimento e outro, Capitão Ri acolhe Se Ri em sua casa e decide que irá ajudá-la a voltar para seu país sem que ninguém descubra, pois se alguém do governo descobrir que ela cruzou a fronteira sem a devida autorização mesmo sendo um acidente podem achar que ela é uma espiã sul-coreana e sua vida estará em risco. Basicamente, esta é a premissa do enredo. Uma história de amor proibido (?) entre um soldado norte-coreano e uma ricaça da Coreia do Sul que para ficarem juntos precisarão enfrentar a política que separa as duas Coreias.
Admito que decidi conferir este título por causa da presença de Hyun Bin, mas me apaixonei gradativamente pelo dorama devido a outros motivos. Primeiro, além do enredo ser muito bem desenvolvido e ser uma super produção cinematográfica, ele mostra aspectos da Coreia de Norte que até então eu, particularmente, não conhecia e não tinha visto na teledramaturgia sul-coreana. Claro que nem tudo era 100% verdade, mas há sim realidade no que é mostrado e através deste título podemos visualizar as problemáticas políticas e sociais da Coreia do Norte e como os cidadãos de lá vivem. Crash Landing on You trouxe conhecimento e informação a quem o assistiu mostrando em partes a realidade de um país extremamente fechado, além de mostrar também como mesmo sendo um mesmo povo, os norte-coreanos possuem diferenças culturais significativas em relação aos sul-coreanos. Com sutileza, cuidado e respeito na abordagem da realidade do país vizinho, a autora soube situar seus personagens e dilemas sem ofender ou atenuar essas diferenças como um todo, o que tornou o título riquíssimo de forma geral. E assim, temos um dos enredos mais originais e interessantes do ano.

- Personagens

Ri Jung Hyuk (Hyun Bin): O Capitão Ri, aquele soldado norte-coreano que todo mundo queria ter.

Capitão Ri é um excelente soldado norte-coreano e chefe de sua unidade. Ele é estritamente centrado, sério e politicamente correto, mas esconde um coração muito generoso que não combina com a imagem exterior distante que transmite. Ao conhecer a Se Ri, ele decide que a ajudará a voltar ao seu país de origem escondido do governo para que ela não seja confundida com uma espiã por ter entrado na Coreia do Norte sem autorização. À medida que ele convive com a Se Ri percebemos quão caloroso e gentil ele é, o que claro, nos faz se apaixonar por ele do mesmo modo que acontece com a mocinha.
Acho que Jung Hyuk é um protagonista muito encantador à segunda vista, do tipo que só começamos a gostar verdadeiramente ao conhecermos profundamente porque inicialmente ele aparenta ser alguém que só segue regras sem preocupar-se com o resultado delas. Gostei muito da forma como o enredo contou a história dele, sua carga emocional, sua culpa e gratidão pelo irmão, mostrando quão pesado era isso sobre ele, mas também quão importante era possuir esses sentimentos. Melhor ainda foi vê-lo superando seus receios e agindo em prol de quem queria proteger. Capitão Ri é o típico "não mexe com quem tá quieto!" porque se mexer, ele não irá se segurar. E graças aos Céus, Hyun Bin retornou com um personagem possuidor de um fim justo porque até hoje não superei o final de seu prota anterior Jin Woo em Memories of the Alhambra. Ao menos aqui, mesmo passando por situações complicadas, ele conseguiu alcançar a felicidade.

Yoon Se Ri (Son Ye Jin): Rica e perdida na Coreia do Norte. Nem sempre dinheiro resolve tudo né.

Se Ri é uma ricaça que além de ser herdeira de um conglomerado e por tal motivo seus irmãos sempre disputam e brigam com ela, ainda é dona de sua própria empresa. Se Ri aproveita a vida da forma que acha ser certo e prazeroso, namorando quando possível, gastando muito dinheiro e viajando, porém para ela, há um vazio dentro de si que não consegue preencher. A forma como a roteirista abordou e explicou esse sentimento solitário da Se Ri foi muito interessante e comovente. Através da Se Ri descobrimos que por mais que você tenha dinheiro aos montes e seja reconhecida profissionalmente tem certas coisas que não se pode comprar ou ter. Através de sua jornada na Coreia do Norte, do seu contato com o Capitão Ri e a equipe dele, além dos vizinhos da pequena comunidade em que ele vive, ela percebe que a simplicidade é preciosa e que às vezes, não se tem dinheiro, mas se tem muito mais que isso. Temos aqui uma mocinha dona de sua própria vida que esbanja classe e riqueza camuflando seu próprio vazio, mas que através de experiências inesperadas descobre os motivos pelos quais vale a pena viver. Meu primeiro contato com Ye Jin foi em Personal Taste, meu primeiro dorama, e desde então não tinha conferido outro trabalho dela, porém a partir de agora farei isto mais vezes.

Seo Dan (Seo Ji Hye): Poderia ser megera, mas não foi. Foi uma diva admirável com cabelo perfeito.

Seo Dan é a noiva prometida do Capitão Ri, a qual chegou recentemente à Coreia do Norte após um tempo estudando fora. Seo Dan pode parecer à primeira vista a megera da trama, mas não se engane pois ela não é nada disso. Apesar de ser a noiva prometida do Ri e valorizar seu compromisso, ela não é o tipo de megera comum. Seo Dan apenas tenta honrar seu compromisso como foi ensinada a fazer e nutre sentimentos verdadeiros pelo Jung Hyuk, então o casamento significa algo para ela. Mesmo cometendo alguns erros ao decorrer da trama, Seo Dan demonstrou ter consciência de seus atos e de forma madura soube lidar com a verdade mesmo saindo machucada da situação. Não foi fácil e ela só percebeu que precisava despedir-se de seu primeiro amor um pouco depois de cometer erros, mas ela soube assumir e se reerguer. Amei quão bem construída foi esta personagem. Ela era uma verdadeira diva! Sério, empoderamento feminino era seu sobrenome. E gente, que cabelo perfeito era aquele?! Preciso saber que hidratação ela usava. Só eu que morria de inveja daqueles fios brilhantes?!

Goo Seung Jun (Kim Jung Hyun): O vigarista que não vale nada, mas mesmo assim a gente gosta.

Seung Jun é um vigarista que aproxima-se da Se Ri para roubar seu dinheiro, mas como a mocinha é mais esperta que ele, ela lhe dá um fora no primeiro encontro e ele decide então mudar de alvo. Com isso, Seung Jun rouba dinheiro de um dos irmãos da Se Ri e para fugir se isola no país ao lado, a Coreia do Norte. Eis então que inesperadamente, é ele quem encontra e até ajuda a Se Ri posteriormente, além de entrar em contato também com a Seo Dan. Seung Jun é um malandro que procura se safar das situações da forma que pode, mas mesmo sendo um criminoso, ele ainda demonstra ter consciência. Nosso vigarista conquista corações com suas malandragens, mentiras e até conselhos, sendo um dos personagens do enredo que mais me conquistaram. Apesar de ser como é, bem lá no fundo ele é um bom homem. Seung Jun tem uma história difícil e triste, e é impossível não derramar lágrimas por ele. Este dorama marca o retorno do Jung Hyun que atuou em School 2017 e Time após afastar-se da mídia para cuidar de si mesmo. Espero que a partir de agora, ele mantenha-se firme e forte para continuar nos conquistando com sua excelente atuação.

Outros personagens que precisam ser mencionados são os soldados que fazem parte da equipe do Capitão Ri: Pyo Chi Su (Yang Kyung Won), Park Kwang Bum (Lee Shin Young), Kim Ju Muk (Yoo Su Bin) e Geum Eun Dong (Tang Jun Sang), os quais protagonizaram um bromance grupal surtante. Sério, não tem como assistir ao dorama e não amar cada um deles. Mesmo com personalidades tão diferentes cada um à seu modo soube deixar seu carisma na telinha e conquistar o coração do telespectador. Me diverti e me emocionei com esse grupo e a admirável lealdade deles para com o Capitão Ri e também com o carinho que demonstraram ter pela Se Ri. Eu amo um squad!

E eu não esqueci do vilão, o Cho Cheol Gang (Oh Man Suk). O qual aterrorizou a vida de quem lhe contrariou e fez de tudo para prejudicar o Capitão Ri e Se Ri, além de ser um corrupto sem escrúpulos. Certeza que você o odiará também.

Temos também as senhoras da vizinhança, principalmente a Na Wol Suk (Kim Sun Young) porque bastava ela aparecer na cena que roubava a atenção. Além do norte-coreano Jung Man Bok (Kim Young Min) que também deu suporte ao Capitão Ri em certo momento, e soube assumir seu grande erro quando necessário. Um exemplo de que é possível se redimir mesmo após um erro terrível desde que se deseje sinceramente ser perdoado. 
Não irei me aprofundar nas famílias da Se Ri, Jung Hyuk e Seo Dan, mas cito que o núcleo familiar também teve papel importante nos desdobramentos. Se atentem à eles também, principalmente ao retrato da relação mãe e filhos. Me emocionei tanto com a mãe da Se Ri quanto com a mãe da Seo Dan. E por fim, menciono brevemente, os funcionários da Se Ri que em certos momentos proporcionaram um breve alívio cômico.

- Um romance que nasce em meio às diferenças culturais.

Como mencionei, Se Ri e Capitão Ri se conhecem por causa do acidente aéreo e para que a moça não seja investigada pelos governo norte-coreano, tampouco sofra com torturas, Capitão Ri decide que irá ajudá-la a voltar para a Coreia do Sul de forma clandestina, até lá ela ficará na casa dele. Então, eles passam a dividir o mesmo teto e inicialmente, Se Ri estranha consideravelmente a simplicidade da casa e condições básicas do local onde está. Em meios às tentativas para fazê-la voltar para a Coreia do Sul, eles enfrentam problemas e perigos, o que os aproxima cada vez mais até que os sentimentos de cuidado e proteção se transformam em amor. Se Ri e Jung Hyuk são um casal de diferentes países com diferenças culturais significativas e vários motivos que dificultam a possibilidade de que o romance dê certo, e talvez por tantos contras, este seja um amor tão encantador.

A forma como Jung Hyuk ensina o valor da simplicidade para a Se Ri e em contrapartida, ela o faz enxergar que está tudo bem em permiti-se ter alguém ao seu lado é apaixonante. Um ajudou o outro a enxergar que a vida pode ser muito mais do que vazio e saudade, e que amar alguém é desejar sua felicidade mesmo que isto signifique ter que se separar. E acima de tudo, eles ensinaram que o amor supera tudo. Amar alguém é cuidar, proteger e estar disposto a arriscar. Um casal que encanta por sua história e  surpreende por certa ligação do passado, além de nos proporcionar uma química surtante. Amei quão à vontade Ye Jin e Hyun Bin estavam um com o outro. Era divertido ver os bastidores e talvez pelo fato deles terem trabalhado juntos anteriormente no filme The Negotiation, eles sentiram que era um reencontro e aproveitaram muito a companhia um do outro. A química era tão forte que rumores de namoro surgiram enquanto o dorama estava no ar e as agências de cada um precisaram negar e ameaçar tomar medidas legais contra tantas fake news. Só sei que as dorameiras amariam se fosse true news né.

- Um romance secundário (?) que te conquistará completamente.

Como disse anteriormente, Seung Jun e Seo Dan acabam se conhecendo e a partir daí, os dois meio que desenvolvem uma amizade. Como Seo Dan está com medo de perder seu primeiro amor para a Se Ri, ela preocupa-se constantemente e pensa no que pode fazer para impedir isto. Eis que quem está ao lado dela nesses momentos e lhe aconselha é sempre o Seung Jun, e nada melhor que um homem para entender a cabeça de outro homem né. Mas, o que eles não esperavam era que esses constantes encontros e conversas profundas iriam fazer um se apegar ao outro. Para mim, um dos pontos mais apaixonantes do enredo é ver o desenrolar desta aproximação e os sentimentos que surgem dentro deles. Se esse possível ship secundário se firma não irei dizer porque a graça é vocês descobrirem por si mesmos, só afirmo que me emocionei muito com esses dois e acho que os atores poderiam muito bem trabalharem juntos novamente só para eu conferir esta química de novo.

- Participações especiais

Temos várias participações especiais de atores famosos tais como Jung Kyung Ho (Life on Mars) , Park Sung Woong (Life on Mars) e Choi Ji Woo. Mas, admito que meu maior surto neste quesito foi a aparição de Kim Soo Hyun (Dream High) fazendo referência ao filme sul-coreano de enorme sucesso, Secretly Greatly que tem todo um contexto sobre soldados da Coreia do Norte disfarçados na Coreia do Sul. Eu surto muito com referências. Haha'

- Final: Só não foi perfeito por UM único motivo. No mais, tá ótimo.

Acho que meu maior medo sobre esse final é que a probabilidade de tudo dar errado era muito alta, e eu não estava muito confiante de que a autora iria nos dar o tão esperado Happy End. Para minha surpresa, os episódios finais foram sim muito bem desenvolvidos e justos, e com exceção de um detalhe, ele foi redondinho e satisfatório. Poucas tramas exploram situações até o último segundo fazendo seus personagens desempenharem papéis importantes a cada momento, mas aqui neste título temos tudo isso. São conclusões de subtramas, conflitos resolvidos, fins para cada personagem e despedidas dolorosas que entristecem nosso coração e nos emocionam ora de forma alegre, ora de forma triste. Foi uma conclusão tão bem trabalhada que admirei completamente o trabalho da autora e mesmo ficando extremamente triste com um ponto específico, ainda assim tive certeza de que valeu a pena conferir cada segundo deste enredo. Mas, admito esperei um certo epílogo de determinado personagem pois jurava que teria... E fiquei mais triste ainda quando ele não veio. No mais, amei todo o restante e a forma como o problema de "países" do casal principal foi resolvido. Esse final só não foi perfeito por UM único motivo, mas estou satisfeita.

- OST

Acho que falei tudo que queria sobre Crash Landing on You então espero que tenha representando a quem assistiu ao dorama e instigado os que ainda não assistiram a se interessar por ele. Abaixo, as melhores canções da OST na minha mais humilde opinião. Até!

But It's Destiny - 10 cm


Flower - Yoon MiRae



I Give You My Heart - IU



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo