Are You Human Too? [K-Drama]


Tem resenhas que demoram mais do que o normal para sair, mas isso não quer dizer que elas foram esquecidas no porão não, pelo contrário, elas são lembradas posteriormente e a vez de serem publicadas chegam algum dia, e finalmente para o drama Are You Human Too chegou o momento.  E esta resenha é mais do que especial porque além da minha humilde opinião ainda temos aqui as considerações maravilhosas e incríveis da minha amiga e gêmea de outro estado, a Julyana (@infinitekimchi), espero que curtam este post feito por nós e vamos logo comentar sobre o dorama do Latinha!


Sinopse: Nam Shin é filho de uma família que dirige uma grande empresa. Depois de um acidente inesperado, ele entra em coma. Sua mãe Oh Ro Ra é uma autoridade nas ciências do cérebro e inteligencia artificial. Ela cria um androide chamado Nam Shin III de aparência igual a seu filho. O androide finge ser Nam Shin e So Bong é designada para ser sua guarda-costas.
Gênero: Ficção científica, Drama, Romance
Nº de Episódios: 36 (aproximadamente 30 minutos cada um)
Ano: 2018
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Fighting Fansub (download/online)

Para vocês se situarem na resenha, deixei as considerações da Julyana na cor azul, desta forma vocês poderão sentir a opinião dela exatamente da maneira como ela quis transmitir. E sendo sincera, esta é a minha resenha preferida do blog justamente por ser a primeira que eu posto em parceria e por estar dividindo-a com uma das minhas maiores parceiras e amigas deste mundo virtual, obrigada Juu. Agradeço a você Juu, Srtª dos áudiosurtos, por ter me convencido a ver este dorama maravilhoso e mais ainda, por estar presente neste post com sua opinião tão incrível e olha, realmente nos completamos na escrita. Sem mais delongas, desfrutem da resenha!

- Enredo: Robô que precisa fingir ser um humano comum...

Tudo começa quando Nam Shin é separado da mãe ainda criança, sendo obrigado a viver com seu avô pois ele é o único herdeiro disponível para cuidar do conglomerado da família desde que seu pai falecera. O garoto cresce longe do afeto da mãe e isso lhe resulta muitos ressentimentos, em contrapartida, sua mãe, Laura Oh, por sentir tanta falta de seu único filho decide criar com base em sua pesquisa sobre inteligência artificial, um androide igualzinho a ele, o qual se torna uma válvula de escape para as saudades que ela sente de seu menino. Com o passar dos anos, a Drª Oh aperfeiçoa e educa o androide para que ele receba toda a educação e amor que inicialmente era destinado ao Shin. Anos depois, o humano Nam Shin está em pé de guerra com seu avô e não permite que ele continue ditando as regras de sua vida e por seus próprios motivos, decide fazer uma viagem à República Tcheca. Eis que um evento inesperado permite que ele reencontre sua mãe, porém isto o impede de retornar a Coreia do Sul, como a posição de sucessor do conglomerado da família está em jogo a única alternativa vista por Laura e o secretário pessoal do Shin humano é mandar o robô Nam Shin III, a última versão atualizada do androide, no lugar do verdadeiro Shin com o objetivo de fazer o androide fingir ser um humano. Esta é a premissa inicial da trama, mas deixo claro que este dorama consegue ser muito mais que isto, há um desenvolvimento excelente do enredo e personagens, além de que, ainda temos consideráveis e inesperadas surpresas ao decorrer dos episódios, permitindo que o drama tenha um bom ritmo do início ao fim. Eu mesma, amei acompanhar semanalmente este título, os questionamentos feitos sobre o androide fingindo ser um robô e existindo como pessoa, as reviravoltas que surgem em momentos cruciais e certeiros e claro, a dinâmica dos personagens.
Are You Human Too?, para mim, foi um daqueles dramas que felizmente conseguiram superar as expectativas. E por alcançar tal façanha, já arrisco afirmar que muito provavelmente estará presente na minha lista de favoritos do ano. Um dorama que me fez ansiar pelos dias de segunda não é algo que pode ser descartado facilmente, não é mesmo? Eu confesso que o fato de eu ter uma quedinha por tramas que envolvam assuntos relacionados a robótica e Seo Kang Joon  não ousem me julgar porque eu sei que vocês também já adicionaram doramas na lista apenas pelo elenco devem ter sido fatores cruciais para que o drama despertasse tanto o meu interesse inicialmente. É aquele tipo de dorama que indico muito, ainda mais se você ama ficção científica com dose de romance, o fato é que asiáticos sabem mesmo como misturar gêneros e Are You Human Too é uma prova disso!

- Personagens

Nam Shin (Seo Kang Joon): O ser humano mais embuste que você conhecerá!

Então né, eu não poderia desconsiderar este personagem pois mesmo ele me dando nos nervos desde o primeiro episódio, de certo modo, Nam Shin é o protagonista. Eu posso dizer que até hoje quando penso sobre ele não consigo deixar de detestar várias de suas ações e sentir aquela vontade básica de dar uns tabefes na cara do moço, mas admito que me peguei sentindo empatia por ele em um único momento e percebi que Nam Shin humano era um resultado "errado" de tudo que passou. O abandono por alguém que você ama, ou quando você é submetido a conviver em ambientes que não são saudáveis, ou ser pressionado a fazer algo contra a sua vontade apenas para satisfazer as necessidades e gostos da família resultaram no Nam Shin humano que acompanhamos, ele teve que suportar tudo isso e muito mais desde a infância, o que consequentemente deixou marcas e inseguranças na sua mente como adulto, mas claro, não o isenta da culpa por todos os atos que ele comete durante a trama. Os roteiristas foram na ferida, resolveram mostrar sem rodeios ou piedade os extremos que podemos alcançar devido a situações em que somos impostos através das atitudes deste personagem. E fica a oportunidade para uma análise aprofundada envolvendo conceitos profissionais sobre as motivações e problemáticas dele. Como minha área é outra, vou retirar meu cavalinho da chuva...
Enfim, nada justifica a pessoa que ele se tornou e tudo que fez, mas crescer sem a mãe teve grande peso em sua personalidade, assim como, o fato de seu avô estar sempre mais preocupado com a empresa do que com ele. Shin sofre um acontecimento trágico logo nos primeiros episódios e eu cheguei até a torcer para que ele não se recuperasse mais, porém o moço acaba retornando e se torna um dos humanos mais embustes que já vi em dramas. Eu realmente quis espancar essa criatura! Entretanto, este enredo sabe trabalhar seus personagens e com este especificamente podemos vislumbrar duas situações, como um ser humano pode mostrar seu pior lado simplesmente por julgar que sua dor é maior do que a de todos os outros da terra e como sempre há uma oportunidade para se tornar alguém melhor, pois a qualquer momento podemos optar por uma nova escolha, uma escolha boa. 

Nam Shin III vulgo Latinha <3 (Seo Kang Joon): O androide mais humano que existe!

Com o intuito de amenizar a dor de ter que viver longe de seu filho, a Drª Laura Oh com a ajuda do cientista David cria o androide Nam Shin, criando-o e educando-o como fariam com uma criança ao longo dos anos. Quando uma tragédia ocorre, a única alternativa é fazer o Shin robô fingir ser o Shin humano durante um tempo, para isso ele precisa incorporar a personalidade de seu "irmão" ao retornar à Coreia do Sul. Para o androide poder sair para o mundo pois desde a criação dele jamais sairá da República Tcheca é algo completamente novo, além de ainda poder finalmente interagir com outros seres humanos além de seus pais, forma como ele chama os cientistas que o criaram. E é devido a convivência com os humanos, as experiências com as pessoas que o tratam como se ele fosse o verdadeiro Shin e às situações que colocam suas regras em teste que ele inesperadamente e surpreendentemente, amadurece. Dá para acreditar? Mas sim. Isso realmente acontece.
O mais interessante e original da trama é justamente isso, o telespectador acompanha o crescimento do Nam Shin androide como se ele fosse um ser humano que está adquirindo aos poucos as habilidades de compreender seus próprios pensamentos e sentimentos, ele foi programado para fazer o certo e não o fácil, tem aversão ao errado e mesmo isso sendo devido à sua inteligência artificial, não é impossível imaginar que ele acaba se tornando um humano. Este é um dos questionamentos que a trama faz, sobre o que significa ser humano, afinal o Latinha como é carinhosamente chamado pela prota feminina (falarei sobre ela no próximo tópico) tem um corpo mesmo sendo de aço, e pensamentos, então tecnicamente ele existe. O fato dele não ser de carne e osso, não faz dele humano? Somos humanos por termos a capacidade de existir fisicamente, raciocinar e manter memórias? Se sim, ele também é, pois ele é e faz tudo isso, sendo a única diferença a estrutura do corpo. Mais do que isso, Latinha foi muito mais humano que outros humanos da trama, sendo capaz de demonstrar empatia, mágoa, amizade, dor e até amor sem nem  se dar conta disso no começo, e a forma como o enredo nos mostra essa evolução emocional dele é fantástica. Sério, vocês irão se apaixonar por este personagem e amá-lo com todas as suas forças! E palmas para o Kang Joon que deu um show de atuação! Quer fosse como humano embuste ou robô fofo, ele convenceu e demonstrou que beleza e talento tem de sobra! *-* Confiram esse lindo também em Cheese in the Trap.

Kang So Bong (Gong Seung Yeon): A prota que você começará odiando, mas...

So Bong é uma prota capaz de nos fazer odiá-la nos primeiros minutos da trama. O motivo? Ela só pensa em se dar bem sem nem pensar se o que está fazendo é certo ou errado, porém é justamente por ser como é, determinada e audaciosa que ela acaba nos cativando posteriormente, pois não tem medo de buscar o que almeja. No início, ela é guarda-costas do Shin humano, mas perde o emprego quando ele descobre suas artimanhas para ganhar dinheiro às custas dele, entretanto, quando o Shin androide aparece fingindo ser o humano e ela o confronta devido às circunstâncias a moça acaba sendo recontratada assumindo novamente a obrigação de ser segurança pessoal do rapaz.
Os motivos para ela retornar ao seu cargo de guarda-costas são também não muito corretos, porém ao decorrer dos episódios conhecemos melhor a história da personagem e quem ela verdadeiramente é, então compreendemos que era necessário termos uma prota que saísse dos padrões, capaz de assumir riscos, corajosa para enfrentar os obstáculos e acima de tudo, capaz de saber ser esperta nas situações críticas. A decepção de ter que abandonar sonhos por conta de limitações, sejam estas físicas, mentais ou até mesmo financeiras, e ter força para seguir em frente, mesmo aos trancos e barrancos, define a nossa lutadora So Bong, que teve o seu sonho interrompido de forma injustiçada, mas teve força suficiente para sobreviver. Eu devo admitir que demorei a me deixar cativar pela So Bong devido à algumas de suas atitudes superficiais no início do drama. Ouso até arriscar dizer que devo ter caído em alguma pegadinha dos roteiristas ao colocar em provação o quão lindamente a minha língua estaria queimada no final do dorama! Digo isso pois a construção da personagem foi feita de forma bastante satisfatória, eu perdi as contas de quantas vezes dei vários surtinhos sobre atitudes decentes da diva So Bong! Ela enfrentou todas as dificuldades de cabeça erguida, sempre defendendo o que acreditava, mesmo que isso envolvessem ameaças e planos arriscados. Em alguns momentos se deixou levar pela emoção e tomou as medidas que acreditava serem as certas para se proteger de sofrimentos futuros. E não julgo ela. Que exemplo de evolução! So Bong foi uma prota diferente que deixou de ser parte dos padrões e soube como ninguém ter seu lugar na trama, só por este motivo ganhou meu completo afeto, além de que, Seung Yeon é muito rainha atuando então isso contribuiu ainda mais para que eu gostasse de sua personagem. Confiram também ela em Circle e Introverted Boss.

Secretário Ji Yeong Hoon (Lee Joon Hyuk): O secretário mais fiel do ano!

"Posso te dar um conselho?" Tá. Parei. Entendedores entenderão! Hahah' Ji Yeong Hoon é o secretário pessoal do Nam Shin, um homem sério e centrado que dedica completamente sua vida à sua profissão com o objetivo de proteger e manter a posição do Shin no conglomerado da família. A história dele sobre como ele foi parar nesta família é contada após alguns episódios, e para mim, fez todo o sentido pois isso sanou minha pergunta sobre porque o Hoon se manteve por tanto tempo ao lado destas pessoas com as quais ele sequer tinha uma ligação sanguínea.
Além disso, o relacionamento que ele tem com o Shin é mais do que profissional, chegando a ser realmente uma amizade, uma relação de respeito e companheirismo, a qual teve seu espaço e significado na trama. Justamente por este motivo, ele faz questão de ensinar o necessário para o Latinha com o intuito de que ele possa defender a posição de seu superior até que o mesmo retorne. Um personagem que me surpreendeu completamente em vários momentos, principalmente no qual precisa dizer umas verdades na cara de um certo alguém, demonstrando que antes de qualquer consideração por uma pessoa, ele era capaz de discernir e tomar a atitude correta de acordo com sua autoconsciência. Impossível não admirar né?! Joon Hyuk é incrível e sempre consegue me cativar com suas atuações, recomendo City Hunter, Naked Fireman e A Poem a Day para conferirem um pouco mais deste maravilhoso ator.

Laura Oh (Kim Sung Ryung) & David (Choi Deok Moon): Os cientistas.

Os cientistas gênios responsáveis pela construção do Latinha são a Drª Laura Oh e seu fiel amigo, David. Laura decide criar o robô à semelhança de seu filho que precisou deixar para trás, e sendo esta uma oportunidade de pesquisa engenhosa e inovadora, David aceita ajudá-la. Estes dois personagens tem grande importância na história e contribuem significativamente para a mesma, eles exercem a figura materna e paterna para o Nam Shin androide. O mais interessante é como eles divergem de opinião em certos desdobramentos, nos fazendo questionar seus reais sentimentos em relação ao Shin androide, principalmente a Laura. Compreendi que ela tinha receio de deixar bem claro o que sentia pelo androide pois admitir que também amava o Latinha como filho seria como afirmar que um espaço de seu coração já não pertencia ao filho que abandonou, isto é apresentado como um conflito pessoal dela justamente por causa da pressão do Shin humano que deseja ver a mãe sentindo-se culpada pelo que fez, porém no fim se tornou completamente notório o que ela realmente sentia por ambos os filhos e eu me senti orgulhosa ao vê-la assumir seus sentimentos.

Seo Jong Gil (Yoo Oh Sung) & Nam Gun Ho (Park Young Kyoo): Lista negra para eles!

Gun Ho é o avô do Nam Shin e desde o primeiro episódio já merece entrar na lista dos avôs mais insuportáveis dos dramas, afinal ser tão obcecado por seu conglomerado ao ponto de separar o neto de sua mãe é sinal de que ele é um bocó. E como se isso não bastasse ainda descobrimos que ele é capaz de fazer qualquer coisa para manter tudo o que construiu, ultrapassando os limites do que é correto. Falando nisso, outro que ultrapassa os limites é o Jong Gil, um dos acionistas da empresa, o qual está decidido a obter a posição do Nam Shin, mesmo que para isso precise tomar medidas drásticas. Um personagem que mostra o pior dos humanos quando estes se deixam cegar por ambição e poder, vocês irão odiá-lo!

Há muitos outros personagens, a noiva do Nam Shin humano, a qual é filha do Jong Gil e chama-se Ye Na que está louca para se casar com o moço, mas só recebe nãos em respostas. Mesmo sendo uma mimada que me irritou em muitas situações, ela soube em um único momento fazer algo decente e isto merece ser mencionado. No fim, o que se provou era que Ye Na realmente amava o Shin verdadeiramente e isso ninguém poderia negar. Os demais vocês conferirão na trama, destaco apenas o pai da So Bong interpretado por nosso querido ahjussi Kim Won Hae (While You Were Sleeping, Strong Woman Do Bong Soon) que me fez rir em vários momentos, e a melhor amiga repórter chamada Jo (Kim Hyun Sook), a qual também contribui para o lado cômico da trama. Vale ressaltar que o drama executa muito bem os diversos tipos de relações familiares, que vai desde as relações conturbadas com os membros da família do Nam Shin até uma relação honesta, simples e que nos rende boas risadas como a da So Bong e o pai dela. 

- Bromance e algo mais?

Sobre as relações amorosas, eu AMEI que foram desenvolvidas de maneira gradativa a ponto de eu conseguir detectar algumas até meio escondidas, mas que estavam lá. Vou deixar os comentários do casal principal para a Lu porque creio que ela vai me representar bem até demais e irei focar em um que provavelmente ninguém se sentiu tão cativada por eles quanto eu! Poderia ser apenas pensamentos de uma mente fértil fujoshi? Poderia sim. Mas eu identifiquei e posso provar! 
Eu tenho plena certeza de que o Nam Shim humano nutria sentimentos amorosos pelo secretário Ji e vice-versa e irei acreditar que os dois foram MUITO felizes ao sair chutando o barquinho arcaico de todo o preconceito e censura com relações homoafetivas lá na Coréia. MEU SHIP SOBREVIVE! Eu acredito que, devido a todos os relacionamentos fracos com a “família” que o rodeava, o Nam Shin humano encontrou no secretário Ji uma válvula de escape. Em todo o momento do drama é perceptível que ambos desenvolveram uma relação forte de amizade. Algo que poderia ser apenas um bromance, mas que certas palavras ditas através de olhares deixavam a entender que existiam muitos outros sentimentos nas entrelinhas. Eu poderia expor as provas aqui mas acho mais interessante deixar no ar, quem sabe algum dia eu resolva fazer uma postagem especial ou um futuro podcast com spoiler  para comentar TUDO que está engasgado aqui na garganta sobre esse dorama. 

- Romance: Você irá shippar um robô e uma humana, acredita? Pois acredite!

O grande diferencial desse romance é justamente a sua definição, um romance entre um robô e uma humana. Isso é mesmo possível? Então, começamos a trama vendo o Nam Shin androide assumindo a posição do humano e realmente fingindo ser um, mas as diferenças são gritantes já que o humano real sempre fora um arrogante que só enxergava a si mesmo, ao contrário do robô que coloca os humanos antes de si mesmo. A convivência com a So Bong traz aprendizagens para o robô, experiências que ele jamais tivera anteriormente e isto aos poucos começa a fasciná-lo. Em contrapartida, So Bong também começa a conhecer e admirar a forma como Nam Shin costuma seguir as regras, pensando e agindo da forma correta sempre sem sequer se sentir tentado a fazer o oposto.

A aproximação dos dois é gradativa e alguns desdobramentos fazem que a verdade venha à tona, e de maneira inesperada, So Bong não reage de uma forma ruim, pelo contrário, ela compreende quem o androide é mas não deixa de tratá-lo como semelhante. Ao decorrer dos episódios, a relação deles se torna mais amistosa, íntima e So Bong percebe que seus sentimentos não são apenas de curiosidade ou consideração pelo que o Shin robô é, mas sim um sentimento mais puro, ela percebe que está apaixonada por ele. 

O ponto é que a mocinha não perde tanto tempo se recriminando por estar apaixonada por um robô pensando que isso nem deveria ser possível, estamos falando da So Bong, da prota que sabe ser valente em qualquer tipo de situação, então não seria diferente quando se trata de assumir o que sente. Ela assume e dá a cara a tapa! E eu AMEI isso! Amei a forma como a prota soube admitir sem vergonha o que sentia, como foi capaz de agir em prol de quem amava e mais ainda, de como conseguiu ser autêntica o suficiente para fazer que o próprio Latinha, como ela passou a chamar, a notasse.

O Latinha que até então já possuía uma capacidade emocional sem nem se dar conta disso, começa a sentir uma grande consideração para com a So Bong, fazendo dela uma pasta reservada em sua mente, uma parte de sua programação, sem perceber, ele demonstra sentimentos sem conhecê-los verdadeiramente tais como carinho, preocupação e até ciúmes, o que comprova que ele gosta sim da So Bong tanto quanto ela gosta dele e gente, eu shippei horrores esses dois. Acho que mesmo ambos sendo raças diferentes, mesmo eles tendo uma impossibilidade racional neste romance, não tem como desconsiderar esse amor que nasce.

Sei que alguns podem ter achado impossível eles ficarem juntos pelo fato dele ser um robô e ela humana, mas olha, é ficção, então tudo é possível, além de que, não acho que deveríamos olhar este amor como algo surreal pois ele era apenas diferente, incomum. Por que esta relação diferente que vai contra as regras habituais, contra os padrões, não poderia existir? Eu abri minha mente, me agarrei a isso e torci até o final para que os dois conseguissem um final feliz. Parte deste entusiasmo com o casal foi devido ao entrosamento dos atores nas cenas, o que me agradou MUITO! Eu realmente desejaria poder conferir novamente Kang Joon e Seung Yeon juntos novamente em outro drama. Me ouviu, Coreia?

- Final: Fiquei morrendo de medo, MAS

Confesso que estava muito receosa em relação ao final pois depois de Black - sigo indignada - não espero mais nada de finais doramáticos. Eis que nos últimos episódios passei uns nervoso, tive meu coração abalado em uma cena específica, achei que tudo daria errado, quis pegar o Latinha e colocar no colo, protegê-lo da dor que estava sentido e só depois de quase me desfazer em lágrimas, pude respirar aliviada. Aos 45 minutos do segundo tempo, achei que precisaria entrar na tela e matar o Shin embuste com minhas próprias mãos porque pensei que ele estava fazendo brincadeira de mal gosto num momento inoportuno, MAS surgiu uma luz no fim do túnel e o encerramento da trama se tornou a coisa mais fofa e prazerosa do meu dia. É aquele final que pode ser criticado por muitos que forem analisar racionalmente, mas eu AMO um final e irei defendê-lo sempre! Principalmente pela ousadia que a produção teve ao sair do clichê. Eu só lhes digo: encarem esse drama com a mente aberta, saibam que o amor é um sentimento que pode ser qualquer outra coisa, menos limitado. Valeu cada segundo, se joguem nesse dorama, nesse final! Awwnnn, que final! *-*

- Considerações finais sobre a temática do enredo

Apesar de ser um dorama com temática no desenvolvimento tecnologia robótica, Are You Human Too? foca o seu enredo principalmente no desenvolvimento de relações humanas. Aqui iremos conhecer um pouco mais sobre a inserção de androides com inteligência artificial na sociedade, um assunto que divide opiniões e que não é novo na ficção, mas que neste caso é abordado de maneira considerável ao apontar questões bastante pertinentes. O questionamento: “ Você é humano também?” pode nos levar a milhares de interpretações se formos analisar a fundo todas as situações problemáticas as quais os personagens são impostos e principalmente a forma como eles escolhem resolvê-las. E durante toda a caminhada ao assistir o dorama, você será capaz de identificar os diversos significados do que é realmente necessário para que você seja considerado um ser humano. Será notável também o quão complexo nós, seres humanos, somos. O que não é uma novidade, mas que não deixa de ser importante frisar. Em um contraste perfeito com a inteligência artificial mais fofa desse mundo ~ pode entrar AI Nam Shin III ~ percebemos os desvios que a emoção provoca na razão. Seres racionais emocionais são imperfeitos e guiados por sentimentos, e é isso que nos torna únicos, mas infelizmente nem sempre são sentimentos que consideramos bons.  Are You Human Too? nos mostra através de seus personagens que cabe a nós decidir qual caminho seguir, o que nos remete a ideia de que existe uma linha tênue entre o bom e o ruim. Até que ponto uma atitude pode ser julgada sem levar em consideração a motivação por trás dela?

- O que fica de Are You Human Too??

Como dito antes, este dorama traz uma reflexão sobre quão humanos somos se considerarmos quem é o Shin androide e tudo que ele fez. Isso nos faz pensar sobre nossas ações como seres humanos, pois em muitos momentos o Latinha foi muito mais humano do que os demais personagens, ele foi superior no quesito seguir o que é certo e descartar o que é errado, sentir empatia, respeito e consideração e tudo isso sem nem se dar conta de que estava agindo emocionalmente. A evolução do personagem e o modo como ela acontece é um diferencial da trama, isto eleva o patamar dela e nos comprova que Shin robô era muito mais do que um corpo de lata e uma programação de inteligência artificial, ele era o ser mais racional e emocionalmente despreparado existente na trama e talvez, não estejamos muito longe de poder programar algo assim, resta saber se seríamos capazes de lidar com isso da mesma forma como a So Bong, enxergando o desconhecido como uma nova evolução e não como algo a ser temido. A tecnologia está presente e evoluindo cada vez mais, e isto poderá trazer avanços inimagináveis, só é necessário que o ser humano saiba usá-la da maneira correta, não é? E além disso, talvez no fim das contas o Latinha não seja tão diferente de nós, ele possuía memórias, precisava de manutenção, e sabia ser racional, e desconhecia suas próprias emoções complexas, olha só, exatamente como eu e você.

- Consideração extra COM SPOILER!

Uma coisa que me incomodou quando li comentários sobre o final do drama foi o fato de falarem que Nam Shin humano deveria ter sofrido mais. Sério isso, gente? O rapaz perdeu a própria mãe, tem perda maior que esta? Não tem! Eu sei que ele fez inúmeras coisas que nos causaram ódio, vontade de esbofetear, eu mesma quis matá-lo, mas acho que nada consegue ser mais doloroso que isso e no fim, ele conseguiu ao menos uma vez fazer algo decente, e para mim, pior seria se ele permanecesse no erro, continuando como embuste ao invés de agir como um ser humano de verdade.
FIM DE SPOILER

- CONCLUSÃO & UMA OST MARAVILHOSA!

Are You Human Too? é de certo modo, um dorama ousado. O drama torna coisas que podem ser absolutamente paranoicas na realidade totalmente aceitáveis e ainda embasadas em argumentos plausíveis. Ele nos transporta para fora da caixinha do comum e não economiza quando o assunto é arriscar ao escolher o caminho mais difícil para desenvolver propostas desafiadoras. Por fim, concluo que este é um dorama excelente! Sentirei muitas saudades do Latinha e do ship diferentão... Doramas têm o poder de nos fazer shippar o improvável e este aqui nos fez torcer loucamente por uma humana e seu robô porque se não é pra nos endoidar de vez, não tem graça, né Coreia?! Só sei que o enredo se manteve com um bom ritmo do início ao fim, os desdobramentos surpreenderam e todos os personagens foram bem utilizados. Destaque para atuação maravilhosa do Kang Joon. <3 Quase morri de preocupação com o que poderia acontecer no final, foi uma avalanche de emoções, medo, raiva, tristeza e por fim, felicidade, valeu muito a pena acompanhar semanalmente. E mais do que isso, AMEI o fato de como este enredo ao contrário de muitos outros não fez o robô se sentir superior aos humanos a ponto de decidir se virar contra eles, pelo contrário, o Latinha se tornou muito mais humano que qualquer outro demonstrando sempre sua gratidão e consideração por ter sido criado e educado por uma humana. Agradeço novamente à Ju pela participação maravilhosa nesta resenha e gente, nós duas achamos este dorama incrível e o RECOMENDAMOS MUITO! Perdoem nosso post gigante sobre Are You Human Too?, mas esperamos que tenham gostado, abaixo as canções preferidas da OST e até mais! Comentem! :*

Love - Lyn feat Han Hae



Heart - 2BIC



The Longing Dance - Lim Ji Eun



2 comentários:

  1. Com certeza este dorama esta na minha lista de melhores do ano! Amei cada segundo, cada trilha sonora, destaque pra Heart 😭, a atuação maravilhosa, tudo nesse drama foi incrível.
    Concordo com você, não acho que o Nam Shin humano precisaria sofrer mais apesar de ser cabeça dura e só mudar de atitude no final.
    Julyana minha querida eu até pensei nisso que você falou sobre o secretário e o Nam Shin mas pensei que era coisa da minha cabeça e deixei pra lá kkkk
    Só eu ou vocês também "sentiram falta" do avô no final do dorama? Ok ele aparece lá bolando o plano mas depois some.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também estará na minha lista de favoritos do ano! Heart é um HINO das OSTs desse ano, ouço até hoje. Verdade, Ariana! Tudo nesse dorama foi incrível. Pois é né? Nam Shin humano sofreu o suficiente com aquele acontecimento do final, o pessoal queria mais o que? Sinceramente...
      Juu seguiu firme e forte pensando isso hahaha Amo a mente fujoshi dela <3
      O avô dele ficou meio desaparecido mesmo, mas admito que nem senti falta dele haushaushau'
      Muito obrigada por comentar e por sempre aparecer aqui no blog, Ariana! Volte sempre! Beijão :*

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo