Doctor John [K-Drama]


Sou aquele tipo de dorameira que não perde a oportunidade de conferir um dorama médico, ainda mais quando este reúne um elenco de peso. Doctor John foi um dorama que me surpreendeu e emocionou, o qual trouxe a dose perfeita de termos médicos e humanos, e justamente por tê-lo amado tanto decidi recomendar para vocês.


Sinopse: Cha Yo Han é um médico anestesista. Ele é arrogante, mas é um gênio em sua área de trabalho. Kang Shi Young é uma residente de anestesiologia que trabalha com Cha Yo Han. Ela é inteligente, calorosa e ouve atentamente seus pacientes. Pessoas com dores agudas ou crônicas misteriosas, chegam ao hospital. Lá, Cha Yo Han e Kang Shi Young tentam encontrar as causas de suas dores.
Gênero: Drama, Médico, Romance
Nº de Episódios: 32 (aproximadamente 30 minutos cada episódios)
Ano: 2019
Onde Encontrar: Subarashiis Fansub (download/online), Kocowa (online), Viki (online), Unnie Fansubs (download/online)

- Enredo: Um presidiário, uma residente... Anos depois, um médico genial e sua aluna.

Kang Shi Young é uma residente em medicina que devido a um acontecimento específico, decide afastar-se do hospital onde fazia residência e ir trabalhar meio-período como médica em uma penitenciária. O que ela não esperava era encontrar um detento estranho e muito inteligente, capaz de diagnosticar pessoas, inclusive os próprios criminosos da cadeia em que está. Entre um acontecimento e outro, Shi Young e Yo Han compartilham sentimentos e se aproximam, o que faz a Shi Young reavaliar sua decisão e refletir sobre sua carreira como médica. Eles perdem contato por um tempo e só tornam a se encontrar três anos depois em um hospital famoso da região, o Hospital Hanse. Neste hospital, Cha Yo Han é agora um médico do departamento de Anastesiologia, o qual está responsável pelo gerenciamento do mesmo e dos residentes que ali estarão. Por coincidência do destino, Shi Young retornou à sua residência e reencontra o ex-detento, deste momento em diante ela aprenderá com ele tanto profissionalmente quanto emocionalmente, amadurecendo devido as experiências trocadas. 
Doctor John é um dorama sobre um ex-presidiário que após cumprir sua pena consegue retornar a um renomado hospital e assim, dedicar-se novamente à sua carreira como médico. Ele aprende e ensina a outros médicos mais jovens os valores de sua profissão, como também os dilemas da mesma. Acompanhar a trajetória do Cha Yo Han junto com a Shi Young e os demais residentes do departamento de Anestesiologia é uma verdadeira viagem em emoções humanas, conflitos profissionais e pessoais, e principalmente, a autodescoberta sobre a empatia humana. Para mim, a mensagem mais memorável do dorama é a capacidade que o ser humano tem de ser ou não empático pela dor do outro. Há inúmeros momentos que colocam nossos personagens à prova, fazendo-os ficar em dúvida sobre até que ponto o lado humano pode ser separado do profissional, afinal ser médico é estar na linha tênue que separa a emoção da razão, mas de forma brilhante, emocionante e inesquecível, este dorama mostra que nada é tão preto no branco. Com um ritmo excelente, personagens carismáticos e bem desenvolvidos, tramas secundárias bem exploradas, doses de realidade, humanismo, amor e amizade, Doctor John se firmou como um dos melhores doramas de 2019. Sério, se você é fã de doramas médicos assim como eu, este aqui é imperdível! Continuem a leitura do post para descobrir mais sobre esse excelente dorama!

- Personagens

Doutor John - Cha Yo Han (Ji Sung): Um gênio da medicina.

Cha Yo Han, conhecido também como Doutor John, ou Doutor Dez Segundos é um médico brilhante, gênio e único, capaz de diagnosticar um paciente em apenas dez segundos, por isso ganhou o apelido citado acima. Devido a um acontecimento, Yo Han é preso e cumpre sua pena em uma penitenciária da região, na qual ele conhece certo dia, a jovem Shi Young. No início, não fica muito claro o motivo do Yo Han estar preso, porém não demora muito e a verdade vem à tona, verdade esta que gerou discussões e reflexões bem interessantes sobre o tema, mas este assunto fica para outro tópico. Enfim, Yo Han foi um personagem único que me conquistou gradativamente, o que me fez amá-lo mais ainda afinal não poder já definir o que achava dele despertou minha curiosidade e vontade para conhecer sua história. No começo, fiquei receosa e preocupada, afinal ele era um ex-detento que conseguira uma nova oportunidade em um grande hospital e eu não sabia ao certo até que ponto deveria considerar sua culpa ou inocência.
E um ponto crucial do título é justamente essa incerteza sobre o Yo Han, pois ele é um mistério, um ponto de interrogação a ser desvendado. Porém, à medida que a trama avança, seus receios, conflitos internos, vontades, desejos e paixões são mostrados sutilmente  e é aí que nos deparamos com a essência do Yo Han. É impossível não se apegar a este personagem tão contido emocionalmente, o qual só mostra verdadeiramente suas emoções nos momentos mais críticos, e justamente por isso, se torna memorável. Como não sentir vontade de abraçá-lo e dizer que ficará tudo bem? Como não desejar estar ao lado dele para fazê-lo se sentir menos solitário? Sério, não há como assistir ao título e não sentir essas emoções. Só sei que Ji Sung novamente arrebatou meu coração com sua atuação e personagem, sem sombra de dúvidas, um dos melhores atores da Coreia do Sul! Confiram outros dramas dele tais como Defendant e Kill Me, Heal Me.

Kang Shi Young (Lee Se Young): Uma médica empática.

Kang Shi Young é um residente dedicada e determinada a se tornar uma excelente médica. Entretanto, um acontecimento específico a faz duvidar de sua escolha profissional e decidir trabalhar meio-período como médica em uma penitenciária. Após essa experiência única e devido ao encontro com o Yo Han, Shi Young percebe que ser médica pode ser difícil e doloroso, mas é o que ela realmente deseja ser. Anos depois, ela reencontra o Yo Han e junto com ele amadurece profissionalmente, e até emocionalmente. Shi Young foi um mocinha encantadora. Dedicava-se ao máximo para cada paciente tratado, empenhava-se em dar-lhe o melhor tratamento e ainda se dispunha a cuidar emocionalmente deles.
Por mais que médicos tenham a obrigação de enxergar a linha que divide o profissional do pessoal, Shi Young mostrou que a empatia deve ser sim um requisito crucial para que o médico seja mais do mesmo. Com sua dedicação, paciência e empatia, ela cuidou de diversas pessoas, e amadureceu significativamente, descobrindo que viver é nunca ter certeza de nada, mas lutar diariamente pelo que se acredita. Uma jovem inspiradora, uma médica com uma humanidade incomparável, uma mulher que mesmo quando desabou soube encontrar forças em si mesma para levantar, uma filha e irmã admirável, o tipo de protagonista feminina que se torna tão marcante quanto o mocinho da trama. Se Young arrasou novamente atuando, recomendo também que confiram a moça nos doramas The Best Hit, The Crowned Clown e A Korean Odyssey.

Preciso mencionar também os residentes carismáticos do hospital Hanse, os quais estavam sempre atentos às indicações do Dr John, dispostos a aprender e cuidar dos pacientes. Dentre eles, cito o fellow (tipo de estudante que acabou a residência e está prestes a especializar-se em uma área) Lee Yoo Joon (Hwang Hee), a irmã da Shi Young chamada Kang Mi Rae (Jung Min Ah), Heo Joon (Kwon Hwa Woon) e Kim Won Hee (Oh Hyun Joong). Esse grupo realmente me cativou! Amei a forma como cada um foi apresentado e desenvolvido na trama, além disso, curti MUITO um ship inesperado que surgiu desse time. *-*

Promotor Son Seok Ki (Lee Kyu Hyung) e Enfermeira Cha Eun Jung (Shin Dong Mi)

Dois personagens que são importantes para a trama são o promotor Son Seok Ki e a enfermeira Cha Eun Jung. No início, não dá para saber ao certo o motivo de cada um, apenas se torna perceptível que ambos nutrem rancor e raiva do médico Cha Yo Han, sentimentos estes que os fazem dedicar-se a encontrar um modo de impossibilitar o Yo Han de voltar à sua antiga carreira. Alguns episódios depois, os motivos de cada um são revelados e mesmo sendo um assunto delicado, acho que conhecer a história de cada faz com que o telespectador compreenda mais abertamente as razões por trás das ações dele. Eu sinceramente, não afirmo que no lugar do Promotor Son ou da Enfermeira Cha agiria diferente, só posso dizer que estes dois personagens refletem nós seres humanos de uma forma realista e intensa, mostrando que o ser humano precisa apegar-se a algo para poder continuar vivendo após um acontecimento doloroso. Nem sempre o apego escolhido é correto, lógico ou sensato, mas não podemos julgar alguém sem conhecer sua história, tampouco podemos afirmar que não escolheríamos os mesmos caminhos, afinal nunca podemos dizer nunca. Cada pessoa lida com a dor de um jeito e ninguém deve ser julgado por isso, porque apenas a própria pessoa sabe a dor e tristeza que carrega, estes dois personagens para mim, representaram exatamente isso.

Optei por comentar apenas dos personagens que considero mais importantes, os demais vocês conhecerão quando assistirem ao título.

- Romance: "Meu mundo que não era nem frio, nem quente. Se tornou caloroso por causa de você".

Depois dessa frase nem preciso dizer mais nada né. Minha gente, que romance mais lindo! Deixo claro de antemão que o romance não é o ponto central do título, o que ainda assim não o impediu de ser encantador. Como mencionei anteriormente, Cha Yo Han e Kang Shi Young se conhecem quando ele ainda é um detento, compartilhando de momentos que contribuiriam significativamente para a vida da mocinha. Anos depois, eles se reencontram no renomado hospital Hanse como Professor e Aluna já que o Yo Han se torna o encarregado do Departamento de Anestesiologia, e a Shi Young é atualmente uma residente.
Os dois são obrigados a conviver juntos devido ao trabalho e consequentemente, a Shi Young aproxima-se cada vez mais de seu superior, admirando não apenas a capacidade profissional dele, como também a maneira como ele lida com os pacientes. Muitos acontecimentos surgem, e esta relação se torna cada vez mais significativa ao ponto da Shi Young demonstrar estar apaixonada por ele. Mas para alguém que sempre esteve sozinho e que tem seu próprio segredo, assumir um sentimento tão genuíno é um passo grande demais. Yo Han fica preso em um dilema, ele é grato a Shi Young por gostar dele e enxergá-lo como alguém comum mesmo sabendo que ele possui "certas" condições (as quais descobrirão quando assistirem ao dorama), porém, ele também se sente amedrontado pelo que pode acontecer no futuro. Será mesmo que viver um romance é possível?
Não posso adentrar muito na história porque aí seria um spoiler irritante, então só lhes digo que esse ship se tornou encantador pelo simples fato de ser natural e saudável. Yo Han é um homem solitário que dedica-se 100% a seu trabalho, porém Shi Young foi capaz de fazê-lo perceber quão magnífico é compartilhar a vida com alguém. Amei como a mocinha conseguiu romper as barreiras impostas pelo Dr. Cha e AMEI MAIS AINDA a forma como ela o tirou da solidão tão dolorosa em que ele vivia. Um casal apaixonante que acelerou corações dorameiros por sua história e química natural na telinha. E minha gente, que olhares eram aqueles?! Se tem algo que define este ship, este algo é o olhar. Olhares que falavam muito mais que qualquer ação! Enfim, apenas amem Shi Young e Yo Han.

- Final ~ Sem defeitos.

Fiquei meio receosa sobre como o enredo se encerraria, pois um determinado tópico me preocupava. Porém, assim como todo o drama em si, os episódios finais trouxeram emoção, mistério e revelações. AMO quando um dorama fecha o ciclo por completo deixando todas as pontinhas amarradas e seus personagens com os fins que merecem, e Doctor John não me decepcionou em qualquer aspecto. Excelente do início ao fim!

- Considerações Finais

Doctor John foi um dorama médico que não se apegou a seu próprio gênero. Temos sim cenas de cirurgias, cenas de conflitos entre o que é ser médico e o que é ser um humano exercendo o papel de médico, mas mais do que isso, este título trouxe questionamentos únicos, os quais até então não lembro de ter visto em outros dramas. Por exemplo, a trama traz uma discussão e reflexão importante sobre a eutanásia. É realmente certo e ético decidir encerrar a vida de alguém que não tem possibilidade de recuperação? Este julgamento pode e deve ser feito? Como você se sentiria se fosse amigo, filho, irmão, pai ou médico de alguém nesta situação? Dentre tantos questionamentos, interrogações e momentos difíceis, a trama discute com serenidade e humanidade este tema tão complexo. Ainda há também histórias memoráveis que nos emocionam e nos causam reflexão, bem como, o desenvolvimento emocionante de jovens médicos lidando com os prós e contras de sua profissão. Uma história que agrega conhecimento, desperta nosso senso crítico, causa reflexões sobre temas em geral e ainda nos faz se colocar no lugar de seus personagens é sem sombra de dúvidas, uma história inesquecível. E eu não tenho dúvidas de que este dorama é uma destas histórias. Encerro este tópico mencionando  novamente a maior lição desta trama, a capacidade humana de sentir empatia. Através de seus médicos protagonistas, o enredo mostrou que uma de nossas maiores qualidades humanas é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, e que este é um exercício que deveríamos fazer com frequência. Preocupar-se com alguém, tentar enxergar a situação sob a perspectiva do outro, compartilhar a dor e ajudar da forma possível é o que nos torna dignos de sermos chamados de ser humano.

" A dor é a prova da vida.
A dor reside dentro de nós e nossa vida acaba com a dor.
Ter alguém do seu lado para compartilhar a dor,
a faz diminuir e te encoraja a aceitá-la. "


- OST MARAVILHOSA!

O mais difícil neste post foi selecionar minhas canções favoritas da trilha sonora porque sério, TODAS são maravilhosas! Recomendo que ouçam a OST INTEIRA (clique aqui) e se vocês ainda não assistiram a esse dorama, por favor, se façam esse favor e comecem hoje mesmo! Quem já conferiu deixa nos comentários o que achou. Encerro esta resenha registrando aqui que Doctor John se tornou para mim, um dos melhores doramas médicos já produzidos pela Coreia do Sul e foi direto para minha lista de BEST Dramas Médicos, lista na qual tem outros títulos de peso tais como Romantic Doctor, Teacher Kim; Good Doctor; D-Day e Beautiful Mind, ou seja, só HINOS. Confiram todos os mencionados porque vale muito a pena. Até!

Pain or Death - Samuel Seo
ATENÇÃO: Os vídeos podem conter spoilers!



Look - Saltnpaper



Way Back - Safira K.



4 comentários:

  1. Estou no episodio 20 e apaixonada. Adorei seu texto. Parabéns pois colocou em palavras exatamente o significado deste Dorama Maravilhoso ❤

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parabéns pela sua resenha,amo dramas médicos e doctor Jhon estava na minha lista, estou no 6 episódio e já estou amando, normalmente sempre dou uma lida nas resenhas de dramas que me interessam e a sua resenha foi ótima!!!

    ResponderExcluir
  3. Doctor John é perfeito em todos os aspectos: roteiro, trilha sonora e atuações impecáveis! Só aquela extensão de cabelo que não caiu bem na Shi Young rsrs

    ResponderExcluir
  4. Perfeito demais!!! Só assitam! A Trama é uma mistura de descoberta gente, então só digo uma coisa! Aguenta o coração. O final vai ser espetacular.

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo