Andante [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um dorama com pontos positivos e negativos, e confesso que só o finalizei ainda este ano por um motivo específico intitulado Kai do EXO. Porém, como sempre tento tirar algo de bom dos dramas que não curti muito, decidi fazer isso com este título, então vamos lá comentar sobre Andante.


Sinopse: Um estudante do ensino médio, Shi Kyung (Kai), de repente se muda da cidade para o campo e começa a lidar com a natureza.
Gênero: Romance, Escolar, Drama
Nº de episódios: 16
Ano: 2017 - 2018
Onde Encontrar: EXO Planet (download/online); Kingdom Fansubs (download/online); DramaFever (online)

- Enredo: Um estudante imaturo e sua nova vida...

A trama de Andante gira em torno do estudante Lee Shi Kyung, um jovem imaturo que não pensa seriamente na vida e tudo que faz é escapar da escola para jogar videogames. Ao presenciar um evento de bullying, Shi Kyung acaba se tornando a única testemunha em um processo judicial, por este motivo, mesmo inicialmente não querendo participar do julgamento, no fim testemunha perante a lei o que presenciou. Com isso, o acusado em questão começa a persegui-lo, em contrapartida, sua mãe enfrenta problemas e tem a loja da família "atacada" por possíveis agiotas, por medo de toda a situação, a mãe de Shi Kyung toma uma decisão, a família inteira irá retornar ao interior no qual a avó paterna deles reside e irão morar com ela. Além de Shi Kyung, sua irmã mais nova Shi Young não concorda, mas todos acabam se mudando. Logo quando chega a cidade, Shi Kyung vê uma moça pendurada em uma árvore como se fosse um cadáver (que primeiro encontro hein?!) e neste momento apaixona-se à primeira vista. O garoto imaturo agora precisa morar numa cidadezinha do interior na qual não há muita tecnologia, estudar em uma escola simples que obriga os alunos a serem voluntários no hospício da cidade, o qual é um centro para pessoas doentes em fases terminais passarem seu últimos dias de vida, além do fato de ter que viver com um celular antigo e ser proibido por sua mãe de jogar jogos online. Basicamente, o enredo conta sobre um jovem imaturo que a partir das experiências vivenciadas neste interior começa a amadurecer de forma gradativa, Shi Kyung começa a enxergar, principalmente por causa do convívio com as pessoas doentes do hospital da comunidade, o que significa vida e morte, se tornando menos infantil. Para ficar mais claro o que eu gostei e não gostei no título vou dividir a resenha em pontos negativos e positivos, assim creio que compreenderão melhor a minha opinião.

PONTOS NEGATIVOS

- Desenvolvimento do enredo / Mal aproveitamento dos personagens secundários em geral

Como conferiram no tópico acima, a trama de Andante gira mesmo em torno de um protagonista, suas experiências e posterior amadurecimento, porém uma das coisas que eu não curti foi o desenvolvimento da mesma. O enredo poderia ser melhor aproveitado e mesmo conseguindo não se tornar tão entediante, em alguns momentos eu sentia como se a trama estivesse enrolando um pouco ou não soubesse de fato como se desenrolar para poder conseguir chegar ao clímax e reta final. Os acontecimentos não prendem muito o telespectador e mesmo sendo uma trama com casos secundários, principalmente relacionando pessoas do Hospício com o Shi Kyung, o que conseguia emocionar em alguns momentos, eu não consegui sentir aquele sentimento de envolvimento com a história no geral, isso ocorria apenas com poucos casos. Além de que, a trama possui uma quantidade considerável de personagens secundários, os quais a meu ver poderiam ter sido muito melhor trabalhados e aproveitados nos desenvolvimentos posteriores. 
Dentre eles podemos citar o pessoal da escola do Shi Kyung. No geral, os estudantes serviram totalmente como personagens de apoio, e quem curte dramas escolares sabe que a galerinha que fica "ao fundo" tem um papel muito importante, o de cativar quem está assistindo. Em muitos outros dramas deste gênero eu me apeguei ao grupinho escolar e passei a ter enorme carinho por eles, porém aqui, gostei de um ou outro, não os achei bem aproveitados, não transmitiram Aquele carisma como grupo e isso, ao menos para mim, se tornou um ponto negativo.

O personagem mais cativante de todo aquele grupo estudantil foi o Eom Yong Gi (Kim Ki Soo) que era um inicial valentão e posteriormente se tornou um dos mais carismáticos. Cheguei até a shippá-lo momentaneamente com uma certa professora, nem sei se podia, só sei que tava quase me aprofundando nesse ship, se ele tivesse mais destaque, certeza que iria me apaixonar pelo garoto e torcer pelo amor quase impossível dele. E para minha infelicidade, também se tornou um personagem mal aproveitado.

Outra coisa que senti muita falta foi um espaço maior para um professor. Novamente repito, quem assiste tramas escolares sabe que sempre temos uma presença firme e marcante de algum personagem professor, tudo para que ele possa transmitir conhecimento, principalmente no quesito "lições de vida" para seus alunos. Também senti falta disto aqui, apesar dos professores serem um pouco mais cativantes que o grupinho de estudantes, ainda assim não conseguiram exercer tal função na trama. Vale mencionar os professores principais que em certos momentos exercem apoio aos estudantes, principalmente ao Shi Kyung, inclusive a tia dele que se torna professora de música posteriormente e até mesmo a diretora da escola que tentou fazê-lo ser mais humano com algumas "missões", todos tinham um certo carisma só faltou serem melhor utilizados no desenrolar da trama.

- Kim Bom (Kim Jin Kyung): Uma prota feminina fraca!

Outro ponto negativo foi a protagonista principal. Gente, sério, Kim Bom era muuuito sem vida. Bom é uma estudante no mesmo colégio que o Shi Kyung, ela vive sozinha na cidade e no início sua vida é um mistério, na verdade, a própria personagem é um ponto de interrogação logo no começo da trama. Ao decorrer dos episódios e o envolvimento dela com o Shi Kyung, vamos percebendo que a garota tem um lado doce e até divertido, porém mesmo a atriz se esforçando, sua personagem não conseguia cativar, eu olhava para ela e sentia que estava sempre faltando alguma coisa. E não acho que tenha sido culpa da atriz pois em cenas dramáticas ela até me comoveu, a culpa foi dos autores mesmo pois a impressão que eu tinha era que nem eles sabiam quem era exatamente a Bom. Não é a criatura protagonista mais chata que já vi, porém claramente faltou O brilho de prota feminina, aquele "ar" que muitas mocinhas por aí tem e nos fazem cair de amores por ela, exemplo certeiro Ra Eun Ho (School 2017). Por fim, Bom não foi uma prota cativante tampouco muito carismática, porém em certo momento soube emocionar, comover e ensinar lições valiosas envolvendo o tema principal do enredo.

PONTOS POSITIVOS

Lee Shi Kyung (Kai - EXO): Meme ambulante. Menino imaturo apaixonante. É o Kai. Só digo isso! 

Shi Kyung é um dos pontos fortes desta trama porque um personagem tão moleque e imaturo é alguém que conquista inesperadamente o telespectador. O moço se muda para a cidadezinha da avó e detesta a ideia no início, mas ao encontrar seu primeiro amor em uma árvore, percebe que as coisas podem acabar não sendo tão ruins assim. Ele ainda precisa lidar no início com os garotos da escola anterior que fizeram bullying, o acusado está perseguindo-o para tentar se vingar, em meio a tudo isso, Shi Kyung precisa lidar com o medo que sente deles pois geralmente era covarde quando se tratava de enfrentar valentões, mas também começa a querer mudar e se tornar corajoso. Sua mãe o proíbe de ir à cidade jogar e a vidinha do prota começa a ser cada vez mais simples e se distanciar dos vícios tecnológicos, é claro que ele passa por um certo período de síndromes de abstinência. Haha'
O fato é que a vida do garoto muda muito, além de uma nova escola que o obriga a fazer serviços comunitários e conviver com pessoas à beira da morte, ele também descobre como é gostar de alguém pela primeira vez e tudo isso se tornam passos para seu amadurecimento. O que eu mais gostei em Andante foi justamente o fato do Shi Kyung ir amadurecendo muito naturalmente e não de uma hora para outra, o desenvolvimento do personagem foi muito bem trabalhado, o que faltou nos personagens secundários foi completamente compensado com este aqui.
No início temos um Shi Kyung meme ambulante que me arrancava gargalhadas com tanta infantilidade e no final, temos um Shi Kyung com sua essência divertida porém muito mais maduro. Sei que sou suspeita para falar mas realmente gostei da atuação do Kai, na resenha de Choco Bank (vejam esse mini drama porque Kai de terno está arrasador!) até comentei que ele demonstrou inexperiência mas que teria um futuro se investisse nisso, e aqui está a prova disso. Shi Kyung é a alma de Andante e através dos ensinamentos que seu personagem adquire, o telespectador consegue receber mensagens sobre a vida, amizade, relacionamento, e morte. Mas isto é assunto para outro tópico!

Família do Shi Kyung

Um dos pontos mais importantes da trama é a família dos protagonistas que conseguiram me cativar, apesar de que poderia ter sido muito melhor trabalhada, mas enfim... A avó paterna do Shi Kyung, Kim Duk Boon (Sung Byung Sook), sempre morou sozinha desde a partida de seu filho mais velho para o programa Médicos Sem Fronteiras que até então nunca voltou, a esposa e filhos dele foram para a cidade e desde então ela permaneceu na cidade pequena fazendo voluntariado no Hospício. Com os acontecimentos recentes, a mãe do Shi Kyung, Oh Jung Won (Jeon Mi Sun), decide retornar a cidadezinha na qual sua sogra vive para tentar recomeçar.
As duas têm suas desavenças e uma relação com mágoas e ressentimentos, porém no fim, Duk Boon acaba aceitando a família de volta. Um dos pontos fortes da trama é o trabalho da relação com esta família, não foi tão explorado, admito, porém o elenco conseguia transmitir uma química que me fazia vê-los como família e isso me conquistou. Duk Boon é uma vovózinha encantadora que sabe muito bem ser grossa quando bem entende, mas consegue inesperadamente ser autêntica e carismática também. 
A mãe do Shi Kyung, Jung Won, tentava colocar juízo na cabeça dos filhos de um jeito ou de outro, os criou sozinha após o desaparecimento do marido, e só por ter conseguido ser uma mãe tão forte merece uma menção digna. Uma pena que Shi Kyung e Shi Young não tem muita noção de tudo que sua mãe fez por eles, ao menos no início, ambos são imaturos apesar de que o Shi Kyung consegue ser pior que a irmã que é mais nova que ele, e isso gera conflitos entre eles. Apenas um dia normal numa família comum né?! Menciono novamente a tia do Shi Kyung, Jung Soo (Park Ji Yeon) que não conseguiu passar de apenas um "adicional", mas era carismática como professora e também como tia.

Ship Secundário: Park Ga Ram (Baek Chul Min) & Lee Shi Young (Lee Ye Hyun)

Outro ponto positivo que curti bastante foi este ship aqui. Shi Young é a irmã mais nova do Shi Kyung e é imatura que nem ele, apesar de ser menos um pouco, a moça vive em conflito com sua mãe por ter uma personalidade forte. O tipo de garota que não fica calada quando deveria, e argumenta com a voz alta se preciso, ela enfrenta a mãe, a avó, e não respeita o irmão mais velho, nem o chama de ~oppa. A personalidade forte da Shi Young faz parecer que ela é uma mimadinha cheia de vontades, porém, na verdade, ela é uma boa garota e assim como o irmão vai amadurecendo nesta nova cidade. 
Além dela, temos o Ga Ram, filho do diretor do Hospício, um menino estudioso que se torna o melhor amigo do Shi Kyung na região. Ele não teve lá esses destaques e tals, nem o bromance com o Shi Kyung foi tão bem explorado, porém nos poucos momentos em que recebia Seu momento na telinha, Ga Ram era uma pessoa tão doce, generosa e gentil, um serzinho tão tranquilo e adorável que conseguiu me conquistar. *-* Gostei de ver o ator em outro dorama com um papel bem diferente de seu personagem em Solomon's Perjury, ele demonstrou que consegue ser um ser doce ao contrário do seu anterior personagem, um protótipo de vilão.
Ga Ram e Shi Young se conhecem por causa do Shi Kyung, começam a nutrir uma amizade e aos poucos vamos percebendo que um sentimento mais profundo está surgindo ali, demorou tanto para o casal deslanchar que cheguei a pensar que o ship estava apenas na minha cabeça. Não é Aquele ship secundário enlouquecedor de dorameiras, porém conseguiram me conquistar um pouquinho.

Ship Principal: Bom & Shi Kyung - então né.....?!

O romance principal em Andante é leve e a atmosfera do mesmo é do tipo primeiro amor, o próprio casal fica junto de uma hora para outra, todo mundo sabia que eles ficariam juntos mas achei que o desenvolvimento do mesmo foi muito simples. Shi Kyung de cara se apaixona pela Bom e a mesma por ser um mistério, não deixa claro o que sente, isso não impede o garoto de demonstrar seus sentimentos. Aí de uma hora para a outra, Bom toma uma atitude e eles estão namorando, e sei lá, não consegui ser tão cativada pelo casal, é como eu disse, a trama peca em desenvolver de maneira envolvente certos aspectos, o romance principal está inserido nisso. 
O fato é que eles começam a namorar, temos todo aquele "primeiro amor" retratado de forma simples, o Shi Kyung continua amadurecendo aos poucos e a Bom é, na verdade, muito madura devido a sua história de vida. Eis que um desdobramento inesperado muda o rumo do casal, e aí eu realmente me envolvi com a história deles, não pelo casal em si, mas pelas lições que a Bom demonstrou e ensinou ao Shi Kyung.

Posso dizer que o melhor aproveitamento da protagonista feminina ocorre a partir deste evento, Bom demonstra um lado muito mais emocionante e profundo, e apesar de ser triste o rumo que a situação toma, posso dizer que os ensinamentos dela foram valiosos. Shi Kyung aprendeu e amadureceu com muitas experiências vivenciadas no Hospício, mas com certeza, a Bom foi quem mais lhe ensinou e proporcionou seu crescimento como pessoa, justamente por isto considero o casal "válido".
A química entre Kai e Jin Kyung é natural, não consegui torcer loucamente, mas eles conseguiram me emocionar na reta final e isso é de se considerar. O fato da trama não saber se desenvolver de modo envolvente em muitos aspectos, prejudicou as atuações de muitos, principalmente do casal principal, por mais que os atores se esforçassem, era impossível serem alguém além do que estava no script. E vocês, o que acharam do casal?

- Tema principal: Vida e Morte

A trama traz mensagens sobre vários temas como amizade, primeiro amor, família, vida e morte, nem todos foram tão bem trabalhados quanto o tema principal, mas ao decorrer dos episódios é possível notar "referências" aos demais. Uma das coisas que mais gostei neste dorama foi a abordagem dele sobre vida e morte, principalmente sobre a morte. Os pacientes no Hospício encontram-se ali por diversas razões, cada um tem seus próprios motivos para preferir ficar em um hospital comunitário vivendo seus dias até que a doença terminal cumpra seu objetivo. Só não desgostei mais da trama por causa do modo como as histórias de cada um eram contadas, os pensamentos dos personagens sobre o que significava estar com os dias contados, e tudo o que as pessoas vivas realizavam em prol dos que estavam prestes a partir foram pontos que me comoveram. É uma trama que fala sobre morte mas sem um dramalhão exagerado, é claro que é impossível não se emocionar em alguns casos, e mesmo outros sendo mal trabalhados, no geral, é uma história que fala sobre como deveríamos enxergar a morte. O próprio Shi Kyung vivencia a partir dos amigos pacientes que faz no Hospício como é estar com os dias literalmente contados, isso contribuiu para o amadurecimento dele a partir do apoio e ajuda que dá para estes que querem realizar seus desejos finais. A mensagem principal de Andante é esta, sobre a morte, sobre como os vivos precisam continuar vivendo mesmo após perderem alguém que amaram muito, como alguém se sente prestes a morrer,  e principalmente sobre como podemos enxergar o adeus, a morte, de maneira mais branda. O desdobramento final me fez segurar as lágrimas e sentir vontade de chorar junto com o Shi Kyung em muitos momentos, mas também me fez pensar, assim como ele, por mais que doa a ausência, a morte não é um fim definitivo nas relações com outro alguém pois tudo vivenciado sempre existirá na pessoa que ficou, em suas memórias.

- Conclusão&OST

Recomendo Andante para dorameiras que não se importam com tramas sem um bom desenvolvimento e aquelas que gostam de enredos sobre os temas em questão, sobre vida, morte e como devemos enxergá-la. Confesso que só continuei assistindo até o fim por causa do Kai, porém me surpreendi com o desdobramento final, me emocionei e recebi devidamente a mensagem final transmitida pelo drama. Esperava um último episódio mais bem elaborado, mostrando o futuro dos personagens, mas, no geral, a finalização seguiu a linha característica do drama, sem um desenvolvimento preciso. É um dorama que recomendo muito? Não. Entretanto, não me arrependo de tê-lo visto. Se vocês assistiram comentem comigo, quem não assistiu só vá conferir mesmo se amar muito o Kai (exo-ls apareçam! \o/) porque aí terá uma motivação específica e não sentirá uma vontade muito grande de droppar o título. Abaixo deixo a OST que também não curti taanto assim, mas, é isso, e vocês, gostaram ou não deste dorama? Comentem!

You are in My Heart - Standing Egg - A melhor OST do drama! *-*



Since I Met You - Huh Gak



0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo