Suits [K-Drama]


Eu queria ter comentado sobre este dorama um tempo atrás só que a correria me impediu de finalizar o post antes e aí ele acabou atrasando. Mas, o importante é que hoje trago mais uma resenha e desta vez é uma dica para aqueles dorameiros que amam enredos jurídicos, e de brinde, ainda tem o nosso querido Park Hyung Sik!


Sinopse: Remake da série americana ''Suits''. Choi Kang Seok é um lendário advogado no escritório de advocacia mais respeitado da Coréia do Sul. Ele tem carisma e uma aparência atraente. Ele contrata Go Yeon Woo, que tem uma excelente memória, como o novo advogado do escritório.
Gênero: Jurídico, Drama, Romance
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: Um advogado & seu pupilo (?)

Este dorama é o remake de uma série americana de mesmo nome, a qual se encontra em sua sétima temporada e possui um público fiel. Eu nem sabia da existência da mesma até as notícias sob a versão coreana saírem, e confesso que só decidi acompanhar este drama por causa da presença do Park Hyung Sik, afinal depois de Strong Woman Do Bong Soon, ele se concretizou como um dos meus queridos atores. Como não assisti a série americana e nem pretendo ver porque sete temporadas né?! Não dá! comentarei apenas do drama em questão sem quaisquer comparações. Pois bem, tudo começa quando o renomado advogado Kang do escritório de advocacia Kang & Ham está executando um processo seletivo para advogados associados e eis que por ação do destino, o jovem Go Yeon Woo acaba indo parar no meio desta seleção. Yeon Woo é um rapaz pobre que tenta ganhar dinheiro da forma que encontra disponível, ele trabalha em uma boate e a depender da situação faz até serviços "não corretos", tudo para que conseguir uma grana e poder pagar as despesas de sua avó que está internada em um hospital. O moço nunca teve grandes oportunidades na vida, e mesmo com sua incrível capacidade de memorização não pôde se destacar em uma área específica para crescer profissionalmente, não até encontrar o advogado Kang. Devido a um acontecimento específico, Yeon Woo acaba chegando até a sala do advogado Kang na qual ele está realizando um processo de entrevistas e após alguns desdobramentos inesperados, Choi Kang Seok decide dar uma chance ao Yeon Woo, mesmo sem ele possuir academicamente as qualificações necessárias para o cargo. A partir daí, Go Yeon Woo começa a trabalhar como advogado associado do advogado Choi tendo que esconder este segredo e aprendendo a lidar com suas emoções que, muitas vezes, comprometem a forma de resolver os casos jurídicos.

Suits segue esta premissa, um jovem sem oportunidade na vida que encontra um renomado advogado, alguém que lhe estende a mão. O motivo? Assistam e descubram! Haha' O fato é que à medida que Go Yeon Woo trabalha como advogado associado usando sua capacidade de memorização, consegue conquistar a confiança de várias pessoas ao seu redor, aprendendo que controlar suas emoções faz parte de ser um bom advogado e mostrando também que em algumas ocasiões, "sentir tais emoções humanas" é necessário. Em contrapartida, ele precisa esconder o fato de não ter licença para ser advogado não apenas para se proteger, mas para não prejudicar o famoso advogado Choi. Estes dois são o ponto central da trama, a qual consegue abordar de modo interessante seus mais diversos casos, mostrando como é e o que significa trabalhar como advogado. Eu gostei do dorama, mas confesso que em certo ponto, entre a metade inicial e antes da reta final, achei que as coisas se desenrolaram de forma lenta e alguns casos abordados não me envolveram de fato e isso me desanimou um pouco, sendo este também um dos motivos que me fizeram demorar mais para finalizá-lo. Acho que se o dorama tivesse menos episódios, a trama fluiria melhor e seria mais convidativa, entretanto, apesar destas observações, no geral, eu curti o kdrama e acho que fãs deste tipo de enredo iriam amar assisti-lo, muito mais do que eu.

- Personagens

Go Yeon Woo (Park Hyung Sik): O pseudo advogado!

Como eu disse, Go Yeon Woo é um jovem pobre, um rapaz que sempre teve uma vida difícil e não teve boas oportunidades, sempre escolhendo os caminhos mais complicados. Após ficar órfão, quem tomou conta dele foi sua avó, a qual está em uma casa de cuidados para idosos e para poder pagar o local, ele está sempre tentando obter dinheiro de alguma forma, de maneira fácil e rápida. Em uma dessas situações para conseguir dinheiro, ele se envolve em uma confusão e por obra do destino, uma pessoa que ele não conhecia até então lhe estende a mão, dando uma chance de ouro ao rapaz. O desdobramento se segue e Yeon Woo é contratado como advogado associado do incrível advogado Choi, ele precisa agora atuar como advogado e ajudar seu mentor a resolver os casos que surgem.
A partir daí, vemos um Yeon Woo muito emotivo, ele sempre acaba se envolvendo emocionalmente com seus casos, o que dificulta na hora de resolvê-los, afinal segundo o advogado Choi, ele precisa ser racional. Porém, à medida que Yeon Woo começa a adentrar nesta profissão, ele demonstra que um bom advogado não é apenas pensar racionalmente mas também, enxergar a emoção por trás de seus clientes. O personagem amadurece gradativamente, não apenas profissionalmente, mas também como pessoa, pois os casos o fazem refletir sobre suas próprias escolhas e o que tem feito na vida.
Temos aqui um protagonista marcante que começa a trama aparentando ser apenas um mero mentiroso e ao decorrer dela, aos poucos, se mostra um ser humano admirável, uma pessoa que lá no fundo, só precisava de um voto de confiança para poder mostrar seu potencial e suas admiráveis qualidades. Nem preciso mencionar a atuação do Hyung Sik, né?! Recomendo também que o vejam em High Society porque neste drama ele está o charme em pessoa. <3

Choi Kang Seok (Jang Dong Gun): "Eu sou o melhor advogado da Coreia do Sul!"

O advogado Choi é um dos personagens mais interessantes justamente por sua autoconfiança e potencial, ele é o mais renomado advogado da firma em que trabalha e um dos melhores, na verdade, o melhor da Coreia do Sul. Por ser tão capaz sozinho é intrigante saber que ele contrata um garoto sem formação acadêmica para ser seu advogado associado, afinal era de se esperar que ele quisesse o melhor dentre os novos profissionais surgindo no mercado para ser seu pupilo. Saber o porquê Kang Seok decidiu contratar o Yeon Woo e dar-lhe uma chance de ser realmente um advogado, mesmo sem ele estar capaz de exercer a profissão dentro da lei se tornou um dos motivos para eu querer ver a trama até o fim. O incrível advogado, tão competente, por vezes arrogante e ciente de sua posição em uma grande firma, arrisca seu cargo para dar uma oportunidade para alguém sem estudo e que nem conhecia, ou seja, advogado Choi é um mistério a ser desvendado.
O personagem à primeira vista aparenta ser apenas alguém que só se importa com seus casos fazendo de tudo para resolvê-los de modo racional sem qualquer envolvimento emocional, buscando apenas ganhar e a grande surpresa é conhecer quem verdadeiramente é Choi Kang Seok. Eu amei descobrir a essência do personagem gradualmente, as camadas dele são mostradas eventualmente ao decorrer dos episódios e isto permite ao telespectador se aproximar dele, desenvolvendo sem nem perceber um carinho para com ele. Só entenderão essa "descoberta" sobre o personagem assistindo ao dorama.

Hong Da Ham (Chae Jung Ahn) & Kim Ji Na (Go Sung Hee): Moças de presença forte!

Da Ham é a secretária do advogado Choi, sempre disposta a ajudá-lo e com uma habilidade incrível para lidar com a personalidade do seu superior, a qual preciso comentar, por vezes era exigente demais em relação ao trabalho. Mas, Da Ham é tão competente que consegue dar conta de tudo e mais ainda, em certo momento da trama surpreende com suas ações, não darei detalhes a fim de evitar spoiler só digo que ela soube se impôr e agir em situações delicadas, as quais poderiam resultar em enormes consequências, mas a moça aqui assumiu o risco e deu a cara a tapa. Palmas pela coragem dela!
Falando em moça que surpreende temos a Kim Ji Na. Ela também trabalha no escritório, mas em um cargo inferior e demonstra grande habilidade para ser advogada, porém uma fobia a impede de prestar o exame e conseguir sua qualificação. Entretanto, ela acaba se aproximando do Yeon Woo e o ajudando em questões profissionais, em contrapartida, o moço a incentiva e apoia com o objetivo de ajudá-la a lidar com este medo. Ji Na é uma personagem simples que à sua maneira consegue cativar o telespectador, eu demorei um tempo a mais para gostar da personagem porque a atriz ainda estava marcada em meu coração como uma mãe demônio resultado de sua atuação em Mother, porém após eu repetir um mantra para mim mesma infinitas vezes "aqui ela é outra pessoa, outra personagem", consegui superar o ódio anterior e gostar da Ji Na.

Kang Ha Yeon (Jin Hee Kyung) & Chae Geun Shik (Choi Gwi Hwa): Chefe & "Quero ser promovido!"

A dona do escritório de advocacia Kang & Ham no qual todo este povo mencionado acima trabalha é esta mulher aqui: Kang Ha Yeon. Ela tem sua função na trama, mas confesso que não senti Aquele destaque emanando da personagem, o que importa é sua forma de lidar com as situações que surgem, sempre agindo profissionalmente e pensando no bem de sua empresa, uma CEO responsável e competente. Basta você olhar pra ela e já saberá quem ela é, afinal a mulher surgia na cena e emanava um ar de "fiquem quietos porque eu sou A dona dessa bagaça!" e gente, vamos admitir, é lindo demais ver uma mulher em uma posição dessa né?!
O Chae Geun Shik é um quase vilão. Por que quase? Eu explico! Ele é advogado também e seu maior sonho é conseguir vencer o advogado Choi, o qual ele vê como arquirrival e por causa disso, ele está sempre tentando encontrar alguma forma de ganhar vantagem, a fim de demonstrar que é melhor do que o Kang Seok. Em alguns momentos, ele comete uns erros idiotas com algumas pessoas, mas no fim deu para perceber que o advogado Chae não era uma pessoa ruim, apenas alguém que sentia necessidade de provar seu valor profissional e queria muito ser reconhecido por isso. O engraçado era que essa competição dele em ser melhor do que o advogado Choi era completamente unilateral porque enquanto Chae movia céu e terra para demonstrar que era melhor que seu "inimigo", Kang Seok fingia que não era com ele e estava nem aí. Eu até ri com toda esta situação, acreditam?!

- Considerações Finais

Romance não é O foco, MAS

Yeon Woo & Ji Na

O romance dá até o ar da graça na trama, mesmo não sendo O destaque do enredo porque o próprio tinha como objetivo outra coisa. Mas, preciso comentar brevemente sobre isto. Eu realmente gostei da maneira como inseriram levemente as doses de romance na trama, tornando a amizade que nasceu entre Yeon Woo e Ji Na em um sentimento que foi além de respeito e admiração profissional, se tornou realmente amor. Ji Na estava sempre disposta em ajudar o Yeon Woo a coletar informações sobre casos, esclarecer dúvidas sobre o trabalho e aos poucos, eles vão expandindo esse companheirismo para o outro lado.
A proximidade vai aumentando e eles começam a sentir confiança um no outro, ao ponto da Ji Na confessar seus receios e medos, e mesmo o Yeon Woo mentindo sobre quem realmente é e se sentindo desconfortável com isso, em certo ponto da trama, Ji Na deixa claro que irá esperá-lo, esperar até que ele se sinta bem o suficiente para compartilhar o que quer. E mesmo quando a bomba explode, as ações dos personagens são transparentes e mostram o que eles sentem um pelo outro, o final pode não ter deixado o casal concretizado oficialmente, mas mostrou o suficiente para o telespectador saber que os dois realmente se gostavam e que o ship era real.

Ship Secundário (?)

Admito que no início da trama, eu cheguei a cogitar que um possível ship secundário seria advogado Choi e CEO Kang justamente por causa da proximidade dos dois, o grau de confiança, respeito e amizade. Gostei por eles terem ficado apenas na amizade, demonstrando que é sim possível ter uma amizade neste nível entre homem e mulher, e o melhor foi o fato de eu ser surpreendida com outra personagem que estava ali e escondeu seus sentimentos a sete chaves. Não darei detalhes para não perder a graça, mas quem assistiu sabe de quem estou falando, então me digam, vocês perceberam antes? Gente, eu amei as ações desta pessoa na reta final, ela foi capaz de n coisas por quem amava e isso provou o quanto seu sentimento era genuíno, mas sério, por que raios o autor não firmou esse ship secundário, hein?! Poxa!

Bromance: Melhor coisa da trama!

E se advogado Choi decidiu contratar Go Yeon Woo para ser seu pupilo, advogado associado sendo que Yeon Woo nem pretendia se candidatar a este cargo e acabou indo parar no meio do processo seletivo sem ter a intenção, já poderíamos esperar algo relacionado a estes dois então, olha, o bromance que surgiu foi único. É uma relação profissional que se torna gradativamente uma amizade, um respeito mútuo, enquanto Kang Seok tenta mostrar que ser advogado é manter a racionalidade ao lidar com casos jurídicos, Yeon Woo lida com suas emoções e amadurece, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo ao seu mentor que precisa haver um equilíbrio porque nada é tão preto no branco assim. Eu gostei muito da dinâmica entre os personagens e do leve bromance, esta é a melhor coisa da trama, ao menos para mim, afinal desenvolver esta relação de maneira tão simples, realista e cativante é o que fez Suits ganhar pontos comigo.

- Final: Segunda temporada ?

A reta final da trama conseguiu ser muito interessante, os casos finais prenderam a minha atenção e o melhor de tudo foi ver Go Yeon Woo mostrando para todos que mesmo sem uma qualificação acadêmica no nível dos demais, ele sabia sim ser um excelente profissional. Se eu gostei do Yeon Woo arrasando e dando um show na cara de todo mundo? CLARO! O final  em si, para mim, ficou meio apressado, a descoberta sobre o Yeon Woo estar fingindo ser advogado foi tardia, poderiam ter aproveitado esse desdobramento de uma forma melhor e em mais episódios, assim seria bem mais empolgante. Além disso, uma certa perda me deixou muito triste e eu achei desnecessário aquilo ter acontecido, sério. De resto, o final foi realmente justo, os personagens pagaram pelos erros que cometeram, inclusive o próprio Yeon Woo, e o melhor de tudo é que o moço ainda demonstrou sua genialidade até na hora de pagar pelo crime que cometeu. Olha, o garoto arrasou viu?! E me pareceu que pode pintar uma segunda temporada... Será? E vocês, o que acharam do final?

- OST: Com direito a faixas internacionais!

Além de faixas em coreano, temos canções internacionais que embalam as emoções da trama, abaixo deixarei minhas preferidas. Comentem o que acharam de Suits, se viram a série americana fiquem à vontade para mencionar se esta adaptação coreana seguiu a versão original  ou não, encerro com a mensagem final do dorama, a qual precisa ser compartilhada. É isso e até mais!

" A vida não te dirá onde seu destino está!
Portanto, o que muda sua vida
não é uma coincidência, mas sim suas escolhas!"

You in My Dream - MAMAMOO



When I'm With You - MLC



Now - Vromance



4 comentários:

  1. Ai meu Deus, você fez uma resenha tão boa, que já vai mais um pra minha lista gigantesca. Tenho que parar e ler as resenhas de vocês, pq a cada leitura, a minha lista aumenta mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Virginia <3 bom saber que aumentei sua lista ~hahahaha Muito obrigada por sempre estar aqui, amo ler seus comentários e trocar opiniões contigo no instagram também. Mas não pare de ler as resenhas não, ser dorameira é isso, estar sempre aumentando a lista dos doramas que pretende ver kkk

      Excluir
  2. Ah, gostei da resenha. Assisto a versão americana (que está agora na oitava temp), e fiquei com vontade de assistir a versoa coreana. Só faltou mesmo o ship do adv Choi com a secretária dele, como na versão americana... É uma das melhores partes (engraçadas) da série, já que ela é mais do que eficiente... E a Donna. Se você nao assistiu, recomendo... Mesmo com as 8 temporadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado! Assista sim a versão coreana, eu achei bem legal. Na versão americana tem esse ship? Adoraria ver *-* Eu fiquei com vontade de ver a série, mas confesso que desisti quando soube que tinha 8 temporadas kkk Obrigada por comentar! <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo