Dicas: Filmes #1


Tal como para os mini dramas, hoje inicio uma nova categoria que tem como objetivo apresentar dicas de filmes. Neste post comentarei sobre três filmes sul-coreanos que indico fortemente para vocês, filmes para todos os gostos e que vale muito a pena conferir. Irei citar o aclamadíssimo e orgulho da nação dorameira que levou até Oscar para casa vulgo Parasite, o excelente thriller The Negotiation e por fim, um romance melodramático intitulado Tune in for Love.

PARASITE



Gênero: Thriller, Drama, Família
Ano: 2019
Onde Encontrar: Asian Movie Fansub (download e online), Subarashiis Fansub (download e online), Kingdom Fansubs (download e online)

Um dos filmes mais aclamados dos últimos anos, o qual ganhou destaque não apenas na Coreia do Sul como fora dela também. Parasite é realmente um filme que ultrapassou barreiras ganhando prêmios nacionais e internacionais chegando até a fazer história ganhando Globo de Ouro e sendo o primeiro filme sul-coreano a ser indicado ao Oscar e não apenas em uma categoria, mas sim em seis. Das quais levou 4 estatuetas para casa! Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e o mais importante, Melhor Filme. Um filme sul-coreano que fez história e precisa ser enaltecido! Diante de tanto sucesso, recomendações e conquistas, não poderia deixar de comentar sobre este filme tão memorável e se você ainda não assistiu já deixa o download em andamento enquanto lê a resenha para ir conferir o título o mais rápido possível.
Parasite conta a história de uma família pobre que vive em condições precárias, mas esbanja união. Certo dia, Kim Gi Woo (Choi Woo Shik - Train to Busan) recebe uma proposta de um amigo chamado Min Hyuk (Park Seo Joon como convidado especial - What's Wrong with Secretary Kim), o qual pede  para Gi Woo assumir as aulas de inglês de sua aluna chamada Park Da Hye (Jeong Ji So). Gi Woo enxerga neste pedido uma oportunidade de ganhar dinheiro e após insistência do amigo, aceita. Ao conhecer a família, ele se depara com uma realidade completamente diferente da sua e deslumbra-se com esse mundo tão diferente. Consequentemente, ele encontra uma forma de proporcionar à sua família uma chance de vivenciar e ganhar dinheiro com isso também. Não irei me ater a detalhes, pois Parasite é o tipo de filme que quanto menos você souber, melhor. Deste modo, você será surpreendido por cada desdobramento, cada ação de personagem e principalmente pelo clímax tão surpreendente e memorável de seu enredo.
Após assistir ao filme compreendi porque ele se tornou um fenômeno que ultrapassou barreiras. Parasite mostra de forma real, plausível e até desconfortável a diferença entre as classes sociais. Uma família pobre que decide se tornar um grupo de parasitas para melhorar de vida e uma família rica que está tão concentrada em sua própria bolha de conforto que não nota nada ao redor. É a partir de um conjunto de fatores que o filme nos mostra essa diferença social, quer seja em forma de cenários, comportamentos dos personagens, fotografia ou sonoplastia, cada aspecto do título se amarra ao seu tema principal e escancara sua crítica social.

Destaco a construção tão bem trabalhada e desenvolvida dos personagens, os quais foram interpretados com perfeição. Além do Choi Woo Shik temos a incrível Park So Dam (Beautiful MindCinderela and Four Knights) como a irmã dele, Kim Gi Jung, Song Kang Ho como Kim Gi Taek e Jang Hye Jin que por sua vez deu vida à "mãe pobre" Park Chung Sook. Além dos veteranos Lee Jung Eun como a governanta Moon Gwang, Lee Sun Kyun como o chefe de família rico Park Dong Ik e Cho Yeo Jung (Beautiful World) como sua ingênua esposa Choi Yun Gyo. Cada ator/ atriz entregou-se completamente ao papel e é impossível não admirar-se com as emoções tão bem retratadas por eles. Parasite é tão incrível que ainda nos apresenta uma história na qual não há mocinhos ou vilões definidos, são apenas pessoas. Pessoas que possuem suas próprias ganâncias e que buscam o melhor para si mesmos. Pessoas com suas vidas difíceis ou extremamente fáceis que se julgam no direito de tomar atitudes para o bem próprio, mesmo que isto prejudique outros. Há falta de empatia, ganância, luxúria e muitos outros pontos retratados pelos personagens e é isto que torna o título tão real. Este retrato é apenas uma amostra do comportamento humano.
Outro ponto que merece menção é a direção de Bong Joon Ho. Ele soube usar tudo que estava em suas mãos para compor e dar vida aos aspectos que vão além da atuação dos atores. Como mencionei Parasite se destaca por todo o seu conjunto, fotografia, sonoplastia, enquadramento da câmera, e etc... E isto se deve ao fato do Bong ter usado e abusado disso da forma mais dinâmica, sensível e convidativa possível. Uma cena em específico me deixou maravilhada pois foi através da fotografia mais gélida retratando o desespero da família pobre que precisou fugir da situação que lhe ocorrera que Joon Ho os fez caminhar em um sucessivo conjunto de cenas. Esta caminhada mostra os personagens voltando para sua realidade que atinge níveis cada vez mais baixos. O enquadramento da cena, a fotografia e os sons proporcionam um simbolismo surreal que causa reflexão imediata no telespectador.
Por fim, preciso falar um pouco sobre o clímax e final do filme. Acho que os desdobramentos finais são resultado de um conjunto de fatores que foram minuciosamente trabalhados ao longo de toda a trama. Cada desdobramento, ação de personagem e surpresa se tornou a semente a ser colhida no momento certo. Mas o clímax e fim não são previsíveis, pelo contrário são um banho de água fria. Por um lado é triste e melancólico, mas é a pura realidade e os eventos são algo que poderiam realmente acontecer na vida real. Parasite merece todo o reconhecimento que recebeu e mais ainda, mereceu cada Oscar! Espero que este filme seja o início da quebra de barreiras para os filmes estrangeiros no mercado internacional, só repito:

"Quando vocês superarem as barreiras de filmes com legendas, 
conhecerão muitos filmes incríveis" - Bong Joon Ho

THE NEGOTIATION


Gênero: Thriller, Crime, Policial
Ano: 2018
Onde Encontrar: Netflix (online)

The Negotiation conta a história de uma negociadora de crise chamada Ha Chae Yoon (Son Ye Jin) que trabalha na delegacia metropolitana de Seul. Ela recebe um chamado urgente para atuar como negociadora entre a polícia e bandidos que estão ameaçando reféns em sua própria casa. Eis que este chamado resulta em uma tragédia e devido a este acontecimento, Chae Yoon fica emocionalmente abalada. Certo dia, seu parceiro lhe avisa sobre outra situação e ela não tem outra escolha a não ser negociar com um contrabandista de armas chamado Min Tae Goo (Hyun Bin). Esta negociação coloca à flor da pele as emoções da Chae Yoon e resulta em um conjunto de revelações bombásticas, as quais envolvem algo muito maior que o esperado.
Admito que decidi conferir este filme devido a presença do Hyun Bin e Ye Jin que trabalharam juntos no drama Crash Landing on You. Queria conferir o trabalho deles neste filme e tal como no dorama, amei a química dos dois em cena. Mas não se enganem porque Negotiation não é um romance, é o oposto. É um thriller tenso cheio de adrenalina. Este filme me surpreendeu enormemente e de uma forma muito positiva pois algo que decidi assistir só pelo elenco se tornou um entretenimento que me prendeu do começo ao fim em uma tensão incomparável. Não posso detalhar como a trama se desenrola porque seria spoiler, só posso afirmar que a treta é muito maior do que aparenta e que as motivações dos personagens são verídicas e muito bem trabalhadas a ponto de você não odiar completamente o vilão.
O ponto chave de Negotiation é esse. Não é apenas uma história com um vilão, é muito mais. É uma série de eventos que culminam em dor, tristeza e ódio que não são justificáveis, mas são sim compreensíveis. Irei me ater a comentar pouco para que nada escape nas entrelinhas, só saibam que com certeza irão se surpreender com todo o desenvolvimento deste filme. E palmas para os atores que souberam expôr as emoções à flor da pele de seus personagens. Para os fãs do Hyun Bin, vocês não podem perder a oportunidade de vê-lo como Bandido de Máfia, sério. Imperdível! Além de que, é sempre bom ver juntos um casal de atores que nos encantaram em algum projeto então aproveitem a saudade de Crash Landing on You e confiram o filme o mais rápido possível. Se você curte thrillers imprevisíveis e bem desenvolvidos em todos os aspectos com um final bombástico, mas memorável pode adicionar este na lista.

TUNE IN FOR LOVE


Gênero: Romance, Drama, Melodrama
Ano: 2019
Onde Encontrar: Subarashiis Fansub (download e online), Netflix (online)

O último filme desta lista é um romance melodramático intitulado Tune in for Love. O qual reúne como protagonistas Kim Go Eun (Goblin e Cheese in the Trap) como Mi Soo e Jung Hae In (Blood, While You were Sleeping) como Hyun Woo. A história é contada em uma cronologia que muda constantemente, pois essa história de amor se estende por alguns anos. Tudo começa quando Hyun Woo chega na vizinhança de Mi Soo e consegue um emprego na pequena padaria que é gerenciada pela tia dela. Eles ainda são jovens, ela estudante de colegial e ele demonstra ter certo passado misterioso. A verdade é que Hyun Woo anda com más companhias e um evento específico resultou em um grande problema para ele.
À medida que os dois jovens tocam suas vidas, eles são constantemente separados por acontecimentos específicos e cada um à sua maneira busca mudar suas vidas enfrentando suas próprias dificuldades. Tune in for Love é o tipo de romance que deixa nosso coração apertado torcendo para que os protagonistas consigam vencer seus obstáculos e que, de alguma forma, consigam também ficar juntos. Mesmo com tantos desencontros, o sentimento entre eles se mantém vivo e mesmo tantos anos afastados, cada reencontro torna-se memorável e eles nunca conseguem esquecer-se completamente um do outro.

Apesar de um pouco mais lenta, gostei da narrativa, a qual gera um sentimento de realismo. É como se fosse uma história de um casal real que luta com as circunstâncias da vida que insistem em afastá-los, mas sem impedir que o amor morra. E mesmo quando o romance se concretiza, ambos precisam lidar com seus anseios e inseguranças, e somente assim podem firmar-se como casal. Achei muito fofa a forma como eles se reencontraram pela última vez, e como superaram as diferenças e mágoas existentes. É um tipo de romance que irá te conquistar por ser real, cheio de dificuldades e muito amor, afinal somente com amor um casal pode superar as barreiras e permanecer juntos. E amei a química entre o Hae In e a Go Eun, acho até que eles deveriam atuar juntos em um mesmo dorama.


Estas foram as dicas de hoje para filmes. Espero que tenham gostado da novidade tal como a de mini dramas, afinal a ideia é indicar histórias que merecem ser vistas. Assistiu algum desses filmes? Se sim, comenta aí abaixo e podem me indicar filmes para comentar aqui na categoria. Até mais!

2 comentários:

  1. Bom, assisti PARASITE, não tem como não ver esse filme.
    Olha que ainda não iniciei minha indrodução a K-Dramas e tal, mas resolvi assistir a esse filme.
    E ele é fantátisco, muito merecedor de toda a repercussão que teve e todos os prêmios que ele levou, inclusive o inétido "Melhor Filme" para um filme não ocidental.
    Realmente é imperdivel, a história, roteiro, direção, a atuação dos personagens, tudo é ótimo nesse filme. Realmente vale a pena assistir, até acho que vou comprar o Blu ray do filme (quando sair).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você assistiu Parasite já começou da melhor forma possível. E sério, você precisa se render aos kdramas porque tem de todo tipo e estilo. Hehe' Concordo demais com tudo que falou de Parasite. Realmente merecedor de toda a fama que ganhou.

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo